Quinta-feira quente

. Conforme anunciamos aqui, “um século atrás”, o Governador Luiz Fernando Pezão bateu o martelo e determinou nova licitação para o Maracanã, inclusive com a participação dos clubes. No momento de turbulência em que vive o país, medida mais do que pertinente. Agora, que cada clube procure seus parceiros e, como diziam os antigos, “leva quem tiver mais garrafas vazias para vender…”


(Foto: Rodrigo Rodrigues/CBF)

. No sorteio da Copa do Brasil, foi sorteio para o Flamengo (graças a Deus), e “azareio” para o Fluminense. O Flamengo pega o Atlético Goianiense e o tricolor vai pegar o Grêmio. Em contrapartida, o Flamengo decide fora, enquanto que o Fluminense faz o segundo jogo no Rio. O Botafogo, terceiro carioca participante, pegou o Sport Recife, com o segundo jogo programado para a capital pernambucana.


(Fotos: Pedro Vilela / Agencia i7 / Mineirão)

. O sucesso de ontem no Mineirão, quando jogaram Cruzeiro e São Paulo, foi a criação do “ARCÃOBANCADA”, que é o espaço criado para os cães, inclusive com direito a veterinário e treinador. Muitos torcedores puderam torcer, tendo ao lado o melhor amigo. Quem lá esteve, achou o ambiente simplesmente espetacular.


(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

. E Vinícius Júnior não será inscrito para a fase decisiva do Campeonato Carioca, embora o regulamento permitisse. A comissão técnica entendeu que não deveria alterar a programação feita para o jogador.

Com todo respeito a quem pensa assim, discordo. Zico, na Copa de 74, e Maradona, na de 78, foram vítimas de avaliações equivocadas. Pelé, em 58, na Copa, a dupla Robinho e Neymar, no Campeonato Brasileiro, e nosso goleiro Júlio César, na Copa dos Campeões Mundiais e na Copa de Ouro, são exemplos de meninos que entraram e venceram. Todos dizem que, apesar de jovem, Vinícius tem cabeça boa. Se é diferenciado, por que não colocá-lo para jogar?

Além de todos estes argumentos, há o psicológico. A frustração que representou para a torcida a contusão de Diego seria compensada pela esperança de ver este menino de ouro em campo. Enfim, tomara que ele não faça falta…

1 Comentário

  1. O Flamengo trabalha com o retorno do Diego antes do prazo previsto, então tirá-lo de uma possível decisão deve ter pesado.

    Maracanã só é viável com o Flamengo e seria uma vergonha não haver licitação depois de todos os esquemas que foram feitos para sua entrega a Odebrecht. Um monte de falcatrua confessada para vencer a licitação e a empresa ainda sairia ganhando na venda do estádio.

    Nessa questão, mais um ponto para o Bandeira que bateu o pé sobre o Maracanã e mostrou como ele é inviável sem o Flamengo.

    Reply
    • Henrique bom dia, teve um jornalista ai (acho que foi o único) que viu o treino do time contra o Ceres, disse ficou muito satisfeito com as soluções do ZR.
      Eu estou absolutamente reticente quanto as tendências do ZR, afinal de “bestial” a “besta” existem probabilidades, vejamos:
      – Com as alterações no lado esquerdo do time, a começar pela zaga o time ficou torto pela direita. Vejamos, se já era um esquema previsível tendo os dois lados, agora imagine jogando só pela direita?
      – A contusão do Diego agravará em muito o desequilíbrio do time em minha opinião.
      – Some-se a isso as soluções não ortodoxas do ZR, como escalar dois laterais, coloca três volantes etc…As quais historicamente se aproximaram mais de besta do que de bestial.
      Contudo isso vejo que o time passa por uma fase “Frank Stain”, todo recordado, remendado e mutilado. SRN.

      Reply
      • E note que mesmo quando jogava com o time titular (Éverton, Vaz, Diego) ZR já era questionado, imagine agora jogando com esse time todo mutilado. A mim me parece que a probabilidade do time se tornar um CAMINHÃO SEM FREIOS DESCENDO A LADEIRA é imensa. Minha única esperança é no notório extinto de sobrevivência do ZR ao cargo. SRN.

        Reply
      • Muito difícil a posição do ZR para algumas pessoas do blog.
        – reclamam quando ele escala o Vaz (pra mim melhor q o Donatti). Aí quando ele muda, reclamam que o time fica torto.
        – falam que ele nao tem variação tática. Aí quando ele faz coisas diferentes, chamam pejorativamente suas decisões de não ortodoxas, que o time é um Frankstein…

        Sobre o Maraca, nao tenho dúvida que com ele nas maos do Flamengo, com diretoria séria eh claro, o Flamengo vai ganhar e muito, financeira e tecnicamente.

        SRN

        Reply
        • Comentário absolutamente perfeito amigo. Graças a Deus, as vitórias do Flamengo não dependem dos secadores de plantão! Quanto ao Vinicius Junior, acredito que temos elenco para resolver as partidas sem ele, é melhor da mais tempo para o monstro em laboratório ou tentar consertar ele de uma possível frustração ao diferente futebol profissional?

          Reply
        • Paulo,
          Mesmo que vc seja “extremamente” simpático ao trabalho do ZR, analise bem e de maneira isenta o trabalho dele desde o início.
          Ficou provado por A + B que ele só sabe jogar de um jeito, ou seja, com Gabriel e Éverton nas laterais (seja 4 1 4 1, 4 3 3, 4 5 1), seja qual nr do esquema for, sempre a mesma forma previsível de jogar.
          Outra, ZR ficou notoriamente famoso por não mexer taticamente no time ou fazer más substituições no meio do jogo, diga-se de passagem, sempre trocando 6 por meia dúzia, ou opções “esdruxulas”. (Olha que nem estou dando opinião e sim relatando a realidade palpável de qualquer um que acompanha o time de perto), as tais soluções não ortodoxas.
          Agora vc pega aquele time, com as limitações técnicas do ZR e mutila ele todo, desde a defesa, meio e provavelmente nas pontas, qual vc acha que será a probabilidade?
          Como futebol se decide é em campo, torcemos para que o ZR acerte a mão no domingo e principalmente na 4a.
          A mim me parece mais para “Dr. Pardal” do que “ZéGuardiolla”. SRN.

          Reply
          • Este tipo de argumento é falho. Vai ver o time foi rebaixado justamente porque o técnico fazia as escolhas erradas. E vou mais além, o goleiro Bruno por exemplo era reserva do Corinthians e veio pra ser titular do Mengão e foi muito bem…

  2. Confesso que esta notícia do Maracana me deixa com um pé atras. O Pezão decidiu isso não por convicção mas por medo da Lava Jato, já que as investigações estão chegando nele. Em todo caso, vamos aguardar o desenrolar deste novo fato. Torço para um final feliz, pra nós é claro!

    O Flamengo estava certo em não ceder a pressão da mídia, governo e Lagardere. Se o Maracanã ficar nas mãos do Mengão, será a nossa independência financeira. É capaz até mesmo de pagarmos a dívida por completo, o sócio-torcedor vai explodir, bem como todas as mídias do Flamengo. Subiremos de patamar e urubu quando voa, voa alto.

    Gosto de cães, mas no estadio acho que não daria certo. Quem cuida de cão no estádio, não torce.

    Acho uma responsabilidade grande colocar o Vinicius logo nas finais. Parte de nossa torcida é muito impaciente e imediatista. Vai que o menino jogue mal? Acho melhor seguir com o planejamento traçado para ele. Parece que será inscrito para o brasileiro.

    Reply
    • Eliel, bom dia…Tenho lá minhas dúvidas qdo vc se refere que o Maracanã seria “uma independência financeira” para o clube.
      Senão vejamos. o Maraca custa em média 3,5mi por mês só de manutenção, fora as despesas operacionais como segurança, bilheteria, limpeza etc….some-se a isso os valores de arrendamento exigidos pelo estado do RJ + mais os valores obrigatórios em investimentos (algo em torno de 300mi). Se vc somar tudo isso vai ver que o arrendamento do estádio custará ao clube mais de 700mi em 30 anos de arrendamento, sendo que o imóvel jamais será do clube em definitivo. Agora fico feliz que o EBM esteja trabalhando em duas frenes no que se refere ao assunto ESTÁDIO. Maracanã e a simpatia do prefeito da cidade para a ampliação do estádio da Gávea. SRN.

      Reply
  3. Caro Kleber e amigos!
    Respondendo dentro da sequencia, entendo que o Maracanã não vive sem o Flamengo, isso, sem pretensão alguma de soberba. É algo real, é algo inquestionável. O Maracanã sem o Flamengo é contrariar a própria matemática, é aguardar por anos que as torcidas do Botafogo, Fluminense e Vasco fique do tamanho da maior torcida do mundo. Haja tempo de espera. Nunca duvidei que o universo iria conspirar a favor do nosso clube. Acredito, que muitos méritos devem ser dados para a diretoria, sempre fria, com boa capacidade de negociação e que certamente vivendo um momento diferente de recuperação financeira, se valoriza até o ultimo round.
    A questão dos cachorros somente o tempo dirá. Prefiro neste momento aguardar, mas, nada que me faça ser contra.
    Quanto ao Vinicius Junior, existe uma mistura de ansiedade, esperança e responsabilidade. No caso da ansiedade, todos nós queremos vê-lo jogar o mais rápido possível, em especial, pela ideia de que se tornará um grande ídolo e disso, estamos carentes. Quando falo em ídolo, refiro-me a quem nasce com nosso sangue. No caso da esperança, é o sentimento que temos por tudo que o mesmo fez pela seleção, quando foi destaque e com trabalho acima da média, contando ainda com seus gols de elevado gabarito e jogadas de estilo inovador muito brasileiro.
    O caso que merece mais reflexão é do da responsabilidade. Se tudo for bem, palmas e muitas palmas. Se não for o esperado, como fazer para recuperar o lado psicológico. Uma coisa é ter a cabeça boa, outra coisa é entrar na final de um campeonato como uma espécie de salvador da pátria para a vaga que foi deixada pelo Diego e não ser o que se espera. Como ficará a cabeça dele e a nossa cabeça?
    Vou preferir opinar seguindo os conselhos que minha mãe sempre me dava quando buscava soluções para vencer na vida: TUDO SEM SUA HORA. Assim sendo, a hora do Vinicius Junior irá chegar. Se for antecipada, que Deus o ilumine e que a decisão seja um sopro de luz para todos nós.
    SRN

    Reply
  4. Prezados,
    Ainda que considere o NewMaracanã um atraso ao desenvolvimento completo do Flamengo, que deveria partir para um estádio próprio, me deixa um pouco mais “aliviado” em ver que o suspeito (des)governo do Estado do RJ não deixará essa negociação “venda” do BEM PÚBLICO pela maior empresa corruptora do País (Oderbrecht). Seria vergonhoso!!!
    No mais, perfeito o posicionamento do Flamengo, de bater o pé e não voltar atrás no caso Maracanã x Lagarderé. Caso tivesse sentado para conversar, como queriam muitos – atuando em postura entreguista e prejudicial ao clube – talvez hoje estaríamos “comemorando” um acordo ruim com a empresa francesa… Negociação é assim, dá as cartas quem tem o poder de 40 milhões de torcedores e ÚNICO com condições de manter o Elefante branco…

    Copa do Brasil será interessante, vamos ver qual será a postura dos times que estão na Libertadores com o avançar das fases.

    Quanto ao Vinicius Jr., inacreditável que não seja inscrito no carioca, preterido por Gabriel Peteleco, Adryan, Cirino… Vai entender. Mas, o Flamengo é mestre em não usar os jovens, parece odiá-los! Como já dito, se Gabriel Jesus fosse do Flamengo, seria até hoje a terceira opção do ataque.

    Reply
  5. Kleber, bom dia. Nós principalmente do blog aprendemos a ponderar qualquer assunto relacionado ao Maracanã como “imponderável”. Assim tenho certeza que a “única certeza” sobre o assunto é o INCERTO.
    Só vou comemorar quando o governador colocar sua assinatura no decreto de cancelamento da atual licitação.
    Já em relação a provável nova licitação, me preocupa o “ágil” que o contrato possa ter em função da “obstinação” da Lagarderè em ter o estádio. SRN.

    Reply
  6. Assino embaixo todo comentário do Francisco Canindé, é exatamente o q penso tanto s Maracanã, e principalmente sobre o garoto Vinícius Júnior!

    Reply
    • Caro Sérgio!
      Muito obrigado! Nos últimos anos o Flamengo não tem conseguido a prata de casa se tornar ídolos, salvo, um ou outro caso de bons jogadores a promessas de craque. A solução do Flamengo não é o Vinicius Jr. Nossa solução é planejamento. Em termos de contratações o Flamengo usa a força de time pequeno.
      Abraço amigo

      Reply
  7. Penso,como já disse aqui,que o Vinicius JR. não deve ser lançado agora.È muito jovem e pratica o futebol malabarismo/exibição,o que o torna alvo dos “botinudos”.Tem que aprimorar a capacidade fisica e jogar mais para o conjunto.Todo este trabalho,logico,por conta dos preparadores da base do FLA.
    Quanto ao Maraca para “bancar”,se for o caso de vencedor da nova licitaçao,precisará de parceiros com pujança financeira.No inicio o grupo formado só terá despesas.O lucro vai demorar.No entanto,com certeza,o programa do socio-torcedor vai crescer muito.Vamos ver !!!

    Reply
  8. Maracanã: Momento de unir todos os rubro-negros para o Maracanã ser nosso;
    Vinícius Júnior: Sou totalmente a favor do pensamento de Kléber Leite, Vinícius Júnior tem toda capacidade de ser colocado aos poucos no time principal, ele joga bola e pode decidir num lance, enquanto jogadores como Márcio Araújo, Rafael Vaz, Pará e Gabriel não decidem nada! Aliás, gostaria de ver o mesmo entusiasmo para entrada de Ronaldo e saída de Márcio Araújo, pois é absurdo não dar oportunidade aos jogadores da base, e mil chances a jogadores que nunca foram e nem serão nada no futebol brasileiro, como Márcio Araújo, Pará, Rafael Vaz e Gabriel!

    Reply
  9. Acredito que se deva dar tempo ao tempo,para que Vinicius JR;,possa já jogar na divisão principal.Seria feito um trabalho com os preparadores da base,(melhor condição fisica,jogo mais coletivo).Não custa lembrar que na divisão de cima,proliferam os “botinudos”,que não toleram jogadores hábeis,principalmente jovens.
    Quanto ao Maraca,o FLA deve se juntar a parceiros com otima capacidade financeira,já que os custos iniciais serão grandes.O lucro desejado vai demorar.No entanto,o programa socio-torcedor vai crescer muito.

    Reply
  10. Prezados amigos,
    Vinicius Jr. lamentavelmente deverá seguir o mesmo destino de Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá e Vizeu, ou seja, será preterido e cederá sua vaga para Gabriel, Damião ou Cirino…
    Sempre que conquistamos títulos importantes tínhamos pelo menos um jogador formado no clube no time titular, será por isso não conquistamos nada há um bom tempo?
    Enquanto isso Richarlison, Douglas e Marcelo, entre outros, se destacam entre os titulares de nossos rivais…
    SRN

    Reply
  11. “ZR mio, ZR mio caro”
    Em tempo, reintegre o Vaz a zaga e veja se o Éverton tem condições de jogo, mesmo com uma perna apenas boa! Assim vc resolve o problema do lado esquerdo do time.
    Coloque o Gabriel Peteleco do outro lado (fazer oq?) e o Mancuello como armador do time, só ai vc já resolve 3 problemas do time, e se a bola continuar com dificuldade de entrar, pelo menos se mantém o bom toque de bola do esquema. É um pouco ou bastante do mesmo? Sim, é! Mas funciona razoavelmente até vc poder pensar em algo melhor. SRN.

    Reply
  12. Kleber, com o cargo de VP de Futebol desocupado, com o Bandeira acumulando funções, gostaria muito de que você fosse convidado para tal cargo, onde demonstrou sempre competência.
    Com isso, a decisão de colocar o Vinicius Jr. nas finais do Estadual estaria pronta. Seria agradável para o garoto e torcida. Só de estar participando desta atmosfera, isso já traria mais maturidade a ele. E poderia entrar nos jogos caso o Flamengo já estivesse vencendo de barbada ou, então, perdendo. Pois assim não entraria sob pressão alguma…

    E que o Maraca seja, enfim, nosso! E já dou uma ótima ideia aqui: que seja feito o ST do Geraldino — isto é, abrir novamente a geral para o povo!

    Reply
  13. Nino, o Flamengo não tem a menor chance de um título de expressão com titulares sendo Pará, Márcio Araújo, Rafael Vaz e Gabriel!
    Não sei por que gosta tanto de jogador ruim e sem qualidade!

    Reply
    • Nesti Nase caríssimo companheiro desse valoroso blog do nosso amado e notório KL! Vc precisa de um choque de realidade! Os jogadores que vc e eu desejamos jogam todos no exterior. Eu por exemplo prefiro o Rodiney mas o Parazito es bueno si, MA é um mau necessário por se ter Arão, Rafael Vaz é sim um zagueiro de bom nível, só lhe falta mais seriedade (qto a isso não tenho esperanças), Gabriel e Éverton são peixes do ZR, sem eles o esquema não FUNFA! SRN.

      Reply
  14. No Brasil tem mais de dez times com jogadores melhores do que estes, não precisa ir na Europa!
    Se a base do Flamengo não formar jogadores melhores do que Márcio Araújo, Rafael Vaz e Gabriel pode fechar!

    Reply

Comente.