Os comentaristas sabem das coisas

Treino do Flamengo – 2/10/18 – (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Não estou falando dos comentaristas da TV Globo, SporTV, Band, O Globo e, por aí vai. Estou falando dos nossos comentaristas, aqueles que deixam suas marcas neste blog.

Outro dia, estava vendo um programa de TV após um jogo do Flamengo. Os dois comentaristas, competentes, porém longe de entender os nossos problemas, o que raramente acontece aqui, pois o que reina e prevalece é o espirito rubro-negro. Querem ver? Retornem aos comentários do post anterior e verão que, como num passe de mágica, como se tivessem combinado, surge a pauta – desculpem o termo – da brochura…

Lá pelas tantas, o Carlos Egon levantou a lebre de que havia um desânimo quase que coletivo aqui na nossa família do blog. A mensagem foi captada e o papo evoluiu, a ponto de não conseguir ficar fora deste tema tão atual. A verdade é que o Egon tem razão. O ânimo da nossa galera – e de TODAS as outras galeras rubro-negras – está lá embaixo.

Na mudança de treinador, a nossa diretoria teve como mudar este ânimo da nossa torcida, porém, sensibilidade não teve. O momento era para contratar um treinador que pudesse dar uma bela sacudidela no moral da tropa e alimentar a esperança de nós torcedores.

Não quero aqui fazer qualquer tipo de avaliação se Dorival Júnior é bom, mais ou menos ou, péssimo treinador. Não vem ao caso. O que tenho certeza absoluta é que o perfil de Dorival Júnior é inadequado, e incompatível, com o nosso momento. Aí não é questão de gostar deste ou daquele treinador.

Querem um exemplo: O nosso catarinense Henrique, aqui já deixou claro que não gosta de Vanderlei Luxemburgo. Tenho sérias dúvidas de que, ante argumento que apresento, em que são somente 11 jogos agora, se até o Henrique não concorde que Vanderlei seria uma opção adequada ao momento.

Isto vale para quem não gosta de Joel Santana ou até do festejado e alegre Lisca que, está em função da sua empatia, operando um milagre no Ceará. São perfis absolutamente adequados à necessidade momentânea do Flamengo. Qualquer um deles incendiaria o ambiente e, duvido que aqui e agora, estivéssemos falando em brochura coletiva rubro-negra.

Dorival pode até ser bom, mas é morno…

1 Comentário

  1. Grande Guru!
    Não existe nada mais brochante que a expectativa. Sendo boa ou ruim, continua sendo uma baita interrogação…
    Para nós que já vimos cobras, lagartos e lagartixas, tantas frustrações machucam, mas está longe de ser o fim do mundo.
    Faltando 11 rodadas, estamos literalmente no bolo, sem ataque ou com ataque.
    Por que não continuar acreditando? Em 2005, salvamos nossa vaquinha atolada, já como o sininho enterrado no brejo.
    Sonhamos com a Libertadores e com a Copa do Brasil. Nessa batalha naval, atiramos n’água.
    Acontece que o enterro segue e, estamos a 4 pontos do líder.
    Nosso maior problema – com toda razão – é ter avaliado o quadro com olhos de torcedor. Criou-se a expectativa e, ignoramos por completo a “incompetência” dos nossos gestores.
    Vamos pagar esse preço até o final deste Brasileiro, tendo que adaptar o que não é adaptável e, continuar tentando um rodízio no ataque sem nenhuma solução aparente.
    Perto do que já vimos, e sabendo que o que está ruim NÃO pode piorar – se o Cruzeiro ficar quietinho – temos que jogar 11 decisões e tentar o improvável.
    Quando li que o Flamengo tinha 98% de chances de cair, em 2005, tive até herpes…
    Estamos longe de tal situação e, apesar dos pesares, AINDA podemos surpreender até nós mesmos…
    Sexta-feira é dia de comer gambá acebolado com batatas. Isso vai dar uma moral arretada…

    Reply
  2. Toda razão!
    Dorival é morno, e Lisca, um maluco beleza que incendiaria nosso pinguelinho abatido.
    Pena que não seja a cara nem alegria daquelas antas.
    Imagina!!!!

    Reply
  3. Vamos ficar lamentando a contratação do Dorival até quando?So pra saber pois caro amigo Kleber ,vc já fez uns 5 posts sobre isso.Gente agora é torcer pro cara ,noque vai ficar aqui lamentando?Talvez o Luxa daria um chacoalhão melhor mais quem garante que esse elenco mimado aceitaria isso?
    O Dorival tem o estilo de jogo mais parecido com o que o Fla joga,talvez por isso a contratação pois sabemos que não dá pra fazer grandes mudanças e tão somente ajustes .
    Acho que a parte que cabe a nós é apoiar ao máximo pois só isso que nos resta ,vou fazer a minha parte e espero que cada um também faça pois ficar o resto do campeonato só lamentando não irá ajudar em nada.

    Reply
  4. Muuuuuuuuuuito assinado, meu caro Dawison!
    Até porque, além de só nos restar isso, não existe garantia de nada com qualquer treinador. Falta o milho, meu amigo…
    Com este balaio de dragas que compõe nosso elenco de atacantes, nem com Houdini fazendo hora extra, sem lanchar…

    Reply
  5. Lisca vem fazendo bons trabalhos mas acho q seria arriscado demais. O Papai e da casa, foi ele que reverteu aqueles 95% de chances de cair. So nao ganhou a Libertadores pq quis ir pra África.Acho que conseguiria incendiar esse ambiente, lancar uns 2 moleques da base. Mas EBM e sua trupe sao borracha fraca. Falta DNA rubro-negro. Sao medrosos, parecem botafoguenses. Gracas a Deus eles vao embora para nunca mais voltar!
    Quanto a titulo não acredito. Palmeiras pegou no breu, Gremio esta bem, Sao Paulo esta jogando mais e a gente com esses covardes medrosos. Ta dificil!

    Reply
  6. O Dorival chegou falando em ganhar título, palavra proibida no Flamengo, ninguém fala disso por lá, e esse cara chega colocando o pé no pescoço do EBM, assim tu não vai durar muito Dorival.

    Reply
  7. A verdade é o nosso Guruguzão tem um otimismo tão irrefreado que quando não é otimista tem-se que prestar atenção!

    Estamos irremediavelmente sem forças, e acredito que o elenco tbm não esteja sentido essas forças!

    O momento atual nos parece algo como descer ladeira a baixo sem freios.

    A minha torcida é para que tenhamos uma boa aterrizagem nesse declínio, que tanto parece técnico como psicológico (isso para não falar da moral de certos jogadores).

    O desânimo só não é total pq estou com o sentimento que ganharemos do Corinthians em SP, ai depois, dependendo da rodada tudo pode mudar!

    Saudações!!!!

    Reply
    • Boa noite, amigos,
      E por falar no Corinthians, que camisa bonita eles lançaram homenageando Senna, que era torcedor do clube paulista. Enquanto isso a Adidas lança nossas camisas sem graça.
      Até nisso somos “mornos”.
      SRN.

      Reply
  8. MEU ETERNO PRESIDENTE ESSE TIME É O REFLEXO DO NOSSO MOMENTO. ESTAMOS DESANIMADOS E CABISBAIXO PIOR QUE ESTAMOS DESACREDITADOS. TIME COM DNA DE PERDEDOR. E DIRETORA BANANA. O QUE NOS RESTA É TORCER. A TORCIDA DO FLAMENGO JÁ ESTA CANSADA DE PERDER E NÃO TEM MAS COTA PARA SER MOTIVO DE CHACOTA. NAÇÃO RUBRO NEGRA RESPONDA UMA PERGUNTA ? NESSES 06 ANOS DA GESTÃO BANDEIRA DE MELLO VC FOI TEVE MAS TRISTEZA OU ALEGRIA ? EU TIVE MAS TRISTEZA

    Reply
  9. Falando em morno.
    O CSKA venceu o Real Madrid e lidera o grupo da Champions… Bastou o Vitinho sair para o time russo deslanchar.
    Li setorista falando que o Vitinho é um desânimo total até nos treinos. Hoje, após tomar vários esporros do Dorival, foi sacado para entrada do Geuvânio…

    Reply
  10. Contratar o Dorival é a cara do EBM. Não há S Judas que dê jeito nisso, amigo. Agora é torcer para que o ano não termine de forma ainda pior. Campeão brasileiro? Quem sabe em 2019?!

    Reply
  11. Eu não desanimo, estou sempre acreditando, não acredito em Papai Noel e nem no Homem Aranha, nas acredito no Flamengo e no Dorival, vamos chegar lá em cima, se será campeão não sei,mas vamos crescer novamente no campeonato, isso tenho certeza, podem me cobrar. MENGAO neles !!!

    Reply
  12. Prezados,

    Por favor, olhem a foto deste post, considerem a mesma sem as cabeças dos personagens… Agora me digam:

    QUEM TEM MAIS “PINTA” DE JOGADOR DE FUTEBOL, DE BOLEIRO MESMO, O PERSONAGEM DE CAMISA BRANCA OU O DE CAMISA VERMELHA ???

    Simples assim, pela “silhueta” já se vê que o Henrique Dourado pode ser tudo, balharino, cantor, pintor, administrador, contador, porteiro, segurança, ator, ilusionista, piloto de avião, motorista, açougueiro, enfim qualquer profissão encaixa bem com sua “silhueta”, MENOS A DE JOGADOR DE FUTEBOL, BOLEIRO !!! rsrsrsrsrsrsrs

    SRN

    Reply
  13. Concordo que o Dorival é a opção morna.
    Mas discordo e muito sobre Luxemburgo. O cara parou no tempo e hoje não serve nem pra treinar time de futebol de botão.
    Se o Dorival não se apegar ao esquema com pontas, tem chances de melhorar um pouco o time.
    O grande erro do Barbieri era querer jogam num 4-3-3 jogando para as pontas jogadores que não tem essas características. Nem Vitinho e nem Everton Ribeiro servem para tal função. Assim como Paquetá quando começou a ser titular no Flamengo também não rendia por ali.
    Técnico bom é aquele que entende as limitações de seu elenco e consegue extrair o melhor dele…

    Reply
    • Alan,
      O problema é que esse esquema 4-3-3 com pontas parece ter sido implantado em 2016 como “filosofia do Flamengo”, na época do Muricy Ramalho, e vem sendo adotado até hoje pela Diretoria…
      Tem entrevistas do ex-treinador falando dessa “nova filosofia”, que aprendeu no estágio de 7 dias que fez no Barcelona. Só não viu que lá tinha um tal de Messi…

      Reply
  14. Eu tenho observado esse time do Flamengo desde o início do ano e tivemos várias formações e fases boas e ruins. Mas tem dois detalhes importantes dessa equipe , a primeira que não tinhamos intensidade , isso melhorou um período, mas já voltou a não ter de novo. A segunda ,velocidade no contra ataques, que só tivemos isso quando tínhamos o Vinícius Junior. Eu nunca vi uma equipe ser boa sem intensidade e contra ataques rápidos e, o pior disso tudo que não temos um artilheiro.os meias não entram na área para concluir,as vezes o Paquetá faz , mas o resto muito pouco, tá difícil !

    Reply
  15. A vinda do Dorival foi pra reduzir a ação trabalhista que essa mesma gestão deu causa. É muita audácia dessa gestão dizer que o lado financeiro do clube foi resgatado graças a eles. Chapa azul, vocês são uma vergonha!
    Devolvam meu Flamengo!

    Reply
  16. Kleber,amanhã me prometi um ultimo voto de confiança a esses muquiranas de quinta categoria que só trouxeram tristeza esse ano….se não ganharem dos gambás,ae os ultimos 10 jogos que eles enfiem naquele lugar…..a atmosfera magica com a triade Vini JR-Paqueta e Viseu(confesso que fui um ferrenho defensor da venda)não era pra ter sido desfeita.SRN

    Reply
  17. Anteriormente..como disse Vampeta: eles fingem que pagam, eu finjo que jogo.
    Hoje eles pagam e fingem que cobram futebol, os jogadores recebem e fingem que jogam novamente, mantendo a tradição. O grande problema é que nós torcedores não fingimos que torcemos, muito menos fingimos que ficamos chateados, com tantas derrotas e decepções e com tantos erros tao claros.
    Saída de Rueda,Dourado,Marlons Moreno, Carpegiane, derrota Botafogo, tira todo mundo do futebol, saida do Everton, barbieri,saida do VJ, 45 milhoes no vitinho e finalmente Dorival…pra quem reclamou da frase do Vampeta, esse ano apesar de pagarem, fingiram que sabem o que estavam fazendo. Sexta por desaforo, vou fingir…que não vou torcer pro Flamengo.
    Quem sabe eles fingem que jogam e vençam???

    Reply
  18. kleber eu gostaria de comentar a entrevista do everton ribeiro.que falta de comprometimento com o clube ,não fica indignado ,não mostra sangue nos olhos,com esse perfil de jogador não vamos ganhar nada,no período de 1987 a 1991 fui médico das categorias de base do flamengo vc precisava a indignação dos garotos quando o time perdia,agora esse caras não mostram nenhuma revolta,tem que haver uma limpeza geral.

    Reply

Comente.