Tem sido algo diferente e, confesso, pra lá de prazeroso estar aqui quase que diariamente com vocês. A alegria maior é constatar que, apesar da paixão que nos envolve e nos une, a educação no momento de discordar nos faz crescer, aprender, e é a grande responsável pela preservação desta corrente adorável.
Com pontos de vista discordantes, os companheiros ANDERSON SANTOS e YVAN BAYARDINO deram um verdadeiro show de bom humor e inteligência, ante um momento pessimamente humorado em função da derrota de ontem. Cada um deu o seu recado, cada um defendeu o seu ponto de vista com veemência, porém, com sutileza e inteligência, passando ao largo de magoar um ao outro através das palavras. Ao ler, tive enorme vontade abraçar os dois, o que faço neste momento de forma simbólica.
No fundo, os dois têm um pouco de razão. Anderson se reporta a um passado recente, enumerando as virtudes nos jogos realizados este ano, e Yvan concentrou sua análise exclusivamente no que viu ontem. O resumo da ópera é que Yvan tem razão em tudo que colocou com relação ao jogo contra o Vasco, e Anderson, fundamentado em jogos anteriores, tenta afirmar que o julgamento definitivo não pode se basear na derrota para o Vasco. Concordo com os dois. Ontem, um horror. No penúltimo jogo, apesar da fragilidade do adversário, panorama animador. Em síntese, ter um pouco mais de paciência, é preciso e, é justo.
Aliás, agora respondendo ao companheiro VILI RIBEIRO, devo dizer que não fui contraditório nos posts – ARÃOCUELLO e BARBAS DE MOLHO. Repito agora o que escrevi sobre Mancuello no post ARÃOCUELLO: “Gostei da movimentação do argentino. O seu toque de bola é de quem sabe das coisas e, em determinados lances a visão de jogo foi flagrante. Enfim, animador. Mancuello é o talento que o time tanto precisa? Pode ser, embora ainda cedo para cravar.”
Amigo Villi, retratei o que vi naquele jogo e, não deixei de colocar no final que ainda era muito cedo para um julgamento final sobre o poder de criatividade de Mancuello. Ontem, escrevi novamente o que vi. Faltou um mínimo de criatividade ao setor de meio campo e, sem este homem, não há ataque que funcione.
Ontem, Mancuello flutuou no jogo, ou seja, não jogou. Continuo achando que ainda é cedo para qualquer tipo de conclusão, seja positiva ou negativa. E, tomara que Muricy conclua com rapidez, pois, como tenho aqui comentado, manter três atacantes sem que se tenha alguém criativo no meio é querer tirar água de pedra. Melhor, sem este iluminado, sacrificar um dos atacantes e reforçar o meio de campo com mais um jogador. Ontem, a superioridade do Vasco foi muito mais numérica do que técnica no setor de meio campo.
Terminando pelo tema inicial, dizer que além do prazer, é uma honra conviver aqui com pessoas tão sensíveis, inteligentes e educadas. Dá gosto…
Em tempo: CARLOS EGON PRATES, meu querido amigo, cadê você?
Pessoal, é apenas uma sugestão …acha que ficaria legal criarmos um grupinho de whatts para comentarmos nos dias de jogos ?
Abçs
Boa ideia !
Meu caro Allex Sandro, tem meu apoio. SRN
Se quiserem, podem enviar os números de telefone pelo formulário de contato do blog, que crio o grupo. Coloquem o número de telefone e a indicação: “para o grupo de Whatsapp do blog”. Ou enviem pelos comentários que anoto mas não publico aqui, como já fez o nosso amigo Leandro.
Abraços,
Abraço recebido e retribuído, meu caro Presidente.
Aproveito o espaço para reiterar minha pergunta. Onde anda o nosso Vice de Futebol, Sr. Flávio Godinho? Será que no futebol do Flamengo há apenas a liderança do Muricy. SRN
SRN!
Replicando grande Kleber; EGON cadê você???
Prezados,
Falei com o Egon há pouco. Nosso amigo está em Santa Catarina, se esbaldando nas ostras locais e semelhantes. Disse que volta amanhã ao Rio e ao blog!
Abraços
PS: Apesar da má atuação de ontem, eu havia avisado que o Arão era uma bela contratação.
Gostaria de fazer uma perguntinha básica aos amigos.
43 minutos do segundo tempo. Falta perto da risca do meio campo. Portanto, muito longe.
Nenê bate, a bola viaja um ano, sobem 3 zagueiros do Vasco e nenhum do Flamengo.
Nem mesmo PV sai do gol.
Como pode isso?????
????????
APARECEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Welcome Back, Mr. Egon!!!
Fiz essa pergunta 3.333 vezes, caro Egon.
Por que diabos não estavam todos os jogadores do Flamengo na área naquele momento próximo ao fim do jogo? Acho que os jogadores do Vasco viram essa falha e não perdoaram.
Muricy defende uma tese de que no futebol a bola pune. Ontem fomos punidos pela passividade. Guerrero está perdendo a cabeça muito facilmente. Sheike é muito fominha.
Vejo muitos defenderem a tese de que estamos em inicio de temporada e em processo de formação. E o Corinthians que teve mais de meio time vendido, por que isso não ocorre com eles? E o Fluminense? E o Botafogo? E o Atlético-MG?
Aquela velha máxima, “há coisas que só acontecem com o Botafogo” parece ter mudado para “há coisas que só acontecem com o Flamengo”.
Caro KL, obrigado pelas palavras.
Mas o meu raciocínio é muito simples. Temos meia dúzia de jogos no ano. Será que temos argumentos para tanta corneta?
E olha que no ano passado o sumido do Egon declarou-me corneteiro oficial do blog.
Justamente ontem os mais criticados no time, se não ogaram o fino da bola, ao menos não comprometera.( Wallace e M.Araujo)
Justamente de quem se esperava o fino…. não jogou o suficiente ( Arão e o Mancu )
AMIGOS DO BLOG, RECOLHEI-VOS A CORNETA!
Segundo o sumido do Egon, disso eu entendo ……auahauhauha
PS: O blog é excelente……justamente pela discordância de ideias, mas na minha humilde opinião, poderia abir para que membros pudessem abrir uma pauta a ser discutida.
Eu mesmo fiz um artigo para viabilizar um estádio, baseado na minha paixão por MATEMÁTICA e gostaria de postar aqui para avaliação de todos.
ABÇ#SRN
Anderson,
Envia seu artigo sobre o estádio pelo formulário de contato do Blog. Vou ver se conseguimos publicá-lo!
Abraço!
Meu querido Anderson.
Como Alce jogou bem, se foi um dos culpados pela derrota?
No gol do Vasco, PV não saiu do gol, Alce e Juan distantes do lance, e Jorge, pra variar, nem saiu na foto?
3 jogadores do Vasco subiram SOZINHOS no lance.
Cabecearam mal, mas mesmo assim sobrou limpinha para o zagueiro, sem nenhuma marcação…
Discordo amigo. Mas respeito sua opinião. No lance do gol todo mundo errou…..inclusive o Mancu que parou na jogada e não acompanhou ninguém.
Foram 3 jogadas. A cobrança de falta…..a cabeçada errada e a finalização………….e a culpa é só do wallace ????
Anderson, pelo amor dos meus filhinhos, não defenda o Alce.
Anderson, pelas barbas do profeta, não defenda o Alce.
Anderson, misericórdia, não defenda o Alce.
Anderson, estas contrariando tudo aquilo que falamos em 2010, 2011,2012,2013,2014,2015 e 2016 sobre o Alce.
Ele ontem apenas conseguiu errar pouco. Só isso. Nada mais que isso.
Anderson, ele é ruim. Fato. Parece o Abdul Youssef Sadan Hussein.
Anderson, ninguém nos ouvir, ok. Fique só entre nós.
O b r i g a d o.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Como você disse. “No lance do gol todo mundo errou”…
Inclusive Alce!!!
A falta foi feita muito perto da linha divisória, o que significa dizer, que viajou uns 40 metros.
Como ninguém marca a cobrança de falta, o erro aconteceu quando ela chegou na área.
Portanto, errou a cozinha inteira. Mas, principalmente Juan e Alce que deveriam marcar os 3 jogadores do Vasco.
Jorge não estar na lateral, passou a ser normal. Hoje, é mais segundo atacante que lateral…
Aliás, hora de sentar no banquinho e dar lugar ao Éverton.
Sem corneta… Kkkkkk
************NOSSA SENHORA DA BICICLETA SEM FREIO******************
Já entendi tudo.
Vcs querem é roubar a minha corneta oficial.
Nunca serão !!!!!! uahauahuahauaha
SRN#ABÇ
Jamais, meu doce Anderson…
Qual o grau de parentesco com seu primo Alce???
??????????
Somos irmãos………………..meu pai pulou a cerca
Egon, no lance do gol, ninguém sequer foi na bola, sequer estavam marcando alguém, foram 4 jogadores do Vasco livres na área. A única explicação é que a zaga combinou fazer a linha do impedimento, alguma coisa deu errada e qdo foram, a bola tava nas redes…
A única explicação, meu caro Nino, é que marcaram justamente o que estava fora do lance.
Os 3, pularam livres, leves e soltos… Igual OB na “tempestade”…
Realmente este blog dá show. Vale a pena ler cada comentário.
às vezes não consigo publicar em todos os posts, afinal, a correria do dia a dia não me dá esse privilégio, mas não há um dia sequer que deixo de acompanhar nossas discussões.
Sobre o jogo de ontem, também não vou cornetar, vou de opinião idêntica ao amigo Anderson. Só não entendi o porquê do Muricy só ter utilizado uma única substituição no jogo, com o time tão mal. mas, enfim, considero ontem como um treino de luxo, e acredito que Muricy deva ter enxergado em que precisamos melhor.
PS.: também não gosto deste esquema de três atacantes.
Prezado Kleber, obrigado por me dar a chance de perguntar.
Não comparando os valores e sim o sistema, e destacando sua colocação:
“manter três atacantes sem que se tenha alguém criativo no meio é querer tirar água de pedra”
Esse aprendizado vem de 95, quando tivemos Savio, Edmundo e Romario e ainda assim penamos em campo? Lembro de inúmeras tentativas ainda no primeiro semestre (antes da chegada de Edmundo) de achar esse homem criativo, tentamos com Nelio, tentamos com Wilian, tentamos até com Branco, se tentou puxar Edmundo ou Savio para o meio, ou ainda adiantar Djair contratado ao Fluminense pra fazer essa função além de outras soluções e improvisações que seguiram naquele ano?
Se com aquele ataque de craques não foi possível o encaixe sem um jogador de visão de jogo e toque de bola refinados, o que dirá esse?
Com a saída de Edmundo o time de 96 voava, as vezes com Iranildo as vezes com Amoroso, as vezes com o nosso Nelio, trabalhando no meio e explorando os ótimos Savio e Romario.
Esse filme me vem a cabeça e como o senhor era o diretor da epoca, pode melhor responder do que eu.
Um abração!
Kleber,
Do jeito que se joga hoje, com exigência de um preparo físico invejável, mesmo que houvesse um Gerson no Fla, não daria para jogar com três atacantes que não têm nem cacoete de marcadores.
Muricy terá de mudar urgentemente o seu sistema e tirar Sheik (por que não deixá-lo para o segundo tempo?) ou Cirino.
Se o Flamengo contasse com Alan Patrick no lugar de um dos dois, o resultado do jogo com o Vasco certamente teria sido outro.
João,e eu tenho pregado isso, mas como o 4 4 2 é um sistema considerado feijão com arroz, obsoleto etc, duvido muito que o Muricy dê o braço a torcer…O 4 3 3 (e suas variações 4 2 1 2 1 com o time joga hj) é o sistema que todo mundo esta jogando. Pode até funcionar em uma variação em 4 3 1 2, mas com outros jogadores. Se imaginarmos o Mancuello voltando como terceiro homem (que é a praia dele, e uma carência do time), saindo o Cirino e entrando o Patrick como o “1” ou o Éderson, Sheick e Guerrero na frente. Em falar em preparação física, a maquininha (sistema que monitora o rendimento e estado físico dos jogadores) anti-night tá deixando neguinho até fora da relação para o jogo.
Nino, talvez o Muricy até tivesse essa intenção como fora feito em outros jogos. Mas ontem o Nenê estava jogando muito, era preciso alguém para ficar de olho nele o tempo todo. Alan não é jogador de marcação. Correríamos o risco de perder de vez o meio de campo e aí poderia até facilitar a vida do Vasco. Se tirasse o Cirino ou o Sheik e colocasse o Alan Patrick ficaria sem opções. Guerrero não joga enfiado. Ele busca o jogo, o que considero um desperdício.
Continuamos com problemas no meio. Seja na criação, seja na marcação. Deixar o Nenê solto é pedir para tomar gol. Joga muito o cara.
Concordo não Helder:
– Cirino marca quem? Pior não joga! Como Guerrero tbm não joga, são dois que não jogam. Tirava o Cirino e colocava o gringo mais recuado..mas o Patrick não tava, tinha o Gabriel, me parece que o Éderson tava no banco, ou na pior das hipóteses tinha o Canteiros para jogar com 3 cabeças de área, uma vez que o time jogou atrás o jogo inteiro no contra ataque, pq jogar com uma formação ofensiva?
– Guerrero joga enfiado sim, qdo não é pq tá vindo buscar a bola que não chega…
Inexplicável o Muricy não ter mexido na tática ontem, ou no mínimo não ter posto sangue novo no jogo!
Esse é o problema Nino. Como a bola não chega redonda, o que se esperava com a chegada do Mancuello, o Guerrero volta para buscar a bola e aí falta a referência no contra ataque. Se tem alguém que deveria é ser marcado e não marcador, seria o Guerrero. O Alan tem um jogo mais cadenciado, e tirando o Cirino ou o Sheik ficaria sem sentido colocá-lo ali. O problema é que o Cirino some nos grandes jogos. Sheik está fominha demais. Não rola a bola para o parceiro ao seu lado para abrir chamar a defesa adversária e abri-la. São nuances que se apresentam durante o jogo e que precisa de rapidez na saída de bola. Não vejo o Alan com essas características. Mas cada um enxerga o jogo a sua maneira.
Cirino é o artilheiro dos jogos sem expressão…lembra ano passado, voou baixo contra os pequenos no carioção, nos clássicos nada…Ponto pacifico entre quase todos…tem que sair! O Sheick tem técnica limitada, tem é muita raça, ele esta ansioso e quer resolver tudo sozinho! Eu discordo do Patrick (direita)..ano passado se desejou ve-lo no meio com o Éderson, o problema é que ambos não rendem pela esquerda, vejo o Mancu nesta posição, mais recuado, encostando e retornando como 3o. cabeça de área….Do outro lado Patrick mais adiantado, com o Arão como 2o. e indo na frente de vez em quando (revezando com o Mancu). Só vejo pontos positivos nessa configuração, com os atacantes triangulando com os laterais e os meias…., a bola vai chegar mais para o Guerrero.
E é um sistema com peças na reserva de boa qualidade, os meias: Éderson e Éverton. Laterais: Chiquinho e Pará…Cabeças de área: Márcio Araújo e Canteros….O ataque e a zaga é que não vejo opções.
Em primeiro lugar; Boa noite a todos deste blog em especial ao mentor do mesmo.
Caro Kléber, sou Vascaíno mais admiro bastante a forma com que você leva seu blog, acompanhou o blog desde o começo do carioca do ano passado, e acho muito legal e respeitoso a forma com qual você trata os seus seguidores aqui no blog, sei que o objetivo maior do blog é falar e informar sobre o Flamengo, mais venho aqui pedir que vc abra mais seu enorme leque e fale mais sobre os outros clubes e especialmente sobre as inúmeras histórias que você deve ter passado é vívido nessa sua grande história de futebol, um grande abraço e parabéns por seu grande blog, pena e não ter um assim falando sobre meu Vasco, fica com Deus você e toda sua familia! !
Abra seu coração Artur, vista a camisa mais linda e venha fazer parte dessa família.
A maquininha …. kkkkkk o bafômetro de nuca deve ta deixando muita gente mal- humorada , eu sei bem como é isso . Amigos , tive pensando, está derrota , apesar de sofrida , vai nos trazer alguns benefícios , vamos lá , se tivéssemos ganhado o próximo jogo seria no ” Pacaembu ” , o Muricy se ” fecharia” neste sistema de jogo e provavelmente encobriria muitos pontos que precisam ser evoluídos . Outro ponto , essa freguesia tem que ser um aprendizado pro nosso Bandeira , ta na hora do nosso presidente ser mais tenaz e sagaz e encarar nosso futebol mais de frente , não cabe mais desculpa pro nosso futebol decolar , precisamos de encarar o Vasco pra depois pensar em algo mais desafiador , ótima noite a todos …… grande Robert se o grupo sair to dentro!!!!
Vai sair sim, Pedro. Já temos alguns nomes/telefones.
Como disse antes, quem quiser participar, basta enviar o telefone por comentário, que não será publicado, claro, ou pelo formulário de contato do blog!
Manda o seu Pedro, você também Anderson! Helder, Nino, Leymir e demais, mandem também! E vou colocar o Egon no grupo, queira ele, ou não, kkkkkk…
André vai participar, certo?
Abraços
Grande Robert Rodrigues Arão….
Tô dentro desta nova empreitada.
Meu cel, o irmão já tem….
Eu disse que o Arão era bom, não disse? kkkkk
Grande Kleber,somente uma figura diferenciada como você se daria ao trabalho de além de nos presentear diariamente com posts tão verdadeiros sobre nossa grande e maior PAIXÃO. ..tem ainda a preocupação de interagir conosco pobre mortais, muito obrigado por tamanho carinho viu?
Em relação ao meu comentário desculpa o amigo pela mau interpretação dos posts.
Um abraço.
Muricy paz e amor!
Este time não tem sangue desde a saída de Jayme de Almeida, coincidentemente também desde a saída de Elias do nosso meio de campo.
Quando a diretoria trouxe o Muricy achei que ele poderia trazer de volta alma a esse time mas parece que essa versão paz e amor dele não está fazendo efeito e sem o maracanã perdemos mais ainda pois na nossa historia o pulmão da arquibancada impulsionou esse time para as vitorias. O futuro é incerto infelizmente, resta torce para que as olimpíadas acabe e Muricy dure até lá.
Primeiro feliz com o nosso porta voz Egon de volta. Muita saúde para você. Não desapareça.
Família do blog, faz tempo que dei essa sugestão do grupo, assim nasce mais um canal de comunicação, que venha depois o Periscope, a logomarca do blog para termos a nossa camisa oficial, a festa de 1 ano (churrasco), a rede de olheiros, etc..
Tudo que for feito para a união do grupo, estou dentro. Obrigado ao mestre Kleber e seu fiel escudeiro, sempre prestativo Robert Rodrigues.
Nosso mestre Kleber sempre inteligente, depois de uma derrota como a de ontem, uma notícia excelente para diminuir a nossa dor.
Que venha o nosso grupo do whatsapp. Agora, como ele irá se chamar ? kkkkkkk
André Tavares – Natal RN – autorizado grande Robert.
Abs de Natal
Caro Kléber e amigos! Perder para o Vasco rende bem! É a grande rivalidade do futebol brasileiro! Hoje, apesar de todos os esforços, reforço o que disse no post anterior! O Sheik é admirável! É o nosso sangue e tem jeito e cara do Flamengo, mas, não chuta bem a gol e tem enormes dificuldades de ir adiante! Prende a bola o tempo todo e isso precisa de um basta! Perdemos porque jogamos para empatar e vou concordar com o Anderson: ontem o Wallace e o Márcio foram bem dentro do que foi possível! Tivemos duas paradas tecnicas e continuamos sem brilho! Ontem, por mais que meu coração não queira, afirmo: o Muricy perdeu o jogo! Não fez uma leitura a altura do jogo e o banco estava mal escalado, haja vista, ele mesmo não fez uso! Agora, passamos para o próximo! Vamos corrigindo! SRN
Bom, é bola que segue, esquecer esse jogo do Vasco! Afinal o Carioção é o título de maior expressão que eles irão disputar este ano, pq brasileirão é obrigação para eles. Então para eles é ganhar o carioção e subir para a 1a divisão este ano!
No nosso caso não, temos plantel para lutar pelo título brasileiro esse ano, para a Copa Brasil de 2017, para a Libertadores em 2017. O nosso problema é bem outro do universo vascaíno.
Amigos,
Até então já recebemos os números de telefone dos seguintes participantes para o grupo do Whatsapp: Leandro Campos, Edson Morais, Yvan Bayardino, Wenceslau, Vili Ribeiro, Helder, Francisco Canindé Targino, Pedro César de Oliveira Filho, Andre Tavares, Leymir, Joel Lisboa, Antonio Damaceno, Edson Morais, Carlos Egon Prates e Edimar.
A ideia é começar o grupo amanhã para que a “sessão corneta” já aconteça durante o jogo Flamengo x America-MG.
Sugestões para o nome do grupo são bem vindas!
PS: As opiniões postadas no grupo poderão ser usadas no blog, enriquecendo nosso conteúdo com o conhecimento de todos.
Abraços,
FLA/FREE
O nome eu já tenho. CORNETA ATÔMICA
UAHUAHAUHAUHAUAHAUHAUHAUAA]AAAHUAHUAHAUA
]AA
AAUHAUAHA
AAUAHAUHAA
AUAHAUHAUAHUAHUAHAA
AUAHAUHAUA
Boa Anderson, kkkkk
Que tal BONDE DA STELLA? Calma gente, brincadeirinha.
1. SOFLANÁTICOS
Permitam me descordar da iniciativa! O espaço para a colocação de posições, debates e publicação de notícias é este espaço aqui do blog! Qualquer outra iniciativa fora disto esvaziaria o espaço criado…Além disso, reunir em caráter mais íntimo, pessoas com características econômicas, sociais e geográficas diferentes, sem afinidades pessoas, não me parece boa ideia. Mas vcs decidem!
Oi Nino,
Concordo com você com relação a ser este o espaço ideal para colocações de posições, debates etc, mas a ideia surgiu como uma opção para que sejam trocadas ideias DURANTE OS JOGOS.
E o whatsapp se presta mais para mensagens curtas, e não para as longas dissertações que temos por aqui. Além disso, tudo que no whastapp for postado, e for interessante para o conhecimento de todos, pode tranquilamente ser reproduzido aqui.
Com relação a “reunir em caráter mais íntimo, pessoas com características econômicas, sociais e geográficas diferentes” acho que já nos reunimos por aqui, e a questão do “caráter mais íntimo” vai depender do bom senso de cada um.
E não deixa de ser uma ferramenta para unir pessoas que possuem uma paixão em comum, e a afinidade já demonstrada aqui, reforçando essa relação de amizade e respeito.
Participar, ou não, vai da vontade de cada um. E se a ideia não vingar, deixamos o grupo de lado.
Meu caro Robert, perfeito, assino embaixo!
Vou aproveitar o espaço e a atenção do nosso Presidente Kleber, que é amigo do inquirido, para insistir com a pergunta que não quer calar:
Onde anda o nosso Vice de Futebol que não se manifesta?
a) está tudo dentro do planejado?
b) o elenco está fechado, ou ainda teremos caras novas neste início de temporada?
c) para o Brasileirão contrataremos algum(uns) reforço(s)?
d) vamos ter uma “casa” fixa para o Brasileirão? Qual? Ou vamos ser itinerantes?
e) a médio e longo prazo vamos investir na construção de um estádio? Onde? Ou vamos continuar dependentes do Maraca?
Estas são algumas perguntas que gostaria de ver respondidas, com objetividade, por quem administra um clube, Flamengo, cuja atividade fim é o futebol. SRN apreensivas!
Valeu Yvan. Abração!
La se foi a corneta do doce Anderson…
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Sugestoes de nome pro grupo : Corneta democrática Barulho rubro negro Resenha da corneta. Conselho da corneta ( em homenagem ao conselho gestor) Papo de copo sujo. Red corneta label( em homenagem ao querido Egon) e por aí vai
Acho que bateu o recorde de comentários num Post.
Atenção amigos, todos os nomes/telefones enviados via comentários/formulário do blog estão sendo devidamente adicionados para a estreia do grupo amanhã!
Abraços!
Pô! Amanhã…
Por que não temos um Ministério da Saúde assim!!!
?????
Caro Robert! Põe o nome sugestivo e votaremos no proprio grupo de whatsapp! Ja seria o primeiro debate! A minha sugestão fica sendo: Flamengo Futebol Debate! Pelo grupo de pessoas sempre inteligentes que aqui interagem, imagino que a palavra debate cai bem! Vamos a cada jogo eleger o melhor em campo! SRN