A grande verdade é que a personalidade de Jorge Jesus, assumindo liderança inquestionável no futebol do Flamengo, protelou por mais de um ano a nossa verdadeira cara.
Antes, o doce portuga jogava nas onze. De porteiro a presidente, passando por treinador, nutricionista, psicólogo, marqueteiro e, até jardineiro, JJ era tudo e, competentíssimo em tudo.
Quando JJ foi para o Benfica, levando com ele sua vitoriosa equipe, ficamos a pé e, pior, reféns de uma estrutura engessada, sem liderança e, consequentemente, vulnerável a qualquer tipo de crise.
O noticiário dá conta de que há uma panelinha no Ninho, tão forte que interfere em quase tudo, como os horários de treinamentos e, até na escalação.
Só quem não é do ramo pode achar que isto é novidade. Sempre que há uma liderança não definida ou fragilizada, com a cadeira desocupada, algum grupo se assanha para ocupar o lugar e, exatamente isto ocorre, hoje, no Flamengo.
O presidente, gente boa e empresário de sucesso, não é do ramo.
A estrutura montada para o futebol, deve ter sido idealizada por um gesseiro. Há um vice de futebol (Marcos Braz), que deveria ser o presidente do futebol, mas não é, pois tem um parceiro, ou vigia (Bruno Spindel) e, se não bastasse, um “conselhinho” com autoridade para vetar até a contratação de jogador. E, se ainda não bastasse, há dirigentes de outras áreas com voz e força para interferir em decisões definidas – mas não muito – pela turma do futebol.
Pergunto: esta engrenagem pode dar certo? Resposta óbvia: claro que não!
Não se pode misturar política com futebol. O conselhinho é uma forma de contemplar apoios ao presidente na última eleição. Sei de casos em que o pessoal do futebol localizava um jogador para contratar e o tal conselhinho, simplesmente, vetava. Isto existe?
Ora, se o vice de futebol não é merecedor da confiança do presidente do clube, por que empossá-lo? Novamente, o jogo político, cuja solução foi dar posse e montar uma estratégia para que jamais o vice de futebol pudesse alçar qualquer tipo de voo mais alto. O que não entendo é como alguém se submete a isto. A vaidade justifica esta subserviência absurda?
O problema crucial é que o jogador de futebol é sensível o suficiente para detectar quando a cadeira não é ocupada. Aí meu amigo, ele deita e rola, como ocorre no Flamengo.
Infelizmente, o treinador catalão e – agora – Rogério Ceni, ao invés de assumirem a cadeira desocupada, como fez Jorge Jesus, preferiram o jogo político, fazendo média com os jogadores mais cascudos. E, deu no que deu…
Sinceramente, só vejo uma solução para o nosso imbróglio. O presidente assumir, de fato, a presidência, pôr fim aos joguinhos políticos, e dar autoridade ao vice-presidente de futebol, sem qualquer tipo de interferência. E, como em qualquer empresa, terá ele que produzir resultados, caso contrário, arquibancada!!!
Desde os 19 anos convivo com jogadores de futebol. Garanto, asseguro que, a maioria esmagadora, detesta politicagem e abomina “aspones.” Jogador de futebol precisa, gosta, de liderança definida e, claro, confiável.
Como o regime é presidencialista, a bola está com o presidente.
A hora é essa!!!
Recordar é viver
Recebo do meu querido amigo, extraordinário jornalista e comunicador, Gilmar Ferreira, matéria comemorativa de um dos grandes gols de placa do nosso Mengão.
Ver essa foto no Instagram
Kleber, brilhante o seu artigo: claro, preciso, agressivo sem ser ofensivo, realista e certeiro.
Bom, como não vejo estas qualidades no Landim, pelo contrário, principalmente pelo que vi no youtube e li aqui no seu blog ontem e hoje, eu mantenho minha posição que reconheço ser isolada: RENUNCIA,LANDIM!
Voce não é do ramo, voce nao sente derrotas como nós, voce dorme tranquilo depois de perder tanto. RENUNCIA, Landim, pelo amor de Deus, chega de trapalhadas , vaidades e modo banana. Quero ganhar e não vejo solução antes da eleição se voce não sair e levar sua turma TODA junto. SAI LANDIM!
Kleber, concordo com você em gênero, grau e número. Correta sua analise, está na hora do Landin assumir o comando.Não é trocando técnico toda hora que o Flamengo vai melhorar o desempenho, pelo contrario. Entendo que o Flamengo deve contratar um Coordenador Técnico e precisa urgente arranjar uma função para que o Juan possa colaborar com o clube. O Flamengo precisa também fazer uma reformulação na base, gasta se muito, não ganhou nada em 2020 e não revelou ninguém na base. Muito pelo contrário aqueles que estavam despontando como Lázaro, Daniel Cabral, Ramon e Matheusinho terminaram o ano em baixa.
Essa receita que o Kleber com maestria postou, provavelmente não irá acontecer.
Resumindo essa temporada foi para o saco e a outra q nem começou já corre risco.
A solução é termos uma boa chapa para as eleições e trocarmos a diretoria toda.
Parece q a conta deve chegar em breve $$$.
O grande filósofo florentino Maquiavel dizia ” …as vezes vc tem quer ser leão e as vezes tem que ser raposa” e ninguém melhor que JJ fazia isso,ele centralizada mas ao mesmo tempo sabia acalmar os jogadores. Mas nesse momento precisamos de um “leão ” para centralizar e ser cobrado pelo o produto e processos a ser entregue, qua se dedique 24 hs no trabalho ,e eu não vejo no Landim e no Braz e muito menos no Seinfeld esse perfil, portanto amigos tem que achar com esse perfil e que tenha carta branca para trabalhar.
Caro Kléber e AMIGOS!
Sempre textos escritos que mais parecem retrato de uma investigação. O que se ler aqui imagino que somente seria capaz de reproduzir o Roberto Cabrini tentando investigar a nossa crise.
Eu comecei a gostar e amar o FLAMENGO em 1974, ainda uma criança. Já comentei por aqui, na época, de tanto ouvir a Rádio Globo com meu pai quase abraçando o rádio. Daquela turma de quem era fã e sou, quis o destino que anos depois eu tivesse essa simples relação com um dos seus expoentes que é o Kléber Leite, nosso sempre presidente.
Pois bem, de 1974 para cá, talvez seja a PRIMEIRA grande crise no Flamengo que assisto com salários em dia e um super time. Eu vivenciei crises por falta de plantel e de salários pago no tempo certo. Nós vivenciamos a infeliz época do Vampeta.
Essa é uma crise inacreditável, pois, se temos salários e craques, os sinais de fumaça apontam para incompetência administrativa, diga-se, patrocinada por um grande empresário.
É da vida. Nem toda bola vai dá bola para todos. Não é só dinheiro ou algo chamado planejamento. Tudo isso requer muita e muita SENSIBILIDADE. Se não existir, muda técnico, muda isso e aquilo e nada muda.
O Flamengo perdeu o título para ele mesmo. Os nossos bem pagos atletas disseram NÃO ao campeonato. Quando um não quer, dois não brigam. Nem quis o time e nem a diretoria ganhar o título. Feito isso, vamos depois arrumar culpados:
1) Pandemia
2) Saida JJ
3) Dome
4) Ceni
5) Ausência de torcida
Esses atletas queriam ganhar o título só com a fama, CPF e RG. Nós pagamos a conta e o sofrimento.
SRN
Sabem o que é mais maluco nisso tudo?
Depois de ter visto essa rodada, o Flamengo ainda PODE ganhar esse campeonato.
O problema do Flamengo é só o Flamengo…
S.R.N.7
Essa estrutura de conselho vem desde a época do Bandeira de Melo e nunca deu certo, exceto com Jorge Jesus, que centralizou tudo e evitou que a política interferisse no clube. Mesmo assim houve o problema com as premiações no fim do ano, que criaram um desgaste em pleno mundial de clubes.
Acho que o grande erro de Rogério Ceni foi tentar emular o que Jorge Jesus fazia, algo impossível, porque não basta ter o mesmo esquema tático e a mesma ideia de jogo, é preciso saber como implementá-la e isso passa pelos treinos físicos, técnicos e táticos. Além disso, traumatizado pelo que aconteceu no Cruzeiro, Rogério seguiu o caminho inverso, aproximou-se dos “líderes” do elenco e criou um abismo com os outros jogadores. Difícil voltar atrás agora, ainda mais na pressão por resultados e com a torcida inflamada.
Quando criticavam Dome, merecidamente na maioria das vezes, eu alertava que não seria possível jogar como o time de Jorge Jesus e ele tentou implementar o que acreditava, tendo falhado.
Já Rogério, parece sem rumo, sem ideia de jogo, sem inspiração, sem ânimo, sem confiança nele mesmo, apesar de parecer muito orgulhoso de si mesmo nas entrevistas.
Parece que sua manutenção se deve muito mais à falta de alternativas no momento do que na confiança em seu trabalho.
Nesse momento, só com a ajuda de São Judas Tadeu poderemos nos manter no G4.
SRN
J.J. de TUDO a NADA em menos de 6 meses ?
O Benfica contratou um clone ? Não é o J.J. e sua comissão quem está la no Benfica ? Entoa fica a pergunta; Cadê o J.J É sua excepcional comissão técnica, faz tudo que dizem existir e ter sido a UNICA RAZAO DO SUCESSO DO FLAMENGO em 2019?
O Flamengo de J.J no início de 2020 á era claramente o ESBOÇO desse Flamengo mediocre atual.
O J.J. surfou uma onda que já se formava desde 2018, é como o Medina no surf, ele tem o talento, mas a onda tem que vir. A onda em 2019 era o Flamengo ele viu e veio surfa-la.
Ele.nao criou a onda. O JJ repete em Portugal o mesmo FRACASO que o Flamengo aqui.e
Estão mais uma vez no mesmo mar, só que dessa vez a maré não está pra peixe. Era melhor ele ter ficado comendo bacalhau aqui e tomando o seu vinho português por aqui mesmo, o de lá tá meio avinagrado esse ano pra ele.
Cadê o Bap ? Foi pra Portugal junto com o JJ ?
No início do ano, logo após o mundial, quando o JJ ainda andava pelo novo mundo, era comum vermos entrevistas e lives de Bap. O JJ foi embora, de lá pra cá o negócio azedou e ninguém mais ve o Bap falar nada.
Cadê ?
Perfeito, amigo.
Kleber concordo c tudo q vc falou e penso ainda q um grande problema deste jogadores, e que eles se acham intocáveis pelas conquistas recentes, sentaram em cima das tacas e nao aceitam ser cobrados. Veja a atitude do Gabigol domingo no banco de reservas , barra o BH para ver se nao fwra o mesmo. Ficaram mimados, qualquer probleminha c o tecnico ou juiz, o Braz vem e passa a mao na
cabeça do jogador, e como vc bem definiu, jogador e esperto, sabendo q nao tem comando , ele aproveita fa situação. Esta difícil ser treinador do Flamengo hoje em dia, por isso o Ceni foi pelo caminho de fazer média c is atletas e tentar conquista-los pela amizade, isso nao funciona !!
Exatamente, Sérgio Sa de Carvalho
Panelinha ? Panelinha não, FRIGIDEIRA é o que tem aí nesse Flamengo.
A fritura começou ainda quando o JJ ainda estava por aqui, ele próprio já começava a sentir o calor embaixo dos pés. O azeite já começou a ser espalhado na panela ainda lá na final do MUNDIAL em 2019. O silêncio dele FORA de campo na beira do gramado demonstrava isso. Ali a temperatura já começava a subir. A PANDEMIA apenas aumentou o fogo.
O departamento médico cheio, o fato de jogador está no banco sem uniforme e claramente protestando querendo se escalar. Tudo isso são sinais claros de RACHAS. Esse racha no Flamengo só perde pra cordilheira dos Andes.
Esse time está sim claramente dividido entre os que QUEREM/QUERIAM o título e aqueles que estão de olho em seus interesses pessoais.
Jogador nenhum corre pra dar títulos ao clube, eles correm por interesses e objetivos pessoais. As vezes esses interesses se alinham com a conquista de TITULOS para o clube, caso do ano passado, as vezes não, caso desse ano.
Perfeito, Fla D+
“às vezes esses interesses se alinham com a conquista de TITULOS para o clube, caso do ano passado, as vezes não, caso desse ano”
Panela sempre existiu em qualquer time, em qualquer momento, em times vencedores ou não, em empresas grandes e isso pode ou não interferir nos resultados.
O problema é quem está gerindo as panelas, cozinhando em fogo brando todos os interesses.
Como Kléber tem evidenciado( esse não é o primeiro post), JJ era o “grand chef” que fazia tudo no Flamengo. Sem o doce portuga, o Fla de 2019 provou-se um ponto fora da curva, um golpe de sorte tão somente.
A “culpa” dos jogadores é absolutamente secundária e esse enfoque só serve para tirar da reta quem, de fato, tem culpa no cartório.
Quem não quer time com líderes fora de campo, não contrata estrela; Monta um timinho e reza pra dar certo.
Protesto de craque é fazer GOLS.
Biquinho quem faz é bebê e namorada. Craque protesta é fazendo gols. Esse negócio de sentar no banco mostrando insatisfação nao tá com nada. Insatisfação se demonstra em campo arrebentando e recebendo aplausos e não fazendo novelinha pra receber críticas.
Quem acha que não deve estar no banco tem que ser craque e quando entrar PROVAR por que não pode ficar de fora.
Exato, Fla D+
Time de futebol é igual quartel, é fundamental que tenha comando, disciplina e hierarquia…Sem isso vira baderna.
Após a saída de JJ e a decisão de Marco Braz ser vereador, o clube ficou a deriva. E somando com isso um grupo de mercenários descompromissados com a camisa do clube, o resultado é time milionário realizando uma campanha vexatoria…
Na minha opinião, o G4 já foi para o espaço. Espero que os mercenários tenham um mínimo de profissionalismo e consigam segurar a PRÉ Libertadores….
Quando da demissão de Domenec, Aqui no blog
sugeri a contratação de Lisca Doido….lembram??
Taí o resultado! já garantiu , com facilidade, o América MG na série A…
Mas o Flamengo preferiu um aprendiz , que fracassou no SP e rebaixou o Cruzeiro…..
Fora Landim, Bap, Tanure e Braz
Isso, Fabio Santos.
E o Vanderlei Luxemburgo irá colocar o nosso co-irmão na Sul Americana.
Luxemburgo não serve bem pra treinar me time de botão…. Ultrapassado e arrogante. Ele vai assistir o Palmeiras , no qual fracassou, ganhar a Libertadores….
Vaga na SulAméricana é a migalha de não rebaixados…
Flamengo não pode cair na tentação da mesmice dos técnicos brasileiros…
Se o Dome saisse, o Braz sairia junto; agora, se o Ceni pular do avião sem paraquedas, ele pula atrás.
Menos bravatas, mais comando e atitude, é o minimo que se espera de um dirigente cascudo como ele nesse momento.
Kleber,
Dizem que os primeiros nomes na lista são Jorge Jesus e Gallardo. Nós dois e toda torcida rubro negra sabemos que estes dois não virão!
Voltando a realidade, os nomes 3 e 4 são Leonardo Jardim e Rui Vitória, dois bons técnicos, mas dois técnicos frouxos amigos de jogador no quesito gerenciamento de grupo.
Analistas portugueses atestam que Gabigol, Bruno Henrique, Diego Ribas, Gérson, Éverton Ribeiro, Felipe Luis e Diego Alves jantam estes portugueses em dois meses de trabalho.
Necessitamos de um salvador da pátria ao estilo Beto Carrero ou flautista encantador de serpentes, alguém se candidata? Ou domam-se as serpentes ou encantam-se elas.
Saudações!
Que time esse River! Que raça, que jogadores! Se tivéssemos jogadores com essa entrega e com esse nivel de dedicação e comprometimento em vez destes arruaceiros da noite, com certeza ganhariamos estes campeonatos. Pena que temos um grupo indolente, acomodado, preguiçoso e arruaceiro, avido por queimar seu dinheiro em festinhas e bebidas, comandado por tecnicos e diretores frouxos, que nao entendem nada de competição e comando.
O River perde mas sai de cabeça erguida, honrando sua historia e levando a admiração de quem gosta de futebol.
Espero que o Rogerio tenha visto esse jogo. Mais uma aula do Gallardo. Pode aprender algo e evitar a provavel derrota em Goias.
Nossos jogadores ganharam desse mesmo River.
Se tivéssemos uma diretoria como a do River e um treinador como Gallardo, talvez jogássemos esse futebol do River.
Impressiona mesmo a doação dos argentinos. Perderam e jogadores saem chorando, sentem a derrota, são torcedores em campo. Aqui, de maneira geral, não apenas o rico Flamengo de hoje, os caras perdem e saem rapido e ja pensando nas primas que estão esperando.
Pessoal, papo de Rui Vitoria não procede, sem chance, pois é caro. Teria que aceitar contrato de risco, baseado em performance. A grande torcida é para o Rogério Ceni acertar, todos sabem que o financeiro está complicado e em breve, outro papagaio para o Conselho aprovar em empréstimo. E repito, se tiver oferta por qualquer jogador, vão estudar, não tem nenhum inegociável.
River mereceu levar o jogo para os pênaltis, no mínimo! Uma aula de superação e futebol! Jogou demais e o Palmeiras ficou acuado torcendo para o jogo acabar rápido. VAR salvou o Palmeiras hoje, junto com o goleiro, que fez uma defesa espetacular numa cabeçada próxima da trave.
Há jogadores ali no River em fim de contrato e podem ser boas opções para reformular o elenco para 2021.
Presidente, diferente do senhor que foi um bom presidente e conhecia tudo e todos, nós não temos presidente. Na verdade, ele nunca foi bem visto nem na Petrobras empresa que trabalhou por mais de 30 anos. Sempre foi de politicazinha de quem manda. Quando foi para o grupo do então milionario Erike Batista foi um alivio. O grupo dele no clube começa com um vice presidente prepotente e sem voto, tem ainda o Bap que de futebol nada conhece a não ser queimar colegas para levar vantagem. Valim a quem Zico sempre apoiou, saiu fora do presidente e seu grupo, quando percebeu que ele Valim não era do grupo. So espero que o presidente não quebre o Flamengo e sejamos obrigados trazer o Bandeira novamente.
Rodrigo,
O Flamengo já quebrou! Veremos o nosso time “cruzeirar” muito em breve.
Em pensar que no grupo do EBM se pensava até mesmo em estádio próprio, um Flamengo sólido… Mas mais uma vez a escolha foi pelo CARO imediatismo do passado, levamos em 2019 e agora vamos esperar mais uns 38 anos para voltar a ganhar a Libertadores.
Infelizmente acho que o brasileiro virou “um bom perdedor”.
Impressionante a reação do time do River, um time acostumado a vencer, hoje ao ser desclassificado.
Igualmente a reação do técnico Abel, abraçado ao Galhardo ao final do jogo, vibrante!!!
A matéria prima do futebol está aqui, no entanto a passividade está instaurada. Enquanto isso, um técnico estrangeiro é a pimenta que têmpera qualquer grupo.
SRN!
Caro Kléber,
Seu comentário, mais uma vez, é extremamente correto e pertinente, é um retrato fiel do que se passa no nosso Flamengo.
Coma mesma certeza que faço a afirmação acima, estou convicto que NADA MUDARÁ, Landin não irá assumir como deveria, a situação continuará a mesma, talvez ganhemos alguns jogos agora, até porque, como você já frisou, o que não falta aos jogadores de futebol é sensibilidade para entender os cenários e claro se aproveitar dos mesmos, eles sabem que estão muito pertos de “arrebentar a corda”, pois já a esticaram demais, logo precisam ganhar alguns joguinhos e depois voltar ao “comando” e com isso, esse Brasileiro acaba, eles conquistam uma vaga para Libertadores, podendo ser até para a chamada pré Libertadores, e o ano segue, algumas vitórias, muitas derrotas, o “comando” com eles, a conquista de mais um Carioquinha, e daqui a pouco acaba o ano, o Landin sai e ainda poderá dizer que foi o presidente que teve o melhor resultado em uma única temporada, ou seja porque o Landin iria ASSUMIR e ter que enfrentar tantas problemas??? Simples assim !!!
SRN
Vi os jogos do Bragantino x Atletico-MG e o do River Place contra o Varmeiras…
Me impressionaram a entrega,a raça,a vontade e a diposição em competir e jogar dos jogadores de ambos times.Fiz a comparação com o FLA. atual … Decepção,tristeza e desânimo foram os sentimentos que que me invadiram !!!!!!!
flamengo,no minúsculo mesmo,que pena !!!!
Abs.
Parece que Galhardo está querendo alçar novos voos. A diretoria do Flamengo deve avaliar a possibilidade de contratá-lo para a próxima temporada, que começa daqui a 2 meses mais ou menos. Ontem foi um jogo emocionante e ver a entrega, a garra e o empenho tático do River foi lindo. Saudades de ver o Flamengo de Jorge Jesus, que também brilhava.
Gallardo nunca será treinador do Flamengo com Landim no comando. Ele tem grande experiência, sabe de seu valor e não vai atrelar sua brilhante carreira a um monte de jacureba que nao tem mais o que fazer senao política barata, comezinha, vil.
Ele deseja projeto vencedor e o destes caras é perder, culpar alguém e se reeleger. E o fazem para continuar tudo do jeito que está, mais do mesmo, a mesma porcaria de sempre, com parentes, amigos e indicados ocupando postos-chave, com o clube onerado e o time fazendo papelão.
Se o Gallardo vier e não se informar sobre quem sao estas pessoas, o que eu duvido, dará mostrar de uma burrice que até então ele jamais demonstrou.
Para nós so ha uma saida: reconstruir. Para isso, RENUNCIA LANDIM, vai embora, voce nao se indigna com derrotas, voce nao sofre, nao aparece. Ser presidente do Flamengo não é para por em CV, é ato de devoção. RENUNCIA, LANDIM, por favor, levando TODA a sua turma junto.
Antes das eleições, voce aparecia em lives, prometendo mundos e fundos, criticando o Eduardo por seu isolamento. Vc lembra disso? E agora, voce faz o mesmo e de forma ainda mais prepotente e arrogante. RENUNCIA, Landim!
Kleber mais um excelente texto, diagnosticando os problemas e apontando soluções .
Volto a afirmar estamos numa nau sem rumo e não adianta nota oficial desmentindo uma reportagem que apontou todas as nossas mazelas.
O fisioterapeuta Winnick contratado foi indicação dos jogadores. Basta ver o filme do Ribas e ele estava lá.
Essa e outras verdades foram tema da reportagem do Dia.
O que fica claro é a omissão do nosso presidente. De que adiantam reuniões que levam nada a lugar nenhum? Treinos continuam sendo marcados as 16 horas. Conveniência de quem ?
O time perde vergonhosamente do Ceará domingo as 16 horas e tem 48 horas de folga se reapresentando na terça as 15 horas.
Vergonha. Os milionários jogadores montaram no cavalo, quero ver quem tem moral para acabar com essa esbórnia.
Finalmente , que vejam e revejam o River ontem, e que sirva de exemplo.
Cacau Cotta, Bap e tantos outros o que fazem lá?
O Flamengo precisa profissionalizar. Landim colheu os frutos da gestão financeira do Bandeira, ganhou seus títulos, mas e a sequência como fica? Nesse ritmo, ja já o dinheiro acaba e voltamos às mínguas vendo a festa de times bem menores como Santos e Grêmio.