Copa, Fla e calça Lee

(Foto: Staff Images / Flamengo)

Vamos começar pela nossa casa, pelo nosso quintal.

Ontem, com quase o sol raiando por aqui, falei do nosso baita goleiro, que poderia perfeitamente estar na Rússia, da injustiça cometida pelo treinador argentino Pékerman em não ter levado Cuellar para a Copa, da estupenda forma do “faz tudo” Éverton Ribeiro, lembrei também que, mesmo sem ter tido uma grande atuação, Paquetá desequilibra e, terminei indagando se você trocaria Vinícius Júnior por Tyson…

Confirmando tudo que disse ontem, acrescento o seguinte: Que personalidade incrível da nossa zaga composta por dois meninos. No Flamengo x Vasco, no Maraca, madruguei no estádio para ver a preliminar, decisão do Campeonato Carioca sub-20, que vencemos por 1 a 0.

Ali, Thuler já havia deixado uma ótima impressão. Contra o Palmeiras, além de bela atuação, o gol do empate. O garoto vai longe. Naquela decisão do sub-20, o outro destaque do Flamengo foi Vítor Gabriel. Quem sabe agora, na volta da Copa alguém lembre dele, já que Vizeu e Ceifador não poderão jogar.

Muitos companheiros criticaram a folga anunciada para nossos jogadores após o início da Copa. O Palmeiras, além de agir da mesma forma, dando 10 dias de folga, inventou uma intertemporada no Panamá e Costa Rica… Tudo conspirando a nosso favor…

No nosso caso, se a folga não for exagerada, acho uma boa pedida. Afinal, se alguém fez por merecer, foram os líderes do Campeonato Brasileiro…

O Benja, que sabe das coisas, informou que o Flamengo partiu pra dentro, tentando Gustavo Scarpa. Tomara!!! Será uma tremenda bola dentro…


(Foto: Matthias Hangst/Getty Images)

E, a Copa começou alegre, com a Rússia sapecando 5 a 0 na Arábia Saudita. Bom para aquecer o campeonato, onde a alegria depende muito do desempenho do time da casa.

Time russo, bem arrumado. O time da Arábia Saudita fez com que eu lembrasse da minha juventude, quando o sonho de qualquer garoto era ter uma calça Lee. E, todos tinham, fosse a verdadeira, americana ou, uma das quinhentas mil imitações fabricadas em oficinas nos variados quintais do subúrbio carioca.

Lembrei da calça Lee assistindo ao jogo de abertura da Copa. Depois que Guardiola introduziu no Barcelona a valorização da posse de bola, o mundo inteiro quer copiar, quer fazer igual. Só que, há um pequenino problema. Um time para adotar tal estratégia, obrigatoriamente, sob pena de tomar uma goleada, tem que ter jogadores habilidosos.

A estratégia da Arábia Saudita foi exatamente esta, só que, com jogadores incompatíveis para esta opção de jogar, pois pela falta de habilidade, invariavelmente, a bola ia de graça para o adversário.

É aquele tal negócio. Não existe tática perfeita, e sim, a adequação de um sistema de jogo ao material humano disponível.

Muito melhor seria o time árabe ter noção de suas limitações e ter jogado fechadinho, na esperança de uma bola parada ou um erro do adversário.

Os “professores” devem entender que a modernidade no futebol é algo relativo. Depende de com quem se conte…

O líder, segue. E, será por muito tempo…

1 Comentário

  1. Kleber,

    E o Técnico novo, esqueceu???
    O que não fazem meia dúzia de bons resultados… ou melhor acho que já está mais do que na hora de reavaliarmos se efetivamente os Técnicos de Futebol tem mesmo tanta importância, como a imprensa em geral insiste em afirmar?!?!

    Para finalizar, além do bom jogo que fizemos ontem, gostaria de destacar um ponto que entendo seja muito relevante:

    GANHAMOS NA PORRADA !!!

    Isso mesmo, a quanto tempo não via o Flamengo ter uma reação como a de ontem no momento da confusão em campo, me fez lembrar o meu BOM, ETERNO e SAUDOSO FLAMENGO !!!

    SEGUE O LÍDER, NA BOLA E NA PORRADA !!!

    SRN

    Reply
  2. Paulo Edson, amigo,
    São muitas as opiniões sobre treinador.
    Eurico Miranda, afirma que: “ técnico, não ganha jogo. Perde jogo”.
    Michel Assef, meu irmão de vida, sempre afirmou que “ treinador, é tudo igual. Só muda o CPF.”
    Não sou tão contundente. Acho que quem ganha jogo é um somatório, onde a maior parte compete aos jogadores e, claro, tem também o treinador a sua parcela.
    Como há jogadores geniais, há também os treinadores acima da média normal.
    Já disse aqui que o Flamengo, pela sua grandeza, pede profissionais compatíveis com o seu tamanho. Para mim, isto é uma regra.
    E, como para toda regra há uma exceção, tomara que seja o Barbieri. O tempo dirá.
    Forte abraço.

    Reply
  3. Técnico? Temos um dos melhores e mais atualizados do país. Não precisa de outro!

    Kleber, pelo que eu li, todos os times da Série A darão folga aos seus elencos. A média é de 10 dias.

    Reply
      • Torcedor né Nino! Lógico que estou brincando, mas hoje nenhum nome empolga mais que o trabalho do Barbieri. Como dizia o ex-presidente: deixa o homem trabalhar!

        Reply
      • Nino me perdoe, mas provar o quê?
        O que precisa ser provado para virar um bom Técnico???

        Me desculpem, apenas como exemplo, na gestão EBM vi passar diversos “medalhões” pelo Flamengo, e a única coisa que me provaram é que MEDALHÃO ou NOVATO é tudo a mesma coisa, a única diferença entre eles é a idade…

        SRN

        Reply
        • De acordo, amigo Paulo!!!
          “Você chegou, assim meio de mansinho…
          Já me conquistou muito, inclusive, tens todo meu carinho!”
          Maiconttamps

          Nesta sexta sem lei (ebbbbbba!!!), com tempo nublado… com cara de porranca histórica… kkkkkkk

          Reply
      • Nineco meu amoreco!!!
        Tudo a mesma coisa é um caminhão lotado de japonês…
        Claro que Barbieri está se mostrando diferenciado.
        Faz tempo que trocamos peças e o nivel permanece. Após a Copa, mais uma provação contra os Bambis paulistas.
        Após o jogo de ontem, passei a acreditar mais ainda.
        Só o fato de entrar com vários fedelhos e encarar os porcos, sendo inclusive superior, já me deixa nas nuvens.
        Segue o enterro, meu camarada…

        Reply
  4. Muito preocupado com essa parada e a volta do brasileiro. Nossa diretoria vai ter que ser extremamente estratégica para repor as percas. Ou confiar muito na base, o que pode ser temoroso em jogos decisivos. O problema é, mesmo quando resolvem colocar a mao no bolso, contratam errado. Vide Geovanio que parece que veio de graça, mas nao veio, pois recebe cerca de 600 mil mês e o maior de todos os micos Henrique Dourado. Jogo contra o São Paulo, sem volantes, pq Romulo não conta e sem centroavante, mas isso é de menos porque ja vem jogando a tempos. Louco pra essa copa acabar logo, final de Julho e mês de agosto promete fortes emoções.
    Continuo achando que o Barbieri não tem competência para grandes conquistas, me lembra muito o Zé Ricardo, até mesmo nas substituições cada uma mais estranha que a outra. Ontem o Paqueta foi o pior do Flamengo, errou quase tudo, se arrastava na marcação, ele tira o Jean Lucas que estava muito bem na direita, triagulando com Rudnei e Everton Ribeiro. Tanto que depois da saida do Jean, Flamengo nao atacou mais por aquele lado. Que tem que manter no momento, tem, mas pra mim, não é o ideal. Vide novamente o Zé Ricardo em 2016 na hora de decidir em casa foi muito mal onde perdemos o campeonato nos jogos em casa contra Corintians, Botafogo e Curitiba. Mas como no Flamengo nada é planejado, se está dando certo, vamos levando e muito satisfeitos diga-se de passagem. Ou vocês acham que o Bandeira e seus auxiliares haviam planejado o que tem ocorrido??
    Nada, coisas do futebol.

    Reply
    • Liliano,
      O lado bom é que o Rodrigo Caetano não está mais no Flamengo, então não veremos mais essas contratações estranhas de jogadores que são amigos daquele afamado Diretor…
      Na entrevista que li do Noval ele falava sobre negociações, que os empresários são os mesmos que ele negociava na base, só mudando as cifras.
      De todo modo, em termos de VISÃO de jogadores para o FLAMENGO, acho que o Noval é infinitamente superior ao R.C., pois está no Flamengo desde a infância. Ele pelo menos sabe o que é ser rubro-negro e qual perfil que tem mais chances de dar certo por aqui.

      Reply
  5. Parece que a Abertura da Copa decepcionou a mídia internacional.

    Deu para ver como ficou bem acabado o teto do estádio de Moscou, muito superior ao que foi feito aqui no Maracanã, afinal o clima em Moscou é bem mais inóspito do que no Rio de Janeiro.

    Em campo a seleção local me surpreendeu por ainda manter aquele goleiro frangueiro que veio na 2014, Akinfev eu acho!

    O time da Rússia é ruim, mas teve um vidente famoso que trabalhou para a antiga KGB, que previu coisas interessantes no passado das últimas Copas, entre elas que em 2014 o Brasil protagonizaria um vexame!

    Pois bem, esse mesmo vidente previu que o Brasil seria campeão de 2018 em cima da Alemanha na final (ai sim).

    O que desacredita o nosso herói é que ele previu que a Rússia faria uma das semi-finais, ai azedou?

    Mas quem viu a desacreditada França ser campeã em 2008, pq a Rússia não pode fazer uma das semis?

    Saudações!!!

    Reply
  6. Só penso e quero saber mesmo, do nosso quintal. O Scarpa seria uma boa, mas o simpaticíssimo Benja não acerta uma, acho difícil pela visão tacanha dos dirigentes tricoletes. O Roberto aí em cima disse: “se o Rômulo assumir a cabeça de área, estamos perdidos” ou fritos ou mesmo fu…..idos. Voltar a carga no Wallace ex gremista, mais um zagueiro, o Thuller ainda é muito garoto, o Rhodolfo vive no DM. Um centroavante pelo amor de Deus….folga sim , de uma semana, depois treinos e alguns poucos amistosos, um mês sem jogar não dá…..só o quintal mesmo….

    Reply
  7. FLAD+, amigo,
    No mundo da bola, origem de Zizu, foi campeão de tudo, inclusive mundial.
    Ou você acha que a experiência de ter sido um gênio jogando bola mundo à fora não soma
    na hora de virar treinador?
    Forte abraço.

    Reply
  8. Kleber,vejo a situação do Mengao da seguinte maneira….teremos um agosto fortíssimo com 3 frentes e temos que ter ciência que como tudo pode acontecer no futebol deixar essas decisões nas mãos de meninos pode vir a ser temerário em algum momento….creio que boa parte deles poderiam até ser aproveitados na copa do brasil e no Brasileirão e liberta a experiência vai contar mt na hora decisiva….eu como sou corneteiro raiz vou bradar todo dia com todo respeito nesse seu espaço:vamos fazer a reposição EBM!!!!!!

    Reply
  9. Sempre fui um crítico ao trabalho de Zé Ricardo e escrevi em alguns comentários que se na base não tivesse jogadores melhores do que Márcio Araújo(queridinho), Rafael Vaz, Pará e Gabriel podiam fechar a categoria de base.
    Começou com Rueda e agora Barbieri coloca o que sempre nos fez campeão: jogadores feitos em casa como titulares.
    Sou a favor de um treinador experiente, mas do jeito que vai não tem como tirar Barbieri ou cometeremos o mesmo erro do Palmeiras de 2009 que tirou Jorginho do comando do time, o qual era líder, e colocou o experiente Muricy e o Palmeiras nem pra Libertadores conseguiu se classificar.
    Precisamos de contratações pontuais e principalmente no setor defensivo, volantes e laterias e um zagueiro para fazermos um elenco qualificado.
    É campeão quem toma poucos gols e temos três grandes competições importantes depois da Copa do Mundo, pois se o mata-mata fosse agora passaríamos por Cruzeiro e Grêmio, o momento é nosso!

    Reply
  10. O Flamengo sub 19 derrotou o Chievo Verona (ITA) por 5×4 nos pênaltis, após empate em 2×2 com gols do Bill e do Vitor Gabriel.

    Classificamos para a final de Domingos.

    Será que já não é hora de aproveitar o Bill e o Vitor Gabriel no profissional?

    Estão pedindo passagem.

    Reply
  11. O injusto da Copa é ter que aturar Arabias, Irã, Marrocos e outras barangas , enquanto equipes melhores como Italia , Holanda,Chile, Paraguai e USA ficaram de fora…

    Reply
  12. Barbieri foi efetivado e ate recebeu aumento salarial…agora , como efetivado, já corre risco de ser demitido…
    Nao vejo Diego Alves com chance de seleção, penso que a grande injustiça, no gol, foi ausência de M.Grohe do GRÊMIO…
    Vejo os garotos da nossa zaga com bom futuro, mas pra atual Libertadores ainda precisam de mais maturidade…
    Quanto a folga, acho MUITO exagerada, principalmente, porque essa será a 3ª pré temporada do elenco esse ano, e esse time ainda nao ganhou nada e deveria treinar e muito.
    A se confirmar uma saída de Paqueta , na próxima janela, a contratação de Scarpa seria uma boa, caso contrario não, melhor investir a grana no ataque.
    Até agora, as favoritas da Copa ainda não mostraram bom futebol…
    Por fim , esse Tayson , empurrado por empresários para seleção , talvez não consiga ser titular no Botafogo…, assim como as barangas do Danilo, Filipe Luis, Fred, Tiago Silva…

    Reply

Comente.