No excelente “Redação SporTV”, o super boa praça e polêmico (por isso é bom) jornalista Aydano André Motta, afirmou que Gabigol, em se tratando de Flamengo, já é mais do que, Adriano, Bebeto e Romário.
O tempo foi passando e, como sou bom ouvinte, já não decido nada no rompante, principalmente quando algo é colocado por alguém interessante, o que é o caso.
Pensei bem e observei algumas inteligentes artimanhas de Aydano para fazer polêmica afirmativa. Reparem que, em momento algum, disse ele que Gabigol é melhor do que Romário, Bebeto ou Adriano. O que apostou foi que Gabigol, PARA O FLAMENGO, JÁ É MAIS do que Bebeto, Adriano e Romário.
Portanto, ouvindo com clareza e, tentando chegar na cabeça inteligente e sútil do jornalista, não há, no mínimo que seja, como deixar de admitir que a colocação possa ser absolutamente pertinente, afinal, não se ganha um Campeonato Brasileiro passeando na pista como ocorreu com o Flamengo no ano passado e, mais ainda, uma final de Libertadores com dois gols de Gabigol.
A idolatria que a garotada nutre por Gabigol também foi mencionada e, realmente, esta empatia é algo espantoso.
A maneira como Aydano levantou o tema foi tão interessante que, após pensar muito, só me resta aplaudir.
Por favor, que ninguém entenda que na minha opinião Gabigol seja melhor do que Romário, Bebeto e Adriano. Não é!!!
E, embora sem procuração do Aydano, tenho a certeza de que pensa como eu.
Agora, da maneira como o tema foi proposto, não há como não refletir. E, muito!
Kleber , na minha opinião ele fez a colocação de importância do Gabigol sobre os demais ídolos , e concordo com ele , já que apesar dos jogadores citados serem ídolos da Nação , nao tiveram a mesma importância nos títulos e gols pelo Mengao , já que os 2 gols contra o River numa decisão de Libertadores tem um peso enorme na história . Sendo assim, o Nunes pelos 2 gols no Mundial e por sido artilheiro das decisoes possa realmente ter mais importância , mesmo assim acho q em carisma Gabigol ganha !
Pra mim que tenho 40 anos é o maior ídolo pq nunca gostei do Zico, questão de gosto não vou com cara dele, pra mim o Gabriel ja esta na história do flamengo, pra mim o maior idolo da história clube. SOU RUBRO NEGRO DOENTE. MEU FILHO SE CHAMA ADRIANO EM HOMENAGEM AO IMPERADOR.
Exodo no Ninho do Urubu Rei ?
Tem me chamado a atenção às notícias quase DIARIAS de saída de GAROTOS do NINHO. Somente para o Corinthians foram 2 TALENTOS recentemente.
Vale lembrar que nos últimos 5 anos o Flamengo ganhou quase MEIO BILHAO com vendas de jogadores de nossa base.
Me parece que os Garotos do Ninho estão ficando desesperancosos de atuar no time principal, ou seja, de se PROFISSIONALIZAREM E SE DESTACAREM no Flamengo.
Esse movimento não deveria estar sendo de ENTRADA de NOVOS talentos para base ?
Acredito que esse deve ser um tema que merece ATENCAO DE TODOS desde a DIRETORIA, passando pelo técnico e TORCEDORES.
Se a base não joga não se valoriza e se não valoriza ?
Presidente, evidente que como jogador todos eles foram melhores do que Gabigol. Entre todos, a grande paixão é o Adriano. Mas não tenho duvida que o Gabigol é sim o maior idolo mesmo estando há pouco tempo no clube. Ele tem a empatia com a torcida, parece ser um menino da base e sabe como ninguem vender “seu peixe”, virou um marqueteiro de primeira. Vou afirmar algo que todos duvidam: continuando assim, maior que ele no clube só o Zico , porque com o Zico a torcida do Flamengo tem amor, carinho, respeito e gratidão. E ele como ninguem, honrou, dignificou, brilhou, ama o Flamengo. Zico é um caso de amor. Adriano é paixão.
Concordo em com o que foi colocado na reportagem e coloco na seguinte ordem os 4 destacados na reportagem:
1-Gabigol
2-Adriano
3-Bebeto
4-Romario
Nessa ordem sobre os 4 mencionados.
Talvez entre os 4 citados , Gabigooollllss seja o pior tecnicamente , porem 2 gols na final da libertadores o coloca na galeria dos imortais rubro negro.
Para a historia, gabigol sempre sera mais que adriano, bebeto e romario.
E até fazer 2 gols na final de um mundial abaixo do.nunes.
Mas muito bem colocado, presidente…entendemos perfeitamente.
Falar em garoto da base sair , tenho 2 questões neste assunto . Primeiro e que não a lugar para todos os garotos q jogam na base , pois a concorrência e enorme , ainda mais agora que o clube virou uma vitrine . Segundo e o próprio Mister que prefere um time pronto para ganhar as competições e não e tem muita paciência com garotos aprendiz , lembram como xingava o Reinier ? Com este ainda tinha um pouco de paciência pelo talento !
Com certeza o gabigol. Aliás alguém conhece algum jogador no mundo que venceu o brasileiro e foi artilheiro, venceu a libertadores e foi artilheiro no mesmo ano?
Sim, Trivilim. Um tal de Zico…
🙂
SRN7
Eu tendo a concordar com o Aydano, mas essa comparação tem muitas sutilezas – e estamos falando de jogadores com um legado impressionante. São jogadores de Copas do Mundo. Bebeto e Romário fizeram uma dupla memorável, reconhecidos no mundo inteiro. Adriano virou imperador, um dos atacantes mais fortes e celebrados na Europa de todos os tempos. Sabemos da biografia desses 3 gênios do futebol, que vestiram vermelho e preto…
Mas o que foram esses jogadores para o Flamengo (números como jogadores profissionais)…
Bebeto: 6 anos vestindo o manto, 306 jogos, 161 gols.
Romário: 3 anos vestindo o manto, 221 jogos, 204 gols.
Adriano: 2 anos vestindo o manto, 81 jogos, 43 gols.
Gabigol: 1 ano vestindo o manto, 68 jogos, 53 gols.
É uma bela disputa. Todos foram muito ídolos da nação. Bebeto e Romário saíram de forma traumática do clube. Adriano é cria da base, muito identificado com a torcida. O Gabigol resgatou o sentimento de idolatria, resgatou o amor próprio dos rubronegros depois de muitos anos.
Pensando dos anos 80 para cá, nós tivemos outros ídolos jogando nessa mesma posição, com muito menos capacidade técnica que esses 4, mas que foram (e são) muito queridos pela magnética: Nunes, Obina, Gaucho e Hernane Brocador. Esses estão em um outro patamar, mas é importante registrar que pra ser ídolo da nação, não precisa ser craque: precisa é ser Flamengo de verdade.
Acho difícil comparar, principalmente porque o Gabigol está no começo da sua jornada no Flamengo. Em seu primeiro ano, ele conquistou praticamente tudo que disputou. Está em lua de mel com a torcida e definitivamente já tem feitos históricos pelo Flamengo, muito maiores do que seu time formador, o Santos (onde jogou por quatro anos como profissional).
SRN7
Boa Marcello, tentei fazer algo parecido. Mas ainda bem que melhoraste minha estatística.
Só faltou o número de títulos que cada um conquistou. Mas Gabigol tá disparado na frente.
O aproveitamento do Romário tabém é melhor. Era difícil ele perder os gols que o Gabigol perde.
Mas pelo que entendi o jornalista analisou a importãncia do jogador para o time em determinado momento. Aí o Gabigol tá sobrando.
Helder, é isso aí.
Acho que tem mais uma questão…
O Adriano (junto com o Pet), levou o time nas costas no título de 2009. Romário jogou num Flamengo com elenco muito ruim (tirando talvez 1995) e não foi campeão de quase nada. Bebeto jogava muita bola foi o sucessor do Nunes no título de 87, vencedor, sempre foi jogador de Seleção Brasileira (assim como os outros dois).
O Gabigol é fantástico, mas esses feitos dele foram atingidos com um time impressionante – muito acima dos adversários. Acho que ele tem uma bela estrada a percorrer, mas já é um ídolo imortal (em menos tempo) no mesmo nível que os outros citados.
Abraço!
SRN7
Marcello,
A questão da qualidade do time, de fato, deve ser observada… O Romário não teve grandes times no Flamengo, quando o teve no Vasco ganhou Brasileiro e Mercosul (que era uma competição forte), além de ter feito um ano de 2000 surreal com 73 gols na temporada.
O meu amor pelo Flamengo de fato é muito forte, pois comecei a acompanhar futebol em 1995 e quando criança vi o Vasco com super times (e o Romário) ganhando quase tudo entre 1997 e 2001… Minha primeira decepção foi o gol de barriga do Renight, e a primeira ida ao Maracanã na final da Copa do Brasil de 1997 – que perdemos. kkkk
Kleber e amigos , com relação a importância no Flamengo :
Gabigol, Adriano , Bebeto e Romário.
Agora, nada foi mais relevante é impactante que a contratação do Romário em 95. Contratamos o melhor do mundo. Somente isso.
Saudações
Bom ponto Octávio!
O Romário chegou no Flamengo como o melhor jogador do mundo, vindo do poderoso Barcelona. Não dá pra comparar com o Gabigol, que veio de refugo da Inter de Milão. O Romário era gigante. Apesar de muitos gols vestindo rubro-negro, foram pouquíssimas conquistas.
O Adriano também, quando voltou para o Flamengo, era provavelmente o melhor centroavante do mundo. Craque, ultra identificado com o clube. Uma história de amor. Fez um ano brilhante, ganhamos o Brasileiro, depois de uma fila de 17 anos.
Em termos de resultados (títulos), realmente o Gabigol já entregou mais que esses dois juntos.
Em termos de idolatria, o Adriano foi FEITO na gávea – e isso tem um peso enorme em termos de identificação. O Romário era o melhor jogador do mundo e a torcida surtou com a volta de um craque no auge da forma. Foi bem mais do que seria se o Neymar viesse hoje para o Flamengo.
Nossa…que comparação mais difícil…
SRN7
Os números do Gabigol impressionam, 53 Gols. Mas se Romário jogasse nesse time atual já teria o triplo desse número.
Adriano – 46 gols – 94 jogos // Bebeto – 151 gols – 307 jogos // Romário – 204 gols – 240 jogos // Gabigol – 53 gols – 68 jogos
Pesquisa meia boca. Falta aí o número de temporadas disputadas e outras estatísticas que ajudariam a fazer uma análise mais criteriosa.
Não podemos ignorar que o Flamengo montou um supertime. Fomos praticamente a seleção do Brasileirão. No Santos Gabigol fez muitos gols, mas o time não conquistou títulos, e quer queira quer não, é o que coloca o jogador na história do clube.
Nesse quesito Gabigol tá sobrando na turma.
Mantendo o atual ritmo, difícil, mas não impossível, até Romário ficará para trás em número de gols. E sabe-se lá quantos títulos ele ainda vai conquistar.
Tem como questionar a colocação do nobre jornalista aí em questão, caro Kleber?
Helder, amigo,
A meu conceito, tudo que o nosso Aydano André Mota colocou, é pertinente. O que vai ocorrer na frente, só Deus sabe.. .
Forte abraço.
Prezados,
Concordo com o jornalista, considero o Gabriel o maior dos citados PARA O FLAMENGO… Campeão e artilheiro da Libertadores é para poucos!!! E olha que considero o Romário o melhor que vi jogar (não vi Zico).
O interessante é que após a decisão da Recopa eu comentei aqui que SE caso o Gabigol continue nesse ritmo, se transformará no segundo maior ídolo da história do Flamengo… Basta imaginar mais uma Libertadores e uns 2 brasileiros, com ele artilheiro.
Diego, uma pena nao ter visto o Zico jogar.
Mas afirmo com extrema convicçao, Zico e Messi, a.diferença que um é canhoto e o outro destro.
Zico era tao genial que jogou os 3 ultimos anos no Flamengo somente com uma perna e ainda foi campeao brasileiro.
Tudo que o messi faz,.Zico fazia com a mesma maestria.
Conduçao de bola, dribles, faltas, gols fantasticos.
Messi é o cara que mais se aproximou de Zico. Para te dar uma comparaçao bem aproximada.
Pertinente a colocação e concordo plenamente com vcs, Aydano e Kleber.
Digo mais, em se tratando de títulos, idolatria e Flamengo, talvez Romário fique em último desses 4, mas não deixo de ficar pensativo e saudoso, imaginando o Baixinho nesse ataque atual. Seria barbada…
Concordo em parte com a colocação do Aydano. Mas é importante ressaltar que os números de gols Romário e Bebeto são altos. De Adriano, não. Além disso, há a questão não quantitativa: a idolatria em sintonia com a identidade.
Adriano talvez tenha esfregado na nossa cara que tínhamos que cantar “favela” com orgulho, coisa que não fazíamos até então em massa. 2009 e essa identificação que ele nos trouxe o coloca pra sempre como um ídolo, e embaixador do orgulho de sermos Flamengo: ricos ou pobres.
Romário foi o ídolo pelos seus gols e pela identidade que nos trouxe de melhor jogador do mundo no maior (e melhor, ainda que não fosse) time do mundo e de sua arrogância pessoal “casar” com a nossa arrogância de ser rubro-negro. Ganhou 3 Estaduais (qdo ainda eram valorizados), Mercosul, Copa dos Campeões e a (hoje em dia mais falada e valorizada) Copa Ouro.
Bebeto foi o ídolo de gols decisivos e por ser o sucessor técnico de Zico, mas hoje em dia não vejo mais idolatria a ele, por conta de sua saída em 1989, onde dizem que quis ganhar mais que Zico, quando o Flamengo negou ele ficou chateado e o Eurico foi na FERJ e depositou o valor da cláusula para a transferência após o fim do contrato (tempos de passe). Chorão traidor… logo em 89 foi campeão brasileiro com o Vasco. Mesmo com seu retorno no segundo semestre de 96 (obra do nosso KL, que poderia até falar mais a respeito… pena que o Romário logo foi para o Valência, sem repetirem a dupla do tetra), não foi perdoado pela maioria dos rubro-negros. Em 97, foi para o Botafogo… Campeão carioca 86 e Brasileiro 87 pelo Flamengo.
Gabigol tem esse desfile de títulos e gols em poucos jogos, mas sua idolatria (ainda em construção) tem a ver também com a marra rubro-negra (mas diferente da arrogância de Romário), sua garra e sua grande identificação com as crianças.
Dos 4, se a memória não me falha, é o que mais se identificou com as crianças.
Enfim, a meu ver, hoje em termos de idolatria, títulos e gols, dito tudo que analisei, coloco nessa ordem:
1 Romário
2 Gabigol
3 Adriano
4 Bebeto
Sendo que o Gabigol tem tudo pra passar o Romário já nesse ano com mais títulos e idolatria.
Dois Gols na final de libertadores, artilheiro da competição, artilheiro e campeão Brasileiro !!! Em termos de importãncia acho que o Romário não chega nem perto !!!
Excelente assunto Kleber….. e vou dar meu depoimento.
Tenho 44 anos, e meu primeiro jogo no Maracanã foi aos 10 anos, em 1986. Portanto vi muito pouco a geração de ouro. Assisti sim pela tv, mas no Maracanã, não. Foram poucos jogos.
Para a minha geração Zico virou Deus muito mais pelo que os mais antigos contavam, do que propriamente a minha geração possa ter vivido e experimentado.
Depois do Zico tivemos ídolos, mas nunca numa escala sequer parecida na mesma grandeza.
Tivemos Júnior capacete em 92, Gaúcho, Athirson, Pet, Adriano….etc
Meu avô pro exemplo era apaixonado por Leônidas e Evaristo de Macedo.
Segundo o ele, Zico não limparia nem as chuteiras desses jogador. Logo, e seguindo essa linha de raciocínio, idolatria é, e sempre será, cíclica.
Acontece que hoje temos uma exposição da imagem do jogador muito maior do que qualquer outro tempo da história. Proporcionalmente, Gabigol atinge números midiáticos que talvez Zico jamais chegaria perto.
Isso não quer dizer nem de longe, que Gabigol foi, o é , ou será na vida, mais jogador que Zico. Mas a exposição midiática faz dele hoje um “produto ” muito mais acessível do que foram outros jogadores em épocas passadas.
Caro Kleber, essa tese do da canhota Aydano está furada, Bebeto? O Bebeto está no mesmo time do Tita e do Zinho. Por favor me diga, você conhece algum rubro negro que idolatre Bebeto, Tita ou Zinho? A nossa massa tem mais simpatia pelo Hernane Brocador do que pelo Bebeto. Mudando de assunto: acho que o nosso Mister está afim de voltar para a terrinha, para renovar ele está pedindo R$30 milhões por ano, fora prêmios. Abraços.
Paulo César, foi como falei também no meu comentário. Não vejo idolatria ao Bebeto… Quando também pedi ao KL que ele possa comentar mais sobre o retorno dele em 96, seria para entender se o KL conversou com o Bebeto sobre ter um plano de ele voltar e ser campeão, que pudesse “limpar a barra” com a torcida. Imagino que nosso presidente tenha tentado algo do tipo…
Caros amigos do blog,
Bebeto e Renato Gaúcho são ídolos do Flamengo sim!
Tenho 41 anos e para mim aquela geração de 1987 foi fantástica!
Gabigol alcançou marcas expressivas em pouco tempo. Acho que a história dele no Flamengo ainda está sendo construída. É um ídolo! Sem dúvidas! Vamos aguardar e aproveitar o momento maravilhoso dele e de todo o time.
SRN!
Não há dúvida que Gabigol está entre os maiores ídolos do Flamengo.
Isso com pouco mais de 1 ano de clube.
Que ele supere o nosso grande Rei Zico ganhando pelo menos mais umas duas Libertadores e um Mundial de Clubes pelo nosso Mengão!
SRN!!!!
“Quem não gosta do Zico, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé”.
Quem tem 5, 10, 20, 40, 50, 60 ou 100 anos tem que idolatrar o maior jogador do Flamengo de todos os tempos : ZICO !
Esse salario que o Mister esta pedindo é surreal, obrigado pelo que vc tchau!
Prezado Ricardo, vc tem noção do que o Mister causou e vem causando no Flamengo? Vc reparou como a marca Flamengo hoje corre muito mais mundo agora? Vc acha que a Amazon, dizem tbm BRB, entre muitos outros, estão querendo se associar ao Flamengo por qual motivo? O que esse doce Portuga (como o chama nosso presidente) causou e tenho certeza ainda vai causar, tem um valor absurdo em matéria de marketing. Resultado é tudo no esporte. Flamengo teve receitas de quase 1 bi em 2019. Recorde absoluto no Brasil. Tudo isso entra na conta na hora de renovar.
Amigo, tenha certeza, ele merece o que tá pedindo. Perderemos nós se ele for embora.
É surreal sim, concordo. Mas é surreal tbm a outra ponta. A desigualdade em nosso rico e belo país. Mas esse assunto é para outro blog. Aqui se fala de Flamengo. E otras cositas más.