Fuso que confunde

Queridos amigos,

Quando a porta do avião abriu aqui em Paris, imaginei não ter saído do Rio. Temperatura absolutamente igual, num dia lindo, sem que se pudesse observar uma única nuvem no céu.

Sempre que se viaja, a comparação é inevitável. Sair daquela pocilga que é o aeroporto de Guarulhos e chegar ao Charles De Gaulle, em Paris, é ter a noção exata do pouco caso do poder público com o povo que, cada vez, viaja e sofre mais. Na chegada, tudo funcionando. Finger, esteiras rolantes, ar-condicionado, demora insignificante no controle de passaporte e a bagagem esperando por você… Incrível acreditar, mas é verdade.

Meryl+Streep+Chris+Messina+Meryl+Streep+Chez+1JOUmQY13hplDepois de tanto viajar, resolvi conhecer um mundo novo. Ao invés de hotel, aluguei um apartamento por dez dias. Por enquanto, mundo novo e bom. Tudo perfeito e a vantagem de se estar no seu próprio pedaço, e claro, no aconchego da família. O apartamento fica na Rue Marignan e, como está coladinha à Rue Marbeuf, o jantar, a pé, foi no Chez André, que para mim, é o bistrô dos bistrôs. Aliás, como esquecer Manuel Águeda, um dos reis da noite do Rio, dono dos famosos Nino e Antonino, falando no Chez André?  A minha primeira vez foi num domingo, levado por Águeda. Chegamos às três da tarde e saímos às oito da noite. Águeda era o REI do Chez André. Toda vez que vinha a Paris trazia enorme quantidade de calcinhas e biquínis, que deixavam “as meninas” do Chez André completamente loucas. Em tempo: a “menina” (garçonete) mais nova tinha cinquentinha… De lá para cá, impossível estar por aqui sem usufruir deste clima democrático, onde o espaço é dividido com carinho entre vizinhos de mesa.
E a salada de lentilha? Imperdível…

Bem, no futebol os franceses estão em êxtase pela vitória do PSG em cima do Barcelona. Vitória maiúscula. Ninguém discute. Agora, os gols do Barcelona foram duas obras de arte. Messi e Neymar em momentos de gênios.

Uma da manhã por aqui. Vou dar uma cochilada. Daqui a duas horas a paixão vai me despertar e minha alma descolada do meu corpo, como que num passe de mágica, estará na capital do Rio Grande do Norte. Engraçado. Hoje no restaurante, um francês me perguntou se o time do Flamengo era bom. Respondi que era mais ou menos, (comme ci, comme ça) mas com a torcida que o Flamengo tem, tudo é possível. Inclusive ganhar a Copa do Brasil.

Bom jogo. Boa sorte!