1 – No jogo contra o Madureira, houve um determinado momento em que todos concordaram com o comentário feito pelo Radinha (Radamés Lattari) que afirmava que estava parecendo jogo amistoso. Ponderei sobre o aspecto emocional com os jogadores envolvidos nas homenagens aos nossos meninos do Ninho. Para mim, este fato também estava contribuindo para que o time estivesse com o pé no freio.
No fundo, um somatório dos dois, pois está muito claro, até pelas declarações do nosso doce Portuga, que o interesse do Flamengo no Campeonato Carioca é relativo.
Por isso, achei que o fato de ter que ganhar do Fluminense, pois o empate nos elimina, uma belíssima motivação para nosso time voltar a pisar fundo no acelerador.
2 – Tomara que o presidente Rodolfo Landim tenha tido o cuidado ou a curiosidade de ler e ouvir o que as pessoas estão pensando sobre o comportamento dele e de seus companheiros de diretoria no que diz respeito à tragédia no Ninho que, sábado, completou um ano.
Como ser humano, como ex-presidente do Flamengo, como pai, suplico que o nosso presidente, para começar, entenda que o Flamengo não é uma empresa e que os nossos meninos não são meros números no departamento de RH. Que entenda Rodolfo Landim que o aconselhamento que vem tendo, além de perverso, de estar liquidando a imagem do clube, o está transformando em alguém que começa a ser odiado pelos próprios rubro-negros.
Que o nosso presidente entenda que este tema cabe a ele resolver, até porque o regime é presidencialista, onde – nestes momentos – a presença do presidente é insubstituível. Incrível como os pais dos meninos do Ninho, em inúmeras entrevistas, reclamam da total falta de atenção e carinho do presidente. O conselho que foi dado para que saísse de cena foi profundamente infeliz, coisa de quem não tem a mínima noção de humanidade e total desconhecimento do que seja o Flamengo.
Duvido que o presidente do clube, juntando todos os familiares dos nossos meninos, olho no olho, não resolva, desde que não seja mesquinho, esta ferida que está exposta e comprometendo a “saúde” do Flamengo.
Tenho até receio de tocar neste assunto, por entender que alguém possa interpretar como cabotino, mas não posso deixar de lembrar, como exemplo, que me mudei para São Paulo por três semanas para estar ao lado dos nossos atletas e da treinadora Georgette Vidor, após o desastre com o ônibus que levava nossos meninos da ginástica olímpica para uma competição. O meu dia a dia, neste período, foi no Hospital Albert Einstein, ao lado de quem estava hospitalizado e familiares. Minha amizade com Roger Flores, e sua família, nasceu ali, pois a irmã de Roger era uma de nossas atletas. Enfim, há momentos em que a verborragia de nada vale. A omissão, pior ainda. Intenção se demonstra é com atitude. E, claro, partindo do presidente do clube.
3 – Para fechar este post, um pouco de humor e, refinado. No Maracanã, a torcida do Fluminense cutucou o rival Botafogo com sutileza e muito bom humor. Exemplo para todos que amam o futebol.
Kleber,
E se a postura do Landim e seus comandados for “estratégia”, digam para demitir logo esse estrategista… Além de todos os fatores por você mencionado (aos quais concordo), não se pode ignorar que isso tudo causou comoção social e midiática (que não ocorreria não fosse o Flamengo e essa briga com a Globo), o que por si só já influencia o Juiz que for julgar a causa.
E para quem acha que as seguidas matérias da globo não são motivadas pela disputa contratual, basta ver se nas outras tragédias houve tanta cobertura como está tendo com o caso do ninho… Inclusive agora começou a pipocar pedidos para saída do Landim (ou seja, se a Diretoria não cede à Globo, que se troque a Diretoria!)
Kleber,
Nosso Júnior ( Capacete ) foi fantástico no final do REDAÇÃO SPORTV de hj, Simplesmente falou tudo, +/- ISSO, ele não está a altura dos grandes Presidentes do Flamengo…..
SRN
Parabéns Presidente. Que o atual presidente já criticado quando na Petrobras por também não resolver os problemas dos moradores atingidos e que ele disse dias atrás não ter resolvido por não ter a caneta para decidir e ele afirmou que no caso atual a caneta era dele. Ser humano sem sensibilidade é extremamente maléfico. Ele devia se cercar de gente que pudesse ensinar-lhe alguma coisa e não apenas puxar o saco. O nome do clube foi jogado às traças. Os dias vão mostrar. Sobre o Fla x Flu creio que será um belo jogo e somos favoritos.
Acho q estou na contramão dos comentários e posicões da maioria , mas tirando a questão do Presidente Landim não colocar a cara p bater , pois acho q omissão não e legal o um Presidente de clube ,o resto eu estou do lado da diretoria no caso dos meninos do ninho , pois estão levando o problema c.interesses de mídia, e principalmente advogados . Flamengo quer e faz questão de pagar , mas advogados estão atravessando e não deixando o clube conversar direto com as famílias. E óbvio que os profissionais da área jurídica estão com os molhos voltados para grandes honorários e jogando a diretoria do Flamengo contra até mesmo sua torcida . As famílias q a conversa foi direta ,ficaram satisfeitass com o acordo . Alguém sabe me dizer se as indenizações para as famílias do caso da boate no sul ,já foram pagas ? Parece q não e tem 13 anos q aconteceu . Pois o Flamengo já fechou com 3 famílias e meio e se advogados deixarem fecha com o restante .
Lógico q não. Lá não tem nem condenados ainda. A sugestão lá era de pagar 225k para cada família q perdeu um ente. No caso Air France, a conta ficou em 400k inicialmente e depois foi reduzido para 250k. Em ambos os casos, ninguém recebeu nada antes, apenas após 10 anos pelo menos. Há ainda litígio de parte das famílias no caso Air France. Em 10 anos, tomada a morosidade do Judiciário, as famílias terão recebido 1,2 milhões, sem considerar a correção.
As famílias dos #nossos10, no caso.
É isso aí Sérgio, exatamente como eu penso , se o presidente botar a cara e coragem a possibilidade de acerto aumenta bastante. Não vejo a hora de isso terminar .
Kleber, entendo seu ponto, mas está claro que as famílias não querem aconchego. Elas querem dinheiro e isso ficou claro pelas palavras do Landim no programa Donos da Bola na TV Brasil.
E fato q apoio do clube tão somente não vai satisfazer os sedentos advogados. As ações ajuizadas estão na casa dose 6 a 9 milhões. O clube se opõe a pagar tais valores e em um Estado de Direito, quando há conflito, o Judiciário que resolve. Não há nada de anormal nisso! As famílias estão amparadas, recebendo R$10.000,00 mensais, de forma q não estão suportando o ônus temporal do processo, ou seja, enquanto nada se resolve, elas estão ganhando.
A morte destes meninos foi lamentável e não tem nada de diferente de outras tantas mortes ocorridas por graves equívocos. Neste Estado, toda semana policiais matam adolescentes inocentes. Como disse o amigo Diego, o Edmundo matou 3 na Lagoa e não pagou 1 real. Portanto, ao contrário do q muitos falam, a diretoria está fazendo o possível p/amenizar a perda e salvo aqueles que querem a volta da bananismo ou dar um golpe, não razão para a saída do Landim. E até absurdo alguém pensar isso em um regime democrático, sobretudo quando o autor da lambança não foi ele, já q seu nome não está na lista de pré-indiciados.
Eu gostaria muito que a vitimização excessiva terminasse. O fato foi lamentável mas desamparo não há e nunca houve. Isso é uma tese infeliz de alguns inescrupulosos que por motivos financeiros, políticos e pessoais querem denegrir o clube. Queria q me apontassem um episódio no Brasil em q o causador do dano paga 10k/mês para a vítima até o julgamento. Não há processo mas já há execução antecipada em valor nada desprezível!
Na verdade, estão usando o episódio politicamente para fragilizar a diretoria, forçando-a a anuir com propostas contrárias ao interesse do clube. E enquanto isso, há membros responsáveis pela tragédia dando declarações totalmente dispensáveis, para dizer o mínimo. Pena q grande parte da torcida sofra de tamanha limitação que não consiga diferenciar alhos de bugalhos. Acho q esta e a nossa grande tragédia, já q favorece e permite a manipulação midiática covarde. Acho que para falar em resolver tem que precificar. A sugestão é de pagar quanto? Essa é a discussão, tudo o q interessa, o resto é balela p/enganar bobo. Flamengo sempre! SRN.
Amigo Alexandre, você mora no mundo da ficção? O que você escreveu sim que é misturar alhos com bugalhos. As dez crianças estavam sob a guarda do Flamengo. Em que isso pode ser parecido com a morte de crianças por balas perdidas no Rio? Ou com a péssima comparação do atropelamento do Edmundo, que de fato precisa pagar, mas não tem absolutamente nada a ver.
Fico feliz em saber que nosso presidente e vários outros amigos aqui pensam como eu, que o Flamengo está passando vergonha com tal situação. E não somos apenas nós, já há movimentos de torcidas organizadas se unindo para cobrar uma solução do Landim.
É impressionante e falta de sensibilidade de alguns aqui, querem comparar a morte dos nossos dez com situações que em nada se parecem. NÃO HÁ JURISPRUDÊNCIA PARA O QUE OCORREU NO NINHO DO URUBU. Entendam isso, por favor. Advogado que vier aqui tentar contradizer isso não merece a carteira da OAB, pelo amor de Deus.
Diogo Ramos,
A citação ao caso do Edmundo, que fiz no tópico anterior, se referia ao fato de ser hipócrita ele estar cobrando uma solução do Flamengo (isso sem falar que ele ainda se coloca como vítima e perseguido). Não foi a efeito de comparação ao caso do Ninho do Urubu.
De fato o Alexandre têm razão, em termos de auxílio “pré-judicial” o Flamengo é um caso que deve ser destacado, não lembro de outros que ofertaram ajuda de custo mensal até a resolução do caso.
Sobre o restante de seu comentário, risível que um leigo (que sequer sabe o que é jurisprudência e sua aplicação no caso prático) tenha a petulância de dizer que “Advogado que vier aqui tentar contradizer isso não merece a carteira da OAB”…
Caro Diego,
Não respondi a você, e sim ao Alexandre, que misturou o Edmundo na história das crianças, junto com crianças mortas por bala perdida. Acho que você deve ser mais observador para não falar o que não deve.
Quanto ao último parágrafo de seu comentário: você me conhece? Sabe minha profissão? Sabe minha idade? Minha experiência de vida? Tenho certeza que não, o que, automaticamente, transforma sua observação em algo sem sentido. Não vou dizer risível, pois sou educado, equilibrado e respeito esse ambiente.
“Iura novit curia, juris et de jure” (se não entender o “juridiquês”, coloca no google…)
Eu não misturei nada, Diogo. Vc tá com dificuldade na leitura. Mencionei o caso do Edmundo para dizer q ao contrário dele e do Estado q mata crianças recorrentemente, o Flamengo não deixou q as famílias suportassem o ônus temporal do processo. Se vc é um brilhante advogado/jurista como sugeriu, vc deve saber q no Brasil, é bastante incômodo para quem tem o direito, mas precisa do processo de conhecimento para certificar os fatos, ter q suportar o longo tempo do processo. E isso o Flamengo assumiu de pronto e desde dezembro o juiz vascaíno q julgou a causa aumentou para 10k, no q eu acho q ele fez bem.
Eu nao usei a palavra jurisprudência, amigão! O que eu falei é algo que advogado nenhum digno de uma carteira da ordem pode desprezar: as famílias estão sendo amparadas e não sofrem com o ônus temporal do processo.
Ademais, qualquer tribunal fixa um precedente a partir de casos similares já ocorridos e no Brasil, há vários casos semelhantes.
Eu acho q o Flamengo tem q pagar um valor suficiente para q as famílias não tenham problemas financeiros e q possam cuidar dos irmãos dos meninos de forma digna e q eles tenham condições de progredir na vida pelo estudo.
O Flamengo não tem do q se envergonhar. As famílias estão amparadas, se quiserem médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfim, dispõe de toda a estrutura do clube. Basta solicitar!
O q a morte de uma criança favelada tem a ver com a morte de uma criança q estava aos cuidados do Flamengo? Tudo! Ou o Estado não tem o dever de proteger a criança? Basta ler a CF para ver q em ambos os casos há ilícitos praticados. As circunstâncias são diferentes mas eu, particularmente, acho a morte de uma criança na favela até mais trágico pq é recorrente. O problema é q muitos aqui tem indignação seletiva, motivada sei lá pq razões.
Pontos de vista e opiniões precisam ser ouvidos e respeitados mesmo que nem sempre concordemos com eles. Agora, se parece haver uma UNANIMIDADE com relação a tudo isso é a seguinte: esse fato arrastado está achincalhando e envergonhando o clube, o time (sim o time) e a todos nós torcedores rubro-negros! Além disso, me parece mais do que óbvio que o Flamengo ainda não pagou todas as famílias porque não quis! Seja por aconselhamento de seu Dpto. jurídico ou sei lá qual motivo. E isso é muito ruim aos olhos de todos. Na época do inicio das negociações ainda em 2019 foi noticiado que o MP sugeriu 5 milhões de reais por família (um total de 50 milhões). Esse montante por acaso é impagável para o clube? Não era, e hoje menos ainda… Infelizmente creio que esse drama ainda se arrastará por muito tempo e levará junto nossa paciência e respeito por essa diretoria que tantos acertos cometeu em 2019, uma pena… Fico imaginado lá atrásc(claro que sou meio Polyana mas…): MP sugere 5 milhões por família e o Flamengo oferece 6!!! Seriam aplaudidos e não xingados! SRN
Eduardo,
Na verdade o MP sugeriu a quantia de 2 milhões de reais, o que não foi aceito pelo Flamengo e nem pelos familiares – ao que consta nas matérias da época.
Esse valor de 5 milhões, pelo que também descrevem algumas matérias, teria sido o ponto inicial de conversa para alguns dos familiares, sendo que o clube oferecia algo próximo de 800 mil.
Ou seja, nem Flamengo e nem familiares chegaram a um valor médio/próximo, o que resulta nessa demora em resolver questão…
Concordo contigo mas o que leva a demora e tira a credibilidade dos “negociantes” é o simples fato de negociar… se foi sugerido ou pedido “X” deveria ter sido oferecido “X+1 milhão de reais e ponto final. Talvez seria ponto final mesmo! SRN
Claro! E tem mais, Diego, basta ver que o MP pediu o bloqueio de 120M. Se ele tivesse proposto o valor de 2M, o pedido teria sido de 20M + honorários e custas. Não chegaria nem perto do valor pleiteado. As famílias q entraram na justiça pediram de 6 a 9 milhões.
A globo gosta de jogar pedra na vidraça dos outros, mais segundo informações vem recorrendo até hoje , de um processo na 4ª turma do Superior Tribunal de Justiça(STJ) onde a mesma foi condenada a pagar R$ 50.000,00. O fato ocorreu em 1999 na gravação da série a muralha, fimalda no municipio de Alto Paraíso(GO), onde um figurante morreu. Isto a Globo não mostra, mas quando se trata do Flamengo , até o Faustão e a Fátima Bernardes exploram a dor alheia.
Mas é bom esclarecer que entendo que o Flamengo tem que resolver esta situação o mais rapidamente possível, já passou da hora.
Prezado Diego,
Entendo que não tem dinheiro que paga uma vida principalmente de uma criança. Pois eu sofri na própria pele, quando perdi uma filha na mesma idade destes meninos , Ela iria fazer 15 anos . Houve negligência médica. Na época fiquei muito revoltado com a negligência do médico, mas resolvi não ingressar na justiça para pedir indenização, pois se me pagassem 100 milhões não iria trazer a minha filha de volta. É complicado para um pai que perde um filho, é um pedaço da gente que vai embora, passam se anos e a dor continua.
“Meninos do Ninho”
Eu sinceramente estou carente de entendimento dos “por que?” , dessa campanha moral contra a instituição Flamengo? Não entendi ate agora!
Tivemos tragédias horrorosas nesse pais, dois aviões da TAM que caíram em 20 anos, um da GOL, duas barragens de Vale com milhares de vítimas, e pasmem a até a Sr.a Rede Globo respondeu processo na justiça por morte de figurante em suas instalações.
E em nenhuma destes casos não houve um clamor social, nacional por estas vítimas! Nem por parte da opinião pública, nem por parte de pressão em cima das companhias.
Mas no caso do Flamengo é diferente, teme-se a perfeita percepção que o clube seja a casa da mãe joana e que o patrimônio do clube não tem dono! Talvez seja exatamente esse o ponto meus amigos, que alguns desejem que o Flamengo seja uma eterna casa da mãe joana!
Quem sabe a Sr.a Rede Globo pudesse vir a público exatamente explicar como resolveu seu imbróglio? Afinal como dito no post anterior, IR PARA A FORCA COM O PESCOÇO DOS OUTROS É MOLE!
Saudações!
“Flamengo Casa da Mãe Joana”
Vamos simular a volta do clube ao seu status de Casa da Mãe Joana, como sempre o foi no passado.
1o. ponto, reconhece-se e cede-se a pressão de parte da mídia e parte da opinião pública nessa caso da Tragédia do Ninho e busca-se um acerto com os pais das vítimas a qualquer preço.
2o medida importante, cede-se logo nesse imbróglio com a Rede Globo e o Carioção aceitando-se as condições da Emissora.
3o. adota-se a mesma medidas para as transmissões das competições que o clube disputará esse ano, as Recopas, Copa do Brasil, Brasileirão etc…
4o. ponto, afrouxa-se tbm o gerenciamento do clube, afinal o clube sempre foi cabide de emprego de apadrinhados de figuras “notáveis” de seu quadro social.
Por fim e afinal, regride-se o clube ao que foi a era “Eduardo Bandeira de Melo”, me parece ser essa a questão fundamental dessas forças.
É esse o tipo de postura que alguns aqui do blog estão defendendo?
Saudações!
Sobre o ritmo de jogo, duas observações:
1) Hoje, segunda-feira, faz 2 semanas que o Flamengo principal voltou das férias. Não estão nem na pré-temporada física ainda, quanto mais na técnica.
2) Como disse o Mister, o estadual é composto de amistosos que valem 3 pontos.
E mais, se for para escolher, prefiro o título e força máximo no domingo diante do Atlético-PR do que vencer o Fluminense. Só em prêmios, a Supercopa dá R$ 5 milhões.
Respeito a dor dos familiares, trajédia maior para estas pessoas , a perda de um filho deixara um vazio e um sofrimento ate o fim da vida dessas pessoas. Nunca vai amenizar nem passar a dor. Nenhum ser humano deveria passar por isso. Mas eu teria muita vergonha se lutasse para enriquecer as custas da perda de um filho. Seria um dinheiro com sangue pra mim. Lutaria pela justiça e pela responsabilização dos culpados ( se é que houve) e consequentemente punição. Mas pegar um dinheiro de sacrifício não me parece correto. O maior premio para estas famílias seria ter os filhos de volta, mas isso nunca irá acontecer, infelizmente, não neste mundo pelo menos. O dinheiro jamais trará a felicidade de volta , o sorriso, a paz a essas famílias. Que Deus as conforte ate dia final e que sabe terão o retorno a seus filhos.
Realmente, André, ninguém deveria tentar enriquecer às custas de uma dor dessas. Mas está acontecendo. De qq forma, o Flamengo deve zelar pelas famílias, dando a elas uma condição financeira razoável e condições para criarem seus outros filhos. Mas o Flamengo não tem dever de fazer ninguém milionário por isso. Se estivéssemos nos EUA, Tvz, mas aqui não funciona assim. Aliás, se estivéssemos lá, já se teria enjaulado os responsáveis pela tragédia, q continuam soltos e alguns, dando declarações q beiram o cinismo.
Concordo muito com o que foi colocado pelo nosso amigo Alexandre. O clube vem fazendo a sua parte nesse triste e pior evento da sua história. Gostaria de saber qual é a sugestão plausível pra esse caso. Escuto muitos falarem que o clube tem que ir lá e resolver o problema. Resolver o problema para muitos seria pagar os valores das indenizações. Vamos pagar os valores que estão sendo solicitados pelos advogados das famílias? Se a jurisprudência fala em 400 mil e as família orientaras pelos seus advogados estao pedindo 6 a 9 milhões, faz o que? Paga? Qualquer empresa, qualquer pessoa que tivesse no polo passivo iria negociar os valores. Concordo que não somos empresa e que o caso não possa ser exatamente considerado como o caso de cia aérea/boate kiss, etc… mas o que os advogados dessas famílias estão pedindo são valores totalmente fora da realidade. Uma das advogadas é aquela famosa que defendeu o Ronaldinho Gaúcho contra o Flamengo e que falou que a torcida do Flamengo poderia preparar o lenço pois iriam ganhar uma alta indenização contra o clube. Todos parecem esquecer como atuam os advogados nessas situações. Infelizmente esses assuntos nos machucam como flamenguistas, mas temos que confiar mais nos que estão à frente do Flamengo e estão conduzindo esse assunto que é de extrema complexidade. Se o assunto fosse simples tenho certeza que já teria sido resolvido pelas pessoas que lá estão. Temos que separar também o sensacionalismo que estão tentando criar contra o Flamengo nesse assunto, algumas famílias estão sendo orientadas pelos advogados a darem determinadas declarações para que se crie um ambiente/histórico de notícias negativas demonstrando que o Flamengo não está dando amparo para as famílias e juntar aos autos posteriormente contra o Flamengo, além de criarem notícias negativas e aumentarem a pressão da mídia contra o Clube para pagarem os valores que estão sendo requisitados.
Uma coisa que não estão falando muito mas que seria muito mais importante nesse caso do que uma indenização é de se investigar e determinar quem foram os culpados por essa negligência e de que sejam punidos pela justiça.
Igor: simples, claro, objetivo e preciso. Concordo com vc.
Onde assino Nino
Caro Kléber e amigos!
O seu texto ficou muito bem feito, aliás, são de costumes.
Nos comentários dos amigos acima, todos com suas razões, suas convicções e lógico, suas revoltas.
Temos vários casos no Brasil piores e sem essa tremenda proporção. Isso é fato.
Mas, o que existe de errado lá não deve ser exemplo aqui, independentemente das fatalidades. No Flamengo as emoções são do seu tamanho. Vai existir a mídia, as cobranças e as críticas.
Não sei o que é justo da parte das famílias ou do clube.
A única coisa que desejo é que o nosso presidente resolva logo. A demora no caso é uma inimiga.
Que Deus Abençoe pela PAZ entre FAMÍLIAS e o clube. É o mínimo que essas dez almas merecem.
SRN
Sensacional Chico !!!!!
Falando do jogo, acho q o pouco tempo de preparação pesa, mas o Flamengo ganha os 2 jogos. Temos jogadores decisivos e isso faz a diferença na hora H.
PS: Se o FluminenC jogar a bolinha q jogou contra o sub20, toma um balaio.
https://blogdomaurocezar.blogosfera.uol.com.br/2020/02/10/morte-no-ct-defensoria-publica-rebate-argumentos-de-dirigentes-do-flamengo/
se dicute muito, mas poucos sabem. Vai uma dica importante na materia do Mauro Cesar…li diversas vezes sobre jurisprudencia aqui nos comentarios e o Diego corretamente discordou e eu tambem, mas insistem. LEIAM está bem claro.
Obrigado pelo reforço, Gustavo, mas quem citou não haver jurisprudência fui eu, Diogo, o Diego é que rebateu essa afirmação. Os nomes são parecidos, os raciocínios não, mas é fácil confundir.
Destaco abaixo partes da entrevista com a Defensora Pública que se referem à JURISPRUDÊNCIA:
“- Acho um tanto absurdo falar em “jurisprudência”, afinal, não se tem notícia de caso parecidos (adolescentes mortos em incêndio dentro de CT de clube). Mas na área jurídica funciona assim, casos anteriores nas quais pessoas perderem a vida em acidentes etc são utilizados como referência, certo?
– Casos anteriores são usados como referência desde que tenham características comuns. Entre essas características que se deve levar em conta estão a capacidade financeira de quem causou o dano, a expectativa de vida e de sucesso profissional da vítima, o grau de culpa da empresa etc. No caso do incêndio do Flamengo, não há casos anteriores com esses parâmetros que se possa levar em conta.”
” – Diante desse cenário, o que o Flamengo oferece é igual, maior ou menor do que valores normalmente pagos pelas empresas e instituições onde ocorreram tragédias que geraram perda de vidas?
– Não há um caso semelhante ou sequer parecido que se possa usar como parâmetro. Não se pode, por exemplo, comparar o caso com o incêndio da boate Kiss, como pretende o clube.”
A defensora comete vários equívocos. Não sei se dela ou se do jornalista, mas vamos a alguns deles:
1-Ao alegar q não há caso parecido, ela parece desconhecer o conceito de ratio decidendi. Ainda q as circunstâncias não sejam idênticas, o raciocínio jurídico a orientar a solução do caso e a mesma. No Brasil, advogados tem dificuldade p/entender essa lógica pq estão habituados ao copia e cola de ementas, ao puro silogismo.Ja os americanos fazem isso o tempo todo, inclusive nos casos de ações coletivas. Há vasta literatura sobre o assunto, basta procurar. Assim sendo, ainda q não haja episódios de meninos queimados em CT’s, há episódios de meninos queimados e mortos em centros de custódia, em boates, etc… Construir uma solução jurídica para um caso não exige as mesmas hipóteses, deve haver apenas similaridade fática. Então qual é a ratio a orientar o caso? E simples. O clube deve compensar a família de forma tal que ela não precise se preocupar com $ para criar os outros filhos, garantindo a estes a oportunidade de estudar. Além disso, o clube deveria arcar com os custos de plano de saúde da familia. Isso não significa q o clube tenha q pagar de 6 a 9 milhões.
2-A defensora fala da teoria da perda de uma chance. Em apertada e grosseira síntese, esta teoria diz q aquele que impede alguém de obter um resultado com certa probabilidade, deve arcar com tal responsabilidade. Assim, um elemento fundamental e a probabilidade. E certo q ao pedir entre 6 e 9 milhões em juízo, o q se está considerando e q o menino seria craque ( alguém lembra do Erick Flores, do Adrian, do Paulo Sérgio?). A evidência empírica mostra q isso não é verdade. A defensora esqueceu de computar a probabilidade de q eles virassem craques, o q configura um erro teórico grave. Além disso, por não ser da bola, a ilustre defensora parece ter feito conta apenas com salários de times grandes. Uma conversa com o Alfredo Sampaio ia ajudá-la a entender a dura realidade da maioria dos jogadores.
3-A defensora parece ter se esquecido q os advogados se submetem ao Código de ética da OAB. Busquem na internet! Em seu art.2, VIII, “e” veda-se o entendimento direto com a parte adversa sem consentimento do advogado q patrocina a causa. Assim, ou estamos diante de um desconhecimento absurdo ( alguém aqui falou sobre condições para ter a carteira da OAB?) ou de má fé em sentido real e concreto. O q os advogados do Flamengo dizem e a realidade. Eles não podem falar com as famílias diretamente ou seriam acusados de abuso processual, o q prejudicaria o clube e poderia acarretar punições para eles junto a OAB.
4-A defensora diz ainda q a situação financeira do Flamengo era diferente em 2019 do q e hoje. Não dá para exigir leitura de balanço financeiro dela, mas qq recém-graduado sabe q isso é uma falácia. A situação a época já era tão boa quanto hoje. A negativa do juiz estava relacionada ao despropósito do pleito.
5-Finalmente, a defensora diz q o clube não quer negociar pq estabeleceu um limite. Isso é direito de todos e ela parece desconhecer as regras em um Estado de Direito. Quando há controvérsias, cabe ao Judiciário dirimi-las. O importante é q o Flamengo não deixa ninguém pastando, afinal são 10k/mês, o q impede as famílias de arcarem sozinhas com o ônus do tempo processual.
Mas o mais estarrecedor nisso e ver que:
A- A preocupação é so com $ vivo. Ngn pensa no estudo dos irmãos.
B- Nenhuma família fala em responsabilizar os culpados. A preocupação é o maldito dinheiro. Saber pq aquilo aconteceu, impedir q venha a acontecer no futuro e engaiolar os responsáveis não é prioridade. Aliás, não é falado. Ngn toca nesse assunto. A abordagem parece diferente de outros casos de grande comoção quando a família quer justiça. Isso é algo q me incomoda.
Conclusão: O clube tem responsabilidade e vai arcar com ela. Já está arcando. Esperemos o Judiciário apurar. E assim q funciona em um Estado de Direito. Ngn e obrigado a ceder, em regra, a pretensão alheia. As famílias estão cuidadas e qq pleito razoável será prontamente atendido. E aos verdadeiros flamenguistas, peço cuidado. Há muita desinformação, tvz até má fé.
Flamengo sempre. SRN.
Perdão amigo Diogo pelo erro que cometi ao citar o outro colega e não você. Realmente seu posicionamento é o mesmo meu. Abs
Valeu Gustavo!
Forte abraço e SRN!
Discutir valores é justo. Mas infelizmente, Quando se tem muito dinheiro em jogo, a maioria esquece os valores éticos e humanos.
Mas nesse caso o que irrita é a arrogância, vaidade e insensibilidade com que a diretoria do Flamengo trata o ocorrido. Pena que não estamos num país sério, caso contrario, alguns dos nossos dirigente iriam conhecer bem o Bangu…..I, II, III, etc; Claro teriam a companhia dos fiscais corruptos da Prefeitura e Bombeiros…
Pior que errar é insistir no erro !
Amigos,
Por favor, acordem!!!
O clube está exposto pela brutal falta de quem assumisse, com amor e humildade, a responsabilidade óbvia da instituição. E, que não deixasse este tema se arrastar por tanto tempo e, desta forma, jogando a imagem do Flamengo na lama.
Ao invés de reciclarem e terem um mínimo de humildade, emitem nota oficial espinafrando o Faustão.
Tomem vergonha na cara. Admitam o erro da falta de humanidade e carinho e deem fim a este sofrimento.
Basta!!!!!!!!!
Passou do ponto!!!!!!!
Kleber, queria ouvir de vc a solução. Já q só se fala em dinheiro e as ações ajuizadas exibem tal pretensão, quanto se deve pagar? 5,9, 20, 100 milhões por família?
Acho q um telefonema seu para o Landim poderia resolver a questão, pelo seu prestígio e poder de convencimento.
Na verdade, o q o Faustão fez foi seguir as orientações do seu empregador e tentar macular o clube q contrariou seus interesses. Nada mais além disso. E acho q o clube fez bem em se defender. Estão querendo fazer do Flamengo a Geni. Isso não vai acontecer.
Mas, insisto, eu gostaria de ouvir uma solução concreta. Que uma solução rápida é necessária, todos sabem, é uma obviedade. Mas a questão é grana. Paga-se quanto?
PS: Amaral Love Pitbull ganhou 500k na justiça. EBM deixou mais uma pembinha.
BOMBA ! ! !
O vice de finanças do Flamengo Wallim Vasconcellos entregou o cargo na noite de segunda-feira e não faz mais parte da diretoria rubro-negra. A informação foi dada primeiro pelo jornalista Mauro Cezar em seu blog.
Internamente, Wallim não aprovava algumas das decisões da atual diretoria.
# RESTA SABER O QUE WALLIM NÃO APROVA !
Wallim vai fazer o que fez com Bandeira. Ele é o mais preparado, mais bem relacionado e acha não ter poder, mesmo sendo o mentor da chapa vencedora. Wallim vai levar com ele alguns integrantes da atual administração e agirá nos bastidores. Será candidato e não mais indicará.
Esse Wallim deveria ser banido de se envolver na política do clube. Tudo que ele começa não termina.
Alexandre, amigo,
Você não acha que se o nosso presidente fosse um bom ouvinte, este problema já não teria sido resolvido?
Forte abraço.
Meu caro Presidente, realmente já poderia estar resolvido. Mas, a pergunta do Alexandre, continua: se a “pena” se resume em dinheiro, por quanto? O que pedirem? O que é justo? E o que seria justo? SRN
Kleber,
Wallim foi o primeiro, quem será o próximo a renunciar……. #FORALANDIM…….
SRN
Já gostei do Luxemburgo, mas desde que saiu do flamengo ,vive falando besteiras ,agora falando do Emelec que foi prejudicado , que inveja do Jesus , que cara babaca , nem parece que é flamenguista !
Kleber e amigos, até quando o nome do Flamengo vai ser colocado na vala mais baixa ? Não me venham com essa história da Globo fazendo campanha. Por favor sejamos um pouco mais inteligentes. A causa de tudo que ocorre tem no presidente, sim com letra minúscula, fantoche de uma iminência parda e nociva, seu principal responsável.
E tome porrada.
De quem foi a brilhante ideia da missa particular ? E da barracão dos familiares no ninho?
Amigos esses caras são mandatários e não donos do Flamengo. Somos uma instituição centenária , construída por esforços de homens abnegados que não pode ser maculada por uma cambada de executivos que pensam que o clube é uma empresa.
Mais, é muito fácil gerir um clube com 700 milhões de receitas , muitas delas resultado da paixão oriunda da nossa história de clube do povo.
Está mais que na hora de dar um basta nessa situação. Cansei de me sentir envergonhado com isso tudo.
So eu que achei totalmente fora de contexto o Faustão no programa dele do nada vir querer esculhambar a atual diretoria? E ainda por cima praticamente convocando uma manifestação da torcida para ir protestar contra a Diretoria? Pegaram um programa de grande audiência e de grande alcance no Brasil todo para fazerem esse discurso. Totalmente direcionado e com fins comerciais. A que ponto chegamos, estamos aplaudindo Faustão. Quem não assistiu sugiro ir no YouTube. Outro dia foi a Fátima Bernardes. No sábado, de dez matérias no globo.com sobre o Flamengo 9 eram pra falar de coisas negativas e apenas 1 pra falar do jogo. Não lembro de tanta repercussão e cobertura da rede Globo quando outras tragédias (e de proporções bem maiores) completaram 1 ano.
Não sejam bobos, temos que separar as coisas. Estamos nos deixando levar por esse clima que a Globo está tentando criar. e jogar a torcida contra a Diretoria. Estão tentando criar uma imagem ruim e com isso o Flamengo sofrer com os patrocinadores e ser forçada a aceitar os atuais termos oferecidos pela Globo, assim como a emissora está sofrendo pressão pois não está podendo passar os jogos das finais do campeonato que ela comprou os direitos.
Os dirigentes que eram gênios até 1 mês atrás agora são os mais incompetentes possíveis? Nem lá, nem cá.
Posso concordar que a Diretoria deveria melhorar a sua forma de comunicação, se expor mais, ser mais transparentes nas tentativas de buscas as famílias, mas esse clima que estão tentando criar pra simplesmente tentar desestabilizar o Flamengo não concordo.
Não tem bobo nessa briga, acordem!!
Amigo Igor,
Segue nesse link uma reportagem da Globo, DE VINTE DOIS MINUTOS DE DURAÇÃO, exibida no dia 26 de janeiro de 2014, quando o incêndio da Boate Kiss completou um ano: https://globosatplay.globo.com/globonews/v/3104495/
———
Abaixo uma reportagem, no JORNAL NACIONAL, de dois minutos (uma eternidade nesse jornal), sobre os DOIS ANOS do incêndio na boate Kiss.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/01/incendio-que-matou-242-pessoas-na-boate-kiss-completa-dois-anos.html
——–
Creio que sua afirmação: “Não lembro de tanta repercussão e cobertura da rede Globo quando outras tragédias (e de proporções bem maiores) completaram 1 ano.”, foi por água abaixo.
Não olhemos apenas para nossos umbigos.
Amigo Diogo,
Minha afirmação não foi feliz nessa comparação, mas ainda sim acredito que estamos no meio de uma briga comercial com a maior rede de TV desse país e que estão aproveitando esse caso para criarem uma pressão sobre o Flamengo para fins comerciais.
Abs e SRN
Caro Igor,
Entendo perfeitamente seu sentimento, é difícil ver a nossa maior paixão passando por essa situação, mas tendemos a nos achar perseguidos, quando em minha opinião a imprensa está apenas fazendo o papel dela. Assim como fez nesses exemplos que mostrei acima da Boate Kiss. E inúmeros torcedores também tem um sentimento parecido, de achar que a diretoria vem se portando mal.
Nesses momentos, é importante deixar a paixão de lado e pensar com a razão.
Forte abraço e SRN!
Blog do Mauro Cezar Pereira que foi quem trouxe a informação primeiramente
“A saída de um dos nomes mais importantes da chapa que venceu as eleições de 2018 reflete a silencionsa insatisfação de parte dos dirigentes com a forma como o clube vem sendo gerido.
O poder está centralizado. As principais decisões no Flamego costumam ser tomadas por um trio. Ele é formado por Landim, pelo vice de relações externas, Luiz Eduardo Baptista, o BAP; e Gustavo Oliveira, vice de comunicação e marketing. Nas questões referentes ao incêndio do Ninho do Urubu, a eles se juntam o vice geral e jurídico, Rodrigo Dunshee, e o CEO, Reinaldo Belotti. Muitos vices sequer foram ouvidos em momentos importantes nos últimos 12 meses
Além disso, como o blog informou em 2 de janeiro existem diferentes correntes políticas entre os integrantes do conselho do futebol. A turbulência política tão característica em diversas gestões no Flamengo resiste.”
Seja qual for o motivo (não fazer parte do núcleo duro, insatisfação com o posicionamento da Diretoria em relação à tragédia do Ninho etc), é uma demonstração de quebra de harmonia e de que as coisas estão desandando. Péssimo sinal, principalmente quando de um lado se vive um período quase perfeito no futebol e de outro uma profunda crise externa com relação à tragédia do Ninho. Certamente trará efeitos negativos para o Clube.
Algo semelhante ocorreu na administração anterior com a cisão EBM x Wallin/Bap. Parece que no Flamengo a sina continua sendo perder para ele mesmo. Pena!