São Paulo 1 x 0 Flamengo
Nosso último jogo teve a nossa cara ao longo do ano. Performance incompatível com o que foi investido e, consequentemente, com o que o torcedor espera.
Uma análise mais profunda fica para amanhã. Quarta-feira, dia inusitado para uma final de Campeonato Brasileiro, onde as atenções estavam concentradas não em quem poderia ser o campeão. A atração era quem iria para a forca. E, de forma inesperada, o Santos perdeu a virgindade…
Campeonato maluco. O Botafogo do primeiro turno, recordista em toda história deste campeonato por pontos corridos. O do segundo turno, uma verdadeira piada…
E o Atlético Mineiro? De campanha avassaladora no segundo turno, encerra tomando de quatro do Bahia…
O Vasco, salvo pelo Congo…
E o Flamengo, com seu elenco milionário, só não saiu do G4 graças a mais uma derrota do Botafogo.
Enfim, um campeonato atípico, meio louco, em que o Palmeiras foi o campeão por ter errado menos.
2023 é um ano para ser esquecido por todo brasileiro que ama o futebol.
Pior, impossível!
Perfeito, amigo. Nada mais a comentar, que venha 2024.
TEMOS QUE COMEMORAR A IMERECIDA VAGA NA LIBERTADORES
Amanhã LANDIM vai anunciar
De La Cruz
Estádio maior e mais miderno
enfim VAI CONTINUAR tudo como antes
SEN
HC
Feliz Natal e um 2024 abençoado
Tenho minhas dúvidas.
2024 pode ser igual 2023.
Diretoria atual muito arrogante e prepotente. Não gosta da nação.
Nosso problema não é o treinador.
O time é totalmente desequilibrado.
Principalmente no setor defensivo.
“Vontade de dormir e só acordar o ano que vem…”
Talvez não em 2024 e sim em 2025.
Abraços RN.
Não consigo esquecer a cara de pau do “jênio” Landim na entrevista em que ele diz que Sampaoli era a última bolacha do pacote e que ainda era a cara do Flamengo. Jogou o ano fora deliberadamente com sua arrogância. Devia ser caso de impeachment.
Bom dia, meu presidente!
Ufa! Terminou o calvário!
Querido, o Mengo urge por uma profunda reformulaçao.
Basta de criticar técnicos e diretoria, que também tem lá, suas doses de responsabilidades.
Mas é o elenco?
É o mesmo há quantos anos?
Não ouço ninguém falar nada.
Ou põem a mão na massa ou não atingirão as causas, mas apenas os efeitos.
O pior de tudo, Kleber, é que o nosso presidente, recém eleito, disse que adora o Gabigol e o Soteldo!!!!!!
Pai, afasta de mim esse cálice, Pai ! afasta de mim esse cálice, Pai!!! De vinho tinto de sangue!!!!!!
Por hoje é só,!
Vou tomar meu alucinógeno, pois está difícil encarar tanta força bruta, pai!!!!
Landim é caso claro de impeachment.
1- A essência, a natureza principal de um clube de futebol é o futebol, é fator predominante que aglutina seus torcedores, e Landim pode ser um bom executivo para qualquer ramo de negócios, mas para conduzir um clube de futebol é um desastre, demonstrou profundo desconhecimento do jeito de ser do Flamengo com contratações bizarras e muito caras, uma fila de técnicos com altos salários e multas milionárias. No seu entendimento de futebol, Jorge Sampaogli é a cara do Flamengo, e está feliz; com fina arrogância, diz que Braz é seu “parceirazo”, esperava ouvir que fosse os 55 milhões de torcedores.
Bandeira perdeu títulos é verdade, mas a situação financeira e o elenco, com a ressalva que na época era o necessário para equilibrar as finanças, É CERTO AFIRMAR QUE NINGUÉM COM TANTO DINHEIRO E ELENCO DE ASTROS, PERDEU TANTO TÍTULOS E TOMOU TANTAS GOLEADAS.
2- Técnico conserta esse elenco de jogadores??
Vontade de só acordar quando ver Landim e o Vereador mordedor de virilha bem longe do Flamengo !
Sérgio
Por isto que coloquei acima: acordar somente em 2025.
Ainda teremos que aturar essa turma mais um ano.
Meu caro presidente, nem na época das vacas magras tivemos um ano tão melancólico como esse. Não é normal um clube da grandeza que é o Flamengo disputar tantos títulos e não ganhar nem sequer um.
Portanto, para mim, não é um ano para ser esquecido. É para ser analisado e discutido, a exaustão, para se tentar compreender o que foi feito de tão errado e, consequentemente , não se repetir mais isso.
Não é admissível a um clube bilionário não ganhar nada num ano, tendo o elenco mais caro do país, e disputado tantos títulos. Sim, reflexões precisam ser feitas. Esse ano de 2023 é o contraposto de 2019. Portanto, há um parâmetro. Por que um deu tão certo e o outro deu tão errado?
É o mínimo que podemos esperar que essa diretoria faça. Não é uma caça as bruxas, afinal esse grupo é, sim, vencedor. Mas erros se cometem, e naturalmente precisam ser analisados para serem minimizados.
Que a sequidão de nossas gargantas esse ano em gritar a emoção de ser campeão seja vencida pela rouquidão de tanto podermos fazer isso esse no próximo ano.
Afinal, teríamos um desgosto profundo se NÃO EXISTISSE O FLAMENGO NO MUNDO.
O alvinegro Mário Gobbi Filho entende do que se passa no Flamengo mais que a atual diretoria.
É urgente a necessidade de uma reformulação no elenco, mas pra valer, não apenas dois ou três em final de contrato.
Em vez disso, renova contrato por três anos com Bruno Henrique, acerta renovação de Gabigol por quatro anos e anuncia interesse em ficar com Éverton Ribeiro por mais algum tempo.
E os três laterais direitos, mais Pablo, Thiago Maia, Vitor Hugo e outros mais?
Esse elenco atual é, sem dúvida, um grande perdedor de títulos. Não são os técnicos, apesar de escolhas ruins da diretoria.
Sem mudanças drásticas no plantel de jogadores, Tite poderá virar a bola da vez da nação muito em breve, em função da falta de bons resultados no campo.
O Problema do Flamengo não foram os técnicos equivocados que passaram por lá esse ano, sempre foi o elenco desequilibrado, superdimensionado e desinteressado…
Uma defesa de segunda divisão, qdo se escuta que um Fabrício Bruno é bom para um Flamengo de 23, dá uma dor de cabeça imediatamente, jogador limitadíssimo, só sabe correr, não amarra a chuteira de um Pablo Mari, laterais de segunda divisão… Não tem volantes, apenas o Pulgar.
Dois atacantes de lado que só sabem correr, não tem classe, não são decisivos, não desequilibram um jogo, não têm peso…
Luiz Suarez fez 16 gols aqui com 36 anos
Hulk 14 gols 30 na temporada e desequilibrando jogos com 37 anos
Não é a idade, é o talento, a gana de ganhar, de não se dá com o perder…
Os jogadores do Flamengo só vivem rindo, nada contra, sorrir faz bem ao corpo, ao espírito, mas não há sentimentos de raiva ali qdo perdem, vão jogar Poker e tomar umas e fica tudo ok…
A verdade é simples, esses jogadores não servem mais ( alguns nunca serviram ) pro Flamengo, não são os técnicos, precisamos de 8 titulares pra 24…
Ontem parecia que o SP era quem estava lutando pelo G4 e não o Flamengo cansado, sem vida, sem vontade, sem talento…
Caro Kleber e amigos!
Um vexame o jogo de ontem.
No primeiro tempo, ficamos na roda e o Luciano parecia um camisa 10 da seleção do mundo. Ele brincou com o Flamengo.
Fora do campo, o Dorival com seu ódio mortal, parecia querer entrar em campo para garantir o placar. Para o Dorival, vencer o Flamengo sempre, vai fazer parte do seu cardápio de vida.
O campeão teve 70 pontos e nós jogamos fora muitos pontos inacreditáveis. Nunca um ano foi tão fácil para ganhar tudo.
Mas, também, nunca teremos, creio, um ano para que a diretoria erre tanto.
Quanto ao elenco e por ontem e tantos jogos, alguns jogadores estão mais do que vencidos no clube.
O próprio Rossi passa insegurança. A zaga nem sempre é das melhores e o Ayrton Lucas depois da seleção, pouco se nora dele.
Do meio campo para a frente, entendo que o ponto positivo foram o Cebolinha e o incansável Pulgar.
O ano de 2024 pode significar novos pesadelos.
SINCERAMENTE: NÃO CONFIO NO NOSSO PRESIDENTE. Ele precisa fazer estágio em São Paulo, com uma determinada mulher.
Vida que segue. Ainda bem que o Botafogo é o Botafogo.
Pobre da torcida do Flamengo.
SRN
A apatia do time do Flamengo nesse jogo e em outros da temporada é alarmante. O primeiro jogo da final da Copa do Brasil também foi assim, como se os jogadores se recusassem a jogar contra seu ex técnico. Se fosse só contra o São Paulo, poderíamos suspeitar disso, mas o fato é que aconteceu a mesma coisa em muitos outros jogos pela temporada. O mais preocupante é isso, ver que o ambiente está contaminado por essa apatia, mesmo com três técnicos diferentes na temporada. Acho que é preciso uma reformulação mais profunda, trocando pessoas na direção. Marcos Braz não vai sair, então que venha um diretor de futebol que conheça do assunto. E hora de desapegar de Everton Ribeiro, Bruno Henrique por três anos é loucura, e renovação de Gabriel Barbosa com aumento salarial é uma irresponsabilidade gigantesca, uma verdadeira insanidade.
Ou montamos um time novo, com ganas de ser campeão e com vitalidade, elementos que faltam a muitos atletas do nosso plantel atualmente, ou 2024 tende a ser tão ruim como 2023.
SRN
Acabou o mais emocionante Campeonato Brasileiro de todos os tempos (ou o que me lembre).
No fim das contas , me pareceu que Tite realmente usou este último jogo como teste. Afinal, quem apostaria seu rico dinheirinho numa vitória do Botafogo?
Robert amigo, nem falo isto de uma forma jocosa mas, se não vencera 9 anteriores, não venceria a derradeira. E nem podemos esquecer que com a derrota do Botafogo, o Galo levou uma sapatada histórica do Bahia, o que deixou o G4 arrumado, como planejado no início do campeonato.
E nesse coletivo de luxo, a mim , ficou muito claro, quem Tite deve dispensar de cara.
1 – ER7 = Flamengo ofereceu um ano de contrato e com redução de salário. Olhando de fora, parece que o Flamengo está fazendo tudo para que o jogador não aceite as condições.
Everton nunca foi tao decisivo. Atualmente, tem jogado pouco e contribui muito pouco com armação do jogo e pouquíssimas assistências.
# NÃO RENOVARIA
2 -Pablo = Injusto demais julgá-lo somente pelo jogo de ontem. Passar a temporada toda no banco e ter que fazer uma exibição de gala para saber se fica ou sai, é muito cruel.
A verdade é que ele, jamais conseguiu mostrar seu futebol e foi preterido por todos os técnicos que passaram esse ano.
E pelo jogo de ontem, Tite não tem argumentos para segurá-lo no elenco.
# RESCINDIRIA O CONTRATO.
3 – BH = Lembramos todos, que as noticias dão conta que o seu contrato já está assinado pelo jogador. Pelo clube, não sabemos.
Neste momento, Tite definiu Cebolinha como titular e mostrou que BH pode e vai jogar nas duas pontas quando precisar. Fora que ele ainda pode fazer o papel de um 9, na urgência.
# RENOVARIA
4 – David Luiz = Com a renovação de contrato, automática, em mãos, cabe o Flamengo fazer uma proposta BOA para ambos os lados, para uma rescisão.
Se eu não me engano, acho que ele não jogou com o Tite. Ganhando R$ 1,5 milhão por mês, teria direito a R$ 20 milhões no ano. Eu ofereceria R$ 10 milhões. Sendo R$ 5 milhões na mão e o resto parcelado.
# RESCINDIRIA O CONTRATO.
5 – Thiago Maia = Num determinado momento com Dorival JR, chegou a ser primordial assim como Pular é hoje. A torcida chegou a ficar empolgada.
Mesmo que ele seja absolvido pela péssima temporada, e não foi somente ele que teve péssima temporada, parece que o Flamengo tem sua saída definida. A contratação de Allan e nomes de volantes em qualquer lista de reforços, dão conta do baixo prestígio.
# RESCINDIRIA O CONTRATO.
6 – Varella = Nunca, hora alguma, justificou sua contratação.
# RESCINDIRIA O CONTRATO.
7 – Wesley – Tem proposta do exterior (2) e eu negociaria rápido. Oscila demais.
# VENDERIA
8 – Matheuzinho = Fraco demais para este elenco.
# RESCINDIRIA O CONTRATO.
Sabemos que o Flamengo não vai dispensar estes 8 jogadores. Seria um sonho. Mas 4 deles, sejam quais forem, ajudará muito o Tite, se saírem do clube.
QUEM CHEGA?
1 Lateral esquerdo, 1 zagueiro e tudo leva crer que De la Cruz.
Eu especulo que seja um lateral direito. Com uma possível saída de Maia, Pulgar e Allan podem jogar de primeiro, Gérson e Victor Hugo jogam de segundo.
O resto, quem for saindo, será substituído, sem pressa.
ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DAS ESPECULAÇÕES ATÉ FEVEREIRO.
FAÇAM SUAS APOSTAS !
Amigo Anderson,
D.Luiz jogou na estreia de Tite contra o Cruzeiro, e se machucou durante o jogo, acredito que seria titular e líder do Tite em campo.
Maia é jogador do Bertolucci, só sai com boa proposta na mesa, não rasga dinheiro.
Wesley e V.Hugo, eu acredito já estarem vendidos, serão usados como captação de recursos rs para investimentos kkkk
Qdo temos Ayrton na Seleção, vemos o nível que estamos, jogador mediano, de Clube…
Pensar que o Gustavo Gomez não está no Flamengo pq não quiseram cobrir a proposta é duro… O que é mais caro, pagar o melhor zagueiro da América ou 3 zagueiros medianos que não servem ?
Existem jogadores de 2 milhões barato e jogadores de 500 mil caríssimos… e desses o Flamengo está lotado.
No fim das contas, as duas SAFs, Vasco e Bahia, conseguiram permanecer na primeira divisão. O Cruzeiro, mas últimas 3 rodadas, já tinha se afastado.
E só por não ser SAF, e ter que passar por todas as mazelas de disputar uma segunda divisão, sem ter a injeção de dinheiro e processos de uma SAF, creio que o Santos está mais próximo de passar alumas temporadas na segundona, como o Cruzeiro, do que se erguer dignamente como o Grêmio.
E com toda bagunça pós jogo, o Santos corre o risco de começar o brasileiro de 24, perdendo alguns pontos.
Anderson,
E o Santos ainda tem o agravante de não ter conseguido se classificar para a Copa do Brasil de 2024. Só das fases iniciais, considerando uma eliminação nas oitavas, já deve dar uns 6 ou 7 milhões…
Prezados,
Falando exclusivamente do elenco, para 2024 o Flamengo precisa reformular todo o sistema defensivo… Entre os laterais, zagueiros e volantes só temos jogadores péssimos ou se aproximando de medianos (a exceção do Pulgar)
1) Na lateral direita deveriam doar os três, ou quem sabe pagar uns 5 milhões para quem se interessar e levar esse spangarés, pois prejuízo é manter esses malucos no elenco.
2) Na lateral esquerda o Felipe Luiz finalmente se aposentou (menos um velhote se arrastando e sentado em suas taças!!!) e o Ayrton Lucas é o típico jogador veloz e burro.
3) Os zagueiros: o Fabricio e Leo são bons reservas, no máximo; o Pablo é horrível; e acho muito BIZARRA a cláusula de renovação automática do David Luiz, como se fosse ele o Aldair e um risco enorme perdê-lo para qualquer outro clube…
4) Não temos primeiro volante, o Tiago Maia é uma nulidade; Trouxeram um jogador bichado do Atl. MG (esse Allan sofreu três lesões desde que chegou – vai ocupar o lugar do Rodrigo Caio no DM).
Do meio para frente, não renovando com o cansado E. Ribeiro e trazendo o De La Cruz, dando esporro e colocando os baladeiros na linha, acredito que dê para fazer alguma coisa.
Sobre o jogo: vergonha!
Sobre a temporada: Flamengo vendeu a base pra ficar com a velharia. Matheus França, Matheus Gonçalves, Igor Jesus fariam mais e melhor do que Gerson, ER7, Thiago Maia entre outros. Time caiu, cansou, trocou comissões, jogou muitos jogos, seleções, etc, mas sem juventude não tem como chegar.
Sobre o rebaixado: falei antes do Cauly, se o Bahia caísse, mas como o Santos caiu, Flamengo deveria ir atrás do goleiro João Paulo.
No mais, futebol brasileiro só em abril. Ou quando começar a Libertadores. NFL, Premier League, praia, piscina, caipirinhas, carnaval. Chega de bola até abril quando volta o brasileiro
Sério que era esse time que alguns aqui acreditavam em título ?
Precisamos acordar pessoal, precisamos acordar…
Não fiquem presos a 2019… 2019 acabou pessoal.
Falar que temos o melhor elenco da América, isso é conversa de imprensa e demagogia.
Como alguém que tem o melhor elenco, não tem um lateral direito pra jogar ? não tem zagueiro nenhum pra substituir ? ou vcs acham que a ruindade Pablo, o idoso David Luiz e o bichado do RC são substitutos ?
Esse tal de Luiz Araújo ? pelo amor de Deus…. Tiago Maia ? façam-me favor…. Acabado Everton Ribeiro, uma tal de promessa chamada Victor Hugo…
Nossa Senhora!!!!
Ou reformula ou 2024 continua a mesma coisa.
SRN
Jogadores do Bragantino não são soluções pro Flamengo, não foi em 95 qdo o próprio Kléber trouxe o Mazinho, jogou nada aqui, não é com Fabrícios da vida e não será com Capixabas da vida ( especulado), não tem nível pro Flamengo de 23… simples
O dono do Brasileirão 23 foi Suarez, com justiça, 36 anos, deu um baile nos jovens ruins de bola e sem foco na carreira, se o Flamengo tivesse trazido o Sanchez, teria sido bom, sobra no Brasil tb, mesmo empresário do Pulgar…
Nós precisamos de jogadores de qualidade, não importa a idade, qualidade e foco, nível e incompatibilidade com a derrota…
Não tinha mais jeito!
Os atos absolutamente inconsequentes, neófitos do Landin com tantos erros seguidos no futebol foram mais que determinantes, “foram os causadores” do fracasso do time na temporada.
Os conselheiros teriam que perguntar ao Landin em sabatina:
Se ele tinha competência para assumir as responsabilidades de escolha de treinador?
Se ele conhecia exatamente como estes treinadores jogavam?
Se ele conhecia exatamente como o seu elenco jogava?
Se ele estava ciente que causou mais de 600mi em prejuízo ao clube? (Vlr aproximado de investimento no ano)
Se ele esta ciente dos mais de 30mi em prejuízo dado ao clube no pagamento de indenizações a treinadores?
Quem vai questionar o presidente do clube por atos tomados tão isoladamente e sem base técnica nenhuma?
O campeonato terminou e o máximo que conseguimos foi a classificação para a libertadores entre os 4, mais o campeão da copa do Brasil. Depois de um ano horroroso, agora temos técnico. Tomara que a coisa entre nos trilhos. Notaram que criticamos e fomos criticados durante todo campeonato e terminamos apenas 4 pontos do campeão? Creio estarmos muito exigentes. Tenho convicção que com o Tite no comando teremos momentos bem melhores. Agora torcer para que contratem jogadores para jogar.
Cada jogador recebeu em 2023 cerca de 1,5milhao, de premiação por metas alcançadas nos 8 torneios que o Flamengo perdeu ou seja, premiação por metas atingidas.
Que raio de time que paga em derrotas?
Um clube como o Flamengo, com os salários que paga não pode premiar, até mesmo se for vice campeão mundial.
Por isso.nenhum jogador se importa de ser reserva no Flamengo.
Santos., foi goleiro cotado.pra seleção, campeão olimpico , hoje é terceiro goleiro, em momento algum faz força pra sair.
Pablo , ganha quase.500 mil por mês, que clube no Brasil vai pagar.esse valor desse a um jogador tão ruim?
Por isso, reformulação no Flamengo é tudo mentira, ninguém paga a jogadores tão meia boca os valores que o.flamengo paga e premiação por derrotas.
Cuidado Flamengo, a conta chega.
E chega rápido.
“Não vou me despedir”
Ferreira, Abel.
Mais um ano de pesadelo no futebol brasileiro/tupiniquim….
A gente só percebe a falta que o futebol faz em nossas vidas quando fica sem futebol.
Flamengo aguarda aval de Tite, para acertar com Bruno Mendes….
É sério.isso?
Será que uma Pablo só não resolve não?
Cara é reserva numa zaga que Gil, jogador veterano em final de carreira.
Vem falar do tal.do Wendel novamente..
2024 começa mal.
Torcer pro Tite ter juízo, porque um Pablo, já tem.
Já pensou 2?
Liliano, Pablo é um desastre…e ainda tem mais 2 anos de contrato e o Flamengo tenta se livrar dele.
Jogadorzinho mediano pra baixo esse tal de Bruno Mendes.
Misericórdia …
“Coca Cola S/A”
Kleber meu querido,
Semana desastrosa para o nosso nobre presidente Rodolfo Landin.
A começar para desastrosa entrevista ao jornalista Mauro César onde comete a gafe imperdoável de comparar o torcedor rubro negro ao consumidor de Coca Cola.
Seguiu-se o vexame com a pífia apresentação do modelo de “venda de vaca magra” da SAF ao conselheiros do clube.
Os temas geraram lives de influenciadores triturando absolutamente a imagem do Ladin.
Ah ia me esquecendo da reunião do Flamengo com a Caixa sobre o terreno do Gasômetro.
A diretoria imobiliária da Caixa que é versada no assunto imobiliário (logicamente) saiu da reunião fazendo severas críticas a diretoria do Flamengo.
Ao que parece o Flamengo chegou a importante reunião de mãos abanando, ou seja, sem um projeto detalhado de uso e plano de execução de obras para o terreno, o que gerou severas críticas da diretoria do Banco.
O Banco tinha expectativa do clube já ter um projeto inicial do estádio (em linhas primárias), como nr. de espectadores, ter feito consultas e pareceres aos órgãos responsáveis em diversos níveis, plano de execução etc…
Obviamente isso só poderia ter sido feito que o clube estivesse pensando seriamente na possibilidade de construção do estádio, em ter investido em toda uma equipe de profissionais para o projeto, o que não ocorreu.
Ao que parece a equipe do Landin contra argumentou que não teria como iniciar os estudos sem ter a conclusão do parecer do laudo de contaminação do terreno.
O canal do Fabrício Chicca do Mundo da Bola (um arquiteto estudioso no assunto estádios de futebol) classificou a postura do Flamengo como “despreparada”.
Ao que podemos dizer com segurança sobre o Landin é que ele teve muito sucesso na multiplicação do faturamento do clube, que saiu de 650mi da era EBM para atuais 1.3bi em 2022.
No ponto de vista da profissionalização administrativa do clube tbm obteve grandes avanços, porém na profissionalização do futebol o clube não houve avanços, continua amadora.
E pasmem meus caros, o Palmeiras e nem o Fluminense tem mais vice de futebol. O Flamengo tentou parabenizar o VP de futebol tricolor e teve a descompostura em saber que no nosso coirmão não tem VP de futebol.
Nino,
Sobre o terreno do Gasômetro, parece que a Caixa veio com ideia de PPP (Parceria Público Privada) e de querer participar da construção, o que seria uma porcaria – ainda mais considerando os eventuais superfaturamentos que entes públicos fazem em sua sobras (vide o exemplo do estádio do Corinthians)!
Ou seja, aparentemente a CEF, que gere o fundo, não está muito interessada em apenas vender o terreno…
Acho uma pena não só para o Flamengo, como também para a cidade do Rio de Janeiro, já que aquela região está completamente abandonada e o projeto de revitalização se mostrou um enorme fracasso (coisas normais no RJ)
Nino,
Mas essa visão representa o que 99,99% do pessoal do Fla/Gávea pensa do torcedor comum do Flamengo… Basta ver que NUNCA colocaram em pauta a possibilidade do Sócio Torcedor, por exemplo, participar do processo eleitoral do clube.
O Landim foi eleito com 1.301 votos!!!
Por isso não vejo com preocupação uma eventual SAF, pois seria apenas a troca de um grupo político pequeno (e suas vaidades) por um grupo de empresários.
O torcedor comum continuará sendo o consumidor de Coca Cola…
O Internacional, no último sábado, teve o maior processo eleitoral da história de um clube do futebol brasileiro, com a participação de 29.800 sócios.
No Flamengo, 2.011 votantes…
No Vitória (da Bahia), dos 33 mil sócios-torcedores rubro-negros, mais de 15 mil rubro-negros participaram a votação de dois projetos…
O curioso é que uma das propostas era a alteração do nome do clube para “Fatal Model Vitória” – nome de um site de acompanhantes que pagaria 200 milhões por isso, mas que foi rejeitada.
Por lá, 33 mil pessoas aptas para a votação.
No Flamengo, 2.011!
Diego meu caro,
Me parece que lá é ao inverso…ou seja, os sócios patrimoniais, proprietários e contribuintes que estão envoltos com a área social e amadora do clube não votam no futebol.
Eles devem ter dois presidentes distintos, o patrimonial e o do futebol.
Os que votam são os sócios títulos ligados ao futebol. Só pode ser o sócio torcedor deles.
Nesse universo teríamos mais de 100mil votantes, o que seria um pesadelo absurdo para esse grupinho 6000 sócios que são donos do clube.
Liliano, o Tite sempre se caracterizou por “compor com seus pares” ou até com seus subordinados e superiores.
Lembram que foi ele que escolheu seu chefe na Seleção, o Edu Gaspar?
Lembram também o dia em que finalmente um repórter de verdade fez uma pergunta ao “Menino Ney” e ele, Tite, tomou o microfone do Neymar e respondeu por ele pra fazer média?
Então, não esperemos que ele bata de frente com quem quer que seja, de Braz/Landim a Gabigol.
Se o agente do pereba do Corinthians for amigo do rei, dia 02/01 ele estará posando com o manto sagrado, ao lado de Landim, Braz, Spindel e a “múmia paralitica, cotonete de urubu” como dizia aquele personagem dos programas de humor dos anos 70.
Sócios e conselheiros ainda não cooptados: por favor, salvem nossa paixão das garras dos empresários ávidos por transformarem o Flamengo em SAF!
Os 30% serão apenas a ponta do iceberg.
“Os 30% serão apenas a ponta do iceberg.”
Perfeito!!!
João meu caro,
Como se diz popularmente: “Será só a cabecinha”, depois passa o resto.
Essa semana o jornalista Mauro Cesar recebeu Walter Monteiro, Wallin Vasconcelos e Ricardo Hinrichsen. Aliás surpreendeu positivamente a postura do jornalista em declarar que não é office-boy de recados do Landin.
E todos unânimes de que esse modelo de SAF do Landin além de ter interesses particulares, é açodado, inoportuno, prematuro e muito pouco se sabe sobre os nr.s.
A impressão que eu tive é que a opinião pública rubro negra vai ter muita dificuldades em mensurar o valor correto do clube e suas potencialidades.
Já outra impressão e certeza que me deu é que sim, o grupo do Landin tem os nr.s e a exata certeza que seria um grande negócio comprar a SAF Flamengo.
Ao menos todos concordaram que fazer SAF no Flamengo hoje é vender o clube na baixa, ou seja, vender o boi magro.
Em um universo onde o Landin admitiu que fará parte da hipotética e indesejável SAF Flamengo, esta tudo mais que claro.
Essa proposta de vender 30% do Flamengo por 3x a 5x o seu faturamento anual é uma piada de mal gosto.
Landin confunde o que é ser torcedor do Flamengo com o ser consumidor de Coca Cola, e semelhantemente subjuga a inteligência dos sócios proprietários do clube quando disse que o valor dos títulos se valorizariam 40x.
Confunde o que é sócio proprietário de uma associação sem fins lucrativos do que é ser cotista de investimento em uma SAF.
Lá pelas bandas dos pampas, Colorados, talvez demorem um século para entenderem porque as urnas confirmaram a continuidade da situação,que diga-se de passagem, não ganhou nada e nem diminuiu as dívidas.
Talvez, porque a oposição, nunca foi tão descolada da situação!
Do lado Gremista, Rento exige 2 kilos de picanha por mês, mas quer junto, 2 caminhões de reforços.
Pelo preço e pela qualidade desta picanha, corre o risco de ficar desempreado.
AS MÁGICAS DE UM ORÇAMENTO.
Se fosse hoje, primeiro de janeiro de 2024, automática e instantaneamente, o orçamento de 2024, teria aproximadamente R$ 162 milhões a menos em despesas, que poderiam ser alocados para contratações.
Mas porque ?
Porque dos quase R$ 566 milhões gastos com a folha anual, R$ 162 milhões foram gastos com salários e encargos proporcionais de jogadores e comissões técnicas, que deixaram o clube.
Marinho por exemplo, jogou 6 meses pelo Flamengo esse ano. Logo seus salários e encargos fazem parte da folha anual.
Gabriel Noga,Hugo Souza,João Gomes, Sampaoli, Matheus França, Matheys Gonçalves, Matheuzão, Rodrigo Caio, Filipe Luiz, Vidal, Vitor Pereira e mais todas as rescisões das comissões.
Não fosse o orçamento de R$ 1,3 bilhão, teríamos problemas.
Mas por isso eu sempre falo, uma hora a conta chega.
Estão errando demais e uma hora a fonte seca
Imagina o prejuízo que foi 2023 com percas de premiaçoes, com eliminações precoces.
2024 mesmo, serao três fontes de renda a menos em participação de mundial, supercopa e recopa.
Quanto prejuízo com multas rescisórias.
Sem contar os altíssimos salários pagos, que impossibilita transferência de jogadores como.Pablo, Varela, entre outros que tem.que sair, mas nenhum clube no mundo.vai pagar o que.ganham no Flamengo.
Sem contar renovações malucas, como a de Davi Luiz, como colocam uma meta tão baixa para uma renovação automática.
A.renovacao de Everton Ribeiro, que já mostrou que o.ciclo venceu.
Flamengo ainda queria renovar antecipadamente com Gabriel com aumento e tudo mais, que clube no mundo vai pagar o.que Gabriel ganha no.Flamengo e com o futebol que ele tem apresentado?
Pra mim, 2024 sinal.de.alerta tem que ser ligado, pois se os erros.persistirem , as receitas vão.cair e talvez a conta não bata.
Muito pertinente a colocação, prezado Anderson.
Liliano meu caro,
Vc esta falando de uma diretoria que duplicou o faturamento do clube em 6a.
Questionar 162mi nesse contexto parece tolice.
A conta certa da temporada são mais de 700mi investidos sem nenhum título.
Agora a fonte de arrecadação com o Landin só tende a aumentar. Nesse quesito dificilmente teremos um presidente com esse perfil.
O grande problema é esse, acredito que o objetivo nr. 1 do Landin seja o faturamento, a seguir venham os títulos, torcedor então? Esse só tem o direito de pagar por um produto chamado Flamengo.
Landin tem uma abordagem inédita como presidente do Flamengo, ou seja, trata o torcedor como consumidor, que paga avidamente por um produto em crescente valorização.
Segundo Vallim Vasconcelos o faturamento do Flamengo tem potencial para chegar a 1,5bi , 2bi, 2,5bi.
Eu diria que sim e que não, dependendo do perfil do próximo presidente.
A questão fundamental é, “onde queremos que o Flamengo vá?”.
Não adianta faturarmos mais 500mi do que o Palmeiras na temporada e não termos ganho nada.
Mas meu querido Nino, se o próprio Landim em.seu último discurso ao seu garoto de recado Mauro César, disse que dependendo de quem assumir, pode em 3 meses, jogar todo trabalho feito por terra, mostra que a estrutura atual não é tão sólida assim.
É claro, que sabemos que não.é assim.
Mas, os.erros de 2023, mesmo com arrecadação recorde, com certeza também, tivemos prejuízos recordes, afinal duas multas de treinadores altas é um prejuízo grande, uma folha salarial em 36 milhões e não ganhar sequer uma taça Guanabara é um prejuízo enorme, um diretor de futebol, mordendo torcedor no shopping é um prejuízo enorme pra marca….jogadores que não rendem com salários enormes e que o Flamengo não vai conseguir recuperar o dinheiro investido é um prejuízo enorme…e por fim, os garotos da base que são os ovos de ouro da gestão e estão se tornando escassos, pois na atual geração, com excessao lorran , nenhum apresenta grande potencial de venda e o.que tem sido a maior fonte de renda rápida., vai se tornar um empecilho.
Então, landim arrume a casa, para de.errar em.2024, ou faturamento de 1,2 bilhões pode ser pouco pra pagar tantos prejuízos.
Imagine, quanto um Pablo, um varela , um Santos, já custaram ao Flamengo?
Também, diga -se de passagem, muito pertinentes suas colocações, inteligentissimo Nino.
Esqueci de completar..
É recíproco a minha admiração pelos seus textos e suas colocações meu caro.
Por falar em Gabigol ele e seu agente, espertos que são (e estão no seu direito), utilizam-se do modus operandi do BH com aquela lorota da Tia Leila dar quatro anos de contrato e dois milhões por mês.
Nossa diretoria “isperta” sentou na boneca e pelo jeito vai sentar de novo.
De quem será o “jogo da aposentadoria” de 2024? Do Everton Ribeiro?
Eles não aprenderam nada este ano…
Ouço que o clube procura um lateral direito visto que deixamos ir embora gratuitamente o melhor que nós tínhamos que era o Rodinei, aliás rodinei que era motivo de gozação, de brincadeira sem graça e ao fim no único ano que ele fez excelente no clube, saiu de graça porque quando foi chamado para renovar em maio para junho ele deixou claro para direção que não queria continuar porque foi perseguido muito tempo. Eu não indico perseguição ele jogou mal um período bom, ele tinha muita força física mas não estava dando nada certo, embora o Inter ele foi emprestado, jogou muito futebol e quando ele jogou em Campinas também mostrava um bom futebol. Na minha opinião precisamos de um goleiro, eu gosto do Santos acho ele mais goleiro do que o atual argentino mas se queimou. Precisamos de um lateral direito, eu sou favorável a contratação de um zagueiro por excelência, grande zagueiro, precisamos de um lateral esquerdo porque eu tenho a impressão que o Felipe Luiz vai fazer muita falta a experiência dele. Eu acho que precisamos de um meio campista talvez seja esse do River plate. Agora no ataque nós temos dois melhores centroavantes e o Pedro, mas eu tô sentindo um jeito de armação para que o gabigol va embora, não sei se por ele ou pelo clube mas que tá pintando a armação está.
Gabriel jogou o ano inteiro contundido, e o departamento médico e os treinadores sabiam?
De 3 uma ou três….
Ou departamento médico do Flamengo tem.que ser preso e caçado diploma de cada profissional que ali trabalha no setor.
Ou os treinadores que o.escalaram são irresponsáveis de escalaram um jogador sem.condiçoes..
Ou ele nos chamou de otarios na cara…e arrumou uma desculpa muito esfarrapada para seu péssimo ano.
Enfim, coisas que só acontecem em um clube sem departamento de futebol.
Liliano,
Essa entrevista me fez concluir que o ciclo do Gabriel precisa ser finalizado, o cara não conseguebter qualquer tipo de visão crítica para o péssimo desempenho…
Em uma parte falou que o desempenho ruim pode ser parte de um “propósito Divino”, e não decorrente de uma vida desregrada, sem compromisso e profissionalismo.
Lamentável!
No início.. até pensei Diego, poxa..o cara realmente se sacrificou pelo Flamengo .
Depois parei pra pensar…opa..pera aí.. que raio de lesão que durou o ano inteiro e ele não parou pra tratar, nem no campeonato carioca..
Aí vemos.hoje como.sao frágeis e mentalmente pequenos , uma grande maioria dos.jogadores atuais.
Em compensação vemos uma entrevista tão bacana, tão humana do Filipe Luis , mostrando a diferença de um profissional de verdade e que soube o porque e o momento certo, de parar.
Flamengo, se tivesse o mínimo de entendimento de quem realmente poderia ser útil ao futebol do Flamengo, já teria proposto ao Filipe um plano de carreira dentro do clube. Um cara desse sempre agrega muito, diferente de um Gabriel, que se perdeu diante do personagem que ele mesmo criou e claramente vai forçar pra sair, pq não.quer mais ser um profissional do futebol.
Uma pena, porque já jogou muito.
Liliano,
E tirando os discursos politiqueiros do novo Presidente do Corinthians (que assume um clube quebrado, mas quer gastar o dinheiro que não existe), acho pouco provável que o Gabriel tenha muito mercado dentro do que ele recebe no Flamengo…
Os Árabes até são malucos, mas a régua por lá subiu bastante e eles exigem que o cara seja ao menos profissional.
Segundo o empresário do Gabigol ele e o Flamengo estão conversando há um ano e a renovação está selada.
Aliás, muito bonzinho, disse que não abriu negociações com nenhum clube.
Nem poderia, cara pálida, por três motivos:
1) o contrato da criança vai até final de 2024;
2) a multa para clubes brasileiros é indecente e…
3) só poderia abrir negociações com outro clube em Julho/2024.
Oi seja, de novo como no caso BH: estorinha do boitatá!
Como não tem jogo, ficam os programas esportivos e a “turma da barrigada” do twitter, atual X, a repercutirem lorotas.
Francamente…
Liliano , queridão, não confunda pato ao tucupi, com entupi o cool do pato..kkk
Uma coisa é :
1 – a ineficiência e incompetência de todo o departamento de futebol, que somente esse ano, gastou/desperdiçou R$ 162 milhões com salários de jogadores que jogaram aluns meses, técnicos demitidos e rescisões.
Outra é achar que esse valor, que representa pouco mais de 12% do faturamento do clube, possa comprometer as finanças do clube.
# Há um abismo nesse seu pensamento, amigo. Podes dormir tranquilo.
2 – Na outra ponta da rabiola, é sobre o medo que Landim e sua trupe tem, em o Flamengo eleger um presidente incompetente nas finanças.
Nesse ponto, concordo com o Landim. É muito melhor ver o Flamengo passar um ano inteiro sem ganhar nada, do que ver ganhando esporadicamente e cheio de divida, como acontecia no passado.
Não ganhamos nada, o ano foi péssimo esportivamente falando, mas ainda assim , disputamos finais de CB e chegamos em 4 no BR. Isso por si só, é muito diferente e distante de disputar por anos, o rebaixamento.
É aí, nesse hiato mínimo, que Landim quer enfiar a SAF, no Flamengo.
Porque?
Porque vai chegar uma hora, que clubes pequenos como o Bahia, vai competir de igual para igual com o Flamengo.
Ontem, assisti uma live dos amigos baianos que tenho, e a promessa do grupo City é de investir R$ 300/320 em contratações.
Os jornalistas baianos, especulam o Bahia no Top 6 para 2024! Ou no mínimo primeira página de tabela.
Se assim for, 3 ou 4 anos com esses investimento seguidos, o Bahia vai incomodar muito, até Flamengo e Palmeiras.
Vasco e Botafogo, aos trancos e barrancos , já investiram algo perto de R$ 150 milhões cada.
Tá certo amigo, que investir 150 ou 300 milhões em times fracos, vez ou outra não significa muita coisa esportivamente. Mas se isso se repete por anos, teremos problema, sim!
A SAF no Flamengo é INEVITÁVEL !
O problema número 1, é que o Landim não é o melhor cabo eleitoral para esse tema. É arrogante, intolerante e soberbo. Ditador.
O problema número 2 é que, o Flamengo não pode perder o time para virar SAF, ou terá o seu valor de marcado minimizado.
No fim das contas Liliano, ou escolhemos ficar com o atual modelo associativo, correndo o risco de ter de volta presidentes que afundaram o Flamengo em dívidas, ou olhamos para frente e escolhemos o modelo SAF.
No geral amigo, quem grita nas redes sociais contra SAF, não vota. E se não vota, não contribui em nada com o Flamengo. Nem financeiramente e nem ideologicamente.
“Jenios” que pedem a não renovação do Éverton Ribeiro…em 2024 teremos copa América que comerá 13 rodadas do brasileiro,somado as eliminatórias passaremos um turno INTEIRO sem os meias Arrascaeta e o de lá Cruz que serão convocados…ae quem será o meia de criação neste período,o possante Vitor Hugo ?entao antes de soltar essas pérolas ,procurem se atentar a isso.
Acredito que Everton Ribeiro deixou de ser solução a muitoooooooooooooooooooooooooooooo tempo.
Outro que venceu o prazo, mas o Flamengo não sabe a hora de desapegar.
Vive de espasmos contra times fracos como o gol de letra contra o já rebaixado América..
E em jogos que realmente precisa , não consegue pela idade , já render o esperado.
Bahia.tem um ótimo meia de ligação Cauly.
O Palmeiras já está atrás.
Temos Mateus Gonçalves melhor da geração, voltando, meia de criação..
Não vejo mais motivo algum de se apegar a quem não rende mais, com salário astronômico.
E na ausência de arrascaeta , que por sinal foram muitos jogos, Everton Ribeiro em momento algum, supriu essa ausencia.
Gerson , mesmo improvisado, acabou sendo mais substituto de arrascaeta , que o próprio Everton Ribeiro.
Hora de renovar, Palmeiras tem nos ensinado muito sobre isso.
Eu sou um desses JÊNIOS.
Pode me incluir nessa.
Ou será que está vetado contratar alguém para essa função?
Amigo Diogo,
O meio do Flamengo durante a Copa América será Allan, Wendel e Oscar ( F.Anderson )… rs
Com Lorran e Gérson alternando se este não for convocado tb…
SRN
Calma, Diogo!
Sei que você gosta dos moleques da base… Deixa que eles resolvem! kkkk
Eu renovaria com o Everton Ribeiro só se fossem com condições salariais inferiores, por no máximo 01 ano, considerando que agora ele é um jogador de idade para compor elenco.
Bom meus caros amigos e irmãos rubro negros!
O meu grande desejo de contração chegou ao Rio, o volante Wendell.
Se essa contratação chegar mesmo resolve de vez o problema da volância do time. Com Wendell e Pulgar e ainda os zagueiros Léo Pereira, Ortiz o problema da saída de bola da defesa esta resolvido.
Agora me preocupa muito esse esquema do 4 3 3 do Tite. O Flamengo já tentou esse esquema com diversos treinadores desde Muricy Ramalho, sem sucesso, com o time nunca ter ganho nada nesse sistema.
Outra preocupação é o Tite ter pedido um ponta direita. Quem lembra dos que tivemos nos últimos anos? Berrio? Marinho?….
Isso só denota que o Tite quer jogar com amplitude com dois pontas abertos e somente um meia de criação. Muito complicado, hj o Cebolinha é menos um na marcação e jogamos com o Luiz Araújo de meia, ala e ponta que carrega o piano na marcação.
Se tivéssemos jogado com o Luiz Araújo contra o ATLMG dificilmente teríamos tomado aquele 1o. gol do Paulinho, onde BH vinha marcando e entregou a marcação do Paulinho para ninguém.
Um Zagueiro como Eric Bailly, Seleção da Costa do Marfim, saindo do Besiktas, seria excelente pro Flamengo, 29 anos, veloz e mto técnico, subiria o nível demais…
Rossi, Montiel, Bailly, Ortiz, Vinã, Pulgar, Wendel, De La Cruz, Arrascaeta, BH e Pedro…
6 Contratações pra começar o ano, refazendo a linha defensiva toda, depois vai ajustando na outra janela.
* Eu achava que o Flamengo iria trazer a montadora Chinesa nova no país, como o maior patrocínio master da história, e Oscar saindo do carro na apresentação com o objetivo de internacionalização da marca na China… kkkkkkkkk
MATÉRIA MRN
O endividamento do Flamengo atingiu em setembro o menor valor desde 2013, quando as contas do clube passaram por uma auditoria e o valor real da dívida passou a ser conhecido.
De acordo com números apresentados aos conselheiros do Flamengo no fim do mês passado, aos quais o MRN teve acesso, a dívida líquida do Flamengo é de somente R$ 54 milhões, o equivalente a apenas cerca de 4% da receita total projetada do Flamengo em 2023.
No início de 2013, quando a auditoria foi feita, a dívida de R$ 737 milhões correspondia a 3,7 vezes a receita rubro-negra.
A dívida do Flamengo caiu R$ 47 milhões no trimestre com a renegociação de uma dívida do Profut no Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), que resultou neste desconto.
Em março, o Flamengo já havia zerado sua dívida bancária. Com isso, além de pequena, a atual dívida do Flamengo cresce a valores reduzidos, já que a dívida com o Profut é corrigida apenas pela taxa Selic e as contas a pagar referentes a contratações de jogadores não têm juros.
**Oposição vê dívida pequena como prova de que Flamengo não precisa de SAF para ter estádio**
Se excluído o saldo a pagar pela contratação de jogadores, inclusive, o endividamento do Flamengo passa a ser negativo, ou seja, o clube tem mais valores a receber de patrocinadores em contratos já assinados do que o valor total da dívida.
Atualmente, os ativos do Flamengo (patrimônio físico mais direitos de jogadores) equivalem a 15,7 x o valor do endividamento.
A excelente condição financeira do Flamengo faz a oposição defender que é possível ao clube financiar a construção de um estádio próprio sem a necessidade de transformação do clube em SAF, como defende o presidente Rodolfo Landim.
Em 2023, até setembro, o superávit do Flamengo foi de R$ 268 milhões. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) sem incluir venda de jogadores é de R$ 181 milhões.
====================================
Kleber amigo, considerando que os números da matéria possam estar certos, não seria hora de montar uma comissão dentro do clube para que pudesse ser discutido o assunto SAF para o estádio?
Ou seja: Quem é contrário a essa ideia de SAF, que monte uma comissão, e prove que o Flamengo tem em mãos, a viabilidade de construir o estádio sem SAF.
1 – Convoque uma rodada de ”pitcj” com as instituições financeiras, a começar pelo BRB que é parceiro, sobre jurus e prazo de pagamento, com ou sem parceria da instituição financeira.
2 – Imediatamente ao resultado do ”pitch” jogar limpo com a torcida e sócios, e alertar de forma limpa e clara que, o pagamento de jurus e amortização da futura dívida com o estádio vai impactar direta e indiretamente na manutenção das futuras equipes. Ou seja: terá sim, menos dinheiro em caixa para contratações futuras.
Talvez tenhamos uma situação inusitada no momento:
Os dois lados( quem é contra e quem assim como eu, é a favor da saf) tem em mãos a faca e o queijo para defender suas ideologias.
Basta saber se comunicar!
#HUmmmmmmm, mas se comunicar bem, nunca foi o forte do Flamengo.
Já que o golpe não deu certo, o único modo do atual mandatário se manter no poder é como CEO da SAF (o presidente do Fortaleza já fez isso). Ainda bem que ele não convence muita gente — depois da defesa que ele fez do Sampaoli (haja óleo de peroba), não tem mais crédito nenhum com a galera.
Futebol do Flamengo terminou 2023 como começou ! De modo indolente, amador, passivo, incompetente e vexatorio…..
Time de mercenários ! Um elenco recheado de jogadores que pasaram o ano no modo “agua de salsicha” , ou seja , tanto faz ganhar ou perder;…
O maior orçamento da America do Sul não conseguiu ganhar nem um Carioquinha….Nosso rival Fluminense , com orçamento 5 vezes menor que o nosso, faturou a Libertadores, Estadual e ainda podera ganhar o Mundial de CLubes….
Assistimos o time da Crefisa nos dar mais uma aula de como ganhar um campeonato brasileiro….
Torço para que esse festival de erros da diretoria não se repita em 2024….
Sugestão:
Limpar o elenco dos jogadores mercenarios, ( David luis, Gabigordo, ER7, Thiago Maia, etc)
investir e dar autonomia a uma comissão tecnica profissional, moderna e vencedora. ;( Tentaria contratar o Diniz, pois é o melhor técnico da America do Sul)
Contratar dirigentes profissionais tambem é necessário ;
Implantar profissionalismo no departamento de futebol…
Chega de Vexames ! Chega de Landim e sua gang !