Se a premissa para qualquer planejamento no futebol é a definição do treinador, esta arrastada novela sobre a renovação de Jorge Jesus contraria o bom senso.
O vínculo do Flamengo com o treinador vai somente até a metade do primeiro semestre, o que convenhamos, deixa o clube em situação delicada.
O que não entendo é o tal do “gelo na veia”, isto é, ter sangue frio para uma situação como essa em que, seja qual for a decisão, deve ser tomada agora, visando o trabalho ao longo do ano.
O comentário é que Jorge Jesus trabalha com a possibilidade de ser convidado para dirigir um grande clube europeu, exatamente no meio do ano. Ao Flamengo, restam duas alternativas. A primeira, pagar para ver, ou seja, correr o risco. A segunda, exigir uma definição imediata de Jorge Jesus e, se a resposta for negativa, partir para outro treinador.
As duas possibilidades são reais e, somente quem está lá dentro com a mão na massa, que tem a intimidade necessária com o treinador, pode optar entre uma estratégia e outra.
Tomara que Jorge Jesus tenha sensibilidade para entender que, o que o Flamengo paga para ele e sua comissão técnica foge à normalidade no futebol sul-americano. Que não seja este o entrave para o acerto, até porque, com o elenco que dispõe, Jorge Jesus pode repetir em 2020 a premiação de dois milhões e meio de euros pelas conquistas do Brasileiro e da Libertadores.
Este ano, além do Brasileiro e da Libertadores, há o Campeonato Carioca, Recopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil e… Mundial!!!
Como sabiamente dizia minha avó Corina, que o nosso competentíssimo e doce Portuga não esqueça que, “quem tem olho grande não entra na China…”
E Jorge Sampaoli, já foi para algum clube?
O grande êrro,caro Kleber,foi acertar o contrato até maio.Sempre foi,nestes casos,com prazo até o final do ano.
Abs.
Carlos Alberto,
Mas ter ou não ter contrato não seria garantia alguma, bastaria ao time europeu pagar a rescisão e anunciar o treinador…
Penso diferente. Sem contrato não se paga absolutamente nada e ele sai sem o clube ganhar nada. O clube teve precaução pois não dava para imaginar, campanhas tão exitosas. A contratação se deu sem convicção. Não crítico o clube, pois o resultado surpreendeu.
Pelo q já fez sai quando quiser e fica até quando quiser.
Kleber, assistindo a emocionada apresentação de Pedro Rocha nesse momento, confesso que tbém comecei a me emocionar…o que esse clube não faz com a gente?
Bem, como disse, me emocionei, mas pra dar não deixar uma brincadeirnha de lado, pergunto a vcs? O Pedro Rocha não se parece muito com o Berrio???????
Fisicamente, espero que somente fisicamente, kkkkk
Mauro,
Falando em Berrio, pelo que li o “jogador” dificultou as negociações com os dois clubes que tiveram interesse no “futebol” dele: Coritiba e um time mexicano… Mais um que o Flamengo se vê preso com um contrato longo e salário altíssimo.
Diego meu caro!
Ano passado ele fez menção de deixar o clube, disse que queria ter oportunidade de jogar.
Acho que a intenção do jogador é ficar na América do Sul, porém não aproveitar a ida para o México é um desperdício.
O fato concreto é que parece que o Mister não gosta do futebol dele. Já vimos até o Vitinho invertido pela direita, ou seja, Berrio hoje é a terceira ou até 4a opção pela posição, pq até o Gérson já jogou por ali.
Ele tem que pensar na sua carreira, que esta em baixa no momento.
Saudações!
5a opção, me lembrei que o Renier tbm jogou por ali…
Enfim Berrio no Flamengo, o nosso Opalão 77 V8 com pneus canela fina (só anda em reta e não faz curvas), já deu!
Mauro, tem razão. O Pedro Rocha é a cara do Berrío. O jeito de diferenciar um do outro e fazer o que os corintianos fizeram com os irmãos Romero: jogar uma bola no alto, quem fizer três embaixadas é Pedro Rocha.
Orlando Berrío fez parte daquele lote de jogadores que enriqueceram o Atlético Nacional (Borja, Guerra e Marlos Moreno) e não tiveram sequência nos clubes para os quais foram vendidos.
Vai deixar nas nossas retinas a imagem do drible sensacional no Victor Luiz na semifinal da Copa do Brasil de 2017.
Mas acredito que no esquema de Jorge Jesus terá pouco espaço, entrando esporadicamente em jogos sem muita importância.
Pelo que apresentou e conquistou, essa comissão fica até quando Jesus quiser! Rsrs
Meu querido Kleber,
Estamos inteiramente nas mãos do Mister por algumas razões!
Em 1o. lugar, se o trabalho do Mister em 2019 fosse uma promessa para 2020, ai sim caberia uma definição imediata do clube quanto a continuidade do treinador! Acho que nesse cenário o Mister não teria grandes expectativas de sair para algum top europeu.
Mas como o trabalho do Mister foi fantástico em 2019, batendo todos as expectativas e recordes, não temos outra alternativa a não ser esperar a definição do Mister, até em agradecimento pelo que ele fez esse ano pela história do clube.
O dinheiro não é o que prende ou faz o Mister ficar ou sair do Flamengo, isso é certo! Sua ambição é esportiva, ele como europeu quer disputar uma Champions com chances de ganhar!
Pensar em definir a situação do Mister, fazendo com que ele deixei o clube, e não indo para a Europa assuma outro clube no Brasil é simplesmente impensável.
Como diz o nosso querido Marcos Braz, “gelo no sangue”, e vai ter gelo no sangue assim!
Saudações!
Nino,
“Pensar em definir a situação do Mister, fazendo com que ele deixei o clube, e não indo para a Europa assuma outro clube no Brasil é simplesmente impensável.”
Até pq qualquer outro treinador que assumisse o Flamengo, em caso de saída do JJ forçada pela Diretoria, sofreria uma pressão absurda caso o trabalho desse uma desandada… Pressão que diminuiria bastante caso a saída fosse por OPÇÃO do JJ.
Seja como for, o JJ merece uma estátua no Ninho do Urubu!!
Diego meu caro….
Assino em baixo!!!
“embaixo” , correção, sorry!
Também acho um erro a falta de atitude nesse início quanto a renovação de JJ.
Ter que mudar de teinador com o barco andando é complicado.
Quanto as contratações, tinha deixado claro aqui os motivos que me levariam a não contratar de maneira alguma Michael, tanto pelo fato de termos inúmeros jogadores pela esquerda, quanto pelo nosso estilo de jogo, no qual Michael não encontrará nem metade dos espaços que ele tinha no Goiás para acelerar, afinal, os adversários se fecham contra o Fla.
Quanto ao Thiago Maia, pouco a declarar, não acompanho o futebol Francês, mas sei que ele praticamente não jogou, queria muito ver um dos melhores volantes do Brasil, Bruno Henrique do Palmeiras, no Fla, já que o jogador queria sair do clube devido aos problemas sofridos em 2019, mas pelo visto a diretoria nem sondou o rapaz.
Fico aqui na torcida, por todas essas contratações, pois oportunidades não faltarão já que seremos dilacerados pelas datas FIFA e Copa América, a questão é se eles vão corresponder ou não.
José meu caro!
Muitas vezes na vida o problema se resolve sozinho, acredite!
Não é a melhor alternativa? Não é a melhor alternativa, certamente! Entretanto é parte integrante da sabedoria reconhecer que é hora de esperar, de aguardar.
Foi assim com Bruno Henrique, com Felipe Luis, com Rafinha, com Gérson….e segue-se com Gabigol e JJ no momento.
Enfim, estamos preocupados com uma possível saída do Mister, e atitudes a fim de prevenir uma possível crise com a saída dele e consequente perda do ano de 2020. Mas lembre-se de uma coisa meu caro, 2019 já estava literalmente perdido e ganhamos o ano de 2019, que era literalmente um ano perdido a aquela altura. Se tivermos que trocar 2020 pelo que aconteceu em 2019, que seja, não podemos fugir do que deve ser feito.
Então é ter calma mesmo!
Saudações!
Kleber,
Um bom exercício seria pensar a vida de como seria o futebol do Flamengo sem o Mister a partir de Maio!
Somente por uma questão de exercício sobre o futuro, visto que é uma das probabilidades reais.
Saudações!
Pelo que o Mister andou falando, o plano dele é ser campeão do mundo com o Flamengo. Ele realmente disse isso numa entrevista para os espanhóis na semana passada. Isso significa, que a intenção dele é ficar pelo menos até o final desse ano.
Por outro lado, parece que não foi feita uma proposta para o JJ. Mas ele mesmo disse que não queria falar sobre isso antes do jogo contra o Liverpool. Respeitando a sua vontade, o assunto foi organizado para ser conduzido agora, na volta dele.
Acho que está tudo dentro do previsto.
De qualquer forma, parece que já estão contratando o Sampaoli para treinar o time reserva. 🙂
+ + +
Um outro assunto rápido: que coisa maravilhosa a entrevista do Pedro Rocha…!!
Não é só dinheiro. Tem um grande sentimento envolvido, tem um sonho de criança sendo realizado. Esse menino representa todos nós de forma legítima, porque ele também É FLAMENGO de coração.
No mínimo, na hora de uma dividida, ele vai botar o pé na frente. Nas derrotas, ele vai sofrer de verdade. Eu torço MUITO para que ele faça sucesso, assim como o Pedro e o Thiago Maia (mais dois rubro-negros de coração).
SRN 7
Oh Marcello,
E se ele andou falando isso de ir a final do Mundial 2020, é pq não existe nem sondagem de algum clube top 10 europeu até o momento.
Mas vc não tenha dúvida meu caro, se pintar, ele vai…
Saudações!
Concordo, Nino: esse é o risco que corremos.
Isso é inevitável, não apenas em relação ao Mister – mas também em relação a qualquer jogador do elenco. Infelizmente essa é a realidade da nossa economia.
O que podemos fazer é negociar bem os contratos – e botar multa alta para a recisão.
Abração
SRN7
Marcello, perfeito o que vc escreveu meu caro!
Vê ai o interesse do Tottenham no Gérson….Perguntaram o valor da multa?
340mi disse o Flamengo….Então o clube não quer vender, ou não vende barato como imaginariam os ingleses.
O time esta todo em contrato agora, a exceção é o Gabigol, que infelizmente nunca deu uma declaração que gostaria de ficar no clube.
Saudações!
Gelo no sangue Kleber e deixemos o mister trabalhar sem pressão.
Kleber, alguns jornalistas estão ficando incomodados com a presunção que começa a tomar conta do nosso treinador. Junior já falou sobre isso, Juca Kfouri entre outros. Nota-se que nosso treinador começa a se achar o único responsável pelas conquistas que tivemos em 2019. Parece lhe faltar a humildade de reconhecer que o Flamengo lhe deu o melhor time montado no Brasil em 2019 e que se aprimora ainda mais em 2020. Marcos Braz já andou dando uma cutucada nele pelo que falou sobre a venda do Reinier. Começo a achar que esse caso de amor não vai demorar a terminar. Espero estar enganado, mas as coisas já não são mais tão maravilhosas quanto antes. Concordo plenamente contigo quando diz que foi uma tremenda bola fora fazer um contrato que termina em Maio. Essa talvez tenha sido a única coisa que não fizeram tão perfeita. Mas, sinceramente, duvido que esse portuga vá querer sair do Brasil nesse momento. Seu sucesso mundo afora foi gritante e talvez nem ele nem ninguém de seu staff imaginasse que o Flamengo lhe daria tanta visibilidade. Se ele conseguir repetir o que fez em 2019 aí sim acredito que portas da europa se abrirão para receber seu trabalho.
Acho q a estratégia está perfeita. JJ saiu daqui medindo 3m de altura. Braz e Spindel deixaram ele quieto, deixaram ele falar o q ele quis. Quando ele chegar aqui, aquele cafezinho resolve. Sinceramente, não acho q Barcelona, Real ou outro time de primeira grandeza q possa disputar o campeonato nacional e a Champions com chances reais de ganhar ambos contrate o Mister. Não pela competência, mas por perfil. O Barcelona, por ex, agora preferiu o Quique Setien.
JJ volta dia 20, já sem a euforia das conquistas e após o evento Barcelona, sem a ilusão real de dirigir um grande do G6 europeu, o q deve facilitar as coisas.
Sampaoli estará em semestre sabático. Ele sabe q em maio tudo pode mudar, se surgir uma proposta surpresa para o JJ ou pode ser q algum time europeu o contrate tb.
Prezados,
Ainda que o contrato fosse até dezembro, que garantia teria o clube caso um gigante europeu surgisse para contratar o Jorge Jesus na metade do ano??? NENHUMA!!!
Qualquer treinador do futebol mundial é levado a hora que quiser para alguns dos 10 GIGANTES da Europa (Barcelona, Real Madrid, Atl.Madrid, Juventus, Inter, os 2 Manchester’s, Liverpool, Arsenal, PSG (pela grana), Bayern e Borusia).
Talvez a esperança do JJ fosse ser lembrado no Barcelona, onde o Valverde estava em crise, mas os catalães o demitiram e já escolheram um outro treinador espanhol, sendo que o desejo da Diretoria para o meio do ano é o ex-jogador Xavi…
O JJ para o Flamengo é fantástico, mas não consigo visualizar ele em qualquer dos GIGANTES europeus, talvez no máximo para algum clube de médio escalão – o fato de só falar Português limita demais o mercado para o JJ, tal qual limitou para diversos bons treinadores brasileiros no passado.
Tudo vai depender do rendimento do Flamengo até maio. Se continuar excelente, o português fica, caso contrário ele vai embora. Outra coisa, Sampaoli é bom, mas não chega aos pés do Jesus.
Sete contratações em negociação.
cada coisa ao seu tempo.
Se ele quiser ficar ótimo. Se não quiser ótimo tbm.
Falando de Jorge Jesus acho que estamos fazendo exatamente que o Arco-íris quer, alimentando uma crise que não existe. O cara vai chegar aqui na segunda feira e, como disse o Alexandre Bittencourt, nada que um cafezinho com o Braz não resolva. Sem essa de que “o Flamengo é maior que ele”. Claro que é mas esse não é o ponto. Éramos gigantes até o meio de 2019 mas não ganhávamoa nada de relevante há dez anos. Aí o cara chegou e o final do filme todos sabem.
Não vai pintar nenhuma proposta de “gigante europeu”, talvez de algum anão endinheirado, tipo Paris Saint-Germain.
E, se ele for embora por vontade própria, estátua para ele, e vida que segue.
2019 foi demais!
Tijuana faz oferta para comprar Berrío, Flamengo aceita, mas atacante breca por conta de salário.
O Tijuana ofereceu 2 milhões de dólares (8,3 milhões reais ) pelo jogador.
Mesmo o Flamengo tendo gasto algo perto de 11 milhões de reais para contratar Berrio, a diretoria aceitou fazer negócio.
Agora resta convencer o jogador a aceitar a ganhar menos que os 280 mil mensais no Flamengo.
#Melhor ser reserva no Flamengo que titular em outro clube
O Flamengo pediu à Rede Globo de Televisão a quantia de R$100 milhões para a transmissão dos jogos da equipe pelo Campeonato Carioca.
A informação foi divulgada pelo jornalista Cosme Rímoli, ( a quem eu chamo ” carinhosamente” de Terrorista) que ressaltou o ‘não’ da Globo e uma possível oferta em torno de R$30 milhões, o dobro do valor que será pago aos rivais Botafogo, Fluminense e Vasco.
———————————————-
Nos bastidores da Gávea, davam como certo um acerto perto de 24/25 milhões.
Confesso que eu ainda não entendi qual é a estratégia, pois 100 milhões pelo carioqueta é de fato, surreal.
Anderson, pra mim isso foi a grande jogada… do jornalista!!!ahaha. Nunca ouvi falar nesse nome, agora com essa “notícia” de 100 milhões ficam todos assustados, prestam atenção no que está escrito e o nome do jornalista aparece! Acho que é só isso mesmo….
Cosme Rímoli é um jornalista consagrado. Vc precisa se informar mais, amigo.
O Flamengo avançou nos últimos dias em conversas com os representantes de Gabriel Barbosa, o Gabigol.
O blog apurou que dirigentes rubro- negros já dão o acordo com o atleta como 90% acertado. O contrato do atacante com o campeão brasileiro e da Libertadores deverá ter a duração de cinco temporadas.
O clube carioca pagará à Internazionale de Milão, que mantém o atleta sob contrato, cerca de €16 milhões por 80% dos direitos.
#Mauro Cezar Pereira
Não apareceu nenhuma proposta de um daqueles tops da Europa, nem para ele nem para Jorge Jesus. Conclusão: Vão ficar os dois porque não são tão inquestionáveis assim no futebol europeu. Bom pra nós que mantemos a mesma equipe e muito mais bem reforçada, não acha?
Bom Helder meu caro….
De concreto mesmo é o fato de que figuras carimbadas na Europa, mesmo arrebentando na América do Sul, não despertem paixão dos tops europeus.
Gabriel e JJ são exemplos disso, o que só corrobora o que eu sempre achei sobre os dois, ou seja, é necessário mais uma temporada em alto nível em 2020 para que ambos cumpram seus objetivos.
Saudações!
Gabigol tem que aprender a ser mais profissional e parar de tomar tanto cartão. Isso incomoda os europeus. Ela joga muito, com certeza. JJ se conseguir levar o Flamengo a repetir o que fez ano passado, com certeza chamará a atenção de algum grande clube europeu. Barcelona demitiu seu técnico e o nome de JJ sequer foi ventilado. De imediato fecharam com outro técnico espanhol. Acredito que JJ não sairá do Flamengo em Maio. No mínimo vai concordar em ficar até o final do ano. Suas entrevistas já sugerem essa intenção.
Helder, bem observado, mas não é só isso sobre o Gabigol não cara!
O comportamento dele com os companheiros tbm acho muito estranho!
Em muitas ocasiões ele se comporta de forma absurda, empurrando companheiros, gesticulando, fugindo de abraços e comemorações.
Consta que ele tem esse perfil de atender a molecada, mas isso é só fachada. Dizem que ele é um cara altivo e arrogante que nem cumprimentar porteiro ele cumprimenta.
A gente tá vendo ai qual é a do cara, hoje já é dia 14 e em momento algum ele deu uma declaração sequer que gostaria de permanecer no Flamengo.
Vai ficar, mas vai ficar pq não tem boas opções…
Saudações!
Acho sim.
Não apareceu nada para Jesus e Gabigol.
Marco Antônio Rodrigues acha que a ida de Michael para o Flamengo pode não ser boa para o futebol brasileiro:
“Acho que não ficou legal para o futebol brasileiro. Se repartir os talentos, o campeonato fica melhor, os jogos ficam melhores”
# Quem faz o certo, paga em dia , se estrutura administrativamente e financeiramente tem que ser “punido” porque o “gênio Bodão, acaba de criar o socialismo no futebol.
Pena que não posso xingar como eu gostaria.
Anderson, não sejamos levianos ou mal-agradecidos. Quando o Flamengo estava na pior, o Palmeiras/Parmalat nos ajudou, o Corínthians/MSI também, assim como o Flu/Unimed, entre outros. Chegou a nossa hora de retribuir à altura.
#contém_ironia
SRNs!
Bom Marcus meu caro,
Fazendo uma análise dos clubes em SP, vamos ver que se houver destaque, não será pelo poder econômico de antes.
Corinthians certamente fará um bom time, mas do ponto de vista econômico esta amarrado às dívidas da Arena da Corrupção.
SPFC, não creio que fará um time consistente, apresenta algum folego financeiro nas contratações, mas não tem acertado.
Santos, o elenco foi muito enfraquecido esse ano, sem Sampaoli e agora com Jesualdo? Uma mudança e tanto no conceito de jogo.
Palmeiras com Luxemburgo, realmente é uma incógnita. A gente conhece bem o Luxa dos tempos de Flamengo. Acompanhamos ele a cada jogo, e o que dá para dizer é que ruim não é! Bom, bom, excelente como JJ e Sampaolli tbm não.
De resto temos o Grêmio e talvez o Atlético PR como forças esse ano.
Vamos ver.
Nino, meu caro, eu acredito que o Corínthians terá melhor desempenho esse ano do que ano passado. Tem um base razoável e contratou o Tiago Nunes, bom técnico, e o Luan, bom jogador e que pode se sentir motivado e voltar a crescer tecnicamente. O TN parece saber bem o que planeja para o time e está pondo isso em prática na pré-temporada com certeza. Resta saber se vai dar liga e se vai ser logo.
Sobre o SP, eu tbm creio que podem melhorar. Ano passado conviveram com lesões, mau desempenho de alguns bons jogadores, entre outros problemas. O fato do Diniz continuar lá e ter uma base também razoável pode ajudar, mesmo o trabalho dele também sempre sendo uma incógnita.
O Palmeiras eu acho que pode surpreender com o Luxa. Ele sempre inicia bem os trabalhos, mas a questão é o que vem depois. Ele entra numa de querer implementar outra filosofia, de ser técnico-dirigente, de se meter pra contratar jogador, de peitar destaques do time, essas coisas. Vamos ver se aprendeu com o tempo e se realmente ainda consegue apresentar um bom trabalho. A base do elenco está mantida e será praticamente o mesmo time de 2019.
Sobre o Santos, tudo depende do treinador. Se ele se adaptar, conseguir implementar o estilo como JJ fez, pode até ter um elenco limitado, mas certamente não é time pra cair. Mantiveram bons jogadores no elenco vice do Brasileiro, podem até repetir o feito do ano passado.
Enfim, claro que não quero ver nenhum deles se dando bem, especialmente contra o Flamengo. Tudo bem que estamos num patamar de atropelar todos, mas é bom deixarmos as barbas de molho, pois seremos o time a ser batido em 2020.
De forma geral, acredito que o futebol brasileiro deve dar uma melhorada em 2020 com a chegada de treinadores estrangeiros e de outros que podem tentar copiar coisas do Flamengo 2019. No aspecto geral, o Flamengo 2019 deixou um grande legado para nós, mas também deixará para o futebol brasileiro, que precisará se reinventar para superar o Flamengo. E vejo muitos times trabalhando em prol disso. Quem viver, verá. Eu citaria os mesmos Grêmio e Sinthético, além de ter alguma curiosidade com o Inter. Apesar do Rodinei…
SRNs!
É isso mesmo eu caro Marcus, vc observou bem!
Agora o fato concreto é um só! Somente Flamengo e Grêmio mantiveram seus jogadores titulares e seus técnicos, o que em minha opinião é uma tremenda vantagem.
Eu acho que o Palmeiras do Luxa e o Corinthians podem entrar nessa briga, mas a princípio Flamengo e Grêmio estão alguns passos a diante na formação do elenco e esquema de jogo.
Saudações!
Eu xingo pra vc:
Esse repórter é o que se diz na gíria de pelada de moleque, ou seja, um tremendo “cuzão”.
Saudações!
Ele quer audiência. Para isso, melhor do que falar bem do Flamengo, é falar mal do Flamengo, pq os antis botam essas coisas em sistemas de som super-potentes para tentar atingir nossos ouvidos. O problema é que nossos níveis estão em outro patamar, logo, não nos atingirão.
SRNs!
Depois da despedida do Mister ao lado da sua família ao alto e bom som do nosso hit, não tenho dúvidas que sua “bola” baixou e a renovação acontecerá, como temos ou tínhamos o Sampaoli embaixo do braço penso que a estratégia da diretoria foi perfeita com direito a um puxão de orelha do Braz ao nosso doce portuga no” episódio” Reinier , que venha 2020 !!!! SRN
Caro Pedro, não acho que a bola do JJ baixou pq nunca esteve alta. Tudo o que saiu na imprensa nesse meio tempo foi especulativo, ele não ia sair para canto nenhum justamente pq sabe que nunca teve interesse de qualquer clube grande. Ele falou o óbvio, que só sairia do Flamengo para um clube grande. O problema é que, nos clubes grandes, deve ter uma lista de uns 50 treinadores para contratar na frente do JJ. Ele ganhou notoriedade no Flamengo, mas não é por isso que passou a ser um dos grandes técnicos do mundo. Ele continua atrás de muitos que já trabalham há anos na Europa. Não é demérito do Mister, de maneira nenhuma, mas o bom currículo dele é extremamente recente, ainda não foi o suficiente para abrir as portas da Premier League, da La Liga ou da Bundesliga para ele. Nesses lugares, ainda é um principiante.
Sobre o episódio Reinier, não penso que tenha sido uma resposta ou um puxão de orelha, foi uma resposta normal do Braz à pergunta. De fato, não importa o que JJ pensa, ele trabalha no campo, a diretoria trabalha fora dele. Hierarquia pura e simples.
SRNs!
Meus caros, vamos nos ater à realidade dos fatos. JJ, antes do Flamengo, NUNCA foi cogitado para qualquer clube grande na Europa (digo “grandes” de verdade, não os de Portugal). Mesmo tendo feito um excelente trabalho com conquistas épicas no Flamengo, fato é que o futebol brasileiro e o próprio JJ não são nenhuma sumidade no mundo a ponto de passar a ser reconhecido apenas após 2019. Se ele se mantiver assim por, no mínimo, mais 1 ano, aí pode ser que algum clube grande olhe para ele para pensar se vale a pena. Não estou nem um pouco desmerecendo o Mister ou o Flamengo, estou apenas atentando os companheiros de resenha deste blog para o fato de que, se JJ tivesse qualquer tipo de chance de sair para um clube grande, já teria feito e não vai ser nem multa rescisória, mesmo que renove contrato por muitos anos, que vai evitar uma eventual, porém improvável, saída do Mister para um gigante europeu. JJ só sai do Flamengo se:
– não quiser mais morar/trabalhar no Flamengo/Brasil;
– o Flamengo o demitir;
– ele resolver aceitar propostas de times médios, de qualquer parte do mundo (implicando no primeiro item)
Fora isso, é tudo criado para tentar polemizar e desestabilizar o Flamengo e sua torcida. E o pior é que muitos caem nessa conversa, esse papo manjado de anti. Ficam por aí “Oh, o JJ vai sair, o Flamengo está fufu…”, aí a galera fica com medo, acreditam que a notícia é real, mas não é. O fato é que o Mister não é burro e sabe que ainda pode sobressair no futebol brasileiro, especialmente no Flamengo, que está contratando quem ele quer, dentro das possibilidades, e dando uma excelente estrutura de trabalho para todos.
Analogamente, digo a todos que o Gabigol fica também porque não há qualquer time realmente grande no mundo interessado no futebol dele no momento. Ainda precisa provar mais para conseguir esse objetivo e nada melhor do que ficar no Flamengo em 2020 para tentar esse objetivo no futuro.
Sobre quem diz que “não tinha nada que contratar X, muito melhor Y”, eu digo que o Flamengo precisa de mais de 11 jogadores no elenco, além de que o Flamengo pode ter X e Y no elenco e pode facilmente pagar ambos.
SRNs!
Marcus, vc fez a melhor análise da situação.
É isso aí mesmo – e eu também acho que os nossos paladinos Braz + Spindel já sacaram essa resenha e aí, já viu né?? É gelo no sangue…
SRN 7
Marcello, acho que muita gente flamenguista por aí se deixa levar por notícias nessa época do ano que são especulativas e, não raro, incorretas. Isso para não ter que citar as notas “plantadas” ou até a má-fé eventual. Nessa época, ninguém tem assunto, simplesmente pq os times não estão jogando, logo, para aumentar a audiência, só dando um “up” na importância de notícias normalmente irrelevantes ou meramente especulativas.
No mais, não sei se é mais o Braz ou se são ambos, mas fato é que o Braz é um estrategista extremamente competente. O trabalho que ele está fazendo é do mesmo nível (ou até maior) do que o JJ treinando o time e os jogadores em campo. As negociações que ele tem liderado para contratar os jogadores, a forma calma e tranquila como conduz tudo, como esgota as chances de fofoca, de dar entrevista e acalmar quando necessário, além da saída “de terno” da questão da demissão do Pelaipe, para mim, deveriam transformá-lo em um dos grande ídolos do Flamengo fora do campo. Mais um dirigente que entrará para a história por um trabalho de nível altíssimo.
SRNs!
Marcus meu caro,
A impressão que ficou após as finais da Libertadores e do Mundial é que o futebol do Gabigol rende mesmo é contra a filosofia defensiva do futebol nacional, desconfio disso!
Não sei se o fator pressão o afetou, mas o fato concreto é que ele esteve muito tímido, até apagado nas grandes finais em que disputados contra o River e contra o Liverpool. (apesar dos dois gols na final da Libertadores).
Acho que principalmente contra o River os europeus se lembraram, ou previram mais um pouco o que foi e o que será o Gabriel diante de uma defesa européia, que encurta espaços, joga concentrada e quase não erra.
Saudações!
“Principalmente contra o Liverpool e não o River”
Concordo, Nino. Mas também é de se destacar o Gabigol se mostrou também, em alguns casos, um bom “passador” para gols do Arrascaeta e do BH e um oportunista em muitos gols, vou me ater basicamente aos 2 contra o River. Fez o “mínimo” que precisava, que era botar a bola para dentro quando teve chance.
Eu acho que ele tem características de homem-gol, mas é um jogador que consegue buscar a bola também fora da área. Bem instruído, vai acabar aprendendo a se livrar dessa linha defensiva europeia. Acho até que terá oportunidade de treinar isso, pois prevejo alguns clubes brasileiros se fechando com mais qualidade para nos enfrentar em 2020, como o Santos e o Inter. O Corínthians ainda pode talvez tentar vir para cima, como é do feitio do Tiago Nunes, mas vai acabar acontecendo o mesmo que contra o Sinthético lá na areninha deles, quando tentaram jogar pra cima do Flamengo.
E, sim, isso também resulta no Gabigol não ter muito mercado na Europa, entre outros fatores, como o temperamento.
SRNs!
Marcus, perfeito!
As equipes já aprenderam que a forma de anular a movimentação do ataque do Flamengo é compactarem a 1a. linha defensiva dos zagueiros e laterais com a 2a linha defensiva dos volantes.
Nesse cenário o Gabigol, ER e BH não tem espaços para se movimentarem entre os zagueiros e os volantes.
É mais ou menos assim que os europeus jogam, o que anula em grande parte a principal característica do Gabriel.
Saudações!
Prezado Kléber Leite.
Magnífica postagem sua aquela de sábado sobre o Gérson!
Gostaria também de recordar que, naquela primeira convocação para o selecionado após a conquista do bicampeonato mundial no Chile, nós, rubro-negros, tivemos não apenas uma, mas sim duas enormes alegrias: foram convocados dois jogadores nossos, o Gérson e o goleiro que recém contratáramos (do Atlético Mineiro), o Marcial (maior responsável, juntamente com o Aírton ‘Beleza’, pelo nosso título de 1963).
Mais importante até que a convocação do Gérson foi a do Marcial; isso porque, desde o Jurandir, o Kuntz e o Walter Goulart , não tínhamos um goleiro nosso na seleção principal.
O Marcial acabou praticamente não jogando naquela terrível (chegamos a perder da …Bélgica! por 0 x 5) excursão do ano de 1963 do selecionado pela Europa. O Gilmar foi o titular em todos os jogos e o nosso goleirão só jogou parte do segundo tempo do último jogo (contra Israel).
Já o canhota de ouro foi presente sempre.
O colega Vinícius França foi muito feliz ao recordar a observação do inesquecível Modesto Bria quanto aos verdadeiros craques que o Flamengo teve em toda a sua belíssima História: foram, realmente, o Galinho, o Canhota e Mestre Ziza.
Outros muitos chegaram perto mas não puderam ser igualados e esses três. Por exemplo, o Dida.
SRNs,
Abração,
Marcus André
O paraguaio Modesto Bria e o argentino Armando Renganeschi foram dois estrangeiros com verdadeiro espírito rubro-negro. Também o outro paraguaio, Dom Fleitas Solish, o foi.
Todos os três entenderam nossa mística ainda melhor que o “doce portuga” (tão amigo dos $$$$$$$$$$)
SRNs,
Marcus André
Esquecí do Luis Borracha, de quem o Flavio Costa gostava muito e levou algumas vezes para a seleção principal do Brasil.
Mas o Luis Borracha nunca foi unanimidade. Principalmente pelas falhas contra o …(veja só, colega Dalmir Zanetti) o …botafogo!
Bom, e o Flavio Costa (nunca me convenceu; para mim sempre foi um vascaíno enrustido) também foi o principal responsável pela saída do nosso ídolo maior à época, o Gérson, para o ….botafogo (veja só, colega Dalmir Zanetti, com quem me solidarizo na ojeriza -e na admiração recôndita- pelo alvi-negro de 1962 e de 1967-68) .
SRNs
Marcus André
Informação da Central do Mercado no SporTV é que:
Flamengo comunicou ao Tottenham que Gerson só sai por 70 milhões de euros (R$ 322 milhões).
#Será !?!?!?!!?
#Nenhum tantinho a menos !:!?!:!?
bom preço.
é isso aí!
se eles querem levar o coringa, vão ter que pagar caro.
70MM de euros é preço de transação de jogador de alto nível na europa. normal.
gostei muito da postura.
SRN7
Na comparação da América do Sul e Europa, o Flamengo deve fechar sua receita recorde de 2019 no patamar do 20o da lista da Deloitte dos mais ricos, o Napoli.
O clube italiano teve R$ 950 mi, e o Fla entre R$ 900 e R$ 950 mi. Só que a lista da Europa não inclui as transferências.