A primeira etapa deste post ainda tem a ver com o passado recente e, o que vou aqui colocar está baseado em informações.
Em primeiro lugar, dizer que o nosso doce Portuga, desde o final da temporada passada, após uma infinidade de conquistas, tinha em mente o retorno para Portugal ou, para um país próximo. Como não houve nenhum convite acabou aceitando a proposta do Flamengo para renovação, porém, colocando como item insuperável uma multa baixa que não fosse fator impeditivo para uma transferência a qualquer momento.
Que ninguém se iluda. Os nossos dirigentes, mesmo com o contrato de Jesus renovado, sabiam da possibilidade efetiva de perdê-lo.
Antes que alguém imagine que estou fazendo uma introdução para criticar, deixo claro que entendo e admito que não havia outro caminho.
Era pagar pra ver e contar com a sorte. Infelizmente, deu errado, com o Benfica entrando no circuito. Aos 65 anos, idade em que as reflexões de vida são aceleradas e, somando-se a pandemia, a decisão do doce Portuga era óbvia.
Tipo do tema que chega ser irritante se procurar culpados, até porque, o produto final, o resultado prático desta convivência, foi algo extraordinário, inimaginável.
Que aqui ninguém tenha a consciência pesada, pois está claro que o possível foi feito.
E, que o nosso doce Portuga conclua o seu ciclo profissional com muitas conquistas. Com certeza absoluta, o Flamengo está tatuado na sua alma.
Agora, o futuro. Ontem comentei no grupo rubro-negro composto por irmãos de vida que adoraria saber sob que critério será escolhido o novo treinador e a nova comissão técnica. Quem decide? O vice de futebol? O presidente? O vice de relações externas? Todos juntos, mas com que peso para cada um?
Na sequência, vamos ter que conviver com os candidatos. O fato a ser considerado é que nas mais variadas listas, dos mais variados veículos de comunicação, apuradas junto aos nossos dirigentes, não há um único treinador brasileiro.
Gozado, parece que treinador brasileiro virou leproso. Ninguém quer por perto…
Aí surgem os questionamentos. Será que os treinadores tupiniquins ficaram pra trás? Será que estão ultrapassados? Desatualizados? Deixaram de estudar? São retranqueiros incorrigíveis?
Nunca fui radical. Jamais optei pelos extremos. Sempre fui partidário do equilíbrio e, como tal, tenho a clara sensação de que há uma dose acentuada de modismo no quadro em questão.
Se o tema “estar atualizado” fosse discutido décadas atrás, até faria sentido, mas discutir “estar atualizado” quando estamos globalizados, quando o espirro europeu chega em qualquer lugar do mundo em frações de segundo?
Pois é… como todo modismo, remar contra a maré é complicado. Anotem aí: tudo só voltará à normalidade quando alguns estrangeiros derem com os burros n’água por aqui. Até porque, não se encontra um Jorge Jesus em cada esquina de Portugal, Espanha ou Itália…
Passaporte estrangeiro não credencia ninguém.
Que acertemos na mosca. De novo!!!
Kleber, gosto muito de você, de tuas idéias e da tua experiência.
Quero que você busque as razões do doce portuga ser reconhecido como tendo dado jeito no Flamengo, revolucionando o futebol brasileiro de dentro para dentro.
Busquei e concluo. Anote ai:
Técnicos brasileiros considerados top- acomodados, poupando jogadores, permitindo festivais de bolas atrasadas, felizes com magras vitórias, permitindo que atletas comandem o circo, copistas de outras praças e, pior, incompetentes na esmagadora maioria para lidar com estrelas que só o são na hora de receber salário. Durante o trabalho, são apenas empregados dos clubes e devem, o que não fazem, aceitar ordens dos treinadores que seja por pouco conhecimento, ou por acomodação, preferem entrar na patota, não como protagonistas que devem ser, mas como parças.
Chega ou quer mais, meu querido irmão?
Finaliso declarando que estamos necessitados e confio que o vice de futebol vai encontrar, de uma mistura de JJ com FS que vem a ser Fleitas Solich.
Um portuga e o outro, paraguaio.
Me agrada muito o esquema de jogo do Jardim que parece unir o pulso e a técnica do tamanqueiro com a capacidade de trabalhar com jovens, do nosso lançador de Luis Carlos, Moscir, Henrique, Dida e Babá.
É isso.
Beijos fraternos.
Caro Kleber
Hoje vou discordar.
Os técnicos brasileiros ,infelizmente,pararam no tempo.
A avaliação não é somente minha mas também dos grandes centros de futebol do mundo,principalmente da Europa.
Neste continente militam argentinos ,portugueses ,franceses e alemães .
Algo aconteceu nesse espaço de tempo.
No ranking mundial publicado por uma revista francesa Tite ,aparece na décima segunda
Posição . Isto deve ser motivo de um debate.
Perfeito.
SRNs
Boa tarde Kleber e amigos
Por mais que fiquemos tristes, o MISTER como profissional decidiu como qualquer de nós decidiria se fosse tbm profissional, voltar pra terrinha consagrado com super salário e com contrato longínquo de 5 anos e sem arriscar nesse ano que promete ser bem mais difícil pela ausência da NAÇÃO NOS ESTÁDIOS, todo o prestígio que conquistou nessa fantástica e vitoriosa passagem pelo nosso Flamengo.
VAI SER FELIZ NO BENFUCA MISTER !
Acabei de postar, Ñ é pq acertamos em cheio com o JJ, que obrigatoriamente teremos que ter outro europeu e ou até PORTUGA
Como já cansei de enfatizar a principal virtude do Mister era fora das 4 linhas, pq essa é a grande diferença dele para os ” técnicos Brasileuros” ( tds boleiram demais pro meu gosto) JJ tinha um nível de exigência e intensidade que nenhum desses tem, mto pelo contrário costumam ser corporativistas.
Por isso sugeri o BERNARDINHO com o mesmo perfil de exigência e intensidade para estar no futebol junto com um técnico que cuidaria exclusivamente da parte técnica e tática.
SRN
Amigo Haroldo!
Bom frisar, que o Benfica já estava no encalço dele desde fevereiro.
Até acredito – por ter renovado – que ficaria por aqui.
Apesar do Benfica, cabeça de garoupa, amigos, família, saudades etc… ficaria.
O que mudou o quadro radicalmente, foi justamente a sacanagem escrota e rasteira do pau mandado – pelo Bap – do Peruano.
Azedou aí!
Mais uma vez perdemos pra nós mesmos…
Enquanto esse cancro estiver por dentro dos muros da Gávea, vamos passar por situações como essa, e muitas outras…
Por que o BAP inventaria essa história? Não entendo esse ódio de parte da torcida com o cara que montou essa gestão. Até entendo, porque fala o que pensa, e mais do que isso, fala bem o que pensa.
Pessoalmente dispenso os 16…
Estão no mercado faz tempo e não inovaram em nada.
Oportuno dizer, que Jesus seria o meu escolhido para técnico da Seleção Brasileira.
O cara em muito pouco tempo revolucionou o nosso futebol, a ponto, de empatar ou perder de pouco, se tornou mérito para os adversários.
O que mais se ouviu dos “leprosos” foi: “jogamos de igual pra igual mas falhamos numa jogada individual”…
Caso recente do carinha do Flor…
Jogou nove pontos e ganhou apenas um.
Jesus, mal comparando, foi nosso “Rinus Michels” português…
Elevou o patamar da nossa mesmice em muito pouco tempo atuando por aqui.
Muuuuuita, enorme gratidão a esse cara espetacular…
Bem! Parece que já temos um Jardim engatilhado. Admito que não conheço.
Mas com aval do Gajo, levo fé.
Meus nomes seriam Gallardou ou, Miguel Ángel Ramírez…
Boa, Egon: Jesus na Seleção! Só assim eu poderia voltar a ter gosto em ver jogos do Brasil.
E ainda iam jogar “à Flamengo”.
Caro Egon, concordo. Não existe técnico brasileiro em condição de substituir o JJ. E acho também que o JJ deveria treinar a Seleção Brasileira. Digo mais: nada seria pior do que o mala do Rogério Ceni. Abraços
Esse cabra é mesmo fera. Assino embaixo Egon. Para mim o nome é Galhardo. Os europeus dificilmente vão enfrentar nossa situação de epidemia atual. É perda de tempo insistir. Sampaoli, é por demais personalista. Suas primeiras providências: efetivar o Gustavo Henrique e dispensar Arão e Diego Alves, alem de mudar o nosso jeito de jogar pra implantar o dele. O conflito com Gabigol, BH, Rafinha e Felipe Luiz é certo. Portanto, nada de Sampaoli.
Daqui, ai mta gente vai discordar,mas só apostaria em Roger Machado e Luxa!
Vamos lá: dessa tela publicada acima talvez o Renato Gaúcho seja( muito de longe)o quem tem estilo de jogo parecido com o de doce Portuga.
Entretanto, se fizermos uma pesquisa com nossos torcedores, seu índice de rejeição deverá ir nas alturas. A quantidade de bobagens que falou ano passado e o famigerado gol de barriga seriam sérios entraves à sua aceitação.
Porém, Kleber, com todo respeito e admiração pelo Luxa que nos livrou de um iminente rebaixamento em 2014, os demais sequer podem entrar num ônibus cujo destino seja a Gávea ou o Ninho do Urubu. O Mundo gira, a Lusitana roda, e essa turma toda eu considero ultrapassada.
Creio que o substituto do JJ deva ser o Jardim. Os entendidos em tatiquês afirmam que seu estilo tem muito a ver com o do JJ.
Contratar alguém que pense futebol diferente do estilo de jogo atual do Flamengo e, consequentemente, destruir tudo e começar do zero, é acreditar que o raio vai cair de novo no mesmo lugar, como o do Portuga que mudou radicalmente e, em três meses, deu tudo certo.
Só temos quinze dias de treinos para o Brasileiro, que venha rápido o “Doce Portuga II”.
Caro Kléber e amigos!
Não sei se você hoje fosse o presidente do Flamengo e com esse time nao mão contrataria alguns desses nomes acima afora o Renato.
Não é que eles tenham se tornado leprosos, mas, depois de uma grande passagem de um técnico com metodologias diferenciadas, pensar em Mancini, Levi, Roger Machado ou até Tite ou Felipão, talvez fosse arriscar muito. Do Mano nem falo por ter uma passagem com a gente muito discutida. A torcida jamais o perdoou.
No Brasil gosto do estilo de Renato como técnico, mas, vale lembrar que ele sempre usa o Flamengo para as promoções pessoais junto ao Grêmio, seu clube de coração. Depois dele me agrada muito o Dorival, porém, dos nomes acima aposto apenas no Renato. O Abel se fosse um pouco mais racional já teria deixado o futebol. Faz tempo que não se acerta. O Jair Ventura imagino que não vinga na linha de frente, no máximo, um bom auxiliar. Coloco isso como simples opinião e no meu coração desejo sempre muita prosperidade e evolução a todos os técnicos do Brasil, a todos e sem exclusões.
Imagino que o novo técnico é outro português e vamos torcer para fazer um grande trabalho. TIME TEMOS. CRAQUE TEMOS. ESTRUTURA TEMOS.
SRN
Desse painel, crítica e criteriosamente montado por Kleber Leite, há nomes razoáveis – alguns até bonzinhos – para quase todos os times brasileiros. Menos para o Flamengo, que está noutro patamar.
Todos poderiam ser bons auxiliares de um treinador realmente de ponta, exceto Mano Manezes e Tite, dois dos piores técnicos da (boa) história do futebol brasileiro.
Há bons nomes no mercado internacional, capazes de realizar um trabalho tão bom quanto o “doce portuga” no Mengão e por um custo compatível com a grandeza rubro-negra. Que venha logo, seja abraçado pelo elenco – o mais importante – e que o Flamengo continue vencedor!
Prezados amigos, com todo respeito às opiniões do nosso presidente Kleber os treinadores locais são piores que leprosos pois esses não têm culpa de sua condição. Já os técnicos brasileiros são culpados sim de seu jogo ruim, retrógrado, medroso, inclusive por medo de perder seus empregos e gordos (e injustificáveis) salários!
Para ser técnico na Europa é preciso se graduar para tal. As licenças (sim existem vários graus, não se chega de cara treinando grandes times e seleções como por aqui) são obtidas a duras penas com aulas, investimento financeiro e claro, MUITO ESTUDO. Se vão jogar de forma retrancada ou ofensiva isso vai da filosofia pessoal. Já por aqui o medo de perder o emprego faz com que se pratique o “futebol de resultado” e daí não saímos desse ciclo vicioso de futebol ruim, placares magros e treinadores sempre no fio da navalha.
Não vou nem considerar a questão do profissionalismo e da METODOLOGIA anos-luz à nossa frente dos estrangeiros (até os co-irmãos latinos são mais metódicos). Basta citar o exemplo de profissionalismo de Renato Gaúcho que avisou que não faria curso nenhum nas suas férias, tomou de 6×1 (no agregado, com 2 gols anulados no jogo de ida) de JJ e não aprendeu NADA pois está por aí no Rio, de “férias” na praia, enquanto seus comandados treinam em Porto Alegre. E tem quem o defenda para nosso treinador!!!
Qualidade não vem por acaso, eficiência e sucesso estão SEMPRE associadas a trabalho duro, dedicação, humildade de querer sempre aprender mais. Tudo isso falta aos nossos conterrâneos treinadores. Por isso, em minha opinião, contratar um técnico brasileiro é desperdício de tempo, dinheiro e do grande elenco que possuímos. SRN
Amigo Kleber, que esta partida do portuga antes da hora marcada, deixe um ensinamento para a futura contratação. O Flamengo tolerou uma exigência dele que foi a não manutenção dos profissionais da nossa comissão tecnica .
Ter uma comissão tecnica permanente é fundamental para estes momentos, bem como para absorver os conhecimentos que trazem esses profissionais e que poderão ser aplicados nas divisões de base. O cenário é que o vitorioso J.J. foi-se e leva consigo e toda sua equipe extraordinários conhecimentos, não ficando sequer na Gavea alguém que tivesse acumulado os ensinamentos, muito pelo contrário, quase leva nosso médico, uma grata revelação.
Concordo. Acabar com a comissão técnica do clube foi um tiro no próprio pé. Demitir o Pelaipe logo após o vice mundial, foi outro tiro. Pelaipe e JJ tornaram-se amigos e inclusive quanto foi demitido tinha estado na casa dele em Portugal discutindo sobre 2021. Daí aparece o Bap e espero que o vigarista do peruano não tenha atacado JJ a mando dele. Se foi, landim tem que usar sua caneta e demiti-lo, não o fazendo só se tiver rabo preso com ele. Tenho certeza que o Marcos Braz tinha conhecimento com antecedência da saida, assim cpmo alguns jogadores, como Rodrigo Caio e Gabigol. Isso é o de menos.
Consertando: discutindo 2020
Treinadores Brasileiros estão com tanto descrédito que nem os mercados emergentes os querem, mercados competitivos então, eles não passam nem perto. Pobre safra de treinadores brasileiros
Prezados,
Treinadores brasileiros são péssimos, não atoa o futebol empobrecido jogado há anos por aqui. Não atoa, também, que pouquíssimos conseguiram vingar fora do país.
Assim que o futebol chinês decidiu investir muita grana, os primeiros treinadores foram os brasileiros… Porém, hoje em dia nenhum é lembrado, tendo os chineses optado por europeus – assim como o mercado árabe, já com pouquíssimos brasileiros.
Creio que por aqui a soberba do tal “país do futebol” tenha subido à cabeça dos treineiros, fazendo com que os mesmos tenham deixado de estudar e evoluir.
Hoje não consigo visualizar qualquer treinador minimamente capaz de fazer o Flamengo jogar futebol.
O mercado de técnicos do futebol brasileiro era um holigopólio onde imperava o anacronismo em comparação com o que acontecia na Europa, JJ rasgou o véu!
Estão todos os grandes nomes do futebol brasileiro absolutamente denudos, mostrando deficiências conceituais e técnicas.
Saudações!
Oligopólio amigo nino
É um exagero o termo, mas veja se não casa bem?
DescriçãoNa economia, Oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de organizações ou governos promovem o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Wikipédia
Caro Kleber concordo muito com o contexto descrito por você para a saída do Mister.
O Portuga demonstrou para os técnicos brasileiros que se pode ser campeão jogando ofensivamente, veja o exemplo do brasileirão, de 2015 a 2018 clubes paulistas venceram jogando predominantemente na retranca,
Quanto ao futuro, em que pese o grande elenco o futuro treinador terá que estar muito iluminado, pois a pressão que já não é pequena no Fla, na era pós JJ será muito maior.
Iria no argentino Sampaoli, já conhece nosso futebol e apresenta um estilo ofensivo.
O abismo é FILOSOFICO e jamais técnico .
Qual grande clube do EXTERIOR tem um tecnico brasileiiro ? Qual técnico brasileiro é referencia atualmente no mundo ?
O tecnicos BRASILEIROS estão sendo BUSCADOS e disputados por grandes clubes ESTRANGEIROS ?
Se os tecnicos brasileiros não tem sido bons pra comandar grandes equipes estrangeiras entao por que seriam pra comandar as grandes equipes aqui do Brasil ? O mercado internacional já dá a resposta para essa pergunta. Se são ultrapassados, retranqueiros, ou seja o que for não sei, só sei que SAO PRETERIDOS.
O futebol de RESULTADOS adotados por eles aqui nas ultimas DECADAS aqui no Brasil tem dado um RESULTADO DESASTROSO para ELES e para o futebol brasileiro.
A grande virtude de JJ era justamente a sua filosofia de busca insessante dos GOLS ( no plural mesmo). Via, como ele mesmo dizia, o futebol como um espetaculo. Segundo ele ” … é melhor ganhar de 5 a 4 que de 1 a ZERO ….. EU PENSO NO TORCEDOR .(Dizia ele) ” Essa foi a base de seu SUCESSO e conquistas aqui. Implantou no jogadores a OUSADIA de buscar a vitoria insessantemente sem o MEDO DE PERDER. Não foi questao de ESQUEMA TATICO, foi uma FILOSOFIA DE JOGO que fez o sucesso dele. Nao é TATICAMENTE que os tecnicos brasileiros estao atrasados é FILOSOFICAMENTE, É um atraso conceitual e não tecnico que os coloca despretigiadamente atualmente. Esquecem que futebol é essencialmente ESPETACULO, ou deveria ser. Resumiram o futebol a simplesmente ganhar e a estatisticas. Esfriaram o nosso futebol. Fizeram dele um futebol sem risco e por isso mesmo ENTEDIANTE E CHATO.
O tecnicos brasileiros buscam as certezas e a segurança das estatisticas.
O Flamengo desde a gestao Bandeira de Melo APOSTOU nesse caminho de tecnicos ESTRANGEIROS e os frutos vieram em 2019, ja na grestao do Landin. Se tivessemos ficado nas certezas nacionais provavelmente ainda estariamos tentando passar das OITAVAS DE FINAIS DA LIBERTADORES.
Os técnicos brasileiros tem ENGESSADO o futebol brasileiro por conveniencia, agora o gesso começa a engessa-los também .
Pelo que tudo indica as declarações de Bap foram sim um grande motivador para fazer o JJ sentir ainda mais saudades de sua terrinha. E dizer DIGA AO POVO DO “BENFICA QUE VOU “.
Isso é uma bobagem meu caro! Virou moda na Gávea falar mal do Bap, para tudo!
Futebol Drive-in porque não ?
O Cinema Drive-in tem sido adotado em diversas partes do mundo com sucesso. Por que nao adotar o Drive-in tambem no futebol durante a pandemia ?
Como colocar os carros sentados nas cadeiras? rs
Será, caro Kleber, que o raio cai duas vezes no mesmo lugar?
Por aqui, só vejo Renato Gaúcho e Luxemburgo como técnicos mais audaciosos. Mas os dois estão queimados na gávea. Então, o jeito é buscar outro gringo.
Uma curiosidade. O técnico tão falado Leonardo José Jardim também tem JJ no nome. Será uma feliz coincidência?
O duro é que voltamos a assistir outra novela. Quem vem? Quando vem? Será que vem mesmo?
Eu só acho que é como vc falou, “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, quero dizer, outro português?
Acho até que poderiam mais para frente, nesse momento eu traria um sulamericano, e apostar sem ter medo de errar é Sampaolli.
Saudações!
Querido Nino, Sampaolli com certeza não teria o grupo na mão como JJ. Ele é temperamental. O primeiro a se desgastar com ele, de cara, seria o Diego Alves, pois não tem bom dominio com os pés, coisa que para Sampaolli é essencial já que joga muito com a zaga adiantada. Ademais, iriamos comprar briga com o Galo e não esqueçamos que o mecenas que hoje jorra dinheiro no galo também é nosso parceiro, MRV.
Acho que o técnico do Del Vale seria a aposta mais viável no momento. Mas qualquer um que vier, não tenhamos dúvidas, será uma aposta.
Manter o nível do Flamengo imposto por JJ vai ser uma tarefa duríssima para qualquer um que vier. A torcida não aceitará nada menos do que ele fazia. E não me surpreenderei se começar a ver saída de jogadores do nosso atual plantel. Enfim, amigo, nosso castelo começou a sofrer rachaduras.
Helder,
Existe um problema em manter esse esquema de jogo do JJ, ou seja, não existem nomes disponíveis que queiram vir a América do Sul. Isso já antes da Convid, agora então…
Não esqueçamos que a vinda do JJ foi uma opção pessoal do técnico, tendo em vista a admiração que ele nutre pelo futebol brasileiro, e as consequencias foram imprevissíveis positivamente.
Assim é óbvio que o time vai entrar em um declínio se insistir nessa linha JJ, ao menos que venha um grande nome, o que é improvável.
Uma dura decisão para a diretoria, do mesmo nível e grau do que ela tomou com a manutenção condicional do JJ para 2020.
Como futebol não é um ciência exata, não existem garantias para o sucesso de nada, nem nos erros, nem nos acertos.
Saudações!
Procurar culpados é um erro, n fatores , alheios a diretoria e ao Mister, contribuíram para o adeus, como a pandemia, o Benfica perder a liderança após a pandemia, além da pressão da família do JJ.
Sobre o técnico, no Brasil somente o Tite e o Renato Gaúcho. Acredito que o ideal seja procurar um técnico com os mesmos conceitos e idéia de jogo do Mister.
Tite ta louco!!!?
Hoje eu iria de Renato Gaúcho, simples assim , belo treinador, mora no Rio, conhece bem o flamengo e joga pra frente . Foi maravilhoso a passagem do Mister, mas não sei se dará certo com outro treinador europeu . Agora Sampaoli ou Galhardo eu gostaria. Tentaria esses três !
Circula na Imprensa Portuguesa que o Presidente do Benfica chega amanhã de jatinho pra ir às compras.
Como bem disse o Marcos Braz: “faz o cheque!”.
Só falta nossos dirigentes estenderem, vamos dizer assim, tapete encarnado pra ele depois de tirar o Mister daqui na mão grande.
Xô, portuga ! Passa reto da Gávea!
O presidente vêm tentar quebrar no amor, na conversa, a multa contratual com a diretoria do Flamengo, a ainda pasmem…sugerir a contratação do seu ex-técnico demitido por lá! Esse Sr. é um brincante.
De quebra o Mister que levar três membros da nossa comissão técnica e teoricamente Bruno Henrique e Gérson, o que eu duvido muito.
O Mister entrou pela porta da frente e sai pela porta dos fundos, definitivamente.
Saudações!
Amigos,
Só um esclarecimento, esse painel não foi “crítica e criteriosamente montado por Kleber Leite”, como dito.
Fiz com as fotos que achei mais convenientes, apenas com o intuito de ilustrar.
Não houve critério.
Abraços
E não são leprosos a toa, JJ jogou-os todos, a excessão de Sampaolli, na mais absoluta mediocriadade, com algumas ressalvas honrosas a um ou dois nomes.
Scollari, Carille, Mano Meneses…Abel Braga, até Luxemburgo saiu do caixão para ressuscitar aquilo que havia morrido nele como técnico.
Renato Gaúcho afundou em suas consepções errôneas…
E pensar que tem alguns rubro-negros imaginando Rogério Ceni por exemplo, absolutamente impensável.
Saudações!
Se eu pudesse condensar tudo o que penso sobre o tema, resumiria nos textos de Ronaldo Gomlevsky e Egon.
São Perfeitos !
Acrescentaria contudo, que o melhor técnico da atualidade, quando Jesus desembarcou no Flamengo, levou uma goleada história, “foramente o baile”
Os demais, contribuíram com a mesma incompetência habitual em terras tupiniquins.
Técnico no Brasil tinha um poder e um salário que poucos diretores de multinacionais e grandes bancos tem. O técnico aqui jogava para não perder. Não havia preocupação com o futebol jogado e sim com a consequência. Felipão assumiu Lugar do Roger, foi campeão, mesmo a Custa de interromper um trabalho bem feito. Um diretor de multinacional não basta dar resultado financeiro, mas um conjunto de ações que fazem da marca una referência. Mano, felipao , qualquer um banhando mais de 600 mil com ou sem títulos. JJ mudou conceito.
Segundo o GE numa pesquisa o técnico do River marcelo gallardo é o preferido na enquete para assumir o comando técnico. Renato Gaúcho em segundo e Sampaio em terceiro. Eu tentaria o gallardo, sabendo ser muito difícil, e em caso de negativa partia para contratar Renato Gaúcho. Não tenho dúvidas que Renato faria sucesso. Tem o ambiente nas mãos e o mister tinha, esse um dos motivos do sucesso.
Calma lá Marcello,
Gallardo em 6 anos de River nunca ganhou um argentino, tem 2 Libertadores, é isso que queremos? Viver de Copas? Depois ele manda no River e só sai de lá para a Europa, o que eu acho bastante imporvável.
Renato Gaúcho, definitivamente com filme queimado com a torcida após as suas declarações exageradamente provocativas nas Libertadores, e pasmem, dizem que quem entende de futebol é seu auxiliar.
O grupo do Brás quer um europeu, o grupo do Bap que um sulamericano, que vive no Brasil, tem apartamento no Rio, que diz que larga tudo para dirigir o Flamengo, adivinhe?
Saudações!
Imagine você estar comendo um risoto de bacalhau e de repente volta a ter que comer um pão com banana … rs
O verdadeiro “X” do problema = Assédio moral
No caso, da saída do técnico Jorge Jesus minha visão é diferente da maioria. Por isso, me dispus a escrever. É óbvio que qualquer profissional, neste caso, o técnico tem o todo direito de optar por uma proposta profissional melhor e retornar para casa mediante ao pagamento da multa contratual. Esse não é o “X” do problema, o buraco é bem mais embaixo. Trata-se da forma secreta e subterrânea com que a negociação foi conduzida pela Presidente do Benfica, negociando diretamente com o técnico do Flamengo, ignorando a Diretoria do Clube de Regatas do Flamengo e fazendo-se valer do seu poderia financeiro para apresentar sucessivas propostas, cada vez mais elevadas financeiramente, até conseguir um “sim” do treinador.
Esta conduta desleal e antiética do presidente do Benfica deve ser objeto de denúncia do Flamengo à Fifa e pode ser enquadrada pela Fifa como Assédio Moral do Benfica ao Flamengo causando danos à imagem do Flamengo por influenciar o desempenho do time nas finais do carioca 2020. Na minha opinião, houve prejuízo desportivo para o clube e para os sócios torcedores do clube e para os demais torcedores que compraram o jogo nos canais fechados e assistiram pela internet.
Além disto, cobraria do Benfica na Fifa os lucros cessantes de direito de imagem do técnico no Brasil e em Portugal durante a vigência do contrato e as premiações por eventuais títulos conquistados no período (chutaria um valor de R$ 500 milhões) e a exclusão do Benfica de participação de competições internacionais até junho/2020
Creio que estas ações teriam um efeito pedagógico para o futebol europeu com relação ao mercado Sul americano e ao mesmo tempo reduziriam novas investidas inoportunas e antiéticas de clubes europeus no futebol brasileiro.
Os fins não justificam os meios. Se o contrato do técnico com o Flamengo prevê que se houver propostas alguns clubes da Europa, a multa contratual é de 1 milhão de euros, a proposta deveria ter sido apresentada pelo clube do Benfica ao Flamengo e ao treinador, ao mesmo tempo. Negociar com a treinador diretamente, ignorando um clube da grandeza do Flamengo e só avisar após sacramentar o acordo é um tremendo desrespeito com a nação rubro negra. Esta Diretoria, que é tão combativa, tem a obrigação de cobrar o ressarcimento dos danos causados a imagem do Flamengo pelo Benfica.
Me causou estranheza o comportamento passivo da Diretoria no Flamengo em relação ao comportamento do Presidente do Benfica durante toda esta negociação, que em nada condiz com o comportamento aguerrido que demonstrou na negociação dos direitos de imagem com a rede Globo.
Por fim gostaria de fazer um pedido, para que o Kleber encaminhe este texto para a atual Diretoria do Clube de Regatas do Flamengo. Não podemos nos apequenar nunca e devemos exigir respeito de todos os clubes do mundo, afinal somos a nação rubro negra!
Atenciosamente,
Alexandre S. Oliveira
Administrador de empresas
Comungo em gênero, número e grau com suas palavras. Existe sim, Juridicamente , um grande Dano ao Flamengo que deve procurar seus direitos na FIFA.
O time do Flamengo tem jogadores experientes e joga por música. Acho que o papel do novo treinador será mais de controlar o vestiário e saber não atrapalhar a engrenagem.
A partir do momento em que o Flamengo vira vitrine, todos os profissionais são cobiçados. Eu entendo o Jesus e, se fosse ele, faria igual.
Não gostaria de um treinador brasileiro, pois não vejo nenhum capacitado para comandar o Flamengo neste momento.
Gallardo! Esse é o nome!
SRN!
Segundo o GE o técnico Jardim não aceitou conversar, prolongar a conversa, pois não tem interesse de sair da europa. Pelo menos foi sincero e não fez o clube perder tempo. Eu iria atrás do Gallardo e depois do Renato Gaucho. Ainda tem o tecnico espanhol do del Valle. Hoje ouvindo um repórter brasileiro que trabalha no A bola de Portugal, de nome Bruno que há 20 anos mora e trabalha lá, na rádio gaúcha ele afirmou que o técnico Carvalhal do Rio ave é quem mais se aproxima de JJ. Sinceramente? Ciclo encerrado. Não vamos esperar do substituto o mesmo desempenho de pontuação , mas o mesmo futebol sim.
Difícil um europeu sair de lá em plena janela pra se aventurar num país maluco desses, à deriva numa pandemia totalmente fora de controle, em que neguinho recomenda remédio pra Covid que tem que vir acompanhado de dois exames de coração por dia, somado a outro que trata lombrigas.
Só viria se me dessem um contrato de 6 meses com multa milionária.
Estamos num mato sem cachorro. Haja gelo no sangue pra sair dessa enrascada.
Não era isso que JJ pensava quando renovou o contrato recentemente. O meu país não é maluco, ocorre que temos um Congresso e um STF que diuturnamente tenta inviabilizar o Governo Federal e tudo isso com o apoio de uma manjadíssima parte da imprensa. Eles não se conformam com a derrota de 2018. Ao tirar do poder o Luladrão, aquele do Mensalão e do Petrolão, sua quadrilha e afins as últimas eleições devolveram a esperança para o meu Brasil, Brasil que não tem nada de maluco.
Perfeito, Paulo.
SRNs
Os técnicos brasileiros precisam de reciclagem…A maioria parou no tempo.
Os melhores Cuca e Tite são inconsistentes e egocêntricos …
Muitos disseram que o sucesso de JJ só ocorreu graças ao elenco. Mas imagina um técnico brasileiro no comando e o time fracassando em campo???
Não vejo ninguém com perfil do atual Flamengo…. Renato Gaúcho é uma piada….de mau gosto….
Vamos aguardar cenas dos próximos episódios…..mas que não demore muito….o tempo não pára !!!
Tenho visto muita gente tentando colocar a Pandemia como um dos critérios de escolha do JJ para sair do Flamengo. Não sejamos tolos e não vamos tentar imaginar o que JJ pensa, usando nossa forma de ver mundo. Explico: Vemos a Pandemia como algo avassalador, algo fora de controle no Brasil. Muito provavelmente fazemos isso induzidos por uma imprensa achacadora, que se debate dia-dia, tentando de todas as formas denegrir tudo que é relacionado ao nosso país, para, quem sabe, derrubar esse ou aquele governo e reaver seu “pote público de ouro”.
A verdade, anotada em números, e que Europa teve uma letalidade muito pior. E que dificilmente será superado, tanto pelo Brasil quanto Eua…. Tanto na America quanto na Europa os casos ainda proliferam, com a diferença que a abordagem da mídia é MUITO diferente…. Tenho certeza que JJ com a cultura que tem, sabe muito bem disso.
O que o levou a sair, foi o que levaria qualquer um de nós: Retornar ao Continente do (hoje) Futebol, jogar uma Champions, ganhar muito $$$ direto e indireto. Quem daqui não faria isso?
Abraços!!!
Dr. Leonardo, concordo plenamente. Por favor, me permita assinar embaixo.
Caro Dr. Leonardo…
Sem dúvidas.
Palavras bem colocadas e de fácil percepção. Claro que FAMÍLIA pesa numa decisão e de bolso cheio mais ainda.
Sabíamos que esse risco existia.
Quanto a questão da pandemia concordo mais ainda.
SRN
Paulo e Leonardo, se não me fiz entender permitam-me esclarecer, com todo respeito às suas posições:
Penso que Jesus ficaria aqui e cumpriria o contrato caso o Benfica não tivesse desandado no retorno pós pandemia. Não haveria proposta e ele não é louco pra rasgar dinheiro, mesmo com a Pandemia.
Agora, convencer um Europeu a vir para o Brasil neste momento não será fácil. Tomara que consigam!
Tenho parentes e amigos que vivem na Europa, não buscam informações apenas em grupos de whatsapp nem na tal imprensa que manipula notícias sobre o que está acontecendo aqui, como afirmaram.
E, por isso mesmo, sabem como infelizmente nosso país é visto lá fora, assim como sabem que a mamata não acabou, apenas deu uma guinada à direita. E não sejam injustos com o Congresso que com a volta do toma-lá-dá-cá, deixou de ser um dos moinhos de vento como pensava Dom Quixote.
Vida que segue, falemos de campo e bola que é o que nos une por aqui.
Grande abraço! Não me queiram mal.
As LAGRIMAS transformadas em um IDEAL. O grande segredo do sucesso do Flamengo 2019.
A DOR transformada em FORÇA. Não foi técnica, não foi tática , não foi estratégia, nao foivtreinamento. A reviravolta do Flamengo em 2019 foi a DOR que ELES SENTIRAM . Mesmo quando faltava a esse elenco a técnica, a tática, a condição fisica, a inspiracao, mesmo assim
eles ainda tinham a INSUPERAVEL BUSCA DE UM IDEAL para empurra-los. CHORARAM junto com o Flamengo e sua torcida. PROMETERAM entre ELES que CONQUISTARIAM e CONQUISTARAM. Prometeram para eles mesmos que NÃO aceitariam se dar menos que TITULOS e conquistas e acreditem, cada titulo comemorado por eles foi um curativo, um BALSAMO colocado nas feridas. A cada placar ADVERSO eles se entreolhavam em campo e se diziam… ” ATE O FIM, LUTAREMOS ATE O FIM.” e assim foi, jogo a jogo, vitoria a vitoria ” ATÉ O FIM ” .
A cada derrota a ferida reabria, doia, sagrava, incomodava, ressurgia como um fantasma e a dor insuportável revivia. Somente a LUTA INCESSANTE apaziguava, CONFORTAVA.
Se preciso fossem esse elenco 2019 teria SUADO SANGUE em campo, acreditem.
Esse elenco não entrava sozinho em campo com eles entravam JUNTO as LEMBRANÇAS e ELAS os impulsionou jogo após jogo, titulo após título.
O elenco do Flamengo 2019 achou na tragedia um ideal. E esse ideal forgou neles a NECESSIDADE INCESSANTE PELAS VITORIAS. A tragédia candidatou-os a historia. A SUPERAÇÃO foi o ESQUEMA TÁTICO ADOTADO PELOS JOGADORES.
Ganhar não era suficiente, para eles era preciso SUPERAR. Superar a dor, superar as criticas, superar a maudade, superar a saudade, superar, superar, superar, superar, …… SUPERAR e assim foram quase 80 jogos de SUPERACAO coroados por um ano INESQUECIVEL de vitorias PESSOAIS e profissionais.
O Flamengo vencedor de 2019 nasceu junto com as LAGRIMAS. Ali nasceu um time quase imbativel, pois para esse elenco perder um JOGO era chorar a tragedia novamente.Somente a ALEGRIA das VITORIAS dava a ELES a PAZ.
Esse elenco 2019 buscava EXAUSTIVAMENTE a PAZ que somente as vitorias lhes podia ofertar.
A TRAGÉDIA fez o Flamengo PULAR UMA CASA.
Meu Caro, me permita discordar de você novamente, não veio guinada alguma da corrupção para a direita. Não há nada mais nocivo para o país do que o Rodrigo Maia, Alcolumbre, os 11 do STF e o ativismo político do Judiciário. Esses ,estou convicto, não são Moinhos de Vento, são uma nojenta realidade. Fique tranquilo, esses serão derrotafos.Aliás, foi o STF que determinou que Governadores e Prefeitos cuidariam da Pandemia e que cabia Governo Federal a aporte de Recursos e a Logística. Eu e minha família , assim como muitos estrangeiros que aqui estão, estamos vivendo com uma enorme esperança de um Brasil próspero e sem esquerdopatismo. Quanto ao que você chama de toma lá da cá,posso afirmar que não se faz política sem apoio. Na política, Fernando, às vezes é melhor estar mal acompanhado do que só. O que não pode é uma organização criminosa ratanizar a Nação como ocorreu na era esquerdopata. Você saberia me dizer se o Presidente Bolsonaro tem um codinome na lista de corruptos das Empreiteiras? Por outro lado, concordo com a sua sugestão de voltarmos a falar de campo e bola, de falamos sobre o nosso Flamengo.
Grande abraço, Paulo.
Seguimos juntos pela nossa paixão maior: O Flamengo.
Maestria em CONTRATAR.
Se existe uma caracteristica marcante nessa atual diretoria do Flamengo é exatamente essa de SABER MONITORAR e CONTRATAR.
Por isso mesmo se existe um credito que dou 100% a essa atual diretoria é relativo ao seu poder acertivo nas contratações .
Tenho a certeza que independente do nome a ser escolhido ele assim o será dentro da marca maior de contratacao dessa diretoria que é a QUALIDADE e a ESPECIFICIDADE criteriosa ao contratar.
Tenho a certeza de que o sangue está muito a baixo de zero graus nesse momento.
E esses estrangeiros que estão sendo cotados , tirando o Gallardo tem muito aí que nunca ganhou nada e só dirigiu time de segunda categoria como esse tal de Marco Silva e outros que tem muito menos conquistas que muito treinador brasileiro aí. Se não for pra pegar treinador gringo top que já dirigiu time grande é melhor contratar brasileiro mesmo ou sulameicano. Esse Leonardo jardim tbm só dirigiu time do 2 escalão na Europa, desde quando Mônaco e olímpiacos são times protagonistas na Europa ?e não me venha com técnico estagiário como ex auxiliar do Guardiola. Ou parte pra treinador de 1° grandeza como Fábio Capello, Marcello Lippi ou Sven Göran Eriksson ou fica por aqui mesmo
Quer dizer que o JJ além de vazar 30 dias depois de renovar e a 20 dias do brasileiro ainda Ta indicando jogadores do fla pro Benfica, valeu JJ.
Amigos só temos a agradecer ao J.J, ele ganhou tudo e colocou o Flamengo em outro patamar, é um direito dele escolher o que é melhor pra ele, se o Benfica nesse momento é,! paciência., tem que levar em conta que ele tem 65 anos, e o Brasil vive um caos em relação ao corona vírus, isso tudo contribui, também é um.direiro dele indicar jogadores, quem não quer trabalhar com os melhores?!
Eu só tenho a agradecer , estávamos 38 anos sem ganhar uma libertadores, 10 um brasileiro….
Boa sorte Jorge Jesus, o obrigado
“Ser Jorge Jesus ou não ser? Eis a questão”
A intenção de manter o que se construiu com a era Jorge Jesus pode ser realista por um ponto, mas na prática é totalmente anacrônica.
Como manter o time jogando como joga com o JJ se ele não deixou legado de aprendizado? Ao contrário rechaçou qualquer membro da comissão permanente que pudesse assimilar seu trabalho.
Some-se a isso que o esquema de JJ sem ele não é o mesmo, e pior, quem poderá implanta-lo?
Isto posto essa intenção de manter o padrão de jogo do time, de um outro treinador português, ao meu ver é um enganho.
O clube, a torcida e principalmente o elenco precisam de novos desafios, de um novo técnico, de uma nova próposição de jogo, enfim, de virarmos essa gloriosa página chamada JJ, do contrário viveremos anos a sombra dela, o que seria um absurdo!
Em minha opinião somente Sampaolli pode nos dar isso no momento.
Saudações!
Nino,
Como acho difícil qualquer treinador com mercado europeu vir ao país na atual realidade (pandemia e dúvidas quanto ao calendário), e considerando que o Sampaolli tem contrato com alto valor de multa, a minha opção seria o treinador espanhol do Dell Valle, sr. Miguel Ángel Ramírez…
Ele seria relativamente “barato”, e já tem experiência de conseguir fazer um time jogar organizado e de forma ofensiva, tendo sido Campeão da Sulamericana.
De todo modo, seja qual for o nome, cabe à torcida ter PACIÊNCIA e evitar comparações com o Jorge Jesus.
Diego,
O Del Vale é um time médio, no máximo um Goiás aqui, e esse cara só dirigiu esse clube até agora. Seu estilo de jogo tbm não combina, é reativo.
Multa do Sampaolli é 18mi, Flamengo recebe 6mi do Mister, sobram 12mi, que na atual circunstancia é muito dinheiro sim.
Mas eu sempre acho, se vc comprou uma Ferrari, vai economizar na gasolina?
Saudações!
Me impressiona e angustia essa falta de comunicação da nossa diretoria para com a torcida, se não bastasse o JJ ir embora sem dar uma entrevista sequer. Quando nos querem para vender ingressos, aumentar audiência de TV e aumentar adesão ao PS torcedor, eles sabem como nos eencontrar. Na ausência de uma comunicação do Clube ficamos à mercê de especulações.
Digamos que o sampaoli seria uma opção menos arriscada, porém seu ego e sua instabilidade deve afastá-lo.
Wanderson Trivilim,
Até onde se sabe o saldo do argentino era amplamente positivo no Santos, ao ponto da diretoria querer mante-lo mesmo ele não tendo ganho nada na temporada.
O mesmo pode ser dito em realção aos jogadores, haja visto o que fizeram conosco na última rodada, foi um massacre de empenho e aplicação.
Saudações!
a CBF perdeu a oportunidade de ter o JJ como tecnico da selecao. Falta de sensibilidade total. Mandaria o fraquissimo TITE pra rua e traria o JJ para manter o legado que deixou no Flamengo, agora no Brasil.
Perdemos pro Benfica.
Quanto aos tecnicos Brazucas, sinceramente somente o Renight pegaria o time e possivelmente daria continuidade porque de boleiragem ele entende. Agora, pensar em Rogerio Ceni, Cristovao borges, Luxa etc…. E uma baita piada.
SRN
Olá Kleber. Gosto muito dos seus posts. Por isso, quero levantar a seguinte questão: com JJ o Flamengo nunca esteve tão em evidência na mídia internacional. Será que a contratação de um técnico brasileiro irá manter o interesse da mídia internacional? Acho que a escolha de um técnico estrangeiro também leva em conta esse dado.