Assisti toda a entrevista coletiva, a primeira de Tite como treinador da Seleção Brasileira e, a impressão foi a melhor possível.
Em 2005, quando o Flamengo caminhava para o que seria a maior mancha na sua trajetória gloriosa de vida, que seria cair para a segunda divisão, mesmo desaconselhado por muitos amigos que consideravam a “empreitada” de altíssimo risco e, em função disso, um provável tiro político no pé, não pensei em mim e resolvi encarar o desafio.
A primeira providência foi pegar um avião para São Paulo e tentar a contratação de um novo treinador. Imagino que todos já tenham sacado de quem se tratava. Isso mesmo, Tite. Ao lado de Paulo Angione, à época o supervisor do departamento de futebol, após “vender o meu peixe”, ouvi Tite dizer que iria pensar.
Quando entramos no carro, a caminho do aeroporto, já estava pensando em um novo nome, pois tinha certeza que Tite iria declinar do convite. Ali, foi fácil concluir, pois diante de mim estava uma pessoa que me passou sinceridade, respeito, sensibilidade e educação. Respeito ao Flamengo, ao não negar de pronto o convite. Sensibilidade e sinceridade, para que eu dali saísse percebendo que não aceitaria. Faltou a educação. Bem, esta qualidade nasceu com ele. Tite é um gentleman.
Não tive tempo para ficar aborrecido ou frustrado, pois o Flamengo não tinha tempo a perder. O final desta historia, a mais emocionante para mim como dirigente rubro negro, todos conhecem.
Contei esta passagem para dizer que fiquei comovido com a entrevista coletiva de Tite. Sinceridade, sensibilidade, educação, otimismo, talento, criatividade e muita emoção, o tempo todo.
Arrisco e não tenho medo em afirmar que muito em breve o mundo notará uma brusca transformação no desempenho da nossa seleção. Como me considero um ser humano espiritualizado, não poderia deixar o relacionamento humano como o item número um em qualquer situação e, nesta entrevista, Tite colocou com clareza que, sem amor, entendimento, compreensão e carinho, não há projeto coletivo que possa ser bem sucedido, por mais talentosos que sejam os profissionais.
Muito bom ouvir de alguém, com toda a sinceridade um… “não sei” e, concluir dizendo que preferia esta alternativa por uma questão de sinceridade, e que a sinceridade seria a tônica de sua relação com a imprensa e com seus comandados.
Tite afirmou que vai interagir com todos os treinadores dos jogadores que venham a ser convocados. Isto é ganhar tempo com humildade. Se alguém já sabe tanto sobre o jogador com quem ele irá trabalhar, por que não ouvir e aplicar o óbvio?
A primeira retomada será o da credibilidade. Isto começou hoje, na apresentação de Tite como novo treinador da Seleção Brasileira.
Boa noite,
Matéria do Lancenet, informando que o Flamengo, “na surdina”, está negociando com LEANDRO DAMIÃO, alguém sabe se procede esta informação?
Prefiro o brocador. Mas honestamente me parece cavada de empresário. Se ele viesse ganhando pouco, ok. Mas se vier ganhando mais de 150 mil é prejuízo. Joga exatamente igual ao Vizeu, eestá sem ritmo de jogo. Só o acho um pouquinho melhor na bola aérea. Mas só confirmaria a velha tradição da atual diretoria de contratar jogadores em má-fase de graça.
Fábio, a fonte (Lance) é boa! Se vc levar em conta o cancelamento da reunião com o agente do Brocador….Mas sabe como é, conversas…
Acho dificil, a pouco tempo estavam cavando o Pato tambem, tudo especulação
Caro Kléber! Que todos nós tenhamos nele a certeza do resgate do nosso futebol! Seu texto está literalmente perfeito! Você é o nosso Messi com a caneta na mão! Parabéns!!! Que Tite seja muito profissional e não embarque na arte de convocar com base em políticas pessoais. SRN
Tite já deveria ter assumido a seleção após a copa do mundo no Brasil. Outro erro crasso da CBF não tê-lo chamado antes.
Ainda bem que ele aceitou num momento crítico para o futebol brasileiro. Entendemos suas convicções e sabemos que não morre de amores pela cúpula da CBF, mas o clamor dos amantes do futebol o demoveu e o fez dizer sim nesse momento decisivo para nosso futebol.
Só nos resta torcer para que Tite repita brilhantemente na seleção a sua já conhecida competência nos clubes.
Nosso futebol está uma vergonha nacional, igual nosso país na política.
Presidente Kleber leite…boa noite. Gosto demais dessas histórias de bastidores que nós, torcedores, quase nunca ficamos sabendo na íntegra. Que argumentos o Tite usou para a negativa naquele momento? E o Joel…o que ele disse ao aceitar?? São os bastidores que somente aqui temos chances de saber.
Querido amigo,
Este seu Post transportou-me em uma bela viagem no tempo. Lembro-me como se fosse hoje, quando pela manhã, ao telefone, terminou nossa conversa com um: “estão me chamando lá, vamos ver o que desejam.” No dia seguinte, as manchetes esportivas dos jornais, bem como, todas mídias informavam sua assunção, juntamente com Helio Ferraz, no futebol do Flamengo. O resto, todos sabemos, nos livrou do rebaixamento, conquistou uma Copa do Brasil, o Penta-Tri estadual e deixou quase pronto o time do Hexa. Pode orgulhar-se deste feito. Obrigado.
Mario e Liliano,
Mário, obrigado pelo seu carinho.
Liliano, amigo, simples explicar. Tite não aceitou e, entendo, porque achava a missão quase impossível e, como tal, poderia comprometer o seu lado profissional. Joel, ao contrário, por uma série de motivos, estava em um momento perfeito para arriscar. E, acertou na mosca.
Enfim, como diria a avó de um grande amigo, “certo é o que dá certo”.
Forte abraço.
Tbm assisti a entrevista, e confesso que fikei muito impressionado com a postura dos jornalistas pressionando Tite qto a sua assinatura do manifesto pedindo a renuncio de Del Nero.
Tite rebolou pra cá , rebolou prá lá , falou algumas vezes de conceito e de legado, mas no minuto 8 da entrevista no globo.com, ele diz que o objetivo pessoal falou mais alto.
Nesse caso fikei eu decepcionado. Talvez por isso o presdente do Corinthians tinha tanta certeza de sua não ida para a CBF. A palavra e a postura de Tite até então falavam muito mais alto a favor do treinador.
Pessoas mudam de opinião.Somos mutantes. Mas a maneira como ele aceitou, confesso que me decepcionei.
Substituir o Dunga é igual substitituir o Wallace: impossível dar errado.
Não resta dúvida, excelente notícia para o futebol brasileiro! O fato a constatar é a capacidade do Del Nero em aglutinar figuras que até bem pouco tempo atrás eram antagônicas a ele! Os casos mais recentes foram o EBM e o Tite. Neste último caso do Tite, mas do que Del Nero ter sido convincente, o treinador exigiu fatos, e foi atendido. Parabéns a CBF.
“O ENTRA E SAI”
– Donati – Parece certa contratação, será que o Zé Ricardiolla vai coloca-lo para jogar? Ou será banco como as recentes aquisições Cuellar e Mancuello?
– Guerrero – Boatos vindos do Peru informam que o jogador não quer mais atuar pelo Flamengo. Como ele parece fraco psicologicamente, deve estar traumatizado pela má fase no clube.
– Scheick – Notícias dão conta que ele esta negociando mais uma vez com o mundo Árabe! Pode ser, mas desta vez ele quer ficar, mas só se for como titular.
O que seria interessante, seria o Guerrero definir por todas a sua situação, mas a situação é preocupante! Se depender só dede piora mais ainda, pois ele é fraco psicologicamente, a ponto de ter sido reprovado em um teste psicológico pela comissão técnica antes do último jogo da Copa do Brasil. Se depender do grupo de brasileiros, é improvável que o grupo se feche em torno dele, pela sua personalidade tímida, pelo fato de ser o maior salário do clube. Pelo lado dos estrangeiros, poderia ter algum apoio, mas todos os gringos são reservas hoje.
Prezados,
Hoje, no Lance, há a matéria informando um projeto do Flamengo de “construção de um estádio para 50.500 pessoas em Pedra de Guaratiba”.
Não sou do Rio de janeiro (moro em Teresópolis-RJ), mas pelo que vi no mapa, parece ser um local distante de tudo e de difícil acesso. Estou certo???
Parece mais um dos milhares de projetos de estádio que já vi no Flamengo.
Diego, eu conheço o bairro da Pedra de Guaratiba. Ele fica bem próximo do Recreio do Bandeirantes, uns 20 minutos de ônibus. Seria viável apenas pros bairros da Zona Oeste (da Barra da Tijuca a Bangu), mas o bairro possui poucas ruas asfaltadas, e essas ruas são bem estreitas, o que dificulta bastante o trânsito. Ok, já faz uns 5 anos que não passo lá e além disso há uma região próxima que eles podem estar se confundindo e chamando de Pedra de Guaratiba. Mas de qualquer maneira, não é um local ideal pra se ter um estádio pro Flamengo. Prefiro um local mais central, que não privilegie e nem despreze nenhuma área da cidade, igual o Maracanã.
Diego e Daniel, em temos reais, é uma perfeita piada! Guaratiba é simplesmente a região mais inviável da cidade do Rio de Janeiro para se construir um estádio, é simplesmente o limite geo-político da cidade. Mas vale como fato para a negociação do Maracanã, entendeu?
Digo, “Limite geo-político mais extremo da cidade”. Para vc ter uma ideia, do Centro da cidade para lá são cerca de 80km!
Não existe urbanização, vias de tráfego adequadas…impensável! Esse terreno pertence a Mitra Brasil (Igreja Católica), que deve ter algum interesse em erguer um estádio para seus cultos no local em parceria com o Flamengo!
Mas até pra blefar, Nino, é preciso ter uma carta na manga. Um estádio ali não pode ser levado a sério (sem ofender que mora na região) devido ser inviável pra quem mora em Jacarépaguá, Zona Norte, Sul e até quem quisesse vir da Baixada e Niterói. Vi uma vez um projeto de estádio na Zona Portuária que achei muito mais acessível. pra quem quiser, segue o link: http://www.mundorubronegro.com/flamengo/pombeba-a-ilha-dos-urubus
Daniel, eu tbm acho que a zona portuária seria perfeito, existem pelo menos uma dúzia de “quarteirões” ocupados por depósito desativados, o problema é se o prefeito quer estadio ali? Deveria querer, pois seria um marco definitivo na re-urbanização da área.
Nino,
Então pela distância do Centro do Rio de Janeiro, da Baixada e da Região Serrana, bem como considerando o trânsito caótico do Rio de Janeiro, seria até melhor fazer um estádio aqui em Teresópolis-RJ…kkkk
Têm um terreno bom aqui no centro da Cidade, dá pra fazer uma arena legal e com vista pro Dedo de Deus.
Diego, pelo menos Teresópolis é muitíssimo mais simpático…rss..Mas td vai depender do que o estado vai fazer com o Maracanã.
Nino
Muito, concordo plenamente e acrecento uma Piada de Mau gosto, e na materia ainda falam que visitaram 38 terrenos e escolheram este. Serio? se este e omelhor os outros devem ser na Lua, em Marte, ou no lugar que era o presidio de Ilha grande so assim para ser mais remoto a localidade.
Meu Presidente, sou sócio proprietário do clube, votaria em você em qualquer eleição no clube. Você precisa voltar e interagir junto aos azuis. O Futebol do flamengo precisa respirar e transpirar novamente. Grande abraço!
Obrigado pela atenção Prezadíssimo Presidente. Com sua ousadia, hoje era o momento ideal para o sr. assumir o futebol do Flamengo, pois imagine em 2005 mergulhado em crise sem dinheiro, com sua sensibilidade, talento e ousadia, montou-se o time campeão brasileiro em 2009 e por detalhes esse time não foi campeão das libertadores em 2008, pois desde a época áurea rubro negra, foi sem dúvida, o melhor e mais qualificado plantel que já tivemos. Uma pena o Imperador não ter chegado um ano antes.
Mais um vez; meus sinceros agradecimentos pela atenção. Presidente Kleber Leite.
Prefiro acompanhar mais a frente esta parceria Tite e CBF não vi nada que me emocionasse nas palavras dele.
Lembrando a todos aqui que quem ganha jogo é o jogador.
Aliás uma das coisas que mais me incomodam é o fato de vc assinar um manifesto e depois argumentar que vc se comprometeu em salvar a seleção,o futebol….salvar quem cara pálida….e que a política é um mero detalhe rs.Por sinal para quem prega tanta ética e moralidade contratar o seu próprio chefe (Diretor de Futebol) é um luxo.
Enfim, como todos aqui amamos o futebol torço sempre que independente das vaidades a nossa seleção esteja no topo sempre.
Não sei nem se seleção ainda existe, pátria de chuteiras, estou fora, por mim extinguiria seleção e a insuportável Copa do Mundo, só servem pra atrapalharem os clubes. Os verdadeiros promotores do futebol….XÓ SELEÇÃO…!!!!
O que mais me chamou atenção no texto foi a parte em que o Presidente afirma que foi aconselhado por amigos a nao aceitar a empreitada de 2005 pelo risco político que poderia lhe causar.
Fico me perguntando que rubro-metros são esses? Na hora que o clube mais precisa, pensam em virar as costas ao clube que tanto amamos por questões políticas. Absurdo! Nessa hora que deveria ajudar ao clube independente de corrente política.
Parabéns Kleber pela atitude, por nao ouvir esses amigos e por ter aceito a empreitada e tenho acerteza que foi fundamental para não termos caído naquele ano. Tenha a certeza que o admiro ainda mais depois disso.
Saudações
Caro Kleber , na minha opinião o TITE provou que é homem , assumiu a responsabilidade sem se deixar levar por fantasias e hipocrisias . Tem tudo pra dar muito certo !!!!