Cavadinhas

(Reprodução da internet)

Nas rádios do Rio, principalmente nas rádios Globo e Tupi, surgiram verdadeiras obras de arte que, com uma só palavra, diziam tudo. Assim nasceu a expressão “mala” que, como todos sabem, passou a ser chamado o chato.

O “jabá” foi a expressão que surgiu para, em uma palavra, todos saberem que um locutor, ou programador, levava vantagem de alguma gravadora para que uma música ou um cantor fosse divulgado. E, em um mundo diferente do de hoje que, ferozmente, combate a corrupção, havia naquela época quem defendesse e, sobre isso, há um episódio genial, em que um companheiro, no ar, fez o seguinte comentário: “Só é contra o jabá, quem não está no jabá”.

Outros tempos. Onde o “jabá” que se vê hoje em dia por aí, comparado com os de antigamente, deixa no ar até um certo “romantismo malandro” quando se olha para trás.

Também no rádio, surgiu a expressão “cavadinha” que, era uma maneira ardilosa, malandra, sorrateira, engenhosa, que um locutor “trabalhava” para ser escalado em um determinado jogo. O termo pegou e, até hoje está por aí.

Hoje mesmo, leio que o treinador argentino Edgardo Bauza dá entrevista falando sobre um possível interesse do Flamengo, de que um de seus agentes está em tratativas com os dirigentes rubro-negros e, por aí vai…

O surpreendente é que o desespero de ver o nosso time sem comando é tão grande que, embora esteja na cara tratar-se de uma “cavadinha “, damos uma de bobinhos, acreditando ser verdade.

Torcendo para ser verdade, até sendo o Bauza…

Cadê o treinador?

1 Comentário

  1. Não gostaria de ter nesse momento um tecnico estrangeiro comandando o clube. Prefiro ver no clube o Joel, já que não temos o Abel e nem o Renato. Não gostaria de ver Osvaldo, Luxemburgo, Marcelo ou outro que recentemente estiveram e não deram certo. Prefiro, repito o Joel Santana, prefiro o campeão Andrade mas nada de argentinos nesse momento. Precisamos de alguem que conheça de brasileirão e de jogadores do Flamengo.

    Reply
  2. Terra que não tem dono, todo mundo planta o que quer.
    Cada dia pinta uma atrocidade diferente porque quem supostamente comanda diz que vai levando.
    Presidente Kleber, para meu e seu desespero o interino será o técnico até onde der. Vamos jogar sábado e quarta com um treinador que jamais foi treinador em uma partida da série B do brasileiro. Não estou nem citando série a.
    É muita irresponsabilidade para quem comanda um clube que mexe tanto com uma paixão. É inadimissivel um clube com quarenta milhões de torcedores, que arrecada quase 600 milhões no ano e ir jogar duas das maiores competições que irá disputar no ano com um comandante que jamais disputou uma partida internacional como treinador.
    E o que está mais errado em tudo isso. Com total e irrestrito apoio dos jogadores.

    Reply
      • Mas o pior de tudo Liliano e Luiz Carlos e ter gente que acha EBM um puta gestor. Ai vc entende pq o Brasil, apesar de todo o potencial, nao engrena. Pessoal nao sabe votar e vota pq o cara e simpatico, bonitinho.
        Fato e que como foi colocado, EBM e um irresponsável vaidoso que coloca um time desses nas maos de um cara que nao tem nenhuma experiência, influenciado por jogadores que ate agora nao mostraram nemhum espirito de competição.
        Um boeing 747 nas maos de um cara que ate ano passado pilotava ultraleves. Ele pode vir a ser fantástico mas hj nao tem musculatura suficiente. Carille e Jair Ventura ficaram 10 anos como auxiliares antes de terem sucesso na carreira.

        Reply
  3. Prezados,
    Entre esse argentino e o Barbieri, prefiro o jovem brasileiro. O Bauza todo sabem que é ruim, já o interino PODE ser bom.

    Reply
    • Concordo. Dúvida por dúvida, melhor uma dúvida nacional, barata e que, por que não?, pode dar certo.
      Enfatizo que não acho o Barbieri a melhor opção. Mas, entre ele e os devaneios que tenho lido de parte da nossa torcida, melhor deixar o “garoto” trabalhar. Afinal, o elenco “gostou” dele e, como bem sabemos, quem manda no futebol do clube é o elenco e seus “líderes”.
      SRNs!

      Reply
  4. Será que nós ainda não nos convencemos de que técnico estrangeiro leva tempo para se adaptar, conhecer elenco, adversários e manhas do Futebol Brasileiro? Ora, façam um exercício de memória: Gareca, Bauza, Osório, Aguirre, Rueda, sem contar o Portuga do Cruzeiro de quem não me lembro o nome foram verdadeiros desastres. Chega de cavadinhas e jabás desses Diretores Executivos que nada mais são do que atravessadores de mercadoria ruim. Chega de pedir técnicos e jogadores pelas Redes Sociais!
    Kleber, em junho de 2014, após levarmos uma chinelada do Inter, vários ex-presidentes deixaram de lado suas diferenças e marcharam juntos para a Gávea, pedindo mudanças, caso contrário teríamos sido rebaixados aquele ano. Creio que está na hora de a Nação convocá-los novamente. Não vamos esperar 2019, pode ser tarde demais! SRN.

    Reply
  5. Davam o R. Gaucho como certo desde o inicio do ano.

    Essa é minha impressão e o R. gaucho preferiu continuar Portalupi. Existe uma SUPERVALORIZAçÃO dos técnicos no BRASIL. Quem corre e chuta a bola são os jogadores.
    Eu estou tranquilo. Essas tempestafes atuais são apenas brisas em relação ao famigerados anos de time falido.
    HOJE estamos tão bem que cometemos o ERRO de oferecer um caminhão de dinheiro pro Abel. Fala serio, esse sim foi um erro. Deixem o Abel chupando …… laranja.

    Reply
  6. Saiu noticias hoje de que o cuca deu entrevista falando que só depois da Copa que vai trabalhar mesmo. To achando que o Flamengo quer ir segurando o Barbieri e ir com tudo atras do Tite depois da Copa do Mundo.

    Reply
    • Se não fosse ano de eleição acreditaria, mas na atual conjuntura só tem uma palavra que traduz a Adm bandeira de Melo, incompetência! Para alguns, vaidade, e confesso, vaidade é mais coerente !

      Reply
      • Tite é uma perfeita piada, coisa de gente que se deixa levar pela internet.

        Quem tem pelo menos 5 minutinhos de Flamengo sabe que Tite é perfeitamente incompatível com a cultura, filosofia e história do Flamengo.

        Nem mesmo o treinador tem qualquer afinidade com o futebol carioca, muito menos com o Flamengo.

        Lembrar seu nome para mim é uma total de senso, falta de senso de que direção a seguir, ainda bem que isso não partiu dessa diretoria que deve ser lembrar perfeitamente de outro fracasso, Mano Menezes.

        Reply
        • Para mim, o que ele fez com a Seleção Brasileira foi algo genial, digno de quem estuda, tem moral e pode conseguir fazer um trabalho excepcional no Flamengo.
          Me pergunto quem seria um nome que se encaixe no “perfil do Flamengo” e só consigo pensar em… nenhum. Desde que o saudoso Carlinhos “Violino” nos deixou, não temos um treinador com tanta cara de Flamengo quanto ele tinha. Não à toa, nos deu muitos títulos!
          SRNs!

          Reply
    • André,
      Não acredito em Tite. Acredito na parte que a Diretoria “vai levando” até a Copa do Mundo, se o Barbieri der certo, fica. e der errado, ai contratam outro qualquer…

      Reply
  7. Amigos, queridos,
    Por favor, leiam novamente o que escrevi. De forma pragmática, o que quero dizer é que o Flamengo precisa, para ONTEM, de um TREINADOR.
    Só isso…

    Reply
  8. Nem campo temos, levaram 2 meses, pra dizer que daqui 2 meses vai ser liberado a ilha do urubu. Ou seja, 4 meses pra consertar 2 torres de iluminação, viva EBM.

    Reply
    • NADA A VER A DEMORA PARA O CLUBE RECEBER LAUDO. HÁ UMA INDENIZAÇÃO QUE O CLUBE BUSCARÁ E PARA TANTO TEM QUE TER EM MÃOS LAUDOS PERICIAIS QUE NÃO SAEM EM UMA SEMANA. PRECISOU CONTRATAR EMPRESA QUALIFICADA E RESPEITADA NO MERCADO E ELA NÃO É AÇOUGUE ONDE COMPRAMOS CARNES E SIM FEITO ESTUDO, LEVANTAMENTO E NÃO PODE HAVER ERRO.OS CALCULOS SÃO DEMORADOS, NÃO SAEM DE UMA HORA PARA OUTRA. FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA.

      Reply
    • Wanderson,
      Como bem disse o colega Dalmir, a demora é decorrente da confecção dos Laudos Técnicos para apurar as responsabilidades. O clube terá que distribuir ação judicia para reaver os prejuízos (ai englobados a reforma dos refletores + o que deixou de faturar com a Ilha fechada + o que teve que gastar de excesso jogando no Engenhão e/ou Maracanã).

      Reply
  9. Último ano de mandado melancólico do Eduardo Deputado de Mello…
    O cara simplesmente abandonou o Flamengo, não quer saber de mais nada. Estamos a ver navios e o que me deixa mais estarrecido, é que nossa torcida simplesmente se calou. Qualquer problema no Palmeiras, Corinthians, até mesmo atlético MG, a torcida já estaria na pressão.
    Parece que nossa torcida seguiu o exemplo da diretoria e jogadores e simplesmente adotou a inércia como a principal arma.
    O Flamengo não é mais o Flamengo.
    Uma pena!

    Reply
    • Concordo, Fellipe. O “fenômeno” apequenamento do Maracanã, depois das obras da Copa, a falta de um Estádio que funcionasse como um Caldeirão e a política elitista dessa Diretoria que afastou o torcedor de baixa renda dos nossos jogos, salvo raríssimas exceções, transformaram nossa torcida num aglomerado de selfie-boys e selfie-girls, com gritinhos quando a bola chega na área adversária, mas sem aquela pressão de outros tempos. Lamentável…

      Reply
  10. MEU ETERNO PRESIDENTE. NÃO TEREMOS TREINADOR VAMOS COM O INTERIMO. TRISTEZA RESTA TORCER JOGADORES MIMADOS E PREGUIÇOSOS. EDUARDO BANANA DE MELLO REFÉN DE JOGADORES QUE EXIGIRAM O INTERINO PARA CONTINUAR ACOMODADOS E NO SPA CHAMADO FLAMENGO.

    Reply
    • Vai no histórico dos títulos do Flamengo nacionais e internacionais (esqueça os carioquetas) e veja quantas vezes o sucesso veio com treinadores interinos e depois me diga que isso é sinônimo de fracasso.
      Como se Cuca, Renato, Felipão ou outros nomes que foram falados fossem campeões em seus trabalhos quase todos os anos…
      SRNs!

      Reply
  11. Eu acho que nunca foi intenção da diretoria do flamengo contratar um tecnico de verdade agora que a ficha caiu quem acredita que em algum momento Renato gaúcho ou abel iam larga os atuais times pra tentar arrumar aquela bagunça que o bandeira chama de time aonde tanto no gremio ou no fluminense quem manda são eles.e o detalhe se no mercado tem o cuca,Marcelo Oliveira entre outros justo aqueles que estam empregados tudo não passa de bravata dessa diretoria sem foi intenção efetiva o estagiário igual no ano passado se da certo bom se da errado infelizmente nos sabemos o que acontece.obs meu queridao não laboratório pra fazer experiência.

    Reply
  12. ERRADINHA.

    Essa é a palavra para essa situação.

    FLAMENGUEAR é uma arte. Eles precisam muito mais do FLA, como é possivel ver pelas PLANTADINHASDA IMPRENSA.

    A pressa é inimiga da perfeição. O Urubu Rei ainda está planando sobre as opçoes.

    O PRINCIPAL já temos que é um bom elenco e uma boa estrutura.

    Reply
  13. Em cerca de cem anos de futebol, poucos treinadores estrangeiroS se deram bem no Brasil, nos últimos anos, nenhum vingou, inclusive o argentino Bielsa. Não sei se é cavada, mas a mim não entusiasma…..TÁ FEIA A COISA…!!!!

    Reply
  14. Me desculpem a turma do Blog, mas
    vcs só falam coisas ruins do clube. Poxa está cheio de torcedores de outros clubes com inveja da gente, pois hj sem dúvida alguma somos o primeiro em tudo. Antes, nós éramos o primeiro só em torcida, hj somos o clube que possui além da maior torcida, a melhor estrutura, a melhor organização financeira, uns dos maiores em arrecadação entre o plano de sócios torcedores, estamos p concluir a compra de um terreno p um estádio, estamos a 2 anos diretos na disputa da Libertadores, o q não acontecia desde a época da geração ZICO se não estou enganado, enfim coisas muito boas estão acontecendo. Sei q os títulos não acontecendo , mas fãz parte do futebol,nos com a estrutura criada ,vamos chegar lá ,não tenho dúvida. A administração Bandeira de Mello tem erros no futebol ? é lógico q tem , e são muitos, mas está tentando acertar e se conseguir, uma coisa é certa , vai deixar saudades.

    Reply
  15. Publicado agora no Twitter do setorista do UOL, Vinicius Castro:

    “O lobby pela permanência de Maurício Barbieri é cada vez maior nos bastidores do #Flamengo. Jogadores e o trio Bandeira, Fred Luz e Carlos Noval defendem o interino. Todos apostam que o técnico não decepcionará. Para eles, Barbieri representa o que o futebol tem de moderno.”

    “O elenco aprova Maurício Barbieri e sustenta que o futebol atual não tolera mais um modelo de treinamento ultrapassado. Foi assim que houve desgaste com Paulo César Carpegiani e também Reinaldo Rueda. Os jogadores do #Flamengo deixam claro como preferem os trabalhos”

    “Arriscar algo que não agrada tanto assim no vestiário não faz a cabeça do trio Bandeira de Mello, Fred Luz e Carlos Noval. Métodos “modernos” e falta de concorrência dão força a Barbieri no #Flamengo”

    Estamos a deriva mesmo!

    Reply
    • Parece até uma maldição essa história deixada pelo ZR no Flamengo.

      O cara é lembrado até hoje (inclusive por nós), que marco maldito.

      E devemos tudo isso a quem?

      Estou ansioso mesmo é pelo fim do ano, eleições, nova presidência e novas cabeças.

      Reply
  16. Jogadores e o trio Bandeira, Fred Luz e Carlos Noval defendem o interino. Todos apostam que o técnico não decepcionará. Para eles, Barbieri representa o que o futebol tem de moderno.”
    Agora me respondam:
    O que Eduardo Bandeira, Fred Luz e Carlos Noval entendem de futebol, para dizer que Barbieri tem de modernidade no futebol??
    Onde eles foram para ver e conhecer essa modernidade e o que eles entendem de moderno??
    Então para eles Barbieri é mais moderno que Tite??
    Mais moderno que Cuca, até mesmo o próprio hiper valorizado Renato Gaucho??
    Meu Deus, por causa dessa chamada modernidade não ganhamos nada de util e nem iremos ganhar.
    Presidente Kleber entendi sua colocação.
    Pois não se joga um clube como o Flamengo na mão de um interino.
    E o que é pior, não efetiva esse interino. Então o interino nem é tecnico. Em resumo, vamos levando sem tecnico mesmo. Precisa não. Esses jogadores são bons demais, melhores que a geração do zico. Não precisa.

    Reply
  17. Caríssimos, tenho escrito por aqui que penso que os jogadores é quem deveriam escolher o novo técnico do Flamengo, já que são eles quem mandam por lá. Aqui vai uma das provas:

    https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/04/12/por-que-dirigentes-e-jogadores-querem-a-permanencia-de-barbieri-no-fla.htm

    A leitura desse artigo mostra o quanto os jogadores do Flamengo mandam e desmandam nas questões do futebol, enquanto a diretoria não os enquadra. E, claro, quase nenhum clube no mundo faria isso. O presidente do Sporting de Portugal achincalhou o grupo todo após uma derrota na Liga Europa e os jogadores soltaram nota conjunta de repúdio. O presidente suspendeu todos os signatários e ainda mandou o Fábio Coentrão, emprestado, de volta ao Real Madrid. No dia seguinte, uma reunião no clube fez com que tudo voltasse atrás e o presidente agora está completamente enfraquecido. Foi mais ou menos o que houve com o Lomba no Flamengo após a derrota para o foguinho.
    SRNs!

    Reply
  18. Se o elenco aprova Barbieri,e de fato vai jogar por êle,no meu entendimento as coisas podem melhorar.
    Se não há tecnicos dispóníveis ,tem que se apostar no Barbieri.
    Todos recusaram:Renato,(está aguardando a estátua prometida pelo Grêmio),Abel,(vìnculo com o Flu),Cuca(acerto com a Globo),os outros são apenas os outros.
    Vamos ver.
    SRN.

    Reply
  19. Tudo se encaminha realmente para que o técnico seja o Barbieri.

    Ao menos que haja uma catástrofe na estreia do Brasileirão, mesmo com derrota ele deve prosseguir no comando.

    A estratégia é a mesma imposta ao ZR no seu início, vai comandando e vai se solidificando, ou não!

    Concordo que no momento não há muito o que fazer não, depois de tantos erros desde a saída do ZR, agora estamos vivendo essa crise de comando.

    O cara parece ser uma reedição do ZR, outro estudioso (leia-se medroso que joga fechado) até o 4 1 4 1 vai acabar voltando ao 4 3 3.

    Mais seis meses chupando picolé de chuchu meus irmãos, como esta difícil ser rubro-negro, isso não é Flamengo! Não é!

    Reply
  20. É um nome a ser considerado. Experiente, 2 títulos da Libertadores e uma semi final com o São Paulo perdendo para o campeão Atl Nacional.

    Melhor nome até agora

    Reply
  21. No Flamengo nada é, nunca foi, nem nunca será unanimidade. A torcida se divide entre “sim” e “não” para cada um dos jogadores, treinadores, dirigentes e até à própria torcida! Todo mundo “acha” um monte de coisas e não adianta nem o Flamengo estar em boa fase (não estou falando do futebol nesse exato momento, óbvio) para cessarem as críticas. Até na festa do título ao fim do Flamengo x Grêmio em 2009 nego tava lá reclamando que o time tinha saído perdendo pros reservas, que o Andrade não era treinador pra Libertadores, enfim… deu no que deu.
    SRNs!

    Reply
  22. O absusurdo foi a espulsão.

    No lance DECISIVO no jogo Real x Juve o penalty foi discutível, porem a EXPULSâO de Bufon foi mais decisiva e MUITO QUESTIONAVEL.
    Os juizes continuam DECIDINDO as partidas. Não tem Messy, Bufon nem C. Ronaldo que possa contra um MERO APITO. Que ironico um esporte/negocio BILIONáRIO um pequeno e baratissimo objeto ASSOPRA os destinos.

    Reply

Comente.