Em 1970, na Rádio Tupi, tive uma professora genial de fonoaudiologia, chamada Glorinha Beuttenmüller. Certa vez, perguntei a ela sobre técnica de comunicação para que o ouvinte acreditasse piamente na minha notícia. A resposta, curta e grossa, guardo até hoje: “SEJA SINCERO”.
Após o jogo, no último post, não fui. Desculpem!
O que não disse, vai agora.
O jogo em si, deveria ter passado batido, pois foi o que menos importou, embora tenha sido a essência de tudo, inclusive de estarmos juntos neste momento.
Que me desculpem, de Diego Alves a Bruno Henrique, mas a protagonista daquela noite mágica foi a paixão. Ela esteve presente antes, durante e após o jogo, embalando, sacudindo e comemorando. Esta nossa torcida é algo inacreditável, incomum, diferente de tudo.
Deveria ter dito no post anterior que, o que ocorreu em campo foi o menos importante e, o que presenciamos e convivemos, fora das quatro linhas, antes, durante e depois do jogo, foi algo que não está escrito em nenhum gibi do mundo.
Querem que eu seja mais claro? Pela primeira vez na vida, aos setentinha, com carinha de cinquenta e corpinho de quarenta, tive a sensação de que estava no céu. E, aprendi que o céu não é azul. É rubro-negro!!!
Vivi estes momentos mágicos, no Maracanã, ao lado de anjos rubro-negros. Léo Jaime, meu capitão Fábio Luciano, Radinha Lattari, Octavinho Drummond, Luiz Augusto Veloso, Cacauzinho, Vinícius França, Marquinho Asseff, deputado Vinícius Farah – sobrinho do mais longevo e extraordinário funcionário do Flamengo, Mauricio Farah – Goninho Arruda, Rogério Rocco – o rei da ecologia- Henrique Brandão, Marcelão do Murilo, meu neto Fred Banks e mais uma legião de amigos.
Queria dividir com vocês este áudio. Mensagem que recebi, por WhatsApp , do meu querido OCTÁVIO DRUMMOND .
Ao sair do estádio, encontrei, emocionado, Reynaldo, que foi nosso centroavante e que jogou, também, no São Paulo, Botafogo e Paris Saint Germán. Estava tão eufórico e emocionado como eu. Este encontro me fez entender melhor esta nossa paixão, que é tão grande que cabem todos. Os que nasceram rubro-negros e os que, vestindo o manto sagrado, se tornaram, como Fabio Luciano e Romário, entre tantos…
Enfim, como não curtir um pouquinho mais este momento mágico. Como formamos aqui uma família, com certeza absoluta, cada um tem um pouquinho a contar como este momento foi vivido. Por favor, contem. Entendam que cada historinha alimentará nossas almas, ainda em estado de graça.
Por favor, não se inibam. Contem! Todos vão adorar…
Recebi do meu afilhado Roger Flores, um vídeo ESPETACULAR!!!
Fiquem com o grande rubro-Negro, IVO MEIRELLES.
MENGOOOOO!!!!
Kkk ainda sobre o René, eu puto de vê-lo se aproximar para a cobrança falei para meu primo: “Se ele não errar é porque é pra passar mesmo!!”
Gol e muitos gritos de, ele errou o chute só por isso a bola entrou!!
Aí vem o tal de Arroyo camisa 5 exclamei: “Pqp se o nosso camisa 6 é ruim daquele jeito imagina o 5 do Emelec!!” Certeiro. Nas mãos do goleiro!! Aí foi a tranquilidade do Rafinha e a certeza que ganhariamos no próximo!!! Felicidades Nação!!
Como praticamente nasci em Angra dos Reis, conheço metade da população, principalmente os rubro-negros.
Todo jogo do Flamengo pela Libertadores, nos reunimos em casa e o couro come. Cerveja, destilado e muito churrasco.
Como estamos jogando quarta-feira, é justamente o dia que a galera estava acostumada a ir para o Quarta Fera, no Clube Aquidabã.
Reunião de amigos em que mulher não coloca os pés. Um perfeito Clube do Bolinha…
Uma churrasqueira na praia, com máquina de gelo, geladeira e TV ligada.
Zoação total com amigos porrados e arco-íris afiado.
Um dia convidei os RUBRO-NEGROS – todos amigos – para assistir um jogo lá em casa. Toparam na hora…
Nasceu então o NINHO DO URUBU ALBINO…
Como sempre é aqui em casa, e sou loiro, por isso URUBU ALBINO…
Amigos parceiros como: Samir, Heraldo, Gabriel Rabha, Alexandre Gibrail, Luciano, Mazinho, João Egydio, Cenoura, Lenon, João Paulo, Arthur, fazem a alegria da casa.
Ontem a casa ficou pequena! Parecia uma sucursal do Maracanã…
Minha próxima aquisição será um uniforme para a Maria. Amiga de todos e adorada, merece uma “camisa” do Flamengo…
A cada gol, late mais que o esporro que fazemos.
Por maior que seja a casa, sem ninguém, não passa de um conjugado…
Sou muito grato pela belíssima companhia que me fazem.
Caro Egon,
Lendo seu texto, senti uma grande inveja branca de todos seus amigos citados. Por termos idéias muito parecidas sobre alguns de nossos perebas, quase sempre o menciono em meus comentários.
Apesar de residir no interior de Goiás, portanto um pouco longe do Rio e de Angra, Seria uma grande honra, um dia ter o prazer de conhecê-lo e quem sabe, desfrutar de momentos como este, na sua companhia e dos seus adorados amigos. Quem sabe um dia?
Enquanto este improvável encontro não acontece, a cada gol do nosso Mengão, ouvirei os latidos da Maria, misturado aos dos meus 05 cachorros, que pra desespero da família, já fazem uma algazarra danada.
Afetuoso abraço e continue essa pessoa sagaz e bem humorada, com certeza amado por família e amigos.
SRN
Amigo Sidney!
Espetáculo de texto. Sincero e muito emocionante. Tenho absoluta certeza que esse dia acontecera.
Minha casa é sua e dos seus. Fique certo disso…
Muito obrigado pelas belas palavras.
Em breve trocaremos um guzera por um badejo…
Churrasco antes do jogo, peixada depois. Kkk
Beijo enorme no seu coração.
Caro Egon,
Emocionado aqui. Obrigado! Que Deus o acompanhe sempre.
Abraço.
Esse jogo nos
fez lembrar da mística do manto sagrado
Quanto é diferente ser FLAMENGO.. após 20 minutos de jogo quem atuou na defesa foi o eco dos gritos da arquibancada
Depois de longos 9 anos voltamos a disputar quartas de final de libertadores da america UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FLAMENGO
Caro Kleber
Aqui de Brasília, só perdi a voz pelos próximos 2 anos e um dez quilos da pança. Além, é claro, de chegar mamado em casa e ter que dormir no sofá. Mas pelo Flamengo, tudo vale.
E parabéns a todos os rubro negros que estiveram presente no Maracanã. Magnificoooooo!!!!
Flamengo não é time, clube….é algo inexplicável.
SRN
Queridos amigos foi daquelas noites inesquecíveis que transcendem uma vida. São eternas.
O que aconteceu ontem no Maraca, claro que a vitória ajudou, foi algo sublime. 70000 pessoas engajadas , movidas por uma paixão comum. Um orgasmo emocional.
Desde a chegada até o último pênalti , tem coisas que só o Flamengo é capaz de nos proporcionar.
Tem gente que jura que viu São Judas de vermelho e Preto no meio da galera. Pediu licença e disse ao Criador. Hoje eu vou descer.
Saudações
“Tem gente que jura que viu São Judas de vermelho e Preto no meio da galera. Pediu licença e disse ao Criador. Hoje eu vou descer.”
Sofri muito. Mas se o Flamengo classificou foi a dose certa, precisa.
Assistir o jogo pela internet, (graças a Deus não travou uma vez se quer) ao lado da minha querida esposa. No segundo tempo ela me pergunta: “você está com frio?” Eu disse que não e ela “mas você está tremendo”. E sem me dar conta percebi que todos os músculos do meu corpo estavam contraídos como se eu também estivesse na CANCHA.
Amigos, passamos por um sufoco principal por culpa do técnico. Acho que ele não havia dimensionado o Flamengo, a libertadores esse nível de competição e fenômeno social que o futebol latino.
Após o jogo, ele sentado no banco de reservas parecia calcular as coisas, acredito que a partir de ontem ele não subsetimará nenhum jogo com essa camisa.
A torcida foi um espetáculo, quem diz que acha ela igual as outras tá com inveja, ou é um completo tapado!
Nosso time jogou muita bola e citarei alguns que sobressaíram ontem:
RAFINHA – Ainda é cedo mas tem toda capacidade de se tornar ídolo, é muito consciente em campo e tô louco pra ver esse cara 100%
THULER – Está no meu top homens do jogo! 19 anos e uma postura absurda em campo. Esse Muleke tem muito futuro.
Nota: 8,9
PABLO – Simplesmente perfeito. Apesar de alto é rápido, o Flamengo parece ter encontrado uma agulha no palheiro
Nota: 9
ARÃO- Jogou muita bola, se apresentou no ataque, desarmou, fez ótimas viradas de jogo. Tem evoluído com Jesus, apesar de ter cansado na segunda etapa
Nota: 8,6
GERSON- O que joga esse menino é impressionante. Tem muito potencial, tem passe rápido e vertical, dá uma outra dinâmica. Aplica dribles em momentos corretos. Ótima partida mas cansou absurdamente no segundo tempo
Nota: 8,7
E. RIBEIRO – Craque! Chamou a responsabilidade ontem, postura cativante em campo, lutou muito! E ainda tem maluco que acha o D’ale mas jogador que ele. Que loucura!
Nota: 8,8
B. H. – Alguém anota a placa desse rapaz! Nem que os defensores chamem um UBER não vão alcançar. Esteve mal nos últimos jogos mas ontem jogou um bolão! Um dos melhores em Campo sem dúvidas
Nota: 9,3
GABIGOL- Homem do jogo! Fez o que a função pede: gols. E ainda foi vibrante, regendo a magnética. Ainda teve pique pra ir armar jogadas no meio. Ótima partida. Infelizmente cansou e errou um gol dado, que poderia ter passado para o BH que entrava livre pela direita, a tal fome de artilheiro atrapalhou nesse lance em especial.
Nota: 9,6
Amigo Ivan (por sinal nome do meu pai).
A saga de asneira continua na Fox…
A Anta do Pascoal diz que a contratação do Daniel Alves foi a maior da história do clube!!!
36 anos, salário de R$1,6 milhões.
Esse absurdo por um defensor, com essa idade, nem que ele fosse o pica das galáxias.
“E ainda tem maluco que acha o D’ale mas jogador que ele. Que loucura!”
By Pascoal
“Quem diz que acha ela igual as outras tá com inveja, ou é um completo tapado!”
By Facincani
Sormani: “D’Alessandro é melhor que Éverton Ribeiro e Edenilson melhor que Gerson”…
Inveja guru mor. Inveja. Tem que varrer essa cambada de paulistas bairristas que vem aqui na nossa terra avacalhar nossos times.
By the Way ( da lhe 12 anos ) a maior contratação de todos os tempos no Brasil foi no ano da graça de 1995 quando um presidente inteligente e sabedor da grandeza do Flamengo contratou o bola de ouro de 94 , um tal de Romário.
O resto é balela.
Saudações
Sim, claro, mestre Egon, sem dúvida que são! Fora isso, o Zeca é melhor que o Rafinha e o Natanael que o Filippe Luís…
Se o Rafinha nem é melhor que o Pará, imagina que o Zeca…
Esses caras falam essas coisas de propósito, tipo o tal do Dando Choque faz na internet. Merecem o meu completo descaso. Melhor saber das notícias pelos companheiros aqui do blog ou por fontes tão confiáveis quanto.
SRNs!
Graaaande Marcus!
Acontece que esses caras só conseguem trabalhar com um Tablet nas mãos. São “alunos” dos verdadeiros profissionais do esporte. Os setoristas dos clubes…
São eles que alimentam a mídia esportiva.
Quanto a nós, no meu caso, procuro avaliar a notícia em pelo menos cinco sites esportivos.
A venda do Trauco é um exemplo!
3 valores em 3 sites diferentes. A coisa ficou entre 600 e 800 mil euros.
Normalmente, leio Rica Perrone e Tostão, escuto Apolinho e, “aceito” os comentários de Eugenio Leal, Raphael Rezende e Marcelo Barreto.
Quanto aos narradores, nada mais escroto que Luiz Carlos Júnior. Esse Flor é um nojo…
Grande abraço
Rica Perrone e Tostão são realmente os melhores. Também leio o Venê Casagrande eventualmente, e gosto do Renato Maurício Prado.
SRNs!
Egon, esses caras são uns babacas, abandonei de assistir fox, antes disfarçavam, hj não conseguem disfarçar a raiva que sentem do Flamengo, o Flamengo é gigante e incomoda demais, ah e que achado esse zagueiro hein, pqp..
Meu querido Trivilim!
Botafogo e Emelec não são suficientes para uma avaliação. Ambos não foram efetivos ofensivamente.
Assim que foi anunciado, procurei em 10 sites para saber quem era Pablo Marí.
Cheguei a conclusão, que apesar da altura não é um zagueiro lento, sobe bem – pela altura já está lá – e, principalmente, é pra lá de habilidoso lançando.
É mais ou menos o que estamos vendo em campo.
Como pegamos o Bahia lá na terrinha, devemos fazer uma avaliação melhor.
Thuler não deve ser desprezado. Apesar de ser muito melhor que Léo Duarte, deve perder o lugar para Rodrigo Caio.
Com Rafinha, Caio, Pablo e Filipe Luiz, nosso patamar melhora consideravelmente.
Se Diego Alves – lá vem o Otavinho kkk – adaptar um alongador nos bracinhos, nossa defesa vai ficar show…
Só espero que Pablo não faça parte da velha cultura popular. “O que é o que é”…
Nariz de porco, rabo de porco, orelha de porco… e não é porco. É feijoada…
Grande abraço, amigo
é muita loucura Egon. Acho que perante a grandeza colossal do Flamengo ou você se apaixona ou você não aceita e enlouquece. É o que aconteceu com boa parte dos integrantes da Fofox, os caras espumam de inveja do Mengão.
Lançaram uma pesquisa pra saber qual foi a maior contratação do futebol Brazuka. E não é surpresa que Romário encabeça a lista com 70%. É isso, o flamengo fez história!
O Daniel Alves é um grande jogador, o São Paulo ta de parabéns pela ousadia mas jamais eu pagaria um salario desses para um lateral que tem sérios problemas defensivos.
Mérito também dou para o Sampaoli, boa leitura do mercado alternativo da bola, contratam um zagueiro que a tempos o R.Gaucho pedia lá no Grêmio. O cara é alto e cabeceia muito bem.
E sobre as nossas contratações… precisamos de alguém pra fazer uma sombra pro Gabigol. E mais um zagueiro não cairia mal.
SRN
Gosto de assistir aos jogos sozinho mas ontém recebi um amigo rubro negro de Brasília.
Cervejinha gelada, tira gosto de primeira e de repente começa aquele Flamengo avassalador. Um primeiro tempo simplesmente impecável.
Vem o segundo, o ânimo dei uma diminuída, mas vendo aquela torcida estava bastante confiante.
Pênaltis, não sei porque, mas dificilmente erro o acerto e o erro, e batata, tinha certeza que aquele peladeiro açougueiro do ARroyo ia errar.
Só errei o último, achava que teríamos que bater o último para confirmar.
Aí meu amigo, foi até as 2h da manhã de canal em canal, vingança pelo zap e um excelente bate papo.
Saudações rubro negras a todos
Eu estava no Maraca ontem…e a.atmosfera estava diferente de todos os jogos, como todos notaram é algo inexplicável oq a nossa torcida é capaz de fazer!! Só consegui comemorar após o emelec perder o último penalti, tava muito nervoso, não conseguia nem gritar e falar qualquer coisa nas penalidades. Uma das coisas que me trouxe mais orgulho e emoção foi a reação do Rafinha após ganharmos. O cara acabou de chegar, super experiente , e vestiu a camisa como poucos… No momento que acabou a disputa me vi representado ali no campo, o cara totalmente emocionado e feliz pela classificação… Só quem é Mengão pra saber esse sentimento. Kleber ,o Reinaldo tava emocionado tb logo após os pênaltis? E o Fabio Luciano se tornou 100% Rubro Negro msm? Nossa história nessa Libertadores está se desenhando um roteiro de campeão hein…Que Deus nos ajude a conquistar esse sonho. SRN !!
Pra quem não teve a sorte de estar no Maraca como muitos companheiros de blog, restou-me a torcida solitária em frente à TV, vibração no primeiro tempo, apreensão no segundo e explosão no final. Não sem, antes, agarrado a um mini São Judas, pedir aos Céus por uma penitência, branda que fosse, ao Arroyo, pela maldade de quarta passada. Deu certo!
Depois, como bom sexagenário que há mais de 50 anos chora, ri e sofre por essas cores, sempre ao som de um radinho(agora celular), ouvi o comentário do Apolinho sobre o jogo.
Propositalmente ou por descuido de um microfone aberto, seu comentário teve como “trilha sonora” ao fundo o som da Massa Rubro-negra comemorando a classificação. Sensacional!
Desnecessário dizer que custei a desacelerar pra cair no sono. Noite mágica, graças a esse Flamengo. Parabéns!
Enquanto isso, numa certa “Bombonera”, esvaiu-se o sonho de um outro Rubro-Negro, que se acha capaz de, um dia, chegar aos nossos pés. Pobre Atlético (sem “h” mesmo, que palhaçada!), duas pauladas de um grande Sul-Americano, que ele nunca vai ser.
Caro Kléber e amigos!
É uma paixão sem limites.
Na verdade, o FLAMENGO deixou de ser um clube de futebol e se transfornou numa religião. Uma religião que congrega todas as crenças e raças, que permite o amor de 40 milhões de pessoas, e ao mesmo tempo, um amor disfarçado de outros milhões.
O FLAMENGO é um sinal de amor a primeira vista. Nada mais impressiona o mundo do futebol do que a nossa TORCIDA.
Nós somos além de religião um verdadeiro patrimônio universal. Como é bom ser Flamengo.
Estamos no CAMINHO. A confiança está forte e que venha logo DOMINGO.
SRN
Tinha esquecido: pra fechar a semana com chave de ouro, Pará e Trauco de malas prontas!
Pra quem ainda não acredita, Deus existe!
Caro Kleber e Amigos do Blog,
Muita gente não sabe mas o Tio Ivan Drumond, pai do Otavinho Drumond e meu pai Radamés Lattari foram dirigentes do Flamengo entre os anos 60 e 80 e consideravam o Kleber Leite como um filho , um membro das nossas famílias.
Hj o Kleber trata o Otavinho e Eu como seus irmãos mais novos, sou o caçula dos 3, ontem no Maracanã , depois do 2 gol do Gabigol falei para o Otavinho e o Kleber a imensa saudade que deu dos nossos pais que nos ensinaram a amar o Flamengo.
Ontem desde antes do jogo existia em todos os lugares uma certeza da nossa virada e acho que a muito tempo não sentíamos uma atmosfera tão fantástica. A torcida do Flamengo deu um show desde a saída do ônibus do ninho, até o final da festa no gramado após a vitória nos pênaltis.
Kleber vc foi muito feliz na festa de ontem o que menos importa no momento são os comentários técnicos sobre o jogo.
Fui pra casa muito feliz, não consegui dormir, fui cedo para o aeroporto, onde fiquei impressionado , pois fiz escala em São Paulo e Uberlândia e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas com a camisa do Flamengo nos 3 aeroportos
Infelizmente agora devemos esquecer tudo e nos concentrarmos no Bahia
Olá Presidente e queridos amigos do blog, sou Michel Vieira, carioca da gema e leitor assíduo do blog, mas rara foram as vezes que escrevi, sou engenheiro e estou trabalhando na China, em uma plataforma de Petróleo na cidade de Qingdao, tenho 40 anos de idade e 17 de profissão, e todos me conhecem por ser um torcedor fanático do nosso Mengão desde os 4 anos de idade, meu pai conta assustado com tamanha paixão… Eu precisava por isso pra fora! Toda vez que o Mengo joga eu me praparo, e ontem não foi diferente.
Estamos em uma das semanas mais importantes do projeto, teste dos geradores principais.
Liguei meu vpn e consegui colar na radio globo, desde o inicio da transmissão euouvindo o Penidaço e acreditem todo o FPSO em minhas mãos… Os testes aconteceram de maneira incrível, tudo deu certo, mas só Deus sabe como… Foi um milagre, acreditem eu não me concentrava em outra coisa que não fosse o jogo, eu estava ligado no maraca! Na magnética, a cada lance, o primeiro gol foi uma explosão, e quando a bola do segundo GOL entrou, eu comecei a chorar… Não pude conter, estou chorando agora ao escrever esse texto, para minha surpresa meus amigos vieram me abraçar, eles sabem e entendem o que o Flamengo significa pra mim.
Foi emoção até o último segundo!!
Meus Deus o que o Flamengo provoca na gente??!
Minha vida se confunde com isso! Como e bom ser Flamengo!!
Muito legal sua narrativa, Michel!
E pensar que morando no Rio não conseguia nem ouvir jogo do Flamengo em São Paulo, da China pro Maraca é tudo de bom…
Abraço
Obrigado Egon! Muito feliz e honrado com o seu comentário. Eu adoro quando você lança as notas dos nosso jogadores.
Vamos com Tudo MENGÃO!! SRN!!
Contagiante a emoção do seu post. Deu para arrepiar. Grande abraço e SRN!
Michel,
Cheguei a me emocionar com o relato… Comente mais, amigo! Como nosso embaixador na China, leve o nome do Flamengo para eles!!! Kkkk Abraço
Radinha e Otavinho,
Sou um cara de sorte. Tive o privilégio de, conviver, amar e ser amado pela família de vocês. O que Radames Lattari e Ivan Drumond se entregaram de corpo e alma ao Flamengo é algo que os mais jovens precisam saber, até porque, esta paixão imensurável
existe porque foi construída desde 1895 por alguns geniais “ arquitetos” rubro-negros, como as duas adoráveis figuras mencionadas.
Convivi com os dois, como se filho deles fosse. A melhor de todas as lições foi ter assimilado, tamanho e importância deste clube que é a nossa paixão maior..
Em síntese, em se tratando de FLAMENGO, pensar grande é obrigação. Aprendi com eles e, não abro mão desta filosofia.
MENGOOOOO!!!
Kleber suas palavras me tocaram muito. Aprendi a amar o Flamengo vendo meu pai , tio Radames e tantos outros abnegados rubro-negros , dedicarem suas vidas a paixão ao Flamengo.
Minha mãe e tia Marli que o digam.
Outros tempos , outras realidades. Mas tempos de ir ao Maracanã com mais de 150000 pessoas. De ouvir Jorje Cury Waldir Amaral e Doalcei Camargo. De fazer buzinaço no Rebouças depois de outra vitória.
Enfim um tempo que se foi mas que permanece vivo na nossa memória.
E vc querido Kleber sempre foi e será um irmão mais velho
Mengoooooooo
Tenho algumas boas histórias de Maraca, fora as clássicas idas ao Bar dos Chicos concentrar com a Flamanguaça.
Em 2004, o Flamengo enfrentou o Vitória pela semi-final da Copa do Brasil no dia 16/06. Nesse dia, além do aniversário do Maraca, é aniversário de um grande amigo Rubro-Negro, Rafael Terzi. A torcida lotou, como sempre, e cantou parabéns para o Maraca. Aproveitando-se da data, meu amigo regeu a Magnética, como se cantássemos para ele. Vencemos por 2×0 e fomos à final.
Meu irmão botafoguense resolveu ir no primeiro jogo contra o bacalhau na CB de 2006. Ficamos na arquibancada amarela, divisa com a branca (galera da mureta) à esquerda da Jovem Fla. Dali vimos os gols de Obina e Luizão e a festa da Jovem, RRN e demais, enfim, da Magnética. A certo ponto que meu irmão já cantava os hits das arquibancadas em uníssono comigo e meus amigos rubro-negros que lá também estavam. Não deu outra: ele foi ao segundo jogo e comemorou o gol do Juan e o título da CB sobre o nosso vice preferido!
Também me lembro daquele 4×0 na CB de 2013 contra o foguinho com 3 gols do Brocador e outro do Léo Moura. Minha esposa tricolor, na época ainda namorada, foi comigo e um amigo ao Maraca e ficamos bem atrás do gol onde o Flamengo marcou o terceiro e quarto gols. Ela não chegou a comemorar nem nada, mas, em determinado momento, ela me perguntou: “Amor, como é essa musiquinha do ninguém cala? Adorei!”. Meu amigo e eu dizemos, desde então, que ela teve uma epifania e nunca mais ela sequer torceu pro flor direito depois dali. E olha que ela ia aos jogos deles quase todos antes… ah, a melhor parte: um amigo botafoguense estava bebendo conosco antes do jogo. Mandamos mensagens a cada gol para ele que respondia nos xingando muito. Foi ótimo! Ele foi embora sem nos esperar… hahahahaha!
SRNs!
Estive no Maracanã e cheguei a chorar no final do jogo.
A torcida fez uma grande festa antes da bola rolar, no 2° tempo, cantou nada.
Justamente no momento que o time mais precisava.
A torcida há anos não canta nada!
Me lembro em 99 na final com o Vasco, aquilo sim era torcida. Foi do início ao fim empurrando o time!
Kleber,teremos 3 jogos até o jogo contra o Inter pela libertadores:Bahia fora,Grêmio misto no maraca pois portaluppi terá copa do brasil e depois os vices….todos espaçados por uma semana…oportunidade ímpar pra fazer 9 mas mínimo de 7 eh imperioso….era a chance na tabela de talvez até assumir a ponta
Grrrrrrrrrande parceiro Diogo!
Imagino que esse ponto seja lá na Bahia. Mas temos que capinar sentado para arrancar isso lá.
Roger deu uma cara muito legal ao BAEA.
Como os porquinhos pegam os Gambás, vencer o Bahia seria tudo de bom…
Fora Diego Ribas, poderemos estar com todos a disposição contra o Inter.
Isso muda a conversa…
Exatamente meu irmão Egon
Bom dia amigos e Kleber.
Vou trazer aqui uma pauta, em que acredito que todos tenham tomado ciência. Dani Alves contratado pelo São Paulo.
Começo levantando a seguinte questão:
1 – Em novembro de 2017, ao pesquisar na internet, constato que Dani Alves ganhava 3,8 milhões de reais por mês, pagos pelo PSG. A julgar que nessa mês o Euro girava na casa de 3,80 reais, fácil concluir que Dani ganhava no PSG 1 milhão de Euros mês.
Até aí nada demais. A julgar um jogador tão vencedor e vitorioso, creio eu , que merecia no mínimo o dobro.
Mas eis que no dia de ontem o SPFC anuncia a contratação de Dani Alves por 1,7 milhão de reais mês. Ao cambio de hoje, significa 400 mil euros por mês.
2 – Já no caso de Filipe Luís, que ganhava 160 mil euros por mês no Atlético de Madri.nada mudou. O que ele ganha hoje no Flamengo – 700 mil reais, é exatamente o mesmo convertido em euros.
Essa história de que se paga salário europeus a repatriados é uma meia verdade. Mas estamos caminhando.
A comparação parece esdruxula, – são clubes muito díspares –
mas aos mais atentos, estamos falando dos dois laterais titulares na última competição disputado pela seleção brasileira.
O grande ”x” da questão fica por conta de, imaginarmos ao menos, porque ainda não conseguimos segurar jovens promessas em terras Tupiniquins.
Por exemplo:
Se pegarmos 30 salários dos jogadores do Flamengo, teríamos uma média de 300 mil reais por salário.
Promessas como Vinícius Júnior, Felipe Vizeu, Paquetá, Jorge, Léo Duarte e Jean Lucas. Todos eles ganhavam abaixo de 150 mil, quando saíram do Flamengo. – que seria metade da média salarial da folha. No caso de Jean Lucas, ”só” 50 mil reais.
Repatriar jogadores hiper consagrados para ter o ganho técnico imediato é sim uma tática acertada. Não sou contra, mas há que ser cada dia mais pontual.
Talvez possa, a diretoria atual, prestar mais atenção nesses números, e tentar desde já, segurar nossas promessas por mais tempo.
Se todos eles saíram para times da Europa, não podem de maneira nenhuma, não servir ao Flamengo.
Mais meninos formados no Ninho pode significar um salto jamais imaginado no futebol brasileiro. Somos um clube formador e exportador. Temos que ser um clube que usa mais a sua base.
Não quero aqui trazer qualquer tipo de utopia, em achar que teremos que ter jogadores somente formados na base parar jogar no Flamengo, mas os números atuais, mostram que podemos segurar por mais tempo.
Segurar por mais tempos novos Vinícius e Paquetá podem nos trazer ganhos técnicos sim, e posteriormente mais ganhos financeiros.
Há que se pensar nessas questões.
O trampolim está prontinho para o salto.
ABÇS
Grande Anderson! Para variar, um tema relevante muito bem abordado. Eu penso que os jovens não ficam no Brasil porque o sonho deles é jogar ao lado dos craques. Há alguns anos, esses estavam nos campos brasileiros, porém, atualmente, estão fora, logo, os mais promissores querem logo realizar o sonho. Para além disso e, na minha opinião, até com mais força, vem a questão dos empresários e outros envolvidos em negociações que, cada vez mais, devem levar uma grana altíssima em cada transação. Não a toa, hoje em dia não há quase mais jogadores de um clube só. Os que eventualmente ainda existem, jogam em clubes enormes e com alto poder financeiro, portanto, não deixando margem para interesse em permanência de longo prazo.
Para que esse quadro seja revertido, será preciso que algumas mudanças acontecam, apesar de que, com os altos valores envolvidos, o interesse nessas mudanças será de pouco a nenhum, ao menos num futuro recente. Ao menos é o que penso.
Caberia aos clubes brasileiros estarem prontos para pensar em planos de carreira para os jovens, com promoções, aumentos salariais anuais conforme tempo de casa e meritocrático baseado em desempenho, algo como uma empresa. Dessa forma, pode ser que algum jovem se interesse, mas sempre lembrando que, a qualquer momento, um realmente bom jogador vai receber uma proposta elevada, um empresário terá uma gorda comissão atrelada e fará a cabeça do jogador para sair. E, como é sabido, quem não tem esquema com empresário, não joga. Pelo menos eu não sei de nenhum jogador independente nesse aspecto.
Ótimo ponto para debate, espero ler novos pontos de vista seus e de quem mais opinar.
SRNs!
Assisti ao jogo aqui em Recife, onde estou morando, com o meu filho de 12 anos.
Esposa no quarto do filho, pois a tradição aqui é ela não ver o jogo, pois, certa vez, ao entrar no quarto na final da CB de 2013, 1o jogo, o Pathlético PR fez um gol… Então, pelo sim, pelo não, melhor manter a tradição…
Eu sempre fico muito nervoso vendo jogo, mas tive que me controlar para controlar ele.
Ele tremia, ria, chorava, gritava, se cobria de frio (e aqui não faz esse frio em nenhuma época do ano), …
É muito bom ver a paixão ser passada para a geração seguinte. Dá um orgulho inexplicável.
No final, choramos abraçados, de alegria pelo acontecido.
Um momento sublime e inesquecível, o qual lembrarei até o meu último suspiro.
Muito legal essa paixão pelo Flamengo que passa de pai para filho. O meu pai infelizmente não está mais presente, mas preservo esse amor e repassei para meu irmão mais novo. A cada vitória como essa ou algum título a lembrança do véio é inevitável.
Anderson!! Já pensei nisso!! Mas Real Madrid por exemplo levou Vinicius JR e Rodrygo!! Convenhamos que 2 promessas!! Há de se lembrar que Robinho mesmo campeão brasileiro, não vingou!! Ganso mesmo campeão da libertadores nao vingou!! Gerson ainda nao vingou!! Paquetá ainda nao vingou!! Diego é algo que “vingou” mesmo assim ainda é muito criticado!!
A questão é: Vale a pena deixar de ganhar 180 milhoes no Reinier e aumentar seu salario pra 800 mil por mes!?
Hoje em dia o jogador quer ir!! Quer ganhar 6-8x mais!! Segurar como!? Pra segurar tem que ter o dinheiro não somente pra segurar!! Mas pra segurar e continuar contratando jogadores que mantenham o time no patamar de disputar titulos!!
E isso ainda nao temos!!
Se o Flamengo nao houvesse vendido Vinicius Jr, Paquetá Por exemplo!! Voce tira, Gabigol, Arraxca, Ribeiro, Rafinha, Filipe Luis, Bh!!
Valeria a pena Pará René Arão Uribe Berrio em campo pra ter Vinicius Jr e Paquetá???
Sem citar o fato do jogador querer ir!!
Acho que ideal é acordos como o do Vinicius!!
Joga uma temporada inteira conosco!! Depois de vingar!! Ja vendido!! Como Neymar tambem fez pelo santos!! Rodrigo, etc!!
Rick,
E não é só a questão financeira, também tem a possibilidade de viver em um país mais desenvolvido, conhecer novas culturas… Eu, se jogador de renome fosse, iria querer jogar por 2/3 anos em cada país: Itália, Espanha, Inglaterra e Alemanha, depois voltaria com mais de 30 anos para jogar no Flamengo…
Grande Diego!
Existem fatores bem mais relevantes dos que imaginamos.
Empresários, famílias normalmente carentes, Europa, ou outros centros, salários, luvas etc…
Naturalmente seria um pulo enorme na carreira…. e na conta bancária.
Impossível evitar.
Kleber e companheiros de Blog,
Gostaria aqui de fazer um ELOGIO a nossa atual diretoria no que concerne a montagem de elenco, depois da mal fadada gestão EBM no nosso futebol, gestão essa capitaneado pelo fraquíssimo Rodrigo Caetano.
Considerando o time ideal de hoje, o que segue:
Diego Alves;
Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Felipe Luis;
Cuéllar;
Éverton Ribeiro, Gérson e Arrascaeta;
Gabigol e Bruno Henrique.
Teremos no mesmo apenas 3 jogadores remanescentes da gestão anterior, que são o Diego Alves, o Cuéllar e o Éverton Ribeiro, ou seja 70% do nosso time titular atual foi contratado em 2019, na gestão Rodolfo Landin / Marcos Brás.
Agora, gostaria da atenção de todos para um outro detalhe, tão ou mais interessante que o citado acima, nessa mesma nova gestão de 2019, saíram do elenco 12 jogadores e abaixo, apresento a relação dos mesmos, relação esta que podemos considerar como GRANDES “CONTRATAÇÕES”, pois se desfazer de jogador ruim é mais ou menos igual a fazer uma boa contratação, concordam???
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE NEGOCIAÇÕES DE SAÍDA DO ELENCO, DESDE O INÍCIO DE 2019:
Pará – Vendido ao Santos
Léo Duarte – Vendido ao Milan
Trauco – Vendido ao St. Ettiene
Henrique Dourado – Vendido ao Henan Jeyne
Jean Lucas – Vendido ao Lyon
Fernando Uribe – Vendido ao Santos
Réver – Empréstimo cedido ao Atlético-MG (jogador pertencia ao Internacional)
Alex Muralha – Emprestado ao Coritiba
Gabriel – Emprestado ao Kashima Reysol
Rômulo – Emprestado ao Grêmio
Matheus Savio – Emprestado ao Kashima Reysol
Ronaldo – Emprestado ao Bahia
PARABÉNS A GESTÃO DE FUTEBOL LANDIN / BRÁS !!!
SRN
Fui no jogo no setor sul, que jogo amigos … Fla foi o velho Flamengo que aprendi amar, campo e arquibancada na mesma sintonia, só assim nessa sinergia que o Flamengo é Flamengo . Jogo foi ótimo enquanto tivemos pernas , sobre isso .alguém tem que falar com o Mister sobre poupar, ele extrapolou , tem que aprender que Portugal é do tamanho do Rj, o desgaste aqui é muito maior.
Mudando de assunto, que zagueiro é o Thuler, só se fala do Mari que é uma grata surpresa , mas o Thuler vai se tornar um zagueiro acima da média.
Outra coisa, JJ quer um 9, queria dar sugestões, de atacantes bons e sem contrato com carreira ja europa … Balotelli, Bony, Welbeck , e no Brasil o Brocador, abcs.
Paulo,
E as vendas do Leo Duarte, Jean Lucas, Dourado e Uribe foram por valores muito bons… Até a venda do Trauco, que só tinha contrato até dezembro e podia sair de graça, pode ser considerada boa.