Velho Apolo

ApolinhoO primeiro dia do mês de setembro precisa ser muito comemorado. Não pela chegada do novo mês, e sim, pelo nascimento de um genial “setembrino”. Washington Rodrigues, o “Velho Apolo”, é o nosso aniversariante do dia. E, quando um gênio da comunicação dá mais uma volta no relógio da vida, a alegria é toda nossa que, aprendemos a amar e admirar esta rara figura humana e comunicador único. Aliás, no campo profissional, já jogamos no mesmo time e já fomos “adversários”. A amizade, sempre foi a mesma. Carinho e respeito, igual. Amor, de irmãos.  Temos inúmeras coisas em comum, porém, sem dúvida, a paixão em vermelho e preto é a mais marcante.

Sempre que posso, afirmo, até porque, entendo que as homenagens devem ser feitas em vida. Washington Rodrigues, talvez seja hoje, o único gênio da comunicação radiofônica. Washington quebrou barreiras no rádio, sendo a principal delas, fazer com que um mundo de gente ficasse colada no rádio, aos sábados, de meia-noite às cinco da manhã, quando apresentava o Show da Madrugada. Ali, a audiência não era pela emissora, muito menos pelo horário. A audiência, e que audiência, era obra de um ser iluminado que, por acaso, nos apresentou o prazer de começar todo domingo de maneira mais alegre, verdadeira fonte de inspiração para a sequência de dia tão importante, principalmente quando o Flamengo jogava…

Em contra partida, como se atendesse aos nossos pedidos, Papai do Céu tem sido generoso com o nosso aniversariante. Colocou ao lado dele, durante um lindo tempo de vida, uma companheira como se tivesse sido feita, moldada para ele. Maria Lucia, deve estar passando no mundo azul, desconhecido por nós, um dia muito feliz. Os dois construíram uma família adorável e hoje, como legado de uma linda amizade, de tanto afeto e carinho, tenho o privilégio de conviver, dia sim, dia também, com Brunão, um de seus filhos.

Se pudesse eu modificar alguma coisa neste nosso mundo da comunicação, trocaria de data o dia consagrado ao tema. Deixaria de ser o dia da comunicação comemorado a cada 05 de maio e passaria para 1º de setembro. Seria mais justo… E, atenção para a total imparcialidade do “locutor que vos fala”, que nasceu no quinto dia do mês de maio…

Que o seu dia, meu amado Velho Apolo, esteja sendo lindo, inspirado na sua alminha abençoada por Deus.