Mudança inesperada…

(Fotos: Staff Images / Flamengo)

Estou tentando entender até agora a mudança surpresa do nosso possante Barbieri. Jogamos onze rodadas com apenas um volante fazendo o papel de marcador e, de certa forma, o cara da nossa saída. Vezes Cuellar, vezes Jonas.

Não mais que de repente, mudou o babado e começamos com dois volantes e terminamos com três. Por razões óbvias o empate não seria um desastre.

Resultado mais que esperado, mas que não traduziu o que vimos em campo. Perdemos gols bobos, em que faltou, principalmente, a maturidade na jogada. A calma do cascudo…

Mesmo com seis meninos correndo, a base deu seu recado. Thuler, Léo Duarte, Jean Lucas, Paquetá, Vinicius e Vizeu entenderam a importância do adversário – e do mando contrário – e não sentiram…

Sofremos o gol numa bobeira infantil da zaga, e demoramos a entender o que havia acontecido. Colocamos a criança no chão, tivemos a posse de bola e, não perdemos mais as rédeas da partida.

Tudo tranquilo! Continuamos no “segue o líder” e vamos para a Copa com 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

A lamentar, um jogo que parecia muito mais difícil e, que no final, o empate não nos fez justiça. Até porque, jogamos pra vencer e tivemos oportunidades. Infelizmente, voltamos a desenterrar nosso fundamento mais detestável. Perder gols na cara do gol. Estava esquecido…

Vamos as notinhas dos meninos…

Diego Alves – Perfeito com as mãos, carniça com os pés. Continua rifando a bola quando tem que repor em jogo – 8

Rodinei – Muitos reclamam do QI da criança. Mas poucos entendem a sua importância atacando pela direita. Como Renê pouco avança, é a nossa segunda opção como atacante – 7

Thuler – Juro que não esperava tanta segurança de um garoto que subiu ontem. Hoje, contra um Palmeiras encardido, além do gol, ganhou todas pelo chão – 7

Léo Duarte – Assim como seu companheiro de zaga, mais uma vez mandou muito bem. A bobeada no gol do Palmeiras teve cúmplices – 7

Renê – O cara mudou radicalmente de quatro partidas pra cá. Marcando muito e avançando com consciência – 8

Jean Lucas – Determinado e muito habilidoso. Não merecia ter saído de campo. Acho que tem muito futuro, mas assim como alguns, deveria tocar mais rápido e prender menos a bola – 7,5

Cuellar – Andou meio vendido hoje e mais violento, mas com tudo isso, é de uma segurança absurda na proteção à defesa. Jamais esmorece – 8,5

Paquetá – Que me perdoem as “Paquitas”, inclusive eu! Mas o cara está pra lá de firulento perto da área. Como é a estrela da companhia, acho que Barbieri não se sente à vontade para chamá-lo no ovo. Está merecendo – 6

Éverton Ribeiro – Um dos melhores em campo. Assim como Rodinei, puxa nosso ataque pela direita, corta para o meio para armar e, ainda volta marcando – 9

Vizeu – Se não entrar faltando vinte minutos, não vale – 5

Vinícius – Despedida cheia de malcriação com os zagueiros do Palmeiras, com muitas voltinhas pra lá e pra cá… e dois gols que não se pode perder numa partida dessa importância. Mas devo admitir que soltou mais a bola. Coisa que não vinha fazendo – 7

Barbieri – Me surpreendeu com a entrada de mais um volante, mas voltou a armar o time muito bem, além de compacto. Mas vamos combinar! Diego Alves tá ajudando muito nosso ex estagiário – 8,5

VAMOS PRA COPA, E SEGUE O LÍDER…

Carlos Egon Prates


Futebol de campeão

O sol já vai raiar por aqui e, vai ser duro pegar no sono após este jogo tenso que, graças ao canal Premiere, pude acompanhar. O comentário do jogo ficou por conta do meu irmão rubro-negro, Carlos Egon Prates.

Vou para um outro lado. O de tentar entender o crescimento deste time que, neste terço de Campeonato Brasileiro, sobrou na turma.

Pra começar: que goleiro é esse? E aproveito para perguntar: você trocaria Diego Alves por qualquer dos três goleiros que estão na Seleção?

E por falar em Seleção, vamos para a colombiana. Será que este Pekerman é cego? No nosso continente, há algum volante melhor do que Cuellar?

Daí para a frente, não há como não se colocar o seguinte:

  1. Éverton Ribeiro, virou o faz tudo deste time. Reencontrou o seu futebol. Está desequilibrando.
  2. Embora neste jogo não tenha sido brilhante, Paquetá também está desequilibrando.
  3. Volto ao tema Seleção com uma pergunta: você trocaria Vinícius Júnior por Tyson?

Há muito mais para falar. Deixo para amanhã. Vou dormir com a luz do sol que vem chegando.

Santa madrugada…

MENNNNGGOOOOO!!!

Kleber Leite

1 Comentário

  1. O Flamengo foi o mais prejudicado ao final do jogo, enfrentará o rival mais próximo, São Paulo, sem nenhum centroavante e sem volante. Estará sem Vinícius Jr, sem Vizeu, sem o cão de guarda Cuellar, sem Dourado, sem Jonas, e quem garante que o Manchester City não oficialize a proposta e leve embora o Paquetá? Deus me livre!

    E o São Paulo jogará sem desfalques e terá todo o mês para estudar o Flamengo e focar apenas no Brasileirão, diferente do Fla que terá que se virar em Copa do Brasil e libertadores. O Atlético que também está próximo só terá o Brasileirão. Portanto,um conselho ao Fla, prioridade ao Brasileirão! Pois na libertadores tudo pode acontecer.

    Nessa pausa o principal trabalho será repor os dolorosos desfalques, tarefa da diretoria, o que me amedronta, pois o histórico de contratações são desanimadoras, e me pergunto, qual o repertório do principiante nos profissionais, Carlos Noval no mercado? Veremos….

    Reply
    • “qual o repertório do principiante nos profissionais, Carlos Noval no mercado?”
      ZERO, meu amigo G…
      Prova disso é que estão monitorando o mercado, mapeando os campinhos de várzea… e acabaram profissionalizando o Reinier do sub-16.
      Isso que é monitorar o mercado…

      Reply
      • Caros Daniel e Egon, é lógico que qualquer profissional pontuará suas ações onde se sente mais a vontade. E a base do Flamengo é a “casa” do Noval, tem conhecimento de causa!! Não que seja a atitude mais acertada, mas para ele em especial, com certeza, é a mais segura.
        Imaginemos, ainda, que por aqui não há bem comum sem fortes interesses pessoais, se a farinha é pouca o pirão é meu. Um menino de sucesso hoje é coroação de um bom trabalho ontem, são duas estrelinhas com uma tacada só. Mais ou menos assim: “formei na base e aproveitei no profissional, sou foda!!!!”
        Ademais, vamos concordar que não há muita coisa que preste no mercado hoje. E o que presta, para o Mengão custa mais caro. Quando a safra é boa aproveita-se da raiz à folha…

        Reply
    • O seu comentário me faz pensar que isso pode ser melhor para o Flamengo do que para o SP. Explico: o SP não deve ter grandes mudanças para o jogo, logo, pode ser previsível para o Flamengo. Pelo nosso lado, nem nós mesmos sabemos quem vai jogar no lugar dos que não jogarão, portanto, não sei se o SP não poderá ser surpreendido por uma boa armação feita pelo nosso estagiário-treinador.
      Penso que não ter o Dourado é até um reforço. Pelo que o Vizeu mostrou ontem, também não seria solução. Ele cumpriu seu papel e tem que ir. Acho que a maior chance é que o Guerrero volte da Copa e jogue. Seria o melhor pra nós, até pela experiência dele. Voltará motivado, pois terá jogado a Copa. Se não for ele, vai ser o Lincoln, que eu acho que precisa de oportunidades, de sequência pra mostrar que é bom. Vide as sequências que foram proporcionadas ao Paquetá desde o ano passado, ao V.Jr, e mais recentemente ao Jean Lucas, Léo Duarte e Thuler. Ou isso ou alguém que poderia ser contratado durante a Copa, mas não creio nessa opção.
      Como primeiro volante, muitas dúvidas… Rômulo não tem jogado bem, Arão não costuma ir bem nessa posição e não sei se o Jean Lucas jogaria bem por ali. Não sei como resolver essa pinimba. Possível que surja outro menino ou uma contratação.
      Sobre a substituição do V. Jr, pode não estar nem perto do mesmo nível, mas fica óbvio que será o Marlos Moreno. Pelo menos deve ser melhor que o Geuvânio. Ou ele vai promover o Bill ou Lucas Silva. Fora isso, só uma contratação também.
      Enfim, todos esses cenários não deixam o Flamengo nem um pouco previsível para o SP. Fora que o SP também não é lá esse bicho-papão. É time pra ganharmos em casa e mantermos aquela distância de segurança. Até agora, temos ido bem contra os nossos principais adversários, então, é seguir a mesma linha e vencer esse jogo bastante importante.
      SRNs!

      Reply
    • Daniel,

      Arão já jogou de 1o. volante antes, e na frente sinceramente, Vizeu era carta fora do baralho até ontem e Dourado até para ser expulso é ruim!

      Devemos ir de Lycon no ataque e Marlon na esquerda.

      Reply
  2. Kleber,vou discordar do amigo Eagon e acho que Jean Lucas não foi bem e Paquetá hoje tb não esteve nos melhores dias…o time sentiu a ausência do Diego principalmente pelo fator experiencia….Vinicius jr alterna ainda mt durante a partida,não se pode perder um gol daquele….acorda pra reposição diretoria e vamos contratar!

    Reply
      • Denis,
        Não é só o Diego, o fato é que TODOS OS JOGADORES COM MAIS DE 32 ANOS se machucaram no último mês: Rever, Juan, Rodolpho, Diego e até o Pará. Espero que a Diretoria entenda que de nada adianta trazer medalhão velho, por isso, se não for um jogador com menos de 30 anos (Vitinho/24, Wallace/22 ou outro), é melhor dar a chance para qualquer moleque da base, pois os caras mais velhos não aguentam esse calendário insano.

        Reply
    • Como é a vida, meu parceiro Diogo!!!! kkk
      No andar acima, Jean Lucas não foi bem…
      No andar abaixo (Henrique), Jean Lucas foi muito bem…
      Bem feito pra mim… kkkkkk
      SRN, parceirão.

      Reply
    • Diogão.
      Acho que concordamos…
      “Paquetá – Que me perdoem as “Paquitas”, inclusive eu! Mas o cara está pra lá de firulento perto da área. Como é a estrela da companhia, acho que Barbieri não se sente à vontade para chamá-lo no ovo. Está merecendo – 6”

      Reply
  3. Esse time do Flamengo está pronto para ser campeão brasileiro.

    Se vai melhorar ou piorar depois da Copa não sei, mas o que vi hoje me deu essa convicção.

    Jean Lucas foi muito bem e a zaga novamente fez grande partida. Léo Duarte calando a todos, a mim inclusive. Rene um monstro na marcação. E exceto nos primeiros minutos dos dois tempos, o Flamengo foi superior.

    Para encerrar: como é bom ter goleiro e o nosso é um baita!

    Reply
    • Boa análise, caro Henrique! Concordo que o time está num nível de maturidade de quem aspira conquistar títulos! A incerteza que temos sobre saídas e chegadas, fora as expulsões de ontem, pode ser um inconveniente, mas creio que, como o elenco já tem as convicções da forma de jogar, quem chegar terá tempo de se adaptar e quem ficar já sabe como é.
      Diego Alves e Éverton Ribeiro muito bem ontem, assim como Jean Lucas, Cuellar, Léo Duarte, Thuler… penso que o Paquetá destoou um pouco, precisa ser um pouco menos displicente.
      Penso que faltam 2 zagueiros no Flamengo. Para serem reservas de Léo Duarte e Thuler. Sejam o Dantas e o Patrick ou algum contratado, não sei, mas essa tem que ser a zaga titular em todos os campeonatos que disputarmos! Jogam firme, sério e sem medo de cara feia!
      SRNs!

      Reply
  4. Presidente, não tem como negar mais.
    O melhor deste time é o nosso TREINADOR!
    (Repare que escrito em maiúsculas.)
    Deu nos livre se estivéssemos com o Cuca no comando (foi o único graúdo que sobrou naquele momento).
    Barbieri fez o time renascer, com a vantagem de propor o jogo que é a nossa tradição: posse de bola e triangulações até a área adversária. Afinal fomos nós, e não o Barcelona, que consagramos este estilo.
    Segue o líder! (que está mais encardido do que nunca).

    Reply
  5. Não ganhamos por falhas infantis.
    No gol do palmeiras o Rodinei espanou a bola errado e o Vizeu não acompanhou na marcação.
    Falando em Vizeu, nulo no ataque!
    No geral a marcação foi muito bem.
    Vinicius jr tem q aprender a finalizar. Caso contrário, não vai fazer nem coletivo no Real Madrid
    Paquetá parece que não gosta de fazer gol. Não chuta!
    Seguimos lider!
    Com boa distância dos nossos grandes concorrentes: Gremio, palmeiras e Cruzeiro.

    Agora é hora do nosso Departamento de Futebol faça boas escolhas.

    Reply
  6. Caro Egon
    Realmente faltou um jogador cascudo. Mas, infelizmente, nosso paquito Diego sempre está ausente quando o bicho pega, ele só gosta de jogar jogos mais tranquilos. Lamentável. Quanto ao seu comentário, só uma ressalva, o Rodinei dá muito espaço para os atacantes adversários. Precisa corrigir isso.
    Abs
    SRN

    Reply
    • “Rodinei dá muito espaço para os atacantes adversários.”
      Você está absolutamente certo, Denis…
      Acontece que é aquele negócio do macaquinho namorando a girafa. Sobe pra beijar, desce para pegar na mão…
      Por mais guerreiro que o cara seja, realmente tem que atentar para esse detalhe. Tem razão, amigo.

      Reply
  7. Prezados,
    Como é bom ver este FLAMENGO. Time que não se entrega, que gosta de ter o comando do jogo. Acho que juizão (caseiro toda vida) acabou com o jogo…

    Todo bom time tem quer um excelente goleiro, e temos!

    Vinicius Jr., se quiser se firmar no Real, vai ter que evoluir muito na finalização. Consegue criar, mas é bem ruim no último passe ou no chute.

    Os 2 meninos da zaga são excelentes. E volto a dizer, hoje a zaga é Leo Duarte e mais um.

    Agora é aguardar pelas contratações: um ponta esquerda e um camisa 9 como prioridade.

    Reply
  8. Vou desempatar a polêmica a favor do Jean Lucas. Muita calma e categoria para o primeiro jogo como titular do time. E vejam que não foi um joguinho qualquer não.
    O Pameiras babando, Felipe Melo mordendo, a torcida fazendo enorome pressão e o garoto “surfando” com a bola.
    Muita categoria e segurança, a meu ver.
    Os garotos da zaga tbém foram mto bem, tirando o susto inicial.
    Agora, duro mesmo é a sistemática perseguição que estamos sofrendo das arbitragens em nossos jogos.
    Aquela de terminar 3 minutos antes com eles sem goleiro vai pros anais dos furtos absurdos no futebol.
    Covardia absoluta!
    Nossa diretoria peca muito nos bastidores. Estamos sendo sistemáticamente prejudicados.
    Porque não pedem socorro a rubronegros experientes e vão lá na CBF protestar, recorram as TVs,
    O que esse juiz fez ontem é criminoso, mas não se espantem se daqui a duas, tres rodados, lá estará ele, apitando novamente nossos jogos.
    Sobre os comentários do Carlão assino embaixo. Sem tirar uma vírgula. Qual será o combuistível que ele usa pra escrever???
    SRN a todos!

    Reply
  9. Caro Kleber,
    Vejo que a maior virtude do jogo, foi saber que os meninos estão preparados para jogos dessa natureza, pegado, com catimba.
    O Flamengo foi Flamengo, e a garotada, desculpem a palavra, tiveram “culhão” na arena ontem. Faltou gol, mas isso é detalhe.
    O grande Egon fez uma brilhante análise técnica individual de cada jogador e técnico.
    Então, agora é torcer para que aconteça as contratações a altura das perdas e “segue o líder”.

    Reply
  10. Caros Kleber e Egon!
    A minha felicidade maior foi logo no início ver seis jogadores da base. Ontem era jogo para vencer. Levar o jogo no início deixou o Palmeiras acovardado. Passado os minutos iniciais de surpresa, entramos no jogo e fomos melhor. O Palmeiras teve lá seus ataques, mas, não é um time organizado. Falta técnico a eles.
    Achei que o empate teve uma leve sensação derrota, mesmo, sabendo que ganhar lá é complicado. Foi mais um ponto.
    Sempre digo que precisamos saber fazer gol. Isso ainda nos falta para matar os jogos. No geral, não podemos nos queixar. Time está com pinta de campeão.
    SRN

    Reply
  11. Egon,resumiu extamente o que faltou ao FLA para “matar” o jogo:”Maturidade na jogada a calma do cascudo”…!!!
    As falhas que observamos foram produto da falta de experiência.Desatenção no gol do Palmeiras:Marcaram a bola..
    Êrros de conclusão.Não se pode perder gols assim,em jogos fora de casa.
    O juiz foi caseiro.Deveria ter expulso Felipe mau cárater Melo.Prejudicou o FLA com as expulsões.
    Agora,na pausa do campeonato,há tempo para treinos,recuperação física e quem sabe,reforçar o time com algumas contratações.Neste momento,o sucesso do final de ano está nas mãos da diretoria e comissão tecnica.Ou não…?
    Abs.

    Reply
    • Carlos Alberto,
      Acho que o sucesso está mais nas mãos da Diretoria do que da comissão técnica… Acredito que todos tenham ciência das necessidades de reposição, se não vier pode desandar diante do calendário insano do segundo semestre…

      Reply
  12. Uma coisa aprendi com o passar dos anos e como os anos aceleram: RECONHECER, pedir desculpas e aceitar que errei. Critiquei Barbieri sem o conhece-lo e devo dizer que ele é o responsavel pela transformação da equipe. O Flamengo de agora não tem nada do Flamengo de antes.Além de estar oportunizando jovens valores na equipe.

    Reply
  13. Flamengo começou assustado , mas aos poucos foi se encaixando e jogou melhor. O Palmeiras tentou ganhar no grito e nos chuveirinhos, detalhe esse que precisa melhorar na nossa defesa.
    Se tivéssemos atacantes como William ou Roger Guedes , certamente, traríamos 03 pontos, uma vez que o VJr. não sabe chutar e Vizeu só joga quando entra no 2 tempo,com isso abusamos dos chances perdidas…
    Como alertei aqui , a arbitragem ajudou e muito os paulistas , que além de permitir as inúmeras pancadas dos porcos , ainda sucumbiu 05 minutos de jogo, quando o adversário jogaria sem goleiro. Nossa omissa diretoria precisa trabalhar , fomos garfados contra o Vitoria e ontem…
    Quanto as atuações, de modo geral, quase todos estiveram acima do 7, exceção de Paquetá. Esse menino tem talento, porem alguém precisa dizer a ele que não é o Platini ou o Sócrates, portanto menos firulas , mais objetividade e seriedade, principalmente em grandes jogos…
    Não gostei da saída de E.Ribeiro pra entrada de Jonas.
    Espero que o time aproveite a chata parada da Copa e treine bastante, mas já li que os jogadores terão 10 dias de FOLGA! absurdo !
    Segue o Líder …

    Reply
  14. Amigo Egon,vc foi cirúrgico quanto ao Rodnei….tem qi baixo mas muita disposição mas acho que com a surpreendente subida produção de rené hoje ele seria o ponto time mais sujeito a crítica….Jean Lucas ao meu ver está em estágio abaixo de maturação outros meninos e ontem foi com boa vontade razoável….como joga Éverton Ribeiro pois é hoje disparado jogador mais talentoso regular do time….se não me engano pelas contas ele tomou terceiro cartão e não jogaria contra os bambis,alguém tem essa informação se ele estava pendurado?Kleber,faço o apelo chato de novo,pressione as lesmas a reposição!!!!’SRN

    Reply
  15. 1o. ponto: Jogamos como líder!

    2o. ponto: Pagamos algum preço por isso, com os meias totalmente perdidos na marcação no início do jogo. O time precisa trabalhar mais estes aspectos de jogar sob muita pressão, pois teve o jogo contra o Galo e esse ontem.

    3o. ponto: Qdo o Palmeiras se impôs pelo físico a habilidade deles apareceu muito, nesse período fomos massacrados.

    4o. ponto: Em ritmo normal nosso time engoliu o Palmeiras. Com predominância tática e técnica superior ao time do Palmeiras.

    5o. ponto: Vinícius Jr o 2o. melhor jogador em campo foi brilhante, mas pecou muito no último passe e nas finalizações a gol.

    6o. ponto: Diego Alves o melhor em campo.

    Minha leitura é que o Palmeiras veio absurdamente forte pois estão 8 pontos atrás de nós na classificação, isso dá a medida dos estágios de trabalho dos dois treinadores.

    Um jogão sem dúvida!

    Reply
  16. Prezados,
    Eis que a Classificação do Brasileiro traz entre os líderes times treinados por gente nova, sem os ultrapassados medalhões:
    Flamengo – Maurício Barbieri;
    Atl.Mineiro – Thiago Larghi;
    São Paulo – um gringo;
    Internacional – Odair Hellmann;
    Só espero que caso o Flamengo seja eliminado na Libertadores e Copa do Brasil – com dois adversários difíceis em agosto – que as viúvas de medalhões não ressuscitem… Deixen o menino trabalhar, contratem 2 ou 3 que esse Brasileiro é nosso!

    Reply
  17. Perceberam que ainda tinha 3 minutos de jogo, enquanto o Palmeiras atacava tudo ok, quando o fla recuperou a bola, ele terminou o jogo. Sabendo que o Palmeiras tava com jogador de linha no gol. Nem o narrador acreditou.

    Reply
  18. Se for contratar por contratar, é melhor dar chances para o BIl e para o Vitor Gabriel.

    Que na minha opinião vai se transformar em um baita centroavante.

    Vocês acham que com a volta do Juan e do Rever o nosso treinador poderá mudar o esquema e colocar três zagueiros contra o São Paulo?

    Fechando a casinha com Juan,Rever e Leo Duarte.

    Acho que é uma opção.

    Lembrando que vamos jogar sem os nossos dois volantes carrapatos e o menino Leo Duarte está jogando muito.

    Reply
  19. Essa diretoria INVESTIU nos jogadores certos e essa “certeza” veio da BASE.

    O Flamengo investiu na BASEe o Palmeiras em nomes CARISSIMOS. Quem fez o investimento mais inteligente ?

    O Palmeiras sente um CHEIRINHO de vergonha e frustação milionária. Já o Fla o aroma é de sucesso e ENTRADA DE MILHOES.

    O VERDADEIRO FLAMENGO VOLTOU .
    BBBUUUUUUUUUII !!!!

    Reply
  20. A arbitragem comprometeu, mas o resultado foi justo.

    Como assim ?

    Li diversas materias com essa CONTRADIÇÃO, pois se a arbitragem comprometeu entào LOGO o resultado foi INJUSTO.

    Reply
  21. Temos um FLAMENGO FORTE e não apenas um time forte.

    Em muitos momentos da historia do FLA tivemos times forte porem o FLAMENGO estava fraco. Hoje temos um FLAMENGO forte e consolidado e com TIME/s cada vez mais fortes.
    Sabem o que isso quer dizer ? Que os adversarios preparem o lenços.
    Quando o FLAMENGO entra em campo o RESPEITO e o TEMOR entram novamente juntos.
    Definitivamente o GIGANTE voltou.

    Reply
    • Sem colocar a casa em ordem, o que o EBM e sua equipe fizeram de forma espetacular, o Flamengo não estaria nesse patamar. Trouxe jogadores de nível, tem um centro de excelência de análises e clínico, investiu pesado na base, etc. Se ainda estivesse vendendo a janta para comprar o almoço estaria igual ao Vasco, Botafogo.

      Tem gente que ainda acha que futebol é só colocar 11 jogadores pra correr, ter raça e pronto. Envolve muito mais!

      Reply

Comente.