Jorge Curi, um dos super monstros sagrados da locução esportiva, assim definia a Rádio Globo: “Engole um elefante e engasga com um caroço de azeitona”.
O que ele queria dizer com isso? Que a emissora, à época, líder e com descomunal audiência, era capaz de viabilizar projetos descomunais e, vez por outra, escorregava em bobagens e picuinhas não pertinentes a tamanha grandeza.
O Flamengo, não o da época de Jorge Curi, mas o de hoje, é o retrato da Rádio Globo de ontem.
Não é de hoje que o clube vem sofrendo uma profunda reformulação. É verdade que os fatos novos, como o aumento significativo nas cotas de TV, o volume de dinheiro jamais visto nos mais variados patrocínios e o projeto sócio torcedor, contribuíram para a metamorfose rubro-negra, porém, se não tivéssemos tanta gente séria e competente, desde o fato novo que foi a chapa azul, os resultados esportivos e o equilíbrio financeiro, não teriam chegado tão rápido.
Em síntese, quando a dívida diminui de forma tão acelerada, quando demonstramos vigor financeiro repatriando jogadores de peso, quando conquistamos o Brasil e a América, como diria Jorge Curi, engolimos vários elefantes.
Infelizmente os caroços de azeitona, tão pequeninos, podem nos fazer engasgar.
Exemplos: Investimos fortunas para montar um baita elenco, porém, vamos iniciar uma Copa Libertadores sem nosso espetacular lateral direito Rafinha, sem que tenhamos um reserva minimamente confiável. E, não foi por falta de aviso…
Outro exemplo: a fase está tão boa que temas prioritários de bastidores não estão sendo levados a sério, como a “mosca” que comemos quando não cuidamos como deveríamos de estar em cima da CBF, checando como sairia a tabela do Campeonato Brasileiro. O resultado todos já sabem. Embora tivéssemos o direito de jogar este ano o último jogo no Maracanã, vamos para a última partida, contra o São Paulo, no Morumbi. Este era um direito certo, já que, pelo critério de revezamento, criado pela própria CBF, como no ano passado terminamos jogando fora contra o Santos, este ano deveríamos terminar o campeonato jogando em casa.
Para os que estão pesando que tanto faz, que o Flamengo vai ser campeão com quatro rodadas de antecedência, lembro que este ano é atípico, com Copa América – de novo – e, eliminatórias, quando em função do citado, jogaremos sem vários titulares importantes.
Humildade, como canja de galinha, não faz mal a ninguém. Aliás, talvez seja a humildade o melhor remédio para não se engasgar com um simples caroço de azeitona.
Concordo, Presidente.
Esse negócio de pensar que o Berrío é opção – só pode ser uma piada de mal gosto…
Acho melhor ir com um lateral de ofício (João Lucas), o Tiago Maia caprichar na cobertura e rezar pra São Judas Tadeu.
Sobre o trabalho de bastidores, também acho que o Flamengo tem muito a melhorar. Sem dúvida nenhuma, muitos outros times são mais bem articulados com a CBF e Concacaf do que o nosso Flamengo.
Uma pergunta: a pessoa que faz esse papel é o Bap (VP de Relações Externas), correto?
SRN7
Concordo, Kleber. Sua observação é super pertinente. E digo mais: o Flamengo deve estar atento a estas escalas de arbitragens e reclamar dos pontos q serão concedidos ao pessoal de SP, a exemplo da grande ajuda q o Palmeiras teve ano passado, sem falar no tema “convocações “.
Prezado Marcello, acho q o responsável pela área e o Cacau Cotta, com a supervisão do Bap.
Querido Kleber a quanto tempo vc vem alertando para o problema da lateral. Isso era tão claro tão previsível.
Acho que a soberba subiu a cabeça dos nossos dirigentes :
Não temos lateral , o mistér resolve.
A tabela é desfavorável , o time é imbatível.
Não é. Começar a Libertadores com João Lucas ou Berrio é brincadeira de péssimo gosto.
Outra posição carente é a reserva do Diego Alves.
Finalmente, vc relaciona Dantas , Lucas Silva e deixa o Lázaro de fora ?
São Judas terá que calçar chuteiras imortais , aliás reza a lenda que ele é ambidestro, e cobrir nosso lado direito.
Saudações
Marcelo e Alexandre, amigos,
Os responsáveis são todos que estão envolvidos no processo, inclusive o presidente do clube.
Como já disse aqui, agora, Inez é morta!!! O que precisamos fazer é garantir que durante duas edições seguidas – 2021 e 2022 – o Flamengo jogue seu último jogo em casa.
Abraço
Caro Kléber e amigos!
Concordo com o post, mas, o recebo de forma mais tranquila.
Lateral direito no Brasil é algo quase em extinção. Acredito até que o Braz tenha buscado e por infelicidade ou excesso no pedido não tenha dado certo fechar negócio.
Quanto a última partida no Morumbi o tempo irá dizer o tamanho do erro. De toda sorte de esquemas, sabemos que a CBF é totalmente paulista.
No fim, tomara Deus, que não seja nem caroço e nem elefante. Seja tão somente mais um ano a se comemorar.
Estou muito confiante no TRI da Libertadores. O ano passado aprendemos muita coisa.
SRN
Parece que o clube antigamente só ganhava por causa do tapetão ou bastidores, time bom ganha de. Qualquer forma com sem torcida ou bastidores.
Ricardo, companheiro,
O seu enfoque é completamente equivocado e, desculpe, desprovido de conhecimento de causa . A ação nos bastidores é preventiva, absolutamente necessária no sentido de que o clube não seja prejudicado.
O campeonato carioca de 95 foi a minha escola. Como era inocente, dançamos…
Forte abraço.
Kleber, você é de uma elegância ímpar.
A pessoa erra até a digitação do nome – e você ainda tem a preocupação de elucidar um comentário infeliz desses.
Grande abraço.
SRN7
👏👏👏👏👏👏👏
Perfeito, Marcello! E Marcello com dois “L’s”, rs
Qual foi o grande erro cometido em 1995 presidente? Fiquei curioso.
Além de tudo que o Kléber colocou, vamos jogar só clássicos nas últimas rodadas, confere os últimos jogos do Palmeiras, estão fazendo de tudo para o flamengo perder esse campeonato. O que me deixa mais triste é que o Flamengo não fala nada. Cuidado que fora de campo também se ganha e se perde !
Caros, boa tarde.
Vamos colocar essa confiança lá no alto.
Concordo 100% com o amigo Francisco acima, lateral direito é artigo em extinção. Vamos dar carinho e apoio para o menino João Lucas.
Não tenho dúvidas que faremos uma grande libertadores.
Caro Sérgio,
Muito grato.
Falamos tanto no lateral do Cruzeiro e ele é reserva do Vitor Ferraz no Grêmio.
O Guga por enquanto não passa de uma simples promessa. O lateral Munhoz se pediu nele uma fortuna. O Zeca nem sei se ainda está no Inter. Gosto do Pikachu, mas, não guarda posição.
Os grandes laterais do Flamengo vieram da base. De repente no improviso se acha o grande nome. Imagine que o grande lateral direito no Brasil é Rafinha e já tem 35 anos. Outro muito bom e lúcido é o Léo Moura e está com 41 anos.
Vamos ter que fazer lateral na teimosia.
SRN
Se a gente for olhar, todos os nomes ventilados ou não passam de promessas ou são bem + ou -.
Na minha opinião, se é para trazer, que se traga experiência, como o Fagner que tá fedendo a peixe em São Paulo.
O Pikachu acho que já não joga na lateral a alguns anos, salvo em engano.
Desculpe, Sergio, Fagner só se for pra abrirmos um açougue no Ninho ou na Gávea .
Canalha, praticamente inutilizou o Ederson e o careca Heber nem falta deu. Outro dia fez o mesmo com o jogador do Santos e também nada.
Quem vai morrer abraçado com ele é o Tite
Caros amigos
Não é de hoje que a GLORIOSA NAÇÃO vem sendo garfada. Como exemplo, cito as várias ocasiões em que tivemos jogadores expulsos no maracanã, especialmente em jogos da conmebol. Quanto às tabelas, temos muito que aprender com certo time daqui do RJ, verdadeiro expoente nos bastidores da CBF.
Realmente o Flamengo tem demonstrado uma fragilidade imensa em termos de bastidores:
Inumeras vezes prejudicado pela arbitragem.
Prejudicado no ano passado de forma vergonhosa pela CBF e pelo Sr. Tite.
Flamengo jamais conseguiu nenhum adiamento, foi voto vencido em levar jogos para outras praças e tem sido vencido na guerra contra globo, porque quem perdeu nessa briga, foi o proprio flamengo, que deixou de receber cotas pelo carioca e sua torcida sem ver seu time.
Flamengo precisa amadurecer nessas questoes.
Me lembro em 2007, quando o Maracanã foi interditado para o jogos pan americanos, todos os jogos do Flamengo no periodo foram adiados. Depois do Pan americano o time engrenou e contou com a ajuda de ter vários jogos seguidos no Maracanã, final da historia : com uma arrancada sensacional, 3º lugar no brasileiro.
Com relação ao lateral direito, falta também mais um zagueiro, o dinheiro gasto com Pedro Rocha, contratação ao meu ver, inteiramente desnecessaria, diferente das outras , poderia perfeitamente ter sido investida em um lateral direito e também em mais um zagueiro. O numero de zagueiros é muito justo e jogadores como Dantas e Thuller nao sao conviaveis.
Mas acredito que quando as derrotas vierem e um dia viram, passaram a ver que futebol, não é apenas dentro das 4 linhas.
Exatamente, a posição mais preocupante é essa reserva do Rafinha, o orejuela foi pro grêmio e o Enzo saravia argentino do Porto, bom jogador foi pro inter ( o inter demorou 2 meses pra descobrir que Rodnei não serve), 2 bons nomes que não sei o motivo passaram e não fechamos. Preocupado com esse João Lucas, libertadores o buraco é mais embaixo.
Sem dúvida a atuação nos bastidores é tão ou mais importante que dentro de campo. Ano passado só não perdemos o campeonato porque o time era infinitamente melhor que Santos, Palmeiras e Grêmio . Mas num equilíbrio que pode ocorrer este ano, (Futebol não e matemática), árbitros, convocações e VAR caseiro podem nos complicar .
Para quarta também acho que o Jesus não deve inventar o Berrío na lateral . A não ser que venha treinando desde o início do ano e ninguém sabe, não deve repetir a invenção de Rodinei e Rafinha contra o Emelec que quase nos custou a Taça .
Confio no Mister, ele é o Cara!
Caro Kleber,
Ao se referir ao RAFINHA como insubstituível, pensei que estava falando do Zico, Pelé, etc. Rafinha é um baita jogador, no entanto, não é o fim do mundo jogar sem ele. Se fosse assim, o Flamengo já não existiria mais, pois Zico, maior de todos, um dia saiu do clube e não morremos por isso. Logo, o Rafinha é muito importante, mas não é o Pelé. Nós, Flamenguistas, estamos é com uma arrogância e soberba sem tamanho. Rafinha, Rodrigo caio e, principalmente, Bruno Henrique com toda certeza irão fazer muita falta. Porém, nenhum deles é Zico, Leandro, Mozer, etc… Ou confia no plantel ou manda todo mundo embora. Seja João lucas, Berrio…..vamos ganhar. Porque se for assim no dia que o Rafinha jogar mal o Flamengo vai perder?
Quanto aos bastidores, o Flamengo tem que jogar é em campo…..mas de grama, bastidores ajuda, porém se não fizer o dever dentro de campo, não adianta em nada. Bastidores bom é bola na rede e taça na mão.
SRN
Não é quer Rafinha seja insubstituível. não é isso.
O texto do Kléber se refere a não termos hoje no plantel do Flamengo alguém capaz de substituí-lo. Só foi isso.
O João Lucas é fraquíssimo, o Matheuzinho verde e o Berrío nem vou comentar.
Então na minha modesta opinião, o Kléber tem razão.
Não temos um substituto do Rafinha.
SRN
Denis, amigo,
Discordo de você, do goleiro ao ponta esquerda. Uma coisa é o Bruno Henrique não jogar e ser substituído por Michael ou Vitinho. A outra é não jogar o Rafinha e as opções serem trágicas. Quer saber? O empréstimo do Rodnei foi precipitado. Sem ser uma “ Brastemp”, quebra um galho…
É claro que se ganha jogo com bola na rede. E, que pode ser mais fácil, mais difícil ou até impossível, em função do jogo jogado fora das quatro linhas. Falo por experiência própria.
Forte abraço.
Kleber concordei com vc em tudo e até nos comentários menosss que rodnei serve,ele eh horrososo igual esse joao Lucas
Kleber, gostaria, repetindo o Liliano, que nos dissesse qual seu erro em 1995. Estamos curiosos!
Bem, até que enfim estou vendo amigos concirdando comigo, achando que César é mto fraco para a reserva do Diego Alves. Além disso, nesse ano vacilamos em não cobrirmos minímamente algumas posições carentes. No meu modo de ver estamos muito bem servidos do meio pra frente, falta-nos um lateral direito, um goleiro e, no mínimo mais um zagueiro do nível ou pelo menos pouco abaixo dos titulares.
Cesar, Tuller, Dantas e João Lucas não substituem a contento nossos titulares!
Abs e SRN
Presidente, concordo com suas afirmativas, da mesma forma que concordo com a opinião do Renato Mauricio Prado no uol, sobre o enfrentamento Flamengo x Globo….
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/renato-mauricio-prado/2020/03/02/briga-do-flamengo-com-a-tv-pune-o-torcedor.htm
Rodrigo,
Eu também acho que o RMP está correto.
Ainda que seja super importante negociar os direitos de transmissão – e a torcida tem sido ultra compreensiva com isso – faltou (mais uma vez) sensibilidade a essa Diretoria.
Definitivamente o Flamengo não é um time para 70 mil torcedores. Não é nem mesmo um time apenas para 8 ou 10 milhões de torcedores residentes no Rio de Janeiro. O Flamengo é uma religião nacional, continental, mundial – com 42 milhões de apaixonados.
Toda negociação tem possibilidade de sucesso ou de fracasso. Para a segunda opção, é necessário ter um plano B desenhado – e nossos bravos (e arrogantes) negociadores simplesmente não pensaram nisso.
É realmente muito desconfortável estarmos entrando em Março – e quem mora fora do RJ só ter tido a chance de ver três míseros jogos, no melhor momento do time nesses últimos 30 anos.
Talvez tenha mesmo se chegado ao esgotamento de faturar com transmissões aqui no Brasil. Como a Gloria Pires muito bem diz: “eu não tenho condições de opinar”.
Mas uma coisa é certa – e nisso, eu me sinto confortável em opinar. O maior buraco que existe na geração de receitas está basicamente em dois pilares: o plano de Sócio Torcedor e o projeto de patrocínio master. No Marketing, infelizmente o Flamengo ainda é um time comum, com um pensamento de meio de tabela.
SRN7
Kleber, me perdoe mas talvez pela primeira vez eu vá discordar de você não do goleiro ao ponta esquerda mas do goleiro ao Marcos Braz, passando pelo Mister.
Rodinei não era jogador para o Flamengo atual na minha modesta opinião , só gente que não era do ramo na administração anterior não viu isso. Ou viu e fechou os olhos por motivos que não nos cabe analisar .
Teve todas as chances do mundo com o Doce Portuga. E entregou em todas, até quando já éramos campeões nos jogos contra o Palmeiras e Santos. Ali o Portuga bateu o martelo, acredito eu.
SRN.
Mauro, amigo,
Simples. Acreditei em 95 que bastava ter um bom time, superior aos outros, para ser campeão. Ali aprendi que não é só assim que a banda toca no baile do futebol.
Fernando Roberto, amigo,
Não disse que Rodnei era bom. Afirmei sim e, repito agora que, embora não seja uma Brastemp, Rodnei é mais confiável, até pela experiência, do que qualquer um dos dois reservas do Rafinha. Não seria melhor mantê-lo até a contratação de uma melhor opção?
Abraço.
Mais um 3/3.
Vida longa ao nosso Rei!
Feliz aniversário, Zico!
Obrigado por tudo!
Feliz Natal a todos os rubro-negros!
SRN!!!
Esse carioca nos trouxe números interessantes….
Ano passado tivemos em todo o campeonato estadual, “apenas” 3 jogos que deram prejuízos. Somados, esses 3 jogos acumularam 786 mil reais de prejuízo.
Esse ano, por conta do acordo firmado com os pequenos, já temos 4 jogos com prejuízo na bilheteria. Somados, geraram um prejuízo menor que os 3 jogos do ano passado.
Esse ano, somamos esses 4 jogos, tivemos quase 510 mil reais de prejuízo, mesmo com um jogo a mais.
Parece até o momento, que financeiramente, tivemos um campeonato “mais rentável”.
Dos 4 jogos que derem prejuízo, somente um jogo foi com o Flamengo como mandante ( FLAMENGO X VOLTA REDONDA – TG3 com -R$ 209.671,11)
Por outro lado, ano passado tivemos em todo o campeonato, um prejuízo de -R$ 634,81
Esse ano, até a presente data, temos um lucro líquido de R$ 1.068.082,99
Perfeito comentário, nobre Kléber. Esse é um ano que devemos manter sempre os pés no chão.
A começar pela Libertadores, onde estamos em um grupo, a princípio, encardido.
A ausência de Rafinha, Rodrigo Caio, BH27 e, por que não dizer, Arão, na estréia, liga o alerta no nosso sistema defensivo.
Faremos viagens longas quando jogarmos fora e, atenção, como serão as arbitragens nos jogos fora ou dentro de casa?
Nosso time é espetacular, mas a humildade a que você se refere faz todo sentido em um ano em que somos o time em evidência desde cedo.
Não há dúvidas que futebol campeão também se faz fora de campo. E nesse quesito, nossa diretoria está dormindo…. Contínuo pensando que está faltando humilde no comando do futebol do Flamengo…
Com ausência de Rafinha, tentaria um time com 3 zagueiros, maís Tiago Maia, ER7, Gerson, Arrascaeta, Felipe Luís, Gabigol e Michael…
Esse Time do Jr Barranquilla não é fraco…
Hoje é Natal Rubro negro!! Parabéns Zico ! Obrigado por jogar no Flamengo….
Bom dia! Feliz Natal a todos!
Parabéns ao maior ídolo da Nação em todos os tempos!
Quem viu Zico jogar(e eu tive esse privilégio) e também quem só viu em vídeos, vai concordar comigo.
Um lateral direito que tem condições de jogar no flamengo pela técnica, experiência ,batida na bola é o Edilson do cruzeiro, mas acho que já tem uma certa idade e, me parece com um fiozinho solto, meio problemático. E o Gilberto do Fluminense o que vcs acham ?
Geraldo,
O Gilberto seria um nome que talvez ajudasse mais do que estão ai.
Na minha opinião, uma boa lembrança sua.
SRN
Concordo plenamente, Gilberto um ótimo nome.
Privilégio … Vi o Dida e o Zico jogarem !!!
SRNs.