Dois episódios recentes refletem com total clareza as incríveis transformações neste planeta, ainda abençoado por Deus.
Não faz muito tempo, a máxima mundial dando conta de que a voz do povo era a voz de Deus era soberana, embora pudesse até não ser unânime. Mas, era a voz da maioria e, computada de forma natural e correta.
Aí, entra a internet nas nossas vidas. Nada contra, muito pelo contrário. Apenas o registro de mais uma transformação impulsionada por este fenômeno, talvez o maior na história da humanidade.
A velocidade e a facilidade em transformar 1 em 1 milhão de pessoas, em minutos e, até em segundos, fazem com que o jogo deixe de ser limpo, ou seja, que a voz do povo, por incrível que pareça, possa ser diferente da voz de Deus. E o que é a voz de Deus? Simples. Qualquer coisa que retrate o que seja justo.
Dois episódios no mesmo dia. A FIFA, utilizando o mecanismo da modernidade, entrega ao povo do mundo inteiro o direito de eleger o gol mais bonito da temporada. Embora os gols de Arrascaeta e Luizito Soares tenham sido, longe, os mais bonitos, o gol eleito foi o do sul-coreano Heung-Min Son. Por quê? Pelos recursos propiciados pela internet, em que milhões de coreanos e chineses foram envolvidos não para julgar qual tenha sido o gol mais bonito, e sim, para votar no jogador coreano. Como na Coréia e na e China tem pouca gente, deu no que deu…
E sem essa da FIFA colocar em seu veículo oficial de comunicação, que “especialistas” participaram. Que especialistas foram esses? Nome e endereço, por favor. Conversa fiada. O que valeu foi o voto da mobilização, o quantitativo que, no fundo, é o que interessa à FIFA. . Que os seus “geniais” executivos, que a cada cinco minutos mudam a regra do futebol, não achem que nascemos ontem…
Separado por horas, aqui no Brasil, a finalíssima do “The Voice Brasil”. Não quero aqui discutir se o resultado foi justo ou não. O que pretendo é chamar atenção para o critério equivocado de votação, que passa longe da voz de Deus, pois, ao invés de a qualidade dos concorrentes ser o item definitivo para o resultado, quem define é a quantidade de seguidores e a força na mobilização dos técnicos – Lulu, Iza, Carlinhos Brown e Michel Teló – e não o talento dos concorrentes. Em síntese, não necessariamente ganha o melhor. Vence quem tem o técnico com maior poder de mobilização.
E qual é a solução? Simples. Respeitar o lado comercial, dando voz ao “povo”, porém sendo este peso 1, num total de três ou quatro, como fez a TV Globo para corrigir lambança igual, produzida na escolha do melhor jogador em campo no Campeonato Brasileiro, em que, antes, só o público votava e, agora, além do público, mais dois ou três especialistas, todos com o mesmo peso.
Que no próximo ano, além do voto do povo, sejam convocados três super craques, como Zidane, Zico e Beckenbauer, tendo o voto de cada um deles o mesmo peso do voto popular.
Que a FIFA e a REDE GLOBO acordem, pois estão sendo coniventes com algo sagrado e consagrado. A voz do povo deve continuar sendo a voz de Deus.
Querido Kleber muito oportuno o seu comentário. A internet rompeu com a formação de opinião. Antes eram os jornalistas e radialistas, editorialistas, cronistas, repórteres, quem iam na captura dos fatos para oferecer ao público um elenco de dados para que este tivesse o direito de ter sua opinião. Hoje escancarou. Todos podem. Todos são comunicadores. Até a voz de Deus – como vc bem sublinhou – foi deletada. Sinto saudades dos tempos em que a comunicação era um Papo Reto. Gostei da sua análise
Grande Moyses Akerman, querido amigo e presidente do Conselho de Grandes Beneméritos, da nossa paixão comum,
Muito me alegra e honra, saber que ser humano tão doce, justo e sensível, compartilha desta minha insatisfação, quase revolta. Afinal, Moyses querido, como não consentimos, calados nao podemos ficar.
Beijo.
Salvo engano o Arrascaeta ganhou no voto popular, mas perdeu no voto dos supostos especialistas.
Provavelmente a FIFA tem interesse em captar clientes na Ásia. O gol mais sem graça ganhou…
Luiz, amigo,
Especialistas anônimos. Ninguém sabe, ninguém viu.
Armação pura. Indecente. Querendo nos fazer de idiotas.
Forte abraço.
Caro Kléber e AMIGOS!
Apesar de muito flamenguista eu apostava no gol do Luizito.
Claro que o gol do Arrasca é tipo do gol que é uma vez na década e olhe lá.
O gol do Coreano foi bonito e foi meio no talento e meio na arrancada e talvez a intenção não era exatamente aquela jogada.
A votação via internet tem ainda a possibilidade de até ser fraudada. Difícil avaliar essa escolha nesses parâmetros.
Quanto ao The Voice não acompanhei nenhum programa.
SRN
Sinceramente, pouco me importa se Arrascaeta ganhou o prêmio ou não, o que interessa mesmo é que ele esteja no final da temporada levantando o troféu do Brasileirão.
Um time como o Flamengo não pode passar com míseros 3 Brasileiros em quase 3 décadas (92,09,19). O Corinthians teve 7, SETE, em 30 anos (90,98,99,05,11,15,17).
ACORDA FLAMENGO!
Mas meu querido Daniel, nos 30 antes antes dos últimos 30 ( kkkkkkkkk) , Flamengo teve 04 brasileiros ( 80,82,83,87) e o Corinthians nenhum .
Então há um empate nessa performace.
Lembrando que times grandes como Internacional e Atlético desde a década de 70 não tem brasileiros.
Enfim, mostra o tamanho do equilibrio e o grau de.dificuldade de um campeonato brasileiro.
Flamengo desde 2016 vem disputando o brasileiro sempre para vencer, 2016 – 3°, 2017 -6°, 2018 – 2° e finalmente campeão em 2019.
Sinal que estamos no caminho certo , que o trabalho de recuperação de finanças do clube, recolou o Flamengo em seu lugar.
E se não fosse a canetada da CBF, Flamengo e Corinthians seriam os maiores ganhadores de brasileiros, ambos com 7 e o Flamengo,.pelo estágio que se encontra com muito mais chances de conquistar o oitavo título antes do Corinthians.
Abraço amigo.
Liliano, amigo, não estou me referindo a nº total de títulos, me refiro ao retrospecto dos últimos 30 anos. Ficar falando da década de 80 é sempre bom, mas muitos não eram nascidos, eu por exemplo, e para formar torcedores é preciso de título.
Imagina quem nasceu, por exemplo de 1988 para frente, viu apenas 3 títulos do Fla e SETE do Corinthians. Em 1990 o placar estava 4×0 para nós, hoje está 7×7…..
Um clube como o Flamengo não pode admitir ficar com 3 títulos em quase 30 anos.
Vindo da Mafiosa FIFA , as palavras ética , lisura e transparência são inexistentes . Respeito o ponto de vista do ilustre KL, mas não penso assim. Na FIFA nada acontece por acaso.
Vejo assim , o vencedor trata se de um jogador da liga de futebol mais rica do mundo e o eleito ainda é um atleta Asiático. Um modo de agradar duas mega regiões mundiais. E , os Asiáticos, estão dominando inúmeros setores da economia mundial. São quase donos do planeta…Víde o vírus chinês e a Vachina.
Outro erro foi a eleição de melhor do mundo. Na qual elegeu Lewandowski, Sem a presença de Gabigol que além de fazer muito mais gols , também ganhou mais títulos na mesma temporada….
Não espero nada dessas eleições de cartas marcadas no futebol…
Quanto ao tal do The Voice, me abstenho de comentar algo tão inútil….
Outro detalhe importante, Miguel Angel Ramirez está de saída do Dele Valle…
Será que não valeria a pena tentar? Um excelente nome!!
Como de costume, muito bom tanto o texto quanto o tema levantado.
A internet é algo tão complexo e impactante na história da humanidade, que somente a próxima geração terá a capacidade de usar com sabedoria.
O gol do Luizito foi espetacular, mas não seria justo ele ganhar o prêmio pois a beleza foi do conjunto.
O Son poderia ganhar um prêmio de atletismo, correu muito.
Pelo plasticidade e grau de dificuldade, o gol do Arrascaeta e incontestável.
Com respeito ao The Voice, não assisti nenhum episódio. Não consigo mais assistir a Globo, desacostumei, e sinceramente não me arrependo.
SRN!
A voz do povo CONDENOU e CRUCIFICOU Jesus. Jamais a voz do povo foi a voz de Deus. JAMAIS.
A voz e a OPINIAO do povo são FACILMENTE e HISTORICAMENTE MANIPULADOS. Acho pouco provável alguém manipular Deus. Não passa e jamais passou de uma frase de efeito para servir a certas conveniências HUMANAS.
Quando do anúncio dos eleitos a CONCORRENTES da FIFA, eu ADVERTI, que ESSE ERA UM PREMIO DE INDUSTRIA. DA INDUSTRIA DO FUTEBOL e como tal tem MEMTAS e objetivos a cumprir. Fiz um paralelo ao Oscar do cinema. Que também é um prêmio da INDUSTRIA e para a INDUSTRIA.
Obviamente a FIFA tem total interesse que o gol de um jogador de um dos mercados aonde ela ainda não domina seja eleito o mais bonito. Pra que agradar brasileiros nos já SOMOS um MERCADO consumidor do.futebol ?
A ingenuidade jamais foi da FIFA, a ingenuidade é faculdade e propriedade dos TORCEDORES. O torcedor é A EMOÇÃO e os dirigentes a RAZAO $.$$$.$$$.$$ . Literalmente a RAZAO.
A FIFA tem um gigantesco BUSINESS para zelar e como tal com metas e OBJETIVOS a cumprir.
O goleiro Diego Alves colocou uma clausula que lhe permite sair a qualquer tempo, justo como o Rafinha. Isso porque ele queria ficar onde o coração dele manda. Vamos ver o que fará a incompetente gestão neste sentido. Ja tem experiência de sobra em tomar bola nas costas de jogador/técnico. Será que aprenderam? Acho que não.
Premio Puskas tem relevância nula.O Arrascaeta deveria querer o premio de campeao brasileiro, a fim de justificar o alto salario, o grande investimento feito nele e os fracassos colossais até aqui.O resto é detalhe.
Assistam / acessem para AMAR ou ODIAR, mas acessem.
O DES-like também é like. O importante é a, AUDIENCIA, para AMAR ou ODIAR, mas ACOMPANHANDO, assistindo, acessando.
A mídia a muito já aprendeu que o NUMEROS são o PATRAO. Nas votações funciona a lógica do mundo real. QUEM TEM MAIS MANDA MAIS. Ou não ?
Tem gente produzindo conteúdo pra ser ODIADO. As pessoas AMAM ODIAR. Costumam ODIAR APAIXONADAMENTE.
O ódio também gera o SUCESSO. Parece contraditório ? Quantas milhões de vezes EMPRESAS investem em campanhas POLEMICAS para atingir o SUCESSO através do DESAGRADO ao consumidor ?
Lembrei agora do ” Pedro de Lara ” ( aquele antigo jurado do Silvio Santos ). Para EXISTIR os MOCINHOS tem que haver o VILAO. Era um visionário, fez seu sucesso fazendo o papel de vilao. Num mundo onde todos tentam o SUCESSO sendo o MOCINHO ele achou a excelente vaga para BRILHAR no papel de VILAO. Um AMADO VILAO.
Premio Flatv de MELHORES do ANO !!!!!
Por que o Flamengo e a Flatv não faz SUA PROPRIA ELEICAO ? O Silvio Santos CRIOU o troféu imprensa, por que não criamos nossa própria PREMIACAO.
Por que nos reservamos apenas o LIMITADO papel de espectadores e reclamadores ? Por que não o de DIRETORES ?
O Flamengo poderia através da Flatv passar a ELEGER os MELHORES do campeonato ou do ANO em votação PROPRIA. Não somente os MELHORES no Brasil, mas também na AMERICA DO SUL e no Mundo. O gol mais bonito do Brasil, da AMERICA DO SUL, do mundo, o MELHOR JOGADOR do Brasil, da AMERICA DO SUL, DO MUNDO, etc …. WHY NOT ?
Se achamos injusto, então façamos ALGO JUSTO. NAO É JUSTO ?
Sai da caixinha MENGAO ?
Flad+
Talvez, quem sabe, algo como você propõe, porém restrito ao nosso mundo rubro-negro.
Bela ideia!
Forte abraço.
ABRANGER sim, RESTRINGIR jamais. A FORCA está em ABRANGER.
A minha sugestão é justamente que o Flamengo crie uma PREMIACAO /ELEICAO, entretanto sem barreira clubistica somente assim atingirá a notoriedade e o respeito de TODO O SEGMENTO, não somente no Brasil, mas até mesmo na AMERICA LATINA.
O ideal é que a PREMIACAO seja feita ATRAVEZ da Flatv, porém o NOME DO PREMIO deve ter um perfil não associativo/alusivo a marca Flamengo.
Exemplo :
Prêmio BSAF – THE BEST of SOUTH AMERICA FUTBOL.
OU
PREMIO BestFUTBOL
ou
Prêmio CHAMPIONS FUTBOL.
Algumas sub-categorias da premiacao poderiam ate ter homenagens a determinados jogadores; prêmio ZICO para melhor gol de falta, etc ….
Porém é vital que o NOME da PREMIACAO esteja dissociado do nome Flamengo, o Flamengo apenas organizaria e empresarial sua CREDIBILIDADE a PREMIACAO, porém sem torná-la uma PREMIACAO de ENTIDADE.
Ou
Prêmio LEGENDS OF FUTBOL.
ou
O Prêmio Camisa10
ou
Premio FutWORLD
etc ….
Flatv e os NOVOS TALENTOS..
Imaginem se a Flatv criasse um CONCURSO para que o PUBLICO ENVIASSE VIDEOS de meninos e meninas com talento VIDEOS REAIS,e SEM PRODUCAO. Para que os ASSINANTES da Flatv votassem no MELHOR.
Tipo; Premio Flatv novos Craques.
Ou
Prêmio; Flatv – PequenosTalentos.
Kleber, comecei a ler seu excelente texto e imediatamente fiz a associação à votação do The Voice, sem saber que você a citaria adiante.
Gosto muito de música e, embora não seja especialista no assunto, apenas admirador, às vezes fico revoltado com esses resultados definidos não por quem é do ramo, mas por milhões de robôs escondidos atrás de suas máquinas.
O gol do coreano, como bem ressaltou o amigo Adriano Rocha, poderia concorrer na categoria de 50 m. rasos, com um monte de gente saindo da frente, abrindo espaços pro rapaz finalmente colocar a bola do jeito que quis.
Mal comparando, aquele gol do Neymar em 2011 na Vila, que acabou ofuscando a mais espetacular atuação do Dentuço com a nossa camisa e uma vitoria épica, foi semelhante ao do coreano, com todos saindo da frente sem chegar duro no adversário e com direito até ao nosso gigante Angelim, o “magro de aço”, herói do título de 2009, levantando os braços e saindo da frente do então menino Ney, na última barreira possível de evitar o gol.
Os tempos são outros, temos que nos resignar e admirar gols como o do Arrascaeta e do Suarez, sem nos importamos com a robozada da Internet.
Parabéns Kleber
Seus comentários são geniais a respeito da manipulação da opinião pública
E a voz de Juca Kfouri?
“São Paulo é o maior favorito ao título brasileiro ”
E aí? O que acham?
Eu acho que, dado a incompetência de times como Flamengo, Palmeiras e Grêmio, o SPFC tem tudo para conquistar o sétimo título de sua história.
Já existe quem compare Diniz ao Telê, pois em 91, após inúmeros desastres, levantou o Brasileirão e emendou a maior sequência de títulos de sua história. Não sei se Diniz repetirá Telê, acho até fora de propósito comparar, mas conseguir levar um time de meninos ganhar o campeonato é um feito e tanto.
O time mais caro da América pode ficar de mãos abanando.
Obs: Eu não contrataria Diniz para treinar meu time. Mas no SP, jogando feio ou bonito, o cara tá sendo eficiente pela primeira vez na carreira.
Daniel, no excelente “Posse de Bola” de sexta feira o Juca disse que o São Paulo tem grandes chances, mas que ainda acha que o Flamengo vai ser campeão, pelos jogadores que tem.
Se engatarmos uma sequência de vitórias agora, eu também acredito no nosso time. Eles vão tremer…
Pois é, avisa ele que com os ” jogadores e elenco que temos” não estivemos na liderança em nenhum momento até agora. E que com os “jogadores que temos” tomamos de 9 do SP, fomos eliminados por um time mega inferior na Libertadores, fomos humilhados de 5 e de 4 algumas vezes, além de ter uma das piores defesas do Brasileirão. Se título dependesse apenas do nome dos jogadores, já estaríamos com a mão na taça, pena que as coisas não são simples assim…..
Tudo isso é relativo, é preciso ocorrer uma melhora notável. É possível melhorar?É! Mas tem que acontecer para esse possibilidade se concretizar, com a amostra que temos até agora, o SP continua na frente.
Bem, só me resta acompanhar o nosso relator, Kleber Leite, que sempre diz: Confiança é tudo!
Enquanto tivermos chance, vou torcer.
É isso aí Fernando.
Enquanto tivermos chance, vamos torcer.
Prá frente MENGÃO.
Flamengo 2020 um time que não precisava provar nada e NAO PROVOU.
Talvez um dos grandes PROBLEMAS do Flamengo em 2020 foi que muitos jogadores e o ELENCO já não sentiam aquela MOTIVACAO das CRITICAS.
Muitos dos que aí já estavam e alguns dos que desembarcaram em 2019 na GAVEA no Porto do Flamengo precisavam provar algo.
Por exemplo; B. Henrique vinha de um ano CONTESTADO no Santos, Gabigol vinha CONTESTADO da Europa, Pablo Mari ainda buscava um lugar nos holofotes, Everton Ribeiro precisava se reafirmar no cenário nacional, Rodrigo Caio vinha extremamente CONTESTADO do SPFC e por aí vai …… Como diria Luxemburgo eram j” ogadores que estavam comendo pão com raiva” . JOGADORES que possuíam um desafio PESSOAL e um elenco que possuía um desafio coletivo.
E assim mais uma vez a NECESSIDADE de se SUPERAR fez um elenco se tornar SUPER CAMPEAO.
Isso sem falar no próprio J.J. que chegou no Flamengo AINDA precisando provar que era capaz de grandes conquistas. Afinal, as maiores conquistas dele se deram justamente no Flamengo de 2019.
Essa é a diferença de times com JOGADORES que se VEEM abaixo dos adversário e com a NECESSIDADE de provar.
Times que se IMAGINM ACIMA e pensam que só perderão para eles mesmo são os DERROTADOS DE AMANHA. Amanhã que para esse time do Flamengo já virou ontem.
Por isso mesmo, o correto é ;
Após um ano de muitas conquistas REMONTAR PARTE DO ELENCO COM novos jogadores com POTENCIAL, MAS QUE ESTEJAM PRECISANDO SE REAFIRMAR.
Caro FlaD+, por isso é que o management de uma empresa é tao importante. Justamente para que apos um ano excelente, ainda haja a necessidade e o estimulo para perseguir resultados ainda mais expressivos.
No Flamengo, historicamente, esse compromisso não existe. Após uma grande conquista os títulos somem e fica a decepção, exceto na decada de 80, quando a liderança era exercida pelo Zico, que queria ganhar tudo, principalmente por ser muito cobrado pela imprensa, que nao o considerava digno da camisa 10 da Seleção.
Essa lideranca nao existe no clube, dai nossos problemas. Talvez uma vontade tenha surgido depois de todos estes fracassos. E uma forma de ver o pedido por mais treinos. A outra seria que ninguem ta entendendo nada. De qualquer forma, a direção do clube e muito ruim, ela atrapalha.
Atenção, o Palmeiras do portuga Abel levou um cacete do Inter do Velho Abelão.
Isso é ótimo para nós, a ver se foi algo apenas casual ou se a atuação ruim vai virar tendência.
Quem tem que perder é o SP! Ô time ruim de perder……
Hoje, veremos se a calmaria semanal rubro negra foi pra trabalhar ou curtir o velório da temporada.
Pois jogando em casa , contra um time vizinho do Z4, que teve uma viagem internacional durante a semana e infinitamente inferior tecnicamente.. ,o único resultado possível é a vitória.
A diretoria ,mais uma vez, fez a vontade do grupo e infelizmente renovou o contrato de Diego Alves..
Vejamos o que vai dar esse paternalismo da diretoria..
Fora Landim, Bap e Tanure !!
Everton Ribeiro caminhando em campo. Time pressionado e o Ceni vai esperar até os 40 min pra mudar???
Éverton Ribeiro e uma piada de mal gosto! Sem garra alguma, ganhando 1 milhão por mês pra caminhar em campo!!!
Diego não é craque mas tem muito mais raça que ele!!!!
Hoje, que me perdoem os companheiros da GLORIOSA NAÇÃO que o consideram craque, mas E.R. voltou a desaparecer em campo. Fiquei até com dor de cabeça ao vê-lo com aquela corridinha para não chegar durante o jogo. Jogamos com 9. Até o Vitinho contribuiu
Quanto ao Ceni, vc ver seu time, ganhando por 2×0 ser sofrer pressão e não fazer nada é coisa de técnico sem personalidade para comandar o Flamengo!
É preciso se