Antes do nosso jogo pela Copa do Brasil, não há como deixar de lado a preocupação pelo rumo equivocado que está sendo dado ao futuro do clube mais popular do país.
Em 1995, quando assumi a presidência, duas verdades estavam claras na minha cabeça. A primeira tese, pregada por Márcio Braga, de que a abertura ampla, total e irrestrita participação dos rubro-negros, espalhados Brasil afora, na vida do clube, era fator decisivo para o Flamengo ser do tamanho de sua torcida.
A segunda tese, de João Havelange, de forma pragmática, afirmava que “administrar é gerar recursos”.
Tendo como inspiração estes dois caminhos foi criada a campanha “Seja Sócio”, que tinha como grande novidade o “Sócio Off-Rio”. Saímos de seis para quase quarenta mil sócios, com picos de sessenta mil. Era o início da grande abertura rubro-negra.
Paralelo a isso, nascia a TV Interativa, que logo depois se transformou em FLA TV, com vertentes jornalísticas e comerciais, ampliando a comunicação com o nosso povo e, consequentemente, crescendo o faturamento que, aliado a uma quantidade de ações de marketing, recolocaram o Flamengo como instituição respeitada, cumpridora fiel de suas obrigações, inclusive e, principalmente, com seus mais de 600 funcionários e profissionais do futebol que, ininterruptamente, durante quatro anos, receberam seus salários, rigorosamente, em dia, infelizmente, até então, prática rara no dia a dia do clube.
O verbo LIMITAR nada tem a ver com o Flamengo. AMPLIAR, este sim, é o verbo pertinente.
Infelizmente, um pequeno grupo acaba de LIMITAR a participação dos sócios OFF-RIO nos destinos do clube, inclusive, para eleger seu presidente.
E pensar que em recente votação para eleger o presidente do River, da Argentina, compareceram mais de 45 mil sócios e a eleição foi decidida por 1 voto…
Que inveja!!!
Afinal, que medo é esse de que nossa torcida, que queira se associar ao clube, tenha influência no processo eleitoral?
O Flamengo não é um clube de elite. Nossas raízes são populares e, baseado nelas, devemos respeitar a coerência, dando voz à nossa gente.
Algo precisa ser feito para corrigir este absurdo, esta monumental grosseria que apequena a nossa paixão comum.
Agora, o jogo:
Flamengo 2 x 0 Altos-PI
Não há como se comentar um jogo de um time só. O time do Altos do Piauí é muito limitado e, mesmo assim, tivemos bastante dificuldade em apresentar um futebol, minimamente, razoável. De bom, a volta de Rodrigo Caio. E, ponto!
Será que não fica claro para qualquer pessoa, com um mínimo de sensibilidade, que alguma sacudidela precisa ser dada para que não seja um sofrimento ver o Flamengo jogar, mesmo vencendo?
Concordo com tudo. Parabéns Kleber pelo posicionamento.
De bom esse Vitor Hugo vez um gol de cabeça a lá Van Bastem.
Nada mais a declarar.HORRIVEL!
Péssimo jogo, de positivo a volta de Rodrigo Caio e o gol do nosso jovem Victor Hugo.
Incrível como o Flamengo nem assim consegue apresentar um bom futebol.
SRN
De positivo a torcida protestando contra Landim e Marcos Braz também…
Passou da hora…tá difícil. Cadê o presidente que prometeu não se omitir???? Aparece Landim…
Paulo Sousa é disparado o pior técnico pós Jorge jesus, o Flamengo virou uma bagunça, ataca mau, defende mau e não cria nada, um horror..além de ser um time hidratante.
Me arrisco a dizer que esse time é a cara da diretoria
Do flamengo..
Haja coração pra aguentar
José meu caro!
Eu estava fazendo as contas aqui, Paulo Souza é o pior técnico do Flamengo em muitos anos.
Mais precisamente desde de 2013, com Cristóvão e Ney Franco.
Saudações!
*HIRRITANTE
**Irritante
Lamentável a atitude de Landim, que com seguranças, foi intimidar youtubers que estavam criticando o jogo, e a zona que está o clube. Alguém tem que tomar providências. Estamos virando Vasco na época de Eurico.
Única coisa boa do jogo: a torcida xingando Landim e MB.
SRN.
Kleber,
O protesto em coro da torcida no final do jogo, mandando o Landin plantar chuchu, só tem um sentido!
Ou seja, a percepção que o Ladin relegou 2022 a um ano de fracassos no Flamengo.
Landin perde capital político como areia escorrendo entre os dedos.
Saudações!
Acabaram com o futebol do flamengo, não vamos ganhar nada esse ano, e o Rodnei na esquerda pra coroar a noite..
Concordo plenamente meu querido e sempre presidente
Kleber presidente, a cada texto como esse de hoje, mais seu fã eu viro.
Me lembro da propaganda para criação de ” Fla TV” Que nem se chamava Fla TV, eu como moro em Minas, achei a ideia sensacional.
Na época pensei p…Flamengo Vai ficar milionário com essa ideia.
Isso nos anos 90, onde a internet ainda estava em processo de gestação no Brasil.
Mas depois que vi uma matéria no coluna do Flamengo, de um jantar proporcionado por Marcos Brás e Landim para angariar votos pra fatidica assembleia que limitou sócios of Rio e que Marcos Brás pode exercer suas funções como vereador tranquilamente que seu cargo está garantido, notei se não trocar rápido essa diretoria e essa turma que hoje comanda o futebol , veremos todo arduo trabalho.feito por Eduardo Bandeira ir por água abaixo.
Os prejuízos já começam a Aparecer, com os 63 milhões de prejuízo no primeiro trimestre.
A erros fora.de campo começaram a aparecer, pois a bola parou de entrar e dentro de campo vivemos nosso pior momento desde Cristóvão Borges.
Flamengo hoje é lamentável de se ver.
Hoje contra o Altos, foi apenas continuação do péssimo trabalho efetuado.
Abre aspas; que.coisa nojenta a transmissão novamente e os comentários ridículos de Humberto Ramos.
Mas um discípulo do mal educado e nojento Mauro César.
Sou do tempo que comentaristas não se impunham com falta de educação, com gritaria , mas com extrema elegância e Inteligência, como eram Sérgio Noronha, Apolínho Mito, Juarez Soares, Armando Nogueira, entre outros e hoje vc vê um Mauro César quase agredindo fisicamente quem tem opinião contrária à dele..
Triste o momento do Flamengo, triste momento da imprensa , triste momento do mundo.
Valeu pelo Rodrigo Caio. Flamengo tem sido decepção e não há desculpas: mudança já.
Caro Kleber e amigos!
A vitória apenas nos trouxe alívio. Eu apostava num empate.
Claro que o Altos marcou bem, mas nada que justifique tantas dificuldades para se fazer um gol. É importante dizer que por pouco eles não fazem pelo menos um contra um gigante.
Contra o Ceará nenhum flamenguista é capaz de bater no peito e cantar vitória ou favoritismo.
Infelizmente estamos a mercê de um pouco de tudo. De lampejos, de sorte e dos acasos
Pelo menos hoje a torcida fez coro contra o Braz. Vai ser por aí o caminho. O Marcos Braz com todos os seus créditos e glórias me parece um produto mais do que vencido.
Não posso falar de técnico. Ele não será desligado. Seria definitivamente o atestado de incompetência do Braz. É melhor manter o orgulho e sacrificar o clube.
Vamos ver o que o próximo jogo nos reserva.
Fiquei muito feliz pelo retorno do RC. Fez grande jogo.
SRN
Na minha opinião a receita para o sucesso do Flamengo seria Bandeira de volta a presidência e o Jorge Jesus como vice presidente de futebol tornando sua comissão técnica a fixa do clube.
https://odia.ig.com.br/esporte/flamengo/2022/05/6399041-bastidores-da-reuniao-do-conselho-do-flamengo-marcos-braz-influenciou-conselheiros-que-chegaram-a-ser-orientados-por-landim.html
Por isso ele nao cai… Por força politica…absurdo
Meu caro Presidente, a decisão foi do CODE e é inócua. O grande limitador ocorreu em 2020 com a exdrúxula decisão da Diretoria em aumentar em 165% a mensalidade do Off Rio, que passou a ser equivalente a 75% da cobrada dos contribuintes. Decisão com o único objetivo de extinguir a categoria Off, criada em sua administração. O detalhe é que o Off não tem direito a dependentes e só pode frequentar o Clube por 30 dias no ano, equivalente a 8,33% do direito de frequência do Contribuinte. Em síntese, a mensalidade é, ou era paga com o objetivo de assegurar o direito político, que a Diretoria resolveu cercear com um forte argumento financeiro, cujo efeito foi reduzir de cerca de 1.500 para 370 o nº de sócios Off (redução de aproximadamente 75%). Com essa mensalidade nem mesmo a figura mais otimista acreditaria ser possível atingir a marca de 1.000 sócios.
A matéria a seguir ilustra com mais detalhes o que ocorreu há cerca de dois anos atrás.
https://serflamengo.com.br/veja-em-detalhes-o-que-a-direcao-do-flamengo-fez-para-afastar-o-off-rio-do-clube-e-seus-objetivos-com-as-acoes/
“De bom, a volta de Rodrigo Caio. E, ponto!”
É doloroso descobrir, que após dois anos de máxima perfeição em relação a campo / bola, hoje estamos comemorando a recuperação de um dos nossos samurais.
A volta do Rodrigo Caio após meses de lanternagem, representa uma das poucas alegrias que tivemos após a retirada de Jesus.
O time está feio, o genérico é uma tragédia, a gestão é absolutamente amadora…e, quando temos uma oportunidade de ouro para mudar completamente a rota, os imbecis dão prova do quanto são vaidosos e despreparados.
Essa arrogância já tinha acontecido no episódio Rafinha.
O Flamengo não precisa provar todos os dias, que está acima de tudo e de todos.
Mas, a necessidade de mantê-lo grande, infelizmente passa por quem se comprometeu a respeita-lo.
Já que Landim não aparece, deveria desaparecer para sempre…
Com essa politicagem de merda, acho bom ficar de olho na tabela do Brasileiro.
Mas o Bap, é uma ótima pessoa !
Faço das suas as minhas palavras Egon.
Um clube tomado pela vaidade, arrogância e prepotência.
Vamos colher os frutos (ruins) plantados logo logo
SRN
Há muito que o Anderson não solta a minutagem. Gabigol não entra em rodízio, nem de carnes nem de pizza. Deve descansar apenas após o terceiro amarelo por reclamação.
Depois, mais à frente, na hora da onça beber água, vão dizer que ele está cansado, com a perna pesada.
Os caras estão perdidos. Um jogo como hoje, que foi feito sob medida pra descansar os jogadores, o PS escala o Gabigol e, não satisfeito, coloca o Arrascaeta pra acumular minutagem.
Pra não dizer que não falei de flores, bela notícia a volta do Rodrigo Caio e jogando bem, com desenvoltura. Espero que finalmente tenha uma sequência.
Agora, se o DM esvaziar e esse time continuar irritando a gente…adeus!
Tá na mão,, Fernando
MINUTAGEM
1815 Gabigol
1638 Arão
1620 Hugo Souza
1575 Arrascaeta
1499 David Luiz
1468 João Gomes
1397 Filipe Luiz
1263 Everton Ribeiro
1063 Bruno Henrique
966 Andreas Pereira
948 Lázaro
855 Pedro
853 Léo Pereira
797 Thiago Maia
792 Matheuzinho
784 Rodinei
703 Fabrício Bruno
635 Isla
595 Marinho
392 Cleiton
375 Gustavo Henrique
373 Diego Ribas
360 Gabriel Noga
360 Santos
351 Vitinho
224 Matheus França
211 Igor Jesus
192 Pablo
180 Matheus Cunha
180 Wesley
180 Thiaguinho
180 Diego Alves
171 Marcos Paulo
141 André Luiz
135 Yuri de Oliveira
124 Ayrton Lucas
124 Victor Hugo
118 Renê
45 Daniel Cabral
26 Werton
25 Matheuzão
14 Kayke David
14 Ryan Luca
9 Richard
1 Petterson
ARTILHARIA
15 GABIGOL
7 ARRASCAETA
5 PEDRO
3 LÁZARO
3 EVERTON RIBEIRO
2 GUSTAVO HENRIQUE
2 ARÃO
2 BRUNO HENRIQUE
2 LÉO PEREIRA
1 MARINHO
1 CONTRA
1 DIEGO RIBAS
1 FILIPE LUIZ
1 MATHEUS FRANÇA
1 MATHEUZINHO
1 ISLA
1 JOÃO GOMES
1 VITOR HUGO
ASSISTÊNCIAS
6 LÁZARO
6 ARRASCAETA
5 BRUNO HENRIQUE
4 VITINHO
2 GABIGOL
2 MATHEUZINHO
2 PEDRO
2 ISLA
2 MARINHO
1 RENÊ
1 ARÃO
1 WILLIAN ARÃO
1 EVERTON RIBEIRO
1 JOÃO GOMES
1 VITOR HUGO
1 RODINEI
VITORIAS – 19
EMPATES – 08
DERROTAS – 04
TOTAL DE JOGOS NA TEMPORADA – 31
APROVEITAMENTO NA TEMPORADA
69,89%
GOLS FEITOS – 50
GOLS SOFRIDOS – 23
SALDO DE GOLS – 27
MÉDIA DE GOLS PRÓ – 1,61
MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS – 0,74
TOTAL DE PÚBLICO
BRASILEIRO PRESENTE 179.664 – PAGANTE 170.891
LIBERTADORES PRESENTE 42.915 – PAGANTE 39.627
COPA DO BRASIL PRESENTE 12.277 – PAGANTE 13.077
CARIOCA PRESENTE 186.344 – PAGANTE 173.632
TOTAL PRESENTE 421.200 – PAGANTE 397.227 – DIFERENÇA = 23.973
RENDA BRUTA
BRASILEIRO – R$ 9.630.739,00
LIBERTADORES – R$ 2.427.420,00
COPA DO BRASIL – R$ 426.840,00
CARIOCA – R$ 9.413.514,00
TOTAL = R$ 21.898.513,00
******Em média, a renda líquida dos últimos 6 anos fica entre 15% e 25,5% o que nesse momento representaria algo na casa entre R$ 3.284.776,95 e R$ 5.474.628,25
****** Falta ainda , adicionar a renda líquida do jogo da Libertadores e a renda líquida do jogo da Copa do Brasil . Com isso, a renda líquida atual, fica em 17,52% R$ 3.836.619,48
———————————–
Quem por favor, achar o borderô do jogo da Libertadores, por favor me aviar
Podia fazer a minutagem do DM.
MAS O DR,É VC
KKKKK
Excelente informação, Anderson.
Gabigol tá “na tábua da beirada”. Precisa urgente tomar aquele cartãozinho básico pra descansar.
Não sei porque ainda assisto aos jogos. Prometi aqui em casa que iria parar de ver esse lixo, mas não tem jeito. Que porcaria de time, diretoria e esse treinador dipirona.
Hoje há um desgosto profundo em assistir o Fla jogar…
Rodrigo Caio e os meninos M.Paulo e Vitor Hugo, esse pra quem ver jogos da base, sabe que tem mto potencial.
Zero chutes no gol no primeiro tempo e 5 no total, contra o 18 da série C, que tal ? Se o juniores do Flamengo de 19, campeão brasileiro também, jogasse contra o Altos, teria desempenho melhor certamente.
Marinho não é para o Fla, não faz gol, não acerta passe, não faz nem o básico, não importa o lado do campo que esteja, nada contra o Altos nos 2 jogos, perdemos demais ao trocar Michael por um inútil.
Rodinei é nível Altos, jogador nível série C
Temos zero chances nas competições com essa configuração atual, mtas chances de brigar pra não cair, e a diretoria tá afastando a torcida pra ficar melhor esse processo.
Não é só treinador, está claro, tem mais coisas pra mudar…
A noite do Flamengo se resumiu em Quatro Atos:
1ª Ver Rodrigo Caio com saúde e podendo exercer sua profissão… novamente; se no mesmo nível ou não só o tempo dirá
2ª Ver o jovem e promissor Vitor Hugo fazer seu primeiro gol no profissional…
3º Os R$ 3 milhões na conta, por avançar de fase….
4ª Ver que, com sua hostilidade e xingamentos, boa parte da torcida enxergou que o problema maior do Flamengo esta na gestão de Landim e sua quadrilha….
E PONTO FINAL.
Que venha o Ceará !
Tipo do jogo que em tempos normais o time combinava que quando chegasse em oito gols ele tirariam o pé. Ontem precisou entrar até o Arrasca. O absurdo continua.
Passei o jogo inteiro rezando para o Tiago Leifert soltar a frase: ” O eliminado de hoje é você, Paulo Sousa, pegue suas coisas e deixe a casa…”
Único elogio ao Paulo Sousa é as oportunidades que vem dando a base, esse é o futuro do Flamengo, sem vendas milionárias , não vamos conseguir se manter por muito tempo com um grande time.
Em 2013, quando o Bandeira recém assumira o Flamengo, acreditei no seu discurso, na sua política de austeridade e vislumbrei um futuro bom ao clube dentro e fora de campo. Em fevereiro daquele ano me associei ao Flamengo, pois pela primeira vez na vida acreditava numa gestão que cumpria aquilo que eu esperava de um clube de futebol. Por morar em Florianópolis, me inscrevi como sócio OFF-Rio. Assim fiquei por vários anos até que a diretoria + conselho elevaram assustadoramente a mensalidade. Fiquei apenas como sócio-torcedor.
Agora mais uma porrada em que ama o Flamengo e não mora no Rio de Janeiro, não frequenta a Gávea, a piscina, etc. Vimos semana passada o que aconteceu no Piauí, mas parece que não serviu pra nada. Aliás, são 40 milhões de torcedores e menos de 65 mil sócios. Tem coisa errada aí!
Eu venho falando sobre Landim e cia há mais de tres anos enquanto todos elogiavam nosso belo time e eu elogiava Bandeira responsavel pelo clube mudar de patamar., Me entristecia quando lia pessoas que voce passa a admirar mesmo sem conhecer, embarcar numa canoa furada dessas. Cansei de ver baterem em Bandeira, dizendo que não sabia montar time etc e etc, só que esquecendo que ao assumir o presidente Bandeira alertou a situação caótica do clube e que demoraria alguns anos para que pudessemos montar time competitivo. Seu candidato foi derrotado por gente que ele colocou para fora do clube porque o olho era enorme na chance de se dar bem na vida. Sim, se dar bem, pois alguns eram advogados sem causas, outros dirigiam empresas que eram lider de mercado e foram demitidos, enfim, quem procurava informar-se sabia do problema do Landim na justiça, mas sobre isso o MP fala. Esse pessoal era e são iguais os atuais mandatarios do país, deslumbrados porque sabiam e sabem que não teriam condições de exercer o poder no Flamengo nunca. Agora depois de tudo isso, saber que o Braz e seu carregador de malas que tanto gostam de viajar para europa com tudo pago, sequer conversou com Jorge de Jesus para saber se ele aceitaria ou não, é simplesmente inaceitável e o proximo jogo no maracanã eles vão começar a sentir na pele o que é enganar a torcida do Flamengo. Mentiram, enganaram e trouxeram um sujeito que parece gente boa, só que de gente boa o inferno está cheio, precisamos de técnico e o Braz saia candidato com apoio dessa meia duzia que estão mamando em seu gabinete de torcida organizada e veja se elege-se para alguma coisa.
Disse tudo, amigo Michel Coimbra
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Há poucos dias eu postei que esta gestão transformou o MAIS QUERIDO no pária do momento. Seria perda de tempo enumerar a infinidade de malfeitos desta gente. No aspecto político, então, são lastimáveis.
Quanto ao jogo, mil vivas ao retorno de Rodrigo Caio. Eu sempre postei aqui que RC e BH sempre foram os que fazem a diferença. Que o Altíssimo nos favoreça com o retorno à plena forma de ambos.
Quanto aos novatos, alguns amigos do blog sabem que acompanho a base- na medida do possível, pois é um golpe de sorte encontrar informações a respeito. Há alguns anos falo de Marcos Paulo- desde seus tempos de zagueiro no sub 17 e também sobre Victor Hugo, a quem já citei como autêntico camisa 10. Mais uma vez, vamos fazer craque em casa! Além deles temos vários outros com reais possibilidades de serem destaques.
P.S: Mestre Egon já teceu elogios a Marcos Paulo. Vejam que não estou sozinho nesta
BAP deveria ser banido da Gavea!!!
São Paulo e Vasco são (maus) exemplos de como a política centralizadora a médio prazo dá errado.
O São Paulo, tricampeão brasileiro, sentou em cima da sua soberba, se achando o clube hegemônico da vez. Um mesmo grupo se apoderou do clube e proporcionou a decepção aos seus torcedores com doze anos de jejum de títulos.
Do Vasco melhor nem falar, por estar mais próximo aqui no Rio tomamos conhecimento da derrocada do clube nas últimas décadas, com vários rebaixamentos.
Que tenhamos cuidado, embora todos nós sabemos que “isso aqui não é Vasco”.
E o Egon lembrou bem: melhor olhar essa tabela do Brasileirão com carinho já no início. Depois que enfia o pé no atoleiro, como São Paulo e Grêmio ano passado, difícil sobreviver. O Mão no Bolso que o diga; o Mancini não ganhou o prêmio da escapada da segundona também.
Como nosso romântico é quebrador de escritas até aqui…
Acreditem se quiser….
– Maurício Mattos
– BAP
– Braz
Votaram contra a limitação do Off- Rio.
Está no TWITTER hoje/ Euclides – @tudoflamengo
SRN
Eles são mais espertos e inteligentes do que a gente, pensa em pensar..kkkkkkkkkkkkkk
Pensei a mesma coisa.
Parece orquestrado, infelizmente nos leva a ver assim, poderia ser diferente.
SRN
Grande Michel,
Vamos imaginar o seguinte, num pleito sabidamente resolvido, podemos deixar registrado nossa participação/voto a favor da torcida… Não vai alterar o resultado e ficamos registrados no sentido contrário, e na verdade, atingimos o objetivo proposto ou desejado…
Não sei se foi isso, é apenas uma simples conspiração maquiavélica… Kkkkkkkkkk
Tomara que tenham votado mesmo assim de coração…
SRN