O “caneco” é o dinheiro

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Estranha, e inoportuna para este momento, a venda de Paquetá para o Milan, por 35 milhões de euros.

Estranha na medida em que o valor anunciado – 35 milhões de euros – é bem inferior ao do estipulado em contrato, no caso de venda para o exterior (50 milhões de euros). E, ainda mais estranha, pelo fato de três clubes estarem interessados (PSG, Barcelona e Milan), leilão inevitável em que, através dele, se poderia chegar aos 50 milhões, conforme multa estipulada.

A pressa em vender também causa espanto, na medida em que fere a  estratégia de venda pelo melhor preço, além de implicar em possível transtorno técnico, na reta final e decisiva do único título que podemos conquistar, neste ano magérrimo de glórias e robusto nas finanças.

Li que os nossos dirigentes foram para Milão fechar o negócio, quando o normal é o comprador visitar o vendedor. Talvez a volúpia, a tara por vender, explique o caso.

E, antes que esqueça, é mais do que necessário se restabelecer a verdade sobre a venda de Vinícius Júnior para o Real Madrid, em que os dirigentes rubro-negros foram elogiados pela inusitada transação, na qual o clube espanhol acabou pagando a multa de 45 milhões de euros, estipulada em contrato.

O “mérito” desta negociação foi exclusivamente do representante do jogador. Frederico Pena, que já foi meu assistente na área comercial, extremamente talentoso, conseguiu jogar com a rivalidade entre Real e Barcelona e, desta forma, conseguiu o preço máximo.

Agora, na pressa em vender, o preço ficou longe do que se poderia alcançar. Como sempre disse minha avó Corina, “o apressado come cru”.

Para os torcedores do Flamengo, que só pensam em conquistas, um ano horroroso. Para os dirigentes, que só pensam no dinheiro, um ano… espetacular!!!

1 Comentário

    • Bom dia!
      Concordo plenamente, Renato Galli!
      Os 02 foram superfaturados. Tomara que vendam também Leo Duarte (pra delírio do grande Egon), Lincoln e Jean Lucas. Jogam bulhufas também!

      SRN

      Reply
  1. Kleber,

    Mais uma vez, estou me sentindo a “Mãe Diná”, há um mês atrás , aqui no blog, disse que o Paquetá ESTAVA VENDIDO POR 35 MM DE EUROS, é só confirmar no arquivo das postagens…

    Enfim, esse foi o derradeiro ato do Sr. EBM, que para tentar ser Deputado Federal retardou a notícia dessa venda…
    Simplesmente, LAMENTÁVEL !!!

    SRN

    Reply
  2. Caro Kleber,
    Infelizmente, o dinheiro é o mal da humanidade. Logo, qualquer tostão o seduz. Em consequência, dirigente de futebol só pensa em dinheiro. O torcedor, eles querem que se danem. Por consequinte, torcedor é apenas massa de manobra.
    SRN

    Reply
  3. Kleber,a venda era inevitavel e acredito que a intenção dos azuis é que não fosse divulgada porém parece que foi vazada por familiares….desde que esse dinheiro seja aplicada de forma decente para o time ano que vem….bons laterais,centroavante realmente bom e um meia,não vejo pq não….a saída de vinicius foi pior pois ele estava encaixado no time e acabou por desfalcar o time no restante do ano e Paqueshow vai embora em dezembro….tomara que consiga nos ajudar a trazer o hepta pois o menino merece….enfim,sabado é vencer ou vencer os Série C!

    Reply
  4. Esse presidente do Flamengo é muito estranho! Deve ter ficado chateado e decepcionado por conta da perda das eleição! Ta fazendo bobagens, vender nosso atleta por 35 milhões de euros! A oposição deve fazer alguma coisa, contra essa bobagem! Ass Gustavo Henrique. Sou teu fã Kleber

    Reply
    • Guru……concordo com vc. Como é qu e se segura um cara que vai ganhar 625 mil reais por mes e mais 43 milhões na mão em luvas.

      Por isso o rendimento caiu desesperadamente. A cabecinha do boneco ja estava na europa.

      Reply
  5. Prezado Presidente,
    Também estranho a pressa e o baixo valor. Há dois fatos que me levam a ver isso como anunciado.
    Cerca de 1 mês atrás foi noticiado pela mídia jornalística que o Sr. Lomba dizia ser difícil que fosse pago a multa pelo Paquetá, “Pagamento da multa é utópico” veja: http://mengonoticias.com/2018/09/13/renovacao-de-contrato-esfria-e-paqueta-deve-ser-vendido-para-um-gigante-europeu/
    No momento que se diz isso numa negociação, já era. Depois o Flamengo estava para fechar o ano no negativo e isso gera pressa para negociar o jogador.
    Tem uma 3a coisa não muito elogiável desse grupo. O jornalista Jorge Nicola da ESPN Brasil conta que o Sr. Bandeira segurou o anúncio da negociação para depois das eleições para não atrapalhar sua votação. Se isso não é utilizar o Flamengo para sua campanha de deputado federal eu perdi minha capacidade de entender o as coisas. SRN

    Reply
  6. Mais uma vez essa diretoria derrotando o Flamengo no futebol e agora nas finanças.chega desses caras , três patetas ,Lomba,Noval e Bandeira.

    Reply
  7. E o EBM fechou com chave de ouro, vendeu jorge e comprou Renê. Perdeu Vini no meio do campeonato, vendeu Vizeu por mixaria a ser pago em 2020, e agora o Paquetá, e não ganhou nada.

    Reply
  8. O Flamengo fica com algo em torno de 25 mi. Com essa grana vai dá pra contratar bons jogadores, já que dinheiro gerado pelo futebol vai para o futebol. Com isso é hora de ir ao mercado para completar nossas lacunas e investir de forma inteligente para evitar Dourados, Berrios e Marlos.
    Minhas sugestões sendo que a opção A) a mais adequada e a C) menos prestigiada (contratando ou um ou outro)

    Zagueiros:
    A) Kanneman (Grêmio)
    B) Igor Rabelo (Bota Fogo)

    L. Direito
    A) Pikachu
    B) Gilberto (Flu)
    C) Rafinha (Bay)

    L. Esquerdo
    A) Dodô (Santos)
    B) Adriano (besikitas)
    C) Ayrton Lucas (Flu)

    Meias
    A) R. Augusto
    B) Rodriguinho
    C) Hernanes (ex-sp)

    Pontas e segundo Ata
    A) Keno (ex Pal)
    B) Roger Guedes (ex Galo)
    C) Wilian Bigode (palmeiras)

    Atacantes
    VITOR GABRIEL (BASE)

    Reply
  9. Eu quero sabe se o declínio técnico do Paquetá foi em função dessa venda acertada anteriormente?

    Achei 30mi muito bem pagos se levarmos em consideração a queda técnica do jogador e o fato de não ter aceitado reformar o contrato com o Flamengo.

    Bem, a dúvida é se vamos renovar com o Diego? Caso positivo, não vejo problemas com armadores, temos três no momento e ainda o Arão.

    Saudações!!!

    Reply
  10. Kleber gostei da sutileza subliminar no título do post, resumiu bem essa gestão em todos os sentidos.
    “O título deve ser uma síntese precisa do texto, tendo uma função estratégica na articulação textual. Promover a habilidade de dar títulos adequados a textos é uma estratégia que auxilia na formação do leitor.”
    Como sempre disse minha avó Elza, “para bom entendedor, meia palavra basta”.

    Reply
  11. 35 + bônus. Ou seja, se ele bater metas de partidas disputadas sem lesões o clube recebe mais.

    O Malcolm, mesma idade, foi destaque no Bordeaux, disputado por Roma e Chelsea e foi para o Barcelona pelo mesmo valor.

    Acho ruim vender agora, mas não acho o valor baixo.

    SRN

    Reply
  12. É o fundo do tacho que se aproxima, vende logo antes que acabe a maré mansa. Anteriormente estavam querendo renovar o contrato do jogador, justamente pra aumentarem o valor da multa,agora vendem por um valor menor do que o estipulado. TEM CAROÇO NESSE ANGU, depois se entrar a oposição, vão dizer a clássica frase : ‘ não vamos olhar no retrovisor’ . JÁ VI ESTE FILME….Enquanto isso, o Flamengo que se f……

    Reply
  13. Lamentável esse “final de feira” do EBM. Esperou a derrota nas urnas para anunciar a venda. Até acho que o Paquetá, no momento, não vale isso tudo, mas poderia evoluir se fosse aconselhado por alguém do ramo. A conversa com o Dorival Jr. durante a semana foi proveitosa, ele já não fez tanta presepada contra o Corinthians, não perdeu quase bolas armando contra-ataques do adversário. O problema é que essa administração não poderia passar a vergonha de entregar o clube no vermelho em 2018. Não são os magos das finanças?
    Aí, na reta final do Campeonato eles dão um nó na cabeça do garoto que, com certeza, vai ficar nas nuvens e voltar a ser disperso como na volta da Copa. A conferir.
    Parabéns azuis! Fecharam no azul no Balanço mas abaixo do vermelho no Futebol. E os poderes do clube? Só se manifestam pra barrar candidatura de quem não é do esquema?
    Vergonha!

    Reply
  14. Bom dia, amigos,
    Fico pensando quem será contratado para o lugar. Provavelmente será contratação da próxima administração, que parece também não entender nada de futebol.
    Devem estar procurando algum “craque” na América do Sul. Se contrataram um atacante que não faz gol (Marlos Moreno), acho que devem estar procurando alguém que não acerte passes para jogar no meio-campo.
    Fortes emoções!!
    SRN.

    Reply
  15. Caro Kleber, eu também não entendi a pressa nessa negociação. O Paquetá tem contrato até 2020 e fecharam por 15 milhões de euros a menos. Será que as vaias sofridas no Maracanã fizeram com que o jogador forçasse para sair? Abraços.

    Reply
  16. Pelo que vejo e leio teremos um time bem diferente no próximo ano.
    Temos jogadores em fim de contrato que não devem continuar, como, por exemplo, Marlos e Geuvanio. Diego Ribas não é unanimidade. Nossos laterais são fracos. Atacantes, temos?
    Esse time não é ruim, mas não decolou, essa é a verdade. Algo precisa ser feito. Espero que a nova gestão tenha olhos mais agudos. As indicações do amigo Ivan Renato acima, por exemplo, são boas.
    Mas que não é legal verder nossas jóias, isso estou plenamente de acordo, caro Kleber. Mas, tem outra forma de arrumar dindin?

    Reply
    • Obrigado Hélder.
      Só mais uma coisa. O infelizmente a estratégia do mercado do futebol brasileiro mudou. Antes, colocavam o jogador da base pra jogar, quando ele pegava cancha havia uma disputa do mercado externo (isso levava tempo) e finalmente ele era vendido mas nessa demora na concretização do negócio com a Europa, quem era beneficiado era o time brasileiro, que podia contar com o jogador por um ano ou até mais.
      Atualmente esse cenário mudou, desde a base já existe assédio e já não há espera. Se vêem potencial levam e acabousse se vai dar certo ou não é outros quinhentos.
      Percebendo esse movimento do mercado que já era (e agora mais ainda) impossível disputar com a moeda externa, São Paulo, Cruzeiro, Galo… In estiramento em medalhões que ainda podiam dá retorno técnico (em futebol nivelado por baixo) e que já não chamasse atenção do mercado europeu. O ponto fora da curva e o Palmeiras que é um caso a parte, pois conta com três bons elencos.
      São Paulo- Sidão, Nenê, D. Souza, Everton… A coluna do time é formada por jogadores com mais de 30
      Cruzeiro- Thiago Neves, Robinho, Barcos, Fred, Dedé, Fábio…
      Galo- Leonardo, Elias, Ricardo Oliveira…
      Se a estratégia deu certo ou não é só vê a tabela. O Flamengo sofreu por contar absurdamente com os garotos da base… Aí veio o papão europeu e levou

      Reply
  17. Não teria sido uma “retaliação” mimada em aceitar esse valor de 35 MM (abaixo dos 50 MM) devido a não aprovação do empréstimo na última reunião do Conselho?

    Reply
  18. Estranho mesmo… Tão estranho que levanta a suspeita de que era do interesse de alguém que a venda acontecesse logo, ainda antes das eleições do clube. O intuito? Alguém deve estar levando dinheiro com isso…

    Reply
  19. O Paquetá ainda joga este final de ano pelo Flamengo, certo?

    No mais, pelo o que li (e reproduzo aos amigos), ele nem quis ouvir o Flamengo e preferiu sair.

    “Ao longo dos últimos meses, desde o começo do ano, a diretoria do Flamengo convocou os empresários de Lucas Paquetá para reuniões, com o objetivo de ofertar um generoso aumento salarial e consequentemente ampliar a multa rescisória. Até o desfecho da negociação com o Milan – clube na qual ele foi vendido por 35 milhões de euros (cerca de R$ 150 milhões) – não houve sinal positivo dos representantes do jogador de 21, que claramente estava disposto a deixar o clube para dar voos mais altos, segundo impressões de dirigentes do Flamengo”.

    Reply
    • Henrique,
      O pessoal está ignorando que nessas transferências tem a VONTADE DO ATLETA… Eu no lugar dele iria correndo. Além do percentual na venda (5%) + luvas e salários, ainda tem o fator de sair de uma cidade extremamente violenta para ir morar em Milão, jogando em um clube também gigante – que passa a ter grande investimento nos próximos anos…

      Vendeu bem! Voa Paquetá!

      Reply
  20. Bom amigos, existe uma verdade nisso!

    Antes nossas revelações eram queimadas e saiam de graça do clube.

    Esse ano deixaram mais de 400mi nos cofres do clube.

    Lamentar lamentar só o pouco tempo que jogaram com a camisa do clube.

    A máxima dita pelo nosso guru “apressado come cru” pode ser vista de duas formas. Uma pelo lado do clube, outra pelo lado dos compradores, que o diga o Real com o Vinícius Jr, onde lá não joga e aqui era craque!

    Saudações!!!

    Reply
  21. Pois é Henrique uma coisa que li, achei estranho, Paquetá irá receber aproximadamente 600 mil reais de salário, valor pagável pelo Flamengo, agora será verdade que ele queria ir embora, pode ser, mas nesses caras não da pra acreditar.

    Reply
  22. A questão não é essa!!
    Se o jogador quer sair que saia pela multa já que ele tem mercado pra isso!!!
    O que está parecendo é que venderam agora por qualquer valor para que esse dinheiro não vá para a próxima diretoria e fechar o balanço de forma positiva..
    É UMA VERGONHA!!!!
    Todos deveriam ir pra porta da Gávea protestar, sempre fui a favor da administração mas essa doeu de verdade.

    Reply
  23. Kleber meu caro, existe um equívoco no que você relata.

    A multa de Vinícius JR era de 30 Milhões de Euros. O Real pagou 50% a mais para acabar com a “especulação/ leilão com o Barcelona.

    Então o fato é que VJ custava 30 e foi vendido por 45.

    Paquetá tem a multa em 50 milhões de Euros, Mas não podemos esquecer que em Julho e em Agosto, foram procurados, Léo Duarte, Paquetá e Cuellar para renovarem, e ao que tudo indica, só o Paquetá não renovou.

    Eu li que a multa de Cuellar é de 70 milhões de Euros, e a do Léo Duarte não foi revelada.

    Especialistas dizem que não é possível comparar o passe de um menino de 17 anos( VJ) com um menino de 21…..ainda que esse menino seja o Paquetá.

    A julgar pelos valores, acho que foi muito bem pago os 35 milhões de Euros, pois custo a acreditar que fariam novo leilão, onde o Real Madri não participaria.

    Quanto ao quesito técnico é DEVASTADOR não contar com o jogador em 2019!

    Reply
  24. NÃO SOU CONTRA A VENDA, CONTRA O MOMENTO DA VENDA. Tenho certeza que por anos não teremos em nossa equipe jogadores do nivel de Paquetá e VJ. QUEM VIU VIU E QUEM NÃO VIU VAI VE-LOS BRILHANDO NO EXTERIOR. Pior que se fizerem como com o dinheiro do VJ e comprarem meia boca, estamos ferrados. Sou apoiador da atual administração, sou grato à tudo que fez o Bandeira, mas é muito estranho a venda assim rápida e com visita ao clube interessado. Presidente tem que vir à publico explicar.

    Reply
  25. Eu queria levantar aqui algumas bolas:

    1 – Alguém teria dúvida de que Paquetá não emplacaria 2019 no Flamengo?

    2 – Se em Maio o empresário do jogador já tinha se encontrado com 3 representantes de clubes europeus, e dentre eles o próprio Leonardo do Milan, isso ao menos prova que a negociação vem ocorrendo no mínimo a 6 meses.

    3 – Quanto a venda abaixo do valor da multa, particularmente eu acho viável, mas a quem achou o valor baixo, eu pergunto: Como é que faz para manter um jogador focado o ano todo de 2019 quando hoje tudo parece fazer sentindo que o rendimento de Paquetá caiu justamente ou no mínimo, casualmente por conta dessa negociação? Vale a pena manter um jogador onde o empresário já negociava a tempos ? Creio que não!

    4 – Não podemos esquecer que é exatamente a mesma política que o Flamengo usa para trazer seus reforços. Negocia com atleta e empresário, e espera sentado pela pressão desses no clube até que a liberação aconteça. Pagando ou não a multa o jogador só fica se quiser.

    5 – Fala-se tanto de um volume quase que estratosférico de dinheiro entrando nos cofres do clube, mas será que as pessoas esqueceram que ainda temos uma dívida de 400 milhões?

    Aqui nos comentários desse post há tanto assunto para virar pauta, que dá até dor de cabeça. Mas seria bem interessante!

    Reply
    • Olha Anderson,

      Eu tive dúvidas sim na saída do Paquetá sim, na medida em que o futebol dele caia eu achava cada vez mais improvável o pagamento da multa contratual.

      O garoto se recuperou no último jogo, entretanto vinha de uma sequência de 13 ou 14 jogos jogando mal ou muito mal.

      Sua saída para Itália só pode ter se dado por vontade do jogador e de seu empresário! Tirando as comissões e luvas, o salário do Paquetá não é nada demais, cerca de 600mil reais que receberá no Milan (recebe 120mil atuais no Flamengo).

      Enfim, de concreto mesmo é que entrarão apenas 3mi de Euros de imediato no clube, sendo que o resto parcelados pelas Casas Bahia em Bandeiras Boletos mensais.

      Bandeira garantiu com isso fechar o balanço do clube em azul, essa me pareceu ser o grande ganho da operação.

      Saudações!!!

      Reply
      • Nino…..Mas, só as luvas são 43 milhões de reais…..
        Além disso tem mais bônus de 5 a 10 milhões divididos na mesma forma da multa (70%/30%) por metas conquistadas.

        Se o jogador não quer ficar, como faz? Com esse desempenho pífio que vc mesmo destacou? É vantagem não vender???

        A negociação começou em Abril/Maio e se mesmo assim vc estiver certo “Bandeira garantiu com isso fechar o balanço do clube em azul, essa me pareceu ser o grande ganho da operação.”…….eu acho ótimo o ano terminar no azul.

        Reply
        • E tem mais um detalhe Nino.

          Confesso que tentei achar aqui o tempo de contrato do Paquetá com o Milan e não achei.

          Mas se for de 5 anos, daria 717 mil mensais diluídos no contrato.

          Ou seja 1,350 milhões mensais. Pode isso Arnaldo!?!?!

          Não tem como segurar, se o jogador não aceitou nem ouvir a proposta, como bem postou aqui o Egon

          Reply
      • Desculpe, Nino mas não somos banco, nossas metas são esportivas: títulos, canecos, voltas olímpicas. Balanço no azul não enche barriga de Torcedor.SRN.

        Reply
    • Caro Anderson,
      Vc cita que “ainda temos uma dívida de 400 milhões”, mas lembro a você que, apenas nos dois últimos anos, o Flamengo faturou mais do que esse valor apenas na venda de quatro jogadores (quase 95 milhões de Euros, ou 407 milhões de reais). Informação esta publicada no jornal O Globo de hoje. São eles:
      Jorge: 9 milhões de Euros
      Vini Jr: 45 milhões de Euros
      Vizeu: 5 milhões de Euros
      Paquetá: 35 milhões de Euros
      Só esses quatro já teriam abatido nossa dívida pendente, o problema são as péssimas contratações e aonde esse dinheiro tem sido pessimamente investido. Esse é o problema.

      Reply
  26. Clifford Silva….Vamos aos valores que você menciona.

    Vamos considerar hoje que a folha salarial do Flamengo em 2 anos soma 260 milhões de rais, sem colocar na ponta do lápis o gasto com comissão técnica. Isso dá em média uma folha mensal de 10 milhões de reais. Acredite amigo, há jornalistas que acham que pode ser ainda maior. Na casa dos 13 milhões.

    Pois bem…. dos 407 milhões que vc se refere, agora só com salários, temos 141 milhões nos cofres….correto? Não !

    Temos ainda o novo CT que já esta na casa de 32 milhões. Sendo assim temos agora 109 milhões de reais. Correto? Não!

    Alguém aqui no blog trouxe a informação que o Flamengo gastou algo perto de 58 milhões de reais com reforços….que mesmo que sejam pagos a perder de vista em alguns casos, há que está provisionado.Sendo assim, agora temos 51 milhões de reas em caixa….correto? Errado !

    Numa dívida de aproximadamente 400 milhões oriunda daqueles malditos 750 milhões de reais, o serviço da dívida gira em torno de 1,3% ao mês ou algo perto de 15% ao ano.

    Então 15% de 400 milhões chegamos a 60 milhões.

    Atente amigo para um detalhe….60 milhões não é para diminuir a dívida, é só o juros para não deixar aumentar.

    Agora com todos esses cálculos temos 9 milhões acima dos 407 milhões que vc se refere acima.

    Portanto desse dinheiro, e até que saia em Abril de 2019 o balanço anual de 2018, não temos como saber o quanto foi aplicado no pagamento de dívidas(amortização). Mas certamente algum valor foi.

    Até o presente momento, não temos problema de caixa, uma vez que arrecadamos 650 milhões de reais em 2017, e a previsão desse ano é de 450 milhões sem a venda de Paquetá.

    De fato meu amigo, é muito difícil e complexo demais explicar o fluxo de caixa de qualquer clube de futebol. Não há um fluxo de receita estável durante todo o ano.

    Lembro que nos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março todos os clubes funcionam com o fluxo no vermelho, uma vez que não há jogos e nem receitas.

    A medida que os jogos vão acontecendo, os patrocinadores vão pagando suas cotas, e a torcida vai lotando o estádio, as contas vão naturalmente se estabilizando.

    É por esse motivo por exemplo que o Flamengo pega empréstimos no primeiro semestre. Para cobrir onde não há receita. Depois com as receitas consolidadas, paga tudo e com sobra.

    Forte abraço ! ! ! !

    Reply

Comente.