Não lembro de uma rodada, ao longo de todos os Campeonatos Brasileiros, mais emocionante. Verdadeiro fogo cruzado, com cada gol que pintava interferindo em outro jogo.
Hoje, é impossível querer se fazer uma avaliação simplesmente pelo que se viu no gramado do Barradão.
Não vou falar nos desfalques, até porque o Vitória também entrou prejudicado por várias ausências. A verdade é que o time cansou, o que me parece natural, em função da nossa maratona.
O nosso primeiro tempo foi melhor. Claro, havia mais gás, com Éverton Ribeiro fazendo uma ótima partida. Não concordo com a observação que ouvi na transmissão, imputando culpa a Rafael Vaz no gol do Vitória. A crítica foi de que ele cabeceou para o lado. Ora, para onde queriam que ele cabeceasse?
A maior barbaridade que vem ocorrendo no Flamengo é o pouco aproveitamento do garoto Vinícius Júnior. Hoje em dia, no futebol mundial, se procura com lupa um atacante que seja habilidoso, veloz e decisivo. Nós temos e quase não usamos. O Flamengo só venceu o jogo graças à ousadia do garoto que construiu a jogada no primeiro gol e sofreu a falta no segundo. E, bom não esquecer que, fazendo isto sem confiança… imaginem o menino jogando com a autoestima lá no alto…
Melhor, impossível! A fase de grupos já garantida e, podemos fechar o ano com uma conquista continental.
O problema do gol, pelo jeito, enquanto não retorna o titular Diego Alves, foi resolvido. César, de novo, foi firme, confiável e decisivo.
Quem dançou foi o Botafogo que, por uma série de circunstâncias, foi um verdadeiro balão japonês…
Já o Vasco, após a chegada de Zé Ricardo, conseguiu uma recuperação inesperada, e está na pré-Libertadores. Vinícius Júnior tirou o doce que já estava sendo saboreado pelos vascaínos…
O ano terminou para todos no futebol brasileiro, menos para Grêmio e Flamengo. Que Papai Noel seja generoso com rubro-negros e gremistas.
E, no que nos diz respeito, que São Judas esteja de plantão até o dia 13.
MMMEEEENNNNGGOOOOOO!!!
Presidente,k sua análise corretíssima em todos os aspectos. Fiquei satisfeito com a classificação do Vasco, pois trata-se de um clube que precisa estar bem, para que possamos saborear melhor nossas vitórias. O Fluminense lançou muitos garotos e vai para a sulamericana. Já o Botafogo, perdeu sua humildade e por isso não me preocupei em nada com eles. Parabens a todos nós flamenguistas e vamos vencer a sulamericana. O Flamengo precisa de reforços e dispensa de alguns jogadores que não foram aprovados, mas cuidado para não dispensar por pressão, pois podemos cometer erros.
Prezados,
Fase de grupos da Libertadores, mas um campeonato ruim para quem tanto investiu… Ficar empatado com o Vasco é uma vergonha!
Quanto ao time, nossos laterais são muito ruins… MUITO MESMO!!!
A FINAL.
O lado bom é que parece que a sorte chegou no final da temporada, que lance no final…
Ficar na torcida por esse título, que pode representar um novo patamar para o Flamengo, tirar o ranço. Vamor torcer!!!
Amigo, Diego,
Concordo plenamente. Que laterais ruins!!!
Esse tal de Trauco, é muito fraco mesmo. Pará, cada dia joga pior.
SRN.
Apoiado. Comemorar vaga em Libertadores e nao entender a grandeza deste clube. Claro que e bom disputar esta competicao mas nao e motivo pra comemoracoes. Espero comemorar o titulo da Sulamericana.
Quantas vezes tivemos na libertadores nos últimos 10 anos amigo?
E quantas na era Bandeira?
É para comemorar sim.
Vili, nos últimos dez anos estivemos na libertadores da América 6 vezes. Não sei se a vaga em si é tão fora do nosso desempenho recente assim. Com o bandeira foram duas e agora será a terceira.
Caro Kleber
O Rafael vaz pode cabecear para onde ele achar melhor, só não pode é ficar parado depois do cabeceio. O time inteiro tá muito cansado mas o Trauco e o Diego estão numa preguiça só. Quanto ao Vinicius Jr, sem comentários. Agora, eu tenho uma idéia basta trocar o nome do Vinicius Jr por Márcio Araújo que ele vira titular absoluto.
Boa noite,amigos,
Que rodada maluca!!
Caro, Kléber, discordo apenas quando vc disse que Éverton Ribeiro jogou bem. Sinceramente,achei mais uma partida fraca dele.
Parece que nossa sorte resolveu aparecer. Que continue assim.
SRN.
Preocupado com o desempenho do Diego, caindo demais nas horas decisivas, Ah César, onde vc tava na final da copa do Brasil?
Prezados se o atlético MG tivesse empatado, o time do Botafogo que com seu presidente fez de tudo pra prejudicar o Flamengo o ano inteiro, teria que torcer pro Flamengo ser campeão da sul americana,pra irem pra libertadores imagem só…mais o atlético ganhou claro e ela estão fora da libertadores…
José,
Vi uma postagem legal agora. Pegaram a mensagem do Twitter do Botafogo parabenizando o Cruzeiro pela Copa do Brasil, e irônicos com o Flamengo… Eis que hoje foi o Cruzeiro quem tirou o Botafogo da Libertadores
Aqui é FLAMENGO porra!
Pena que o amadurecimento desse grupo chegou tarde, mas antes tarde do que nunca!
Amanhã as 10h comprarei meu ingresso, logo em seguida a passagem, depois o hotel, e depois SEREMOS CAMPEÕES!
Confesso que troquei de canal após a cobrança da falta achando que o juiz iria terminar a partida. Eis que zapeio os canais e volto pra Globo com Diego na marca do pênalti. Depois disso só alegria.
Sobre o jogo: vi um bom primeiro tempo com Vizeu perdendo 2 gols incríveis. Everton Ribeiro muito bem. Após o gol o Flamengo se acomodou e nem na segunda etapa veio com aquele ímpeto da SulAmericana. Mas o futebol é lindo por isso e viramos.
Novamente a destacar o César e só. Independente disso, 2018 está garantido.
Caro Kléber e amigos!
Vencemos e ponto!
Convencemos? Ainda não!
Foi o que se esperava do Flamengo no ano? Não!
O importante foi entrar na libertadores. Era preciso sorte e ela veio. Era preciso força e ela não chegou. O cansaço bateu, os jogadores iluminados não brilharam. Ou seja, deu para o gasto. O ano foi conturbado, pois, o tempo inteiro as dúvidas estavam no ar. Ainda bem que temos oportunidade de ganhar o título e ampliar o saldo do ano.
E quais as lições que ficam? As precipitações nas contratações, a demora na troca de tecnico, a colocação de um técnico estrangeiro na hora errada e a indefinição de goleiro. Pensamos mal no tal centro de pouca inteligência e o resultado foi para o campo.
Agora é recomeçar. É ser campeão da Sul América e repensar 2018 com competência.
O ano de 2017 fica de sentimento de vergonha no futebol. Espero que os arrogantes entendam isso.
SRN e vamos ganhar a Sul América!
É isso aí, caro presidente, não há o que se falar em atuação individual. Hoje era sangue, suor e lágrimas. Time cansado, desmontado, e que foi agraciado com a “sorte” que tanto nos faltou no decorrer do campeonato e que resolveu aparecer agora no final.
Mas é incompreensível, inadmissível, demência total desse Rueda deixar Vinícius Junior no banco tanto tempo. Ainda continuo a crer que isso só pode ser exigência do Real Madrid, não tem outra explicação. Talvez você, caro Kleber, seja o único que pode desvendar isso. Por que motivo Vinicius Junior não começa uma partida como títular?
Agora é pensar na final da Sulamericana. É descansar e se preparar bem. Que essa final tenha um desfecho diferente daquela que ocorreu anteriormente. Não será uma brastemp, mas não será de todo ruim ganhar dois títulos e ter chegado a final da Copa do Brasil. Afinal, serão treis finais disputadas. Algo a se considerar.
Valeu pela classificação para libertadores o time entra mas tranquilo para a final aí se deus quiser vamos ser campeão. Saudades rubro negra
Meu caro Kleber, o quê o Vinícius Júnior tem mais a fazer para ser titular? Tem gente aqui no blog, que não entente nada de futebol,imagine, que o chamou de Negueba.
——————–
Amigo Paulo,
Uma parte de seu comentário não foi aprovada pela moderação.
Não vamos levar nada para o lado pessoal, ok?
Abraço,
Robert Rodrigues – Moderador
O Diego está prestes a realizar o ÁPICE de sua carreira, que seria a disputa de uma COPA.
NENHUM jogador na situação do Diego iria sair por aí dividindo bola feito louco.
POREM, a convocação dele está óbviamente diretamente ligada ao seu desempenho no FLAMENGO.
Presidente, sei que o espaço é seu, mas permita que eu abra um debate aqui no blog. Muito foi dito aqui e em outros espaços que o ano do Flamengo foi um verdadeiro fracasso. Mas qual time brasileiro disputou cinco competições no ano (juro que pra mim é difícil considerar a Primeira Liga um campeonato, por isso não estou contando ela) e esteve em tantas finais como o Flamengo? Das cinco competições (Carioca, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e Copa Sul-Americana), disputamos três finais, vencendo uma, perdendo outra e estamos perto de começar a jogar a terceira. Então eu pergunto aqui: o ano foi tão ruim assim? Reconheço que nossa expectativa era diferente tanto no Brasileirão como na Libertadores, mas chegamos a três finais, coisa que nenhum clube conseguiu neste ano. Vamos pensar nisso?
Abs e SRN
Curioso, Paulo Henrique, que abordamos o mesmo tema quase que ao mesmo tempo.
Amigo Paulo Henrique,
Concordo em partes com vc, de fato, o ano do Flamengo não foi tão ruim assim ainda mais chegando na final em três competições: sendo uma regional, outra nacional e por fim uma intercontinental. Agora, o grande problema foi sem sombra de dúvida o desempenho técnico em campo, em momento algum nosso time demonstrou ser uma equipe com organização tática, ao contrário por exemplo do Grêmio, corinthians e até do Cruzeiro. Nossa diretoria deixou a desejar em alguns aspectos o que de fato acabou por prejudicar o desempenho do time, cito por exemplo, a demora em contratar um grande goleiro, há não contrataçao de um zagueiro de alto nivel, haja vista o Rodolfo ser mais do mesmo, não temos nas laterais um único lateral de qualidade, os que temos só servem para compor elenco, não para serem titulares, não temos um grande atacante, além do mais ainda temos no nosso plantel jogadores que qdo são utilizados não alteram em nada o jogo, cito aqui alguns: Rafael Vaz, Renê, Márcio Araújo, Geuvânio, Gabriel, Matheus Sávio, entre outros, a queda de rendimento do Diego. Por isso, acho que a temporada do Flamengo foi razoável, apesar de ter chegado a três finais, dentro de campo o rendimento foi abaixo do esperado.
Paulo, concordo contigo, mas o que acontece no Brasil é que as torcidas querem tudo de seus times. O Flamengo até outro dia brigava para não cair e não ia 2 anos seguidos para a Libertadores desde 2007 e 2008 (depois de 81 a 84 foi a única vez, aliás).
É óbvio que pelo investimento, pelo patamar financeiro alcançado por essa diretoria, o torcedor queria vencer tudo. Mas vários clubes têm a mesma missão com investimentos altos. Talvez nenhum deles tenha ficado 20 anos no limbo como o Flamengo.
Nossos reforços vieram no meio da temporada (Everton Ribeiro, Geovânio, Diego Alves), pegamos o melhor técnico do continente no meio da temporada, perdemos vários nomes por lesão e até dopping e ainda assim vamos para a terceira final no ano, além da vaga na Libertadores.
O Palmeiras, por exemplo, ganhou o Brasileiro em 2016 e foi vice em 2017, mas considera-se um fracasso.
“não ia 2 anos seguidos para a Libertadores”
Essa comparação já não é tão válida assim, hoje em dia existe uma verdadeira profusão de vagas, SEIS direto na fase de grupos, e pode chegar até NOVE vagas,contabilizando a pré. Nos anos anteriores isso não acontecia,era mais difícil,por isso mesmo times como Botafogo foram ano passado e com baixíssimo investimento,foi até as quartas,sendo eliminado pelo campeão.
Classificar para a Libertadores não tem mais o mesmo nível de dificuldade de antes(2007,2008).
Hoje tem de fazer muita força para não se classificar,o que vale é avançar nas fases mata mata e não ser eliminado na fase de grupos.
Amigos Paulo e Henrique,acho que a melhor resposta para a indagação de vocês é esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FJyZJrD_CMk (ASSISTAM)
Lembrando que Carioca hoje é um torneio de pré- temporada com Macaé e Madureira,e, no final,se ganhar um clássico,contra Bot/Flu/Vas,que estão falidos,você levanta uma taça de verão.
Na Libertadores foi um vexame total,e, graças a esse vexame, tivemos direito,como se fosse um prêmio de consolação, de participar da Sulamericana, os que não pagaram o mico de serem eliminados na fase de grupos não entraram nessa competição.
Já na Copa do Brasil,vale destacar que por muito pouco não fomos eliminados pelo Goianiense e Santos,lembram? Pois é,e graças,ao péssimo planejamento no futebol,chegamos na final sem goleiro e PERDEMOS.
Outra coisa,você disse 3 finais em 5 competições,mas o Brasileirão não tem final,não é mata mata e foi outra vergonha,em nenhum momento ameaçamos o líder,já no fim do 1º turno,em agosto,estávamos sem nenhuma pretensão de título,com quase VINTE pontos atrás do líder.
Portanto,dessas 3 finais, uma é pra lá de questionável e tem relevância quase ZERO, o Carioca. A 2ª final, a Copa do Brasil,essa tem relevância, ok,mas perdemos não pelo mérito do rival,mas por incompetência própria,e a 3ª final foi graças a um vexame.
Ganhar a Sulamericana, que é uma competição relevante internacionalmente e mais importante que a Copa do Brasil depois de 20 anos seria sensacional,mas não se pode apagar a péssima gestão de futebol do time que possui a maior folha salarial do país, 14.5 MILHÕES.
Lembrando que nos anos de 2006 a 2010,que não tínhamos nem 50% dos recursos que temos hoje, sem contar os irrelevantes Cariocas,alcançamos:
2006- Campeão da Copa do Brasil – Bi Campeão
2007 – 3º lugar no Brasileiro
2008 – 5º lugar no Brasileiro
2009 – 1º lugar no Brasileiro – Hexacampeão Brasileiro
2010 – Quartas de final na Libertadores(Melhor desempenho do século)
2011 – 4º lugar no Brasileiro
Brigamos,em alguns anos,para não cair,é verdade,mas o investimento não era 20% do que é hoje.
Abraços!
Grande Daniel! Temos visões diferentes em alguns aspectos. Sobre o Campeonato Carioca, posso ser a única voz aqui no blog, mas sou um defensor e apaixonado por essa competição.
Sei que não tem a mesma importância do Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Mas não podemos desprezar uma competição centenária e que forjou a grandeza dos clubes do Brasil. Foram os gols do Válido, do Rondinelli, foi o Almir Pernambuquinho colocando o rosto no chão para salvar um gol, que fizeram a grandeza do nosso clube (citei apenas o Flamengo), tudo isso no Estadual.
Eu comemoro sim cada conquista Estadual. E muitos analistas da imprensa que são contra a competição, criticam os clubes quando estes não vão bem. Se não vale nada…
Outro ponto foi o que você chamou de “vexame” na Libertadores. Ficamos a segundos da vaga, se não fosse aquele gol sofrido no final contra o San Lorenzo ou se aquela bola do Carlos Alberto pelo Atlético Paranaense, contra o Universidad Católica não tivesse entrado. Sei que tem muito “se”, mas é a minha visão.
Tivemos muitos erros de planejamento nesta temporada, como a questão dos goleiros. Mas eu estou louco para gritar “é campeão” mas uma vez esse ano, com fiz após os gols de Guerrero e Rodnei na final do Carioca.
Abs e SRN
2011 terminou em 5º e com Ronaldinho Gaúcho que custou posteriormente mais de R$ 40 milhões aos cofres do clube.
Em 2008 estava nas cabeças até o final e na última rodada perdeu a vaga para Libertadores após vir de um 3 x 3 contra o Goiás no Maracanã (estava naquele jogo).
Sei que os tempos são outros, mas os resultados podem não ser os ideais. Ao menos estão começando a aparecer. Fora de campo é goleada.
Boa noite a todos!
Realmente uma rodada para arrebentar com as coronárias! Ainda bem que conseguimos a classificação. Também não acho que o Everton Ribeiro jogou boa partida, apenas teve um rendimento um pouco melhor que nas anteriores e realmente o Diego Ribas não está bem..
Concordo, plenamente, que é inadmíssivel o Vinicius Jr não começar o jogo.
O que me deixa muito preocupado é quando se enaltece a qualidade do Cuellar, para mim é um jogador limitado, lento , que só joga lateralmente. Não sei , se é poque as minha referências, nesta posição foram: Zanata, Carpegiant, Andrade, até mesmo o Liminha.
O Cesar é ÁGIL !
Sempre foi, juntamente com o reflexo essa é a principal virtude de um goleiro. O problema é que esquecesse que o ÁPICE de um goleiro é diferente de um jogador de linha. O Cesar entrou NOVO no gol e a expectativa foi PRECOCE, mas talento esse garoto tem.
Talvez o Cesar seja o melhor goleiro formado na base depois do Julio Cesar, de Cesar para César. Talvez mais SEGURO que o Julio Cesar, que a sorte também sopre nas luvas do César. Ele deveria treinar melhor a reposição de bola com os pés, o Felipe é MESTRE nesse fundamendo.
Quando vibramos com a classificação e a possibilidade de vencer a sulamericana, não é pela importancia ou não e muito menos por atuação, mas para que para o proximo ano possamos fazer investimentos em jogadores que traga resultados. Estando em competições internacionais facilita, muito embora reconheçamos que o clube não tem ido bem em torneios internacionais há anos.Só espero que as contratações que fizermos sejam de jogadores qualificados e não de apostas. Pssamos da fase de apostas para irmos em direção a realidades.
Muito feliz pela vaga direta na Libertadores, mas é pouco para o investimento que fizeram!
Concordo que Vinícius Júnior já devia ser titular há muito tempo!
Kléber Leite, antes de cinco minutos de jogo Rafael Vaz já havia cometido o esse erro que se repetiu depois e saiu o gol do Vitória. São INCONTÁVEIS os pontos que o Flamengo já perdeu por causa das falhas bisonhas de RAFAEL VAZ, MURALHA, PARÁ e MÁRCIO ARAÚJO, desde o campeonato do ano passado.
Gostaria de entender sua defesa a esse jogador e a Márcio Araújo.
Os paulistas há muito anos dominam o futebol nacional em virtude de formarem bons sistemas defensivos com bons jogadores de defesa.
Ajudar o Flamengo é pedir pra eles saírem do clube!
Caro Kleber,
O Simon, ex-árbitro, alertou na FoxSports de que os árbitros escolhidos para os dois jogos da final da sul-americana tem um histórico de apitar muitos jogos de equipes argentinas. Ele levanta a possibilidade de ser uma pressão da federação argentina para escalá-los. Se por acaso você tiver alguma outra informação que suavize essa nos passe por favor. Abraços
Apesar do time ta no bagaço, mas uma virada, e mais uma vitória fora de casa.
Sobre Rueda, demorou mas tá conseguindo tirar algo a mais desse time. Começo muito ruim mas desde o jogo do Corinthians time melhorou e tá jogando com muita vontade.
Se fechar o ano com a taça da Sula o saldo dele sem dúvida vai ser positivo.
Caros amigos, justíssima a nossa comemoração. Aliás gostaria de ressaltar que se não fossem as falhas do Muralha no jogo com o Santos, hoje estaríamos juntando a quinta vitória consecutiva : Corinthians, 2x Junior , Vitória e…..o Santos.
Só não vê quem não quer a evolução do nosso time. Até no quesito sorte.
Quanto a jogar bem, perguntem a torcida do atual campeão brasileiro o que eles preferem : ganhar ou jogar bem ?
Saudações confiantes.
Octavio,amigo,tenho certeza que 10 entre 10 torcedores vão responder que preferem ganhar. Acontece que o Corinthians,não só ganhou,como jogou bem,naquilo que se propôs a fazer e pelos investimentos feitos.
Foi a melhor defesa do Brasil, foi um dos ataques mais positivos do campeonato, soube criar jogadas eficientes na base de velocidade,toques rápidos e triangulações deixando,na maioria das vezes,Jô na cara do gol,isso fez com que o “timão” se tornasse um dos times mais eficientes do Brasil,precisando ir poucas vezes ao gol para marcar,coisa que o Flamengo,que cruzava,cruzava e cruzava não conseguia,óbvio,se fosse assim ,Sport e Fla,que são os que mais jogam chuveirinhos iriam liderar,quando,na verdade, os que são bem treinados,logo,menos dependem de cruzamentos,foram os maiores campeões do ano,Grêmio e Corinthians.
Quanto a evolução do time,pode até ser, e espero que aconteça. Mesmo com o título da Sulamericana, é importante ressaltar que muita coisa precisa mudar na forma de se pensar e gerir o futebol do Fla, Corinthians e Grêmio são bons exemplos de gestão para seguir,para que,no ano que vem, consigamos disputar de igual para igual com os paulistas,brigando pela hegemonia do Brasil e não pela hegemonia do Rio, na qual tivemos a mesma pontuação do Vasco que investiu 27 vezes a menos que nós.
Deixo com o amigo esse vídeo espetacular e esclarecedor: https://www.youtube.com/watch?v=FJyZJrD_CMk
Abraço!
Daniel acho quero Flamengo não tem que seguir de Corinthians ou grêmio, o Flamengo tem que seguir a sua maneira obter sua entidade vencedora, mas nas finanças estamos muito bem.
Boa noite amigos,
A verdade é que esse time não deu liga, torcemos simplesmente porque torcemos, mais é um time que não empolga. Torci por nossa classificação a libertadores, claro, mais não terminei meu dia morrendo de felicidade por isso, quero o Mengão campeão.
Quanto aos nossos laterais….
Pará e Trauco são de doer, no máximo bons reservas.
Enfim, acho que pra ganhar a Sula vamos ter que mostrar muito poder de superação
abraços e SRN
Quinta feira, melhores: César, Paquetá e Vizeu; Piores: Diego e Everton Ribeiro.
Hoje, melhores: César, Vinicius Júnior Everton Ribeiro.
Resultado da análise: só César jogou muito, e a ele devemos as nossas duas classificacões, à libertadores e a final sulamericana..
Ops, só a ele não, jogamos tão mal as duas partidas que devemos a César e a São Judas Tadeu.
Tenho dito.
Srn
Me esqueci, piores de hoje: paquetá e Vizeu!
MAURO CEZAR ESPETACULAR!!!!
“A quem interessa o rubro-negro se contentando com um 6º lugar no Campeonato Brasileiro, com a mesma pontuação do Vasco (à frente no saldo de gols) mesmo investindo 27 vezes mais? A quem interessa dizer que a temporada é boa? Sim, tem quem ache que o ano do Flamengo está sendo ótimo. Será mesmo? Que tal o rubro-negro refletir um pouco sobre essas opiniões.
Vamos lá: Flamengo se contentando com título carioca, final da Copa do Brasil (que perdeu), e presença na decisão da Sul-americana. Flamengo não lutando pelo Brasileirão (terminou o turno 18 pontos atrás do campeão e na 19ª rodada já não sonhava com o título), se classificando para a Libertadores na bacia das almas e dependendo da própria Sul-americana para “salvar” o ano.
A quem isso interessa? Simples: ao futebol paulista. Assim o time de maior torcida e com maior faturamento fora do Estado não ameaça a hegemonia de São Paulo na Série A. Óbvio que por essas duas razões, popularidade e dinheiro, o clube carioca é, em tese, o que tem maiores chances de quebrar esse domínio. Se não pensa grande, não tem ambições maiores, SP agradece.
Em tempo: nos pontos corridos Minas Gerais ganhou três títulos com o Cruzeiro, e o Rio de Janeiro três, um do Flamengo e dois do Fluminense. Já o futebol paulista faturou nove em 15 certames, com todos os seus quatro grandes clube levantando a taça: Corinthians quatro vezes, São Paulo três, Santos uma e Palmeiras uma. De que adianta ser o “maior do Rio”?
Cuidado com certos elogios, “ô meu”.”
Caríssimo presidente,
Deixo aqui os parabéns à diretoria, comissão técnica, bem como a todo o elenco Rubro-Negro por um ano altamente positivo (3 finais em 5 torneios disputados, utilização da base como há muito não víamos, classificação para à Libertadores pelo segundo ano consecutivo, entre outras conquistas diretamente ligadas ao campo e isso sem mencionar a possibilidade de mais um título internacional que, faz anos, não ganhamos).
Como torcedor, gostaria de pedir sinceras desculpas pelo meu papel pífio (5a. Média geral de público em 2017; 8a. média de público no Brasileiro; queda no ranking entre os programas sócio-torcedor; perdão também por minhas críticas desprovidas de embasamento e popularmente conhecidas como “cornetadas”, etc.).
Sei que não irei resgatar o estrago já causado, mas me comprometo a torcer como nunca na final da sul-americana (incluindo estar presente no Maracanã no jogo de volta, prestando todo o meu apoio, independentemente do resultado do jogo de ida). Isso prometo.
SRN
Orlando,amigo,calma,recomendo que assista esse vídeo abaixo, e leia meu post acima. Acho que o Fla,não só tem potencial,mas é,de fato,o maior clube do Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=FJyZJrD_CMk
Abraço!
É absurdo atrás de absurdo, uma sequencia ridícula e incompetente dessa diretoria.
Daniel, meu caro, obrigado.
Esse jornalista (Mauro Cézar) é conhecido como um crítico voraz da atual administração do Flamengo. Aliás, ele só é conhecido por isso. Gostaria de saber qual seria a especialização desse indivíduo para comentar sobre certas matérias com tamanho conhecimento de causa. Seria ele especialista em administração desportiva, financeira ou marketing? seria ele um ex-técnico ou jogador profissional? Um estudioso na área clínica/motivacional?
É curioso perceber que o futebol (por conta de sua paixão) é um dos poucos negócios que movimenta bilhões de dólares, em que verdadeiros palpiteiros (como ele) se tornam reconhecidos como “especialistas”. Ainda mais grave é perceber que ainda logra credibilidade.
E.T: não foi esse mesmo “jornalista” que foi um dos maiores precurssores da demissão do Zé Ricardo??
SRN
O problema Orlando é que existe o cerne da questão, OS FATOS!
Agora, se vamos ignorar os fatos, vira uma outra conversa obviamente!
Caro Nino, obrigado.
Se se refere a FATOS, como sendo NÚMEROS, vejamos então alguns deles, diretamente relacionados ao campo, em 2017:
Três finais em cinco possíveis (que outra equipe conseguiu?);
8 atletas oriundos das divisões de base;
regularmente participando do elenco profissional;
Maior venda de um atleta na história recente do clube (V. Junior);
Maior número de gols na temporada;
Cerca deR$ 60,000,000.00 em aquisição de atletas;
Segunda classificação seguida e direta para a fase de grupos da Libertadores;
Meu caro, se esses FATOS são desprezíveis, principalmente para um clube em transição, então não sei o que poderia ser considerado aceitável, e gostaria portanto que expusesse outros FATOS (NÚMEROS) tão negativos pra que o ano seja considerado um verdadeiro desastre. Claro, se não for exigir muito.
SRN
Quero seguir a mesma linha de raciocínio do amigo Paulo Henrique, que levantou a bola se o nosso “ano de 2017″ foi tão ruim assim.
Ganhamos o Carioca. Chegamos a final da Copa do Brasil. Chegamos a final da Sulamericana. Chegamos em 6 no brasileirão e já garantimos a participação na Libertadores de 2018 na fase de grupos.
Alem disso, foram até agora 81 jogos (40 vitórias, 24 empates, 17 derrotas) 59,25% de aproveitamento
Gols(132 gols marcados – 1,62 por jogo)
Tecnicamente falando, qual foi o time no Brasil que chegou em 3 finais? Sendo uma regional, uma nacional e outra intercontinental. Se mão apresentamos um futebol garboso e glamouroso, apresentamos sim, o mínimo de competitividade.
Na minha opinião é uma pena que tudo seja sempre muito atrelado a resultados dentro de campo. Erroneamente ganhar títulos passa a ser o único balizador para estabelecer se o ano foi ou não proveitoso, dinâmico e satisfatório.
O que eu quero e espero do Flamengo é ter vários anos como o de 2017 no futuro.
1 – Disputar títulos
2 – Disputar sempre Libertadores
3 – Ajustar e equacionar as dívidas
4 – estruturar ainda mais a base
5 – Captar novos patrocinadores
Tendo esses premissas como condições ” Sine qua non” seremos em breve um time que será considerado favorito em todos os títulos que disputar.
Por outro lado não podemos servir de massa de manobra nem da situação (Bandeira de Melo) nem da oposição( Bap e Wallin) e principalmente dos oportunistas de plantão.
Quanto a situação, devemos criticar e cobrar um planejamento melhor que 2017. Que seja mais apurado.
Quanto a oposição, não acreditarmos que a teoria do caos já está vigente.
Quanto aos oportunistas, deixarmos todos, embalsamados nos seus devidos túmulos políticos.
Pra finalizar, a mim, Bandeira de Melo vem cumprindo a risca aquilo se se esperava dele desde o início. Financeiramente, Administrativamente e sobretudo honestamente muito melhor que todos os dirigentes juntos, na história do Flamengo.
Futebolisticamente a gestão Bandeira de Melo vem mostrando que quando o administrativo vai bem, e a cada dia que passa vai melhorando ainda mais, mais o futebol se aproxima do ideal, ainda que desde sempre fosse sabido que essa não era a virtude dessa gestão.
Empírico não combina com futebol. Não combina com estrutura de ponta e muito menos com boa administração. Mas o Flamengo, Bandeira de Melo e espero, que a torcida, tenha aprendido isso ao longo de 2017.
Quando terminou o ano de 2016 eu tinha postado que esperava que o Flamengo disputasse títulos e estivesse sempre na parte de cina na tabela do brasileirão. Foi o que aconteceu.
Para 2018 eu espero sim, título(s) expressivos.( Brasileirão Libertadores e ou Sulamenricana)
Tenho absoluta certeza que nesse atual momento, começaremos 2018 mais perto dessa meta.
#Abç
#SRN
Caro Anderson,
Acompanho o relator. Parabéns.
SRN
É como disse o Mauro César, “nivelando o sarrafo por baixo, tudo fica maravilhoso”.
Eliminação esdruxula na Libertadores, campanha ridícula no Brasileirão.
A final da Copa do Brasil, a qual Rueda comandou em 4 jogos foi uma piada comentada pelo Galinho! Time burocrático, sem vontade de ganhar o jogo, jogando em casa com mais de 50 mil torcedores. Em BH a mesma covardia e burocracia de sempre. Muralha no gol é tbm outro capítulo ridículo dessa história.
Concordo Anderson
A pior coisa é fazer críticas depois de uma vitória. Mas até a entrada do VJ o Flamengo fora um time apático, frio e sem imaginação.
O Rueda pode ser bom treinador etc, mas definitivamente não faz a nossa torcida feliz. Rueda é um homem excessivamente precavido, inseguro, reticente e pouco ousado.
A raiva maior é de quem formulou esse perfil medíocre de treinador para o Flamengo. Quem o fez só deveria estar pensando em benefício próprio, em correr o menos riscos possíveis.
Nem vou falar de VJ, e das demais substituições do Rueda nos 15 minutos finais da partido, achei tudo ridículo.
A reedição de mais um domingo de frustração para a rancorosa torcida vascaína (desta vez, com gol de pênalti no fim do jogo) com requinte de crueldade me apeteceu mais.
Quanto ao Vasco, parabéns ao ZR com um time medíocre ter chegado a mesma pontuação do que o Flamengo, o que já é ridículo!
O Sr. Rueda pegou o Flamengo na 4a posição e o finalizou na 6a posição, exatamente 6 pontos atrás. Já o ZR pegou o Vasco na 14a posição e o finalizou na 7a posição, exatamente 9 pontos a frente. No computo geral o Sr. Rueda perdeu 9 pontos para o ZR além dos 6 que perdeu em comparação a 4a posição.!
Vamos ver a Sul Americana agora.
Prezado Nino, comentário perfeito. Ele foi campeão no Atlético Nacional, jogando em contra ataque, quarta teremos sofrimento igual contra o junior Barranquilha. Não é colocar lenha na fogueira, mas não é tecnico para o Flamengo.
Sds rubro-negra.
Wanderley francamente meu caro! Jogadores que ganham fortunas, de renomes, com passagens em times de expressão no Brasil e no futebol Europeu, Sul Americano e Asiático, SEM INTERESSE?
Me diz o que é isso?
Boa Nino !!!! Volta ZR, volta MA e bota o Cuellar no banco, bota o Vaz e Juan no banco. Isso é que é ter ambições. As últimas competições internacionais do estagiário : desclassificado pelo Palestino, o bravo Palestino e na fase de grupos da Libertadores com MA, Vaz e mateus sávio. Lembra ?
Quanto ao Rueda, essa semana será a terceira final em torneios continentais em um ano. Pouco não?
Deixa o cara trabalhar na pré temporada e depois joguem as pedras.
Agora eu não sou Poliana para achar que existe ainda time com DNA do Flamengo, existe time que joga feio e é campeão.
Futebol bonito vc vê na ESPN na Europa.
Forte abraço
Ah ia esquecendo : se não fosse o Muralha, ontem seria a quinta consecutiva do Rueda.
Octacito Octacido, o investimento do Vasco na temporada é 27x vezes inferior do que o Flamengo fez!
27x
Nino my friend então caia de pau na administração do futebol e não num cara que parece que está tentando acertar. malhar o Rueda agora é covardia.
Lembrando : passamos na Sula pelo palestino, sim o mesmo do ano passado que nos aqui no Brasil, o Chapecoense classificado na Liberta, o Flu e o terror dos terrores JB com duas vitórias. O resto me desculpe é mimimi de quem quer cornetar.
Forte abraço
Nino, infelizmente futebol não é uma ciência exata, lidamos com probabilidades! Investimento alto e infraestrutura boa não significa que o time irá ser campeão (vide PSG); entretanto, com investimento alto e QUALIFICADO, com certeza as chances de se conquistar algo grande aumentam bastante. Estarrecedor um time com investimento 27x menor conseguir o mesmo número de pontos que a gente. Mas isso não significa que se gastar pouco o resultado virá. Muito pelo contrário. O Vasco é um ponto fora da curva, e só conseguiu essa colocação por vários fatores, o principal talvez seja que o nível do brasileiro não estava lá essas coisas. Eu detestava (ainda não gosto, mas não detesto) o Rueda e o VR, mas acho que os dois estão conspirando contra mim, e estão afim de queimar minha língua…
Octacito Octacito Octacito mio caro, caro mio!
Vc esta louco para puxar de novo aquele refrão!
TEMOS TÉCNICO
TEMOS TÉCNICO
TEMOS TÉCNICO
Há um ditado que diz: “DEUS protege aos malucos, bêbados e crianças”…Como penso que no Flamengo não há malucos e crianças,talvez alguns cachaceiros, acredito que DEUS também protege os Incompetentes…
O Flamengo fez de tudo para não garantir a vaga na Libertadores, mas ainda sim a conseguiu,a meu ver , mais por deficiência dos adversários que pro méritos nossos. Uma vez que fomos extremamente incompetentes ao longo do campeonato.E ontem não fizemos um bom jogo.
Devemos comemorar a vaga , mas não exaltar, pois pelo nosso investimento e pela quantidade de vagas distribuídas, era mesmo nossa obrigação garantir uma vaga.
Quanto ao jogo, mais uma vez ganhamos sem jogar bem , vencemos mais pela fragilidade do adversário.
De positivo, uma boa atuação de Cesar , Leo Duarte e V.Jr. De negativo, mais uma trágica atuação de Trauco e a demora do RUimEDA nas substituições…
Também discordo da critica a R.Vazco pelo gol e até que o zagueiro fez uma boa partida.
Já Zé Ricardo mostrou sua competência no Va2co, ele ainda carece de ousadia e experiência , mas é um bom treinador. E espero que os vascaínos continuem torcendo contra , porque a favor da azar…
Já o Botafogo, pagou o preço de ter time , mas não ter elenco…
Espero que a omissa diretoria do Flamengo esteja atenta aos bastidores da final, não creio que a Comembol curta a ideia do Brasil levar as duas competições da América da Sul…
Fora R.Caetano !!
Vejo muita gente comparando os investimentos de Flamengo e Vasco e suas posições. Realmente pelo investimento o Flamengo deveria fechar o Brasileiro bem acima do Vice, mas fazem quantos meses que os vices estão disputando exclusivamente o Brasileiro? Lembro que em um período de 8 dias o Flamengo teve jogos pelo Brasileiro, Copa do Brasil e Sul Americana. Poxa o Vasco com foco exclusivo no Brasileiro não deveria estar melhor que o Flamengo, jogadores focados e descansados formam um grande diferencial.
Bom dia, Kleber Leite e amigos Rubro Negro!
A rodada sim, foi muito melhor do que se esperava, com mudanças constantes na tabela de classificação e com o resultado final favorável, com a classificação direta na fase de grupos da libertadores, deixando o time com a cabeça boa para final da Copa Sul Americana.
O jogo e a virada contra o Vitória mostrou mais uma vez que a base vem crescendo muito e decidindo jogos, nesse caso, Vinicius Jr. com participação direta nos 02 gols, jogado do primeiro (detalhe: não caiu no lance) e sofreu a falta que originou o penalti do segundo gol e o César fechando o gol na hora que precisou. Isso mostra que o Rueda está sabendo aproveitar bem os garotos.
Queria relatar a vitória e classificação da CHAPE, que time, que história, viva ao futebol. Parabéns sempre a CHAPE!
Por fim, o Vasco, que curtiu alguns minutos de fama na fase de grupos da libertadores. Conseguiu ficar mais tempo na frente que o Felipe Massa no mundial de 2009, quando ultrapassou a linha de chegada e seria campeão do mundo daquele ano, e alguns segundos depois, perdeu o título para Hamilton.
Ia esquecendo do Botafogo……………… todos já sabem!
SRN
Prezados, a questão sobre o ano bom ou ano trás muita reflexão.
Para mim ano bom foi 1981, disputamos 4 campeonatos e ganhamos 3.
2017 ganhamos carioca, fomos muito mal na libertadores, fomos muito mal no brasileiro, chegar em sexto com esse investimento, fomos muito mal sim e somente conseguimos a vaga para libertadores direto nos grupos, por causa da maluquice do jogar do Vitória que na barreira fez um pênalti que nem na pelada aqui eu faria.
Final da copa do Brasil mas derrota e agora final da sul americana.
Em termos de resultados em campo, diria que uma ano razoável.
Em termos de retorno e expectativas em razão de investimentos: ano ruim.
Em termos de administração e finanças: excelente ano
Em termos de qualidade de futebol: péssimo ano.
Em termos de gestão da diretoria em relação ao futebol: um ano catastrófico. Nunca vi tantos erros em minha vida.
Na minha opinião: ano bom do grêmio que ganhou a libertadores. Esse sim um ótimo ano.
Ano bom do Corinthians que ganhou o brasileiro.
O resto é tudo consolo.
Liliano querido,
Basta dizer que o melhor goleiro do elenco era o 4o. goleiro, e que perdemos a Copa do Brasil em função de ninguém ter visto o cara treinar bem no Ninho! É possível?
Nino,
Parece que o César não tinha condições legais de atuar na Copa do Brasil, pois havia ficado no banco em uma partida da Ferroviária, na fase inicial da Copa.
De qualquer forma, sempre pensei que o César merecia outra chance, pois é o que tem os melhores atributos físicos para a posição. Restava a comissão técnica, observar se o César estava treinando bem.
SRN
2 jogos,2 novas decisões.O FLA irá precisar de muita coisa para ser vencedor e levar o título;principalmente condição física.
O Independiente,por decisão da liga argentina,não jogará no sábado já que a partida marcada será adiada.Sabemos e, claro,percebemos que o nosso time está no bagaço.Haja pernas.O banco de reservas tem que estar condicionado e preparado.As substituições serão inevitáveis !!!
Fôrça Mengão !!!!!!
Acrescento,haja “Carabao” !!!!!!!!!!!!!!
SRN.
Prezado Nino, é o que eu digo aqui, o que fizeram com o futebol do Flamengo esse ano..foi catastrófico. Eu nunca vi tanta incompetência, arrogância e burrice.
E nosso Rueda tem muita culpa nisso também. Muita. Ao meu ver e como já citaram aqui, entregar o projeto de futebol de 2018 ao colombiano, será outro tiro no pé. E veremos no meio do ano, a mesma troca atrasada que tivemos fazer nesse ano.com treinador.
Pois então eu já vou lhe dizendo caríssimo e nobre irmão rubro negro Liliano Brandão.
Nada mais coerente para essa diretoria que nada mude em 2018.
Mudanças se houverem somente após a 1a fase do Brasileirão, ai já nem precisaria mudanças não é mesmo?
Eu, e grante parte da Nação Rubro-negra comenoramos e muito. Fico até AZUL de emoção !!!
Eu vejo competencia FORA e DENTRO de campo.
Dividas equacionadas, time com bons nomes desejados pelos maiores clubes do Brasil, disputamos final de CARIOCA, COPA DO BRASIL e SULAMERICANAFicamos em 6 no Brasileiro. A Quantas décadas não viamos isso, talvez desde a década de 80.
E principalmente essa diretoria RESSUSSITOU a BASE do FLAMENGO. Para mim o segundo ponto mais importante.Já temos uma boa geração da base em campo e as próximas vem ainda melhor.
É o Flamengo se reencontrando com suas tradiçoes.
É um sonho se MATERIALIZANDO.
JA Tá LINDO DEMAIS.
APOIADO