Alô, Vanderlei!!!

Chance perdida na tarde de hoje. (reprodução da TV)

Quando Ney Franco assumiu o Flamengo, como sempre muito gentil e educado, ligou para mim para dizer da sua alegria em retornar ao clube que o projetara e onde conquistara o seu primeiro título nacional, a Copa do Brasil de 2006. Talvez não tenha sido naquele momento o que quisesse ouvir de mim, mas não resisti e disse a ele que não se julgasse um super-técnico a ponto de, através da sua simples presença, ter o Flamengo encontrado todas as soluções para tantos problemas. E disse que o time carecia de ao menos cinco reforços de peso. Não sei se não deu ele importância ao que disse ou, se esbarrou em problemas outros. O fim do filme, todo mundo sabe.

Vanderlei, a quem admiro e entendo ser para o Flamengo a melhor opção para este momento delicado, talvez, infelizmente, esteja trilhando o mesmo caminho de Ney Franco, imaginando ser capaz de concluir que alguns jogadores medianos possam se transformar de uma hora para outra em jogadores úteis e, definitivamente, isto é sonho.

Quem vê todos, “inclusive todos”, os jogos do Flamengo, já sabe quem é quem e, quanto cada um pode render. Não sei quem são os conselheiros do Vanderlei. O que se conclui é que eles não dominam o tema, ou seja, não têm a menor ideia do potencial real deste elenco. Outra coisa: não adianta exigir ou esperar de um jogador aquilo que ele não pode dar. Se você assim age, a culpa não é do jogador. A culpa é sua.

O panorama atual indica que o Flamengo para não cair, precisa vencer todos os jogos que dispute em casa e, isto já é no terreno da matemática, preocupante.

Neste elenco reduzido e, carente de talentos, fundamental contar, neste momento, com: Felipe, Léo Moura, Samir (o melhor jogador do Flamengo) Wallace, André Santos, Luiz Antônio, Everton e Paulinho. Há outros (poucos) que também podem ajudar. Convenhamos, é muito pouco.

Resumo da ópera: Ação imediata!!! Enquanto é tempo…