Muitos amigos e companheiros do blog que, por entenderem a Copa do Mundo como meta prioritária, ou mesmo única, criticam – e muito – a convocação de Tite para a Copa América, já que, quantidade significativa de jogadores convocados, com certeza – pela idade – não estarão na próxima Copa.
Seguindo esta linha de raciocínio, em que a Copa do Mundo é o único objetivo, não há como não fazer cara feia para a lista de Tite para a Copa América.
O problema é que há uma outra corrente, da qual Tite comunga, qual seja o de entender a Copa América como competição relevante e, ainda por cima sendo realizada no Brasil, o que meio que nos deixa com a obrigação de ganhar.
E, bom não esquecer o espírito de autopreservação, pois há algo no ar indicando que uma não conquista de Copa América pode deixar a batata do nosso treinador em forno potente. Embora o presidente da CBF descarte, no momento, esta possibilidade, quem conhece um pouco de bola, sabe que este tipo de declaração tem prazo de validade…
Em síntese, para Tite, no linguajar nordestino, “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
Aqui no blog, aprendemos diariamente a lidar com as diferenças, a entender que, na maioria das vezes, a verdade pode não ser a nossa…
Respeitosamente, entendendo quem pense diferente e, aqui já elencamos os motivos, a meu conceito, a convocação poderia ter sido mais equilibrada, mantendo alguns jogadores que sabemos que não irão à Copa, com quem é jovem e, está dando pinta de que pode chegar lá.
Não vou citar nomes, pois o meu pensamento pode ser confundido com paixão clubística. Prefiro ratificar e dar ênfase ao conceito que abraço.
Tite radicalizou, abraçando a Copa América e empurrando a Copa do Mundo com a barriga.
Como sempre lembra Murici Ramalho, “a bola pune”…
Kleber e amigos!! Duas situações bem nítidas nesta convocação : 1) convocar quem ele( Tite) confia e tentar conquistar a Copa América, garantindo o emprego, e 2) a Copa do Mundo fica para “ depois”. Cá entre nós do Blog: não seria o Vinicius Júnior o jogador naturalmente apto, pelas características, a substituir Neimar??!! Forte Abraço. Luiz Guilherme Barbosa.
Acompanho o relator. VJ seria o único cas as características do Neymar. E mais seria uma maneira de trazer a torcida , atiçar a curiosidade de ver algo realmente novo na seleção.
Depois reclamam que o povo não abraça a seleção.
Saudações
Kleber, já aplaudi muito o Tite, mas ultimamente tenho tido muitas restrições ao seu trabalho. Essa convocação do William é inexplicável. Fica claro que ele não tem somente preferência por alguns jogadores, mas uma verdadeira panelinha.
Deixar Dudu, Felipe Anderson ou Vinícius Junior para convocar um jogador de meio no lugar do Neymar é inacreditável.
Alias, não só Tite, mas a CBF tbém tem se mostrado parcial. Por que somente jogadores do Coríntians foram liberados para a Copa do Brasil? Mas que castigo! Ô coisa boa essa eliminação corintiana…
O problema maior é que vários jogadores mais jovens ja vem pedindo passagem e jogando bem mais que os protegidos veteranos de Tite.
É triste ver Fernandinho, Miranda e outros vovôs em campo quando temos jovens bem melhores de fora.
Torcer a gente torce, mas que está cada vez mais difícil, lá isso está!!!!
Caro Kleber e demais companheiros do blog, a questão é que o técnico da Seleção Brasileira, na real, não manda em nada nela. Tudo gira em torno do dinheiro, patrocinadores, gente poderosa, enfim, qualquer um menos o treinador. O dinheiro alto, especialmente do futebol europeu, norteia tudo no mundo atualmente. Logo, não deve ser de espantar que não sejam convocados os que achamos melhores. Os jogadores também mandam mais e são mais influentes que o treinador. São muito mais ricos, poderosos e com poder de decisão do que um reles treinador que fez um bom trabalho no início, mas agora caiu na arapuca. Não mandará em mais nada. E, se fraquejar, ou se os jogadores assim quiserem, ele roda rapidamente. Não tenho dúvida. Acho muito difícil as coisas voltaram a ser como antes, o mundo do futebol está sucumbindo ao poder do excesso de dinheiro que se injeta nele de alguns anos para cá. O debate é necessário, mas algo que mude isso será praticamente um milagre. Infelizmente.
Claro, isso não afeta o meu amor pelo futebol e, mais ainda, pelo nosso Mais Querido Mengão! Só me deixa um pouco mais distante da paixão pela Seleção por conta dos bastidores e pela falta de grandes jogadores como já tivemos em outros tempos. Hoje copiamos os europeus, mas fomos nós, com muitos jogadores que nunca foram jogar no exterior, que conquistamos 5 Copas do Mundo, entre muitos outros títulos. Lamento muito que não seja mais assim. Poderia ser, mas nossos realmente bons jogadores saem dos clubes no Brasil logo que completam 18 anos (ou até antes). E é esse o sonho deles atualmente, não mais de jogar no seu clube de coração a vida inteira. Não existe mais.
SRNs!
Kleber, concordo com você e acho que dava para montar um time competitivo, capaz de vencer e ainda assim apostar na renovação.
Tite chamou Richarlison, Neres, Paquetá, Jesus, Militão e Everton, que são jovens.
Mas poderia ter chamado também outros nomes em boa fase como Fabinho do Liverpool e Rodrigo Caio ou Dedé.
Kleber, quero levantar 2 pontos quase antagonicos!!
Primeiro ponto é dizer que sou torcedor inveterado da seleção!! Torço pra vencer sempre!! E acho que precisamos chegar na Copa com condições de vence-la!! Nao gosto de William, Fernandinho, Alan, Tiago Silva, Filipe Luiz e alguns outros nomes que lá estão!! Alguns pelo futebol, outros porque creio que já deram sua contribuição a seleção!!
Eu teria levado Dudu, ou Renato Augusto!! O 2º pra corrigir um erro da 1ª convocação que é não ter um 10!! O Dudu por ser o mais regular jogando no Brasil na posição nos ultimos 2-3 anos!!
Colocando tudo isso, poderia ser só criticas ao Tite, mas vou fazer outra ponderação aqui!!
Nas ultimas 3 Copas perdeu e buscou-se renovação obrigatória na seleção, inclusive com mudança de técnico!! Perde-se os 4 anos começando um trabalho Novo, nova filosofia, muitas derrotas que derrubam treinador e recomeça o trabalho, quando perde a copa, renova de novo, perdeu outra copa renova de novo!! Somos o País do Futebol!! Mas ganhamos as ultimas duas copas insistindo com Romário e Bebeto, Com Ronaldo e Rivaldo e alguns bem experientes entre renovações!!
Se, pense bem, se, tite força uma renovação, o time perde Neymar, entra na Copa América com garotos, perde, ele seguiria o trabalho?? Dificilmente, ainda perderiamos o direito de disputar a Copa das Confederações!! Ano que vem tem Olimpiada! La ele testa os garotos!! Eu acho que essa Copa América é pra ganhar!! 1 por ser em casa!! 2 pra nao mudar o trabalho e recomeçar do zero após 3 anos!! E 3º e principal, pra poder testar a seleção 1 ano antes na Copa das Confederações!!
Os veteranos vão sumindo aos poucos!! De forma gradativa!! Com a idade, as lesões, os fins de contrato!! Etc!! Não vejo essa mescla como necessariamente má!!
Temos no Gol Alisson, Ederson, pq nao Cassio??
Temos na zaga Marquinhos, Militão, pq nao Miranda?
Temos nas laterais Fagner e alexsandro, nao podiamos ter Marcelo, entao Dani Alves e Filipe Luiz cabem!
Temos no meio: Paquetá, Artur, Casemiro, Coutinho, Allan, entao 3 veteranos não são de todo ruim!!
No ataque só jogadores em condições de chegar na próxima Copa, porque não 1 veterano!?
Jogadores como Dani Alves, Miranda, Casemiro e até o Wiliam darão uma bagagem ao time ao enfretarem Chile, Argentina, Uruguay, Colombia!!
Trocaria nomes na seleção por opinião própria!! Mas acho que pela 1ª vez a renovação esta sendo feita de forma correta!! Mantendo o técnico e mudando gradativamente!!!
O mais importante de vencer a Copa America é o direito de disputar a das Confederações!! E uma paz pro Tite trabalhar!!
Vou torcer como nunca!! Perdemos muitas Copa América recentemente!! Ta na hora de por as coisas no lugar na América do Sul!!
Vou torcer em especial porque não quero ver Messi levantar nenhuma taça pela Argentina, muito menos no Brasil!!
Concordo com TUDO!
Caro Kleber
O Tite é o retrato dos nossos treinadores. Ou seja, pífios. E tem gente que é contra contratar técnicos estrangeiros. Ora bola, os nossos são ridículos, ultrapassados, umas antas.
Kleber, ainda existe seleção Brasileira? Tem certeza? Quem convoca técnico ou patrocinador? Quem escala, patrocinador ou patrocinador?
CBF é corrupção total, quem a representa é corrupto idem.
Kleber, por favor, acho que vsa não deveria nesse blog falar sobre seleção Brasileira. Pois, ela é vergonha nacional. Kleber, seleçao acabou…..há muito tempo.
SRN
Tite amarelou. Perdeu suas convicções. Sua convocação é notoriamente pensando em manter o cargo. Nada justifica não ver nessa seleção Dudu e Everton Ribeiro. Estão sobrando hoje no futebol brasileiro. A título de exemplo, a Alemanha passou quase duas copas preparando uma equipe para ganhar copas do mundo. Veio aqui e nos deu uma aula de aplicação tática e massacrou nossa seleção. Felipão até hoje não sabe para que lado fica o norte. Com essa mentalidade de ganhar torneios, copinhas e manter seu emprego, esqueçamos Copa do Mundo. Foi-se a época que os melhores eram os convocados. Por isso perdi totalmente o interesse por jogos da seleção.
Aliás, os europeus caminham para dominarem completamente o futebol mundial. Esse novo formato do mundial de clubes vai enterrar de vez qualquer possibilidade de algum dia, a curto prazo, algum clube da América do Sul ganhá-lo.
Enquanto pensamos em copinhas, eles pensam em títulos mundiais. Alguém em bom senso imagina nosso futebol superando Espanha, Alemanha, Inglaterra e França?
Viram como um jornalista português desdenhou do Flamengo?
Eu acho que os europeus dão é risadas de como conduzimos as coisas por aqui. Aqui nada parece ter o profissionalismo sério que se espera.
O sistema comeu o Tite.
Próximo tema, please.
Anderson, querido amigo,
No sentido amplo da palavra, acho que você não deixa de ter razão. Da mesma forma, Abel foi comido…
Forte abraço
Kleber
Foi comido com totall razão.
Caro Kléber e amigos!
Tenho muitas dúvidas em relação ao Tite. Faz tempo que não me parece técnico. Alguns jogadores convocados causam estranheza e ao mesmo tempo que um DEDÉ perde vaga para Marquinhos, Miranda e outros, aumenta ainda mais a estranheza. Lamentavel!
Por enquanto mais brasileiro do que nunca, mas, muito mais flamenguista do que tudo.
Se é um sistema confesso que não me representa e se é somente o técnico, menos ainda.
Meus amigos, acho até que são muitos os brasileiros hoje que estão preocupados com a seleção. Até nisso somos esquisitos!
SRN
Presidente, eu gostei muito do trabalho do Tite nas eliminatórias, mas depois durante a copa do mundo achei que ele não estava preparado para vencer. Quando vemos que ele insistiu com jogadores que já não produziam, já não eram destaques em suas equipes, apenas porque ele confiava, achei que ele perdeu a chance de continuar no comando. Não existe confiança numa seleção, existe capacidade e se puder aliar confiiança com capacidade, tudo bem, mas caso não, proteja-se a capacidade, a qualidade. Pensando no substituto do Neymar, via no VJunior a oportunidade de tirar de Neymar o protagonismo que creio, atrapalha o jogador ex Santos. Tite mais uma vez chama jogador comum para substituir um fora de serie. Pensei que ele iria chamar o Renato Augusto que, perdão sei de sua amizade com ele, não tem condições mais de vestir a amarelinha. Dizem que Tite viajou à China para ve-lo jogar. Viagem perdida, deveria estar vendo o Everton do Flamengo, o Dudu do Palmeiras, ou ido em Barcelona, Madrid, Milano, enfim, ver jogadores que podem acrescentar à seleção. Não ponho mais fé em Tite e será daqui ate a copa se permanecer o mesmo lero lero.
Faz algum tempo, desde que li “A bola não entra por acaso”, do Ferran Soriano, ex-Executivo do Barcelona e atual CEO do Manchester City Group, me apaixonei pela Teoria da Formação de Equipes de Alto Desempenho. A teoria foi desenvolvida pelo professor americano Bruce Tuckman em 1965 e atualizada em 1977.
Segundo Tuckman, toda equipe de alto desempenho pasa por 5 estágios. 1 – Formação; 2 – Conflitos; 3 – Normatização; 4 – Desempenho e 5 – Dissolução. Cada uma das fases tem características próprias e o papel do líder é bastante variável. Ele tem um papel imenso na Formação, na gestão dos Conflitos e na Normatização. Quando o Desempenho e alcançado, a equipe costuma meio que andar sozinha. Na Dissolução o papel do líder se faz novamente presente, ao administrar o período traumático e transitar para a Formação de uma nova equipe.
Soriano deixa claro em seu livro que aquele Barcelona mágico foi formado assim. Guardiola é um entusiasta da teoria. E o City segue ela como mantra de gestão atualmente.
O que vejo no caso de Tite é que ele atingiu o Desempenho de forma meteórica, praticamente saltando os estágios de Formação e Conflito. Isso porque, ao contrário do que o senso comum tem dito, temos muitos jogadores talentosos. Tostão até pode ter razão de que faltam mais craques para fazerem companhia a Neymar, mas não podemos esquecer que quando Tite assumiu, em 2016, Thiago Silva, Daniel Alves e Marcelo eram os melhores do mundo em suas posições.
O Alto Desempenho veio nas Eliminatórias, também pela ótima equipe montada por Tite fora de campo. Edu Gaspar, Cléber Xavier, Fábio Mahseredjian, Mateus, filho do treinador e analista de desempenho, Sylvinho, enfim, uma grande equipe com papéis definidos e baseada em critérios técnicos e mérito.
Veio a Copa e a equipe começou a apresentar os primeiros sinais de desgaste. Tite afrouxou a corda. Se em 2010 tivemos uma concentração em um regime entre o militar e acampamento evangélico, em 2018 foi nas base do vale-tudo. Familiares, namoradas, empresários, parças, todo mundo na festa. E no campo e bola, Tite mostrou uma dificuldade enorme de reagir rapidamente em uma competição de tiro curto. Teimou com Gabriel Jesus nitidamente mal. E levou o Primeiro Tempo inteiro (e dois gols) pra reagir ao esquema belga, que explorava as costas dos laterais em nosso jogo em linha alta.
Agora, Tite está entre a Formação de uma nova equipe e inevitáveis confrontos. A gestão das intermináveis crises de Neymar parece mal feita. Romário não foi afastado da Seleção por quase um ano antes de voltar às vésperas da Copa de 94? Ronaldo não teve que comer grama pra garantir a vaga em 2002? Por que com Neymar tudo parece ser permitido e nenhuma conseqüência advém dos milhares de problemas em que ele se enfia?
Some-se a isso a saída de Sylvinho para o comando do Lyon e a saída praticamente certa de Edu Gaspar rumo ao Arsenal. São muitas as frentes em que Tite tem que operar para remontar uma equipe de alto nível.
Enquanto a maioria avalia que Tite está bancando uma equipe mais experiente para garantir o título e salvar o emprego, tendo a concordar com o que César Sampaio falou anteontem na ESPN: pode ser o exato oposto. Com ambiente conturbado e perdendo peças-chave de seu staff, Tite pode estar indo para sua última competição, independentemente do resultado. E por isso vai fechado com o time que vem com ele desde o início.
Eu, particularmente, gosto demais do trabalho do Tite na Seleção. Pela primeira vez na história a CBF tem um Treinador que cumpre expediente na entidade de segunda à sexta. Tite usa scout à exaustão no acompanhamento de jogadores. Seus auxiliares rodam o Brasil e o mundo acompanhando jogos in loco. Pela primeira vez na história há processo formal, não é na base do dedaço ou gosto pessoal. Neste sentido, não vejo substituto brasileiro minimamente à altura de Tite, que deve estar com portas escancaradas na Europa.
A propósito, o Shaktar deve perder seu treinador. É só mais uma porta que se abre.
Caso fique, espero que consiga repor o staff à altura. A CBF tem Juninho Paulista, um excelente gestor. Leonardo está no mercado. E que renove os processos, também. Afinal, tem uma molecada pedindo passagem, Vinícius Jr. à frente (e da minha parta, sem qualquer clubismo). O futebol mundial segue mudando (Kloppn’Roll levou a Champions). E Darwin já ensinava: quem não se adapta, morre.
Forte abraço a todos.
Saudações coloradas.
Kleber, vc foi a Roland Garros 2019?
Nino amigo
Tentei comprar os ingressos pelo site da Federação e não consegui. O Renato Mauricio Prado me desaconselhou a recorrer a cambistas. Como você, estou vendo pela TV . Ainda tenho uma chance para a final. Vamos ver..
Abração.
Caro Kleber,
achei o resultado financeiro que tivemos no jogo contra o Corinthians muito bom. Você concorda? Abraços.