. Achei a nota oficial do Flamengo, em que o tema central foi a arbitragem, absolutamente desnecessária. Há dirigentes que comandam o clube de fora para dentro, isto é, são influenciados, principalmente pela mídia, e agem de acordo com ela. Como vários comentaristas e colunistas vivem deixando no ar que duvidam que algum dia algum dirigente possa vir a público dizer que o seu time foi beneficiado pela arbitragem, alguém no Flamengo deve ter visto nesta cobrança uma boa oportunidade de “ser diferente”. Aprendi que “o bom cabrito, não berra”. O “bom cabrito”, age. E estamos conversados.
. Muito boa a decisão de utilizar o lateral esquerdo Jorge no jogo de quinta-feira. Com 20 anos, saúde pra dar e vender, pode perfeitamente encarar esta viagem de Paris para o Rio, tomar um belo café da manhã, dormir até quando quiser, e ir para o jogo, à noite. Não fosse esta possibilidade, em função da contusão de Armero, alguém seria por ali improvisado. Bem pensado. Bem decidido. Não sei se este time olímpico viaja de classe executiva como acontece com a Seleção Brasileira principal. Caso o retorno seja na classe econômica, vale a pena o Flamengo pagar a diferença para que o nosso jovem Jorge chegue mais inteiro…
. Outra discussão que passou do ponto foi sobre o lance do primeiro gol do Flamengo, quando alguns comentaristas criticaram a postura do zagueiro Wallace, que afirmou não ter sentido a bola bater em seu braço. Desculpem, mas se Wallace realmente não sentiu a bola bater em seu braço, nada mais normal do que afirmar isto. Se sentiu, e não quis confirmar, com certeza, tem ele os seus motivos. Um deles, posso apostar que foi o de fazer a política de boa vizinhança com a arbitragem. O futebol tem os seus caminhos, caminhos estes que muitas vezes acabam se cruzando e, o de Wallace com o árbitro de domingo, é quase certo, muito breve, este reencontro acontecer. Arranjar, de graça, um árbitro inimigo? Como diria Nelson Rodrigues, o mundo do futebol não é o colégio Sion. Este mundo, está muito mais para o malandro, no bom sentido, é claro, do que para freira…
. Recebi carinhoso telefonema do meu amigo, e atual treinador do Coritiba, Ney Franco, feliz com a boa remada do seu time, que vem lutando para não cair. Feliz da vida estava pelo fato de não ter que jogar com o Flamengo no Maracanã, pois por inciativa do próprio Flamengo, o jogo foi transferido para Brasília. Sem querer ser repetitivo, ou até mesmo chato, não posso deixar de fazer este registro que, materializa a minha tese de que, na hora do sufoco, o alçapão do Flamengo é o Maracanã. Ora, se o Ney está feliz pelo fato de não ter que jogar no Maracanã, é por que foi bom para o Coritiba. E se foi bom para o Coritiba, claro que foi ruim para o Flamengo. Simples, assim…
. Por falar nisso, depois de amanhã, e bom não esquecer que o jogo está programado para 21h, o torcedor do Flamengo não tem o direito de ficar em casa. Qualquer grande arrancada começa pelo emocional, e não preciso dizer que ENERGIA, é tudo!!! Com desfalque, sem desfalque, seja lá o time que o Oswaldo vai colocar em campo, quem não pode deixar de jogar é o torcedor. Dever de casa: Quinta, chova ou faça lua cheia, lugar de rubro-negro é no Maraca, empurrando o time para a Libertadores.
“Bom cabrito não berra.” O último que disse esta frase(Cristóvão) foi defenestrado do Fla. Nestes últimos tempos está valendo a máxima da mulher de César.
No caso do Cristóvão, o problema maior foi demora encontrar a tal “fenestra”!
Sheik pegou um jogo. Bom porque ele podia pegar até 6 partidas, mas ruim pq o time vai com 5 desfalques (Guerrero, Márcio Araújo, Canteros, Éverton e Émerson contra o Cruzeiro.
Jogo Chave. Vamos ver se Kayke e Paulinho confirmam o viés de alta, Jonas e Luiz Antônio mostrem que podem brigar por uma vaga no meio e que Cirino ressurja das cinzas.
Imagino um 2 a 1 com gol de Éderson que entra no 2º tempo.
Me permita Sr. KL discordar. Se a bola bateu e todos estamos cientes disso, errado é não aceitar o fato. Emitir a nota é tão somente não fechar os olhos para o problema maior. Arbitragem péssima e nesse caso, fica muito sugestionado, qdo o fazemos em causa própria.
Qto ao Jorge, concordo em tudo.
Afirmar ou não se a bola bateu no seu braço é uma escolha pessoal do WAllace.
Discordo tbm qto ao jogo em BSB. Acho que o vento está à favor. Jogar em BSB e ter 1 milhão e 200 mil nas mãos e limpos( segundo a imprensa) não é de se jogar fora.
Ney Franco vai tomar uma goleada tão grande que nem vai lembrar em que estádio ele jogou.
Kleber, leio diariamente teus comentários, mas este primeiro de hoje não concordo nem um pouco com você, pelos seguintes motivos:
1- o Fla admitiu ter sido beneficiado neste lance, fato este que nem o mais fanático dos fanáticos pode negar. (Seria ridículo negar)
2- o Fla em nota reafirma que tem sido muito mais prejudicado do que beneficiado, o que me pareceu ser o objetivo do pronunciamento. (Falou o que todo flamenguista gostaria de falar)
3- os erros de arbitragem têm que acabar de vez no futebol, já está ficando chato isto. O futebol é o único dos maiores esportes do mundo que não utiliza recursos de vídeo para diminuir os erros de decisoes de arbitragem. (Tenis, volei, basquete, futebol americano – todos estes já utilizam!!!!)
Acredito, caro Paulo, estar aí a jogada da FIFA para não admitir totalmente a entrada da tecnologia no futebol. A polêmica alimenta a paixão. Estranho como pareça, é ela que alimenta o desejo da volta, da revanche. Os esportes que adotaram a tecnologia como forma de tirar a dúvida não dependem de um único lance para decidir o jogo. No futebol, um lance pode decidir um jogo. É mentira que “ganhar roubado é mais gostoso” como disse certo jogador. Ganhar roubado, é ganhar deslealmente. Ainda somos seres racionais, e, portanto, não achamos válido esse tipo de artifício.
Um jogo limpo e bem jogado onde ganha o melhor de forma lícita é muito mais agradável de ser ver. O Flamengo ganhou do Fluminense de forma incontestável e não dependeu daquele gol (i)legal.
Caro Kléber e amigos! Achei oportuna a atitude do Flamengo em reconhecer o lance como um erro! Acho isso uma virtude, em especial, pela tabela do campeonato que indica um primeiro lugar conquistado cheios de lances polêmicos! Lembro do jogo do Avai, Palmeiras e outros em que fomos brutalmente prejudicados! Quanto ao Wallace admitir ou não, nem precisava tanto, a imagem é testemunha incontestável! Entendo também que o jogo em Brasília não tras ao Ney Franco nenhuma condição que o coloque na posiçao de favorito! Teremos estádio lotado e a nosso favor! Precisamos manter o embalo, haja vista, os jogos se tornarem difíceis neste momento de briga por posições. Vamos tentar superar o Cruzeiro e em seguida outro e mais outros! SRN
Não concordo com o que foi dito sobre a arbitragem,foi oportuno o manifesto e a mídia apenas acompanhou diante de tantas reclamações dos dirigentes contra os árbitros.Sinceramente não senti influência tão decisiva da mídia sobre o Presidente.
Até porque o EBM já tinha reclamado de ser beneficiado no jogo contra o Internacional e deram pouco destaque a reclamação dele.
Quanto ao Wallace realmente a bola bateu no braço só que a cabeça do Henrique estava subindo para interceptar a bola e o braço do Wallace estava descendo, e como bola se deslocou bem distante para quem não fez o movimento de lançar a bola ,o que percebi é que a cabeça do Henrique bateu no braço do Wallace e é bem provável que tenha confundido o árbitro e o jogador tenha sentido mais o impacto da cabeça do Henrique do que da bola.
Caro Kleber Leite, leio todo dia seu blog por sinal uns dos melhores q falam da Mais Querido….
Mas permita discordar de vc…se o simpatico Ney Fraco gostou de Brasilia e otimo para nós….ele e ruim….nao se esqueça se ele continua ano passado ou em 2007 teriamos ido para a serie B….
SRN
Também gostei do manifesto do Fla. É só analisar a imagem pública de Corinthians e Flamengo após serem beneficiados. A imagem paulista está terrivelmente arranhada enquanto o Fla soube sair por cima de uma situação em que foi cobrado publicamente. Errar sim, se omitir, jamais. Desta vez vi o Fla não se omitindo e ainda acertando em sua decisão.
Sobre a nota que o Flamengo emitiu só digo uma coisa que resume o meu sentimento sobre isso: ORGULHO DE SER RUBRO-NEGRO. Desculpe Kleber mas não tem como concordar com vc. Abraço!