Saudade danada!!!

Treino do Flamengo – 16/07/19 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Pensou que fosse da Copa? Negativo!

Saudade do Manto Sagrado, da torcida do Mengão, do Maraca e de todo o ritual que cerca qualquer jogo do Flamengo. Aliás, este sentimento é de toda nação rubro-negra, haja vista a quantidade de ingressos vendidos para este jogo contra o São Paulo.

Muita gente espinafra este horário de 21h45, mas na nossa cidade, sem estrutura decente de trânsito e de locomoção, quase sempre quando o jogo é marcado para um horário “civilizado”, muita gente acaba não conseguindo chegar a tempo.

Claro que, este ponto de vista vale apenas para jogos com grande apelo popular, como este primeiro, pós copa. Talvez o ideal fosse 21h30, mas convenhamos que quinze minutinhos não fazem tanta diferença.

Perdemos três jogadores. Vinícius Júnior, de brutal importância, e dois que contribuíam, porém, não de forma decisiva. Chegou Uribe, centroavante (?) e, por falar na posição, Guerrero, não se sabe até quando, também está na área…

Bom não esquecer que os outros clubes também tiveram suas baixas, algumas tão grandes como a nossa, como por exemplo o Grêmio, que perdeu Arthur. Enfim, não houve time que se mantivesse intacto.

O que isto quer dizer? Que, mesmo sem Vinícius Júnior, mesmo que ninguém mais seja contratado, o Flamengo continua com um elenco que permite ao torcedor sonhar com a conquista do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores. Até porque, como certa vez, Cuca disse algo de uma sabedoria “Maracaneana”, que jamais vou esquecer: “Pior do que não contratar, é contratar errado”.

Pode ser que eu esteja enganado, mas mesmo distante oito pontos, o Palmeiras será o nosso grande rival neste Campeonato Brasileiro. Se penso assim, muito mais ainda será na Copa do Brasil e na Libertadores. Estou levando fé. Embora não tenhamos a seleção húngara de 54, temos elenco para brigar por todos os títulos.

1 Comentário

  1. Eu acho que o Palmeiras vai focar na Libertadores, mas vejo uma disputa forte para o título brasileiro principalmente com São Paulo e Atlético-MG.

    Esperava que o Flamengo contratasse mais jogadores e principalmente para funções defensivas, mas já que isso não ocorreu, vamos confiar no que temos. O jogo de amanhã será muito difícil, mas acredito numa vitória e ainda acredito que Guerrero é fundamental nesse time.

    Reply
  2. Segue o FLAMENGO !!!

    Vai Copa e vem Copa e a brincadeira é SEGUIR O FLAMENGO.

    O Urubuzinho Rei cada vez mais plana mais alto. Espero que os adversários aprendam a VOAR ou vai ficar dificil aconpanhar os voos do URUBU REI.

    Reply
  3. Caro Kleber,
    Se você como tantos outros Rubro Negros estão com saudades, eu acredito que eu esteja com mais saudades ainda, pois nesse intervalo de Copa do Mundo efetivei um projeto que já estava em curso desde 2017, em 28/06 eu e minha família nos mudamos para Portugal, estamos morando em Braga, no norte do país…

    Imagina então, o TAMANHO da minha saudade do nosso MENGÃO, o período da Copa até tirei de letra, mas agora ficar vendo O MAIS QUERIDO a essa distância geográfica e principalmente com o atual fuso horário de + 4 horas, só como exemplo o jogo de amanhã verei aqui as 2 da madrugada, enfim tudo pelo nosso MAIOR E MAIS QUERIDO AMOR !!!

    SRN

    Reply
  4. “Que, mesmo sem Vinícius Júnior, mesmo que ninguém mais seja contratado…”
    Meu querido Guru!!!
    Essa frase, com certeza tem uma importância muito mais relevante.
    Você sempre soube que tenho minhas reservas quanto ao Vinicius. Não resta dúvida que estamos falando de um jogador talentoso e fundista, mas que peca na continuidade da jogada. Ou por preciosismo ou por imaturidade.
    Considero um Mbappé sem objetividade…
    Acontece que o carinha era nosso ataque inteiro. O cara que puxava o time para o contra-ataque. PPor isso autor de vários gols e assistências.
    Esperar que Ceifador se vire lá na frente, sem esse cara, é esperar que os ratos se mudem de São Januário.
    É primário que o clube corra – pra ontem – atrás de um jogador com as mesmas características. Um segundo-atacante que parta pra dentro.
    Pode até faltar conhecimento e competência, contudo, não acredito que aqueles ceguetas abarrotados de grana, não vejam isso.
    Esperar alguma coisa de Marlos ou, jogar Uribe pelo canto ou, deslocar Lincoln, não vai resolver nosso problema, amado chefinho…
    O cofrinho do EBM tem que entender a emergência das nossas necessidades.
    E essa já passou da hora.

    Reply
    • Egon,meu amigo…..essa diretoria flertou com a burrice esse mês….tendo tempo,condição financeira e peças ela simplesmente cruzou os braços…..e diferente do nosso presida acho que incorrer nos garotos essa reposição seria mt ruim pra equipe…pois na fase decisiva que estamos precisamos de cascudos…ps:se a molecada eh boa poe eles no Carioquinha 2019 pra jogar

      Reply
      • Querido Diogo!
        Não sei como colocar emojis por aqui, só no celular…
        Se soubesse, colocaria uma cacetada de palmas para o amigo.
        A molecada tem qualidade, mas Vinicius e Paquetá não acontecem todos os dias.
        Prova disso é que o último que virou realidade foi Renato Augusto.
        Concordo muito!

        Reply
  5. Egon, querido irmão,
    Mil vezes melhor, recorrer à nossa base do que sair por aí, contratando por contratar. Acho que bobeamos e o Grêmio pegou o Marinho. Este ia encaixar como uma luva.
    Na base, há dois atacantes que, acredito, estejam prontos para uma incursão no time de cima. Um joga pelos lados – Bill – e, o outro – Vítor Gabriel- baita centro-avante, aliás, tirando Guerrero, o melhor que há no Flamengo.
    Levo fé nestes meninos.
    Abração.

    Reply
    • Kleber, Boa tarde!

      Só a título de informação: O problema do Bill é o mesmo do Vitor Gabriel: Flamengo só tem 50% do passe. Sendo assim, eles não lançam o moleque.

      SRN

      Reply
  6. De certa forma não podemos culpar a rapaziada da direção. Aprendemos a entender o silêncio antes de contratar em definitivo.
    Não é o ideal mas compreensível.
    Acontece que nomes pipocaram através da mídia e nada aconteceu.
    Fomos de Babel, passando por Giuliano, Dória, Pablo, Adriano, Zeca e, por fim, estamos no muro quanto a contratação de Vitinho.
    Haja expectativa!!!!

    Reply
    • Egon e Kleber,
      A melhor “contratação” será não vender o Paquetá. Dizem que o Chelsea vem forte pelo menino, que é meio time do Flamengo.

      Reply
      • Diegão!
        A preocupação é real! Mas ainda acho que temos algumas alternativas para o meio.
        O que não acontece com a necessidade de um segundo-atacante.
        Jamais venderia o Paquetá, até porque acho que ele ainda vai melhorar muito.
        Acontece que SE depositar, só não sai se ele não quiser.
        A perda do Vinicius, foi fatal para nosso jogo ofensivo.

        Reply
      • Tudo indica que é fake isso, saiu a lista que o novo técnico do Chelsea pediu e não tem o Paquetá, inclusive tem o Russo Golovin que foi uma das revelações da Copa e seria concorrente do Paquetá.

        Reply
  7. Prezados,
    Costumo dizer que não gosto de futebol, gosto do Flamengo. O fato é que essa Copa do Mundo só veio para atrapalhar, interrompeu a nossa grande arrancada.
    Que venha uma vitória amanhã, em especial com gol do Uribe para enterrar dois pesadelos que rondam o ninho: Ceifador e Tuta peruano, dois atacantes limitados que não sabem fazer GOL…

    Reply
  8. Diego, sua preocupação é válida,Mas tirando Real e Barça, qual time chegou aqui e pagou mais de 35 milhões de euros em algum jogador?, portanto acho difícil alguém pagar 50 pilas por agora. Mas como no mundo do futebol nada é impossível, as mãos do BEM chegam coçam só de imaginar alguém pagar a multa do Paquetá. Vai ser banana assim longe.

    Reply
  9. Kleber meu presidente se permite vou discordar de você…..os garotos a não ser que sejam fenômenos que acontecem um a cada 100 anos,fatalmente sentiríam a pressão de manter o Flamengo forte em fases decisivas nas devidas competições….o Palmeiras que vc elenca como o grande candidato rival está repleto de bons jogadores e cascudos e eu estou estupefato com a falta de feeling da diretoria em fazer essa reposição precisa…..acredito sempre até o final mas pode ter certeza que se barca perder o rumo em algum momento esse ano ,o fator crucial será essa bananice nesse mês de junho/julho.

    Reply
  10. Caro Kleber,
    Se o vitinho vir, não sentiremos tanta falta do vini jr….só um pouquinho.Se o Guerrero for embora, não sentiremos falta alguma, pois ele nunca esteve no Flamengo. Quanto a saida do Jonas, essa sim será sentida, principalmente, para o UFC. Do resto, o Dourado ficando no banco e Paqueta não indo embora, tudo certo.
    SRN
    Guará- Brasília

    Reply
  11. O reforço é o CONJUNTO.

    A Copa provou novamente que o tempo dos super-craques DESEQUILIBRAREM passou. Vimos sel. modestas com TIMES FORTES no conjunto.
    O futebol MODERNO praticamente BLOQUEIA o desequilibrio individual. As equipes procuram portanto o EQUILIBRIO COLETIVO.
    A nossa melhor contratação foi AMBIENTAL. Vimos o Palmeiras arruinar ambientalmente ano passado. Temos um ambiente ESTÁVEL no FLA e essa é uma grande força.

    Tudo já está ESTABELECIDO no Flamengo só nos falta agora aquele parceiro FINANCEIRO e este virá INEVITAVELMENTE.

    Reply
    • Grande amigo Fla!
      Concordo que o coletivo é sem dúvida alguma o fator mais relevante de um time.
      Vimos isso com o Corinthians 2011, quando o CARA era um volante. Contudo, ter protagonista no time ajuda muito.
      Prova disso é que os 4 semifinalistas tinham. Esses carinhas jogando por música, melhoram muito o coletivo.
      Casos de Mbappé, Hazard, Modric e Harry Kane.
      Evidente que se o conjunto do Brasil, Portugal e Argentina fosse azeitado, tanto Neymar quanto Cristiano e Messi, fariam ainda mais diferença.

      * Hoje perdemos um dos Caciques da gestão. Claudio Pracownick, Vice de Finanças, foi cuidar da sua vida particular.
      Com as eleições na portinha, nem Allan Kardec acreditaria nisso…

      Reply
  12. O Vinicius podia DESEQUILIBRAR, mas o Paquetá EQUILIBRA o time. O que é melhor ?

    O Vinicius foi uma grande perda, mas o Paquetá tem uma funão muito mais POTENCIALIZADORA para o CONJUNTO funcionar bem.
    Se passar a ser mais objetivo o Paquetá pode ser o diferencial.

    Reply
  13. O time do palmeiras não irá a lugar algum, ainda mais agora depois da perda do keno e dessa desavença entre Dudu e a diretoria. Concordo com a teoria de que permanência do Paqueta seja nosso melhor reforço para 2018. O time está equilibrado, os zagueiros novos deram conta do recado, nosso goleiro está um paredão, o Gustavo jogando demais, e melhor que isso, o time está maduro. Acredito muito!

    Reply
  14. DeLEITE total !!!

    O The Voice Brasil hoje teve direito a tudo, incluindo o FLAMENGO, foi DEMAIS.

    Ver a Claudia Leite tornar o Brasil pequeno para sua sensualidade irresistivel foi impactante, em tempos de proibição ao assedio ver essa deusa tentar os pobres mortais é algo desumano. Quanta judiação.

    Foi genial, foi surpreendente, foi FASCINENTE.

    Faz isso não malvada tenha dó.

    Sei que não tem nada a ver, mas tem TUDO a VER .

    Reply
  15. Boa noite, 2 sugestões de contratação ,Ayrton Lucas lateral do Flu e Bruno Henrique excelente ponta do Santos, ambos podem jogar brasileiro e liberta

    Reply
    • Thiago!
      Duro como está o Flor, se fizer uma cosquinha soltam o Marcos Júnior.
      Esse carinha é perigoso e rápido.
      Bruno Henrique é covardia! Joga muito esse cara.
      Quando ainda jogava pelo Goiás, comentei isso no Blog.

      Reply
  16. Prezados,
    Tirando as minhas (ou nossas?) implicâncias com o Guerrero, acho que seria interessante uma formatação com dois atacantes, com Guerrero fazendo o famoso “peão” e o Uribe mais adiantado, pois dizem que ele se movimenta e finaliza bem… Talvez seja essa a melhor forma se suprir a saída do Vinicius Jr..

    O caso do Vitinho. É um bom jogador, mas não consigo visualizar qualidade técnica que o faça valer 45 milhões de reais.

    Reply
    • Por outro lado…
      Uma contratação por essas cifras pode representar o POSICIONAMENTO agressivo do clube no mercado nacional e internacional. SOMOS OS MAIORES e com maior PODERIO ECONÔMICO do país, sem precisar de mecenatos. Você, jogador de qualidade que pensa em retornar ao país, o ÚNICO destino possível e seguro é o FLAMENGO!
      Treine no melhor Centro de Treinamento da América Latina. Jogue no melhor estádio (o Maracanã). Tenha a maior torcida do mundo.

      É viajante, mas pode ser a realidade megalomaníaca do Flamengo.

      Reply
  17. “Carteirada de Paolo Guerrero”

    O que esta difícil de entender, aceitar mais difícil ainda é a escalação de Paolo Guerrero.

    Tendo em vista o histórico do jogador no clube, sua fracassada renovação de contrato (um notório mercenário), e ainda os 8 meses de punição que ele tem a cumprir, é praticamente incompreensível e inaceitável sua escalação com titular hoje, visto que o jogador é literalmente “Carta fora do Baralho” no clube. Se ocorrer Barbieri queima um cartucho com a torcida, depois não reclama da sorte! Principalmente pq chegamos até aqui sem Paolo Guerrero.

    Reply
  18. Gostaria de ter seu otimismo, Kleber.

    Mas se tem um favorito nesse jogo é o SP. O Fla vai jogar sem meio time. Sem Cuellar, sem Vinícius….

    Iremos encarar um meio campo paulista com Diego Souza, Everton e Nenê com apenas um volante, Rômulo, que até hoje não disse a que veio. Lástimavel, pois sabemos que um jogo se ganha no meio.

    Teremos um Guerrero que tem sua tradicional dificuldade de fazer gols, e o pior, sem a mínima ambição, pois seu contrato milionário chegará ao fim, tanto que foi pego na lei seca, nem está se preservando fisicamente.

    Perdemos um mês sem fazer as contratações necessárias e fundamentais, Uribe não pode ser chamado de reforço.

    Lamentável.

    E tem outra, eles possuem um treinador, nós, não.

    Reply
  19. Mais um ano jogado fora…. MATEUS SAVIO? Não preciso falar mais nada meus amigos…
    Essa diretoria quer montar um banco e não um time de futebol.
    Até 2019!

    Reply
  20. Quando o assunto é futebol, nada vezes nada é pior do que essa diretoria, é claro que o FLAMENGO NÃO IRÁ GANHAR NADA TB ESSE ANO. Uma vergonha, 36 dias e nenhum jogo amistoso, um treininho contra o pobre Bangu, os outros jogaram amistosos, menos o preguiçoso FLAMENGO. Hoje vimos um time sem nenhum ritmo de jogo, vários jogadores se arrastando em campo. E PAGAR 10 milhões de euros pelo Vitinho, tinhão que sair de camburão e com direito a tornozeleira eletrônica dando choque….

    Reply
  21. Enquanto no Flamengo tivermos jogadores ” meia boca”, será sempre assim: uma no cravo, outra na ferradura. No final, um quinto, sexto lugar….e olhe lá!!!

    Reply

Comente.