Dois dias para não esquecer

(Foto: Staff Images / Flamengo)

Quando alguma coisa ruim acontece, o normal é se dizer que “este é um dia para esquecer”. Proponho, visando não repetirmos os mesmos erros, que façamos exatamente o oposto, deixando claro que, o dia de ontem, não devemos esquecer!!!

Ontem, houve uma tragédia anunciada, potencializada pela extrema falta de bom senso, de um mínimo de experiência, e da constatação da absoluta falta de comando no futebol do Flamengo.

Na antevéspera do jogo, ou seja, na sexta-feira, o nosso estagiário anunciava que pouparia quatro jogadores para o jogo de domingo, contra a Chapecoense. Todos noticiaram que Diego Alves, Paquetá, Éverton Ribeiro e Réver seriam poupados.

Aqui no blog (ler aqui) reagindo a esta “barbaridade”, foi para o ar o post, cujo título era “DESCANSO PERIGOSO”. Nos comentários do blog, nos veículos de comunicação, nas redes sociais, a grita foi geral. Ao invés de, ante tanta reação contrária, ao menos refletir, o nosso estagiário pisou no acelerador e, além dos jogadores já citados, poupou também Cuellar, Renê e Vinícius Júnior, em clara demonstração de diarreia mental.

O pior de tudo é que não apareceu uma santa alma, com um mínimo de sensibilidade e conhecimento de causa, para receitar um “imosec mental”, ou seja, para mostrar ao inexperiente profissional que esta decisão comprometia os interesses primários do clube.

Não estou absolutamente pregando aqui, que deva haver interferência nas decisões de um trinador. O que entendo é que a filosofia pertence à diretoria, enquanto as decisões técnicas, aí sim, ficam por conta do treinador.

Se entrar em campo um time titular ou reserva, compete aos dirigentes decidirem. Se na lateral direita deve jogar Rodnei ou Pará, a decisão é do treinador. Portanto, esta aberração – que custou ao Flamengo três pontos preciosos no campeonato – deve ser dividida entre os dirigentes que comandam o futebol e o inexperiente treinador.

Já passei pelo mesmo problema e, já contei aqui. O treinador queria escalar um time reserva em um jogo importante e, foi demovido da infeliz ideia. Portanto, o dia de ontem, é um dia para NÃO ESQUECER. Se isto for feito, esta barbaridade não voltará a ser cometida.


(Foto: Staff Images / Flamengo)

E, a notícia ruim do dia foi a pena de Guerrero aumentada, o que o afasta do Flamengo e o elimina da Copa do Mundo. Como o assunto está ultrapassado e, já lamentamos o suficiente, deixo aqui uma sugestão.

Como o Ceifador, pelo que demonstrou até aqui, não tem “Ceifado”, como Felipe Vizeu foi negociado para a Udinese, por favor, olhem com mais carinho para Vitor Gabriel, a meu conceito, o melhor centroavante disponível no nosso elenco.

Vitor Gabriel (Foto: Staff Images / Flamengo)

1 Comentário

  1. Eu até gostaria de ver o Victor Gabriel, mas é momento de contratar um novo atacante de peso. Como a Libertadores volta só após a Copa do Mundo, o Flamengo terá tempo para buscar um bom nome.

    Sacanagem o que fizeram com o Guerrero! Muita sacanagem!

    Copio o que li há pouco no Twitter: “Guerrero ficará suspenso um mês a menos que a Sharapova, que usou doping de forma consciente, e 10 meses a mais que Bellucci, que foi contaminado como o peruano”.

    Muita sacanagem!

    Reply
    • Henrique,
      Não me anima o tal nome de peso, também conhecido por “medalhão”. Os que chegaram nos últimos anos são caros e improdutivos, basta ver que os melhores do time são meninos da base. Eu colocaria o Vitor Gabriel.

      Seria muito melhor pegar esse dinheiro do medalhão e trazer um zagueiro e um lateral esquerdo.

      Reply
      • Diego, vamos para uma reta final de Libertadores (tomara) e o Flamengo não poderá ficar trocando de jogadores na competição. Tem que dar um tiro certeiro e os jovens seriam mais uma aposta.

        Voltemos aos antigos nomes como Diego Tardelli, Aloísio, Vagner Love, Callieri. Acho que nenhum vem, mas o Flamengo precisa de um cara para o lugar do Guerrero. Pelas características (alto, forte, técnico) o ideal seria o Callieri, mas esse já disse que não quer vir.

        Reply
  2. Caro Kleber Leite, é claro que qualquer derrota do Flamengo é frustrante, mas a de ontem foi especialmente frustrante, foi uma tragédia anunciada e que poderia ser evitada. Falta comando ao futebol do rubro-negro, a coisa vem dando ruim há muito tempo. Só em momentos muito especiais é que deveríamos poupar jogadores, na quarta-feira próximo enfrentaremos o Emelec e não o Real Madrid ou Liverpool. Levar o jogadores para Chapecó e os colocarem no banco, e o desgaste da viagem. Tudo meio ou totalmente bizarro. Não é pra esquecer mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply
  3. Que covardia com Guerrero , estou triste por ele e pelo Flamengo. Nós precisamos urgentemente de contratar um grande jogador para pilotar esse ataque, confesso que gosto do Lincon e Vitor Gabriel mas o momento é de ousar com um jogador pronto . Kleber o Flamengo tentou ajudar o Guerrero em algum momento ou não poderia fazer nada ????

    Reply
  4. Realmente ainda não consegui esquecer o dia de ontem.
    Que jogo fácil deixamos de ganhar.
    Mas eu conversava com amigos antes da partida e era unânime que nossa escalação levaria a possibilidade grande de derrota.
    Por melhor que sejam os reservas (e esse não é nosso caso), não deve acontecer nunca na vida tamanha atrocidade, escalar quase um time inteiro de reservas.
    Impossível tal estratégia dar certo, ainda mais quando, mesmo fazendo esse crime, ainda improvisa um lateral de ponta.
    Depois de Zé Pardal Ricardo, achei que nunca mais viria isso no meu Flamengo. Um absurdo!!!!!
    E faça me o favor, Geuvânio jogou 3 jogos e já deveria ser poupado???? Parece até piada!!! Outro absurdo!!!! Estão brincando com a nossa torcida.
    Está difícil torcer pra esse futebol do Flamengo. É muita cagada acumulada, de dar inveja ao Tietê.
    Espero que no final não precisemos lamentar esses 3 pontos facílimos que perdemos.

    Att.,

    Reply
  5. Quanto ao Guerrero, fico triste pela pessoa Paolo, não pelo Guerrero do Flamengo.
    Deve ser desesperador pra ele, saber que não haverá outra oportunidade disputar uma copa, quando nesse momento poderia ser seu ano de Glória em seu país.
    Infelizmente aconteceu por conta de besteira que somente ele sabe o que fez (ou que não fez).
    Uma pena para o futebol e para a copa.
    E uma sorte para nós que iríamos gastar um absurdo com sua renovação

    Reply
  6. Olha o que diz o relatório da TAS: “A FIFA decidiu que o atleta tinha um grau de culpa ou negligência (embora insignificante), ao violar as regras impostas pelo antidoping. Sendo assim, um período proporcional à negligência do atleta foi imposto”.

    Aí aumentaram a punição em mais 8 meses. Sacanagem total!

    Reply
    • Henrique,

      As palavras falam mais do nos parecem.

      Existe uma certa consideração do órgão regulador com a imagem e o histórico do Guerrero, mas no fim das contas aplicaram uma pena média ao caso, com histórico de atenuantes de imagem nestes últimos 6 meses.

      Como já dizia minha avó Corina: “Palavras são são palavras, já fatos são fatos”.

      Agora descobrimos que temos um camisa nove que não quer jogar, um que não pode jogar e outro que não consegue jogar.

      Reply
  7. Nem se iludam: O reserva imediato é o Lycon! Sim, aquele mesmo que dizem que joga bola e que até agora a torcida não viu jogar!

    Como 3a opção acho que o Barbi vai improvisar se for o caso.

    Reply
    • Nino,
      O Lincoln subiu por causa da fama do companheiro de ataque nos juniores, o Vinícius Jr. Nas das vezes que entrou demonstrou estar extremamente verde, tanto física quanto tecnicamente… Acabou furando a fila, tirando a vaga que naturalmente deveria ser do Vitor Gabriel.

      Reply
  8. Kleber e amigos,
    Concordo plenamente com você, poupar goleiro?????
    Que burrada!Ainda mais quando ele está voltando a forma antiga, após contusão.Goleiro tem que ter ritmo de jogo.
    Poupar meninos de 17 ( VJR) e 20 ( Paquetá )me parece brincadeira,com quase 40 anos Leovegildo Júnior nos deu o penta e ficava chateado quando era poupado.
    O Flamengo de Zico, campeão do mundo em 1981 jogava mais de 90 partidas por ano e os jogadores só saíam por contusão.
    Não consigo aceitar essa história de poupar, tínhamos que ganhar gordura agora, como fez o Corintians no ano passado.
    Não vamos esquecer, vamos cobrar.

    SRN
    Marcus

    Reply
  9. GERALDO CÉSAR, amigo,
    O Flamengo não tinha como ajudar Guerrero.
    HENRIQUE, querido amigo,
    Concordo plenamente com você. Baita sacanagem!
    NINO, querido amigo,
    Anote. O melhor centroavante do Flamengo é Vitor Gabriel.
    Abração.

    Reply
    • Kleber queridão, vc sabe, deve ter alguma coisa por debaixo desse angu! Se o VG joga e não o põe para jogar, o que será?

      Problemas de contrato curto, visão mercadológica para o o Lyncon, sei lá!

      Reply
  10. A negligência foi da nutricionista da sel.peruana,que deu o tal chá para o Guerrero.Aliás,se o atleta estava gripado e na concentração,quem deveria cuidar era o médico,que saberia quais medicamentos aplicar.A história está confusa.A pena imposta como punição “pela negligência do jogador”,mereceria recurso.Aliás,o Fla tem que cobrar da federação peruana estes prejuizos todos,afinal Paolo estava sob os cuidados dêles.
    Em suma,que fase…Tudo acontece com o Flamengo !!!
    Abs.

    Reply
  11. Falta em Juan e NÃO penalti.

    No lance do penalti Gasparzinho (aquele que ninguem viu) ANTES de perder a bola o Juan sofreu falta do atacante adversaria e isso fez com que ele perdesse o dominio da bola.
    O assoprador começou a errar ao deixar de apitar uma falta existente para apitar um penalti inesistente.

    Reply
  12. Justiça no futebol ?

    No futebol jogadores que quebram a perna de outro muitas vezes nem cartão vermelho recebem, punição muito menos.Mas se criticar um erro de arbitragem tá fud…

    Digamos que a punição do Guerrero foi DOPADISSIMA.

    Fica a pergunta;

    Os arbitros passam por EXAMES anti-doping como os jogadores????

    Reply
  13. É de extrema necessidade a contratação de um atacante dw ponta, bem como a de Scarpa, abandonado no fluminense. Scarpa escolhe onde quer jogar no Flamengo. Acorda diretoria incompetente!

    Reply
  14. Caro Kléber!
    Começando pelo final eu concordo em testar o Vitor Gabriel. Não vamos perder nada, haja vista, o mesmo já está dentro de casa. Lamento pelo Guerrero. Uma punição pesada para um jogador que no peito e na raça ajudou a classificar o seu país para uma copa do mundo depois de muito tempo. O mundo que decide o futebol é muito injusto em alguns casos.
    Quanto ao jogo de ontem, mais uma vez conseguimos ressuscitar um time que pouco havia feito. Sem ritmo de jogo estavam Trauco, Guerrero e o próprio Diego, sem contar, que o Marlos fez seu primeiro jogo como titular. Eu estava começando achar que o Barbieri poderia da certo. Poderia mesmo. Não pode mais. Essa ducha de água fria pode ter reflexo na quarta. Olhem o meio campo da Chape: Amaral, Márcio Araújo e Canteiros. Ontem, com toda sinceridade, me deu muita vontade de deixar de acompanhar futebol. Ontem, a impressão que ficou é que brincaram com nossos sentimentos. Que nojeira ontem. Que vergonha! Que decepção. Até agora estou tentando entender como se perde um jogo desses. Anotem: na quarta esse interino vai entrar desmotivado. Jogo perigoso.
    SRN

    Reply
  15. Presidente Kleber. Nem tanto ao poupar jogadores,principalmente o Diego Alves, pois o César estava desconcentrado e desligado do jogo, falhando em varios lances com o pé, o pior do time foi o Léo Duarte, muito fraco por cima e nas bolas rasteiras um fiasco, confirmando a sua deficiência técnica, igual naquele jogo dos 4×0 contra o FlorminenC, que ele falhou infantilmente em 2 gols.

    Reply
  16. Fica difícil opinar sobre a questão Guerrero, foi uma grande cafajestagem, não existem palavras para reagir ao que foi feito. Uma grande hipocrisia, se houve NEGLIGENCIA do jogador como disseram, os seis meses de suspensão já seriam mais do que suficientes. Contra o modesto Peru, queria ver fazer isso com um jogador alemão, francês, espanhol e até mesmo brasileiro. Mais uma politicagem insana e cruel.

    Reply
    • Lemos, vc é um homem inteligente, então pense!

      A pena era de 1 a 2 anos de suspensão, certo! Deram ao Guerrero 6 meses iniciais e se a pena foi estendida foi porque a defesa do atleta não conseguiu manter a boa vontade do Órgão Fiscalizador! Não te parece razoável, ou vc acha que estão perseguindo o Guerrero?

      Reply
  17. Eles são teimosos se acham dono da verdade. Não escutam ninguém Victor Gabriel neles. Eduardo banana de Mello. Não respeitam ninguém arrogantes.

    Reply
  18. No tocante a poupar jogadores , não sou contra , desde que haja coerência e planejamento.Coisas inexistentes no Flamengo da chapa Azul…
    A soberba , de pensar que é o Real Madrid, que contaminou esse grupo, também atrapalha demais o Flamengo. Nesse jogo, poderíamos ter jogado mais fechado e explorar os contra ataques…. Realmente, poupar o goleiro e Geuvanio e E.Ribeiro, que pouco jogaram é uma bobagem…Mas insisto, apesar do erro de planejamento, perdemos em Chapecó graças a 03 erros individuais…
    Quanto a Guerrero, difícil opinar sobre o processo e as provas sem acesso aos documentos. Me pareceu exagerada a punição, talvez a defesa tenha vacilado em algum ponto…Para seleção Peruana , a perda é enorme ! Para o Flamengo a proporção do prejuízo é menor, talvez com isso , tenha até encerrado seu ciclo na Gávea…Para Libertadores, seria bom pensar na contratação de um atacante… e claro, de um treinador também !
    Vou deixar no ar, como sugestão ao ilustre presidente, a analise de como a seleção brasileira se tornou um “quintal ” do Corinthians, impressionante a lista com vários ex-corintianos…. vejo algo de podre no ar!?

    Reply
  19. KD O NOSSO TREINADOR???
    Uma pena o que houve com o Guerrero, e pelo jeito não cabe mais recurso.
    Agora ao meu ver a culpa é 100% da Federação Peruana, ela receitou o chá. Porque ela não se pronuncia, diz que errou e de repente os advogados conseguem uma brecha para diinuir essa pena. Fora da Copa o Paolo já está.. mas pelo menos diminuindo mais a pena, pode haver uma renovação com o Flamengo.
    Mas enfim, Flamengo e Paolo deveriam processar a federação Peruana de Futebol. Bando de irresponsáveis….

    Reply
  20. Negligencia ?

    Pelo que foi divulgado a pena do Guerrero foi aumentada devido a NEGLIGENCIA do atleta.

    Negligencia ? Que justificativa. Quanta boa vontade.

    Será que o resultado do exame demonstrou uma alta concentraçào de NEGLIGENCIA ?
    Vão excluir o jogador da Copa por negligencia ?

    Reply
    • FlaD+, compreenda bem meu caro!

      É melhor usar “negligência” do que “dolo intencional”. Inocentes somos nós!

      O Órgão Fiscalizador parece nutrir alguma consideração pela imagem do Guerrero.

      Reply
  21. Eu ainda não descartaria o Vizeu. É mais jogador e experiente do que o Lincoln. Se estava machucado, agora nao está mais. E se vai ser jogador da Udinese em agosto, pouco importa. O Vinícius Jr também está vendido e ninguém o quer fora do time.

    Reply
  22. ——-INFORMAÇÃO IMPORTANTE—–

    GOSTARIA DE DEIXAR CLARO AOS AMIGOS QUE O TIME EQUATORIANO, EMELEC, DOS ÚLTIMOS 12 JOGOS PERDEU 8!!! E O ESTAGIÁRIO POUPOU JOGADORES,EM INÍCIO DE TEMPORADA, VINDOS DE FÉRIAS APÓS A ELIMINAÇÃO NO CARIOCA E QUE AINDA VAI PARAR MAIS UM MÊS PARA A COPA, TUDO ISSO PARA ENFRENTAR O PODEROSO EMELEC.

    O FLA PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE ABRIR VANTAGEM SOBRE RIVAIS NO BRASILEIRO,E, SE NÃO VENCER O EMELEC SERÁ MAIS UM VEXAME ENTRE MUITOS DESSA GESTÃO.

    JÁ,NO BRASILEIRO, A SEQUÊNCIA DIFÍCIL SE APROXIMA E OS JOGOS CONTRA PALMEIRAS, CORINTHIANS, GRÊMIO E COMPANHIA IRÃO CHEGAR.

    TANTO NO BRASILEIRO, QUANTO NA LIBERTADORES O FLA SÓ PEGOU MOLEZA. AMÉRICA, CEARÁ,CHAPE,ETC, NA LIBERTADORES OS HORROROSOS SANTA FÉ E EMELEC, E O RIVER EM PÉSSIMA FASE NA 1° RODADA, MAS,COMO DISSE, ESSA MOLEZA DAQUI PARA FRENTE VAI ACABAR, O PRIMEIRO TESTE VEM NA 7° RODADA CONTRA O GALO NO HORTO.

    Reply
  23. Prezados,
    Ninguém comentou a JUSTA não convocação do Diego Ribas, o nosso 10 enceradeira… Preocupante saber qual será o resto de motivação que ele terá neste final de carreira.
    Por falar em “final de carreira”, quantos jogadores velhos que temos nesse elenco: Diego Alves (32), Pará (32), Rever (33), Juan (39), Rodolpho (31), Diego (33), Guerrero (34)…

    Reply

Comente.