Esta foi a manchete e, em letras garrafais do Globo, neste domingo chato, sem Flamengo.
Com todo respeito aos companheiros do Globo, a manchete que é um convite à reflexão, carece do que há de mais sagrado no jornalismo. A sensação que se tem é a de que a informação e o passado recente foram ignorados, além de um baita ensaio de futurologia…
Vamos lá, começando pelo fato de que importante informação tenha sido omitida. No planejamento do clube há um buraco de doze rodadas do Campeonato Brasileiro, com um enorme ponto de interrogação.
Durante a Copa América, onde Tite já anunciou que levará para Argentina e Colômbia nossa força máxima, tudo leva a crer que o Flamengo cederá quantidade significativa de jogadores. O próprio Tite já citou como prováveis convocados Rodrigo Caio, Bruno Henrique, Gérson, Gabigol e Éverton Ribeiro.
A partir daí, da possibilidade de ficar sem meio time durante um terço do Campeonato Brasileiro, foi feito e, muito bem feito, o planejamento rubro-negro para 2020.
Se isto não bastasse, vamos ao passado recente. Será que já esqueceram do julgamento final sobre o nosso futebol do ano passado, em que todos concordaram no poderio do time titular, porém, sem peças de reposição à altura?
Some-se a tudo isto o fato de o Flamengo ter negociado, por uma fortuna, a liberação de Reinier para o Real Madrid. Duvido que o Flamengo pagasse por Michael o que pagou, se não tivesse os recursos, via Reinier.
Aplicar um terço desta entrada de dinheiro na qualidade do elenco foi tomada de decisão acertadíssima, até porque, o Flamengo não é uma padaria. Os nossos dividendos são os títulos conquistados.
Para encerrar, o exercício de futurologia na afirmativa de que Michael será reserva. Ué, quem garante? Bom não esquecer que as “janelas” do futebol continuarão a abrir e fechar e, não necessariamente um jogador que seja unanimidade hoje, esteja igual no ano seguinte.
Portanto, como dizia minha avó Corina, “o futuro a Deus pertence”.
Aprendi ao longo da vida que nada no futebol é certo, por melhor que sejam as intenções e por mais que tudo pareça que será um sucesso. Por este motivo básico não posso aqui cravar que o Flamengo ganhará tudo que disputar este ano, embora esteja me coçando para escrever.
O que tenho a obrigação, a bem da verdade, é afirmar que o planejamento rubro-negro para 2020 está sendo feito de forma responsável, com inteligência, sensibilidade e competência. E o mais importante: pensando o Flamengo no seu real tamanho.
EM TEMPO:
Neste domingo, 12 de janeiro, aniversariando Plínio Serpa Pinto, uma das mais adoráveis e competentes figuras humanas que no Flamengo tive a honra e o privilégio de conviver.
Vida longa, querido amigo!!!
MENGOOOOOOO!!!!!!!!!
Nada a acrescentar Kleber.
Fostes perfeito na análise.
Se o Michael vai dar certo ou não é outra coisa. O fato concreto é que o planejamento até aqui, está 100% ao meu agrado.
Além disso temos :
Bruno Henrique, Thiago Maia, Tiago (Náutico).
Podem chegar Pedro, Gabigol, um lateral direito e mais um meia (lugar do Reinier)
Tudo indo muito bem.
Boa tarde Kléber, pelo seu sentimento e suas informações, vc acha que o Gabigol retorna ao Flamengo? Acredito muito no Pedro e acredito que ele possa arrebentar no nosso time na temporada!
Abraços e Saudações Rubro Negras.
O Vascão adiantando 3 anos de cota de patrocínio Master, mas negociando contratação de 500 mil por mês.
Depois vão reclamar do pacto do Flamengo com NASA …Globo …Microsoft …Apple… Coca Cola….Real Madri….KGB……Templários…….etc…etc…etc..
Entendo que o planejamento para a temporada 2020 foi elaborado e está sendo praticado com muita eficiência .
Se dará certo ou não o risco sempre existe como em toda e qualquer contratação.
Elenco mais qualificado será fundamental para o alcance dos nossos objetivos.
#TragaooPEDRO
Kléber, amigo!
Confesso que fiquei preocupado quando o Flamengo resolveu investir essa bolada de dinheiro em um jogador com a história de vida no Michael. O envolvimento com drogas é algo muito difícil!
No entanto, prefiro vislumbrar que o Flamengo está dando uma bela oportunidade para um jovem talentoso. Ele jogou muito bem no Goiás e merece essa chance. Acho que um pouco de “maluquice” pode vir acompanhada de genialidade. Vamos aguardar.
Um acompanhamento psicológico e educacional me parece fundamental!
Grande abraço.
Saudações Rubro-Negras!
Minha maior preocupação é essa tb. Não podemos esquecer que Michael estará saindo de Goiânia pro RJ, jovem e dispondo de muita grana. Será preciso muita cabeça e uma estrutura familiar forte pra desviar das tentações inerentes ao caso. Espero que o Flamengo esteja atento e designe profissionais que possam acompanhar esse processo de perto, pq dentro de campo sabemos das qualidades do jogador, que certamente serão ampliadas com o trabalho do Jorge Jesus. SRN!!!!
Anderson , vc comentou q não tem nada acrescentar c o Kléber falou, mas eu tenho , pois não podemos esquecer q além dos jogadores q podemos ficar s.eles c a Seleção brasileira , tem ainda o nosso Arraxxxxca da seleção uruguaia !
Verdade ! !
A manchete em questão revela apenas ciúmes de algum “jornaliZta” de coração arcoiris.
Temos que considerar que o Flanengo ,provavelmente, jogará 10 partidas do Brasileiro ,no minimo, sem 4 jogadores titulares. Quanto a compra do passe Misael achei um investimento razoável ,tendo em vista sua idade 23 .
Questão de valor, é muito relativo no futebol. Se vc me perguntar se eu contrataria, eu lhe respondo, por esse valor não. É bom jogador, só isso e nada mais.
Se vai dar certo no Flamengo ?
Tenho certeza que sim.
Por um motivo chamado Jorge Jesus, que indicou e avalizou a contratação.
Esse menino vai voar com JJ.
Podem anotar.
SRN
Presidente, sabe qual é a diferença?
É que além de rubro-negro de corpo e alma, você é muito melhor jornalista que essa corja que fica mais preocupada em criar “fuzuê” em cima dos assuntos do nosso Flamengo.
Eu concordo inteiramente com o seu raciocínio…
A verdade é que o Flamengo está em “ôtopatamá”. Além da questão desportiva – que não precisamos comentar (os resultados falam por si), tem também a estratégia de montagem do elenco.
O Flamengo tem vendido bem os seus destaques da base, como vai fazer (novamente) na transação do Reinier com o Real Madrid. Parte desse dinheiro serve justamente para qualificar e consolidar o nosso elenco.
É assim que estamos trazendo uma turma boa de bola e jovem de idade para termos o melhor elenco das Américas – e um dos melhores do mundo. Na maioria dos casos, estamos trazendo jogadores que ainda podem TAMBÉM render economicamente para o Flamengo.
Ao que tudo indica, tirando essa venda do Reinier, nós conseguiremos passar ilesos pela janela de meio de temporada na Europa. Mas é possível que no começo da próxima temporada européia (meio do ano), a gente perca alguns de nossos craques.
Dizem que o Tottenham vem atrás do Gerson (que foi comprado por 11MM de Euros e não sai por menos de 30MM de Euros). Tem a história do Rodrigo Caio com o Barcelona, que pode voltar a esquentar e até o Gabigol, que se estiver bem no Flamengo e na Seleção, pode entrar na lista de desejos de algum gigante europeu (atacante é sempre objeto de desejo).
Essas são situações que podem acontecer, além dos jogadores que serão convocados por seleções. Por isso, não há a menor dúvida que o time precisa ser reforçado. O sucesso exige um trabalho estratégico – e não apenas reativo. Se queremos permanecer no topo, precisamos nos antecipar e investir.
Nós estamos trazendo o Pedro. Ouvi dizer que existem duas possibilidades: empréstimo com valor do passe fixado em 10MM de Euros ou a compra de 50% do passe por $5MM de Euros. Boto fé nesse moleque, rubro-negro de carteirinha. Vai fazer muito gol e com 22 anos, tem tudo para se valorizar ainda mais. A ironia é que compraremos ele por muito menos do que oferecemos ano passado ao Fluminense.
Tem uma outra conversa esquentando, que seria repatriar o nosso Paquetá (exatamente o meia talentoso que estamos tanto precisando). O Milan ainda deve uma parcela e não está feliz com ele. Pode ser feita uma composição com participação dos dois clubes no passe do jogador (que é de Seleção Brasileira), para que ele volte a jogar em alto nível. Paquetá tem 22 anos e um futuro brilhante pela frente.
O Thiago Maia é outro bom jogador que está chegando, torcedor do Flamengo e volante da Seleção Olímpica. Também apenas 22 anos e vem com passe fixado por 10MM de Euros. Se for bem, o Flamengo vai pagar menos do que ele vale – e também pode ser um nome que renda não apenas esportivamente, mas também economicamente, numa futura transação.
Os outros nomes que contratamos são situações um pouco diferentes – com foco em retorno esportivo. Acho pouco provável a gente ganhar dinheiro vendendo o Michael e o Pedro Rocha, pela idade de ambos. É pouco provável (mas não impossível) que a Europa bote muito dinheiro para contratar jogadores com mais de 25 anos. Seriam jogadores eventualmente para outras ligas (China, Árabes, Rússia, etc). O rubro-negro Pedro Rocha vem emprestado com passe fixado e só deve ser comprado se realmente arrebentar em 2020.
O Gustavo Henrique veio de graça. O que vier é lucro – literalmente.
Isso tudo prova que estamos trabalhando bem. Hegemonia se constrói com um trabalho sério de montagem de elenco – e é justamente isso que o Braz e o Spindel estão nos oferecendo. Com essas decisões de agora, eu acredito que estamos projetando o Flamengo não apenas para 2020, mas para os próximos anos – para desespero da imprensa marrom.
SRN 7, aqui é ôtopatamá.
Concordo plenamente com os comentários dos colegas. O buraco da Copa América devido à ignorância da CBF justifica as contratações de peso já acertadas e as que poderão vir.
Com essa Diretoria não se brinca, e Jorge Jesus até quando erra acerta como no caso de escalar o Rodinei pra marcar o Soteldo.
Escancarou a necessidade de despachar a figura pois também devia saber que Rodrigo Caetano responsável pela contratação do animador de vestiário em 2016 iria levá-lo para juntinho de si. Alguém dúvida que o Zeca que está no Inter é superior técnica e taticamente ao nosso (ex)possante lateral direito?
E mais, se aprovou a contratação do Pedro é porque sabe o potencial do menino que, se não se machucar, valerá fácil os € 10 mi ao final do ano. Impressionante a capacidade de finalização dele, principalmente de primeira.
2020 vai ser legal, podem apostar!
Eu acho que o Michael será um novo Dimba, Josiel, Dill, Gabriel (ex-Bahia), mas o fato de ele ser novo é mais um facilitador para uma venda futura.
Ainda assim, vejo que a estratégia da diretoria mudou em relação aos últimos anos, quando as principais contratações chegavam na metade do ano. Agora, pelo o que parece, veio todo mundo. Zagueiro, volante, atacantes.
E corroborando com o que disse o Kleber, teremos Copa América e Eliminatórias, além de possíveis perdas ao longo da temporada. Não duvido que na metade do ano, início da temporada europeia, a gente perca Gabigol, Bruno Henrique, Gerson, Rodrigo Caio. Os demais, pela idade, não acredito que saiam. Lamento a saída do Reinier, mas sabemos como é o futebol atualmente. Daqui a pouco os jogadores serão vendidos no berçário.
Henrique, penso que há anos-luz de distância do Michael para os acima citados. Estamos falando de um jogador recém eleito revelação de um Campeonato Brasileiro onde o Flamengo dominou quase todos os quesitos. Dito isto, ele não foi eleito à toa. Isso sem falar que as situações à época das outras contratações e agora, no Flamengo, é diametralmente oposta. Temos técnico, já temos time, temos estrutura (inclusive o CIM), enfim, há muitas condições. Além disso, os demais chegaram como soluções, o que não é o caso do Michael, que chega para encorpar o elenco. Quando BH não puder jogar, prefiro ir de Michael do que de Berrío ou Lucas Silva. Pensa nisso.
SRNs!
Henrique,
O Michael tem tudo para ser o novo Pablo, aposta caríssima que o SPFC fez e ainda não rendeu!
Seja como for, em minha opinião é uma belíssima aposta, visto que apostamos em uma promessa e de quebra enfraquecemos os rivais.
Henrique, o futebol hoje no mundo é assim, reforça-se o time mas tbm enfraquece os rivais.
Eu só acho que o Michel pode cair em um problema do Cirino, é jogador que esta acostumado a jogar de contra ataque, e nós somos time de posse de bola. Mas vamos lá né? Afinal o mister deve ter pensado muito sobre o que aconteceu na final do Mundial contra o Liverpool.
Saudações!
Nino, quem contratou o Pablo não sabe o que levou. Pablo era segundo volante e foi alçado a atacante já com 20 e poucos anos. São Paulo achou que estaria levando um camisa 9, mas não fez uma mínima consulta na carreira profissional do cara.
Eu ainda sou entusiasta de dar mais chances a jovens do que pagar essa bagatela pelo Michael, cuja carreira tem uma única temporada relevante. Mas quem sou eu para ir contra Jorge Jesus, Marcos Braz e cia?
Presidente, com todo respeito, a manchete. Ele não vale essa quantia e será sim reserva. Pode fangar a vaga desde que jogue em alto nivel. Ele nao começa titular. Flamenfo deveria concentrar forças e trazer o Pedro. Quanto ao Gabigol prazo ta vencendo. Nao esperaria tanto.
Michel, o seu comentário me mostra que vc, assim como outros companheiros aqui e muitos outros flamenguistas não entendem que o time do Flamengo não joga somente com 11 jogadores. Óbvio que, no atual time base, ele não chega pra roubar posição de ninguém, ele chega para ser titular nos jogos em que estaremos desfalcados, ocasiões que, em 2020, não serão poucas. A hora de contratar é agora, não quando perdermos jogador e não tivermos substituto. E, como o Flamengo tem dinheiro, não precisamos deixar de contratar outros jogadores para termos o Michael. Penso que há um grande erro de avaliação no seu comentário e no de outros companheiros.
SRNs!
O Flamengo incomoda demais, ja incomodava sem ganhar nada, imagina agora. Todo jogador tecnicamente Bom, tende a render em um time organizado e bem treinado.
Kléber, parabéns pelo seu comentário, perfeito em todos os pontos!
Gostaria apenas de sanar uma dúvida de como vc entende uma situação:
Nossa diretoria é perfeita em 90% das decisões, mas esta mesmo criticou a anterior
pelo fato de o Paquetá ter sido vendido por valores abaixo da multa, e agora diminuímos
a multa do Reinier e na sequência estamos vendendo ele por um valor bem abaixo do Paquetá,
como vc entende esta situação?
Abraços
Amigos, vcs viram a entrevista do Mister para os espanhóis?
Ele mais do que compreendeu o espírito rubro-negro, ele é uma das principais peças que resume o fato de estarmos em “ôtopatamá”. Basicamente nosso portuga amado fala que o objetivo dele e do Flamengo para esse ano de 2020 é ser Campeão Mundial.
O Mister é o Romário dos técnicos. Não tem medo de falar o que pensa – e é um CRAQUE que resolve as situações.
Sensacional!
Confiram:
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/jesus-fala-com-jornal-espanhol-e-diz-que-ser-campeao-do-mundo-e-a-meta-do-flamengo-em-2020.ghtml
SRN7
É meu caro Marcello, mas o Mister vai ter um grande desafio esse ano!
Superar o fantástico ano de 2019!
A meta dele é ser campeão mundial….
Se conseguir o Brasileirão, Libertadores e Mundial , seria fato monstruoso e denotaria a consolidação de uma tão falada e temida hegemonia.
Pelas falas do Mister, dá entender que a prioridade esse ano será a final da Libertadores no Maracanã, coisa que eu concordo. Final da Libertadores no Maraca? Não podemos perder essa oportunidade de estar lá.
Saudações!
Bom Kleber,
O mesmo se falou de Bruno Henrique no início do ano passado, mas com uma diferença, o BH já tinha um histórico de com jogador confirmado, e o Michael?
Agora estas citações do passado do jogador com drogas e tráfico eu considero assunto resolvido pelo próprio jogador, visto que as confissões dele a respeito do fato são não só corajosas como sinceras. Coisa de gente que amadureceu.
Enfim acabo ficando confuso, pois por ali temos o BH, o Vitinho e agora o Michael? E pela direita? ER e Berrio?
Saudações!
Nino,
Acrescentando, “por ali” também tem o Pedro Rocha… Muito atacante pela esquerda e nenhum pela direita.
Michael também joga pela direita. Veja lances dele no YouTube, várias jogadas e gols também foram por lá.
SRNs!
Prezados,
Outro ponto não destacado, tanto pelo Kleber quanto pelos colegas comentaristas, é que o Flamengo “tirou” um ótimo reforço de clubes rivais… Melhor ele na nossa reserva do que eventualmente brilhando no Corinthians ou Palmeiras.
Não é possível que esse menino seja pior do que o Berrio, Lucas Silva e Vitinho…
Exatamente, Diego. Além de não ir para um rival, melhor ele no lugar do BH quando necessário do que os demais citados aí.
Eu gosto do espírito dele de correr atrás de todas as bolas, de não ter medo, de driblar, de partir pra cima. Ousadia necessária ao futebol. Esse tipo de jogador que o Flamengo precisa ter, com brios, com sangue nos olhos, raça e determinação.
SRNs!
Hoje na Fox saiu mnateria dizendo que o Barcelona se interessou por Gabigol para substituir o Suares que machucou-se e fica afastado por pelo menos 4 meses. Parece que a Inter se interessa pelo Vidal e estão conversando. Hora do Flamengo agir no mercado, Gabigol fará muita falta sei disso, mas pode ser substituido.
Flamengo ….
Pelo segundo ano o clube rubro-negro apresenta a maior previsão de receita do ano com um total de R$ 726 milhões.
Para isso, no entanto, o clube colocou metas ousadas como chegar à semifinal da Libertadores. Assim, a arrecadação com televisão e prêmios chegaria a R$ 282 milhões. Há uma previsão de aumento geral de 16% das receitas recorrentes (sem negociações).
A estimativa do clube é de vender R$ 80 milhões em jogadores, valor que será superado com folga a se confirmar a negociação de Reinier para o Real Madrid.
Estão previstos outros R$ 138 milhões para contratações sendo a maior parte destinado à compra de Gabigol da Inter de Milão.
Também está previsto um crescimento nos gastos com pessoal e direitos de imagem que somarão R$ 329 milhões, quase R$ 50 milhões a mais do que em 2019.
#Rodrigo Mattos
———————————–
Vale acrescentar que contabilmente falando, a Venda de Reinier tratá ao clube mais R$ 49 milhões ( brutos ) e mais R$ 14 milhões (brutos) em reajustes / renovações de patrocínios.
Hoje a perspectiva de arrecadação está em R$789 milhões.
A história da venda do Reinier por € 35 milhões já foi mais do que explicada: renovaram o contrato dele no final do ano passado porque a partir de julho deste ano ele sairia de graça. Melhor 28, 30 milhões de euros agora do que nada em julho.
Acredito que ele vai fazer mais sucesso na Europa do que VJR e Rodrygo. Não é jogador de lado, é alto, forte e goleador. Vai valer uma fortuna daqui a dois, três anos.
E, fiquem tranquilos, no fechamento da janela de inverno na Europa nosso centroavante vai assinar e ficar por aqui mesmo.
O contrato dele venceria ano quer vem segundo o PVC.
Segundo matéria da Globoesporte.com de 09.11.2019, em 01.07.2020 ele estaria livre para assinar pré-contrato.
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/flamengo-assina-renovacao-de-contrato-com-reinier-ate-outubro-de-2024.ghtml
Acho que se Gabigol assinar contrato com o FLA,a novela FLAx Globo,pelos direitos de transmissão do camp. carioca,chega ao fim.A “vênus platinada” vai aceitar a proposta do FLA e vice-versa !!!
Abs.
Espero que tenhamos paciência com ele, e que saibamos trabalhar bem para não se tornar um Dimba…
o que não entendi foi porque o Flamengo não tentou o Caio Henrique , ex Flu. Jogador Moderno , habilidoso, versátil , joga de lateral , meia , ala … seria uma ótima solução para o lugar do ex jogador Felipe luis….