A primeira do Dunga

Este vai ser o papo principal nas conversas sobre futebol. De um modo geral achei a convocação interessante, gostei da preocupação do treinador em valorizar o talento, principalmente no setor de meio campo. Alguns pontos que me impressionaram favoravelmente:

  •  A convocação de Miranda, o mais injustiçado jogador brasileiro na última copa. Considerado um dos três melhores zagueiros da temporada europeia, viu sua camisa ser entregue a Henrique. Duro…difícil de engolir.
  •  A presença de Elias. Pelo seu dinamismo e pela modernidade do seu futebol, vai melhorar a qualidade de saída de bola. Este é um dos raros volantes com dinamismo e visão de jogo.
  •  Não só a convocação, mas principalmente a justificativa de Dunga para a convocação de Everton Ribeiro. Dunga afirmou e, como foi bom ouvir, que todo jogador criativo e driblador sempre terá preferência, pois só o talento é capaz de jogar por terra um esquema defensivo bem montado.
  •  Para quem tem acompanhado este Blog, a convocação de Philippe Coutinho não foi surpresa. Este é outro jogador de raro talento e capaz de, no improviso, desmontar um sistema defensivo competente. Bela convocação.
  •  Quando Dunga convoca para o ataque Hulk, Diego Tardelli e Neymar, está sinalizando com clareza que, neste momento, o futebol brasileiro não tem nenhum centroavante de referência que mereça ser convocado. E Dunga tem toda razão. Melhor improvisar, como deveria ter feito Felipão na Copa, do que jogar com 10 jogadores.

É isso aí. A convocação foi animadora. Agora é esperar para ver nos jogos como é que fica…