Há muito tempo foi dito que a cadeira da presidência do Flamengo era a própria cadeira elétrica e, hoje, o nosso presidente deve estar entendendo isso.
Vi as imagens dos torcedores rubro-negros na porta do centro de treinamento George Helal e, deu para notar o quão tenso estava o ambiente.
Com a experiência de quase nove anos, como presidente e vice-presidente de futebol e, acima de tudo, como quem só quer o bem, a paz e o sucesso do Flamengo, afirmo que em momentos como esse, o diálogo é a única saída.
Tomara que o presidente Eduardo Bandeira de Mello pense desta forma, até porque, ouvir não custa nada e, quando há mensagens construídas pelo amor, pela paixão, por que não ouvir e, quem sabe, aproveitar alguma coisa…
Uma coisa é certa: o objetivo de todos, é o mesmo. Conversar, é preciso.
Eu sou radicalmente contra falar com baderneiros
Anderson,
Concordo plenamente. Não há nada para conversar com esses baderneiros, que só prejudicam o clube com seus atos de violência dentro e fora do estádio. Olha o discurso do Presidente da Torcida, no GE.
“Presidente da torcida subiu o tom: “se não falar com a gente, quarta será o único jogo do Fla na Ilha. Vamos tacar bomba no campo”…
Esse tipo gente nem material do clube usa, todos com camisas próprias e usando indevidamente a marca do clube para ganhar dinheiro.
Além disso, essas T.O. do Flamengo estão cada vez piores, uma boicota a outra na hora dos cânticos no Estádio, não atoa perdemos no grito até para a torcida do Botafogo!!!
A minha pergunta é : Pq se defende tanto organizadas no Brasil?
Pq eles são a alma da nossa torcida. São graças a elas que a nossa torcida é mundialmente conhecida. Com as recentes decisões do ministério público, tanto a Raça quanto a Jovem estão suspensas. O resultado tem se visto nas arquibancadas, muito semelhante a torcida de Brasília, a qual qualificamos como “público de teatro”. Penso que as organizadas tem o seu papel, mas baderneiros ou criminosos devem ser punidos. SRN.
Anderson, amigo,
Se você tivesse sentado naquela cadeira, ao menos por cinco minutos, você teria entendido o meu recado.
Outra coisa. Por favor, não generalize. Claro que nestas horas, há quem extrapole, mas generalizar me parece injusto.
Forte abraço
Parabéns Kleber, afinal um presidente de clube de futebol é acima de tudo um gerenciador de expectativas. Falando a linguagem corporativa do EBM, é como o presidente de uma companhia fizesse uma reunião de acionistas, guardadas as devidas proporções é claro, faz-se necessário diálogo!
KLeber, desculpe-me discordar. Chamar esses baderneiros de torcida organizada é forte.
Já passou da hora dos clubes serem reféns desses marginais. É a mesma coisa de chamar os black blocks de manifestantes.
Essa gente tem que ser banida do futebol. Torcedores somos nós que vamos aos estádios para torcer, nada mais do que torcer.
Nossas organizadas não um grupo de badeneiros, existe sim um percentual de baderneiros, que devem ser enquadrados pelas próprias organizadas, caso contrário as organizadas acabam.
Flamengo ta precisando de um choque de realidade, pelo menos 90% dos profissionais que lá estão. A hora da virada é essa, ou vamos pra mais um ano de frustrações. Senhor Zé que mude o que tem que mudar. Pois suas convicções estão indo pro ralo, assim como seu cargo.
Kleber,
Me desculpe, mais discordo totalmente do seu posicionamento sobre esse assunto.
Lugar de protestar é no estadio, na arquibancada, não no local de trabalho, nada justifica esse tipo de pressão, que para mim está totalmente vinculada a corretentes políticas discordantes, não tem que falar com essas pessoas, não tem que deixar entrar no Centro de Treinamentos, enfim para esse tipo de atitude o mais correto é se resguardar através do apoio policial e só.
NÃO esqueçamos nunca FUTEBOL É APENAS UM ESPORTE, NADA ALÉM DISSO.
SRN
Como diz o mestre Egon, assino embaixo com firma reconhecida por autenticação.
Em resposta ao Paulo Edson Santos:
Como diz o mestre Egon, assino embaixo com firma reconhecida por autenticação.
Discordo de manifestações que atrapalhe o horário e rotina de trabalho de qualquer cidadão. Vai conversar o que? Ninguém perde uma partida por que quer. Pode manifestar nas arquibancadas e nada além. Por mais críticas que a diretoria mereça mas nas questões administrativas o clube vem dando certo. A muito tempo que o clube nas questões administrativas não vem tão bem. Mais cedo ou mais tarde resultados vão aparecer.
A AeroFla é uma manifestação que atrapalha horario e rotina de trabalho!! Tambem discorda?? Ou só quando é pra protestar??
Kkkkkkkkkkkkkk
Perfeito, Rick…
Aquilo é muito show.
Eu gosto dessa pressão. Jogador de futebol é mimado demais, tem que sentir um bafo no cangote as vezes senão não se acomoda.
Caro Kléber e amigos!
Sou literalmente a favor do diálogo! Talvez seja esse o maior instrumento do entendimento e da lógica que pressupõe a civilidade!
Existe uma revolta do torcedor que banca o clube e se ver numa situação de penúria de resultados no início do campeonato, e o que é pior, ver o time ressuscitar um Sport qualquer da vida. Ver falhas individuais do goleiro e do técnico.
Sou contra o protesto violento, mas, não se pode bater palmas para uma relação que por vezes parece de descaso. Talvez tirando a presidência da república, a cadeira de presidente do Flamengo é a mais debatida no Brasil.
Não creio que o ZR continue. Acho que a raiva que a torcida tem de alguns jogadores, estão todas alojadas no estômago do ZR. Infelizmente de tanto impor regras nas escalações e substituições, o ZR pagará duas vezes a conta: conta de uma suposta inexperiência e a conta de bancar jogador que a torcida sistematicamente não aprova.
Vamos aguardar! Hoje já faço a minha conta e ela não é boa. O EBM não nasceu para o futebol. O F dele é de finanças. Hoje, digo hoje, não brigamos pelo título! Quem sabe em outro momento.
SRN
Prezado Kléber,
Lembrando o que escrevi no dia 04 de junho de 2017, no post ” Tudo errado” :
As pessoas lúcidas, que amam o Flamengo, EXIGEM providências. EXIGEM! O que adianta, daqui a muitas semanas, com um novo treinador, fazer, simplesmente, um campeonato de recuperação? Previno a diretoria do Flamengo que, por enquanto, ainda se pode operar modificações de forma intelectual_ o instinto de quarenta milhões de torcedores permanece dopado. Dopado pela ilusão de se ter um grande time, no papel. Mas já se sente uma insatisfação, um mal estar, desses que, na madrugada, sob o sono, nos faz despertar repentinamente para, simplesmente, evacuar. Sabemos todos que cumpre evitar isso. Os rubro-negros precisam se unir, agora, já, imediatamente, e agir. Um trabalho tão espetacular que estamos assistindo_ e que está deixando os adversários perplexos_ não pode soçobrar pelo equívoco de uma ou duas ilusões, não é verdade? Portanto, não há a menor dúvida: urgência! Semana nova, vida nova.
Saudações,
Carlos Cazé.
O problema é que essa diretoria nada entende de futebol. Deixar chegar no ponto que chegou (crise) para fazer cobrança de mudanças, é querer queimar de vez o treinador. Contrataram um bando de jogadores medíocres, nunca deram a atenção que deveriam dar ao futebol e agora querem mudanças. Quem deveria mudar são vocês, colocando alguém do ramos para comandar o futebol. Vocês entendem muito de finanças, mas, de futebol….
Meu amigo Luiz!
Confesso que fico dividido entre as palavras do Kleber e, da maioria. Lugar de protestar é na arquibancada. Mas, como dar total razão ao que escreveste no andar acima, quando estamos a deriva?
Portanto, para acalmar os ânimos e, tentar melhorar a incompetência dos Dedos Podres, nada melhor que saber a posição da torcida. Evidentemente, sem protestos radicais nem baderneiros desocupados.
Concordo e assino 1.000 vezes seus argumentos acima. Perfeito!!!
Enorme abraço no amigo.
Francisco Canindé Targino ; Calos Cazé; queridos amigos,
O que seria deste blog sem o talento rubro-negro de vocês? … e, sorte nossa, há alguns outros amigos, tão adoráveis quanto vocês, que dão vida e alegria ao nosso dia a dia.
Aqui, aprendo muito. Confesso que estou fascinado
em interagir com almas rubro-negras tão especiais .
Obrigado!!! Muito obrigado!!!
Conviver com vocês, tem sido uma experiência única. Presente de Papai do Céu..,
Caro Kléber!
Muito obrigado e esse sentimento de participar do blog enobrece a minha alma.
O Flamengo em campo talvez nunca tenha tido uma oportunidade tão grande de se impor, porém e infelizmente, a burocracia de pensamentos escuros para o entendimento de futebol nos leva a duvidar da capacidade até mesmo do elenco. O problema do Flamengo está escondido por trás das cortinas ou talvez, naquela foto de Recife enquanto o ZR dava entrevista após o vexame contra o Sport.
Amanhã é mais um dia D.
SRN
O problema desse time do Flamengo foi que nós superestimamos ele outro dia o grande Zico foi brilhante ao falar que “cheirinho é o cacete” temos hoje um bom time mas o elenco é desequilibrado e precisa urgentemente de reforços principalmente um goleiro pois tem um ditado que diz : ataque ganha jogo mas defesa ganha campeonato
Perfeito Kleber Leite, o diálogo nunca pode ser excluído de qualquer relação. Com ele se chega a elaborar uma CONSTITUIÇÃO.
Lamentamos, claro, que pseudos “torcedores” se dirijam ao local de trabalho do clube e façam ameaças no intuito de “forçar” o time a melhorar. Isso nunca funcionou e nunca vai funcionar. Esse tipo de situação só constrange e gera ainda maior insatisfação de todos os lados.
Mas é fato que o torcedor não gosta de ser ignorado. Fazer isso é o mesmo que condenar o próprio clube. O clube existe por causa do torcedor, e o torcedor existe por causa do clube. Somos a maior agremiação futebolística do mundo, ainda. Não se deve ignorar esse Ativo do clube. Obviamente que não estou dando razão ao que aqueles cerca de 200 torcedores fizeram. Mas se alguém de bom tato e bom trânsito entre a torcida os escutar e com eles falar, a agitação esfria. Fazer ameaças é algo que existe desde que me entendo por torcedor. Sempre fazem, raramente cumprem, até porque isso é crime e tem consequências severas para o meliante. Então, na maioria das vezes, é balela.
Mas fica claro que nossa voz aqui no blog não é muito diferente da voz do torcedor de rua. Também ficamos indignados com as derrotas, e muitas delas por pura deficiência nossa. Mas aqui temos um grupo de pessoas seletas de bom nível educacional e cultural, o que eleva o grau de qualidade deste espaço. Como você Kleber Leite, muitos de nós aqui também aprendemos coisas novas e também nos fascinam ver tão belos comentários e uma visão tão genial do que todos assistimos mas que não percebemos. Por isso não saio daqui e daqui ninguém me tira.
Entendo que nosso torcedor está amargurado com anos e anos de campanhas pífias e quase rebaixamentos. Agora temos um clube muito melhor estruturado e começando a gerar sobras de caixa que vão fazer muita diferença na composição e formação de grandes elencos. O problema maior do torcedor, eu diria até do Brasileiro, é o imediatismo. Queremos isso para ontem. E sabemos que as coisas não funcionam bem assim. Alguém precisa passar isso para esse torcedor que não enxerga a coisa nessa profundidade.
Agora, se o objetivo é tão somente bagunçar, aí amigos, chama a polícia e tonfa neles. Deixa que a polícia se encarregue de clarear o espaço pois esse baderneiro não é torcedor, tem outro nome, é vagabundo, desocupado e só quer se aproveitar de algum incidente para criar confusão.
Mas antes de generalizar, conversar se faz necessário. Sempre. Democracia é feita assim. Liberdade de falar todos temos, mas não esqueçamos que somos responsáveis pelo que fazemos e falamos.
Saudações Rubro Negras.
Meu amigo Helder!
Coloca o X que eu assino.
Muito bom, irmão…
Tanto KL quanto nós, já vimos esse filmeco muitas vezes e, na maioria das vezes, não são direcionados apenas ao que fazemos em campo ou, deixamos de fazer. Também existe um ranço político cavalar…
Isso sim é inadmissível!!!!
Então tiveram excelente “timing” dessa vez caro Egon!!! Os gritos de que vão quebrar a Ilha se não forem ouvidos e dar porrada em quem nao cantar é de marginais, nunca podem ser chamado de torcedores!! Mas a pressão, a manifestação tem que ser apoiada, sem baderna!! Até porque a belissima AeroFla é manifestaçao tambem!!
Carlos Egon, genial comentarista!
Nossos problemas de campo são causados fora dele. Nossa diretoria brinca de gerenciar futebol.
SRN
Isso está se perpetuando desde a entrada da Chapa Azul em 2013…
Perfeito, meu amigo Francisco.
Caro presidente, acho o protesto válido, afinal “isso aqui não é vasco, isso aqui é FLAMENGO!” Correto?
Talvez falte ao Muralha, Ao Romulo e outros a exata dimensão da suas responsabilidades, por isso sou a favor de todo e qualquer tipo de manifestação, obviamente violência….que a situação merece um choque, um diálogo mais direto, eu acredito que sim, afinal como dito em um post anterior não há um representante do clube presente no ninho diariamente para abrir os olhos do pessoal e lembrar onde eles estão trabalhando, lembrar que a distância entre o céu e o inferno e tênue…
Na contramão do que penso, existem as organizadas que são usadas como massa de manobra para oposição política conseguir alcançar algum objetivo…. isso descredencia o valor do protesto.
Resumindo se motivado pelo amor eu apoio, sendo este de forma pacifica, inadimissivel o cunho político.
Kleber, não tenho certeza, mas creio que tivemos um protesto bem mais acalorado, violento na Gávea, durante o período em que vc era o presidente e o Fábio Luciano, eterno capitão, colocou a cara a tapa e foi lá dialogar com aqueles torcedores, que falta faz um jogador desta estirpe em nosso elenco atual ….
SRN
Olá amigos do blog, sou leitor assíduo, mas nunca havia escrito qualquer comentário nesse querido espaço rubro-negro. Diante de um cenário nada catastrófico ( muito pelo contrário) eu diria que com alguns ajustes e certos toques esse time pode nos proporcionais grandes alegrias.
Vou externar alguns de meus pensamentos após noticias dessa semana:
Precisamos de um goleiro, sem sombra de dúvidas, um arqueiro que chego e tome conta da posição e com muralha na sombra não se acomode como o nosso camisa 1 atual.
Pelo que vi o Zé vai trocar muralha e ederson…o que já estava em tempo, e testar vinicius jr e thiago como titulares ( o problema maior vai ser lançar os dois garotos na fogueira da má fase, qualquer erro deles pode ser crucial para serem queimados e logo a voltarem os pustemas. Essa troca deveria ter sido antes). Em tempo, ressalto que manteria ederson e deixaria vinicius jr para o intervalo de imediato, pois o garoto entraria como salvação e não com obrigação de resolver um possível jogo que estejamos em situação complicada. Importante frisar que os maiores responsáveis( leia-se os volantes arão e MA e nosso querido ataque que agora consta com leandro damião que não marca gol) pela nossa má fase passaram ilesos e vão continuar no time titular.
Queridos, como muitos sou fanático pelo flamengo e entendo bem do clube, principalmente por sentir ele pecorrer toda minha alma. Basicamente eu sei quando vamos ganhar ou perder, não sei dizer como, mas tem um bom tempo que não erro sobre nosso vermelho e preto. Todos aqui em casa e amigos se assustam com minhas previsões, mas eu sinto e toda vez bate…posso citar o exemplo que antecipei para meu irmão que entraria Matheus savio e Juan no fatídico jogo da liberta e como isso decretaria nossa eliminação…dito e feito. Não sei explicar, só sinto. Flamengo há muito tempo faz parte de mim, minha vida.
Eike, muito legal ver mais um fanático por aqui.. concordo que o cenário não é catastrófico, apesar de ser importante como ponto de virada. Com alguns ajustes no sistema defensivo, acabar com as vagas cativas e a estreia do Everton Ribeiro teremos boas chances no ano, mas temos que parar de perder pontos bobos agora. Passamos por complicações em 2009 e 2013 também e sabemos como terminou.
Discordo um pouco sobre o Vinicius Jr. Apesar de não ser um jogador “pronto” o garoto vem rendendo melhor do que os concorrentes, entrando com personalidade e mostrando futebol criativo e efetivo, vide que sempre arruma um jeito de finalizar. Merece ser premiado com a titularidade e a pouca idade não pode ser empecilho. Contra o Sport entrou logo após o gol.. se tivesse desde o início, junto ao Diego, nosso ataque seria bem mais agressivo. Temos o Gabriel Jesus como exemplo recente. No mais, espero que tenha previsto vitória do Mengo domingo, rs. Abçs, SRN.
Egon, querido amigo,
Desta vez não sinto nenhuma vertente política. O clube, graças a Deus, está em paz e, eleições só em dezembro de 2019.
Portanto, conversar ê preciso… e, claro, agir…
Fortíssimo abraço.
Flamengo………sem vertente política….só se for o do Piauí
Meu graaaande Anderson!
Eu disse, na “maioria” das vezes.
A única vertente (já que as eleições estão distantes) é justamente pelo que temos no elenco hoje e, não deveríamos ter.
Já cansei de escrever isso aqui.
Temos um bom time mas, um elenco fraco.
Nosso goleiro para amanhã, é um sub 20 recém promovido.
Com R$100 milhões em caixa, só não contratam por total incompetência.
Abs
Se não existe vertente política, pq o cargo de vice presidente esta vago a 4 meses? Parece EBM não tem um nome e tbm não quer botar azeitona na chapa dos outros.
Meu amigo Nino…
Fico com essa frase, com certeza…
“Parece EBM não tem um nome e tbm não quer botar azeitona na chapa dos outros.”
Óbvio!!!!
Egon,
Me parece que o EBM ainda não conquistou aquilo que lhe faltava no 1o. mandato, ou seja, a liderança natural do processo político do clube.
Um outro aspecto é que me parece que atual cúpula vá se fechar cada vez mais nessa recente crise, o que é obviamente é uma faca de dois gumes.
Analisando apenas o fato concreto, é de longa data que se comenta a falta de expertise de grupo no assunto futebol (que é o gume mais afiado dessa faca), então qual vc acha que será a probabilidade maior desse isolamento?
SRN.
Kkkkkkkkk!!!!!!
Acha que não sei da sua posição?
Embora lamente muito, faria até uma promessa para o amigo sentar na cadeira da presidência ou, na de Vice de Futebol…
Com certeza, aqueles Dedos Podres iriam pro sal.
Bjs
Amigo Nino!
Após a “queda” do maldito Conselho Gestor, aquele que governou o 1º triênio, temos agora, Bandeira como o Presidente do Mini Conselho Gestor, composto por ele, Fred Luz e Cláudio Pracownik.
Um, tem a calculadora e dois, as canetas…
Rodrigo Caetano nada mais é que o pé da hierarquia. Nada mais que isso!
Esses três, são os verdadeiros Dedos Podres.
Esse isolamento vai continuar até o último dia desta gestão.
A administração financeira caminha de vento em popa. Mas, mesmo sendo mais objetiva em contatações que o 1º mandato, continuam insistindo em chupar cana e assobiar.
Enquanto não delegar o futebol, a quem entende de futebol, com inteira carta branca, vamos continuar enxugando gelo.
O 1º passo a ser dado, é nomear pra ontem um Vice de Futebol e, manter longe do Ninho, CEO, Presidente e Vice de Finanças…
Perfeito comentário Egon….Acho mesmo que esta faltando desprendimento político do nosso querido EBM, uma vez que sua chapa sequer tem um nome para vice de futebol, o que dirá para encabeçamento da chapa nas próximas eleições, ou seja, é improvável que apareça nestes 2 anos que restam do mandato uma figura com esse apelo. A continuar com esse isolacionismo, a probabilidade maior é seguirem errando. SRN
Foi o que eu disse aqui ontem. O presidente da Raça ou de qualquer outra facção, tem o poder de representar 40 milhões?
Pq se tiver, tira um aí desse bolo que sou eu. Ele representa só 39.999.999
Quem é ele pra levantar tom de voz e fazer ameaças?
Presidente, torcidas organizadas são massa de manobra, impossível não ter cunho político. Apesar dos seus 9 anos de experiência e que experiência, o senhor representou como ninguém o espírito rubro negro é fato que apesar das eleições estarem longe, em qualquer crise os oportunistas aparecem e esse Flamengo burocrático protegido por uma recuperação administrativa que reside na zona sul, esquecem que apesar da elitizada no clube e nas arquibancadas o Flamengo é do povo. Para mim a renovação do Márcio Araújo contra a vontade da torcida, foi uma afronta ao verdadeiro rubro negro.
Presidente moro na Lapa, um bairro com uma tradição de Maracanã e de uma proximidade ímpar com a cultura rubro negra e lhe pergunto com toda honestidade, qual será a torcida que frequentará a arena na ilha?
Esses que vandalizaram o centro de treinamento ou 20.000 abastados.
Costumo falar para os mais novos da família, sobre aquele jogo contra a portuguesa que o senhor prometeu devolver o ingresso se perdesse, o que acabou acontecendo, para explicar a importância da torcida no contexto do clube, faltam entender que o Clube de Regatas do Flamengo não foi fundado em 2013.
E para concluir eu cago e ando para essa diretoria não me representa, como eles cagam e andam para mim, uma pessoa que apesar de ser sócio torcedor, não enxerga nesses jogadores o verdadeiro espírito rubro negro.
VENCER, VENCER, VENCER…
Prezados,
Como já escrevi nesse democrático espaço por diversas vezes, há muito tempo sou favorável à saída do “grande Zé”, além disso acho que o trabalho do Sr. Rodrigo Caetano, já de há muito, não é bom, com várias contratações e renovações de contratos equivocadas.
Esse, entendo eu, é o meu protesto, além disso, posso ir ao estádio e protestar e por ultimo, deixar de ir… Também, posso deixar de ser Sócio Torcedor, deixar de comprar as camisas oficiais, enfim várias formas de protesto…
Nesse ano, já comprei as duas camisas novas oficiais, continuo sendo Sócio Torcedor, mesmo tendo cadeira cativa no Maracanã (Infelizmente no momento isso não faz tanta diferença em função do Maraca não estar sendo tão utilizado), já comprei o pacote dos 3 primeiros jogos na Ilha, mesmo morando na Barra (bem complicado para ir lá), mas enfim, só quero demonstrar que MESMO CONTRA VÁRIAS SITUAÇÕES QUE ESTÃO OCORRENDO NO FUTEBOL CONTINUO APOIANDO, MAS POSSO DEIXAR DE APOIAR, o que seria um PROTESTO !!! Concordam ???
Agora uma dúvida: Nesse ano tivemos 4 derrotas, saímos da Libertadores, ganhamos o Carioquinha, no Brasileiro o Palmeiras (que gastou muito mais que o Flamengo em contratações) e o Galo (que junto com o Palmeiras e o Flamengo eram apontados como favoritos para serem campeões brasileiros) estão atrás na tabela, TAMBÉM DEVERIAM AS TORCIDAS DESSES CLUBES IREM PARA A PORTA DOS SEUS CT’s “CONVERSAREM” ???
Para finalizar: Sou do tempo que: AEROFLA SE JUSTIFICAVA QUANDO DA CONQUISTA DE UM TÍTULO, simples assim…
SRN
Mauro Cesar anda perdendo a exatidão nos seus comentários sobre Flamengo. Ele falou absolutamente corretamente até a página 2, ou seja, existe o lado B que ele não falou.
O lado A ok, correto, mas o lado B sobre o trabalho do ZR ele não se aprofundou…São bem mais do que pequenos erros, citado pelo jornalista: https://www.youtube.com/watch?v=8fzetQCT-HQ
Caro Kleber,
Acredito que o Presidente do Flamengo e seus comandados não devem se comportar como se dirigissem uma instituição privada, coisa que ocorre de maneira constante. Porém, como torcedor, reprovo veementemente o diálogo com um bando de desocupados. Nós reclamammos, cornetamos, porém duvido muito que alguém aqui tenha tempo para ir pra porta do Ninho do Urubu, no c… do Rio de Janeiro, importunar o trabalho dos outros. Até porque, nós trabalhamos também, portanto temos mais o que fazer.Acredito que os torcedores devam sim, ter mais voz do que tem, principalmente os ST (como eu), que ao meu ver são explorados pelo clube. Merecemos satisfação sim, afinal da torcida vem todo apoio, seja financeiro ou motivacional, para o crescimento do clube. Nossa insatisfação deve ser sentida em campo, na vaia, no xingamento e até no boicote. Mas nunca com ameaças do tipo “Ou corre por amor ou corre por medo”. Ceder a esses sujeitos é encorajar mais vagabundos a tocar o terror com a total certeza da impunidade, diga-se de passagem rotina na nossa cidade. A torcida não precisa ser organizada, mas sim unida e dedicada a única coisa que importa: o Flamengo.
SRN.
Kleber vendo que nos últimos anos nossos goleiros começam bem e depois vai caindo de produção, como foi com o Paulo Vitor e agora o muralha, sera que o nosso treinador de goleiro não e o culpado?
Se for ele pode vir o goleiro que for que logo vai entrar e ser crucificado.
Abraços
Nada como a paz para esquecermos como é dura uma guerra.
Salário religiosamente em dia, CT de primeiro mundo, contratações milionárias e no fim voltamos a guerra, derrota e paciência nunca foram o forte, mesmo quando éramos menosprezados, sinceramente presidente o Flamengo é igual ao Exército se não aguenta pressão não serve.
Selva/SRN
Quem aqui aposta uma “chapinha de Krush” enferrujada, que com Éverton Ribeiro na direita e VJ ou Conca pela esquerda, que Guerrero já se tornar artilheiro inconstável?
Quem aqui aposta duas chapinhas enferrujadas que estes jogadores jogaram juntos com ZR?
Enquanto na Europa cabeça de área vira zagueiro, meia via cabeça de área, no Flamengo lateral vira ponta atacante e volante vira meia, parabéns pelas boas idéias ZR.
Caro,Kleber, nunca sentei na cadeira da presidência do Flamengo, mas não falaria com esses supostos torcedores, que geralmente não estão com camisa do Fla. Usam camisa da torcida organizada, e, fico com a sensação que gostam mais do que do próprio clube.Vejo várias vezes os caras de costas para o campo.Se querem realmente ajudar, incentivem do começo ao fim do jogo. Estamos perdendo no grito. Vi isso nitidamente contra o fluminense, que em menor número cantou mais alto. Quando perguntam para alguns jogadores que jogaram no Flamengo e Corinthians qual torcida mais participa, geralmente o time paulista vence.
Vamos jogar juntos do começo ao fim. Se não funcionar, vaias ao término da partida.
SRN
Caro Kleber, tenho uma duvida, ante as ameacas a nossa Ilha do Urubu que ta linda, para proteger o patrimonio do clube de baderneiros travestidos de torcedor, não agora mas em eventual fracasso!! O Flamengo como maior poderia ser pioneiro em um cadastro biometrico de torcedores!! Só entra na Ilha quem tem esse cadastro!! Não deve ser grande investimento!! Mas com certeza daria cara aos marginais escondidos nas torcidas, mais segurança ao futebol, ao patrimonio do clube!! Seria possível ou é algo inatingivel? Nao deve ser coisa de outro mundo!! Não deve ser tão caro ter e manter um sistema desse porte!! Para o torcedor de bem seria 1 sacrificio na vida que seria ir até lá e fazer o cadastro, e no minimo a sensação de mais segurança em todos os jogos que presenciar, por simples imagens de videos seria facil identificar quem cometesse qualquer dano contra o patrimonio do clube!!
Caro Kleber.
Gostaria muito que o senhor me permitisse postar esse desabafo na íntegra em seu blog, e que se possível fosse colocá-lo à vista de todos.
Há no Flamengo em toda a sua história dois grandes problemas intramuros. O primeiro deles sempre foi de cunho político. Foram brigas e mais brigas durante anos que não nos levaram a nada. O segundo e na minha opinião mais importante é o de cunho ideológico.
A anos e, portanto, bem antes da atual diretoria assumir, me pego martelando nesse tema.
Até onde tudo vale, tudo pode, tudo é permissivo, tudo somos, tudo queremos em nome de um título conquistado?
As pessoas já se perguntaram se a atual gestão tivesse pego um clube sem a dívida astronômica que herdou, que patamar poderíamos estar hoje? Sim. Porque ainda que muitos achem Bandeira de Melo talvez o mais incompetente no quesito futebol, com no mínimo 350 Milhões de Reais em mãos, dinheiro esse que foi pago em dívidas, até eu, um mero idiota, acertaria em quatro anos de gestão.
Podemos voltar a atrasar salários? Ou melhor. Cabe nos dias de hoje esse tema dentro do Flamengo? Ou será que todos nós estamos orgulhosos de ver jogadores e profissionais do futebol preferindo e até certo ponto se insinuando, para trabalharem no Flamengo.
Temos que ser permissivos com membros e presidentes de organizadas? Eles têm de fato o poder de representar uma Nação de 40 milhões? Eles têm poderes para representar alguma fração de qualquer torcida de qualquer outro clube? Então porque entregar um poder nas mãos de quem não os merece. Me expliquem por favor, que medo é esse de organizadas. Estamos falando de torcedores ou de terroristas?
Será que as pessoas não enxergam que anos de permissividade a essas organizadas tiraram milhões de pessoas dos estádios?
Porque no futebol é permissivo xingar, desmoralizar, atirar objetos nos carros dos profissionais, perturbar o ambiente de trabalho, agredir e transgredir, ameaçar, etc..etc..etc.?
Algum profissional em qualquer que seja a sua área de atuação assina um contrato de trabalho que permita alguma das bizarrices acima? E porque no futebol isso é considerado normal?
Porque é normal 200 homens se reunirem à frente de um centro de treinamento no meio do dia? Porque eu tenho que dar ouvidos a 200 homens em que parte deles, estavam com rostos cobertos? Outros resolveram pichar os muros da sede social. Porque isso? São os BadBlocks das organizadas.
Não há nada mais a fazer de produtivo para esses homens? Se não há, procure algo de útil. Vai ler para cegos, para crianças carentes, vai pintar muro de escolas, vai ajudar numa campanha de doação de sangue, vai ajudar a plantar árvore… sei lá. Mas faça algo mais útil que ameaçar jogadores, dirigentes e profissionais do futebol.
Eu também não tenho tempo de fazer mais por nenhuma das atividades que eu mesmo listei. Mas também não tenho tempo de importunar ninguém em seu local de trabalho. De onde eu venho, local de trabalho é sagrado.
Somos todos vândalos, vagabundos, brigões, arruaceiros, e que, portanto, a nossa paixão maior fala mais alto que a razão? Eu não! E você?
Vale tudo, absolutamente tudo, para ter essa ou aquela taça estampada e estagnada na nossa sala de troféus? Todos os fins justificam os meios? Não. A mim não. Não me interessa e não me representa ser campeão de algo que transgrida e agrida os meus conceitos como homem.
Vale tiro, porrada e bomba? Se vale não pode chorar. Toda ação tem uma reação contrária e de igual força. Isso na física. Na vida, as vezes pode vir maior e desproporcional.
Quando é que vamos acordar que o princípio básico do esporte é social, agregador, harmônico e não o que estamos vendo e vivendo por décadas no Brasil e no mundo.
Utopia da minha parte? Que seja! Mas eu vivo muito bem e feliz tendo como regra que: se não posso ajudar efetivamente, me preocupo em não atrapalhar. E isso me faz bem e feliz.
Será que nos perdemos com a atual privada que é o Brasil hoje? Ou o Brasil é a atual privada porque nos perdemos a anos e somos permissivos? Sinceramente eu não sei.
O que eu sei é que principalmente dentro do futebol os valores e conceitos vivem a muito deturpados por toda uma sociedade que quer ganhar a qualquer preço.
Qualquer um aqui pode ter uma resposta, duas respostas ou até mesmo todas as respostas diferentes das minhas, afinal, vivemos numa democracia…………. Democracia e não uma anarquia.
Caro Anderson!
Muito belo o seu texto e suas razões escritas pelo lado da racionalidade.
Particularmente entendo que a torcida quis chamar somente à atenção. Não creio em nada além disso. O que está por trás do pedido das organizadas para falar com a diretoria, imagino ser duas coisas:
1) Escalar o time para não perder fácil ou ganhar como deve ser pela grandeza do clube que tem a maior torcida do mundo;
2) Eles certamente na conversa devem pedi também a saída do ZR.
Anderson, acredito que nos dois ítens, eles falam por uma expressiva quantidade de rubro negros.
E mais, o time que entra hoje estará escalado pela diretoria. Estou postando essa mensagem dia 11 as 11h04 e ainda não sei a escalação real, somente a especulada.
Nosso momento é de fato muito ruim. Como controlar paixão de torcedor? Agora, sou contra qualquer ato de violência, mas, de ouvir, quem sabe não é a solução para uma diretoria que de futebol pouco entende.
Um abraço amigo e parabéns pelo texto. Divino.
Perfeito, Anderson.
A conduta permissiva de todos que por lá passaram criaram um monstro que afasta o torcedor de verdade do estádio, afasta o TORCEDOR CONSUMIDOR dos produtos do Flamengo…
Já digo isso há anos, as TOs vendem camisas, bonés e calças com a imagem do Flamengo, sem nada pagar ao Flamengo. Estes caras não tem sequer um produto oficial do Flamengo em seus armários. São um estorvo ao clube… Isso sem falar nos episódios de destruição do patrimônio do clube (nas inúmeras vezes que invadiram a Gávea), quando fomos punidos e proibidos de ir ao estádio por briga deles (ano passado, com pena de 20% da renda), por prejuízos quando quebram cadeiras e banheiros do estádio de outros clubes (Engenhao, São Januário, Itaquera e Brasília)…
Gostaria parabenizar ex presidente Kléber Leite por todos comentários tem feito,o Flamengo está precisando não só de um técnico de futebol Dorival Júnior,um vice presidente Kléber Leite
Flamengo precisando do Dorival Junior?? Pior draga que ja pssou por la e ainda ta na justica tentado lucrar as custas do Fla!!
Caríssimo presidente,
Evidentemente, por conta de sua inquestionável experiência como dirigente, sua opinião à respeito da necessidade de se conversar com as chamadas “torcidas organizadas” deve ser, e muito, respeitada. Ocorre porém, assim penso, que os tempos parecem ser outros e, nos dias atuais, o que se percebe é a politização e utilização dessas TO como instrumentos que visam atender interesses outros que não os do clube. Não por coincidência, nos dias atuais, é mais comum ver nos noticiarios diários as tais TO veiculadas às paginas policiais do que às esportivas. Não discordo, que ouvir a torcida seja importante e hoje, diferentemente do passado, as mais diversas mídias sociais, podem e servem muito bem a esse propósito. Além do que, assumir que as TO tem alguma legitimidade para representar a Nação RN, seria, no mínimo, um absurdo!
Por fim, como já foi aqui falado, a melhor e mais eficiente maneira de uma TO se expressar e, portanto, se legitimar, é, assim penso, através das arquibancadas, sufocando a torcida adversária com seus gritos de guerra, o que, ultimamente, não tem ocorrido. Chegamos ao ponto de, durante as finais do Carioca, embora estando, como sempre, em superioridade numérica, perdermos no grito para a torcida tricolor. Quem esteve lá, sabe.
SRN
Só espero que a diretoria não me venha com Marcelo Oliveira….
Não importa que o Dorival processou o Flamengo, até porque, se isso aconteceu é porque o Flamengo o devia…
Fora Zé Ricardo! E que venha alguém com competência para levar esse time ao menos ao quarto lugar…. Título já era!
Como torcedor há mais de 50 anos e sócio do clube há exatos 40 anos, estou ao lado do presidente que dignifica o cargo que ocupa.Sou contra torcida organizada e olha que ja pertenci a uma, a Raça, mas não vejo hoje em dia função para qualquer delas. Antigamente e não é saudosismo, tinhamos a Charanga, animando os jogos com musica LEVES, SAUDAVEIS, MAS HOJE EM DIA É IGUAL REDE SOCIAL: ACHAM QUE PODEM TUDO E SÃO VIOLENTOS SIM.