Curtinhas

Curiosa e infeliz a declaração de Luis Enrique, técnico do Barcelona, ao afirmar que Neymar sofre uma brutal pressão no Brasil. Luis Enrique esqueceu que não há nada nesta vida, por melhor que seja, que não tenha um lado negativo e este é o único lado ruim para qualquer super craque. O treinador do Barcelona espera que o torcedor brasileiro deposite suas esperanças e jogue todas as suas fichas em quem?


Na parte de baixo da tabela, esta rodada, em tese, não deve apresentar grandes novidades. Coritiba, com 20 pontos, joga fora contra o Santos. Vitória, com 18, joga também fora, contra o Atlético do Paraná. O Criciúma, que tem 18 pontos, joga em casa, mas pega um Goiás embalado. O Bahia, que segura a lanterna com 17, tem chance de ir a 20, pegando o Figueirense na Fonte Nova.

Os cariocas, Botafogo, com 22, que pega o Inter no Beira Rio, e o Flamengo, com 25, que encara o Corinthians no Maraca, independentemente de seus resultados, ainda não devem ver ninguém se aproximando com perigo de baixo para cima.


Joel Santana, o mais “carioca” dos treinadores, com seu jeito simpático e único de ser, já ganhou a confiança de todo elenco do Vasco. Realista, me disse, e imagino deva ter passado para os jogadores, que o único campeonato sendo disputado pelo Vasco é a volta à primeira divisão. Se em primeiro ou em quarto lugar, pouco importa. Joel tem tanta razão que, além de projetar o óbvio, deve estar em sintonia fina com o torcedor vascaíno que, com absoluta certeza, não vê nenhuma graça em conquistar um campeonato da segunda divisão.


No futebol, a verdade precisa do tempo. Colocado no olho da rua no Flamengo, Marcelo Moreno, no Cruzeiro, é o artilheiro do campeonato brasileiro. Isto confirma a tese de que, independentemente do valor individual do jogador, o ambiente pesa muito. Quando falo em ambiente me refiro a tudo: harmonia, salário em dia, treinador, time bom e por aí vai…

Pelo visto, no Flamengo, o problema não era o Marcelo Moreno…


E aí Vanderlei, já escalou a zaga do Flamengo?