Quem, nos dias de hoje, onde a rivalidade é confundida com o ódio, poderia imaginar tamanho desprendimento e coragem por parte da diretoria do Vasco da Gama, colocando o escudo do Flamengo no que há de mais sagrado para o torcedor vascaíno, que é o seu uniforme?
Quem? Pra começar, quem ama a vida, quem com ela convive bem. Depois, quem tem amor ao próximo, mesmo que com ideias e gostos distintos aos nossos. E, para concluir, quem tem sensibilidade. E, esta palavra é tão ampla que, por si só, diz e abraça tudo e a todos.
O meu primeiro Flamengo x Vasco, foi no Maracanã, onde ficaram marcados para um menino rubro-negro, a grandeza do adversário e um ponteiro endiabrado chamado Sabará. Ali, muito menino, tive a noção da importância da nossa vitória, na razão direta do tamanho do nosso adversário.
Outro dia, vendo o Sportv, no novo e muitíssimo bom programa comandado pelo craque Carlos Cereto, o tema principal era se o jornalista deveria, ou não, divulgar o seu clube de coração. Houve uma entrada do Juca Kfouri, que argumentou que, embora achasse correto o jornalista tornar claro o clube pelo qual torcia, entendia que, pelo espírito bélico entra as torcidas, melhor, por uma questão de segurança, ficar na moita…
Aí volto a um passado não tão distante. Todos, “inclusive todos” os torcedores sabiam que o Flamengo era a minha paixão. Como repórter, trabalhei em centenas de jogos em São Januário e, jamais houve um único momento, pelo fato de ser eu notório rubro-negro, qualquer tipo de ofensa ou constrangimento. Sempre fui tratado em São Januário com respeito e, sem medo de errar, com muito carinho.
Neste embalo, me vem à cabeça a lembrança de que, dentro desta premissa de respeito e carinho, nosso maior ídolo, nosso símbolo, Zico, vestiu a camisa do Vasco na despedida de Roberto Dinamite, em jogo contra o La Coruña, em que Bebeto era o astro. O nome disto é grandeza, respeito, reverência, reconhecimento, a quem, efetivamente, merece.
Parabéns à diretoria do Vasco da Gama pela enorme sensibilidade, pela coragem e pela visão de um futuro onde os torcedores entendam que o confronto é no campo. Fora dele somos todos seres humanos, onde há valores muito mais importantes do que fugazes vitórias.
No jogo da vida, com esta atitude tão linda, o Vasco ganhou um enorme espaço em cada coração rubro-negro.
E, de acordo com o título post, este foi o legado dos nossos 10 meninos que se foram. Vamos torcer muito pelo nosso clube, mas paralelo, respeitar quem ame diferente de nós. Isto não é um crime. No máximo, dentro do espírito gozador do torcedor, falta de bom gosto…
Obrigado meninos do Ninho. Vocês, quem sabe, estejam conseguindo o quase impossível.
Caro klebet
Que daqui pra frente ás pessoas cultivem mais o amor.
Obrigado, Vasco da Gama. Externamente grat.
SRN
lindo gesto realmente…..mas que São Judas nos abençoe hoje pq quero goleada nas barangas bigodudas domingo kkkk….SRN
Concordo plenamente Kleber. Fiquei muito surpreso e achei o ato de uma grandiosidade acima das rivalidades, infelizmente a cultura imposta pelo Eurico prevalece por lá.
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/homenagem-ao-flamengo-na-camisa-gera-questionamentos-internos-no-vasco.ghtml
Parabéns à direção do Vasco, jogadores torcedores e comissão técnica. Sou da época de ir ver Fla x Vasco com mais de 150 mil pessoas sairmos juntos sem qualquer problema. O que espero realmente é que possamos ter paz, sossego e felicidade. Quem mora aqui não tem sido feliz. Enganamos a nós mesmo. Quando vamos à Europa, à América e mesmo em países mais modestos como Uruguai e Chile temos noção exata de como estamos ou somos infelizes. Chega de violência. Estudo. Formação. Nossos meninos necessitam para que possam mudar o país.
“Engraçado” como dentro do próprio Vasco, onde vimos sim, exposição de grandeza e solidariedade da instituição, tenha no ato mais grandioso nesse processo, dentro de seus corredores internos, vivendo uma crise política de grandes proporções.
Há Vascaínos que não gostaram e não apoiaram a ideia de ter a bandeira do Flamengo em sua camisa.
Se eu pudesse escrever uma carta de próprio punho e encaminhar a diretoria do Vasco que não entendeu o gesto, que tocou fundo no coração de todos os Rubro Negros e de todos os brasileiros……..
Eu diria MUITO OBRIGADO VASCO.
Exatamente Anderson, diria o mesmo!
Novos tempos, novas cabeças, novas mentalidades. Gesto simples, porém, significativo.
Teria que partir das diretorias a ideia de que os clubes são irmãos, não inimigos. Somos rivais só no campo, não na vida. Todos precisamos amar e respeitar mais o próximo. Uma pena que nosso país precisa de tragédias para entender isso.
Parabéns a diretoria do Vasco. Gesto de grande nobreza.
A propósito, virou farra agora a fiscalização nos centros de treinamento verificando se existe o tal Alvará que autoriza seu funcionamento. A ineficiência do poder estatal no Brasil em fiscalizar é um escândalo. Também precisa haver tragédias para entenderem e serem obrigados a fazer o que é seu dever. Como dizia Renato Russo da Legião Urbana: “Que país é esse.”
Helder……..tenho que concordar com você.
Mas mesmo que seja por farra………. evitando novas tragédias, tá valendo e muito.
Belíssima e emocionante homenagem da direção do Vasco, parabéns pelo gesto e que esta iniciativa sirva para demonstrar que o único local de disputa seja o gramado
Amigos……………
Hoje é meu aniversário……
e vocês podem acreditar que eu mesmo me esqueci disso, tamanha a dor que vivemos todos nesses dias??
Pois é …… comemorar o que? Comemorar porque?
Temos que ser fortes, mas confesso que não sei nem por onde anda o Norte dessa história de terror que nos comove. Parece que não há luz no fim do túnel.
Que pesadelo MEU DEUS!
Parabéns, meu camarada!!!!
Obrigado Mestre !
Parabéns, Anderson !! Que vc tenha mita saúde (dinheiro vc já tem), e que o Flamengo te dê muitas alegrias. Logicamente como rubro-negro, eu tb ficarei feliz. Kkkkk !!
Obrigado Paulo. Desejo o mesmo !
Dá para acreditar nisso??? Está no O Globo de hoje.
———————————————————————
Responsável por fiscalizar irregularidades, prefeitura do Rio não tem certificado dos bombeiros em sua sede
Município, que não cumpriu exigências do órgão para sua sede, na Cidade Nova, alegou estar em tratativas para se regularizar
RIO – Como no velho ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”, a prefeitura, responsável por fiscalizar e multar construções irregulares, não tem o certificado do Corpo de Bombeiros em sua própria sede, o Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. Segundo a corporação, o aval foi negado porque o projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelos bombeiros “não foi plenamente executado” pelo município. É o típico caso de problema empurrado com a barriga, daqueles que se arrastam há décadas: o edifício de 16 andares, no qual trabalham cerca de oito mil servidores diariamente, foi construído em 1982, seguindo projeto do arquiteto Marcus Konder.
Apesar de se tratar de um prédio público, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros se negou a informar ao GLOBO quais os requisitos que a prefeitura deixou de cumprir, alegando se tratar de um documento “não acessível para fins de divulgação”.
Fontes, porém, disseram que as irregularidades variam. Vão desde a falta de escada na parte externa do edifício até a instalação de portas duplas que seriam capazes de impedir o alastramento de chamas em caso de incêndio. A última vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros ocorreu no ano passado.
De acordo com os bombeiros, apesar do descumprimento do projeto de segurança pela prefeitura, não há necessidade de interditar o Centro Administrativo São Sebastião.
Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que não há risco de uma eventual interdição dos bombeiros por conta da falta do Certificado de Aprovação e que vistorias anteriores já constataram que não há risco “flagrante e iminente”.
Ainda de acordo com a assessoria do município, a prefeitura não fez intervenções no Centro Administrativo porque não tem poder de polícia nem para “interditar a si mesma”. Também afirmou que a prefeitura está seguindo todas as orientações do Corpo de Bombeiros, que não apresentou laudo de interdição. Portanto, segundo o município, não há restrição para o funcionamento do prédio, que está de acordo com a legislação. A prefeitura mantém tratativas com o órgão para a obtenção do certificado de aprovação.
Parabéns Anderson,
Tudo de bom, saúde e vida longa!
Abraço
Obrigado Clifford.
Kleber,
Li que a “oposição” vascaína, a mesma que destruiu o nosso clube rival, não gostou de colocar a bandeira do Flamengo na camisa e vai fazer uma representação no Conselho do Clube… Que mente pequena e arcaica!!!
Querido amigo,
Parabéns pela pertinência do seu texto. Além de ter citado o desprendimento do Zico ao vestir a camisa do rival em homenagem a Roberto Dinamite, não podemos nos esquecer que Marcio Braga, cantou o hino do Vasco na posse de Roberto Dinamite, bem como, convidou Francisco Horta para presidir uma Delegação do Flamengo ao exterior.
Antes da Era Eurico, o Vasco da Gama sempre foi um clube fidalgo em sua relação com o Flamengo. Na Gávea existem vários troféus que nos foram oferecidos pelo CRVG.
SOMOS RIVAIS, NÃO INIMIGOS MORTAIS, COMO DESEJA EURICO.
Boa tarde a todos os amigos do blog,
Gostaria de deixar uma sugestão para a diretoria do Flamengo: destinar os dois modulos já existentes no Ninho do Urubu para a base e construir um terceiro módulo para os profissionais. Seria uma maneira de formar, em massa, novos talentos. Isso é possível. Basta lembrar que o Everton Ribeiro custou ao Flamengo 23 milhões e o novo módulo destinado aos profissionais 25 milhões.
Gostei muito da atitude da diretoria do Vasco. Os clubes do Rio precisam se unir em todas as áreas para fortalecer o futebol carioca. Não faz sentido assistir ao crescimento do Atlético Paranaense nos últimos 25 anos enquanto os times do Rio vivem um longo período de estagnação.
SRN!
Boa tarde!
Atleticana há mais de 50 anos, agradeço o reconhecimento pelo bela fase vivida pelo
Meu clube da paixão, sendo reconhecido nacionalmente como exemplo de como administrar um clube de futebol: competência, inteligência, profissionalismo!
Saudações rubro-negras
BANDEIRA DO FLAMENGO EM CAMISA GERA CRISE NO VASCO
“Foi Roberto Monteiro, presidente do Conselho, quem fez as críticas mais pesadas no Twitter. Opositor de Alexandre Campello desde que seu grupo político deixou a gestão, ano passado, disse que o presidente, “na tentativa desesperada de atrair holofotes, conspurcou o que temos de mais sagrado: nossa camisa. Demagogia barata, que atenta contra as tradições vascaínas, fere o estatuto do clube e ajuda o grande responsável pela tragédia a assumir o papel de vítima”.
VIVA OS “HUMANOS” RASTEIROS…
Sem nenhum medo de errar, o gol mais bonito do ano até agora foi esse do Vasco Da Gama.
Que grandeza, estão de parabéns e muito obrigado!
Boa tarde, amigos,
Bela atitude do Vasco. O que me incomoda, é a ausência de agradecimento do Flamengo. Não custa publicar uma nota no Twitter. Uma foi publicada, mas prontamente desmentida pelo Fla.
Acho que essa diretoria tem uma empáfia danada.
SRN.
Anderson Santos e amigos do blog,
Anderson, desculpe discordar. Temos que comemorar sim, o seu aniversário. A vida é a maior dádiva de Deus e, como tal, independente de tudo, precisa ser celebrada. Costumo dizer que, quando um amigo aniversaria, a alegria é nossa. Portanto, curta o seu dia, saboreie e agradeça por mais uma” velinha no currículo…”
Além de felizes, todos nós aqui do blog temos que agradecer a Papai do Céu pela sua permanente, polêmica e brilhante presença no nosso dia a dia. Viva a vida!!! PARABÉNS!!!
Aproveitando, para dizer o quanto estou feliz com a reação da nossa gente diante da linda iniciativa da diretoria do Vasco. Acho que o Flamengo deve retribuir á altura. Perdi a vergonha e fiz uma sugestão ao nosso Bap. Tomara que ele tenha gostado.
Amor, com amor se paga.
Forte abraço a todos. Indo para o Marca.
Muito Obrigado Kleber, e amigos do Blog.
Kleber,
O Flamengo expôs essa camisa do Vasco no museu do clube… Foi essa a ideia? Muito boa!
Parabéns, Anderson!
Bela atitude do Vasco ao jogar com a camisa em homenagem aos meninos e ao Flamengo. Coisa de gente adulta e civilizada. Parabéns aos dirigentes vascaínos que deram uma aula de educação esportiva, cortesia e solidariedade. Que isso sirva de lição a todos os torcedores. Adversários e rivais sim, inimigos jamais.