Se nem clubes do potencial financeiro de Barcelona, Real Madrid, Manchester, Liverpool e, por aí vai, conseguem 100% de manutenção de um time vencedor, de uma temporada para outra, como exigir ou estranhar que isto ocorra com um grande clube de terceiro mundo?
Enquanto alguns estranham e outros lamentam a saída de Rafinha, além de, injustamente, criticarem o fato de o Flamengo nada ter recebido pela transferência, – caramba, era assim ou, nada feito – prefiro encarar com naturalidade as pequeninas modificações que estão ocorrendo.
De um time campeão de tudo, só dois titulares não permanecerem, convenhamos que esteja de bom tamanho. Daquele timaço do ano passado, não teremos, este ano, Pablo Marí e Rafinha.
Na zaga, reposição feita, muito embora, até agora, ainda deixando saudade do espanhol. Na lateral, vem aí o chileno Isla, em situação muito parecida com a que Rafinha veio para o Flamengo. Além da coincidência na oportunidade, o fato de Isla, 32 anos, ter também experiência, pois jogou por muitos clubes europeus e tem mais de cem partidas pela seleção chilena. Pode até não dar certo, mas não se pode negar coerência para a peça de reposição.
De resto, torcer para que o nosso novo treinador entenda que, em função da pandemia, o calendário ficou apertadíssimo, o que praticamente alija os treinamentos, já que, há jogos dia sim, dia também. O que quero dizer com isso? Que Torrent deve ser suficientemente inteligente para ir colocando suas ideias em doses homeopáticas…
Nesta largada de Brasileirão, alguns resultados surpreendentes, muito equilíbrio e toda pinta de que o Atlético Mineiro será nosso principal concorrente. Alguém discorda?
Concordo com tudo!
Gostaria que o Flamengo nao deixasse de dar a importância devida à base. As vendas de jogadores da base fizeram com que o Flamengo arrecadasse muito dinheiro nos últimos anos. Vejo potencial nos seguintes jogadores: Yuri César, Lázaro, Thuller e Hugo Moura.
SRN!
O grande problema de perder peças fundamentais em um time, é a reposição.
Esses zagueiros que o Flamengo trouxe estão muito longe do marí. Saída de bola deficiente, posicionamento ruim, bote errado…e agora o Rafinha, achava que o problema da lateral tava resolvido pelo menos por mais um ano, mais resolveu ganhar mais na Grécia, fazer o quê?
Agora é esperar que esse lateral de conta do recado.
Em relação ao zagueiro, não podemos criticar a diretoria. Contratou um dos destaques na posição, apesar de não ter emplacado ainda. Acredito que Leo Pereira sentiu o peso da camisa. O ideal seria contratar um zagueiro europeu ou sulamericano adaptado ao jogo moderno, em que o zagueiro também é um construtor de jogadas.
Concernente ao lateral, entendo que o Flamengo acertou ao contratar Isla e o tempo de contrato é bom. 2 anos e meio é o suficiente por causa da idade. Jogador com experiência e, em tese, não fica devendo nada tatica e tecnicamente ao Rafinha. Rafinha tinha um papel importante de liderança, algo que fará falta.
Nesse post, concordo com tudo que foi dito pelo Kleber.
SRN
Bem, todos sabem que bons laterais direito não existem no planeta. Rafinha estava entre os melhores. Vamos torcer para o Isla suprir com eficiência sua falta. Não custa lembrar que dispensamos 2 razoáveis laterais direito da base, que a meu ver poderiam ter tido algumas oportunidades: Tiago Enes(acho que é assim a grafia) e Clebinho. Nas partidas que assistí do sub20, me pareceram bons. Agora mesmo, acabamos de negociar um provável craque, o Caio Roque. Restam, Lazaro e Yuri Cesar a serem aproveitados com o MANTO(alem de muitos que ainda não despontaram). Goleiros temos muitos e todos bons.
Boa reposição até por que o João Lucas é jovem. Dessa forma, o Flamengo terá duas boas opções no setor.
Falou-se na contratação do Guga, do Atlético-MG, mas trata-se de um jogador de 21, 22 anos e para o futuro. Rafinha, e agora o Isla, são jogadores prontos. Guga, bem como o João Lucas, são jogadores para o futuro, apostas.
Kleber, complementando meu comentário, o Flamengo tem dois jogos nessa semana (Grêmio na quarta e Botafogo no domingo) e depois terá uma semana de folga até encarar o Santos na Vila Belmiro. Ai o Dome terá uma semana para trabalhar, o grupo melhorar a forma física, etc.
São dois jogos para vencer e aí buscar uma tranquilidade maior para rumar ao título!
Parabéns ao Marcos e Bruno, por mais uma vez resolver o problema com a rapidez de um raio.
Rafinha anuncia sábado, os dois viajam no domingo, e segunda, temos um lateral de ótimo nível.
Altíssimo nivel de administração.
E ainda podemos ter o Guga.
#Aguardemos !
Kleber levarmos em conta o histórico Isla tem tudo para ser uma boa peça de reposição na lateral direita.
Com relação ao nosso maior adversário no Brasileirão discordo de você, nosso maior adversário acredito sermos nós mesmos, pois pelo que apresentou até agora o Estagiário Espanhol não ficará muito tempo. Não tem liderança e nem postura para aguentar o desafio.
A vitoria contra o Coritiba foi muito importante mas ao mesmo tempo preocupante, contra um dos piores times do brasileiro quase sofremos o empate e o tal do Gringo encheu o time de meias contra uma defesa pra lá de lenta.
Apesar de estar torcendo muito, acredito que não vá longe.
Kleber, você está certíssimo.
Realmente só perdemos dois titulares, porém, perdemos o principal que foi nosso técnico. Esse não tem peça de reposição.
Caro amigo Kleber, Concordo em quase tudo, exceto considerar que são pequenas modificações as saídas do Pablo Marí e do Rafinha. Depois do insuperável Leandro, Rafinha, talvez ao lado de Toninho, foi dos melhores laterais que vi jogar no Flamengo, que fique claro : lateral direito; pq na lateral esquerda ninguém pode ser comparado ao Júnior.
E o Jorginho meu querido amigo?
Enfim alguém me entende… kkkk
Concordo completamente com o amigo. Depois de Leandro, Toninho Baiano foi o lateral mais completo que tivemos.
Depois tivemos Léo Moura e Jorginho…
Toninho conseguia a façanha de ser ótimo marcador e ótimo ala.
Poucos laterais conseguem executar essas duas funções com regularidade.
Quando marca bem pouco ataca. Quando é bom ala, marca mal…
Toninho era show nas duas e ainda dava pique de 60 metros já na prorrogação…
Vaca premiada…
E para completar, ainda tinha intimidade com a bola
Excelente artigo Kleber meus parabéns !!!
SRN
Kleber, vc foi esplêndido nesse texto.
Nada a declarar.
SRN
Concordo com quase tudo. Não levo fé nesse Atlético-MG. Vamos aguardar. Sou mais Mengão! SRN!!!
Concordo com quase tudo. Não levo fé nesse Atlético-MG. Vamos aguardar. Sou mais Mengão! SRN!!!
Também concordo com tudo que o Kleber disse.
Caro Kléber e amigos!
Desejo muito boa sorte ao Rafinha. Lamentamos por ser um jogador muito dedicado e quando esteve conosco ganhou quase tudo. Igualmente desejamos sorte e títulos ao Isla.
Quanto ao Atlético por conta do técnico se torna um grande adversário. O clube mineiro vai viver um momento psicológico contagiante e isso influencia muito, assim, como foi o JJ para o Flamengo. A grande diferença é que temos muito mais time. Se o nosso time lembrar 2019, certamente podemos novamente ganhar o título nacional.
Também concordo com o Egon e aplaudo o Marcos e o Bruno. Os dois formam uma dupla afinada e competente e isso nos fortalece cada vez mais.
SRN
É bom lembrar que em 2019 o Atlético ficou a frente do Flamengo até 8 rodada, o Flamengo só ultrapassou o Atlético na nona rodada. Vai ser um campeonato difícil, pode sair ainda jogador, não só no Flamengo, mas em qualquer clube. O que vai fazer a diferença será acertar a peça a ser reposta.Mapear o mercado será um diferencial.
É uma forma de analisar o que vimos até agora e prever o daqui para frente. No meu jeito mais cuidadoso, diria que o Flamengo poderá se tornar o principal adversário do Atlético MG, caso venha a melhorar muito de produção. Por enquanto, as coisas ainda estão mal paradas. Continuo preocupado com parte da afirmação do Guardiola: o título se perde nas primeiras oito rodadas. No momento, fizemos 3 pontos em 3 jogos e ocupamos uma modesta 12ª colocação. Ainda tem a lembrança do PVC de que jamais o campeão do Brasileirão perdeu nas duas primeiras rodadas. O tempo dirá. Espero estar muito errado.
Yvan, paradigmas são feitos.pra quebrar, vamos ser campeões.
Caro Yvan, ao final da 8a rodada em 2019, o Flamengo estava em QUINTO lugar, 5 pontos atrás dos porquinhos inofensivos. Como bem sabemos, a diferença aumentou antes do JJ chegar até o ponto em que nossos “adversários” verdinhos já tinham sido declarados campeões em todos os jornais, revistas e blogs esportivos. A zoeira do cheirinho com a gente tomava conta mais uma vez, mesmo ainda sendo início de campeonato. Dessa vez, sabemos que começamos com uma pequena escorregada, mas fato é que, com o time se arrumando de novo, não temos muitos adversários de fato. Apesar do Sampaoli, não vejo essa qualidade toda no elenco do galo, só um número grande de reforços e um time razoável. O timeco do CINCUM lá do Renight tem uma base sólida e alguns jogadores recuperados pelo técnico, mas só vai fazer frente se melhorar muito e os demais ainda precisariam renascer para nos vencer. O ponto fora da curva, de fato, foi a derrota para o Atlético-GO, mas confio na tal conversa do Dome com os jogadores e acho que a coisa agora vai encaixar. O time é inteligente, experiente e ajudará o treinador, não tentará derrubá-lo perdendo jogos, isso não é da estirpe do nosso atual elenco. Esses jogadores são conscientes e querem vencer, a vontade é visível.
SRNs!
Mais uma vez o KL brilhou na análise de um tema interessante. O importante é manter a qualidade da reposição. A maior preocupação que eu tenho é com o técnico que me parece pouco adaptado apesar de ser um bom assistente do Guardiola. Se ele não inventar a curto prazo poderá fazer um bom trabalho.
Kleber e companheiros de Blog,
Concordo em quase tudo com você Kleber, mas entendo que o nosso maior concorrente ao título não seja o Atlético MG e sim o próprio Flamengo.
Especificamente sobre essa equipe do Atlético MG não vejo que venha a se tornar um grande time, vejo sim um time que joga um futebol “forçado”, as jogadas não fluem, a proposta é muito mais de imposição física, de luta, tudo isso ancorado no estilo impulsivo do Sampaoli…
O jogo do último domingo contra o Ceará, deixou isso evidente, em momento algum o Atlético MG foi superior no jogo, superior taticamente, técnicamente, muito pelo contrário, o time chegou a vitória muito mais por falta de capricho do Ceará na finalização de seus ataques do que por mérito do próprio Atlético MG para chegar a vitória.
O campeonato ainda está no início e é longo, não tenho dúvidas que após o 1° tropeço, essa maré de vitórias se inverterá e aí, a impulsividade do Sampaoli pode se reverter em um difícil problema dentro do próprio grupo do Atlético MG…
O nosso Flamengo sim, esse me preocupa, não só pelo novo técnico, que ainda, por melhor que seja, levará um tempo para se adaptar ao Brasil e ao próprio futebol brasileiro, me parece muito distante do nível alcançado em 2019, mas pior do que isso me parece meio desconectado da realidade, meio adormecido ainda pela euforia das últimas conquistas, os jogadores muito passivos, sem cobranças entre eles, essa letargia pode ser fatal num campeonato de pontos corridos, onde todos os jogos tem o mesmo valor e uma pequena sequência de insucessos pode sepultar quaisquer aspirações a conquista do Bicampeonato.
Temos nessa semana uma ótima oportunidade para reverter esse mau início do time em relação ao Atlético MG, jogaremos em casa contra o Grêmio e o Botafogo, já o Atlético MG fará 2 jogos fora contra Botafogo e Inter, não tenho dúvidas que com 2 vitórias, chegaremos ao final da 5a rodada se não com a mesma quantidade de pontos que o Atlético MG, ou a apenas 1 ponto deles e aí, teremos um breve período de recuperação e treinamentos de uma semana para irmos à Vila Belmiro encarar o Santos, ou seja VENCER Grêmio e Botafogo, nem que seja por meio a zero, será de fundamental importância.
VAMO QUE VAMO, temos elenco, estrutura física e profissional para retomarmos o protagonismo no futebol brasileiro, não tenho dúvidas quanto a isso.
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
SRN
Se a reposição será à altura, só o tempo irá dizer. Porém, penso que a forma como está sendo feita é elogiável. Mantendo o nível internacional, jogador experiente, de seleção chilena (sabe inclusive como o Sampaoli trabalha…), que ESCOLHEU jogar no Flamengo (vetou jogar no Boca Jrs), com certeza vai vir motivado, o elenco é bom demais e também se motivará com a chegada de mais um nome de peso para nos dar mais alegrias! Não há qualquer possibilidade de se comparar o Isla com NENHUM lateral direito no Brasil. Mesmo o tal de Juanfran, Dani Alves, Mariano, nenhum desses aí deu ou vai dar certo. Estou convicto de que nosso time ficará ainda mais forte.
Com a semana de treinamentos e descanso/condicionamento que teremos, é fato que veremos evolução. Time e treinador se sintonizaram a tempo com a tal conversa e um lado confia no outro, estão alinhados, logo, deixem o catalão trabalhar e nossos jogadores vão cuidar do resto em campo.
Vai ser muito bom o jogo amanhã, estou louco pra ver a cara do RG se ganharmos de novo. Vai chegar no RJ falando de JJ, esperem só… hahahaha. Melhor ainda se tomar outro vareio sem ver cor da bola. Não só por 2019, mas o timeco dele costuma ser nossa freguesia habitual no Maraca!
SRNs!
Vou levantar uma bola aqui, sobre Guga e o Atlético Mineiro.
Como todos sabem, anda rolando pela internet, suposto interesse do Flamengo no jogador.
O atleta tem seus direitos divididos entre Atlético-MG (25%), Avaí (25%), MRV (25%) e BMG (25%)”
Pergunto : Acabou a regra de TPO no Brasil?
Lembrando que o jogador se transferiu em 2019
No Brasil isso não existe. Chegamos a conclusão óbvia que o Galo é o primeiro clube a virar S/A com um dono, sem pagar impostos de S/A.
É bagunça total, e ninguém grita em relação a isso.
Anderson eu sou a favor de que clubes tenham donos, isso é a salvação do futebol Brasileiro.
Talvez o Flamengo não tenha investido no Guga anteriormente por alguma coisa relacionada a isso, não se meter com o que pode ser problema. Eu, particularmente, acho que o Flamengo já devia ter contratado lá quando o cara falou que queria jogar no Flamengo, que era flamenguista e tal. Pelo menos não precisaríamos ter o Rodinei em campo toda a vez que o Rafinha fosse poupado. A sorte é que o time era (é) tão bom que nem com o Rodinei em campo estragava…
SRNs!
E o Benfica ………..
Bem… tudo indica que realmente JJ não morre de amores pelo atacante Pedrinho.
Pedrinho foi o primeiro jogador a ser comprado pelo Benfica. No entanto, o Benfica já pagou pela rescisão contratual de JJ, já pagou, ao menos parte, da rescisão de Cebolinha, e nada de pagar ao Corinthians.
Os lusitanos parecem estar loucos para que o Corinthians desista do negócio e peçam o jogador para retornar.
#Beiço_Lusitano_Neles
Se o empresário do Pedrinho enxerga daquele jeito todo o futebol que o cliente joga, imagina se ele agenciasse o nosso elenco titular?
SRNs!
Caro Anderson, eu assisti dias atrás o empresário do Pedrinho na Fox e ele falou que o Benfica tem até dia 31 de agosto p pagar. Que as outras 4 parcelas são anuais. Que o que acontece é que o Corinthians procura bancos, até fora do país, para fazer uma troca, como funcionava o desconto de promissória/título e estava encontrando dificuldades. Os clubes brasileiros devido à pandemia e mais ainda pela desvalorização da moeda, feita de forma muito estranha, para tentar fazer os produtos agropecuários competitivos no mercado mundial e parece estar conseguindo, mas prejudica o futebol. Veja o Inter vendeu o zagueiro por 8 milhões de euros, o Flamengo vendeu o Leo por 11 milhões de euros. No entanto os 8 são mais do que os 11 do ano passado. Aqui não tem como segurar ninguém. Abs
Caro Kleber, concordo com quase tudo, só não acho que o Atlético Mineiro será nosso adversário. Eles tem um excelente técnico, mas, carecem de elenco, e neste campeonato de quarta e domingo, não vão aguentar. Ainda acho que o Palmeiras é quem vai bater de frente conosco como nos outros anos, estando Grêmio, Inter, Galo e Atlético Paranaense de franco atiradores completando o G6.
Considerando que dentro de campo há 11 jogadores + 1 técnico, já perdemos 3 integrantes, o que significa que 25% da engrenagem já não é a mesma.
JJ. Fui a favor a contratação do Dome mas se conhece o técnico pelas suas substituições. Em três jogos, ele ainda não mostrou a que veio.
Mari. Leo Pereira não chega aos pés do espanhol. Aqui talvez tenhamos um erro de planejamento. Ano passado os dois zagueiros canhotos eram: Mari e Rodolfo. Os dois foram embora e só foi contratado Leo Pereira… Gustavo Henrique joga pela direita onde Rodrigo Caio é monstro e Thuler não compromete. Troca-se Gustavo Henrique por um zagueiro canhoto!
Rafinha. Grande jogador. Concordo com o blog que Isla foi uma decisão coerente. Quanto a Guga esperaria mais um pouco o desempenho de João Lucas. Promessa por promessa, uma já está comprada e em casa.
Como informou o @wellingcampos , o jogo entre Flamengo x Goiás, marcado para o dia 20/9, pelo Brasileirão, foi adiado. A nova data ainda não foi definida. No dia 17/9 o Flamengo entra em campo contra o Del Valle, pela Libertadores.
E o Internacional contratando Alexandre Pato.
#Vai entender !?!?!?!?
Perdeu o Guerrero até ano que vem ( novidade).
Vão tentar repor com o Pato.
Pra mim, pouquissima diferença de ambos, muita grife, pouca bola, rarissimos gols, salário alto, empresarios sensacionais e o Rodrigo Caetano pra contratar.
Caro Kleber.
Perfeita análise .