Retrato do fato

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Recebi um telefonema de um grande rubro-negro que, não só já prestou enormes serviços ao clube, como também tem sensibilidade aguçada. O meu amigo estranha a ausência do vice de futebol, por dois dias consecutivos, após a demissão em massa no departamento de futebol.

Realmente, é pra lá de estranho. E, ficaria mais estranho ainda se tivéssemos a convicção de que a vassourada geral tenha sido realmente obra dele.

Curioso, resolvi pesquisar e, pela retidão de caráter da pessoa com quem falei, a possibilidade de ele não ter me passado o retrato fiel do que ocorreu, é zero.

Quem “colocou a boca no trombone” após o jogo, foi o nosso vice de futebol. Quem tomou a decisão e demitiu todo mundo, foi o presidente Eduardo Bandeira. Se o desabafo público do vice de futebol, após o jogo, teve influência na decisão do presidente, só ele pode confirmar ou, não. O que é certo, é que a decisão das demissões foi do presidente. Qualquer outra história foge à realidade dos fatos.

E, quem está dando “tratos à bola” na tentativa de rearrumar a casa, é o presidente. Talvez este fato explique a ausência do vice, provavelmente achando que deveria ser ele o maestro da remontagem. Bom não se esquecer que o regime é presidencialista e, seria loucura imaginar que em momento tão complicado e importante, não fosse o presidente do clube o maestro da remontagem.

A boa notícia é que sabemos que há um comando único, até porque, provado está que, quando muitos mandam, quando o comando é dividido, a vaca toma o caminho do brejo…

Que o nosso presidente seja feliz na remontagem da estrutura do futebol. O tempo joga a favor, pois o time só entra em campo no dia 14, embora seja óbvio que, quanto antes, melhor.

1 Comentário

  1. Prezado presidente, acho na minha humilde opinião que quem vier a ser treinador e o diretor responsável pelo futebol tem que dar atenção a um fato que já observo não é de hoje no Flamengo. Os garotos da base quando são colocados no time titular parecem que não conjugam do mesmo verbo dos chamados medalhões. Já houve discussão de Rodolfo com Felipe Viseu e Paqueta com Diego e Dourado. Alguém tem que prestar atenção nisso. Se não existe harmonia no conjunto, é difícil haver evolução. E esse problema não é de hoje, tem que se prestar atenção nisso também.

    Reply
    • Ronaldo,
      Na realidade imposta nos últimos anos os meninos já subiam sabendo que teriam que enfrentar a panelinha formada pelo elenco + patota do Rodrigo Caetano… Basta ver que o Jean Lucas, ÚNICO SEGUNDO VOLANTE QUE SE DESTACOU NESTE ANO, foi barrado por Rômulo e Arão…

      Reply
      • Meus caros Ronaldo e Diego, encarem a realidade : a base do Flamengo é mascarada, egoísta e marrenta. Basta ver aa entrevistas do craque Paquetá. Mais, não resolve nada. É um tal de firula, passe de letra, chute quando tem oportunidade do passe.
        Querem um exemplo procurem um passe vertical do Paquetá e do VJ. Aliás o Paquetá s[o passa para o parsa dele VJ.
        Chega de marra, está mais que na hora do velho e sábio ditado : pato novo não mergulha fundo.
        Meu falecido pai dizia que hierarquia é tudo na vida.

        abs

        Reply
  2. O novo Diretor Executivo, oara o lugar do R.Caetano, será o Carlos Noval, diretor da base rubro-negra.

    Espero que faça a ponte para os jovens da base! O Santos lança um monte de moleque todo ano, e como em qualquer lugar do mundo, a cada 10 só um ou dois dão certo, que são os que realmente jogam bola… Aqui no Flamengo precisa fazer isso também, pois quem é bom se garante, esse papo de “queimar” é desculpa de pereba!

    Reply
      • Pergunta que não quer calar : quantos títulos ganhou o Santos nos últimos anos ?
        ESpero sim que venha alguém e bote ordem na casa. Cobrança nos medalhões e enquadramento na mascarada e marrenta base .
        Saudações

        Reply
        • Desde a era Diego e Robinho:
          2002 – Campeão Brasileiro
          2004 – Campeão brasileiro
          2006 – Campeão Paulista
          2007 – Bicampeão Paulista
          2010 – Campeão Paulista
          2010 – Copa do Brasil
          2011 – Bicampeão Paulista
          2011 – Taça Libertadores
          2012 – Tricampeão Paulista
          2012 – Recopa Sul-Americana
          2015 – Campeão Paulista
          2016 – Campeão Paulista
          2016 – Vice campeão brasileiro
          2017 – Terceiro no brasileiro

          Reply
          • Amigos. todas as conquistas do Santos, algumas totalmente irrelevantes , as principais tiveram um fora de série como protagonista : Neymar.
            Agora se vcs acham que Tuller, Pepe, Jean Lucas e os marrentos paquetá e VJ vão levar o Flamengo a algum lugar; me chamem para ver o trenó de Papai Noel.
            O que precisamos é cobrança nos marajás medalhões e enquadramento aos mascarados da base. Resumo : falta gestão.

  3. Parece que o diretor da base assumirá os profissionais. Boa sacada. Assim espero mais chances aos jovens como Klebinho, Patrick, Jean Lucas, Ronaldo, Lincoln.

    Reply
  4. Caro Kleber e amigos!
    Surgiu o nome de Carlos Noval para o lugar do RC como o mais provável (Globo.com).
    Para técnico nenhum nome, salvo especulações. É preciso saber escolher o homem certo no futebol para montar o restante do elenco.
    SRN

    Reply
  5. EU DISSE NA POSTAGEM CEDO E REPITO: O Vice não manda nada e quem definiu foi o presidente. O vice sabia que se não vencesse haveria uma mudança total e foi afobado ou intencionalmente chutando o pau da bandeira. Ele sequer vai permanecer no cargo, pois criou animosidade com todo elenco ao expo-los publicamente. Por que não mais deu as caras se ele que mandava? Antes de ser vice, poucos o conheciam na gávea, a não ser como parte em grupo politico. Tanto que a torcida não o acolheu quando foi escolhido.

    Reply
  6. Kleber,

    Acabo de ler no Globo.com que Carlos Noval será o novo Diretor Executivo de futebol, escolha feita pelo Sr. EBM, ou seja nada de novo, o Sr. EBM, mais uma vez, coloca nesse que é o mais importante cargo do clube, alguém que irá seguir sua doutrina de apaziguador, mais um fiel submisso, que não terá “carta branca” para nada, tudo continuará como sempre, derrotas, vergonhas, vexames e quando muito, as explicações de sempre, “vamos continuar trabalhando”, “vamos resolver os problemas internamente”, e por aí vai…

    Só para deixar claro, não tenho nada contra esse Sr. Carlos Noval, comenta-se até que fez um bom trabalho na Base, mas convenhamos qual experiência ele tem para tocar um elenco profissional, e ainda mais de um clube do porte do Flamengo?

    Enfim, até espero estar errado, mas acho que caminhamos para mais uma temporada com mais vexames, por sorte essa será a última do DERROTADO Eduardo Bandeira de Melo.

    SRN

    Reply
  7. Ohhhh Kleber , me desculpe …. esse banana não tem pulso nem pra pedir pro netinho parar de fazer birra , com essa política blindando esse idiota daqui a pouco seremos a segunda nação do Brasil !!!! Chega !!!!! Depois de 6 anos ?????????

    Reply
  8. Caro KL e amigos sou baiano e nordestino de Macaúbas, me sentir duplamente ofendido por ser nordetino e flamenguista com as declaraçoes de Juninho Pernabucano no Sportv a pouco.

    Reply
  9. Galera vocês viram as declarações do Juninhopernambucano no seleção SporTV,sobre o Flamengo?…como a rede Globo contrata um cara desses, ele não é imparcial e quando se trata do Flamengo ele demonstra todo o seu ódio pelo clube,dor de cotovelo e tudo mais,crítica jogadores do Flamengo se estão bem,procurando deprecialos, sempre fala mau do Cuellar,,, triste esse vascaíno,O torcedor do Flamengo não é preconceituoso,quantos craques tivemos do Nordeste?…alguem tem que lembrar esse cara que o Flamengo é o Brasil inteiro…portanto ele que vá cuspir sua inveja do Flamengo é dor de cotovelo na casa dele…

    Reply
    • Esse Juninho é tão boçal que se esquece que o colega de trabalho dele, o Júnior, é nordestino e um dos maiores ídolos da história do Flamengo!

      Não é de hoje, esse cara tinha que ser afastado da função!

      Reply
  10. Presidente Kleber, fugindo do assunto, o Sr. Contratou e trabalhou com o Cuca em 2009, contratado no início daquele ano, substituindo ao Caio Jr. E também o Sr. Saiu do comando do futebol do Flamengo junto com o Cuca também em 2009.
    Mediante, o que tem a falar sobre o treinador que o Sr. Conviveu por determinado tempo?
    Poderia ser uma boa solução??
    Esse seria o meu preferido.
    Ao lado de Abel Braga.

    Reply
  11. Alguém aí percebeu a vontade do luiz Roberto, acho que é esse o nome, de narrar o gol do botachoro, é do glorioso disse ele, não deu pra vc Diego Alves, que isso, parecia um torcedor narrando, safado.

    Reply
    • Wanderson, há algum tempo percebo isso e já relatei aqui dois lances, um quando o Flamengo levou um gol do Cruzeiro em 2016(depois virou pra 2X1 pra desespero dele). Não conseguia disfarçar a felicidade dizendo que com aquele gol o Palmeiras iria disparar na liderança.
      Outra, já em 2017, Flamengo X San Lorenzo, quarenta e tantos do segundo tempo, quando o Atlético PR fez o gol da vitória, ele passou a repetir um mantra: O Flamengo não pode tomar gol, o Flamengo não pode tomar gol!”. E, para felicidade dele e do Arco-Íris, tomou o gol e foi eliminado.
      Outro dia, no sacode que o Vasco estava levando na Bolívia, o discurso foi outro: “Se o Vasco fizer um gol, o Wilsterman tem que fazer 6!”. Dois pesos, duas medidas. “Sabe de quem” estamos falando, né?
      Ele narrando e o Edinho comentando só apertando a tecla “mute”. SRN

      Reply
  12. Edmundo lembrou há pouco na fox a passagem do Cuca no ano passado no Palmeiras quando chegou esculhambando o grupo que tinha sido campeão com ele, pediu contratações desastrosas e acabou com o ambiente. Já sou contra ele depois dessa.

    O Dorival foi o primeiro técnico da gestão EBM, vindo da anterior. Foi demitido por não aceitar reduzir o salário e botou o clube na justiça.

    Não dá pra tentar o Abel?

    Reply
  13. Grande KL.
    Nem Alan Kardec acreditava no acaso.
    Quem tocou fogo geral (atitude jamais usada por essa gestão), foi Lomba.
    Se não tivesse tido tanta indignação após o jogo e, seguisse seu caminho normalmente, nada aconteceria. Com certeza…
    Lomba, na verdade, fugiu completamente dos conceitos adotados desde o 1° dia de mandato. TODOS, sem exceção, davam 10 horas de entrevista e não diziam absolutamente nada.
    Lomba foi torcedor, enquanto a maioria, são gestores burocratas.
    Numa situação normal, por tudo que disse e pelo piti público, já teriam limado ele no mesmo dia.
    De certa forma, mesmo não participando em loco das guilhotinas, Bandeira deu carta branca a ele e, entendeu sua ira por novos caminhos para o Departamento de Futebol.
    Enfim, temos um VICE DE FUTEBOL.
    Mesmo após 6 meses, apareceu…
    O jogo contra o Botafogo transbordou o copo.

    Reply
    • Egon,nesse aspecto acho que o amigo está enganado, a informação que circula é que EBM e Fred tomaram de vez ainda mais o controle do futebol e afastaram Lomba das decisões.

      A verdade é que EBM não deu carta branca, ele, pressionado pela situação e entrevista dada por Lomba se viu na necessidade de mostrar algum serviço,e, pressionado pelo grupo “Só Fla”, com muito custo,fez as demissões.

      Mas EBM continua mandando e isolou o atual VP de futebol,pelo menos essa é a informação que circula. Vejo algum tipo de estratégia política aí.

      Mesmo me considerando apartidário, dada a caótica bagunça na gestão, creio que seja difícil EBM fazer um sucessor, para o momento que o Fla vive, nomes como Landim, Bap e Wallin casam melhor e são necessários, acho que um deles virá ao fim do ano. Ambos saíram da situação por não concordarem com os erros que vemos hoje em Bandeira.

      Reply
      • Errado, amigo Daniel.
        Hoje Lomba estava no CT.
        Banana não tem peito pra fazer o estrago que foi feito.
        Muito político e Luz, muito imbecil…
        Hoje está tudo nos seus devidos lugares.

        Reply
  14. “possibilidade de ele não ter me passado o retrato fiel do que ocorreu, é zero.”

    Vamos então aguardar os fatos, pois foge totalmente a postura do presidente nesses últimos cinco anos.

    Reply
    • Informação de Diogo Dantas:

      “O presidente Bandeira, ao lado de Fred Luz, retomou o controle do futebol, NÃO DEIXA LOMBA FINALIZAR a REFORMULAÇÃO no Flamengo e cria um impasse.
      Vice não é envolvido em decisões após demissões, como escolha de técnico e diretor, e pode sair.”

      Reply
      • Agora se realmente foi o Bandeira que demitiu o recado do Juninho que era para o Lomba vai para ele.

        Juninho Pernambucano criticou o Lomba pelas demissões e usou o seguinte argumento: “não admito que um cara que nunca jogou bola no Maracanã tenha esse comando”. Em seguida elogiou o Bandeira. Quantas partidas o Bandeira tem no Maracanã?

        Reply
    • Caro Robson!
      Inimaginável um banana político, limar o Depatamento de Futebol inteiro, em menos de um dia.
      Estamos falando de vaidades. E isso, é a cara dele e do Luz.
      Quem arrombou a porta foi o Lomba. Os cardeais só entraram.
      Carpegiani que é amigo do Caetano que é amigo do Bandeira que é amigo dos protegidos.
      Lomba arrumou um trombone e botou no lombo deles todos…
      SE… Bananinha limar o cara, vai ficar feio pra cacete.

      Reply
      • Me parece q o Lomba botou a boca no trombone apoiado por gente graúda nos bastidores, justamente o apoio que o EBM precisa nesse momento político…aí ele foi forçado a fazer a limpa no futebol. Ou seja, fez sem a menor convicção, sem saber (até hj) pq o futebol nao rende, então me parece que a chance das novas escolhas serem boas é algo totalmente aleatório. Essa reformulação era pra ter sido feita em Dezembro..não dá pra crer que o cara pq perdeu de 1×0 pro Botafogo passou a achar que tudo q ele acreditava tava errado

        Reply
        • SO FLA, amigo.
          Está completamente a favor do Lomba e contra o banana…
          Um conselheiro amigo me disse hoje de manhã.
          Bandeira arriou a calça para a atitude do vice de futebol.

          Reply
  15. Kleber, também tive acesso ao mesmo comentário na gávea.

    No entanto fui checar com alguns amigos que garantem que Lomba já está trabalhando fora das dependências do Flamengo para o novo técnico, para que a notícia tenha chance zero de vazar antes do tempo.

    Realmente foi o presidente que comunicou a todos as suas respectivas demissões mas e de acordo com Lomba.

    Pelo perfil de Lomba, posso garantir que se assim não fosse, ele seria o primeiro a pegar o chapéu e voltar para a arquibancada e para o SóFla.

    Particularmente estou fazendo campanha para que o técnico seja o Renato Gaúcho. Acho que cairia como uma luva.

    Notícias vindas do sul, dão conta que Renato não tem multa contratual. Sendo assim, fica um pouco mais fácil.

    Aguardemos

    Reply
  16. Kleber, concordo que definir um comando é necessário, o problema é quando o comandante não tem afinidade com a gestão do futebol, que é o caso do Bandeira.

    Sabemos que ele é um homem de caráter,que tem meu respeito,e que lá em 2012 soube escolher, acertadamente, um grupo encabeçado por Wallin, Bap, Landim e outros que queriam reciclar nosso Fla financeiramente, porém EBM não tem sensibilidade com o futebol, demostrou isso durante os últimos 6 anos, inclusive com declarações infelizes quando questionado sobre o futebol, se até hoje não deu certo, qual motivo de dar agora?

    Sobre a escolha de Noval para a diretoria,ao meu ver, mais um erro, ora, a função de diretor é monitorar, junto ao técnico,as necessidades do time, supervisionar se o técnico está fazendo o time evoluir no campo e ter a sensibilidade de ver se o mesmo tem capacidade de corrigir os deficiências do campo e preparar o time com uma defesa organizada, munindo o time de repertório de jogadas ofensivas,como triangulações, tabelas em velocidade que resultem em jogadas efetivas, não apenas os tais chuveirinhos na área, fazendo com que o coletivo faça o individual de cada um atingir o máximo em sua respectiva posição. Qual a experiência de Noval sobre isso no profissional?

    Segundo, esse cargo exige que o profissional tenha trânsito no mercado para a contratação de jogadores, qual a experiência de Noval nisso?

    Nada contra,mas como foi contratado, tem a minha torcida e desejo que faça um bom trabalho, assumindo a responsabilidade do cargo do maior time do país e as cobranças pertinentes a sua responsabilidade. Espero que me surpreenda.

    Reply
    • Daniel G,
      Acho que a contratação do Noval também tem outro fator: eleições no Fla 2018. Como trazer um bom Diretor Executivo sem a garantia de que terá continuidade em 2019???

      Reply
    • Daniel, EBM nao escolheu ninguem. Ele foi chamado prlo Wallim pois este nao podia ser o candidato. Depois, em 2015 rompeu o pacto firmado em 2013 e saiu candidato. O mentor dessa virada e o Bap. Discordei de varias de suas atitudes mas esse merito e dele- falo da restruturacao institucional.
      No Brasil valorizamos o personalismo e esse senhor-EBM- sempre soube se promover se vendendo como engenheiro dessa mudanca. A alguns meios de comunicação nao interessa um presidente do Flamengo forte e com ideias, pois e mais facil controlar alguem fraco e passivo.

      Reply
  17. Vale lembrar que essa foi a SEGUNDA barca no departamento de futebol do FLA nos ultimos MESES.

    Tentando acertar eles estão e não é de hoje.
    TODOS sabenos do potencial do FLA ATUAL, sabemos que faltam apenas detalhes para o sucesso se concretizar.

    O Urubu Rei está FAREJANDO uma termica.

    Reply
  18. Eu prefiro um cara mais experiente do que o NOVAL,pq com um elenco mais cascudo q tem o Flamengo, ele pode se perder
    Lógico q digo isso sem conhecer o profissional, mas ele sempre trabalhou só com a base, será que saberá lidar com tantos jogadores rodados? Parece q a intenção do Presidente , é somente p q o Noval fique de figura decorativa e quem vai tomar frente do futebol seria o Bandeira mesmo !!

    Reply
    • Vão esculhambar o bom trabalho na base e, não vão resolver o problema do executivo.
      Conheço muito Carlos Noval (Bigu) e seu irmão Cafu. Assim como conhecia Renato Noval. Cresci com todos no mesmo prédio na Timóteo da Costa.
      Carlos Noval, de ótimo temperamento e caráter, vai mancar como executivo. Conhece tanto o mercado, quanto eu de balé.
      Escolha desastrosa…

      Reply
      • Grande Egon! Foi exatamente o que disse no meu post acima mesmo não conhecendo Noval. Você que conhece referendou o que pensei no momento que soube da escolha do nome, mais um erro da dupla EBM e Fred que insistem em interferir no futebol.

        Gostaria de saber o que o amigo acha sobre a escolha de um novo treinador, meu pitaco deixei no post abaixo, para mim o ideal seria um desses 5 nomes.

        Abraço!

        Reply
        • Bem! Como o Nino acha o Renight um gato, não posso gostar desse perdedor….
          Se não fosse o rebaixamento e a vergonhosa perda de Libertadores pra LDU, em pleno Maracanã, meu técnico seria ele.
          Ainda fico com Cuca!

          Reply
      • Egon,
        Acho que o fator eleições atrapalha na escolha do Diretor Executivo. Nenhum bom nome virá sem garantia de se manter em 2019, caso a chapa do EBM nao emplaque…
        Vai ser o tapa buraco até o final do ano, acredito.

        Reply
        • Meu amigo Diego! Noval não tem nm cacoete de gestor executivo!
          Não sabe nem o telefone do Léo Moura. Como acho que não contrataremos mais nada, está no cargo certo. Um apaziguador do futebol.
          Como disse meu amigão Vili, no andar abaixo, a importância do executivo é utopia.
          Quem manda na verdade, são os Bananas incompetentes, Sr. De Mello e Sr. Fred Trevas…
          São tão escrotos e leigos, que tentaram assinar a festa do Lomba…
          Se o cara não joga a merda no ventilador, os dois continuariam dizendo após a vergonha contra o Botafogo. “Calma que estamos trabalhando”…
          Luz então nem se fala! É o câncer da gestão de 6 anos…

          Reply
      • Fala mestre!!
        Não entendo a importância que de repente damos a figura do executivo.

        Vejo como um trabalho super valorizado e que a alguns anos atrás não existia.

        Reply
  19. Amigos, apesar de não concordar com a escolha para a diretoria, agora que já foi decidido, é preciso contratar um treinador.

    O problema é que o mercado está carente de bons nomes que atendam as necessidades de correção das deficiências que o time do Fla apresenta.

    Hoje há um pequeno grupo de técnicos que demonstram capacidade de montarem times modernos, sólidos defensivamente e com bom repertório de jogadas trabalhadas que resultem em efetividade ofensiva. Ou seja, um trabalho que você percebe o dedo do treinador e uma evolução no decorrer do trabalho.

    Esse grupo é formado por:

    TITE
    RENATO PORTALUPPI
    CARILLE
    ROGER MACHADO
    MANO MENEZES

    Respectivamente na ordem de minha preferência, não a toa estão todos empregados e realizando um bom trabalho.

    Como parto do princípio que todo time grande,como o Fla, precisa sempre ir em busca do melhor, sempre se aprimorar na busca constante de evolução, eu tentaria de qualquer maneira todos, exceto Tite,por motivos óbvios.

    Caso seja impossível, contrataria até o fim do ano Cuca, que é dentre os disponíveis o que conquistou um título de relevância recentemente, o Brasileiro/2016, mesmo que com um futebol bem aquém e dependendo de cruzamentos excessivos,mas não faltou jogadas de bola parada ensaiadas que foram fundamentais, além de saber montar e escolher bem um elenco. Não sou fã,mas…..

    Reply
  20. Lamentavelmente as infelizes e CRIMINOSAS palavras do Juninho, é mais uma demonstração do clima de ódio plantado no Brasil. O Flamengo, time de maior torcida no país, não sofre e nem poderia ter qualquer tipo de preconceito. Nossa torcida vai de Norte a Sul e de Lesra a Oeste.

    Reply
  21. Quer dizer que o treineiro Carpegiani foi demitido com 70 % de aproveitamento no Carioqueta, que nem com 100 % de aproveitamento é parâmetro para nada. Será que escreveram sério ? lamentável…..

    Reply
  22. Pobre Juninho, fica dando esses pitis buscando espaço na mídia. Ele não deve ter conhecido o João Batista Nunes de Oliveira, o Nunes campeão mundial(que ele não foi), o “João Danado”, nordestino cabra da peste e ídolo da Nação.

    Reply
  23. Juninho Pernanbucano foi infeliz no seu comentário.Ele precisa se reciclar.Comentarista esportivo tem que ser imparcial,frio,observador,e saber medir as palavras,como consequência de raciocínio e boa análise dos fatos.Da forma que fêz prejudicou a sua credibilidade que já anda questionada.
    Òtima a resposta da direção do FLA.
    ABS.

    Reply
    • Caro Carlos, concordo com você. Eu ouvi, ninguém me contou, o tal comentarista declarar que o Rene foi tirado do time por ser feio, nordestino e não ser amigo de ninguém. Disse porque quis dizer e foi muito mal, ao contrário do que pretendem seus defensores.

      Reply
    • Ainda bem que você falou isso na época certa. Deve ter recebido seus ovinhos com lacinho cor de rosa.
      Mas não esqueça de deixar seus sapatinhos na janela. O Natal vem aí…
      Bandeira não lima nem o faxineiro do clube. Imagina o Departamento de Futebol inteiro.
      Quem “protege” as dragas assumidas por ele, não pode mandar 2 campeões do mundo pro saco e, um executivo de renome.
      Bandeira subiu no bonde do Lomba…

      Reply
  24. Eu estava assistindo ao programa quando o Juninho fez o comentário. Não senti intenção alguma de ofender ao clube, foi apenas um comentário que na realidade ele disse que não pode um dirigente que nunca chutou uma bola falar o que falou sobre os jogadores. Ele quis dizer que o vice trouxe problema com o grupo e isso é evidente. Ele criticou a demissão do Carpegiani porque o contrataram em poucos dias. Estão criando desculpas para desviar problemas serios que estão acontecendo.

    Reply
    • Juninho pra mim entrou em contradição: como ele pode defender a permanência do Carpegiani se ele mesmo disse que quem escalou o Everton na lateral para entrada do Vini Jr no time foi a torcida? O técnico que escala o time por pressão da torcida e não por suas convicções não serve para time grande.

      Reply
      • Tirando a fala q o Renê foi barrado por ser nordestino, todo o resto da análise do Juninho é brilhante. Apontou certo, não existe convicção em nenhuma tomada de decisão de Presisdente, diretor, treinador…são guiados pelo twitter.o Carpegiani fez igual o Zé Ricardo no último jogo dele contra Vitória , escalou o time mais pedido na rede social

        Reply
  25. Prezado Kleber:
    Cumpre irmos, primeiro, por eliminação: Luxa, Dorival e Jorginho NEM PENSAR. Ponto.
    As preferências recaem, então, sobre o CUCA e o ABEL.
    Por mim, CUCA já estaria contratado há muito tempo.
    Foi ele quem montou a base daquele Flamengo campeão de 2009.
    Cuca é ” Pule de 10″, nenhuma dúvida.
    Deixe-se quem está empregado, em paz.
    E volto a dizer, pela milésima vez: Joel Santana deveria ser contratado para desempenhar alguma função no departamento de Futebol.
    Bandeira de Melo: nosso respeito, solidariedade e reconhecimento por recolocar o Flamengo nos trilhos.
    Saudações,
    Carlos Cazé.
    PS: Eis aqui a base daquele Flamengo campeão de 2009. Para quem entende de futebol, uma derrota pode ser algo muito relativo.
    https://www.youtube.com/watch?v=FyjYvARBP_A

    Reply
    • Caze, o Cuca pode ter montado o elenco campeão, mas quando saiu estava na parte baixa da tabela. Outro dia o Mauro Cezar trouxe reportagens antigas de quando o Cuca saiu e os jogadores desciam abertamente a lenha nele. Pet nem no banco ficava.

      Reply
  26. Kleber queridão, vc sempre teve razão!

    “Uma engenheira judia presa em campo de concentração alemão alertou energicamente o fato de uma construção no campo esta sendo executada de maneira errada. O oficial nazista imediatamente ordenou que seus engenheiros fizessem as alterações conforme a prisioneira engenheira sugeria e na mesma hora ordenou a seus soldados que executassem a tal prisioneira”.

    Me lembrei da cena de Holocausto com esse episódio do Lomba e da diretoria rubro-negra.

    A ausência do diretor nos treinos pós eliminação mostra que ele deverá deixar o cargo de vice de futebol.

    EBM e Fred Luz tocarão todas as diretrizes do clube até o fim do ano, e o que isso indica?

    Em primeiro lugar indica uma total falta de senso do EBM, como é sabido e comprovado, nosso presidente não entende bulufas de futebol.

    Em segundo lugar denota um apego do EBM ao cargo, não sabemos por qual motivo, se ego, vaidade, interesses políticos internos, ou interesses políticos externos.

    O fato mostra tbm que EBM se considera acima do Flamengo, ou pelo menos é o que diz o seu Ego.

    Reply
    • Nino,
      Só que o EBM não contava que a torcida, nas redes sociais, iria abraçar o Lomba de uma forma calorosa… Se demitir vai criar revolta.

      Reply
      • “Se demitir vai criar revolta.”
        Vai ter que aturar a JOVEM na porta de casa querendo a careca dele…
        Até eu vou pro Ninho…
        Ô Nino! Ruim do Lomba pedir pra sair. Os 15 minutos de sucesso, causaram um reboliço nunca visto em clube nenhum.
        Dali pra candidato a presidência. Um novo “Kalil”.

        Reply
  27. Amigos, sobre o comentário do Juninho Pernambucano, concordei com quase tudo, menos quando ele disse que o EBM é o melhor presidente da história do Fla e, claro, na questão do Renê.

    Já se nota que ele desconhece totalmente a nossa história quando elege o EBM como nosso melhor presidente (que fique claro, gosto muito da gestão dele, apesar da situação do futebol), mas passa bem longe do Márcio Braga. E a outra questão foi do Renê. Ainda mais com ele tendo como colega de emissora um tal de Leovegildo Lins da Gama Júnior. Apesar dele ter razão em uma coisa: o Brasil é realmente preconceituoso.

    Mas sobre essa histeria da torcida, tem total razão. A diretoria fez contratações e tomou algumas decisões por conta da pressão feita pela torcida Fla Rede Social.

    Várias decisões ocorreram por conta das redes sociais, como a contratação do Rueda (duvido que a maioria que pediu sua chegada realmente conhecia seu trabalho), contratação de Diego Alves (que eu acho um grande goleiro), a saída do Zé Ricardo, assim como a ida do Everton 22 para a lateral. Uma diretoria que se baseia com opinião de torcedor, deve rever muito seu conceito.

    Sobre isso, segue abaixo o link do blog do André Rocha.
    Abs e SRN

    http://andrerocha.blogosfera.uol.com.br/2018/03/30/flamengo-e-administrado-pelas-redes-sociais-e-nao-pode-ser-levado-a-serio/

    Reply
  28. Liliano e Henrique, queridos companheiros e amigos,
    Liliano: A minha experiência com Cuca foi pra lá de positiva. Cuca, para montar um elenco, é nota 10. Profundo conhecedor da matéria, estudioso e trabalhador. Eu o contrataria ontem.
    Henrique: O Cuca evoluiu muito. Os equívocos de relacionamento ficaram no passado. Não acredite em tudo que você ouve.
    Forte abraço para os dois.

    Reply
    • Cuca já deveria estar treinando!

      Mas vi a assustadora notícia de que estariam negociando com um gringo, um argentino ex-River. Espero que seja mentira, mais um que nada sabe do futebol Nacional.

      Reply
  29. Amigos,

    Em fins de 2017 quando falávamos aqui das expectativas para a temporada de 2018 eu sempre me referi, que se houvessem expectativas ou esperanças elas só viriam em 2019!

    Sinceramente eu esperava estar errado na minha bravata, mas infelizmente é o que parece que vai acontecer.

    O EBM esta agarrado a questões políticas, a vaidade pessoal, e que se dane o Flamengo!

    Reply
  30. “A expectativa do fim”

    E qual é a chance que os senhores acham que o EBM tem de reverter toda essa situação do futebol em sua administrção?

    Passados quase 5 anos e meio de sua gestão, ele espera fazer o que não fez até agora em 6 meses?

    A temporada de 2018 já foi para o saco, aliás como acontece em quase todos os anos.

    Existe problema de comando esportivo no clube, problema de comando técnico dentro de campo e problema de comportamento passivo dos jogadores, e quem vai resolver isso?

    As chances são mínimas do EBM sair-se bem sucedido nessa centralização de poder junto com o Fred Luz.

    É importante que se diga, o Palmeiras da Parmalat teve dinheiro e ganhou título, o Corinthians da MSI teve dinheiro e ganhou título, o Fluminense da Unimed teve dinheiro e ganho título, o Palmeiras atual da Crefisa fez o mesmo. Só Flamengo teve dinheiro e não ganhou nada! Foram 100 milhões em contratações, e nada!

    A história que parece que vai ser escrita é a seguinte: EBM como o melhor presidente no campo administrativo da história do clube, e um dos piores presidentes no campo esportivo.

    Reply
  31. Eu achei essa reformulação necessária e em boa hora , vamos ver quem serão os escolhidos … sangue rubro negro nessas horas será bem vindo , Carlos Noval já tá certo como manager, agora , pelo menos pra gerente na.vaha do Mozer, tem que ser algum ex jogador , minhas sugestões, Fábio Luciano Pet e Sávio…
    Já pra técnico, iria de Felipão, ele consegue aglutinar as pessoas e dar resultado a curto prazo .

    Reply
  32. Kleber, por favor me permita :não se trata de interpretação , eu ouvi o tal do Juninho Pernambucano declarar , calma e pausadamente, que o Rene foi sacado do time por ser feio, nordestino e não ser amigo de ninguém. Agora vejo que os interpretadores de declarações querem torcer o dito para que pareça com o não dito.façam me um favor…..

    Reply
  33. Kleber,nada mudou nós estamos aqui discutindo sobre mudanças de governança dentro do futebol sem atingirmos ao que realmente interessa que são nossos jogadores que são muito bem pagos e não correspondem no campo o que se espera deles.
    Quanto ao Juninho,se faz necessário entender a forma metafórica em que abordou os termos”feio,nordestino”até porque quem viveu dentro de torcidas sabe que isto é “café pequeno” e que de um jeito ou de outro todos nos temos os nossos preconceitos.
    Dito isto são raros os clubes que peitam as torcidas e está direção e as que as antecederam nem agora e nem nunca serão diferentes por serem frouxos e covardes e oportunistas.E por favor este discurso de “Nação Rubro Negra” isto é bom para aqueles que de um modo ou de outro são levados por discursos demagogicos e com intuitos políticos.
    Sou torcedor do Flamengo e não preciso que ninguém fale por mim.
    “Poderiamos nos satisfazer com uma única regra moral para as questões da vida prática, mais precisamos atribuir a nós mesmos e aos outros direitos iguais”.

    Reply
  34. Kleber, se não me equivoco , acho que você tem um relacionamento estreito com um membro da família Noval. Digo isso pra lhe perguntar sobre sua opinião sobre a escolha do substituto do Rodrigo Caetano.

    Reply
  35. Em Tempo,para aqueles que somente ouviram até o “feio e nordestino” o ex jogador citou uma experiência acontecida com ele em que o treinador disse que ele não marcava,chutava mal e que não tinha força física para enfrentar os adversários na frente do grupo isto é preconceituoso e inadequado.
    “Feio e Nordestino” naquele contexto foi uma metáfora.

    Reply
  36. Kleber, começo a me preocupar com o que leio sobre o Bandeira. Considero ele como o maior dirigente que vi no futebol brasileiro e milagroso ao devolver a grandeza ao Flamengo principalmente fora de campo.

    No entanto, as notícias que leio são de intransigência e isolamento. Espero que ele reveja isto. Pois como disse aqui, os próximos gestores vão colher aquilo que ele plantou, mas ele não merece sair do Flamengo como um fracasso.

    Reply
  37. Boa tarde , senhores. Concordo com a opinião de que com esses treinadores disponíveis Cuca seja um bom treinador. Mas ele tem a meu ver duas coisas que não suporto: 1. Muito supersticioso às vezes parece buscar ajuda do além; 2. Quando se indispõe com algum jogador torna a coisa tão visível que acaba abalando o grupo todo. Aconteceu isso já no próprio Flamengo. Na ocasião diversos jogadores comemoraram a sua demissão. Recentemente, foi no Palmeiras, onde ocorreu o afastamento do Felipe Melo. Saudações rubro-negras

    Reply
  38. Paulo César, amigo,
    Renato Noval, pra começar, foi uma das mais adoráveis figuras humanas que Papai do Céu me permitiu conhecer. Como ser humano, nota mil!!! Como rubro-negro, de 0 a 10, nota 11!
    Carlos Noval, vi menino, rubro-negro como o pai. O tempo passou e nos distanciamos. O que dele sei, é que o trabalho desenvolvido nas divisões de base foi muitíssimo bom.
    Trata-se de um rubro-negro com história familiar, família esta, de inestimáveis serviços prestados ao clube. Em síntese, se há alguém que temos obrigação de abrir um enorme crédito, é Carlos Noval. Não sei se esta é a praia dele. Tomara que seja. Estarei torcendo por ele, dia sim, dia também.
    Forte abraço.

    Reply
    • “Não sei se esta é a praia dele”
      Não é, meu doce Guru! Conheço muuuuuuito, ele e o irmão.
      Como não vamos mais contratar ninguém, a não ser que o jogador queira jogar de graça no Flamengo, vai tirar de letra a função.
      O grande problema, é que a base perde um coordenador da mais alta qualidade.
      É uma saída… mas longe de ser uma solução…

      Reply
  39. Henrique, querido,

    Adoro “ ler” você. Os seus comentários exalam paixão, respeito, carinho e esperança. E, além disso, pragmatismo delicado.

    Com respeito ao seu último comentário, acho que, ao contrário do equilíbrio que você sempre demonstra, optou pelas extremas, pelo radicalismo. Primeiro, embora reconheça no nosso presidente, méritos inquestionáveis, não esqueça que este projeto “azul” que, comigo, com Goni Arruda e Flavio Godinho, começou, teve como alicerce a força de um grupo. Há figuras geniais neste processo que provavelmente você nunca tenha ouvido falar.

    Quem ganhou a eleição foi o discurso de um novo grupo, de uma nova mentalidade. Não foi o Eduardo, até porque, ninguém no Flamengo o conhecia. Ele foi a aposta que o grupo propôs e que os sócios compraram a ideia. Os méritos, por uma questão de justiça, pertencem ao grupo, inclusive, os que nem mais fazem parte, como, Bap, Landim, Wallim e tantos outros, que ajudaram a “colocar a nossa pipa no alto”…

    Da mesma forma que coloco as coisas como realmente são com relação ao nosso presidente, digo que não há nenhuma possibilidade, mesmo que tudo dê errado no futebol até o final do ano, que o presidente Eduardo não tenha o reconhecimento dos verdadeiros rubro- negros como alguém que tenha sido importante para a vida do clube. Se o futebol caminhar bem, melhor ainda, porém sem nunca esquecer que, pela primeira vez na história, quem ganhou a eleição não foi um nome e sim, um grupo. E, na sequência, igual. O Flamengo é dirigido por uma mentalidade nova, por um grupo de vanguarda. O nome, o único, o salvador da pátria, já era…

    O balanço positivo do clube se deve a vários Eduardos…

    Forte abraço.”

    Reply
  40. “O balanço positivo do clube se deve a vários Eduardos”
    Pô! Gostei disso, Guru…
    O único detalhe, que de certa forma empana esses “Eduardos”, é que nenhum deles entende absolutamente nada de futebol…
    DE TODAS AS CHAPAS.
    Trocaria essa cambada de Dudus, por Klebers, Kalils, Hortas, Márcios… etc…

    Reply
  41. Caro Kleber,continuo achando que Lomba errou em “ter chutado o balde,vassoura,pano de chão,etc,de forma pública.Atingindo a todos.Deveria,sim,em reunião fechada com o elenco,comissão tecnica, expor a sua opinião,críticas,cobranças,etc.Leio que houve descontentamento,principalmente por parte dos atletas.O que pode redundar em rejeição silenciosa.Demitir jogadores,que têm altos salários fica caro para o clube.Melhor seria fazer um trabalho de recuperação geral,tipo “papo aberto”,com cada um.A escolha do novo tecnico,no caso,vai ser fundamental.As competições se sucedem,e os atletas são os mesmos.Muito trabalho pela frente,e como diz vc Kleber,conseguir a sintonia fina entre todos.
    Claro,o período pré-eleitoral vai atrapalhar.
    Vamos ter que ir em frente,mesmo às custas de tropeção nas proprias pernas.
    SRN,ABS…

    Reply
    • Dessa vez vou divergir do meu amigo e xará!
      De 2013 (quando assumiram) a 2018, já assistimos a milhares de entrevistas em que os caras falam por 2 a 4 horas e, não dizem absolutamente nadica de nada.
      Entendo que o silêncio é uma arma. Mas, por que colocar o microfone à disposição do dirigente, para não escutar nada que seja novidade?
      Esse método já se tornou praxe nas entrevistas de TODOS dessa gestão. Anterior e atual.
      A indignação do Lomba, foi de um torcedor que ocupa a vice-presidência de futebol.
      Por um lado foi uma exposição. Por outro, um desabafo que qualquer um de nós teria feito e, que ELES nunca fizeram. Apenas e simplesmente “estão trabalhando”…
      Acho que o Flamengo não pode ter gravatinhas nem burocratas no seu staf. A Nação tem que ouvir o desabafo dos que estão dentro dos muros da Gávea.
      Tanto KL quanto Kalil e Horta, foram vitoriosos porque cobravam acima de tudo.
      A “explosão” foi tão relevante, que um dia após, caíram TODOS os questionados por nós durante todos esses anos. Então valeu!
      Jogador de futebol, ganha em dia e bem. Não tem que ficar magoado com verdades ditas, principalmente de um VP.
      Se estivesse tudo bem, caminhando devidamente, isso não teria acontecido.
      Numa reunião fechada, talvez, ou com toda certeza, nada teria acontecido. Prova disso, é que fomos eliminados seguidamente da Copa do Brasil, Libertadores, Sul Americana, Liga, Brasileiro… e o quadro não foi modificado.
      Todos os utensílios chutados, vão soar como uma situação emergencial que muitas coisas devem ser mudadas.
      Certa vez, nosso Flamengo voltou do sul de 4 para o Grêmio. Márcio Braga então presidente, garantiu que nunca mais isso aconteceria e, espinafrou do faxineiro ao vice de futebol, ao vivo e a cores.
      O Flamengo mudou desde então…
      Um tranco, até como aprendizado, deve ser conduzido por quem de direito. Mesmo que bata de frente com os Cardeais Banana e Fred Trevas, tem seus riscos.
      Mas vale a pena! Lomba foi nossa voz…
      * Não sei se o amigo se lembra! Onça, chefe de uma torcida organizada, certa vez entrou no vestiário do Flamengo e espinafrou Antonio Augusto Dunshee de Abranches, então presidente do clube.
      Claro que isso não pode e nem deve ser regra a ser seguida. Mas vamos combinar! Nosso saco já lotou de fracassos, meu amigo.
      Grande abraço.

      Reply
  42. Egon …. aonde que eu assino ???Lomba fez o deveria ter sido feito a no mínimo 2 anos , ninguém aguenta tanta omissão e falta de vergonha na cara!!! Que o Bandeira de Mello descaracterizou nosso futebol com tamanha impotência todos sabemos , o “pau” tinha que ir pra cima da mesa!!! Que ele e o Fred não estraguem mais uma vez uma nova direção pro nosso futebol !!! Ninguém aguentar mais !!!!!

    Reply
  43. Seria temoroso a saída do Lomba, não acredito que o Bandeira que almeja eleição pessoal e apoio de candito da situação seja tão estúpido, ou tão vaidoso.
    O que o Lomba, mesmo que de forma indireta como já citado aqui por muitos, fez, foi explicitar o que nós torcedores sentimentos e a maioria dos dirigentes rubro negros pensavam. A entrada do Novas, um rubro negro de verdade pode ser a solução sim. Até porque a função de contratar por parte do executivo sem avaliação da diretoria é a menor das funções e a função exige principalmente a organização interna.E isso ele já provou que sabe fazer. Acho que a indicação para contratação deveria partir do treinador, por isso a importância do tiro ser certeiro,pois a formação do elenco depende das características que serão empregadas no sistema proposto pelo treinador e não aguardando apenas oportunidades de mercado. Por essas e outras temos um elenco tão capenga é tão mal formado. Acho também que por pior que o Novas seja , não tem como ser tão ruim como o Rodrigo Caetano. Sem qualquer criatividade no mercado, sem entender jamais o que é Flamengo, jamais conseguiu resolver as carências do time e nem motivar os jogadores a ponto de se doarem pelo clube.
    ( Preocupante a situação)
    Obrigado pela resposta presidente,nos faz sentir de uma maneira que jamais imaginávamos conhecendo os bastidores que somente víamos na tv e no rádio. Grato presidente.

    Reply
    • Ele e o Fred Luz vão pro pau mesmo Liliano.

      Eles pensam assim, não vamos botar azeitona na SóFla!

      Eles se questionaram, “por o faríamos?” Seria uma aposta, e aposta por aposta vamos apostar em nós mesmos, afinal o que temos a perder?

      A melhor fase do EBM era qdo o Plínio Serpa filho (muito ligado ao KL) dava pitacos no futebol via Godinho! De lá para cá foi só ladeira abaixo, a 200km por hora.

      Então vc já pode imaginar o resto! Os caras não entendem uma virgula ao quadrado de futebol, elevado a oitava potencia.

      Reply
  44. Plinio Serpa PINTO…
    O Pinto do cara é irrelevante. O que importa é que sem ele, estamos a deriva. Na rola…
    ROLA = A DERIVA…
    Calma amoreco kkkkkkkkkkkkk

    Reply
    • Porra Egon, pinto!

      O cara botou o “pinto” (Lomba) em cima da mesa é o que o EBM fez? Descepou o cara!

      Fred Luz esta usando as luvas anticépticas para jogar o que sobrou do membro no lixo.

      Reply
  45. Quem realmente faxinou o clube não sei, o importante que, ainda que tardiamente, foi feito. Até um marciano é melhor que R.Caetano ! E Mozer ? O que fazia no clube?
    Homens com cargos importantes podem errar , mas não podem pecar por omissão. Gostei da atitude do Lomba quando veio publicamente “espinafrar” os jogadores…Jogar aos leões os que fazem corpo mole é o caminho.
    Pra assumir a direção executiva, talvez Odorico Roman , ex Gremio , seja um bom nome.
    Quanto ao técnico, no Brasil só temos 03 treinadores de alto nível: TITE , CUCA e ABEL, o resto é entregador de coletes de treino, embora ressalto que Z.Ricardo poderá a ser um grande treinador. Então, Cuca é o desempregado da vez…

    Reply
    • Fábio, Fábio querido! Os principais culpados por essa zorra no futebol continuam lá, e mandando mais do que nunca, a saber EBM e Fred Luz, enquanto não chegar as novas eleições ferrou!

      Reply

Comente.