Acredito que qualquer pessoa que tenha visto o jogo de hoje, na estreia do Brasil nestes jogos olímpicos, contra a seleção da África do Sul, deve ter entendido com total clareza o que seja o espírito coletivo em um time de futebol.
Não é o caso de um time que opte por jogar em conjunto, abrindo mão do individualismo. O espírito coletivo é algo muito mais profundo. Pra começar, priorizar sempre as soluções através de dois ou mais jogadores, muito embora não haja nada em contrário com relação a criatividade, que é uma arma preciosa para a solução de uma jogada. O individualismo em excesso, como ocorreu neste jogo, facilita o time adversário e mata o jogo coletivo.
Hoje, o time olímpico da África do Sul, foi o espírito coletivo vestido de verde. Um jogador ajudando o outro, sempre! Aproximação, cobertura, comunicação e determinação. Não sei se este time está treinando faz tempo. Parece que sim. Dá a impressão que sim, embora isto seja relativo, pois há uma enorme diferença entre entrosamento e espírito coletivo.
Em seu comentário, no primeiro tempo, Roger Flores já dizia que o jogo estava esquisito. Muita sensibilidade para mostrar ao telespectador, com uma só palavra, a radiografia do jogo. No segundo tempo, em dia de inspiração, Roger afirmou que o jogo de esquisito, havia se transformado em perigoso.
E, jogamos quase todo o segundo tempo com o time adversário com um jogador a menos…
Ainda na transmissão, outra observação feita que demonstra o que é o espírito coletivo. A seleção da África do Sul, de cada 10 divididas, ganhou 9.
Achei o nosso treinador meio enrolado. Renato Augusto era o único jogador na seleção brasileira que optava pelo coletivo, abrindo mão da individualidade e distribuindo bem o jogo. A substituição foi equivocada.
Que este jogo tenha servido de lição. Não há vitória no futebol que chegue sem que haja espírito altruísta, sem que haja entrega e, principalmente, sem que haja espírito coletivo.
Tomara que os meninos e o “professor” tenham aprendido a lição.
Perdão meu amigo Kleber, mas existem grandes jogadores que não são são lideres, e este é o caso do Neymar enquanto insistirem com ele de líder e capitão ele vai fracassar, ele não tem preparo, estrutura emocional para lidar com este tipo de pressão, não vejo nele espirito de sacrifício ou de grupo.
Ele só quer ser o capitão por vaidade, os times do Brasil no caso agora da sub 23 jogam em função dele e ele não corresponde.
Gosto muito dele, já gostei mais, quando ele era mais humilde.
Enfim, espero que o Renato Augusto passe a ser o capitão e o Neymar volte a ser somente jogador de futebol com amor ao seu trabalho
Abs
GOGO é isso que a Seleção Brasileira tem muito ultimamente. É um tal de Já GANHOU e de SUPER ATAQUE para cá, craque SOBRENATURAL pra lá, e na hora do jogo mesmo é um tal de DEUS nos acuda.
Hoje somos muito superiores na contação de vantagem.
Enquanto nos preocupamos em contar vantagem os adversários se preocupam em JOGAR BEM.
O Brasil busca essa medalha de ouro há tempos, e quando temos toda a oportunidade de conseguir isso, colocam um treinador que nunca tinha ouvido falar para comandar nossa seleção. Talvez quem seja do meio do futebol deve conhecê-lo, mas considero isso uma vantagem para nossos adversários. Se há limites de idades, não há limite quanto a quem seja o treinador. Achei equivocada a decisão do Tite e da CBF.
Não acredito que isso possa ser determinante para não ganharmos a tão sonhada medalha de ouro, mas facilitamos as coisas para nossos adversários.
O Micale disse que prega uma anarquia organizada como esquema de jogo! O grande risco é que se torne apenas uma anarquia, e desorganizada, pelas probabilidades.
Muita marra e pouco futebol . Esse é o comportamento da seleção brasileira . seja principal ou Olímpica. Excesso de bajulação a jogadores medíocres. Neymar é tipo Messi , não se importa com seleção. mercenário de clubes. Hoje mesmo jogando em casa, contra um adversário fraco , e arbitragem ajudando, o time do Brasil decepcionou. Vai ser difícil ganhar o Ouro !
A seleção esteve razoavelmente bem. Criou chances de gols, poderia ter vencido com “dificuldades”, dada a qualidade do futebol apresentado pela Africa do Sul, me surpreendeu positivamente. O Brasil a gente conhece, mas a AS com um futebol de habilidade, insinuante, inteligente eu ainda não tinha visto. O resultado foi justo, e o jogo foi ótimo.
“O CASO NEYMAR NIGHT”
O que era um mal estar implícito por parte da torcida e opinião pública de um modo geral (incluindo a imprensa), compeça a ficar explicito. Neymar hoje começou a escutar o recado que vem das arquibancadas…vaias! Não para o seu futebol, mas para seu comportamento extra campo que parece que se anexou ao seu futebol. A torcida é óbvio, que já viu esse filme na Copa do Mundo, esta desaprovando esse clima de Neymar PopStar…Neymar não é mais baladeiro de que foram grandes craques do passado na seleção, com uma diferença, nunca a imagem destes craques do passado o “ser baladeiro” se sobrepôs a imagem de jogador de futebol.
“TITE OU NÃO TITES?”
Se o novo técnico da seleção for sábio e inteligente mesmo, ele vai tirar uma grande lição destas Olimpíadas (ao que parece)! Que nem o técnico e nem a seleção podem ser “subservientes” ao Neymar.
Tite certamente vai concluir que se o Neymar não for absolutamente apenas um dos 11 jogadores que entram em campo, não só não veremos o futebol do Neymar, assim como não veremos o melhor da nossa seleção.
Haviam dúvidas se a “neymar-dependência” era boa ou ruim para a seleção?
É ruim pelo seguinte fato, porque ele cria um efeito fantoche nas ações dos outros jogadores, ele tira parte da personalidade espontânea dos outros jogadores, pois eles passam a pensar e agir em torno do Neymar! Por outro lado, cria um expectativa enorme em cima do próprio Neymar, que não se acha um um mero “um entre os 11”, mas uma espécie de super homem, o super herói da seleção. O Neymar mandou o maestro setar no banco e pegou a batuta do cada um por sí.
O GABRIEL JESUS declarou que ñ costuma perder gols como aquele que PERDEU.
É SERIO ISSO ?? kk
Nem no FUTEBOL paralimpicos para DEFICIENTES VISUAIS eles costumam perder gols como aquele. kkk
Essa declaração já dá uma enorme pista do porque ele PERDEU O GOL. KKKK
A Seleção jamais dependeu do NEYMAR. A IMPRENSA brasileira é que sempre dependeu de falar SOBRE ELE para ter ibope.
“Imprensa NEYMAR dependencia”, essa é a REAL DEPENDENCIA.
Kleber, nem quero comentar sobre a partida, mas sobre o gramado. Campo de plantar batata ou botar boi para pastar. Ainda bem que o Flamengo largou Brasília.
SEIS RODADAS SEM O FLAMENGO PERDER.
O pessoal pede muito a contratação de um novo técnico, nesse caso eu chamaria o OSWALDO DE OLIVEIRA.
Se o Oswaldo realizou esse feito com aquele time do ano passado imaginem o que ele poderia fazer com o elenco atual.
Além desse detalhe ele se disse FLAMENGUISTA FANáTICO, o que para mim já o DIFERENCIA.
Prezado FlaD+,
No início do ano falei do erro absurdo na demissão do Oswaldo para poder trazer o ultrapassado Muricy… Tal eu tenha ficado entre os 2% que criticou a contratação dele, mas o tempo mostrou o que imaginava…
Prezados,
Continuo minha torcida CONTRA a seleção masculina de futebol, fiquei muito satisfeito com o empate… Esse bando de molecotes mimados, que representam o perfil dos jovens da base do futebol de todo o país, não merecem qualquer tipo de sucesso.
Jogadores que não reconhecem partidas ruins, que não tem espírito de equipe e coletividade, que só buscam sucessos individuais.
Sucesso aos atletas dos outros esportes, que mesmo ganhando pouco reconhecimento, treinam excessivamente (enquanto boleiros reclamam de treinar de manhã e jogar quarta e domingo).
Abertura emocionante, escolha perfeita do Wanderley!!!