No Flamengo, sonhar grande é obrigação. E, também, não custa nada…

(Foto: AFP / PIERRE-PHILIPPE MARCOU)

Primeiro, explico o título do post. Desde menino tive a noção exata do tamanho do Flamengo e, por isto mesmo já tive momentos de revolta com alguns dirigentes que erraram porque nunca tiveram a dimensão do tamanho do avião que pilotavam.

Costumo dizer que para o Flamengo nada é impossível e, partindo desta premissa e, por coerência, procurar soluções de acordo com a grandeza do clube nada mais é do que um primário dever de casa.

O “também” do título, diz respeito a máxima popular, quando afirma que “sonhar não custa nada”. Portanto, em se tratando de Flamengo, mesmo o sonho sendo gigante, também não custa nada…

A partir daí, serão três etapas. Acreditar, saber fazer e, sorte.

Ontem, mandei a seguinte mensagem para o nosso presidente Eduardo Bandeira de Mello:


“Meu presidente,

Por favor, não me chame de maluco, mas será que Zidane não teria a curiosidade de dirigir o time do maior clube das Américas?

Custa tentar?

Já imaginou o desdobramento desta doce maluquice?

Forte abraço.

E, recebi a seguinte resposta:

“Obrigado, amigo.

Grande abraço e saudações rubro-negras.”


Hoje, lendo no JB a coluna de RENATO Mauricio Prado, que pensa o Flamengo como eu, concluí que fiz muito bem em enviar o WhatsApp para o nosso presidente, pois Renato termina sua espetacular coluna indagando se Eduardo já havia comprado sua passagem para Madrid.

Ter Zidane é um sonho impossível? Para o Flamengo não há sonho impossível. Por maior que seja o objetivo, o tamanho deste gigante vermelho e preto é suficientemente grande para abraçar.

Sempre foi assim. Continua sendo e, com o passar do tempo, será algo absolutamente normal.

Quem viver, verá.

Tomara que a resposta gentil, mas evasiva, do nosso presidente, possa ser traduzida como… “já havia pensado e, já estou agindo”!!!

Tomara!!! Amém!!!

1 Comentário

  1. A coluna do RMP falava sobre a viagem do Presidente a Madri para tratar do caso Vinicius Júnior e não falando sobre Zidane,que diga se de passagem não vejo sendo uma boa para o Flamengo e acredito e torço para que a resposta evasiva do Presidente Eduardo seja mera cordialidade e que ele não leve a sério isso.

    Reply
    • Vili meu amigo! Concordo contigo…
      Meu amado Guru sabe perfeitamente que Banana de Mello não vai levar adiante essa “proposta”…
      Até porque – não comparando – Barbieri vai passar por dois testes de fogo contra o Corinthians e Fluminense. Se der certo, vai ser difícil mexer com o cara.
      Mas cabe uma perguntinha interessante! Quantos técnicos estrangeiros deram certo no futebol brasileiro, ultimamente?
      Se alguém lembrar do Rueda, eu devolvo com os 2 vices que conseguimos com ele…
      Depois desses 2 jogos, vamos ver se temos técnico ou não.

      Reply
  2. Querido amigo Kléber,
    Concordo, não é maluquice.
    Malucos são os que não entendem a dimensão do Flamengo!

    Seu pensamento coerente foi capaz de fazer a maior contratação da história, em 10 de janeiro de 1995 , desembarcando na Gávea o melhor jogador do planeta naquele ano.
    Acredito que nunca mais nenhum time do mundo consiga essa façanha, principalmente em um ano pós copa do mundo.

    Porém, com respeito a coluna do nosso amigo RMP,se refere a negociação do Vinícius Júnior, pra que ele fique mais um ano.

    Obs: podia aproveitar e negociar com Zidane também.

    Forte abraço!

    Reply
  3. Kleber, acha mesmo que estão atrás de treinador?
    Minha humilde opinião é que Barbieri já está efetivado na cabeça dos comandantes do nosso futebol. Ou sempre esteve.

    Reply
  4. A passagem para madrid que RMP menciona,diz respeito a eventual tentativa da liberaçao de Vinicius Junior para o restante da temporada.
    SRN

    Reply
  5. Mas Zidane no meio de uma temporada sem conhecer o clube? Desculpa Kleber mas acredito que a sua críticas e contratação do Rueda foi por isto. E olha que por toda crítica para a contratação do Rueda,assim mesmo ele teve coragem de colocar o Paquetá. Zidane no Flamengo, com esta mentalidade do futebol brasileiro em ano de eleição poderia ter o trabalho contestado logo,logo isto sem falar que mercado ele tem na Europa, isto se não dirigir a seleção Francesa.

    Reply
  6. Meu caro Kleber Leite, me permita ser intrometido na sua conversa com o EBM.
    Se o Presidente Bandeira não falou, eu falo: Você está maluco?
    Não por pensar grande, lógico.
    Mas os árabes estão oferecendo cerca de 50 milhões de euros, eu disse euros, por temporada para que Zidane dirija a seleção deles após a Copa na Rússia. Caro presidente, são 200 milhões de euros (aproximadamente 1 bilhão de reais) só de salários.
    E aí, temos alguma chance?
    Segue o líder.

    Reply
  7. Prezado Kleber:

    100 por cento apoiado!
    A atitude dele , ao se desligar do Real Madri, mostra um homem atrás de novos e instigantes desafios, o que, por si só, justifica tanto o sonho quanto a coragem em se tentar contratá-lo.
    A conferir.

    Reply
  8. Caro Kleber,
    Eu e muitos aqui ficaríamos muito mais felizes em vê-lo de volta ao comando do futebol do Flamengo que o Zidane como nosso treinador.
    Ué, também pensamos grande.

    Reply
    • O Kleber esta projetando a sua personalidade expansiva no EBM (minimalista). Obviamente que existe uma gritante discrepância de peso de personalidades ai!

      Já imaginaram EBM desembarcando em Paris ou Madri de mãos dadas com Fred Luz, dizendo a imprensa: “Viemos contratar o Zidane”.

      Se estivessem ainda no elenco o RC (um exímio negociador, bom em números) e o Godinho (bem instruído na retaguarda, para bom entendedor), talvez tal ousadia pudesse ser tentada.

      Porém nós que criticamos veementemente a vinda do
      Rueda ano passado, por que mudaríamos de posição em relação ao francês?

      Parafraseando o que disse o Kleber em relação ao Rueda em referencia ao ideia Zidane: “Tem tudo para dar errado, e certamente vai dar errado”.

      Reply
  9. A ideia é ótima, mas acho quase impossivel ele querer sair do primeiro mundo para esse Rio de Janeiro de hoje. Zidane é multi milionário, não vai querer conhecer o estádio de “moça bonita” no campeonato carioca. Talvez mais interessante seja sondar o Tiago Alcantara, filho do Mazinho, que é Flamengo, já disse que gostaria do jogar aqui e deve estar saindo do Bayern de Munique. Foi do Flamengo de 2001 a 2005. Tem 27 anos. Olha curriculo dele. Jogador que arruma time. Barcelona, Bayern e Seleção da Espanha. Será que os caras do Flamengo enxergam isso?
    (Talvez tenha sido o irmão dele Rafinha quem disse que queria jogar no Flamengo. Mas vale a tentativa no Tiago Alcantara, que está rico).

    Reply
  10. Rsphael, amigo,
    Por que essa foi demais?
    O que há de estupidez, o clube mais importante das Américas, imaginar ter como comandante do seu time de futebol, qualquer treinador, seja quem for e, esteja onde estiver?
    Amigo, desculpe, mas ISTO AQUI, É FLAMENGO!!!
    Forte abraço.

    Reply
    • Amigo Kléber, desculpe, acho que não me fiz entender. Não acho estupidez sua, proncipalmente de você que certa feita nos trouxe o Romário, melhor do mundo na época. Escrevi que era demais no sentido da sua auto estima como rubro-negro, de acreditar que nosso clube pode coisas simplesmente fantásticas!!! É essa auto estima que nós temos que mata o arco-íris de desgosto… me entende agora? Porém, na minha opinião, Zidane tem mercado onde ele quiser ir, não pelo Flamengo, mas por diversos outros aspectos não viria pra cá.

      Reply
  11. Kleber, justamente por entender a dimensão do Flamengo que acho que nosso clube precisa do melhor. E o melhor é aquilo que comprovadamente é eficiente e dá certo no Brasil. Zidane não é garantia no Brasil.

    Seguindo nessa linha, a melhor oportunidade que o Fla perdeu,foi, ao menos, com consultar o Carille. Esse sim, comprovadamente o melhor em atividade no país e que pode ter feito seu discípulo, Osmar Loss no Corinthians.

    Desculpe, mas não vejo outros treinadores capazes de fazer um bom e atualizado trabalho no Brasil que esses:

    Tite
    Fábio Carille
    Mano Menezes
    Renato Portaluppi

    Em ordem de preferência.

    Reply
  12. Kleber, justamente por entender a dimensão do Flamengo que acho que nosso clube precisa do melhor. E o melhor é aquilo que comprovadamente é eficiente e dá certo no Brasil. Zidane não é garantia no Brasil.

    Seguindo nessa linha, a melhor oportunidade que o Fla perdeu,foi, ao menos, consultar o Carille. Esse sim, comprovadamente o melhor em atividade no país e que pode ter feito seu discípulo, Osmar Loss no Corinthians.

    Desculpe, mas não vejo outros treinadores capazes de fazer um bom e atualizado trabalho no Brasil que esses:

    Tite
    Fábio Carille
    Mano Menezes
    Renato Portaluppi

    Em ordem de preferência.

    Reply
  13. Eterno presida….acho louvável e com certeza Flamengo tem sempre que pensar grande …as hipoteticamente caso aceitasse uma vinda o que ele ganharia de salários não se justificaria em retorno técnico com este elenco…vini jr sim tem que ser prioridade pra manter até dezembro…mesmo com a possível vinda de Vitinho,o considero inferior a Vinicius jr….o que interessa eh concentração total pra sapecar os gambás

    Reply
  14. Kleber,

    Existe uma diferença entre a ousadia Romário e a ousadia Zidane, ou seja, Romário é brasileiro.

    Creio que os planos do francês são descansar até o início do ano que vêm, onde provavelmente assumirá a seleção de seu pais.

    Mesmo que essa ousadia fosse viável, ela só seria factível entre hoje até ao fim da temporada brasileira de 2018.

    Porém a viabilidade de tal situação não me sai do campo surreal (assim como foi Romário) entre todos os aspectos e possibilidades.

    Imaginar um francês em uma missão quase botânica a América do Sul me parece inimaginável.

    Alguns fatores contradizem o que eu escrevi:
    1o. uma não revelada (até o momento) paixão do francês pelo Brasil.
    2o. seu pais de nascença, a Argélia. Nesse quesito não se sabe se ele foi um membro da sociedade local (pobre), ou algum personagem como no filme “Uma passagem para a Índia”.

    Reply
  15. Zidane saiu porque quer assumir a França apos a copa inclusive tem uma proposta de 900 milhões da seleção do Catar. Apos a Copa haverá a renovação das seleções e terá vários treinadores top de linha no mercado como Sampaolli e quem sabe até Tite,mas se o Barbieri ganha do Corinthians será difícil tirá-lo

    Reply
  16. Kleber por isso sou seu fã,pensa grande quer o melhor sempre ,mas dessa vez prefiro que o Flamengo faça uma consulta ao Tite pra que assuma o Flamengo após a copa com um contrato de 3 anos e meio. Adriano lateral,Vitinho,love, Miranda e wallace está de bom tamanho,o elenco ficará pronto. Amanhã se Deus quiser mais uma vitória !

    Reply
  17. Sonhar não custa nada!
    A diretoria realmente pensa pequeno, não falo deste caso específico, mas da possibilidade de trazer dois laterais de peso, um zagueiro e um volante de qualidade para podermos sonhar com os títulos de expressão que precisamos. É preciso que a diretoria faça um esforço pelo futebol, as finanças é uma realidade ótima, não tem jeito, iremos ser o maior do país na parte financeira, mas se isso não se transforma em títulos brasileiro e da Libertadores, a incompetência continuará escancarada!
    No caso do treinador, vejo a diretoria levando com Barbieri pra ver o que vai dar. Sou a favor de um treinador experiente, mas se ele repor as posições carentes do time e continuar na liderança, os dirigentes do Flamengo vão tirá-lo como os dirigentes do Palmeiras fizeram com Jorginho em 2009 colocando Muricy e o time do Palmeiras cai de produção e nem pra Libertadores foi, eis a questão!
    Se o Flamengo conseguir manter o elenco que possui e suprir as posições carentes, terá tudo pra ser campeão, pois os outros times sempre perdem jogadores na janela, enfraquecendo seus elencos.

    Reply
  18. Aquela carequinha do Zidane bem que meceria pegar um bronze nas prais brasileiraxxxx.

    Acho que o Escobar concordaria.

    Ãni, än, âni a careca do ….. Zidane.

    Reply
  19. Amigos, também preferia outro treinador mais experiente no lugar do Barbieri. Mas, cá pra nós, nosso time corre, tem raça, está bem nas 3 competições que disputa, estão começando a aparecer jogadas ensaiadas, estamos mais verticais, entramos na defesa adversária tocando a bola ao invés daqueles malditos 50 cruzamentos por jogo, grupo unido e pacificado, sem contar com a defesa sólida, aproveitamento da base e ótimo trabalho do nossos preparadores físico e de goleiros!!! Gente, nossa comissão técnica não está ruim heim, principalmente pelo baixo preço que custa!!!

    Reply
  20. Caro Kleber e amigos,
    Existem perguntas que nunca saberemos a resposta pelo simples fato de não termos tido a oportunidade de o fato imaginário se tornando um fato concreto. Por exemplo, Renato Gaucho estaria levando esse mesmo time a atual posição na tabela? Nunca vamos saber. O fato é que o estagiário está cada vez mais com cara de efetivo. Os dois próximos jogos serão determinantes principalmente se não ocorrer derrotas escrotas como aquele 4×0 em Cuiabá.

    Reply
  21. É simples vai V jr e vem CR7. Vem Zidane e não vai ninguen. NEGOCIO FECHADO.

    O CR7 já colocou o primeiro pé aqui no Brasil. A irmã vai inaugurar um restaurante no Brasil.

    Reply
  22. Se realmente VJr sair agora em julho ,acho que o Fla deveria ir atrás do Lucas Moura ex São Paulo e PSG,atualmente no Tottenham.

    Reply
  23. Caro Kléber,
    Achei fantástica a idéia. Não foi a toa que você trouxe Romário quando ninguém achava que isso seria possível. Realmente se Zidane viesse poderia ser transformador de todos os pontos de vista. Além do ponto de vista técnico, o Flamengo atrairia a atenção e maior respeito internacional possibilitando a vinda de jogadores (como mencionado aqui no post) como Tiago Alcantara, filho do Mazinho e outros. Valeria pena tentar. Sinceramente me lembrei do Raul Seixas no “maluco beleza”, fantástico. Acredito que grandes transformações no mundo foram feitas por pessoas que saíram do senso comum e que tiveram a coragem de tentar o que a maioria achava impossível.
    Forte abraço

    Reply
  24. Caro Kléber!
    Até do ponto de vista de marketing seria extraordinário, mas, não sou fã de técnico estrangeiro no Brasil, mesmo sendo o Zidani.
    Mesmo se viesse a existir essa simpatia por parte do EBM ainda ficaria uma dúvida: como afastar o técnico líder do campeonato?
    SRN

    Reply
  25. Como marketing seria otimo, mas taticamente e como doutrina de elenco seria bom?
    Treinar o Real Madrid é fácil, principalmente quando se foi atleta renomado do clube. Não vejo grandes inovações táticas na forma de jogar do Real. O que tem é muito talento dentro do elenco. Claro que ninguém ganha 3 Champions League por acaso…
    Na Europa, os jogadores são disciplinados taticamente e com muito talento , fica mais fácil ganhar títulos…
    Técnico estrangeiro pra dar resultado hoje no Brasil, precisaria ser tipo Fleitas Solich…
    E se nosso estagiário, com tantos desfalques, não fracassar diante de Corinthians e Flu , dificilmente será demitido antes da Copa…
    Quanto a CR7…”sonhar não custa nada”…Quem sabe o Real não topa trocar por Pará e Geuvanio ?

    Reply
  26. Prezados companheiros,

    Presidente, seu otimismo e sua visão de futuro é contagiante. Mas essa ideia de trazer o Zizu pra mim é pura utopia. Mesmo sabendo da grandiosidade do Flamengo, cá pra nós é algo muito improvável de ser tornar real, isso pra não dizer impossível. Já li inúmeras vezes aqui no blog um dos argumentos do senhor contra a vinda de Rueda é que ele ia chegar com o bonde andando e poderia demorar pra conhecer todo elenco.
    Eu acho muito mais interessante e viável tirar o Tite da seleção após a Copa do Mundo. Aí sim seria uma ótima pra gente .
    Vamos pocar o Curinthians hoje .

    SRN

    Reply

Comente.