Cadê o treinador?

(Reprodução da internet)

Esta é a pergunta que todo torcedor do Flamengo, do Oiapoque ao Chuí, está fazendo e, torcendo por uma resposta que seja compatível com o tamanho do Flamengo.

Pelo noticiário, entre os treinadores consagrados, vitoriosos, as alternativas seriam Cuca e Felipão. Tenho por Felipão o maior respeito, mas como premissa de vida, acho que cada um de nós tem o seu momento e, o melhor momento de Felipão ficou no passado.

Cuca, apesar de já somar consideráveis conquistas em sua trajetória profissional, ainda, em função do seu potencial, está distante do ápice. Portanto, juntando perfil e objetivos, não vejo como não se entender que seja Cuca a melhor, talvez única, alternativa, em função da realidade do mercado.

Embora, estatutariamente, possa o presidente Eduardo contratar quem bem entender – e pelo tempo que julgar conveniente -, pode ser que, em função das eleições programadas para o final do ano, passe pela cabeça do presidente que, eticamente, só deva assinar com um treinador até o final deste ano.

Se isto estiver ocorrendo, é um grande equívoco. O presidente do Flamengo, na certeza do que seja o melhor para o clube, deve ter coragem para bancar os seus projetos. Este, duvido, ante as circunstâncias, que alguém possa ser contra.

Alguém se oporia a um contrato com Cuca pelo período de dois anos? Aliás, como já há dois candidatos, se isto o aflige, o nosso presidente poderia consultá-los. Duvido que viessem a criar qualquer problema.

A pior de todas as soluções é a que é alimentada pelo medo de errar. A pior alternativa é contrariar a premissa de que o Flamengo é final de linha para um treinador. Lugar de alguém começar a carreira não é na Gávea. O Flamengo, pela sua grandeza, dispensa experiências. O torcedor rubro-negro é exigente e imediatista. Paciência é uma palavra que não consta do nosso dicionário.

Aliás, nem tempo há para isso. Vem aí o campeonato brasileiro e a sequência da Libertadores.

CADÊ O TREINADOR?  CADÊ O CUCA? JÁ FALARAM COM ELE? E AÍ?????

1 Comentário

  1. Valendo meu nome!
    Posso GARANTIR que até o dia de hoje, nem Eduardo Duran (representante), nem Cuca, foram procurados pela direção do Flamengo.
    Minha fonte, além de ser um brilhante benemérito, é muito mais que meu irmão.
    Segue o enterro no circo dos estagiários.
    Meu amigo Kleber! Felipão é dose pra Zezé Macedo na Playboy…

    Reply
    • para efetivar o Barbiéri também não precisa demorar tanto..afinal o cara já ta lá.. se não estão negociando com o Cuca, quem seria o dito cujo??? Renato é altamente improvável, fora que teriam que oferecer muita grana para ele aceitar sair do Grêmio. Filme dele ficaria queimado com a torcida que tem ele como ídolo. Será que vão repetir 2016 o Ze Ricardo ? deixar o Barbieri como interino e ver no que dá?

      Reply
    • Carlitos Egonzito!

      Vamos combinar uma coisa meu velho!

      Vamos parar de nos mobilizar e nos iludir!

      Esse ano não tem mais jeito, não tem como, a vaca já foi para o brejo e a gente é que não quer enxergar isso!

      5anos e 6 meses da administração do EBM, fanto 6 meses para o término, tu acha é que agora que o cara vai acertar algo? Como as mesmas cabeças? Do mesmo grupo político?

      Não tem como não meu viking, é tirar o cavalinho da chuva!

      Digo isso com mais de 85% de probabilidade, mas futebol td é possível, e como disse nosso querido guru KL: “Tem tudo para dar errado, mas pode dar certo”

      Reply
      • MEU AMORECO!
        Você pararia de pagar a faculdade da filha, pelo simples fato dela detestar estudar? Ou você EXIGE que ela se forme?
        Assim é o Flamengo e seus Blue Caps.
        Não posso desistir nem atravessar minhas convicções.
        Até porque, sendo pisciano, faço justamente o que ele faz. NADA!!!
        Vou na tua carona! “mas futebol td é possível, e como disse nosso querido guru KL: “Tem tudo para dar errado, mas pode dar certo”.
        É acreditando nisso, que não podemos desistir…
        Bjs

        Reply
        • Então meu garboso e belo nórdico!

          Chegamos ao cerne da questão! Estamos remando contra a maré, aliás depois da era Zico sempre foi assim!

          87 caiu do Céu! 92 caiu do céu! 2009 caiu do céu!

          A nossa fé tem se baseado em improbabilidades esse tempo todo!

          Ai veio a restruturação, a estrutura, o profissionalismo, o saneamento financeiro e político do clube e nada mudou! Nada mudou neste quesito!

          Com tudo isso, continuamos ainda torcendo por improbabilidades!

          Quando o Anderson diz que prefere estrutura ele esta dizendo que prefere a vergonha dentro de campo do que a vergonha dentro de campo e fora de campo tbm, pois ninguém pode atacar a organização administrativa do Flamengo, nem aquele filha de uma vaca do Vampeta pode mais!

          Continuamos na mesma, esperando as improbabilidades.

          Reply
    • MEU NOME PRESERVADO
      CUCA – 3/04/2018 Terça-Feira
      “Por enquanto, ao que tudo indica, o Flamengo segue parado no mercado e não oficializou propostas para ter um novo comandante nos próximos dias. Procurado pela reportagem do LANCE!, um dos favoritos ao cargo, CUCA, ex-treinador do Palmeiras, foi taxativo ao afirmar que não foi procurado oficialmente pelo Rubro-Negro.”

      Reply
      • Tá parecendo que oficialmente o Flamengo procurou o RG. Acho que outros treinadores receberam sondagens não oficiais de pessoas ligadas a diretoria do clube.

        Aliás Kleber, parece que o clube mudou de postura neste “approache” a um futuro técnico! Até agora o nome do clube tem sido bem preservado! Pq será hein?

        Dois fatores explicariam: A saída do RC e a qualidade dos interlocutores (técnicos), digam-se de passagens, um com histórico com o clube, outro vitorioso na América do Sul e por fim o último extremamente competente e político.

        Reply
  2. É isso que me deixa triste com essa diretoria , contrata o cara logo ,ganha tempo o Flamengo é pra ontem,a não ser que estejam negociando com Renato. Outra coisa é a contratação de um zagueiro técnico e rápido pq o Juan infelizmente não aguenta jogar três partidas seguidas. E já ia esquecendo de dois laterais de preferência um esquerdo já !

    Reply
  3. Apenas um pitaco interessante.
    O primeiro título expressivo na carreira do treinador, foi justamente em 2009 quando se sagrou Campeão Carioca pelo Flamengo…

    Reply
    • É meu viking, o LaCucaracia já tinha demonstrado sua competência com o Botafogo de 2007, mas estava estigmatizado até então como técnico pé-frio!

      Reply
  4. Amigos,
    Não citei o Renato, em respeito a realidade do mercado. O Gremio disputando a Libertadores e, Renato pleitiando estátua ao presidente tricolor. Sinceramente, alguém acha que seja missão tranquila viabilizar está contratação?
    E, sequer estou fazendo qualquer tipo de comparação entre os dois. Renato, é complicado. Cuca, estaria no Flamengo, ontem.
    Não da para não complicar e ganhar tempo?

    Reply
      • Eu prefiro esperar por Renato mais uma semana do que ter o Cuca Hoje. Mas aí é só uma questão de gosto pessoal. Não gosto do Cuca e nem do seu jeito de trabalhar cheio de firulas e esquisitices.

        Reply
        • Estou com a sua opinião, Anderson. Prefiro esperar pelo Renato Gaúcho do que ter o Cuca de imediato. O Cuca, para mim, tem até hoje a mesma cara que ele tinha no “dia do chororô” oficial. Cara de derrotado, de perdedor, além de, dizem, ser um tanto traíra com os jogadores e os clubes. Não afirmo pois não tenho provas. Mas acho que ele tem o anti-perfil que o Flamengo precisa nesse momento, o da cabeça baixa e falta de confiança, discurso mole etc. O RG seria o extremo oposto disso. Cabeça em pé, encara quem for, se impõe, tem moral e é vencedor. O Flamengo precisa DEMAIS disso nesse momento.
          SRNs!

          Reply
          • Kkkkkk E quando empurra em público, um jogador que foi expulso, como fez com Waldir Papel na decisão da Copa do Brasil de 2006??? Kkkkkkkkk

    • Kleber,

      Daqui a 10 dias tem a estreia no Brasileirão, fora de casa!

      Daqui a 14 jogo pela Libertadores em casa com portões fechados.

      E daqui a 8 meses eleições no clube.

      Ponha tudo isso em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 10 dias!

      Reply
  5. Esse treinador não me encanta. Mas, diante dos nomes apresentados, é quem tem credenciais menos ruins. Pesam contra Cuca aqueles momentos patéticos que protagonizou ao lados dos jogadores botafoguenses chorões após a perda de um título para o Flamengo.

    Reply
  6. Voltando a discussão do estrutura / futebol, anos catastróficos do futebol rubro negro: 1994, 1998, 2004 e 2005 ( até Kleber leite e Joel Santana assumirem a situação.
    Então sem essa papagaiada toda de mega estrutura tivemos bons anos sim, sempre estivemos na mídia.
    O segundo melhor Flamengo que tivemos foi de 2006 a 2009. 01 brasileiro, 01 copa do Brasil,03 cariocas contra um ótimo time do Botafogo. Sem a famosa estrutura atual. Nesse período tivemos até o Adriano jogando no Flamengo craque de renome mundial entre outros.
    Disputamos 02 libertadores em ambas a segunda melhor campanha da primeira fase e a segunda tínhamos tudo para sermos campeões Sr não fosse a bendita traição do Joel.
    Sem a famosa estrutura. E disseram quando tivéssemos estrutura seríamos imbatíveis heim.
    Em resumo trocaram a estrutura pelas conquistas.
    Trocaram a estrutura pela paixão, pela.alegria de vetor o manto, pela alegria de ser Flamengo.
    Hoje temos CT de luxo, salários em dia, centro de inteligência, blá..boa..blá. e estrutura é tanta que saiu hoje no Extra que os jogadores querem um técnico de conhecimento científico. Meu Deus, arrisca essa diretoria que encabeçada por bandeira ir na Faculdade procurar um cientista pra ser técnico do flamengo.
    Que vá estrutura e esses ignorantes no quesito futebol pras cucuias . Sou torcedor quero títulos, quero conquistas, quero futebol de novo. Flamengo perdeu 25.000 sócios torcedores e está perdendo milhares de futuros torcedores, porque esses caras que fizeram com todos os méritos essa mega estrutura são vaidosos ao extremo e pensam apenas neles mesmos com extremo egoísmo e não largam o carro chefe do Flamengo, seu departamento de futebol em paz e nas mãos de quem realmente saberá usar a estrutura que eles formaram.
    Vaidade meu caro, no filme o advogado do diabo, muito bem interpretado por Al Pacino, ele cita no final, que a vaidade e onde ele mais gosta de pegar o homem.

    Reply
  7. Egon meu caro me permita usar umas palavras suas: já não aguento mais essas carniças…na quinta dispensam todo mundo, hoje é terça não fizeram contato sequer contato com algum treinador de verdade e marcam um amistoso para o sábado para testar na verdade não a porcaria desse time, mas o novo treinador estagiário o tal do Barbiere que sei lá como foi parar no flamengo. Esses caras nos acham muito idiotas né. Tá na cara que vão colocar mais um estagiário e esse é pior ainda, nem raiz rubro negra tem.

    Reply
    • Fique a vontade, grande amigo. kkkkkkkkk
      Barbiere foi um pedido do Noval para atuar na base. Passou por Audax SP e Audax RJ. Fora as carniças Guarani e Red Bull…
      É rezar pra tomar fumo nesse amistoso. Se golear, tamos na lama…

      Reply
      • O problema é esse amigo.
        A goleada é certa, ninguém chuta cão bravo… Se bobear o teste será contra o todo poderoso Bengalinhas F.C. daqui de Guapi!!! KKKKKKKKKKKKK

        Reply
      • Meu brother, você realmente acredita em goleada com esse ataque? Com esse meio que mais cisca do que cria? Com nosso único atacante jogando isolado? Como diria o Silvio Luiz: “Pelas barbas do profeta.”
        Se ganhar é de pouco e suado. Não acredito que o time esteja motivado. Eles vão apenas cumprir obrigação.

        Reply
  8. Mas olha só Kleber.

    Já ha alguns sites que noticiaram que não só o Renato aceitaria conversar com o Flamengo, como o próprio Grêmio já estaria se preparando para perder o seu técnico.

    Parece que como o campeonato no sul está quase que 99,9 % sacramentado, não teria nada que trouxesse mancha a passagem de Renato pelo Grêmio.

    Já noticiaram inclusive que Renato ganha 200 mil, que a sua multa seria abaixo de 1 milhão de reais, e que o Flamengo estaria disposto a pagar 600 mil + bônus de salário.

    Minha opinião é que quem esta convicto não aceitaria conversar sobre uma troca. Faria como fez o Abel.

    Mas no fundo ninguém garante nada, e pode ser sim, muita especulação.

    Mais um ou dois dias, se não for o Renato, teremos o nome. Se for o Renato, segunda ou terça fera que vem, será anunciado.

    Reply
    • Anderson! Renato ganha 700 mil no Grêmio. Esse assunto foi amplamente discutido no Expediente Fox. Inclusive, algumas mulas afirmaram que Bandeira ofereceu mais 300 mil.
      Duvideodó 100 vezes…

      Reply
      • Egon,

        Muita gente tá chamando o RG de maluco de largar o Grêmio!

        Podemos considerar que ele tem esses 700mil até o o fim do ano no Grêmio, se ganhar um BR ou Libertadores continua.

        Se não ganhasse, creio que ele teria um salário um pouco menor em outro clube.

        Assinando com o Flamengo ele assegura os 700mil por 24 meses, se sair o Flamengo paga tbm.

        Mas acho tênue essas observações, assim creio que se ele vier será por paixão ao clube mesmo!

        Afinal dizem, que ele sonha em ser técnico da Seleção, mas ai já é outra história não é?

        Reply
    • Anderson, quando Renato foi contratado pelo Grêmio, foi por um salário de 200 mil, ao fim do ano, após as conquistas, seu contrato foi renovado com salário de 700 mil, maior salário do Grêmio, inclusive os jogadores gremistas não ganham nem perto disso.

      Reply
      • Pode ser mesmo Daniel. Eu achei o valor de 500 mil, e como ele trabalha com o aux. dele, já não acho o valor de 700 mil, tão impossível quanto eu achava.

        Reply
        • quantas vezes nesses 5 anos e pouco de gestão EBM o Flamengo já trocou de técnico e o Renato, mesmo estando desempregado, sequer foi cogitado??? vem fazendo um belíssimo trabalho no Grêmio, não tem como negar, mas e quantos trabalhos ruins já não fez? não vejo muito sentido em oferecer um salário milionário para trazê-lo e muito menos essa espera toda..já jogamos fora 3 meses do ano com o Carpa, agora já tem 1 semana q ele saiu e continua sem técnico

          Reply
  9. Eu não traria o Cuca, mas não vejo opção melhor no mercado. Enfim, é uma situação complicada.

    Meu nome preferido era o Abel Braga e vejo com bons olhos o Renato Gaúcho, mas acho que os dois ficarão nos seus clubes.

    Gostaria que alguém falasse do trabalho do tal Barbieri. Sábado tem amistoso e se passar na tv dá para ter uma noção se o Flamengo vai evoluir ou empacar.

    Reply
  10. Também acredito que no momento em que nos encontramos, sem muito tempo pra esperar, Cuca é a melhor opção. Com a vantagem da sua características de fazer uma faxina nos primeiros três, quatro jogos, como fez no Palmeiras em 2016 e foi campeão. Pena esses aprendizes de dirigentes não tê-lo contratado no início do ano, quando levaram aquela “pernada de anão” do Rueda. Deixassem o Carpegiani como coordenador e o Cuca já teria feito a limpeza de que precisamos. Contratar Renato acho um contra-senso: o cara é Rei em Porto Alegre e cairia muito mal no meio futebolístico essa mudança agora, às vésperas de ser campeão Gaúcho e com jogo da Libertadores batendo à porta. Contrata o Cuca e, se não der certo, paga a multa. Já não fizeram isso com o Jorginho, Ney Fraco(é fraco mesmo), Cristóvão, Dorival, Oswaldo, etc…? Paga mais uma ou quem sabe dá certo? SRN!

    Reply
  11. Jogadores rubro-negros derrubaram Cuca do comando do Flamengo

    Enquanto Cuca fazia questão de enaltecer o grupo de jogadores do Flamengo em sua despedida oficial, na quinta-feira, na Gávea, mal sabia o ex-comandante rubro-negro que os mesmos atletas, por ele elogiados, foram os responsáveis diretos pela sua demissão. A puxada de tapete, expressão comum no mundo do futebol para dizer que alguma atitude foi tomada pelas costas de alguém.

    Na conversa, as principais lideranças da equipe deixaram bem claro que a convivência com Cuca já era algo insustentável. Uma das principais atitudes negativas do ex-técnico era falar bem de determinado atleta nas entrevistas coletivas para depois, em separado, explicitar opinião completamente contrária sobre o mesmo jogador.

    A diretoria do Flamengo, por incrível que pareça, até tinha a intenção de manter o comandante pelo menos até a partida diante do Santos, no domingo, na Vila Belmiro, pela 14ª quarta rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, a vontade de praticamente todos os jogadores prevaleceu. Outra passagem que deixou Cuca com a imagem ruim perante aos atletas foi o fato de ter criticado publicamente o peso do atacante Adriano, principal estrela da equipe.

    https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/07/24/ult5895u5265.jhtm

    Reply
  12. Kleber, a questão levantada por você sobre contrato, poderia sim ser resolvida, com os outros possíveis candidatos.

    Mas, salvo engano, o estatuto do clube permite a formalização da chapa até uma semana antes. Confirma!?!?!?

    Tendo isso como certeza, imaginemos por exemplo, que o Zico fosse candidato a presidência, e que com todo o seu prestígio fosse além de vencedor da eleição, contra a vinda de Cuca.

    Já que hoje não ha formalização de qualquer chapa, e HIPOTETICAMENTE Zico ou qualquer outro candidato poderia fazê-lo até uma semana antes da eleição, não dá p afirmar que todos os possíveis candidatos seriam a favor de Cuca, porque não há como certo, quem são os candidatos.

    Portanto na minha opinião Bandeira não deveria oferecer hoje, uma vez que não se sabe quem são os possíveis candidatos a eleição, passíveis portanto de uma prévia consulta assim como prevê a sua excelente idèia, um contrato maior que os seus 8 meses de clube.

    Me fiz entender , ou enrolei mais o assunto, Kleber?

    Reply
  13. A ausência de Adriano do treino de terça-feira foi apenas o estopim para uma crise que pode estourar no domingo, caso o Flamengo não vença o Coritiba. O técnico Cuca, que teve de engolir novamente as desculpas do atacante – que reapareceu ontem -, e a vista grossa dos dirigentes rubro-negros com as estripulias do astro, está cada vez mais isolado no clube.

    Prova disso foi ontem o pedido de demissão do preparador físico Riva Carli, que se transferiu para o Atlético-PR. Riva era um dos pilares da comissão técnica de Cuca, mas vinha batendo de frente com os jogadores desde a pré-temporada, em Teresópolis. Recentemente, o ex-preparador físico rubro-negro chegou a discutir com Juan num treino, causando uma crise no clube.

    Além de perder um aliado, Cuca está muito contrariado com as ausências seguidas de Adriano dos treinamentos e também não conta com o apoio de boa parte do elenco.

    Sobre as fotos de manhã, na praia, Adriano alegou aos dirigentes que não eram de terça-feira, mas de outro dia. O jogador não treinou ontem com bola, mas fez exatamente os mesmo exercícios e até os exames que os jogadores realizaram no dia anterior.

    Adriano não teve vergonha nem de tirar a camisa, mostrando que já está voltando à velha forma. Enquanto o Imperador dava voltas no campo, o time que venceu o coletivo foi escalado no 3-5-2, com Welinton, Ronaldo Angelim e Fabrício na zaga, Everton Silva (no lugar de Léo Moura, poupado), Toró, Ibson, Juan e Éverton no meio, e Josiel e Aleílson na frente.

    https://www.terra.com.br/esportes/futebol/brasileiro-serie-a/problemas-com-adriano-e-petkovic-isolam-cuca-no-flamengo,ce29b7a6b1ced310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    Reply
    • Caraca! Dava pra imaginar que seríamos campeões brasileiros ao final deste ano que começou com Fabrício na zaga, Everton Silva na lateral e Josiel e Aleilson no ataque? Só Deus, Adriano e Petkovic foram capazes disso.

      Reply
  14. Cuca afirma que time do Palmeiras de 2017 é inferior ao do último ano

    O técnico Cuca, do Palmeiras, pediu compreensão da torcida depois da derrota por 2 a 1 do time para o Inter, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. O resultado classificou a equipe para as quartas de final da competição, embora tenha feito o treinador alertar que apesar de o clube ter feito mais de dez contratações para esta temporada, o time é inferior ao do ano passado.

    “Eu já falei muitas vezes, e não é crítica. O Palmeiras fortaleceu muito o seu elenco, mas se pegar o time do ano passado, não fortaleceu. Pelo contrário. Perdeu Vitor Hugo, Moisés e Jesus. Não temos a qualidade dos três, porque é muito raro achar três jogadores assim”, disse Cuca na entrevista coletiva no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, depois da partida.

    Cuca retornou ao comando do Palmeiras no começo de maio e garante ter encontrado um clube bem diferente em comparação com o qual trabalhou no ano passado, quando foi campeão Brasileiro. “Não adianta ficar falando que o Palmeiras é melhor e tem que ganhar tudo, porque se não ralar, não tiver entrega igualzinho aos outros, não vai chegar a lugar nenhum”, defendeu. A derrota no Beira-Rio foi a terceira seguida do time na temporada.

    Dos três jogadores citados por Cuca na entrevista, Vitor Hugo, Gabriel Jesus e Moisés, apenas o último continua no clube. O meia se recupera de cirurgia no joelho direito e só deve voltar a atuar em agosto. “Eu tenho muito serviço, muito trabalho para melhorar, para ter o encaixe que eu gosto, aquela volúpia, aquela velocidade. Tem muito trabalho, mas não tenho tempo, porque é jogo em cima de jogo. Requer um período, mas vai acontecer”, comentou.

    http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,cuca-afirma-que-time-do-palmeiras-de-2017-e-inferior-ao-do-ultimo-ano,70001821390

    Reply
    • Mas meu amigo Henrique. Então a evolução não passa por ele?

      COMO TREINADOR

      Botafogo
      Copa Peregrino: 2008
      Taça Rio: 2007 e 2008

      Flamengo
      Campeonato Carioca: 2009
      Taça Guanabara: 2009

      Cruzeiro
      Campeonato Mineiro: 2011

      Atlético Mineiro
      Campeonato Mineiro: 2012 e 2013
      Copa Libertadores da América: 2013

      Shandong Luneng
      Copa da China: 2014
      Supercopa da China: 2015

      Palmeiras
      Campeonato Brasileiro: 2016

      Prêmios individuais
      Melhor treinador do Campeonato Mineiro: 2011, 2012 e 2013
      Melhor treinador do Campeonato Brasileiro: 2016

      Reply
      • Caro Egon, a partir das conquistas que mostra, seria um grande nome, não há dúvidas. No entanto, meu receio fica por conta de seu perfil ligeiramente “traíra” e seu aspecto e semblante de perdedor, derrotado, de fala mansa e sem moral. Isso é o completo oposto, a meu ver, do que o Flamengo precisa agora. De primas-donas, já bastam nossos “craques” e o profundo e demasiado respeito que a diretoria tem por eles… até me pergunto se o EBM não deveria perguntar a eles quem eles gostariam que fosse o técnico ou se eles mesmos não preferem se organizar para montar o time comandados pelos “líderes do elenco”…
        Acho que o Renato Gaúcho seria o nome ideal, pois é o completo oposto disso. Tem muita moral e se impõe naturalmente. Não tem medo de cara feia e de jogador chinelinho.
        SRNs!

        Reply
        • Meu querido Marcus.
          Demonstrei apenas que houve uma evolução na carreira do Cuca.
          Gosto, mas não é MEU preferido.
          Na linha dele, temos hoje alguns chorões declarados, como Mano e até Abel Braga, meu candidato.
          Renato amadureceu com o tempo e com as “férias”, pois ficou anos sem dirigir nenhum time.
          Antes, fazia parte do time do Luxemburgo. “Eu ganhei eles parderam”…
          Hoje, mais cínico e mais competente, não deixou de ser fanfarrão. Mas é evidente que é um ótimo nome.
          Abs meu amigo

          Reply
          • Caro Egon, sem dúvidas que ele teve momentos de muita competência, como no Atlético MG em 2013 e no Palmeiras em 2016 (apesar de eu achar que o Flamengo ajudou MUITO nesse último caso. Poderíamos ter levado aquele Brasileiro. Águas passadas…). Também não há dúvidas de que seria muito melhor do que Dorival, Celso Roth, Leão ou outras aberrações que poderiam ser criadas pela nossa diretoria.
            O meu receio, e aí também devo dizer que concordo com a sua citação aos nomes do Mano e do Abel, são os perfis chorões. O Abel tem os seus méritos e admiro muito a sinceridade dele, mas os momentos de fraqueza dele não seriam, a meu ver, nada bons para o atual momento do nosso amado Flamengo.
            Também concordo plenamente com a observação sobre o Renato. Ele amadureceu bastante e, combinando a parte fanfarrão com a profissional, ele tem feito um grande trabalho no Grêmio. E esse perfil que ele tem apresentado “casa” com aquela nossa megalomania e marra típica dos flamenguistas. Creio que esse seria o técnico ideal, tanto para domar a patota que faz parte dos chamados “líderes” do grupo, quanto para saber aproveitar os talentos mais jovens que temos revelado ultimamente. Nesse aspecto, o trabalho dele no Grêmio volta a ser um exemplo de sucesso. Sem falar na impressionante capacidade que ele teve de recuperar aparentes refugos do mercado da bola, como Edílson (que acabou saindo esse ano para o Cruzeiro), Cortez e, especialmente, neste momento, o nosso “saudoso” Jael, o Cruel.
            Se esse conjunto de fatores não o torna um dos nomes mais adequados ao que o Flamengo necessita no momento, temo que o troca-troca de técnicos persista. O Flamengo não pode continuar assim, portanto, precisa investir certo e fazer um trabalho que mostre evolução contundente.
            Grande abraço!
            SRNs!

  15. O Brasil tá pobre de técnicos!!!
    O Cuca tem um perfil de não passar a mão na cabeça de jogador,isso é bom.
    Renato nesse momento não sai do Grémio. Felipão não vejo com bons olhos.Abel seria uma boa opção,talvés.Luxemburgo, rubro negro,mas não se dar com EBM.
    Cade os técnicos do Brasil,acabou, sumiu…

    Reply
  16. Caríssimo presidente,
    Eu não deveria, mas vamos lá:
    O Flamengo vai anunciar o novo técnico somente após o jogo Grêmio x Brasil de Pelotas.
    Creio que não precisa dizer mais nada….
    SRN

    Reply
  17. O Flamengo fechou com Diego Linhares, preparador físico que estava no campeão da série B de 1987, vulgo Sport Recife.Isso sinaliza que o técnico vai ser o Barbieri, uma vez que se o Cuca viesse, ele indicaria o seu preparador físico.

    Reply
  18. Meu querido Orlando Pereira quem te disse isso ? Se for verdade dá para esperar até domingo, se não contrata o cuca logo !

    Reply
  19. Antes reticentes, radios de Porto Alegre já não garantem a permanencia de Renato no Gremio, depois de saberem que a multa é de 700 mil reais e que o treinador abriu conversações com o Flamengo. Eu torço para que seja Renato, não acredito que Felipão seja hoje solução e quanto ao Cuca, embora um bom tecnico, não o acho no momento superior ao Renato.

    Reply
  20. Campeonato Gaúcho já acabou. Virada IMPOSSÍVEL do Brasil de Pelotas.
    Mesmo sendo futebol, onde tudo pode acontecer, tirar essa vantagem, é ruim hem!!!
    Na verdade, Renato tá muito “misturado” com a história do Grêmio, além de ter ganho tudo esse ano.
    Mas gostaria de ver aquela gostosinha da Carol, vestida com o Manto… kkkkkkkkk
    Meu escolhido é Abel. Apesar do Santo André…

    Reply
    • Caríssimo Egon,
      Renato vai completar o ciclo, ganhando o Gauchão pelo Grêmio (não são campeões desde 2010, creio) e depois assumirá o Flamengo.
      Se isso não acontecer, vou de Búzios à Angra, em Julho, só pra te pagar uma Coca-Cola. Pode cravar.
      SRN

      Reply
      • Kkkkkkkkk
        Tá valendo meu amigo Orlando.
        Acho que a solução está mais perto. Abel seria o meu preferido.
        Existe um exagero no fanfarrão Renato, que eu questiono…
        Vamos ver!

        Reply
    • Finalmente apresentaram o fator decisivo…. muito bem lembrado!!!
      “Mas gostaria de ver aquela gostosinha da Carol, vestida com o Manto… kkkkkkkkk”!!!
      Perfeito Egon…. com ela até valeria aquela porcaria de camisa amarela e azul…

      Reply
  21. Cadê o treinador ? cadê os títulos, cadê o Flamengo vencedor ? na outra postagem já desejei feliz 2019 pra todos, acho que não estava sendo pessimista e sim diante de uma triste realidade. Tudo vira novela com este comando do futebol liderado pelo EBM. O treinador seria pra ontem, poderíamos aproveitar a mini-temporada até o início do brasileirão no dia 14 contra o Vitória, mas não, estamos na estaca zero, por ora só lero lero e blá,blá, blá. Sou a favor tb da contratação do Cuca, mesmo com suas contraindicações. Será que todos os jogadores têm contrato até o final do mandato da atual diretoria, evidente que não, então porque só o treinador tem que ficar até o final do mandato. Tudo é confuso no futebol Rubro-negro..!!!

    Reply
  22. Caro Kleber
    Dizem que o cuca não tem um bom relacionamento com jogadores, e isso é muito bom para Flamengo, tem que ter alguem com coragem para barrar o Diego e o Rever, pois os mesmos comandam um grupinho que só faz mal ao Flamengo. Vem logo, cuca.

    Reply
  23. Analisando os fatos do dia e do início da semana…

    Renato pode até não vir e tudo não passar de especulações, mas a cada dia que passa, as notícias vão dando conta que ele está mais perto do Flamengo.

    Reply
  24. Cuca não! Pelo amor de Deus… É um treinador instável demais… Seria mais um problema a ser administrado… Nem o Alexandre Matos que é cascudo aguentou… Quanto mais o Noval. Saiu pela porta dos fundos na última passagem e, caso seja contratado, será uma guerra de egos com o elenco… Cuca é desagregador é um cara difícil de lhe dar. Não foi a toa que saiu mal do Palmeiras… Foi campeão em 2016 sem conseguir jogar um bom futebol. Se for pra escolher o Cuca, prefiro até o Papai Joel.

    Reply
    • Cuca tem trabalhos péssimos e outros excelentes… Mas uma virtude q ele tem é ser extremamente sintomático, tenha certeza que qdo ele chegar, vai saber detectar os problemas do elenco e mais, mapeia o mercado melhor q o nosso Centro de Inteligência… Duvido que não tira um zagueiro e um lateral esquerdo da cartola… Mas é aquilo, precisa contrstá-lo logo pra q enxergue essas carências…

      Reply
      • O problema do técnico com personalidade forte é que, segundo o Banana de Melo, precisa se “adequar a filosofia”, ou seja, o cara não vai ter liberdade para bater de frente com os protegidos do presidente. Veja a situação que ficou o Lomba, tendo que voltar atrás no que disse um dia antes.
        Esse pra mim, será o grande problema e Cuca é problemático…
        Não vai dar certo e ainda vai queimar jogador… Veja os casos de Borja e Felipe Mello que ele afastou e agora voltaram de destacando…

        Reply
        • Sem falar que o Cuca também é um tanto banana. Logo, presidente banana com técnico banana e elenco banana, pode chamar a Defesa Civil…
          SRNs!

          Reply
        • Grande Diego!
          Nessa caso não vejo interferência dos Cardeais.
          ACHO que a “filosofia” adotada por TODOS os técnicos que passaram pela gestão deles, foi respeitada.
          Escalaram absurdos inacreditáveis e os caras engoliram.
          Na situação do Lomba, como VP, realmente rasgou a filosofia do staf. Por outro lado, conseguiu aprovação nunca vista nesta gestão. Tanto da mídia quanto dos torcedores. Deixou os Cardeais “amarrados”…
          Bater de frente com Felipe Mello (redundância), depois do que ele jogou no ventilador, era obrigação tanto do Cuca quanto do Departamento de Futebol. Fosse eu participante dessa comissão, Felipe já estaria longe do Palmeiras.
          Quanto ao Borja, me parece que foi uma escolha técnica.
          Mas concordo que o cara é complicado e de certa forma, paneleiro.
          Zé Ricardo era doce e afável. Por outro lado, assim como Joel Santana, tinha os “escolhidos” e seguia em frente.
          Papai Joel, muitas vezes trocava de clube e levava seus “filhos”.
          Defendo o Cuca na formação de elenco e, principalmente, por armar times ofensivos. Como defeito eterno, não sabe armar a cozinha. Vide Botafogo 2006 a 2008.
          Como meu preferido é o Abel, apesar do Santo André, estou à vontade.
          Acho que Abel está justamente colocado no meio dos dois. Um é fanfarrão ao extremo e, o outro, chorão ao extremo…
          Abs, irmão

          Reply
  25. Dando continuidade ao assunto, estrutura e qualidade humana, onde usei o exemplo dos pilotos de F-1 pra fazer a analogia… Me veio a lembrança da Ferrari Pentacampeã com o Schumacher… Ninguém nega que é uma equipe super estruturada, mas foi nas mãos do tri Jean Todt, Ross Brawn, Schumacher e com excelentes coadjuvantes, Rubinho e Massa que ela atingiu o seu auge de vitórias… De certa forma, responde um pouco essa questão q lá não é lugar pra estagiário… Equipes gdes exigem vencedores… A Ferrari tinha essa tríade: Dirigente, Engenheiro e Piloto… Qual seria a tríade formada por Dirigente, Diretor de Futebol e Técnico, formada pelo nosso Mengão?
    PS:A cor vermelha é mera coincidência…

    Reply
  26. Amigos,
    Tudo que aqui foi colocado é verdadeiro e faz sentido.
    Henrique, que abriu o baú da bola, trouxe fatos absolutamente verdadeiros. Talvez até por elegância (está mais do que flagrante que o nosso jovem Henrique é educado e do bem) Henrique não tenha dado ênfase de que quem demitiu Cuca em 2009, fui eu, após me reunir com todo elenco. Ali, Cuca amadureceu, cresceu. Entendeu que para ser um treinador de ponta, não basta conhecer a matéria. Aprendeu que no mundo da bola, quanto menos se falar, melhor e, que não pode ser
    Ingênuo a ponto de eleger jornalista para confidente. O tempo passou, Cuca aprendeu e, superando suas deficiências se transformou em um treinador de ponta.
    Quanto ao Renato, se esta for a opção da diretoria, está no direito dela e, pelos últimos resultados como treinador, faz sentido. E, até pelo fato de Cuca não ter sido procurado, está mais do que na cara que RENATO é o escolhido. Posso estar enganado – tomara que esteja- mas esta escolha tem cheiro de opção populista, ou seja, de ficar bem com a torcida. De qualquer forma, repito, é válida.
    Anderson, amigo:
    O quadro eleitoral está definido. Serão três candidatos. O da situação, ainda a ser definido. Rodolfo Landim, pelo chapa azul, via Bap e o atual vice-presidente geral do clube que, na reta final pode compor com Landim.
    Como um dos candidatos será indicado pelo presidente Eduardo, basta convocar os outros dois e ter o aval, estatutariamente desnecessário – para assinar o contrato de dois ou três anos com o novo treinador.
    Simples assim.

    Reply
    • Caro Presidente, entendo e concordo com suas palavras em relação a 2009. Mas os últimos trabalhos do Cuca mostram que ele continua com problemas de vestiário, afastou Felipe Melo e não soube aproveitar o Borja. Após a sua saída, ambos passaram a ser essenciais ao time do Palmeiras. Cuca é um ótimo garimpeiro, sabe encontrar bons valores… Mas é sabidamente um cara de personalidade forte e difícil. O que já está ruim pode ficar péssimo.

      Espero estar errado, mas o ano parece perdido…

      #Landim2019

      Reply
      • Meu amigo Diego!
        Sem questionar COMPETÊNCIA, entendo que o Flamengo deve ser governado 24 horas por dia.
        Landin é um peso pesado do setor petrolífero, sócio da Maré Investimentos juntamente com o Banco Santander, que investem pelo mundo inteiro em óleo e gás.
        Como viaja uma semana sim a outra não, fica complicado.
        Já Bap, é presidente da Sky (DirecTV Latin America / Grupo Globo), e senta em São Paulo…
        Ou seja! longe do Flamengo.
        Um asterisco! Quando Bap saiu do Flamengo, levou junto o patrocínio da Sky do nosso basquete. Se fosse um time perdedor, até entenderia. Mas como é o recordista em títulos da NBB, achei uma pobreza de espírito.

        Apenas minha opinião política. Mas confesso que não é minha praia.

        Reply
        • Entendo Egon… Realmente o episódio Sky foi uma bola fora do Bap. Afinal, a exposição que o FlaBasquete trouxe para a Sky foi ótimo. E aparentemente foi retirado por questões políticas…

          Realmente precisamos que o próximo presidente possa estar 24h focado no Flamengo. Mas pelo que você destacou de forma corretíssima, não será o caso do Landim.
          Esperamos cenas dos próximos capítulos… E que o Flamengo volte a ser temido e ao caminho das glórias.
          Abraço.

          Reply
    • Confesso Kleber que mesmo querendo muito que seja o Renato, sou contra ajustes fora do estatuto.

      Eu queria saber Kleber, se por acaso você sabe até quando um candidato pode oficializar a sua chapa.

      Ainda assim, eu convocaria uma assembléia do Conselho, amarraria as pontas “legalmente” e tocaria o barco se a escolha de Renato for unânime, para que amanhã ou depois, isso não deixe suja a passagem do Bandeira pelo Flamengo.

      Combinar situações com quem se vai disputar eleição tende a não dar certo. Já vi esse filme antes.

      Reply
      • Anderson,

        O problema é que RG quer 700 mil em um contrato de 2 anos, e se der merda? Como fica? Estamos falando de um contrato de quase 17mi, que terá que ser pago!

        Outro fator é que EBM vê o RG com cabo eleitoral. Estou com o KL, se for tomar uma decisão, não pode ficar circunscrito ao ano eleitoral.

        Melhor nome é o Abel, Cuca o mais viável.

        Reply
    • Eu não acredito que o SóFla termine esta gestão com o Banana de Melo. Pois pela postura de constrangimento do Lomba na apresentação do Noval, ele deve sair a qualquer momento. E levará consigo o apoio do SóFla.

      A chapa azul tinha um lema em sua formação original:

      TUDO PELO FLAMENGO, NADA DO FLAMENGO.

      Esse lema parece ter ficado no passado, pois está sendo administrado como um palanque para pretensões eleitorais e porque não eleitoreiras…

      Fora Bandeira!

      Reply
  27. Eu acho que a indicação do Bandeira deve ser o Claudio Pracownik – Vice-presidente de Finanças + Alexandre Wrobel – Vice-presidente de Patrimônio.

    Acontece que Wrobel ainda não deu certeza.

    Reply
    • Alexandre Wrobel vai conseguir passar por 3 gestões, sem pecados ou virtudes…
      Esse é político profissional da melhor qualidade.
      Quanto ao Claudio, acho que não está mais com essa bola toda. Já esteve…
      O “efeito” Lomba pode ter mudado o quadro.

      Reply
  28. Engraçado demais poder ver com um certo ” olho de águia” a postura de alguns jornalistas.

    Sérgio Lobo – Bandeirantes – Na sexta feira, deu como certo Dorival Jr. Na segunda feira, ele deu como certo que o técnico era o Cuca. Ontem deu como certo Renato. Hoje e amanhã, só deus saberá.

    E não fica nem com a carinha vermelha

    Reply
    • Anderson, está difícil achar uma fonte confiável… Tem jornalista no sul falando que o Grêmio já está no mercado atrás de um substituto…

      Não dá pra confiar…
      Por isso tento ir sempre nos que tem certo tramite… Mauro Cezar Pereira, Gabriela Moreira, Paparazzo… Entre outros rubro-negros…

      SRN

      Reply
    • É porque você não conhece o vascaíno Fabio Azevedo da FOFOX…
      O que ele falar ou escrever, pode imaginar o contrário, que vai acontecer.
      O mais criticado e pentelhado da Fox Rádio, é justamente o mais realista e o que mais conhece. Flavio Gomes…
      Como não existe outro programa esportivo no horário, vejo todos os dias essa comédia. Aquilo nada mais é, que uma sucursal do Corinthians no Rio.
      Todos com Tablet nas mãos, sugando as notícias dos setoristas…

      Reply
      • O Fox Rádio é uma comédia mesmo , no melhor sentindo da palavra.

        Eu gosto e curto muito o Expediente. Adoro os comentários do Edmundo, Adoro o João Guilherme, PVC,e só. Eugênio Leal é um mala

        Reply
  29. Meus caros companheiros de “Flamenguismo”,
    Primeiramente, destaco o quanto tenho aprendido sobre o Flamengo, tanto através dos posts do nosso fiel “guru” Kleber Leite, quanto dos comentários que leio do Egon, Anderson, Henrique e muitos outros com quem já troquei ideias nesse espaço.
    É óbvio que as questões relativas ao Flamengo nos afetam e nos fazem pensar e explicar o que achamos bom ou ruim para o nosso time e, até mais, para o nosso clube CRF. Nestes últimos anos, a gestão do Sr. EBM transformou o Flamengo em termos estruturais para muito melhor e trouxe diversos e permanentes (espero…) benefícios, apesar de que o futebol, carro-chefe do clube, não nos trouxe os resultados esperados, apesar dos fortes investimentos que vêm sendo feitos na estrutura para os atletas e no elenco. Dessa vez, o problema foi uma inaceitável derrota numa semi-final de Campeonato Carioca, contra uma equipe tecnicamente BEM inferior e ainda com a vantagem do empate que fez com que fosse promovido um verdadeiro “barata voa” na gestão do futebol. Momento que, talvez, não tenha sido o melhor, mas também não creio ser o pior para mudanças que nitidamente se faziam necessárias. Nesse aspecto, o anúncio do próximo treinador toma as manchetes dos noticiários e as conversas em todos os locais em que integrantes da Nação Rubro-Negra estejam presentes, como é o caso desse blog.
    Muito já se escreveu por aqui, já se leu em portais de notícias e já se conseguiu de fontes de informação relevantes sobre quem poderá ou deverá ser o nosso novo treinador. Por mais que eu tenha a minha preferência (no caso, o Renato Gaúcho), eu respeito as preferências e justificativas de todos aqui já apresentadas. Porém, o que me deixa temeroso quando se trata de treinadores e, por que não?, de jogadores no Flamengo, nem mesmo as unanimidades se confirmam em todos os casos. Quantas vezes não contratamos craques que não funcionaram? Edmundo, Denílson, Alex etc. retratam isso muito bem. Em outros casos, os craques funcionaram: Romário, Gamarra, Pet (no retorno), Adriano (no retorno). Por outro lado, já foram contratados muitos jogadores ruins ou sem qualquer nome que se tornaram grandes surpresas no Flamengo (vou ficar só em Obina e Hernane) e outros que realmente mostraram que não serviriam. O mesmo acontece com os treinadores. Fosse assim, vocês não concordam que o Luxemburgo, há muito tempo, poderia até ser o nosso “Sir Alex Fergusson”, com recorde de anos de casa e muitos títulos conquistados? Foi um treinador muito vencedor, conhecedor do Flamengo e, o principal, flamenguista assumido. Poderia dar errado? Mas deu, tanto que poucos são os que julgam que o Luxa seria “o” cara para assumir agora. Mesmo que não tivesse saído disparando contra a diretoria da última vez. Na contra-mão, temos o Andrade e o Jayme. Interinos, sem conquistas, apenas rubro-negros como tantos outros de nós, mas que nos deram nossos 2 últimos títulos relevantes.
    Para além disso, milhares de casos são conhecidos de treinadores e jogadores que deram certíssimo em alguns times e foram para outros e “sumiram”, assim como a recíproca também é verdadeira. Já cansamos de ver isso no Flamengo inclusive. Deixo até um pensamento: voltemos no tempo para antes de 2013 e pensemos numa situação onde precisamos escalar o nosso centroavante matador. Temos o Marcelo Moreno, jogador sabidamente goleador, de seleção (ainda que fraca) e que teve destaque no Vitória, Cruzeiro e Grêmio e, do outro lado, um tal de Hernane, recém chegado do MOGI MIRIM após um “bom” campeonato paulista. Quem seria, teoricamente, o melhor para a posição? Pois bem. Agora voltemos aos fatos e não preciso nem lembrá-los. Idem mais recentemente com as contratações de Éverton Ribeiro, Rômulo, Geuvânio e Diego Alves. Alguém era fundamentalmente contra essas contratações? Alguém achava que todos seriam fiascos? Duvido. Eu posso falar por mim: eu achava que todos seriam titulares e o Flamengo teria um timaço imbatível ou muito difícil de ser vencido. E o que temos visto?
    Por isso tudo que apresentei é que me pergunto constantemente o que será que vai dar certo no Flamengo e o que será que vai dar errado? Não é possível saber, eu bem sei. Alguns bons elencos que tivemos sucumbiram, enquanto alguns maus elencos nos levaram mais longe (vide a arrancada no Brasileiro de 2007, a qual tive o imenso prazer de ter acompanhado quase 100% das partidas no Maraca lotado). Muitas vezes, somos mais saudosos dos “razoáveis” que se destacaram do que dos craques que não marcaram suas passagens pelo Mengão. Mas alguém aí pensaria em “boas apostas”, tipo um artilheiro do Brasil de Pelotas, para serem contratadas ao invés de uma hipotética contratação, por exemplo, do Jô ou Hulk? Qual daria certo? Qual daria errado? Quem é que tem essa convicção?
    Da mesma forma, quem vocês escolheriam entre o atual treinador do Atlético MG ou o Felipão?
    Enfim, nossas opiniões são muitas e divergentes, naturalmente, mas será que as mudanças surtirão o efeito esperado? Será que o Flamengo vai evoluir? Será que nossos jogadores terão mudanças de atitude ou de desenvoltura e o time vai dar a tão sonhada “liga” que esperamos? É muito difícil responder a uma questão dessas. Só o tempo dirá.
    E que São Judas Tadeu, como sempre e mais do que nunca, esteja ao nosso lado!
    SRNs!

    Reply
  30. Eu queria o Leonardo com algum cargo no Flamengo… O ideal seria como Diretor Executivo…
    Mas eles nunca chamariam o Leonardo, já que o mesmo não aceitaria a intromissão do Casal de Múmias que acham que entendem de futebol…( Fred e Banana)…

    Fora Bandeira!
    Quer usar o Flamengo esse ano pra campanha de Deputado.

    Não está com a cabeça no Flamengo… Tanto que no momento da eliminação do Flamengo na Taça Rio, o presidente estava se filiando ao partido de Marina Silva…

    Vergonha!
    Quer centralizar as ações sobre algo que não conhece… Futebol!

    Volta Kleber Leite…
    Precisamos de alguém cascudo e vencedor nesse departamento…

    Ou que o Banana renuncie a presidência e deixe o Flamengo seguir seu caminho…
    Já que estão em caminhos e pensamentos opostos…

    Reply
  31. Antes não entendia, mas ontem comecei a entender a molecada que torce para time europeu. O que fez Cristiano Ronaldo é uma coisa absurda!!! Comecei a acompanhar futebol em 1995, o português é o melhor jogador que já vi jogar.
    Já disse aqui no blog uma vez – para desespero do Presidente Kleber, que é fã do Messi – que se tivesse que escolher entre o argentino e o português para jogar no Flamengo, escolheria o CR7.

    Por fim, chega a dar uma depressão assistir a um jogo daqueles e pensar no Flamengo. Por aqui consumimos um resto de futebol…

    Reply
    • Eu também acho o CR7 com mais cara de Flamengo…
      E ainda traria o Diego Costa, se assim o pudesse.Esse tem espirito de jogador do Flamengo.
      Chego a ficar deprimido vendo um jogador que tem sangue nos olhos jogando em um time sem o menção.

      SRN.

      Reply
  32. Meus prezados companheiros rubro-negros,
    Como sou off-Rio, atualizo-me e acompanho mais o noticiário interno do que ocorre no nosso mengão aqui nesse espaço. Hoje lí muitos comentários sobre a política que começa a dominar os bastidores do Flamengo. Sinceramente, não sei dizer quem seria a melhor opção para o Flamengo. Vou no embalo dos comentários dos amigos. Mas, fica claro, que a chapa azul rachou. EBM que antes era unanimidade, perdeu muito de seu prestígio com o fato do Flamengo não ter conquistado mais títulos sob sua gestão. O fato de não ter conquistado um título nacional desde 2013 desgastou sua imagem. Some-se a isso, as contratações que não mostraram os resultados esperados. Não podemos dizer totalmente equivocadas, pois ninguém em sã consciência considerou Everton Ribeiro, Diego Ribas, Guerrero, entre outros, uma contratação ruim. Mas, o fato é que não conquistamos títulos. Mas indiscutivelmente, melhoramos nosso ranking. Passamos de coadjuvante a protagonista.
    Para mim, essa gestão foi a melhor que ví depois da fase áurea de Márcio Braga que, até então, era considerado um de nossos melhores representantes a sentar na cadeira de presidente. Acho que tirando Edmundo Santos Silva e Patricia Amorim, todos os demais deixaram marcas importantes em suas respectivas gestões. Meu único pesar é que nenhum antecessor a EBM levou adiante a construção de um estádio. Que falta isso faz hoje!
    Dessa forma, estarei atento aos acontecimentos que nossos amigos postarem à medida que nos aproximamos de mais uma eleição. Agradeço as boas informações que vocês sempre se dispõe a colocar aqui.
    E evidentemente agradeço ao presidente Kleber Leite e ao Robert que carinhosamente e pacientemente nos suportam aqui dia a dia.
    Estamos de olho!!!

    Reply

Comente.