No jantar, gol após a sobremesa

Jantar presidentes do Flamengo - Kleber LeiteNa noite de ontem, Flavio Godinho recebeu com carinho e extrema fidalguia, um verdadeiro time de futebol na sua acolhedora e linda casa no Leblon: Gilberto Cardoso Filho, Michel Assef, Marcio Braga, Humberto Motta, Luiz Augusto Veloso, George Helal, Patrícia Amorim, Hélio Ferraz, Maurício Gomes de Mattos, Jorge Rodrigues, Plínio Serpa Pinto, Antonio Augusto Dunshee de Abranches, Rodrigo Dunshee e, eu. Michel Assef Filho chegou bem no finalzinho do jantar, quando, jornalisticamente aconteceu o melhor da noite.

Vamos ao que interessa:

1.  O tema central, claro, as eleições programadas para dezembro.

2.  Alguns dos presentes manifestaram posições definidas. Hélio Ferraz abriu seu discurso afirmando que votaria em Wallim Vasconcelos, e Antonio Augusto afirmando que votará em Eduardo Bandeira de Melo.

3.  A maioria absoluta ainda sem definir posição.

4.  A maioria concordou que os dois candidatos da chapa azul não comovem e, que os outros dois que se lançaram, em chapas ainda sem cor, não têm nenhuma chance.

5.  A má gestão no futebol foi a crítica unânime ao atual presidente.

6.  A boa gestão financeira foi o elogio unânime ao atual presidente

7.  Embora com algumas poucas observações sobre um radicalismo além da conta, o grupo “Só Fla” teve enorme reconhecimento pelo que representa de renovação, principalmente no Conselho Deliberativo.

8.  Embora não sendo candidato, Bap foi alvo de críticas e elogios. Mais críticas do que elogios. De minha parte, elogios.

9.  Wallim, muito criticado pela sua participação no comando do futebol e, os que conviveram com ele, criticaram o temperamento.

10. Marcio Braga sugeriu um manifesto pelo pouco caso demonstrado pela atual gestão com o que o Flamengo tem de mais importante, que é o futebol.

11. No cafezinho, ainda à mesa, houve um momento em que foi colocado sobre a importância do cargo de presidente ser ocupado por um “peso pesado”, alguém com postura, peso e cara do Flamengo. O nome de Rodolfo Landim foi lembrado e, de imediato, alguém observou que Landim é vice na chapa encabeçada por Wallim, em função de problemas profissionais, senão, a chapa seria formada com Landim na cabeça. No meio da discussão, Flavio Godinho, que estava ao meu lado, pegou o telefone e ligou para Landim que, pela primeira vez admitiu ser o candidato. Este foi o fato novo e, convenhamos, a meu conceito pelo menos, espetacular!

Hoje, daqui a pouco no Maraca, onde todos estaremos, esta bola vai continuar a rolar…