Vi todo o nosso jogo em um camarote, cercado por todos os lados por torcedores do Athlético Paranaense. E, neste jogo, em que apesar de saberem que estávamos ali, eu e meu filho Dudu, para torcer e, muito, pelo Flamengo, além de termos sido tratados com carinho e respeito, os torcedores athleticanos contribuíram para que amadurecesse um conceito sobre o VAR que, venho aqui pregando.
Vocês estão lembrados de que, em função do que venho vendo nos jogos, tenho demonstrado enorme preocupação com o fato do torcedor estar receoso de comemorar um gol para não pagar mico?
Pois é… na arena athleticana, o torcedor ficou com cara de bobo em quatro oportunidades. É isso mesmo! Comemoraram três gols. Os três anulados pelo VAR. E, se não bastasse, comemoraram um pênalti, após consulta ao VAR. A maneira equivocada do arbitro sinalizar, pois ao invés de levantar o braço, indicando a falta antes do lance do pênalti, fez o sinal característico de quem marca a penalidade máxima, iludiu o torcedor do Atlético.
Na saída, os comentários eram os mesmos: “acabou. Não dá mais para comemorar gol. Estou me sentindo um babaca. Comemorei quatro é só valeu um”. E muitos outros comentários, bastante parecidos, só mudando as palavras.
Outro absurdo, o fato de em um impedimento cabeludo, o bandeira não marcar, deixando a jogada ser concluída para, se necessário, consultar o VAR. Ora bolas, se é assim, se é para deixar tudo para o VAR, não seria mais econômico dispensar os bandeiras?
Em síntese, o VAR está deixando o torcedor com cara de bobo e, como ninguém gosta de ser achincalhado, por incrível que pareça, o grito de gol, o orgasmo do futebol, começa a ser contido.
Aqui no blog, nosso companheiro DIOGO RAMOS definiu com extremo pragmatismo : “o VAR é bom, mas é uma merda”. Vou além: o VAR está, aos poucos, em doses homeopáticas, liquidando com o tesão do torcedor.
O tênis e o vôlei dão o caminho óbvio: o desafio. Dá um número X por equipe (1 ou 2) por tempo e no mais mantém a arbitragem como está.
Mas a FIFA e seu jurássico board de regras não seriam quem são se não fizessem uma desnecessária confusão dos diabos. O VAR, muito mais do que um auxílio para a arbitragem, mudou a própria essência do conceito de arbitragem, afetando assim a essência do futebol.
Uma pena.
Prezado, teremos que nos acostumar a uma nova forma de assistir futebol. E, ainda assim, teremos discussões de mesa redonda aos montes sobre decisões baseadas no VAR. Um exemplo: a jogada do suposto pênalti do Renê em Cirino. Discordo radicalmente de quem viu que o toque do nosso lateral no pé do Cirino tenha configurado o penal. O toque fez apenas com que o conhecido Cirino errasse a bola que também foi tocada pelo nosso latera. Cirino, em seguida dobra a perna e cai no gramado. Mesmo que não houvesse a falta no R Caio no lance anterior, a marcação do penal na sequência da jogada, para mim, claramente, seria descabida.
SRN
O normal seria falar sobre o VAR que tem sido polemico e em minha opinião, embora necessário, tira a dinamica das partidas. O que quero comentar é sobre contratações: o Apolinho agora há pouco em seu programa na Tupi, chama a atenção sobre a contratação do zagueiro espanhol pelo Flamengo. Segundo Washington Rodrigues, o jogador foi contratado num dia pelo Manchester City (ING),… e no outro já havia sido emprestado para a segunda divisão da Espanha. Apolinho chama a atenção em como o clube descobriu esse jogador, porque não acredita que tenha sido visto, estudado por alguem, parecendo jogada de empresario. Ele fala algo que dou total razão e apoio; É HORA DE O MINISTERIO PUBLICO INVESTIGAR LAVAGEM DE DINHEIRO EM CONTRATAÇÕES DE JOGADORES DE FUTEBOL. Vejam bem o local que estão levando o grande Cruzeiro de BH. Eu leio muito sobre futebol e nunca havia ouvido falar desse rapaz, mas isso não importa, o que importa é que tenhamos clareza, honestidade e transparencia em todas as transações. Até a chegada do Bandeira éramos um clube falido e sem credito, totalmente desacreditado e vitima de piadas de profissionais que jogavam, dirigiam, reportavam e comentavam. O presidente Eduardo Bandeira e sua equipe, consertaram com grande sucesso, mas sofreram muito para mudar o rumo do clube. Como sócios há dezenas de anos, como torcedores há mais de meio seculo, como admirador não queremos mais que o clube volte ser motivo de chacota.
Amigo Gustavo.
Seus questionamentos são realmente pertinentes.
Até porque, nosso Flamengo voltou a ser respeitado após ano e anos ladeira abaixo.
O legado deixado por Bandeira foi de suma importância para a Instituição.
Quanto ao Pablo, ele jogou a segundona pelo La Coruña entre 2018/2019.
Fez 38 paridas e marcou 2 gols.
Contudo, jamais ouvi falar do zagueiro.
…após anos e anos…
…Fez 38 partidas…
Gustavo,
O Manchester City comprou o jogador e o “emprestou” ao Girona( da segunda divisão da Espanha), os dois clubes são do mesmo “dono” milionário…
Ocorre que o Girona não têm patrocínios e renda suficiente para jsutificar gastos muito altos com compra de atletas, pois se gastar mais do que “fatura” pode ser punido pela regra do Fair Play financeiro… Então o jeito que o cara arrumou foi comprar pelo Manchester City (que tem renda para isso) e emprestar de graça ao Girona.
Jogando bem no Girona, consegue visibilidade e vende o atleta por preço maior para alguma outra equipe mediana ou maior (e ainda com o currículo de ter “passado” pelo City do Guardiola)… O Flamengo, por exemplo, caiu na lábia dos caras. Nos resta torcer para que o espanhol seja bom.
Kleber,
O VAR é tudo o que você disse acima, mas temos de nos render: ele diminui, e muito, as tremendas injustiças que estávamos acostumados a ver. Creio que estamos, como acontece em outros setores da vida moderna, num momento de mudanças de costumes e até de comportamento nos estádios (e também à frente das TVs). Sem dúvida, ele é menos ruim…
Estão usando-o de forma errada no Brasil e América do Sul.
Teve um gol do Atlético mesmo que o lance estava impedido, andou mais 1 minuto, saiu o gol e aí anularam. O bandeirinha virou figura decorativa.
O VAR é a melhor coisa que criaram, mas tem que ser bem usado. Por que na Europa não dá tanto problema? Ontem, o juiz ficou 6 minutos e meio para ver um lance que poderia ter sido pênalti. Em 30 segundos dá para resolver a questão.
Henrique, a burrice maior do VAR, Daronco e Cia. ontem foi, no lance do pênalti não analisar, PRIMEIRO, a falta no Rodrigo Caio que deu origem à jogada. Resolvido ali nem precisaria olhar o possível pênalti. Até agora não vi nem li nada sobre isso.
Usar o vídeo é excelente para o futebol!!
Vide os lances de pênalti que subiram de 70% para 91% de acerto!!
E impedimento em gols de 80 para 93% podendo ser ainda maior!!
Só está sendo usado mal!!
Tira aquele bando de bobo olhando pra tela!!
Coloca um ou 2 técnicos em imagem que saibam colocar a imagem que o arbitro pedir no angulo que ele pedir!!
Coloca 2 pedidos de utilização para os técnicos ou capitães do time por tempo!! Sendo paralisado o jogo após a saída da bola!!
Se o técnico quisesse utilizar pra matar o tempo, esfriar o jogo, conversar com a equipe, problema dele, fato é que vai dar celeridade a revisão sem a conversa!! Autonomia aos árbitros do gramado!! Acaba o dedinho no ouvido que é o pior no VAR!!
E fica um recurso útil no momento oportuno!!
Por exemplo ontem!! O atlético teria solicitado VAR durante 2 dos gols bem anulados pelo bandeira!!
E eles mesmos no pedido deles mesmos teriam solicitado equivocadamente!! Acabando com o mimimi de injustiça!!
Todo gol seria passível de revisão!!? Óbvio que não!! Gols claramente legais e após a utilização dos seus 2 só seria passível de revisão caso o adversário solicite, caso tenha direito!!
Gastaria você uma utilização do direito a revisão no gol do Gabigol?? Tendo ainda 30 minutos de jogo pela frente!? Em um gol claramente legal!? Só se o técnico fosse tonto!!
Funciona assim em outros esportes!! E fatalmente seria menos chato se quem solicitasse fosse “o próprio devedor na causa”!!
O Atletico poderia ter pedido no lance do Diego Alves!!
O Flamengo poderia ter pedido no lance do penalti!! Revisao no Rodrigo Caio!! Etc!
Sem duvidas no jogo de ontem!! O desafio resolveria 90% do mimimi de hoje!!
E talvez alguém pudesse ta falando do jogão!! Aberto!! Que assistimos!! Sem tanta atenção aos arbitros!! Que estao achando maravilhoso tudo isso!!
Nao faz muito tempo gastava-se 30 mil com 4 arbitros!!
Hoje precisam de 10 por partida!! Quase 100 mil por partida!!
A profissão mais valorizada da historia!!
Fora os tempos de tela!!! 15 minutos do jogo direcionados ao dedinho no ouvido!!
Ta chato!! Tirar é loucura!! Então que seja solicitado por quem realmente faz o espetáculo!! Os próprios clubes!!
Voce sabe mais que qualquer um se o lance tocou na mão!! Se sofreu a falta!! Se estava fora da área ou dentro!! Etc!!
Ficou um jogo apitado por um monte de gente!! Cada um pensando uma coisa diferente, conversando e fazendo mesa redonda durante a partida!! Sem os clubes ouvirem, nem verem, nem mesmo ter sido parte do pedido de revisão!!
Gustavo, a “Operação Lava Bola” só será instalada se houver algum interesse de alguém em destruir um determinado lado de empresários e dirigentes enquanto o outro lado continuará atuando sem sequer ser investigado. Esse mecanismo não é novidade por aqui.
Caso contrário continuaremos a observar esses absurdos de jogadores medianos sendo vendidos por milhões de euros e retornando ao País seis meses depois, de graça, com os europeus ainda pagando parte dos salários.
Quando li que esse zagueiro espanhol era do Manchester City, emprestado à segunda divisão da Espanha não me animei muito. Lembrei logo do Marlos Moreno, comprado por 10 milhões de Euros ao Atlético Nacional pelo mesmo City e também emprestado para um time de pouca expressão antes de desembarcar no Flamengo onde teve passagem apagadíssima.
E ainda por cima é canhoto. Vai jogar pela direita com o pé trocado ou vai barrar o Rodrigo Caio?
Para comprar esses jogadores desconhecidos que nossos dirigentes foram à Europa duas vezes? E ainda por cima esperaram fechar as inscrições da Copa do Brasil para, no dia seguinte, contratá-los?
Tá difícil, amigo. O sistema do Portuga é diferente, interessante. Igualamos a posse de bola naquele Society da Baixada quando normalmente eles deitam e rolam à La Diniz. Boca e River que o digam.
Mas, outro técnico português de quem o Apolinho gostava muito, Oto Glória, dizia que sem ovos não se faz omeletes. Continuaremos com Rodinei, Léo Duarte perdendo todas, Renê limitadíssimo, Arão, Vitinho dormindo e Gabigol perdendo gols após passes açucarados de Arrascaeta?
Haja coração amigos!!
Amigo Fernando.
“E ainda por cima é canhoto. Vai jogar pela direita com o pé trocado ou vai barrar o Rodrigo Caio?”
Se tudo der certo e o cara for bola, ACHO que Rodrigo Caio passa pra direita e o espanhol fica na esquerda.
O bom nisso tudo é que repetiremos a velha frase da Dilma para o Léo Duarte.
“Tchau querido”…
Grande Egon, é isso mesmo, o JJ queria um zagueiro que jogue pela esquerda, e vai passar o Rodrigo Caio para direita, como eu sou da velha máxima o que tá dando certo não se mexe, não poderia ter pedido um zagueiro que jogue pela direita, deixando nosso zagueiro mas a vontade e rendendo bem?
Perfeito, amigo Trivilim!
Rodrigo Caio, mesmo sendo destro, está se saindo bem por aquele lado.
Acho que não terá dificuldades pela direita, até porque, jogará ao lado do Rafinha.
Com 1,93 – mais alto que Réver – vai quebrar o galho do Renê, que não sai 1 cm do chão…
TEORICAMENTE, parece que vai dar certo.
Hoje cacei informações sobre o Pablo, e encontrei uma repórter esportiva da Espanha que fez grandes elogios ao zagueiro.
Bom cabeceador, raramente perde divididas e lança como poucos zagueiros…
Lembrei logo do Vaz… kkkkkkkk
O MISTÉRIO PABLO MARÍ
https://youtu.be/h0r8T3XWkfk
Caro Egon, não será surpresa se Rodrigo Caio, principalmente se Gerson não vier, for escalado como segundo volante.
Amigo Paulo.
Isso significa dizer que não é dessa vez que ficaremos livres do Léo Duarte?
Faz isso comigo não, meu irmão!
Tô contando os minutos pro Gérson desembarcar na Gávea…
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/roma-da-sinal-de-flexibilizacao-por-gerson-e-flamengo-vai-atras-de-mais-um-reforco-na-europa.ghtml
O auxílio do VAR, faz com que as duas torcidas fiquem na expectativa…
É a última chance para quem tomou o gol e, a alegria da confirmação de quem fez…
Com toda tecnologia e uma cacetada de câmeras, mesmo assim os caras erram.
O lance do Diego Alves pegando com as mãos fora da área, era muto mais relevante que o penalti mandrake no Cirino.
“Outro absurdo, o fato de em um impedimento cabeludo, o bandeira não marcar, deixando a jogada ser concluída para, se necessário, consultar o VAR.”
Esse foi o lance mais absurdo do jogo.
Era para ter marcado assim que Marco Ruben recebeu do lateral.
O uso do VAR está enterrando o benefício da dúvida…
Caro Kléber e amigos!
O VAR é de fato algo que pode tornar o futebol justo, mas no Brasil, o despreparo para usá-lo deixa o futebol sem graca.
Assisto jogos pela TV e hoje comemoro de forma muito vaga. Fica sempre a sensação de que o gol será anulado. Estamos vivendo no VAR o sentimento do atraso. Estamos vivendo no VAR a sensação de que a vibração do gol, o impedimento, o lance fortuito ou qualquer outra jogada, será sempre desconstruida. E o pior é perceber que entre o árbitro e seus auxiliares tudo parece inseguro. Em tempo, nós precisamos do VAR não para os lances e sim para a cabeça dos juizes e seus supostos consultores.
Hoje, já começo entender que sem o VAR eu era mais feliz e mais torcedor. Hoje estou ficando mais espectador. O VAR está nos tirando o direito de torcer como torcedor. Estamos torcendo como se tudo fosse resultado de um raio X.
Vamos ver até onde chegaremos. Tenho minhas dúvidas
SRN! Sem o VAR
Francisco Canindé Targino, querido amigo,
Para quem ama o futebol e, com ele se preocupa como se o melhor amigo fosse, o seu comentário é uma obra de arte. Um poema…
Receba o meu abraço amigo e, preocupado.
Saudações rubro-negras.
Caro Kléber!
Muito agradecido!
Tenho você como um ídolo!
SRN
O pior é que passamos um mês com nossos campeonatos parados e não soube de nenhuma providência do Sr. Gaciba no sentido de promover cursos para esses idiotas do apito corrigirem os absurdos cometidos até então. A eles se juntariam os idiotas das Centrais, como Paulo César, Ricci. Nada mal.
E, anotem: com a proliferação dos sites de apostas por aqui, embora sejam internacionais, não será surpresa quando o VAR escolher o pênalti “interpretativo” de acordo com a vontade do freguês.
Kléber tem razão. O VAR , além de ser bom (e uma merda), é perigoso, sob todos os aspectos.
Amigos do blog , sobre o VAR me recuso a comentar. Coisa chata , irritante e tira toda a magia de se comemorar um gol. Como disse nosso Kleber , o orgasmo do futebol.
Com relação ao Pablo, trabalhei dez anos no Santander e fiz vários amigos na Espanha , gente que gosta de futebol.
Diagnóstico : um razoável zagueiro , ótima impulsão, deve resolver o problema da bola área mas lento. Se colocar no combate homem a homem é complicado.
A verificar.
Saudações
Prezados,
O negócio acabou de ser implantado, só o tempo trará o aperfeiçoamento…
De todo modo, acho que o VAR deveria ser utilizado SOMENTE em caso SEM interpretação, ou seja: se a bola entrou ou não no gol; se a bola saiu na linha de fundo; gols em impedimento; bola na mão; e agressão física notória que não faça parte do contato do esporte (soco, cusparada, dedada no fiofó). Lances que nem precisam da visualização do árbitro na telinha.
Para lances de falta ou pênalti deveria continuar com a interpretação do árbitro e bandeiras.
MISTÉRIO PABLO MARÍ 2
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/gigante-de-193m-e-perfil-de-lideranca-quem-e-pablo-mari-o-zagueiro-europeu-do-flamengo.ghtml
Vamos rezar, meu irmão Octávio…
Mais um mistério
https://m.extra.globo.com/esporte/gilmar-ferreira/o-misterio-de-pablo-mari-23801662.html
Curioso pra ver, mas como diz o Anderson, to com um elefante atrás da orelha.
Caríssimo Egon e demais companheiros,
Não é por não conhecermos o sujeito ou por ele (ainda) não ter jogado em clube grande que o cara é uma bomba. Nem mesmo os atuais bons jogadores chegaram nos clubes já sendo bons jogadores e nem todos os perebas se mantiveram nesse status. Pode ser só uma aposta, mas pode ser que dê muito certo, vide o tal Gustavo Gomez da Tia Leila. Perdoem a eventual ignorância, mas eu nunca tinha ouvido falar nesse sujeito antes dele jogar no Brasil. Alguém vai dizer que foi mau negócio? Que ele não é bom zagueiro? Se nosso zagueiro evoluir ao nível do GG, terá sido uma grande contratação. Ah, também cito o próprio Rodrigo Caio, que animou mais os bambis do que nós quando veio da ponta mais feia para a mais bonita da Via Dutra. Vamos deixar o cara chegar na paz, ganhar nossa confiança em campo com grandes atuações e, quem sabe, não temos aí um futuro grande zagueiro?
Me perdoem novamente a ignorância, mas também não vi jogos do flor o suficiente para saber se esse Gérson joga bola ou não. Pra valer 10 milhas, tem que ser BEM melhor que o Arão (o que, por outro lado, não deve ser muito difícil).
Ainda estou confiante numa temporada de títulos para o Mengão. E a tendência é só melhorar o nível.
SRNs!
Concordo muito, meu amigo.
Inclusive, sempre disse por aqui, que a mudança de clube pode mudar ccompletamente o perfil do do jogador.
Um exemplo é Vitinho. Ainda não é o tufão que viamos no Botafogo.
Por outro lado, sabemos que o Manto pesa mais que o histórico do jogador.
Quanto ao VAR não vai ter jeito.
Teremos que esperar e rezar para que todo o processo evolua.
Não há como negar que foi uma mudança de paradigma, e como tal, teremos que esperar que se melhore em todos os aspectos.
Até lá, sofreremos mesmo….
O VAR, pode sim ser muito importante e o é. Qual a ligação da empresa responsável pelo VAR, a Broadcasting Televisão Ltda com o esporte chamado futebol? Além de custo elevadissimo que a CBF assumiu, da mesma forma que a CONMEBOL a empresa britânica Hawk-Eye Innovations… – Veja mais em https://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2019/04/01/conmebol-anuncia-acordo-com-empresa-britanica-para-uso-do-var-em-torneios.htm?cmpid=copiaecola EVIDENTE QUE CUSTOS ALTISSIMOS. Não sei qual empresa está credenciada pela Fifa, sei apenas que trata-se como sempre de um grande negocio, um faturamento fabuloso para a empresa que for escolhida para trabalhar com as tres organizações. Tudo que mexe com futebol precisa ser visto com cautela, nada é gratis muito menos barato. Movimenta-se bilhões e pelo que sabemos e vemos sem dono. Há interesse comercial em tudo e embora seja salutar, acho muita gente dentro de uma cabine para ainda errar no lance. Talvez seja o caso de reduzir a chance de utilização. Ou então que os capitaes e tecnicos pudessem pedir duas ou tres vezes para reverem os lances. Um caso ainda embrionario, mas bilionário e aos detentores do poder no futebol, o que conta.
Alguém me fala de um zagueiro veloz com 1,93!!
Obvio que é lento!! Fosse veloz tava no Barcelona!!
Réver era lento!! Leonardo Silva!! Victor Cuesta não é o pai da velocidades!! Gustavo Gomez tem 1,83 voces acham que se o Flamengo tivesse fechando com um zagueiro de 1,83 o blog estaria em estado caótico!!
Edu Dracena nunca foi veloz!! Balbuena tambem não!! alguem ja ouviu falar na velocidade do Fabio Luciano?? Alguem soma os titulos dos lentos citados acima por favor!!
Povo quer um Zagueiro que seja um Bolt!! Com passe do Gérson (1970), cabeceio do Dadá Maravilha e Habilidade do Leovegildo!!
Pode ser um novo fracasso!! Ou pode resolver o problema da zaga por muito tempo!!
Sabe-se que tem 25 anos e que jogou na Espanha na ultima temporada num clube que se nao eh grande pelo menos tem torcida exigente!! Ficando em 6º com a melhor defesa!!
Se eu fico em 6º com a melhor defesa eu troco todo meu sistema ofensivo porque seguramente a culpa de nao ter sido campeão é de lá!!
Fato é que o torcedor critica resultado!!
O que ouvi de esculhambação ao Bruno Henrique quando contratado!! E de julguei errado no início!! Grata surpresa depois!! Agora alguns ja voltaram a criticar!!
Gerson é o mesmo!! Contratado!! Acabou as criticas a ida a Europa de Marcos Braz ou vao continuar criticando de véspera???
São 3 contratações de lá nenhuma de time desconhecido, nanico ou do leste europeu!!
Gérson surgiu como craque no Flu!! Contratado pelo Barcelona muito novo!!
Aos 18 subiu a minha cabeça um contrato com a vivo por 700 reais!! Sai da C&A que pagava 450 pela porta dos fundos!!
Se tem um lugar que ele possa retomar o bom futebol é no Rio, no Maraca!! Um reinicio pra quem sabe jogar bola!! Em um time ofensivo!! Vindo de um Campeonato Italiano!! Super pegado!! Vide Paquetá!! Que ninguem aqui tem duvidas da qualidade!! E que ta penando pra se adaptar lá!! Contratamos o Paquetá do Flu, após anos no Milan!! Ta ruim!? Obvio que nao!!
Com a cabeça no lugar pode ser muito boa contratação!!
Vai faltar o centroavante!!
E o Filipe Luis despistando como sempre!!
Esse acho que mesmo se vir!! Vai ser dificil!! Muito milindroso!!
Mas vamos lá:
Diego Alves
Rafinha
Rodrigo Caio
Mari
Filipe Luis
Cuellar
Gerson
Diego/Arrascaeta
Everton Ribeiro
Gabigol
Bruno Henrique/Vitinho
É sem dúvidas o melhor Flamengo desde 2009!
Mesmo se Filipe Luis não vir!!
E faltando a chegada de um Centroavantão!!
Eh MUItO melhor que o time de 2009 ,pra mim passa a ser o melhor flamengo pos anos 80.
Assinado!
Muito melhor que o Flamengo 2009.
Década de 80… Só na outra vida…
Rick,
Também acho uma boa aposta… E até prefiro jogadores que querem APARECER para o mercado do que esses caras velhos que voltam com a vida feita e com físico arrebentado lá do futebol Europeu.
Precisava trazer um zagueiro da segunda divisão da Espanha?
O Grêmio contratou o David Braz. 32 anos, Campeão pelo Flamengo em 2009, experiência na Europa e não teria dificuldade de adaptação. Com certeza seria mais barato e menos arriscado.
Vamos torcer para dar certo…
Um dia um tal de Gremio tambem pegou um jogador da 2ª divisao da Espanha!! Um tal de Geromel!! David Braz é a certeza da mediocridade!!
Então está confirmado: Flamengo adquiriu 100% dos direitos do Gerson à Roma por 10 milhões de Euros parcelados.
O jogador foi comprado pela Roma ao Fluminense por 17 milhões de Euros.
Roger Flores afirma que ele pode lembrar o Pogba, “guardadas as devidas proporções”.
Comprado por 17, vendido por 10 e pode lembrar o Pogba.
Tomara que a Roma esteja errada e o Roger certo.
Só nos resta torcer. Que tenha evoluído e abandonado o soninho de quando surgiu no Flu.