Desde pequeno, ouvi meus pais dizerem que o dia 15 de novembro é feriado nacional desde o ano de 1896, quando se comemorou o primeiro aniversário da maior paixão popular do país.
Exagero? Juro que não acho, fazendo a seguinte pergunta: o que é mais importante para os brasileiros, rubro-negros ou não. A proclamação da república ou o Flamengo?
Se república não houvesse, e daí? E se faltasse o Flamengo no mundo?
Enfim, vamos comemorar estes 120 anos. Caramba, 120 anos de pura paixão, de inspiração e de motivação de vida para 40 milhões de brasileiros.
Os companheiros do Extra me entrevistaram e o tema foi o que foi bom e o que foi ruim nestes últimos 20 anos, de 95 até 2015.
Primeiro, enumerei os títulos do futebol.
Campeonato Brasileiro: 2009
Copas do Brasil: 2006 e 2013
Copa Mercosul: 1999
Copa Ouro: 1996
Copa dos Campeões: 2001
Copa dos Campeões Mundiais: 1997
Campeonatos Estaduais (9): 1996 – 1999 – 2000 – 2001 – 2004 – 2007 – 2008 – 2009 – 2011 – 2014
Além dos títulos, não esqueci a importância de se ter sempre um grande ídolo. Romário, eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo, foi o exemplo maior de como se deve pensar o Flamengo.
Falei, também, das inúmeras conquistas dos esportes olímpicos. Aliás, ao longo de 120 anos o Flamengo vem fazendo o que é dever do Estado, e jamais houve este acerto de contas.
De ruim ou, de pior, a triste e mal contada história do Shopping Center que, com tudo aprovado em todas as instâncias, ficou no meio de caminho. E, neste caminho, deixamos de ter a estrutura do futebol profissional e um estádio na Gávea. Deixamos de ter um clube social de primeiro mundo, novinho em folha e, deixamos de ter o centro de treinamento, com seis campos, pronto e equipado, em Vargem Grande. E, não esquecendo que, daqui a 10 anos, isto é, em 2025, o Shopping seria 100% do Flamengo.
O Flamengo não deu causa a não construção do shopping. Quem deu, além de não indenizar o clube, ainda teve a petulância de cobrar. O pior é que houve gente no Flamengo querendo pagar. Uma vergonha!
Enfim, 15 de novembro não é dia de lamento. É dia de comemoração. Afinal, hoje, feriado nacional, é o dia do aniversário da paixão maior de um país continental.
MENGO!!!!!!!!
Queridos amigos,
No nosso dia, achei oportuno repetir o post do dia 15 de novembro de 2015.
Parabéns a todos. Hoje, estamos comemorando o amor perfeito. Amor, único. Insubstituível… Entrega incondicional até o nosso último segundo.
MEEENNNGOOOOO!!!!!!!
Duas copas do Brasil!? Sao 3 poxa
De 95 a 2015, são duas!!
Saudações Rubro-Negras de aniversário, José, mas creio que o KL se referia aos últimos 20 anos. No texto ele escreve: “o que foi bom e o que foi ruim nestes últimos 20 anos, de 95 até 2015.”
Dá-lhe, Mengooooo!
Muito bom motivo para feriado.
Kleber, parabéns pelos sempre oportunos textos!
Um abraço,
Saudações rubro negras Roberto Toledo…pode ser que ele tem esquecido…como é bom ser Flamengo e quis o destino ter nascido no mesmo mês que o Flamengo faz aniversário.
Hoje é aniversário do clube mas amado do mundo,
Querido KL e amigos, acabei de rever o documentário Fla Flu quarenta minutos antes do nada. Como o futebol era simples , como foi bom rememorar nosso KL na latinha entrevistando o Junior em 91. Quantas emoções. Nas vitórias e nas derrotas. É a vida.
E parafraseando um torcedor : ” queria ser imortal para ver a glória eterna do Flamengo “.
Saudações.
Aí na cidade maravilhosa, e que cidade, é fácil ser MENGO! Aqui é mais difícil, mas não tem torcedor de outro time que seja capaz de ir para um debate com um FLAMENGUISTA apaixonado! Parabéns meus MENGÃO, continue existindo para que eu também possa existir!
Moro em Florianópolis e aqui o pessoal não admite que a gente tenha 2 times, mas fazer o quê?
Em 1987, meu pai botou um símbolo do Flamengo na porta da maternidade onde eu acabara de nascer. Em seguida, comprou um uniforme do Flamengo de recém-nascido (naquela época era difícil achar), o qual tenho num quadro até hoje.
Embora eu tenha 2 times, a gestão Eduardo Bandeira de Melo me faz torcer mais para o Flamengo do que para o Figueirense, pois tudo o que estudei está sendo implantado no Flamengo atual.
E como diz o hino, “eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo”.
Caeo Kléber e amigos!
Somos tão gigantes que o dia 15 se novembro, mesmo que por outra causa é de fato feriado. Somos a NAÇÃO, somos a NOTÍCIA, somos a ALEGRIA. O Flamengo é algo sublime, é a conversa alegre durante a semana e a muito debatida no domingo, independente do placar. Parabéns ao Flamengo e a todos nós que somamos a força da maior torcida do mundo. Parabéns ao Kléber por ter uma história dentro da história do mais querido. SRN
E temos o que para comemorar? 100mi pagos em dívidas em 2015? Superávit financeiro de 50mi? O fato do Flamengo ser o clube que mais arrecada que ser o 6o. em investimentos no time? A falta de planejamento de 2015? Ou os resultados pífios de 2015 nos campeonatos que disputamos? Quem sabe as contratações podemos comemorar? A do Diego por exemplo? Ou chegada do improvável ZR, queiram ou não evitou-se o pior! Eu quero acreditar no título der 2015 do Brasileirão, mas seria irresponsavelmente otimista se o fizesse. Vamos comemorar então a classificação para a Libertadores? É o que parece!