O medo de perder não faz parte da história do Flamengo

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Começo encaminhando o desabafo do grande rubro-negro Fernando Luiz Versiani de Aragão:


“Técnico covarde, medroso, sem iniciativa, teimoso. Time sem imaginação. E o Diego sumido no jogo. O Muralha em 31 pênaltis na carreira, só defendeu um. A chance de o Cruzeiro ganhar nos pênaltis era imensa. Eles sabiam disso. Por isso não arriscaram.”


É isso. O jogo inteiro sinalizou que só o talento resolveria. E, o nosso PF colombiano preferiu trocar seis por meia dúzia, introduzindo, para ganhar o jogo, Paquetá e Rodinei.

Só o talento resolveria a nossa vida. Ao menos que tentássemos…

Hoje, foi como ir para a forca, sem ao menos espernear. Isto não é Flamengo!!!

1 Comentário

  1. Não foi por falta de aviso que seriamos eliminados nos pênaltis em todas as disputas de pênaltis que tivéssemos. Desde o inicio do ano que já avisamos, mas a diretoria do Flamengo é arrogante e não aceita criticas.

    Reply
  2. Caro KL e amigos acho uma covardia o comentário do seu amigo. Atribui a perda de um titulo a um treinador que não bateu penalti, que não falhou discordo totalmente.Resultado normal, como previamos aqui no blog o Cruzeiro jogava pela vitoria e pelo empate. Acho que talvez, Rueda errou ao não colocar o VJ no lugar do Evertom. Agora dai,dizer que perdemos o titulo por causa dele é covardia.Boa noite.

    Reply
    • Fellipe Ferrreira, menos meu caro, menos! Calma e muita calma nessa hora, pq nem Messi iria jogar bola nesse time com esses técnicos que essa diretoria tonta nos anuncia.

      Reply
  3. Eu me decepcionei com o Bandeira de Melo quando ele fez aquela declaração sobre os protegidos dele. Eu acho que pelo cargo que ele tem, a única coisa que ele tem que proteger é o C.R Flamengo a Instituição. Mas para esta administração os jogadores são maiores que o clube. Deve se proteger os jogadores e que se dane o clube, independentemente de fazerem mal ao clube eles são protegidos.

    Reply
  4. Amigo Marcos,
    Com todo respeito, as críticas do Fernando Luiz, são absolutamente pertinentes.
    O treinador do Flamengo não tem a mínima noção do que seja o Flamengo.
    Deveria ele saber sim que, indo para os pênaltis as chaces, matematicamente, seriam reduzidas.
    Faltou coragem. Faltou conhecimento de causa. Jogamos fora um título.

    Reply
    • Kleber, desculpe-me, quem ele poderia colocar? V. Jr?. Mancuello? Matheus Sávio? Gabriel? Conca? Felipe Vizeu?
      Com a entrada do Helder e do Rafinha, que são jogadores rápidos e estavam descansados, colocar o V. Jr. seria um erro. Nosso time estava extenuado. Arão, no 2º tempo, não estava se aguentando em campo, além de não ter reeditado suas melhores atuações.
      Aí a culpa é do treinador?

      Reply
    • Kleber, não creio que se pode isolar a culpa de um mais um ano desastroso só na conta de um treinador. Um senhor que foi trago lá da “conchinchina”, não conhece o Flamengo, não conhece o futebol brasileiro,pegou o bonde andando e não sabe nem falar português.

      Tinha dito aqui que,nessa altura do ano, não é recomendável contratar um técnico estrangeiro.

      Agora, covarde? Sinceramente, se teve algum covarde foi o cruzeiro, não chutou nenhuma vez no alvo do gol, mesmo diante de 60000 cruzeirenses,mas adotou a estratégia correta cozinhou os dois jogos para o empate,sabiam das dificuldades ofensivas do Fla,que atacou mais nos dois jogos, mas não tem movimentações que gerem jogadas de efetivo perigo,nem jogadores decisivos, um velho problema. Sabiam também que o Fla não tinha goleiro,isso também é culpa só de Rueda?

      Ao meu ver, falta gestão profissional e eficiente de futebol. Ver o time de maior torcida jogando para 5 mil na Ilha, ver nosso presidente dizendo que protege todos os que possuem deficiências técnicas recorrentes como o próprio Muralha, isso é gestão profissional? Ver o Fla passar vexame na libertadores, fazer um brasileiro abaixo de times baratos, ver o Fla sem goleiro e sem treinador de goleiros,pois tanto o titular como o reserva estão mal, definitivamente, o problema não se resume ao colombiano.

      Para completar, segundo a Fox, Muralha revelou que cairia para o mesmo lado em todas as cobranças, isso foi a estratégia que seu treinador adotou após estudar minuciosamente as batidas dos jogadores do rival? Foi tão patético que Thiago neves deu uma declaração pertinente sobre seu pênalti,veja a entrevista e entenderá. É estarrecedor,mas são todos protegidos.

      Isso é gestão de futebol?

      Respeito sua visão,querido Kleber,mas acho que o problema vai muito além disso,entendo sua frustração e compartilho dela. Abraço!

      Reply
  5. Boa noite ( nada boa), amigos.
    Querer ganhar título importante sem goleiro, sem atacante e com o craque ( craque??) Diego com uma atuação ridícula, é exigir demais.
    No primeiro jogo, Thiago entrega o ouro. No segundo, Muralha nem chegou perto de pegar
    pênalti. Não devemos esquecer de cobrar Guerrero e Diego. O pivô peruano ficou de fora do primeiro jogo. Diego não está jogando nada. Não foge da marcação.
    Estou realmente chateado com esse Flamengo, que não é meu Flamengo.
    SRN.

    Reply
    • Agora a culpa é do Muralha. O Fábio só defendeu o pênalti porque o nosso “Craque” bateu muito mal, como de costume. A estratégia dele foi perfeita e todos os pênaltis batidos pelos jogadores do Cruzeiro foram perfeitos.

      Reply
      • Meu amigo Luiz!
        Não podemos cobrar de alguém quando este não tem o dom! Caso típico do Muralha.
        Penalti não é a dele…
        Só pra lembrar!
        Perdemos a Taça Guanabara nos penaltis.
        A liga nos penaltis.
        A Copa do Brasil nos penaltis.
        Em todas, Muralha era o goleiro…
        Em 31, pegar apenas 1, é papo pra cadeirante das Paraolimpíadas.
        Vou um pouco mais longe. Diego bateu melhor que Guerrero. A diferença, é que um entrou e, o outro o Fabio acertou o canto.
        Independente disso, você tem inteira razão em afirmar que Diego tem sido uma farsa. Voltou da operação como jogador comum.
        Perdemos a Copa do Brasil no Maracanã, numa falha absurda do Thiago. Aquela bola “atrasada” e, de bico, até menina do Sion pegaria.
        HOJE é necessário cornetar e, sem dúvida alguma vai cair no colo do Bandeira.
        Venho falando que não temos goleiro desde o começo do ano.
        Absurdo poupar R$160 milhões da venda de Vinicius Junior, e nem ao menos tentar um goleiro top que hoje está na reserva do Botafogo.
        Nessa derrota de hoje, podemos enumerar 3 Tops do caos.
        Thiago, Diego e Muralha…
        Podemos culpar Rueda por não ter entendido as intenções do Mano.
        EU também não arriscaria nada! Se tenho o Fabio no gol e, no outro time existe o Muralha, vamos cozinhar o galo até os penaltis.
        Foi justamente o que vimos. O Cruzeiro arriscando sem intenção de convencer, e nós, acreditando que Muralha encarnaria um Jefferson nos penaltis.
        Deu ruim, meu amigo…

        Reply
        • Amigo Egon, que o cara não é pegador de pênaltis, já sabemos. Agora, jogar nas costas dele é também do treinador, aí é demais.
          Realmente poderíamos ter ido para BH com 1 x 0 no primeiro jogo, caso o Thiago não tivesse falhado. Isso também não quer dizer que seríamos campeões, até porquê a postura do Cruzeiro seria outra.
          Se formos a caça às bruxas pelo que vem acontecendo, os maiores culpados são aqueles que lá estão e não conseguem planejar o futebol do nosso querido Clube.
          Um forte abraço

          Reply
          • Justamente por isso, “elegi” meus vilões…
            A culpa do Rueda, foi voltar com Berrío ao invés de Vinicius Junior.

            “Nessa derrota de hoje, podemos enumerar 3 Tops do caos.
            Thiago, Diego e Muralha…”
            Forte abraço

      • evidentemente o DIego deve ser cobrado, mais até do que pela perda do penalti, sim pela pifia partida (mais uma) que ele fez! Mas tendo o MUralha no gol, seria impossível ganhar nos penaltis..se o DIego não tivesse perdido, outro perderia..

        Reply
      • Luiz, vc esta se esquecendo do PÉSSIMO, RIDICULAMENTE PÊNALTI BATIDO pelo nosso herói Paolo Guerrero, que só entrou devido a um frango do goleiro deles. Acreditem, existe frango de goleiro em pênaltis.

        Reply
        • Concordo, Nino!
          Foi o que bateu pior… mas entrou.
          Sabíamos, desde que o homem anda pra frente, que era jogo para empate. Como sabíamos, que levantar a taça, só com os caras do Cruzeiro isolando a bola.
          Pior, que Mano também sabia disso e jogou pra chegar até lá.
          Phodeu!!!

          Reply
        • Nino, essa foi boa, frango no pênalti. Gostei.
          Agora, não é a primeira vez que o nosso “grande” jogador da camisa 35 nos deixa na mão em cobrança de pênalti.
          Um abraço.

          Reply
  6. O treinador não teve culpa, melhorou e muito a nossa defesa, que estava horrorosa. Se fosse com o treinador anterior, teríamos perdido no tempo normal.
    O Flamengo tentou, fez o possível, infelizmente não temos goleiro, além disso, nosso “craque” está uma porcaria… Diego está horroroso. Não fez naada o jogo todo. Alguém tem que cobra-lo, não pode ser assim, se está com vontade de ir embora, que vá. Não fará falta alguma.
    No mais, é tentar se recuperar no brasileiro, para chegar entre os 4.

    Reply
  7. Prezados,
    Não podemos deixar de falar do Diego Ribas… É bom jogador, mas durante toda a sua carreira foi extremamente irregular. Boas temporadas em um time, fracassos em outros, essa foi a história do nosso 35.
    Nesse semestre foi desastroso, péssimas partidas e pipocadas em 3 jogos cruciais do ano (Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro)… Acho que é hora de parar de proteger este jogador, com a história de “homão da porra”, “craque”, “maestro”, “boa pessoa” e o escambau… No Flamengo ele ainda é um nada!

    Muralha nem comento pois não é culpa dele, mas de quem o trouxe.

    Reply
      • “Jóia”? Diego é outra invenção que NINGUÉM quer. No mercado de você procurar tem vários bem melhor que ele é bem mais barato é que não ganha 1.000.000,00, igual a outro PEREBA GUERRERO.
        SDS rubro-negra.

        Reply
  8. Enquanto o Flamengo for dirigido pelo patetico e inepto EBM so colecionaremos vexames. E mais: ano que vem estaremos olhando Muralha, Gabriel, Rafael Vaz, Mancuello, Mateus Savio , Marcio Araujo entrando e saindo do time. Com relacao a Diego, alguem precisa dizer a ele que ele nao sabe bater penalti. Simples assim. Quero o Flamengo de volta! O Flamengo desses caras e muito pasteurizado, insipido e inodoro. Renuncie EBM se vc for flamenguista. Ou vc e muito incomppetente ou muito pe frio.

    Reply
    • Bittencourt, eu já escrevi exaustivamente aqui, “que o legado que o EBM deixará não será dentro de campo”, a mim misso me parece definitivo. Ele será lembrado com figura IMPAR na administração do clube e dificilmente algum presidente terá a relevância que ele terá na história do clube.

      Mas se ele é realmente inteligente irá compor uma administração mais heterogênea em 2018, entregando o futebol a figuras mais capacitadas do quadro do clube.

      Entretanto os fatos são os seguintes:
      – Em ano de eleição quem vai querer contribuir com ele
      – E dificilmente ele vai ceder algo nesse sentido.

      Então meu caro, Rueda vai ficar ai até o meio do ano que vem, podemos crer que bem como 2017 esteja perdido, é imensamente grande a probabilidade de que 2018 tbm já esteja comprometido.

      Reply
  9. Também não acho que o Rueda possa ser responsabilizado. E Vinicius Júnior ainda é garoto, se ele colocasse ele perderia em marcação pelo lado esquerdo do campo. Perdermos nos pênaltis por um detalhe

    Reply
  10. Simples assim:

    Diego pipoqueiro, Arao pipoqueiro e muralha mão de alface, renderia mais ficar parado no meio do gol, espero nunca mais vê-lo defendendo o Flamengo.
    Parabéns pro cruzeiro, mas que este tenha a decência de admitir que o Flamengo lhe entregou o título, seja pela falha clamorosa do Thiago, quer seja pela total inaptidão do muralha para exercer este ofício.

    Conclusão:

    NÃO TEMOS TÉCNICO
    NÃO TEMOS TÉCNICO
    NÃO TEMOS TÉCNICO

    SRN

    Reply
    • Rafael, vamos admitir: Esse time do Cruzeiro é FRACO!

      A torcida é o ato de acreditar contra as probabilidades, e nesse campo as esmagadoras probabilidades eram duas:

      – Que perdêssemos o jogo já no tempo normal de jogo, o que não aconteceu pq o time do Cruzeiro é fraco!

      – Que em caso de pênaltis não teríamos chances de vitória, como se viu.

      A improbabilidade seria que esse time e seu técnico mostrasse uma nova cara, um novo futebol, uma nova audácia de jogar para ganhar! Como estamos falando de probabilidades, eram situações pouco prováveis.

      Reply
    • Grande Rafa!
      Ainda prematuro fazer um julgamento sobre o trabalho do Rueda.
      Mas, já dá pra pontuar algumas “características” que fogem ao normal.
      O Blog cornetou Zé Ricardo durante o ano inteiro. E eu, tendo certeza absoluta que o problema não passava integralmente por ele.
      Falavam em substituições absurdas e proteção incondicional aos da “panelinha”.
      ATÉ AGORA, só mudamos o sofá e continuamos com a mesma mulher!
      Rueda tem dado de 10 no quesito substituições, com a insistência do limitadíssimo Berrío. O que pode mudar num jogo, substituir jogadores aos 40 minutos? Pra segurar um resultado, nada mais evidente que colocar um volante de contenção em campo. Como não era o caso, por que Rodinei e não Vinicius Junior?
      Será que ainda não se adaptou ao elenco com mais de 1 mês de clube?
      O fato de dar mais consistência à defesa, é óbvio!
      Prendeu os dois laterais e fechou mais o meio. Acontece, que ao contrário de antes, estamos chegando muito menos ao ataque.
      Ontem, não vimos um único cruzamento do Trauco.
      Temos diversas versões para tudo! Culpamos desde o goleiro ao faxineiro.
      A torcida levou Muralha no colo até o avião. Acreditou que poderia descer em solo mineiro como o salvador da pátria.
      Pô! NÓS podemos achar o que quiser. Sabemos que se fosse para os penaltis, Muralha iria pular para o canto onde a bola não iria. Aconteceu que a Raposa Mano sabia disso. Por isso cozinhou o galo até o apito final.
      Nosso jogadores não podem dizer o que dizemos, nem sentir o que sentimos. São “obrigados” a defender Muralha. Mas sabem perfeitamente quem está no gol.
      Faltou espaço para decidir e, principalmente, faltou o que venho “pedindo” desde o primeiro dia do ano.
      Um grande time começa por um grande goleiro!
      Muito antes da contratação do Diego Alves (que TAMBÉM não é uma Brastemp), tivemos Jefferson em final de tratamento, SEM contrato renovado com o Botafogo.
      Com o porquinho abarrotado de grana pela venda do VJr, nada mais evidente que fazer pelo menos uma tentativa.
      Será que o cara está satisfeito na reserva do Gatito?
      Como disse no começo, AINDA não podemos culpar Rueda, mesmo perdendo 2 competições sob seu comando. Coisas encaminhadas pelo achincalhado Zé Ricardo.
      Mas concordo contigo quando diz que NÃO TEMOS TÉCNICO. Ainda!!!
      Por enquanto, minha 12 de cano serrado está virada para Bandeira de Mello.
      Nosso presidente / vice de futebol, está mais para Fidel Castro que para Barack Obama. E isso NUNCA deu certo no Flamengo.
      Fomos campeões em 2009 com cachaceiros e, churrascos na laje do nosso Imperador. Não que o modelito seja o ideal. Mas a carta branca dada ao Kleber e, no final ao Marcos Braz, funcionou!
      Simples! Marcio Braga delegou e levantou o caneco, juntamente com Delair Dumbrosck.
      Embora tenhamos perdido 3 competições nos penaltis, a contratação de um novo goleiro, não pode ser pautada apenas nesse fundamento.
      Grande abraço, irmão.

      Reply
      • Sempre perfeita análise meu camarada, você tem olhos de lince para enxergar o futebol.

        Qdo digo NÃO TEMOS TÉCNICO, me refiro a uma postagem minha antes do churrasco que fizeram com o ZR, lá atras eu disse que não adiantaria por um estrangeiro, pois a barreira culturas, o próprio idioma e a total falta de referencia sobre o plantel faria o Flamengo perder td que construiu até então, o certo seria a manutenção do técnico até o fim do campeonato.

        Ontem até Rey Charles enxergaria que o Flamengo havia perdido o meio campo no segundo tempo e que precisava tirar o Arao e de certa forma o Diego, que estava mais foragi-vos que esse tal de Rogério 157 da rocinha, literalmente dois pipoqueiros…

        o time não tem comando e mais uma vez terei que dar razão a vc, o presidente está atrapalhando …. corrermos sério risco de ficar de fora da liberadores, pense no prejuízo….

        Agora eu só penso na barca de final de ano, tem muita gente que não merece estar no Flamengo…..

        Abraço amigo

        SRN

        Reply
  11. O problema não é o nosso treinador. O problema é a nulidade de um jogador que acham que ele é criador e o cérebro do time. É do Diego que estou me referindo. Logo ele, que toda imprensa diz que é o nosso principal jogador, além de não jogar bem, como é de costume, perde um pênalti numa decisão.
    Aqueles que idolatram esse rapaz, ratifico a minha opinião:
    É um jogador comum.
    Outra nulidade é o tal de Berrio. Uma mistura de Fio Maravilha e Cirino.
    Discordo totalmente do comentário que o Kleber transcreveu. Jogou como tinha que jogar. As principais bolas do Cruzeiro foram erros do nosso time. O problema é que continuamos não tendo um elenco de qualidade, e sim, quantidade.
    Quem ele poderia colocar? V. Jr?. Mancuello? Matheus Sávio? Gabriel? Conca? Felipe Vizeu?
    Com a entrada do Helder e do Rafinha, que são jogadores rápidos e estavam descansados, colocar o V. Jr. seria um erro. Nosso time estava extenuado. Arão, no 2º tempo, não estava se aguentando em campo, além de não ter reeditado suas melhores atuações.
    Aí a culpa é do treinador?
    Agora só nos resta Sul-Americana e o brasileirão. É, brasileirão que menosprezaram.
    Será que temos um Centro de Inteligência no comando do futebol? Com certeza absoluta que não!
    PS.: Agora estão cornetando o novo treinador. Não sossegaram enquanto não tiraram o Zé Ricardo. Quando será que teremos um treinador que agrade a torcida?

    Reply
  12. Amigos acho errado dizer que o Rueda foi covarde. E o Mano? quantas vezes o time dele criou perigo ? O Flamengo deixou a classificação no Rio na falha do Thiago. Ou não ?
    Hoje vi o time bem armado mas com jogadores numa péssima jornada : Arão, Berrio, Diego e Guerrero não jogaram nada. Culpa do técnico?
    E o Cruzeiro amigos, com 60.000 não nos molestou o jogo todo. O Thiago Neves apareceu ?
    E meu querido, amado irmão KL, VJ não foi, não é solução de nada.
    A lamentar a boa e tardia entrada do paquetá.
    Agora é time titular pq a Libertadores ainda não está garantida,

    Reply
  13. Kleber, o Flamengo jogou fora o ano mantendo gente extremamente incompetente como Fred Luz, Rodrigo Caetano, Muralha, Marcio Araujo, Gabriel, Rafael Vaz, Mateus Savio, Mancuello e outros. O Rueda e mais um incompetente que faz parte dessa trupe de ineptos captaneada pelo endeusado EBM de parcos e pifios resultados. Faltou citar a cereja do bolo: O duble de psicologo e motivador, o tricolor fanatico Fernando Goncalves. Com isso, resta esperar 2019 para nos livrarmos dessa mala sem alca.

    Reply
  14. Kleber, achei a declaração um tanto descabida. Eu não fui favorável a contratação de um estrangeiro como técnico,que pegaria o carro andando,sem conhecer nada e sem saber nem português,agora dizer que a culpa é dele? Por favor….

    Medo de ganhar? O Fla propôs o jogo na ida e na volta,o problema é velho, o falso domínio, toca,toca, não faz uma jogada decente, não existe movimentações com sincronia para criar jogadas efetivas, deficiências que são desde o tempo de Zé Ricardo. Já o cruzeiro sim foi covarde, e fez certo em ser,sabe das dificuldades ofensivas do Fla que “domina” e não mata, jogou para o empate,pois sabe que nos penais o Fla não tinha goleiro.

    Evidente que jogadores têm culpa, porém são protegidos pelo seu presidente,que ontem disse que protege Muralha e todos os que sofrem bullyng,que história é essa? Proteger aqueles são responsáveis pelo insucesso técnico de um clube?

    Falhas de crônicas na questão de goleiro, é notório a deficiência de Muralha,mas aquilo também é treinamento, inclusive no primeiro jogo teve mais uma falha,dessa vez de Thiago, sem sofrer aquele gol o Fla seria campeão, Diego Alves também não vem bem,mas o treinador de goleiros também deve ser protegido,nesse Flamengo de funcionários públicos.

    Parabéns ao cruzeiro que não precisou fazer nada de extraordinário para ser campeão, cozinhou o jogo,foi a melhor estratégia.

    O diagnóstico é fácil, excelente gestão financeira e uma gestão futebolística de doer.

    Ao Flamengo resta mais um ano de jejum e vergonhas de um time que está em um vergonhoso 7 lugar,fora da libertadores, com orçamento milionário atrás do barato Botafogo e que foi eliminado de forma vexatória da libertadores,sem somar um ponto sequer fora de casa. Que viu a torcida do cruzeiro fazer festa no Maracanã.

    Flamengo que tem a maior torcida do Brasil e joga para 5 mil na ilha do urubu. Sinceramente o problema vai muito além de treinador, o problema é a gestão ineficiente.

    Lamentável…..

    Reply
  15. Kleber,me desculpe,mas o seu amigo se engana no seu comentário.
    Vejamos:
    -Rueda,ou ZR ou o Tite,se lá estivessem,não teriam culpa na jornada infeliz do FLA.Não houve falha tecnica.O time todo,com exceção de Juan esteve abaixo da crítica.O penalti que deu a vitória ao Cruzeiro,foi batido com o jogador sentado no chão,após escorregão,a bola poderia ter ido para o lado de Muralha.
    Diego,continua decepcionando em tudo.Tem que ter 2 bolas em campo,1 só para êle.
    Cabeça fria.Não procurem culpados de suas preferências.
    Deu tudo errado.Faltou melhor sorte.Os problemas aconteceram todos de uma vez.
    Vamos em frente.
    ABS.
    SRN.

    Reply
  16. Mais um detalhe me chamou a atenção : Muralha na saída respondeu que pular todas no mesmo canto foi estratégia . De quem cara pálida ?
    Detalhe 2 : antes das cobranças das penalidades nosso bravo VH treinador de goleiros estava distribuindo água. Não seria interessante o cara colar no Muralha, estimular o cara? sei que de nada adiantaria, mas….estranho , muito estranho.

    Reply
    • a questão nem era “adivinhar o canto”, até pq a única que foi no canto dele entrou também..ele pula estranho, técnica nenhuma pra fazer a defesa. o cara pegar 1 em 30 não é falta de sorte ou coincidência né? Fora o lance do jogo que ele deu um tapinha na bola na cabeça do Arrascaeta

      Reply
  17. Respondo, amigo Luiz Carlos:
    Primeiro, quando ele tiver a mínima noção do elenco.
    Segundo, quando tiver a mínima noção do que seja o Flamengo.
    Terceiro: Que não seja covarde. Até porque, esta característica é incompatível com o cargo. No Flamengo, claro..,
    Com todo respeito…
    Forte abraço.

    Reply
    • Caro Kleber, respeito sua opinião, mas, que elenco? Quem ele tinha na reserva para fazer alguma coisa?
      Controlamos todo o 1º tempo, com posse de bola superior a 80%. Só fomos dominados do 1º ao 15″do 2º tempo. Depois, controlamos novamente o jogo. O Cruzeiro é que foi covarde. Com uma marcação no seu próprio campo, como fez no 1º jogo. Tivemos a maior posse de bola na maioria do jogo e não conseguimos transformar em gol, porque não temos ataque, o que é uma tônica nesse time. Fica o Guerrero tomando porrada sozinho na frente sem ninguém que crie alguma coisa.
      Esse negócio de não ter noção do que seja Flamengo é muito relativo. Por lá passaram treinadores renomados que sabiam o que é Flamengo e nada aconteceu. Perdemos uma Copa do Brasil para temível Santo André, cujo treinador era o Abel Braga. Perdemos de 3 x 0 para o América do México em pleno Maracanã lotado. O treinador era o Joel Santana, que também conhecia como poucos o que é Flamengo. Perdemos a classificação da Sul-Americana para o Palestino e tínhamos um treinador que sabe como ninguém o que é o Flamengo.
      A questão não é ser covarde e sim saber o elenco que ele tem nas mãos. E ele já sabe!
      Um forte abraço.

      Reply
      • Claro Luiz… elenco é fraco. Ainda mais sem os contratados. Acho que suas citações sobre as derrotas vexatórias do passado são a constatação de que treinador famoso não dá respaldo a resultados.

        Reply
  18. Caro KL, realmente pela lógica de que se fosse para as penalidades a vitoria seria do cruzeiro,Rueda poderia ter ousado um pouco mais.Agora, destaco dois pontos positivos dessa partida a volta de Trauco, que se não foi brilhante, mas fez uma partida segura, bom jogador, outro é Juan, jogador clássico; eleito melhor jogador da partida.Para mim Diego foi o pior do time hj.Mas se tivessemos Diego Alves e Evertom Ribeiro em campo seriamos campeões, não tenho a menor dúvida.

    Reply
    • Marcos, o Diego foi o pior jogador hoje? Só hoje? Outra coisa, o SE não joga. Não temos um elenco qualificado. Não temos um jogador decisivo. Não temos um jogador criativo nesse time que jogou hoje (ontem).
      Tivemos sim, contratações equivocadas. Temos quantidade e não qualidade.

      Reply
      • tanto não temos um elenco qualificado, que o técnico nem fez as 3 substituições…a gente até tem esperança, boa vontade com o Vinicius Jr..mas não existia nenhum indicativo que se ele entrasse iria mudar alguma coisa. Tanto que quando entrou contra Botafogo e no 1o jogo contra Cruzeiro nada fez. O resto era Mancuello, Gabriel, Mateus Savio, Vizeu…gente que nem deveria estar no elenco

        Reply
  19. Quem conhece de futebol, convive no meio, se percaptou de detalhes que dizem muito sobre um jogo.
    Diego estava mal em campo, era o último jogo da competição, Paquetá pedindo passagem. Essa era a substituição!
    Berrío, mal! Coloca o V. JR.
    Laterais que não avançam, erro grave, tendo Guerrero que é bom no jogo aéreo.
    No final do jogo um escanteio e quem vai cobrar? Paquetá, que é alto é brigador, e quem fica na área? Diego o anão do GOT.

    Quem é Flamengo conhece o jeito do time do Flamengo se portar em campo, sabe que tipo de jogadores fariam do manto a sua pele. Esse time não tem “jeito” de FLAMENGO. É burocrático e medroso, uma pena.
    A Sulamericana virou obrigação, vida ou morte pra esse elenco apático (aliás, não devo generalizar, pois há jogadores lá que tem cara de Flamengo sim é outros que tem potencial para aprender o que é esse clube)

    SRN

    Reply
  20. Que chegue 2018,01 direito lateral e 01 esquerdo 01 para tomar o lugar do”Anão”
    Um meia para fazer o qur tem que ser feito e um brocador é o que o precisamos muito para 2018 e que venha a jato.
    Mas que o centro de burrice que temos na Gavea acerte desta vez e pelo menos escute estes que vos falam.

    SDS Tristes

    Reply
  21. Antes de dormir. Isto é, se conseguir, não dá para não fazer o seguinte registro:

    Pelo que leio aqui, só falta vocês concluirem que o problema do Flamengo é o Diego.
    Façam-me o favor!!!! Que negócio é esse?

    O Flamengo não tem comando competente para ajustar as peças. Não tem treinador que tenha um mínimo de conhecimento de causa geral. Ou seja, o que é o Flamengo e quem são seus comandados. E, pior: não sabe quem é o patrão.

    Este momento requer profunda reflexão. Estamos quase que pela bola sete. Só nos resta a Copa Sul-americana, na tentativa de título e, tentar a vaga para a Libertadores via Campeonato Brasileiro.

    Com todo respeito, estamos assistindo uma tragédia anunciada.
    O culpado não é o Diego…

    Reply
    • Sim, caro Kleber, vamos admitir então que Rueda é covarde, ele não tem conhecimento do que é Flamengo, certo? Verdade! E é natural, qual foi sua experiência aqui no Brasil antes do Flamengo? Chegou com o bonde andando num futebol e num time que não conhece.

      Agora que vem a pergunta chave, quem contratou?

      Segundo, qual foi sua opinião,na qual concordei, sobre a contratação de um estrangeiro nessa altura do ano?

      Quem contratou Muralha? Quem contratou o preparador de goleiros? Quem protege os incompetentes tecnicamente? Quem cria condições para que todo o Brasil veja na TV o time de maior torcida jogando para 5 mil na Ilha?

      Adoro o querido Eduardo Bandeira,tem meu respeito e admiração, mas o Fla precisa de gestão de futebol! Como tem o Corinthians e Grêmio,por exemplo. O problema vai além do colombiano.

      Reply
    • Presidente,
      É inegável que o Diego seja um bom jogador, mas o que quero dizer é que há um tratamento exagerado e supervalorização sobre o futebol dele (maestro, craque, homão da porra, aqui no blog só tirava nota 9 ou 10). A história nos conta que o que separou o Diego de ser um “bom jogador” para ser “um craque” foi exatamente a irregularidade. Ele não está jogando mal por causa da lesão, mas sim por causa de sua natureza irregular. Certamente tem que permanecer no elenco, mas tem que ser cobrado e estudado, pois é um absurdo que esteja em péssima fase por todo o semestre.

      Por isso considero SIM o Diego um dos culpados, pois um cara que ganha 700 mil por mês, que é considerado o principal jogador do elenco, tem a obrigação de pelo menos chamar a responsabilidade e buscar o jogo (pode até não decidir, mas pelo menos tem que aparecer). Pelo incrível que pareça, o único jogador do meio campo que buscou bola, tentou driblar e foi pra cima, dentro de suas limitações, foi o Paquetá (o Paquetá, meus amigos!!!)…

      Time sem jogador decisivo JAMAIS SERÁ CAMPEÃO! E o Cruzeiro tem o Fábio.
      Grande abraço! Volta em 2019, KL! kkkk

      Reply
  22. QUERIDO! PRESIDENTE ETERNO. KLEBER LEITE FIQUEI MUITO EMOCIONADO QUANDO O SENHOR ACEITOU O DESAFIO/PROPOSTA/APOSTA DE RUBRO NEGRO. ENFIM SEGUREI O SEGREDO DIANTE DA FAMÍLIA E AMIGOS. TODOS SABEM DA MINHA PAIXÃO PELO FLAMENGO. PARA VIDA TODA INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA. GOZAÇÕES BRINCADEIRA FAZEM PARTE DO JOGO. APÓS O APITO FINAL. TENHO PERSONALIDADE E SOU UM CARA DE CARÁCTER. REVELEI O ACORDO DE FÃ DE FILHO DE PAI DE TORCEDOR DE ADMIRAÇÃO DE UM LIDER RUBRO NEGRO. HOJE ESTOU TRISTE ASSIM COMO 40 MILHÕES DE TORCEDORES.OUTRA SITUAÇÃO SAIU TRISTE E CHATEADO POR NÃO TER CONSEGUIDO MINHA CAMISA AUTOGRAFADA. SÓ NOS RESTA REFORMULAÇÃO GERAL. VP DE FUTEBOL. DIRETOR GERENTE. AUX. TÉCNICO. MEU FILHO DE 4 ANOS DORMIU NA FÉ DE O NOSSO MENGÃO SER CAMPEÃO. VIDA QUE SEGUE. NÃO FOMOS CAMPEÃO. DECIDIMOS NOS PÊNALTIS.

    Reply
  23. Estou em Belo Horizonte e quero dizer para os amigos que a falta de comando de liderança , a relação fria e ignorante dos vice presidentes do Flamengo com nosso futebol minaram mais um título . Acho que a reflexão nunca acontecerá , nosso clube virou um banco com acionistas visando lucro , paixão , emoção e criatividade zero !!!! Bandeira de Mello , por favor assuma sua incapacidade no futebol , pelo amor de Deus !!!!!

    Reply
  24. Culpam o muralha e esquecem do diego e do tuta peruano. A grande farsa se chama guerrero, endeusado pela legiao de nutellas e pela critica, o poste nao faz nada em campo em jogos que realmente valem algo. Nao faz gol em final e nao decide nada em campo, nao chama pra si a respons. Diego, gel no cabelo, barbinha penteada, gente boa, fala bem… isso no flamengo nao da certo. Fomos campeoes com hernane, amaral, rafinha e jayme de treinador…

    Reply
  25. Final de time COM goleiro X time SEM goleiro. Culpa do Muralha ou de quem o “protege” de críticas pertinentes? Parabéns, Bandeira, pelo vice, com bandeira como vice de futebol o Flamengo se torna TETRA VICE.

    Reply
  26. Cada um escolhe o seu culpado de estimação, o meu sem dúvida alguma é o Tiago, pois fez uma verdadeira lambança no primeiro jogo, não fosse aquela entregue nos pés do adversário, o título era nosso.
    Me lembro e até concordo do tempo em que pênalti era obrigação de quem bate fazer o gol, hoje invertemos isso no Flamengo, o goleiro tem obrigação de pegar. Não vi covardia no Rueda, vi sim no Diego, sumiu, se escondeu o jogo todo e ainda bateu um pênalti dw forma bisonha, reparem que ele abaixa a cabeça e chuta. Não foram os Deuses do Futebol que tiraram o título do Flamengo, foram Thiago e Diego.
    Muitos aqui no blog, falaram até em goleada do Cruzeiro, que o título estava perdido. A verdade é que o Flamengo não se acovardou! Os “craques” se omitiram, se esconderam, pipocaram. Mas todos tem o direito de escolher olhar o seu culpado de estimação.

    Reply
  27. Presidente…estou neste momento voltando de BH e concordo com mts pontos já citados aqui e com o senhor:não se pode haver caça às bruxas com Diego e sim estamos em uma tragedia anunciada com possível eliminação em alguma fase sul-americana e campanha pífia no brasileirão…..quem me conhece sabe que sou fã do guerrero mas eh fato que jogos decisivos nao resolve e isso pro salário e status que o mesmo possui eh inadmissível…perdemos o título na falha do Thiago que eh um frangueiro e não digam que eh menino pq isso não eh desculpa pra tomar aquele gol ridículo….fora diversos lances onde mesmo sem falha gritante ele demonstrava imensa insegurança…..nunca mais:Vaz,matheus savio,Rene,marcio Araújo e viZeu

    Reply
  28. PREVISÍVEL

    Kléber, que tantos adjetivos é esse, que foi aberto para críticas o nosso recente técnico? Parece que Rueda está no Flamengo há um ano, que nem com o grande vencedor ZR, eu vi igual, mas às VIÚVAS, voltaram! Será que esquecemos da DIRETORIA vencedora? Aquela que na pasta do futebol, SEMPRE foi tão questionável. Menos!

    Gostaria de dizer que foi previsível: sim, MANO MENEZES, técnico, covarde, que dentro de casa, atuou como time pequeno, sem lutar pela posse de bola, no contra ataque, e apostando tudo pra levar para os pênaltis, garantindo o campeonato nas mãos do seu goleiro.

    Diego, também previsível. Sua atuação, seus chutes e assim foi, o seu pênalti. Que voltem os não inscritos!

    Reply
  29. Kleber, se o Rueda e o culpado, o que diremos de EBM, Fred Luz e Rodrigo Caetano? Afinal, nao foram eles que o contrataram? O problema do Flamengo esta na GESTÃO patetica, incompetente e que so enxerga o clube como um planilha de lucros e perdas. A atividade propriamente dita ,que e ganhar títulos , eles nao estao nem ai. Estao mais preocupados em afirmar preferrncias, proteger amigos, aparecer na midia, fazer propaganda politica implicita,contratar indicados do que gerir o clube de forma ativa e vencedora. Os verdadeiros culpados sao esses caras!
    Rueda e apenas o resumo desta incompetencia que reina no Flamengo.

    Reply
  30. Sei que agora ninguém tem cabeça fria. Mas culpar o Diego, Alex, ou o técnico é muito exagerado. Primeiro, Diego não tem aparecido nos jogos, mas faz o jogo circular, deixa ele no banco e coloca 3 volantes, vocês vão lembrar o que é passar raiva. E outra, depois da contusão ele não foi mais o mesmo, então tem que ter paciência, para que no ano que vem ele esteja em forma. Agora quem está pedindo sua saída, com todo respeito, você não é Flamengo!
    Em segundo, o Alex todos sabiam que não ia pegar mesmo, hoje lembro de um comentário no início do ano do Zico, dizendo que o elenco era superestimado. Digamos de passagem ele estava certo, na época, nosso grande Goleiro era o Alex, nossa dupla de zaga era Vaz, nosso meio tinha MA8, então, infelizmente no seu segundo ano consecutivo nosso elenco foi formado no meio do ano.
    Em terceiro, o Rueda pegou um time totalmente bagunçado com o Zé Ricardo, um time que só cercava e tomava muitos gols, não lembram disso não? Pois é, ele arrumou a zaga, agora querer cobrar que ele faça milagre é sacanagem.
    Então, o fato é que o planejamento vem sendo falho a 2 anos, com contratações erradas, e principalmente contratações no meio do ano. Praticamente hoje, quase o time titular todo, foi contratado no meio da temporada.
    Acho que agora é hora de esfriar a cabeça, se não ganhar nada esse ano, que é o que eu imagino desde o jogo contra o Vitória na ilha, ao menos se classificar para a Libertadores ano que vem, e aí sim, com pré temporada, se o técnico não dar um padrão consistente e eficiente de jogo, se os jogadores não renderem, aí sim, peçam a sua saída.
    Lógico, há jogadores no elenco que precisam ser substituídos, que já demonstraram que não tem técnica para estarem onde estão. Desculpem, pelo longo comentário, minha revolta é a mesma que a de vocês, mas não saiam culpando qualquer um! Não levem para a forca um suspeito, pois poderá acabar sacrificando alguém que não merece.

    Reply
  31. INFELIZMENTE os colegas aqui não aprendem nunca. Os mesmos que diziam agora temos tecnico, estão criticando o treinador agora.O Flamengo jogou de igual para igual e nos penaltis foi derrotado. É do jogo. Tenho algumas coisas a dizer: vimos claramente que não temos goleiro, e vi o Paulo Victor no Gremio, não consegui entender porque saiu de graça e temos Thiago, Gabriel e Muralha na reserva. Por que não contratam para a reserva o Felipe, muito melhor do que todos eles? Não sei nem se o Diego Alvez continua sendo o grande goleiro pois ate agora não senti isso. Insisto: Felipe é melhor do que o que temos e o custo é pouco. Não critico quem perde penalti, claro que vemos que nosso jogador não passa boa fase e nem que o tecnico seja o grande vilão, assim como Ze Ricardo não era. Hora de torcedor torcer com mais inteligencia do que entrar em rede social falar falar e não dizer nada. Felipe já na gavea.

    Reply
  32. Amigos,me parece viajar na “maionese”;achando que Mano cozinhou o jogo,jogando na retranca;para esperar a decisão nos penaltis,;porque tem bom goleiro e o Fla não..!
    Esta estratégia seria no mínimo irresponsável.Sonhadora.
    ABS.
    SRN.
    P.S -O time não foi covarde.Apenas incapaz. !!!

    Reply
  33. A decisão é 180 minutos, perdemos o título no frango de Thiago no Maracanã.
    Também concordo que faltou mais ousadia colocando Vinícius Júnior, mas o ponto principal da perda desse títulos e de outros é a falta de conhecimento de futebol(planejar), contratar na hora certa e formar um bom elenco. Existem, desde o ano passado, jogadores que não podem vestir a camisa do Flamengo, mas o presidente os “protege” e nós continuamos sem ganhar nada.
    A CULPA NÃO É DO TREINADOR! Já pegou o bonde andando!

    Reply
  34. Como disse nosso amigo Egon, deu ruim.
    Não perdemos no jogo, perdemos naquela que é a nossa maior deficiência: goleiro. Thiago e Muralha foram os nossos pontos negativos nessa decisão. Um falhou feio no primeiro jogo, e o outro simplesmente não sabe pegar pênaltis. O Cruzeiro sabia disso e só martelou o jogo buscando um erro do Flamengo ou esperando a cobrança dos pênaltis.
    Discordo daueles que chamaram o Cruzeiro de covarde. Simplesmente ele usou a estratégia que lhe convinha. Deu certo. Simples assim. Concordo com os amigos que dizem que Diego não vem jogando nada. Ele era para ser o centro de referência de nosso ataque, mas, definitivamente, seu futebol sumiu depois da cirurgia. Ele não passará de um reserva de luxo na seleção. Jamais será titular.
    Guerrero é aquilo lá, lutador, brigador, mas nada de centroavante de ofício. Na seleção Peruana ele faz gols, talvez pelo fato do treinador deles já ter entendido como explorar melhor seu futebol.
    Tenho pena do EBM, pois ele não ficará marcado como homem de títulos no futebol do Flamengo. Eles tem muitos títulos mas de outra natureza: certidões negativas e de destaque em governança administrativa. O Flamengo é muito elogiado nesse quesito, e precisávamos, temos de reconhecer isso. Mas no futebol, razão da existência do Flamengo, o cara é muito pé frio. Um pena!
    Orgulho-me de poder dizer que hoje não somos um time que busca fugir de quedas, mas que disputa títulos. Uma evolução significativa na gestão do Presidente Bandeira. Isso também deve ser levado em conta.
    Os titulos virão, com certeza, o trabalho feito até aqui levará a resultados concretos no futuro próximo. Perder é algo que nunca nos acostumaremos, pois deprime, constrange, irrita. Mas faz parte do jogo.
    Perdemos, amigos, mais uma batalha. Mas a guerra continua.
    Ainda temos a Sulamericana. Nela teremos elenco completo a disposição do Rueda. Vamos ver o que ele fará de diferente. Uma derrota, dolorosa como essa, sempre traz algum aprendizado. Por enquanto Rueda ainda tem fôlego e respaldo da diretoria. Mas se não classificar para a Libertadores, seja qual for os dois caminhos que ainda lhe restam, aí será necessário reavaliar seriamente se esse trabalho deve ou não ser continuado em 2018.
    Abracos aos amigos. Mas hoje é um dia de luto.

    Reply
  35. Sempre o treinador!!!!!!
    Vamos parar com isso. Todos técnicos têm suas convicções, que variam pouco de um para outro. Há quanto tempo reclamamos dos treinadores?
    A questão, ontem, foi falta de técnica dentro de campo, de um líder. Todo time de sucesso tem um líder no campo. Diego? Além de não jogar nada há muito tempo, anda nervoso, arredio, sem quais condições de liderar alguém.
    Precisamos de um líder em campo. Técnico, às vezes, como ontem, num estádio barulhento, não consegue ser ouvido.

    Reply
  36. Tem de avisar à diretoria para contratar, da próxima vez, um técnico que saiba bater pênalti e também defender…
    Vamos parar de culpar o treinador por tudo!

    Reply
    • Meu amigo João!
      O Flamengo é FUTEBOL! E nisso, Bandeira está abaixo até mesmo da Patrícia Amorim.
      Sempre defendi o Zé em relação aos seus argumentos.
      Presidente e técnico não perdem gols nem penaltis. Mas como Bandeira se acha um torcedor como nós, NÃO pode ser tão cego!
      Goleiros como Muralha, Thiago, Gabriel e, até mesmo Diego Alves, não possuem certificado do INMETRO para jogar no Flamengo.
      Sei que o SE não joga. Mas duvido que Mano quisesse levar para os penaltis, se olhasse para nosso número 1 e esse fosse Bruno ou Jefferson…
      A diretoria tem que contratar outro presidente que não se meta no futebol.
      Carta branca e saber delegar….

      Reply
  37. PessoALL,

    olha só, nessa hora de muita frustração, procuram-se muitos culpados, mas a diferença foi uma só: Enquanto o Cruzeiro teve um goleiro nos DOIS jogos, que fez literalmente a diferença, nós não tivemos dois goleiros em NENHUM jogo. Se fosse invertido a situação, nós teríamos ganho os dois jogos, sem a menor sombra de dúvida. Nesse caso, faço um elogio a observação antiga do Kleber de que precisávamos de um goleiro para ser a sombra do Muralha.

    É mais simples do que parece. Quanto ao resto:

    – Não concordo que o treinador foi covarde, pois muito mais covarde foi o Mano. Aquilo sim foi falta de querer jogar, mas é uma estratégia, há de se respeitar.

    – Diego não vem bem há algum tempo, mas também não é para tanta crucificação e nem dizer que ele se escondeu durante o jogo. Jogou mal, mas isso é diferente de afirmar que ele se escondeu durante o jogo.

    – Quanto ao Guerrero, ele foi o responsável pelos dois maiores lances de perigo do jogo. Sem mais nada a acrescentar e responder quanto as criticas;

    – Quanto a gestão, como administrador, minha visão é que o trabalho do Flamengo é sustentável e vai dar frutos. Esses frutos eram para vir esse ano, pois houve uma melhora de elenco e passamos a jogar mais na cidade do RIo, por isso a expectativa alta. Mas, algumas coisas que deram certo ano passado, tiveram queda esse ano. Isso não significa que tudo está errado. Só para lembrar o passado,jogador de maior categoria não queria jogar no Flamengo, porque sabia que não ia receber. Hoje a realidade é outra. Façam um pequeno exercício: Se fosse há seis anos atrás, o Everton Ribeiro cogitaria jogar no Flamengo, um jogador que tem mercado para jogar em outros times? Há seis anos atrás, alguém conseguiria vislumbrar que o Flamengo poderia ter um estádio?

    – Vinicius Junior: É um garoto, muito promissor é verdade, mas ainda não é o cara que resolve e, muito provavelmente, não iria resolver ontem, pois em nenhum jogo até agora ele foi o cara que entrou e resolveu. Antes que contraargumentem, jogo contra o Atletico-GO não conta, faça-me esse favor.

    – Quanto aos chamados “protegidos”, a postura do presidente está correta, pois ele vai proteger quem? Quem não está no Flamengo? Isso não quer dizer que ele se conforme e que ele não cobra os “protegidos”, mas é uma forma de mostrar que ele está junto na alegria e na dor. O que tem que acontecer é ir trocando essas “peças” por outras melhores, e isso vem acontecendo ao longo desses últimos anos, mas não dá para fazer isso tudo de uma vez só.

    A hora agora é de voltar para casa, baixar a poeira e não entrar em desespero.

    Saudações Rubro-Negras!!

    Reply
  38. A Ilha do Urubu vazia nos recentes jogos do FLA foi um sinal de que começamos a perder o interesse da torcida. A causa? Essa definição estúpida e burra do preço dos ingressos. Claro, isso alcança o time. EBM, Luz e Rodrigo Caetano podem ser bons administradores mas não possuem uma vírgula de liderança que o FLA exige. Resultado, como mais uma vez se viu ontem, o time tem a cara da diretoria, apático, sem pegada, sem tesão. Uma verdadeira agua de salsicha. Paquetá entrou mais vibrante que o resto do time, mas Rueda preferiu fazer antes aquelas substituições burocráticas que qualquer um de nós faria. O Cruzeiro sem estrelas e com T Neves em fim de carreira cozinhou o FLA. Sabia que levava nos penaltis. Feliz Natal, feliz Ano Novo. Chega disso. Só volto ao FLA em 2018.

    Reply
  39. Só há um jeito do Flamengo ser campeão. Trancar o Bandeirola em casa em dia de jogos decisivos. Vai ser pé frio assim na PQP.
    Confesso que achei que perderíamos no tempo normal de jogo. A verdade, o Cruzeiro está mais ajustado que nós. Tem reservas com mais capacidade de mudar um jogo. Não temos um bom elenco. Alguns criticam Guerreiro. Se ele sai, quem entra? Vizeu? Diego não estava bem? Quem entra em seu lugar? Arão cansou? Quem vai pro jogo?
    Rueda repete o Zé(crucificado aqui). Passamos todo o jogo quase sem sofrer perigo de gol, mas pouco ameaçamos o adversários.
    Penso que a culpa é menos dos técnicos e mais de um elenco superestimado e mal planejado.
    Vejam, qdo jogamos com um time misto, não ofendemos ninguém. Esse mesmo Cruzeiro, que não jogou nada, mas nos venceu nos penaltis, com time reserva é muito melhor que nós. Sempre!
    O fato, reformulação total em nosso departamento de futebol. Colocar quem entende pra gerir. Deixar Bandeirola e seus amigos nas finanças. Disso eles entendem bem. De futebol, não entendem bulhufas. Como chegar a uma final sómente com um centroavante e sem goleiro? Sem um reserva siquer, capaz de mudar um jogo, ameaçar o adversário.
    Qdo o Flamengo toma um gol, em qualquer jogo, a derrota é certa. No máximo empatamos. Temos um elenco pífio.
    É a verdade! Nenhum técnico faz milagre. Zé foi defenestrado atoa, assim como Rueda está sendo.
    A culpa é de nosso Departamento de Futebol, e se tivéssemos ganhado a decisão por penaltis? Estaria tudo bem com nosso futebol?

    Reply
  40. Goleiro não pega pênalti, o jogador que bate mal. Porém, nosso amigo muralha não força nem o erro do adversário, o que reforça ainda mais a tese,fora as caçadas de borboleta durante o jogo inteiro ontem. Mas era o muralha, então era esperado.
    Ano passado saí do grupo de whatsapp formado por alguns membros do Blog após fazer uma crítica ao nosso “homão da porra”, Diego, após ler em caixa alta, depois de um gol dele, em um jogo que não valia nada: “FALA MAL DO DIEGO AGORA”. Depois de vários jogos decisivos, sem nenhuma contribuição do “cracaço”, gostaria de estar lá só para devolver a indagação com outra: “FALA BEM DO DIEGO AGORA”.
    Minha opinião não mudou: Diego é apenas um bom jogador, continua dando passes para o lado e não chega junto na hora da decisão.
    Paolo Guerrero continua sendo Paolo Guerrero, fazendo o pivô, mas centroavante que é a função dele, pra variar, nada. O Brocador, com um time no papel inferior ao de hoje fez mais de 30 na temporada, alternando em boa parte o banco como o potente Marcelo Moreno. Enquanto isso o Tuta Peruano (parabéns Egon!) comemora menos de 20 gols na temporada.
    E o Rueda? Ah, o Rueda…
    Nosso Professor Pardal se supera a cada jogo. Só não aposto na saída dele até o final do ano porque essa diretoria consegue ser pior que ele.
    Resumo da ópera: vamos lutar pra alcançar os 47 pontos no brasileiro e talvez buscar um prêmio de consolação na 2a divisão do futebol sulamericano. Mas quem sabe não pinta mais um prêmio de gestão para alegria do fã clube do EBM?
    SRN.
    PS: o Flamengo me broxou tanto esse ano que pela primeira vez na minha vida cochilei várias vezes em uma decisão de tão previsível que era aquilo td.

    Reply
  41. Covardia o que estão fazendo com Diego , o cara realmente não vem jogando bem , mas é um grande jogador e corre o tempo inteiro.agora o muralha é brincadeira , apesar que não teve culpa na decisão e sim o Thiago . O Berrio é uma tragédia não joga nada e o treinador foi uma invenção dessa diretoria . Temos que juntar os cacos e trabalha bastante !

    Reply
  42. Assim como a vida, o futebol não é uma “ciência” exata. Contudo, há fatos no futebol, como por exemplo o 7×1, que são perfeitamente previsíveis.
    Como um time profissional SEM presidente, SEM diretor de futebol, SEM goleiro, SEM técnico, sem alma, sem vontade de vencer, sem planejamento,sem visão de futebol,SEM sequer ter departamento de futebol, SEM tudo isso quer ganhar TÍTULOS importantes ?
    Como um clube que paga mais de 400 mil mensais a um dirigente para ele apenas organizar churrascos com cachaceiros e prostitutas, quer ser CAMPEÃO? É logico que é Impossível !
    Me recuso a comentar o jogo, porque só o Cruzeiro tinha estrategia tática, já o Flamengo, com exceções de Juan e Rever, o resto foi um bando ! Quanto aos pênaltis, a diferença foi que enquanto, ontem de manhã, os nossos jogadores passeavam com o Urubuzão pela Pampulha, os do Cruzeiro treinavam cobranças….
    Agora nos resta chegar aos 46 pontos e livrar o rebaixamento no brasileirão, para entrar de ferias. Ou será que algum alucinado pensa que esse time sem alma pode ganhar a sul-americana? Se passar do FlorminenC , qualquer estrangeiro, com mera disposição, nos elimina.
    Parabéns ao Cruzeiro, pela conquista ! E parabéns aos que defendem o derrotado E.BANANA de Mello e seus marajás, conseguiram transformar o Flamengo num campeão…..de certidões negativas de débitos…
    E ainda gastaram uma fortuna com voo fretado para trazer a delegação de volta ao RJ….piada ! Que essa diretoria DESCANSE EM PAZ !

    Reply
  43. Culpar Treinador pela derrota nos penaltis ontem???
    Ai não né presidente.
    Time covarde foi o Cruzeiro, que somente se defendeu nos dois jogos. Ontem mesmo em casa não saiu hora nenhuma pro jogo. Nos dois jogos o Flamengo foi quem realmente procurou o jogo.
    Dizer que foi treinador, que não conhece os jogadores? em um mês ele armou um Flamengo muito mais compacto e confiável que o do Zé Ricardo que conhecia o Flamengo a uns 10 anos.
    Taticamente jogou de maneira correta, individualmente que peças não funcionaram, no caso principal ontem Muralha (era o unico que tinha), Berrio muito mal, Diego muito mal (bons jogadores tambem jogam mal), Arão mal. Em 12 jogos, Rueda 7 viorias, 4 empates e apenas uma derrota. Em doze jogos só sofremos 5 gols e três foram por falha de goleiros.
    Dizer que não foi ousado? No Maracanã, sem Guerrero, ele sufou o Cruzeiro e ontem teve o dominio grande parte do jogo. O Cruzeiro não conseguiu chutar uma bola no gol rubro negro, Arrascaeta, Thiago Neves, não apareceram momento algum no jogo. Fábio foi o grande nome do Cruzeiro nos dois jogos, perdemos nos penaltis porque não tivemos goleiro. Faltou ousadia e conhecimento de causa a quem comanda o futebol, que desde o ano passado sabiamos que Muralha era um goleiro limitado e liberou de forma gratuita seu reserva que se não era grandes coisas, ao menos tinha experiência e era bom pegador de penaltis.
    Perdemos porque o outro goleiro Tiago, levou um franco colossal em um jogo que o flamengo foi muito melhor no Maracanã.
    No futebol, time que ganha titulos hoje no Brasil, são times de boas defesas, compactos e não um time frouxo como era o Flamengo de Zé Ricardo/2017, que tomava vários gols por bola nas costas de zagueiros.
    O que realmente o Flamengo precisa, é de um vice de futebol e de gente que entenda de futebol, que não tenha jogadores de péssima qualidade como protegidos e que saiba defender o clube e não jogadores de sofrer bulling.
    Com imenso respeito que sempre o sr. Presidente merece: Mas se tem um totalmente isento ontem se chama Rueda. Estamos bem servidos de treinador sim. A propósito olha o banco que Rueda tinha em mãos ontem: Márcio Araújo, Gabriel, Mateus Sávio, Mancuello, Felipe Vizeu,Rafael Vaz entre outros, até mesmo o Vinicius Jr. que tirando o jogo contra o Atlético/GO, jamais mostrou nada confiavel para entrar em jogo como o de ontem.
    Menção Honrrosa: Juan e Cuellar jogaram muito ontem.

    Reply
  44. Deixei de entrar aqui no blog, por causa das notas sugeridas pelo Kleber Leite, me irritavam as altas notas atribuídas ao meia Diego, ele podia tropeçar na bola, que no mínimo uma nota oito lhe era concedida. É impressionante como a maioria dos torcedores gostam de uma grife. Mas na realidade, o Diego JÁ DEU como jogador de futebol, não pelo pênalti perdido ontem, mas pelo conjunto da obra. O Flamengo o trouxe de forma gratuita da Turquia, os sempre seguros turcos quando o assunto é dinheiro, concederam o grande Diego inteiramente de graça para o clube da Gávea. Se o Flamengo continuar a acreditar no Diego como protagonista de seu time, o sonho de títulos significativos ainda irá demorar….

    Reply
  45. Uma empresa bem administrada, mas com um produto ruim, vai quebrar em algum momento. No futebol, a falência vem através das derrotas e perda de títulos. Nosso General Dureza entende de finanças como ninguém, mas, em matéria de conhecimento esportivo, é um Recruta Zero.
    Somos hoje um clube rico, saneado, dono da marca mais valiosa do futebol brasileiro. Então, por consequência natural, tínhamos que ter o melhor time, os melhores jogadores, a melhor comissão técnica. E o que temos? Um Tenente Escovinha gerenciando o futebol, contratando caro e errado. Não me canso dessa estatística: 78 contratações na gestão do General Dureza. Até pouco tempo atrás, não tínhamos goleiro. Réver (sic) é o nosso brilhante capitão “chuta bumba meu boi”. Nosso goleador, não faz gols, reclama do juiz o jogo inteiro e se cartão amarelo fosse gol, era artilheiro. É o recordista do time em advertências e no jogo de ontem, como em outros, foi o mais faltoso. Trouxeram esse Berrio, que como disse um amigo aqui do blog, é uma mistura de Fio Maravilha com Cirino e eu diria mais, é uma mistura de Bolt com o bêbado equilibrista. Não dá pra comparar com jogador de futebol. Apanha da bola e não joga rigorosamente nada. Fez uma jogada improvável contra o Botafogo, daquelas que só bêbado consegue e ganhou hora extra no time. Tem que ser muito cego em futebol pra colocar Everton Ribeiro na reserva desse bonde. Por isso, Kleber tem razão. Nosso Sargento Tainha não conhece elenco e não tem a mínima idéia do que é o Flamengo.
    Só se ganha uma guerra com estratégia, às vezes, por um detalhe e o Sargento optou por uma estratégia de espera, achando que o Cruzeiro vinha pra cima. Não veio e a viola foi pro saco.
    Foi pouco ousado e, pior, substituiu pessimamente. Ir para os pênaltis era derrota certa. Então, que ousasse. Paquetá no lugar de Arão (zero à esquerda) e Vinicius Junior no lugar de Berrio (jamanta desgovernada).
    Enfim meus caros. Somos uma empresa bem administrada com um produto ruim.
    Esperavam o quê? Liderança de mercado?
    Bye

    Reply
  46. Caros Amigos,
    Após o empate de 1 x 1 no Maraca, todos nós saímos tristes pois sabíamos que para ser campeão era preciso vencer o Cruzeiro no Mineirão, pois em caso de empate a decisão iria para os penaltys.
    Naquele jogo fomos muito cautelosos e tivemos a infelicidade do nosso goleiro.
    Ontem as duas equipes foram cautelosas, o Flamengo jogou para empatar e ganhar por milagre nas penalidades, o Cruzeiro jogou para empatar pois tinha certeza que venceria nos penaltys, isto não foi covardia, isto foi saber os limites da sua equipe e usar esta estratégia.
    Ao Cruzeiro interessava os rigores, aos seus jogadores bastava chutar na direção do gol, aos nossos, além de acertar o gol, tinham 55 mil vaiando e um goleiro grande e bom pegador de penalty, uma pressão bem maior.
    O Flamengo sabendo das suas deficiências com o goleiro, e por possuir um melhor time tinha que partir para a vitória, no fim do jogo com as duas equipes cansadas e com o Cruzeiro com seus dois laterais pendurados com cartões amarelos tinha que ter colocado o Vinicius Junior para dar velocidade ao ataque, o lateral direito Ezequiel capengava no fim do jogo, não importa se o VJ não anda correspondendo, até porque jamais foi feita uma estratégia para ele ir crescendo aos poucos, o clube tem paciência com o Matheus Sávio , mas com o VJ não.
    Querer culpar o Diego pelo penalty perdido é covardia, realmente ele não voltou a jogar bem desde a cirurgia, mas isto é outra história, mas faço a pergunta nos últimos meses, quantas boas atuações nos tivemos ?
    O nosso erro maior foi ter abandonado o Brasileiro,com o grupo que temos era menos difícil ficar entre os 4 do Brasileiro do que arriscar tudo em jogo mata mata.
    É claro que podemos e devemos nos recuperar no Brasileiro, mas em função da demonstração da diretoria em não dar atenção a competição teremos estádios vazios e torcida impaciente.
    Sempre fui a favor da troca de treinador, acho que não chegaríamos até aqui se a troca não fosse feita, sou contra a entrada de um treinador que não conhecia o grupo e as tradições do clube durante a temporada, era a favor de qualquer um que já conhecesse o grupo, perdemos por falta de tempo diversas oportunidades, seria a favor do Rueda se a troca fosse em Janeiro.
    Enfim, devemos parar de lamentar e nos unir para tentar terminar bem o ano.
    Saudações

    Reply
  47. Kleber,
    Me desculpe, é totalmente inaceitável se apontar o Rueda como culpado, como covarde na forma de armar o time, repito, me desculpe, o problema vai muito além do Rueda, que, como já afirmei várias vezes aqui É UM BOM TÉCNICO DE FUTEBOL!

    Nosso problema consiste efetivamente na falta de comando e conhecimento de causa dos gestores do Futebol do Flamengo, Srs. Eduardo Bandeira de Mello, Rodrigo Caetano e Fred Luz, esses sim os verdadeiros CULPADOS, por mais um ano de insucessos no futebol…

    Não foi o Rueda quem montou esse elenco super hiper estimado, que conta com jogadores do nível de Pará, Rafael Vez, Renê, Márcio Araújo, Rômulo, Matheus Sávio, Felipe Vizeu, Gabriel, Conca (bixado) e dos grandes goleiros Alex Muralha e Thiago, dentre outros…

    Perdemos esse título, não por incompetência ou covardia ou até mesmo falta de conhecimento do Rueda, perdemos aqui no Maracanã, quando o fraquíssimo Thiago entregou de bandeja o gol de empate do Cruzeiro…
    E ainda, para completar, ou melhor, coroar a, agora sim, INCOMPETÊNCIA, da gestão do futebol do Flamengo, assistimos ontem a mais uma APAGADÍSSIMA participação do tão decantado “craque” do time, onde a cereja do bolo foi o pênalti pessimamente batido.
    Dizer que o pênalti do Guerrero foi mais mal batido que o do Diego é afirmação de quem nunca jogou bola, realmente a cobrança do Guerrero não foi de toda boa, mas o fato de ter sido rasteira já a transforma em muito mais difícil de ser defendida que a do “craque” Diego, que bateu a meia altura, nas mãos do bom goleiro Fábio.

    Não esqueçam, ou melhor NUNCA ESQUECAM, que o Rueda foi contratado na hora errada, no período mais decisivo do ano, que é estrangeiro e não sabe nossa língua, que não tem conhecimento mais profundo, por falta de vivência, do futebol brasileiro e do próprio Flamengo, ainda assim conseguiu melhorar E MUITO a forma de atuar do time, um time que vinha “caindo pelas tabelas” nas mãos do péssimo ZÉ DO VASCO, aquele mesmo que preferiu jogar a Libertadores com Rafael Vaz e Márcio Araújo de titulares, mantendo no banco Juan e Cuéllar, uma atrocidade !!!
    Quando fomos enfrentar a semifinal da Copa do Brasil contra o Botafogo, poucos acreditavam que iríamos passar, por termos que enfrentar um dos times com melhor conjunto na atualidade, passamos e passamos bem, em 180 minutos só deram um chute no nosso gol, contra o Cruzeiro, mesmo não sendo tão bem entrosado como o Botafogo, mais uma vez não demos chances de chutarem a gol nos 180 minutos, com exceção daquele chute despretensioso que originou o gol de empate no 1o jogo.

    Agora me respondam, é fácil para um técnico ter que montar uma estratégia defensiva para EVITAR CHUTES AO SEU GOL???
    Isso mesmo, estou dizendo e repito EVITAR CHUTES e não gols, pois como não temos goleiro, precisamos evitar CHUTES !!!

    Por favor, vamos dar tempo e crédito ao Rueda, que com certeza, implantando sua metodologia e participando da montagem do elenco para 2018, teremos no próximo ano resultados muito mais expressivos.
    Não tenho dúvidas, que num elenco formado pelo Rueda jogadores como Rafael Vaz, Márcio Araújo, Rômulo, Gabriel, Matheus Sávio, Geuvanio, Conca (bixado), entre outros, nunca fariam parte.

    Além disso, é imperioso que se faça uma LIMPA na gestão de futebol do nosso Flamengo, que se tenha um VP de Futebol com pele rubro negra e, principalmente, conhecimento de causa (por exemplo: Zico, Junior, Leonardo, alguém nesse nível), que se demita, por não atingimento de metas e total incompetência, esse fraco Rodrigo Caetano, podendo ainda continuar a “limpa” com o Mozer, o treinador de goleiros…

    Para não perder o hábito:
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!

    SRN

    Reply
  48. Acho uma tremenda covardia apontar o Rueda como culpado. É lógico que ele não é perfeito, assim como Zé Ricardo também não era (com Márcio Araújo e Vaz de titulares bom tempo ),mas colocar nas costas do colombiano a perda do título é um absurdo e uma falta de coerência enorme. Vejo 3 fatos decisivos para perdermos esse título: 1) falha de Tiago no primeiro jogo, 2) o cartão idiota que Guerrero tomou na semifinal, que fez ficar suspensão no primeiro jogo e 3) a queda brusca do futebol de Diego. Já passou da hora de Diego dar uma sentada no banco e esperar essa fase horrível dele passar. Aí vão questionar quem colocar no lugar de Diego?! Não sei, mas do jeito que está Diego não tem condições de permanecer no time titular, uma sentada no banco por um período vai fazer bem pra ele, assim como fez pra Arão.

    Reply
  49. Caro KL, se ganhássemos, estaria td certo e foi Pq são judas nos ajudou, quando perde é culpa do treinador???? O senhor me parece que é daquela parcela que não gosta de treinador estrangeiro. Não ganhamos, estou puto como todos os rubro negro, mas é nítida a evolução do time taticamente, hj o flamengo não se resume mais em cruzamentos. É difícil ser campeão sem goleiro, e ontem o Fábio mostrou a diferença que faz. Rueda não tinha muita opção no banco que fosse mudar a história do jogo. Continuo acreditando na sulamericana, porque aí sim teremos o time ideal é banco pra mudar o rumo do jogo.

    Reply
  50. Nunca discordei tanto da opinião do Kleber como nessa postagem. rs
    Hoje vejo uma equipe organizada, que não leva sustos nem se expõe a contra ataques como antigamente. A saída do Zé Ricardo era mais que necessária e foi tardia, perdemos pontos preciosos no Brasileiro com a insistência do Bandeira. O Juan, que muitos afirmavam, inclusive aqui, ser um ex jogador em atividade, hoje é nosso melhor atleta. E por que? Porque temos uma estrutura tática, temos jogadores que sabem o que precisam desempenhar em campo. Se não estão rendendo o que podem no quesito criatividade, improviso, ao meu ver já não é culpa do Rueda. Ele (Rueda) errou ontem ao não colocar o Vinícius Júnior no lugar do Everton, mas não vejo esse erro como primordial para o resultado final, o Mano claramente utilizou-se da estratégia, não arriscou em momento algum, e acabou premiado com o título. Todos nós sabíamos que nos pênaltis provavelmente não teríamos chance, acreditávamos por sermos flamenguistas, mas nossas possibilidades eram pequenas tamanha fraqueza do Muralha nesse fundamento.
    A escalação foi perfeita, ele entrou jogando com o Trauco, que inclusive era um pedido do Kleber, não inventou Márcio Araújo, nem Gabriel e muito manos Rafael Vaz, os queridinhos do presidente e do antigo treinador. Convenhamos que já é um grande avanço! Infelizmente não havia outra opção ao Muralha, e quando tivemos outra alternativa (Thiago), este entregou a paçoca no primeiro jogo, ou seja, nos ferramos pela falta de planejamento e demora na contratação de um goleiro para a Copa do Brasil.
    O que fazer agora? Juntar os cacos e usar a equipe principal tanto no Brasileiro quanto na Sulamericana. Teremos força máxima, se não houver invenção do treinador, vamos de Diego, Everton Ribeiro, Everton 22 e Guerrero na frente. Diego Alves de volta ao gol, ou seja, um grande avanço … vamos brigar na sulamericana!
    E para o próximo ano, que preparem a barca com Gabriel, Marcio Araújo, Rafael Vaz e Mateus Sávio (empréstimo).

    Reply
  51. Esqueci de outro detalhe para o próximo ano… a troca do treinador de goleiros, na verdade era para ontem, mas como o ano está acabando, deixa até o fim de 2017 e começa 2018 com um treinador de mais prestígio.

    Reply
  52. Egon,
    Concordo, também, com suas ponderações. Por mim, o Zé Ricardo poderia estar ainda dirigindo o time. Mas creio que, no caso dele, o desgaste já havia chegado ao vestiário. E aí, sim, não tem mais jeito.
    O maior problema do Flamengo, como muitos citaram aqui, foi o goleiro. A diretoria demorou demais a contratar um mais experiente, Diego Alves. Provavelmente, se estivesse inscrito na Copa do Brasil, o título estaria hoje na Gávea.
    Teve a falha de Thiago, bola fácil de defender e na hora dos pênaltis, se chegássemos a eles, a situação com Diego no gol seria diferente.
    Enfim, agora é escalar força máxima em todos os jogos do Brasileiro e da Sul-Americana para tentar garantir o título sul-americano ou, no mínimo, a vaga na Libertadores.

    Reply
  53. A culpa do flamengo estar nessa situacao e exclusivamente de parte da torcida que chama diego de “joia” e acha guerrero um craque… meu deus, e ainda tem a coragem de culpar o tecnico. Poderiam ir ate o aeroporto aprontar um novo mosaico e consolar a joia… enqt isso mais um vexame pra conta…

    Reply
  54. Kleber, na minha opinião, perdemos esse título e vantagem na final, no jogo no Maracanã, quando o Thiago falhou. No Mineirão jogamos sem inspiração e o Muralha é um goleiro de time mediano. O erro foi trocar/apostar na contratação deste jogador, e liberar o Paulo Vitor, que é mais goleiro do que ele. Na sua estréia no Grêmio, defendeu um pênalti e contra o Bahia, quase defendeu outro. Um grande erro, a contratação do Muralha, que de paredão, não têm nada!

    Comecei ouvindo rádio aos 17 anos, e te ouvi muitas vezes. Gostava muito de ouvir suas reportagens. Você foi um repórter brilhante. Parabéns!

    Reply

Comente.