Tostão, que escreve tão bem quanto jogou bola, em uma de suas inspirações literárias, fatiou o campo de futebol e elegeu para cada posição o melhor do mundo, entre aqueles que viu jogar.
E, para dar um sentido perfeito à sua escolha, para que ficasse bem claro tratar-se do melhor, recorreu ao Rei do futebol e, a partir daí era ir anunciando, o Pelé do gol, o Pelé da zaga, o Pelé do meio campo e, por esse caminho seguiu.
O Pelé do meio campo, ou seja, na opinião de Tostão o melhor meio campista do mundo, foi Gérson, o “Canhotinha de Ouro”. Para início de conversa, concordo e aplaudo de pé a escolha de Tostão, pois como não vi Evaristo jogar, Gérson foi o primeiro “gênio” que vi envergar o “Manto Sagrado”.
Lá atrás, bem no início dos anos 60, houve uma longa excursão da Seleção Brasileira pela Europa e quem era Flamengo vibrou muito com a convocação de Gérson que, à época tinha, se não estou equivocado, 21 ou 22 anos. Bom frisar que naquele tempo era uma glória quando um jogador do seu clube era convocado para a Seleção Brasileira.
Gérson entrou definitivamente e, jamais saiu da minha vida, no exato momento em que o Flamengo o entregou “de bandeja” para o Botafogo. Ali, despertou em mim a veia do jornalismo. Não me conformava com aquele absurdo, com aquela falta de visão de que estávamos nos desfazendo de um jogador genial. Precisava gritar, berrar contra tamanha estupidez. Naquele momento, ficou claro o que queria fazer nesta vida.
Não bastasse algo tão marcante, tive a honra e o privilégio de conviver com meu querido amigo “Papa” (abreviatura de Papagaio), familiar e profissionalmente, pois ao pendurar as chuteiras, o nosso personagem veio para o meu mundo, o da “latinha”, onde até hoje brilha.
O primeiro comentário, para o primeiro programa de Gérson na Rádio Tupi, coube a mim a produção. Duro foi encaixar em três minutos o tema que ele havia escolhido. No final deu tudo certo, mas três baldes de fita foram para o lixo…
Como no futebol, nosso Papa aprendeu rápido os macetes do Rádio, onde hoje é um craque.
Viajamos juntos pelo mundo e o que não falta é história pra contar, mas isto fica para outro post.
Além da convivência profissional mundo afora, o privilégio da convivência familiar, onde em casa, Maria Helena continua sendo a parceira que todo homem sonha ter. Família linda. Hoje, vovós adoráveis e apaixonados.
Ia esquecendo. Tive a honra de jogar inúmeras, inúmeras e inúmeras peladas com nosso Canhota. Já imaginaram o que isto representou para mim?
Aí também há muito a ser contado. Também fica para depois.
Gérson, o Canhota de Ouro, meu ídolo eterno, o Pelé do meio, completa hoje, neste 11 de Janeiro, 79 anos.
Parabéns Papinha!
Obrigado por tudo! Pela importância que você teve na minha vida, pelo extraordinário amigo e companheiro e, como brasileiro, não preciso nem falar…
PARABÉNS!!!
E, VIVA A VIDA!!!
Outro craque, não da bola, mas cracaço do jornalismo, Renato Maurício Prado, também aniversaria hoje. Em Itaipava, com inúmeros e maravilhosos filhos de quatro patinhas, e cercado de amor por toda família, Renatão vai festejar mais um ano de vida.
PARABÉNS!!!
VIVA A VIDA!!!
Engraçado como as paixões antigamente atravessavam as rivalidades.
Meu avô era tricolor. Nascido em Sergipe, criado na Rua Paissandú, passou a infância inteira dentro do Fluminense.
Mesmo assim, era apaixonado por Leônidas da Silva, Evaristo de Macedo e Gérson.
Esses eram os 3 jogadores que faziam os olhos do meu avô brilhar.
É verdade, Anderson! O meu pai que é flamenguista sempre relembra dos grandes jogos do Santos no Maracanã. Santos x Milan / Santos x Benfica.
Um abraço.
SRN!
O Flamengo ofereceu a Gabigol 3,5 milhões de euros(16 milhões de reais) por ano contra um pedido de 4 milhões.
A distância é, portanto, mínima, há confiança no fechamento iminente do negócio, que traria 18 milhões de euros pra Inter, mais uma porcentagem na futura revenda.
Jorge Samaoli muito próximo do Flamengo.
Diretoria do Fla entende que o time reserva precisa de um treinador cascudo para desafiar Jorge Jesus nos coletivos. Bruno Spindel e Marcos Braz discutem últimos detalhes com o treinador argentino.
#GeFla
#uahuahuahuauhauh
Canhota. Este é diferente no pessoal e profissional.
Sujeito Homem . Parabéns amigo .Beijo .
* E jogou no Mengo .
Caro Kleber. A primeira vez que fui ao Maracanã , junto com meu pai e o meu tio Antônio, foi em 11/03/1961. Torneio Rio São Paulo, perdemos para o Santos de goleada: 1 x 7. O nosso gol foi do Henrique e o Gerson jogou. No jogo da volta vencemos por 5 x 1, com 3 gols do Gerson e 2 do Dida. O gol deles foi do Coutinho. No final da competição fomos campeões. Gerson, sem dúvida nenhuma, foi um cracaço. Abraços.
.
Modesto Bria, lenda da nossa história, depois de pendurar as chuteiras continuou no clube, no dep. de futebol, às vezes como técnico Interino do profissional, sempre atuante. Viveu intensamente o cotidiano rubro-negro até os últimos dias. Voltei e meia eu lhe perguntava: quem foram os maiores jogadores da história do Flamengo? Ele nunca hesitou. “ Zizinho, Gerson e Zico “. Bria sabia tudo do assunto. Em uma homenagem, por mim organizada, nos anos 90, antes de um clássico no Maracanã, convidei o “ Mestre Ziza “, o “ Canhota de Ouro e o “ Galinho de Quintino “ para estarem presentes. E o velho “ Catito Bria “ se emocionou.
O Gerson é um dos responsáveis de Eu não gostar do Botafogo. Enquanto escolhem o Vasco como grande rival, para mim essa função é do Botafogo, dono de uma seleção nos anos 60 e que além de infernizarem em campo, ainda tiravam sarro. Passei a ser inimigo declarado.
Se não existir um ” Paulo Nobre” made in Cruzeiro, o clube vai acabar!
Estou acompanhando as notícias do Cruzeiro (especialmente as financeiras), e no dia de hoje, há informações que a dívida total do Cruzeiro pode passar de 1, 4 Bilhão de reais.
Para se ter uma idéia do tamanho do rombo nos cofres do Cruzeiro, quando EBM assumiu o Flamengo em 2013, e fez a primeira auditoria e achou uma dívida de 750 milhões, isso significava que para cada 1 real que o Flamengo arrecadava, 3,2 reais eram dívida.
Hoje a proporção do Cruzeiro chega a 17,5 ! Ou seja para cada 1 real que o Cruzeiro arrecada, ele deve 17,5 vezes a mais.
Em 2013, o Flamengo arrecadava 226 Milhões com dívida de 750 milhões.
Em 2020, o Cruzeiro arrecadará 88 milhões com dívida de 1,4 bilhão.
Talvez isso explique porque tantos possíveis colaboradores chegaram ao Cruzeiro, olharam suas contas, e em seguida saíram correndo.
OUTRO PARALELO IMPORTANTE:
O Flamengo tinha uma dívida de 750 milhões mas tem 20% da preferência de torcida nacional, o que significa 43 milhões de pessoas.
Paulo Nobre, quando ajudou o Palmeiras com 250 milhões, tinha 6% da preferência nacional, o que significa um universo de 12,5 milhões de pessoas.
O Cruzeiro deve 1,4 bilhão e tem 4% de torcida, o que significa 8,6 milhões de pessoas.
É fácil entender porque diversos colaboradores desistem de tentar ajudar o Cruzeiro. Não há arrecadação suficiente, não há torcida suficiente, e há cotas antecipadas de tv pelos próximos 3 anos.
Desde a última sexta feira, o que se ouve em BH é que a falência do Cruzeiro é o melhor e mais fácil caminho para a retomada.
E tudo isso acontece porque um “gênio” achou que ganhar 4 títulos nacionais, seria suficiente para catapultar o Cruzeiro à elite do futebol.
Carlinhos e Gerson,(4x2x4),para a época o melhor meio-de-campo que já vi jogar.Demais !!!!
(Fla basquete mais um apagão)
Abs.
Tottenham se interessa por Gerson e consulta valores.
Flamengo não negocia por menos de 30 milhões de euros (cerca de R$ 135 milhões).
Não há como segurar o Gérson se vier uma proposta próxima de 30 milhões de Euros. Ele caiu como uma luva em nosso meio de campo, mas, infelizmente, se chegar a proposta oficial teremos que vender o jogador.
Quem seria o seu melhor substituto? Thiago Maia, Hugo Moura, Vinicius Souza, Piris ou Diego?
Acho que precisaremos contratar um outro jogador para a camisa 8, caso o Gérson seja vendido.
SRN!
Creio que Thiago Maia foi contratado já com o objetivo de substituir o Gerson numa eventual negociação SRN!