Como hoje é o nosso tradicional “Dia da Polêmica”, vou tocar em um assunto que, a bem da verdade, vem me chamando a atenção e preocupando há um bom tempo.
Sei que a Copa América e a Eurocopa tomam significativo espaço da mídia. Sei que, embora sem sequer ter sido iniciada, as olimpíadas já ocupam espaço importante nos veículos de comunicação. Tudo isto é verdade.
Da mesma forma, venho observando que, independentemente dos resultados, o Flamengo vem ocupando espaço insignificante na mídia, principalmente após a saída de Muricy Ramalho que, quando ainda dirigia o time rubro-negro, tinha espaço garantido nas rádios, TV’s e jornais.
Pergunto: A que se deve isso?
Respondo: Não há hoje no Flamengo, nos mais variados quadros (direção, comissão técnica e jogadores) ninguém com poder de comunicação interessante, capaz de alimentar os famintos espaços dos veículos de comunicação.
Pergunto novamente: E isto é ruim?
Respondo: Muito ruim!!! Para um clube popular, interagir permanentemente com o seu povo, é absolutamente fundamental. Seja por que caminho for…
Sempre defendi a tese de que o treinador, independentemente da sua competência, como sempre é quem mais empresta a imagem para entrevistas coletivas e programas esportivos, acaba se transformando na imagem do próprio clube.
Hoje, temos um treinador que pode ser o mais competente e promissor treinador do mundo, mas duvido que qualquer repórter tenha prazer em com ele desenvolver uma matéria. Motivo? Comunicação ruim. O conteúdo que possa ele ter pode até ser bom, a forma como transmite, muito ruim. Não impacta, não polemiza, não comunica, não emociona, não tem charme…
E entre os jogadores, há algum ídolo que, pelo fato de ser ídolo, tenha seu espaço garantido na mídia? Há algum jogador que, mesmo ídolo não sendo, seja sempre procurado pelos repórteres?
Respondo: Não temos nenhum ídolo e, nenhum dos jogadores balança na comunicação o coração do torcedor.
E entre os dirigentes? Bem, aí talvez resida, no aspecto em pauta, a parte mais fraca.
Enfim, embora possa estar passando batido para muita gente, esta ausência flagrante na mídia, a médio e longo prazos, pode afetar a saúde do clube mais popular do Brasil.
Um clube popular não pode viver sem um grande ídolo. Um clube popular não pode deixar de ter um treinador com T maiúsculo, respeitado, e que todos tenham interesse em saber o que ele pensa, seja lá sobre o que for.
Menos importante do que os dois exemplos acima, mas se um clube popular tiver ao menos um dirigente polêmico, também é bom.
Enfim, as figurinhas carimbadas estão fazendo falta. Refletir sobre o tema, é preciso. E, de preferência, o mais rápido possível.
Prezados,
O único jogador comunicativo do elenco é o Mancuello, que faz sucesso nas redes sociais.
Considero um crime o argentino no banco, por ser um dos únicos com lucidez para tratar a pelota, e levando ao assunto do texto, ainda mais grave por perder um cara comunicativo no time titular.
Falando em fenômeno de mídia, o americano Meyense do nosso basquete é fera!
Concordo ! Aí entra o nosso departamento de mídia. Todos sabemos que muitas coisas são CONSTRUíDAS pela mídia ou por alguém que sabe usar as mídias.
O Santos por exemplo tem desde Robinho tido habilidade de POTENCIALIZAR a imagem de seus NOVATOS na mídia.
O SãoPauloFC na década de 90 foi mestre em “MIDIALIZAR” jogadores.
Kleber temos em todos os setores do futebol do Flamengo o reflexo do mandatário mor, ou seja, todos são moscas mortas.
Srn
Absolutamente de acordo, querido Kleber.
Essas criaturas não tem nenhum espaço na mídia…
Mozer perdeu uma grande oportunidade de se “apresentar”. Assim como, Godinho continua tímido nas decisões.
Guerrero não viajar, é mais uma bola muito fora desta gestão. O paternalismo continua a todo vapor no Flamengo.
Queria ver uma situação dessas, no Galo do Kalil…
Dependemos de um iniciante de 19 anos, que nem reserva tem.
Como conseguem ser tão amadores e omissos!!!
Essa situação do Guerreiro pegou mal … e para piorar, os caras ainda fizeram um vídeo do nosso “ídolo” pra justificar o injustificável . Tomar cacetada e ainda fazer média e o antagônico da comunicação que merecemos e precisamos .
Respeito muito esse pensamento, mas o Flamengo com Muricy era muito mais manchete negativa, por conta da frustração do trabalho desenvolvido, do que positiva.
Eu já estava assistindo os jogos do Flamengo com profunda irritação, por causa de um esquema que não se encaixava e por ver jogadores que não se doavam mais, e vendo crescer o risco de um pagamento de uma multa milionária.
E o Horizonte que estávamos assistindo, com o técnico que fez curso no Barcelona, não era nada promissor, e por mais que o nosso técnico atual, não tenha espaço na mídia para se comunicar, muito pior é um time desclassificado, mal colocado na tabela, sem prêmio, sem exposição da marca na mídia.
O processo é longo, é já vimos inúmeros técnicos passando pelo Flamengo, de Mano, Luxemburgo a Muricy, e nada mudou. Acho que temos que focar no camisa 10 renomado, urgentemente e, dois bons atacantes. Depois disso pode vir até Papai Joel ou Renato Gaúcho que a mídia é certa!
Os HOLOFOTES é que mudaram o foco e ñ o flamengo quem saiu dele.
Até início da década de 90 os holofotes FOCAVAM o FUTEBOL CARIOCA. Desde então houve o processo INVERTEU, hoje ele focam o FUT PAULISTA. Por isso mesmo o DURISSIMO trabalho de CONSTRUçÃO de uma ESTRUTURA FíSICA para o FLAMENGO é tão importante. Sem isso seremos COLOCADOS cada vez mais fora dos HOLOFOTES , e mais e mais e mais…
Os triunfos fazem a mídia FABRICAR o carisma.
Se o Zé Ricardo passar a ser um papa-títulos ñ tenho dúvida que a mídia o amara “e nos” fará amá-lo sutilmente.
O Muricy JAMAIS foi destaque pelo carísma, porém a mídia sempre o adorou por um motivo em ESPECIAL ele era ÁCIDO com a mídia.
Marcio Braga foi nosso presidente mais midiático, com a ressalva de que isso se deu em um tempo que o FLAMENGO também o era.
Com o processo TECONSTRUTIVO que o FLA passa hoje voltaremos inevitávelmente a ser o FOCO. É inevitável.
Com poder de contratações acima dos 100mill(daqui a 2 anos) e impossível n conseguir ser o protagonista do fut Brasileiro!!
E fato que o mandatario mor e limitadissimo, um fantoche que ganhou vida propria por falta de compreensao do processo politico pelos socios.
Mas eu acho que treinador nao precisa ser estrela. Acompanho o Flamengo desfe 74 na gestao Helio Mauricio e sem medo de errar, o midiatico e consagrado Muricy fez o pior trabalho de tecnico que eu vi, ao lado de Julio Cesar Leal qvtomou de 3 do Olaria em pleno Maracanã
Treinador tem q treinar. Falta o idolo sim. Esta diretoria e patetica. Com esses caras o Flamengo dificilmente vai ao lugar q merece. Presidente, ta na hora de chegar mais junto!
O espaço dado a um time na mídia é muito ligado ao resultado em campo, podemos afirmar com toda a certeza que em CAMPO o Flamengo não é protagonista há decadas.Qual foi o ultimo treinador que estava em seu melhor momento que assumiu o Flamengo?Qual foi a última vez que o elenco,comissão,etc. foram planejados antes da temporada? Qual a ultima vez que junto a um técnico que apresente bons trabalhos temos um elenco completo em todos os setores?
Qual foi a última vez que o Flamengo foi protagonista futebolisticamente? Não consegue frequentar a libertadores nem por 2 anos seguidos…
Clubes em que a gestão do futebol é profissional e com AUTONOMIA e competencia, possuem protagonismo no campo e,portanto,na mídia: São Paulo,Corinthians,Galo,Palmeiras.
André Rizek, recentemente disse da reclamação de telespectadores sobre a falta de notícias do Fla, ele prontamente disse que infelizmente o futebol carioca vem perdendo espaço e ocupando um papel secundário, é só pegar o último Brasileiro, o melhor carioca como 12ºe sem estádios. Abrindo assim espaço para mineiros,gauchos e paulistas que são mais ativos no futebol e que ocupam melhor destaque.
Caro Kléber! Você hoje buscou o improvável, buscou um assunto que está dentro de um cofre e guardado a sete chaves: o nosso grande prestígio. Diria que nosso prestígio está caminhando em câmara lenta, assim como os nossos dirigentes. Vou afastar de qualquer culpa o Zé Ricardo. Entendo não ser justo no momento qualquer comparação ao seu nome. No caso recente do Muricy, o seu maior destaque foi de declínio e falando nessa palavra, o nosso futebol oscilante e sem brilho dos últimos tempos, colaboram para todo esse quadro. Creio que nossa maior desaceleração está na incapacidade da nossa diretoria ser vista de forma pró ativa no F de futebol. Por enquanto o F deles não é Flamengo e sim FINANÇAS. Eu até acho que não precisamos de diretor polêmico. Queremos dirigirente que tenha a sua liderança, sua ousadia e outros adjetivos! Junte-se a você os Márcios Bragas da vida e tantos outros notáveis que passaram e aprenderam a formar grandes times e idolos. Aliás, uma perversa carência essa. Em resumo: põe preocupação nisso…SRN
A questão é que estamos passando por um momento de estabilização de estruturação e econômia, assim ficamos sem ser protagonistas em relação a títulos no Brasil o que nos faz sair do apelo midiático em si. Mas dp que nos estabilizarmos n tem obstáculo que nos segure!!
O que acontece é simples! Na administração EBM não temos ídolo, acho que ele é contra o craque! Aqui no Nordeste percebe-se facilmente que o Flamengo vem perdendo torcida e espaço na mídia. O que reflete a imagem do Flamengo nos últimos anos, podem gostar da administração, mas no futebol EBM transmite e faz um Flamengo devagar, quase parando, fazendo acontecer no clube os erros mais primários que exitem no futebol. Conquistamos o selo de bom pagador, mas no futebol o selo é péssimo, sem ídolo, sem ousadia. Já adverti aqui, o Atlético-MG tem craques é assim que se ganha campeonato, não estamos longo disso, mas nessa administração quando pensamos que vamos longe, voltamos!
Perfeito, Kleber!
Simplesmente perfeito o seu comentário. Somos atualmente um clube sem identidade, sem alma, esse não é o Flamengo que conquistou uma nação de 40 milhões de apaixonados.
Tínhamos um líder, que infelizmente se afastou…
QUE FALTA FAZ O BAP !!!!
SRN
Kleber boa noite. Vou resumir o Zé Ricardo, ” suco de xuxu sem açúcar tem mais graça que ele”, e Lexotan empolga mais que o nosso presidente bandeira. O único jogador que ainda dá para ouvir alguma entrevista legal e rodinei. Mais eu tenho um culpado para isso, são essas figurinhas asquerosas mais conhecidas como “assessor”. Tem assessor pra tudo para jogador. E a única coisa que ensinam para a turma do futebol ” profissional” e o que não falar. É muito assessor no futebol para pouco craque. Abraço e SRN.
E é assessor com o quatro S mesmo, só tem destes por aí.
Perfeito comentário Sr. Kleber.
Temos que acrescentar no mundo digital de hoje, um jogador do basquete, o americano Y2Jeroni é o atleta mais popular do clube, depois vem o Olivinha. Até nisso o futebol vem perdendo espaço.
Falta um ídolo ao Clube, uma pessoa para o meu filho ter vontade de ser quando crescer. Tive a referência do Zico.
Nosso dirigentes são da família Tio Patinhas. Só juntar dinheiro e pagar dívidas.
Não são preparados para ocupar esse espaço na mídia, nem buscam a ajuda de profissionais. Falta profissionalismo até para ser dirigente do Flamengo.
Pena que o Sr. não tenha vontade de voltar e levar junto alguns rubro negros verdadeiros. Poderiam dar aulas e preparar uma nova geração para assumir o Flamengo do amanha.
Abs de Natal. Domingo tem Fla x Flu aqui, tomarei um chopp depois do jogo em homenagem aos cornetas do blog.
Não precisamos de um Eurico no Flamengo. Não quero ir para a segunda divisão. Não precisamos de um presidente estrela. O Zé Ricardo esta fazendo um ótimo trabalho. Em cinco jogos fez o que o Muricy não fez em 5 meses. A mídia fala do Flamengo de qualquer jeito. Não tem como não falar.
Prezado Kléber,
Com todo o respeito, já escrevi algumas vezes sobre este mesmo tema, aqui no Blog. Alguns colegas comentaristas talvez se lembrem, nenhuma dúvida.
A propósito, parece-me que o buraco é bem mais embaixo: começando pela imprensa do Rio de Janeiro, resolveram MATAR O CRF! Já dei vários exemplos e, por hora, pergunto: por que um destacado jornal de esportes, impresso e diário, NÃO NOTICIA O FLAMENGO NA PRIMEIRA PÁGINA NUNCA, EXCETO SE FOR PARA CRITICÁ-LO DURAMENTE? Agora mesmo, 21/06/2016, 22:45, podem parar de ler este comentário e abrir a página desse diário esportivo: NÃO verão o Flamengo na primeira página. Por que, já que somos o clube com a maior torcida do Brasil?
Outra coisa: se a imprensa carioca tratasse o Flamengo como a paulista trata o Corinthians, nossa!, coitado do arco-íris! Mas não: dos comentaristas principais, por exemplo, apenas o Apolinho é rubro-negro, e estamos conversados! Reparem na maior emissora de TV do país: não há um ÚNICO DIA, SEQUER, que o nome Corinthians NÃO seja mencionado! E no jornal dessa mesma empresa, a partir das 19 HORAS, nos domingos, seja qual for o resultado do clube paulista, a manchete garrafal é dele! Algo absolutamente nojento e inaceitável, que denuncio há algum tempo, e que, sinceramente, alegra-me ver levantado aqui, ainda que indiretamente, nesse post, nenhuma dúvida.
Claro, se esse é um dos lados do problema, o outro, também sem dúvida, tem sido as péssimas gestões que assolaram o clube AINDA mais querido do Brasil. Por lá tivemos, por exemplo, diretores muito aquém da grandeza rubro-negra; treinadores indignos de trabalharem até no mais modesto clube da segunda divisão; acúmulo de dívidas astronômicas e impagáveis; contratações de jogadores bisonhos, a peso de ouro; goleadas e vexames pra vários clubes do país; campanhas constantes contra rebaixamentos; envolvimentos nas páginas policiais; desmoralização no próprio mercado, sendo chamado_ com sobradas razões_ de mal pagador; vaidades políticas intestinas que corroem o clube por dentro, fragilizando-o e preparando o terreno para que seus inimigos externos golpeiem-no impiedosamente; um torcida_ perdão, mil vezes perdão, mas tenho que dizer isso_ um tanto ingênua, que não percebeu, até hoje, que ficar comemorando fracassos dos rivais é, simplesmente, engrandecê-los, quando o correto é, friamente, ignorá-los, principalmente nas derrotas_ nunca me esquecerei da comemoração estúpida quando um dos rivais perdeu o Mundial interclubes! Naquele momento, nós o trouxemos para o nosso raio de grandeza, pois nos preocupamos com ele! Precisamos deixá-los, ganhando ou perdendo, curtirem sua alegria ou tristeza em seus pequenos círculos de influência, onde, até então, não incomodavam ninguém e nem eclipsavam o sol contagiante que jorrávamos sobre o universo Futebol…percebem?
Por fim, podem reparar: assim como aconteceu recentemente com o Murici, seja quem for que o Flamengo contrate, receberá, imediatamente, uma enxurrada de críticas! Que seja o Guardiola ou o próprio Messi: os inimigos declarados ou camuflados_ principalmente estes, cinicamente_ vão engendrar mil pretextos para desqualificar e, assim, dar azo a suas antipatias inconfessáveis. Sinceramente, e por fim, digo: o FLAMENGO PRECISA REAGIR A TUDO ISSO!
Saudações,
Carlos Cazé.
PS: Só pra lembrar: Uma das grandes vítimas de processo tem sido um extraordinário treinador, excelente profissional, com maravilhosos serviços prestados ao Flamengo_ está por aí, desempregado, invalidado por grande parte da imprensa porque, num determinado momento da carreira, cometeu o ” pecado mortal” de, além de ser bem sucedido no Flamengo, fazer campanhas publicitárias bem humoradas! Inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro_ e absolutamente triste. Que saudade da antiga e verdadeira imprensa esportiva do Rio de Janeiro.
Amigo Cazé.
Concordo rigorosamente com o seu PS…
Aliás, muito bem lembrado.
Quanto ao texto em si, além de inteira razão, apenas uma vírgula,
ELES ainda não entenderam que torcida precisa de glórias, de satisfação constante… de orgasmo sobre o arco-iris.
Estão permitindo que a filial da alegria fique em São Paulo.
Apolinho sempre alardeou, que o Flamengo só perde para o Flamengo. Estamos perdendo esta prerrogativa, por puro amadorismo e, uma tremenda crise de identidade.
Assino embaixo, Egon !
Abs,
Carlos Cazé.
Caro Kleber,
O pessoal das rádios e tvs e internet reclamam muito que todos os treinos atuais do Flamengo são secretos. Há menos noticias para publicar!
Caro Kleber e amigos do blog : que podemos esperar de um mandatário que produz as mais insossas entrevistas da nossa história. O educado EBM é um completo banquete de chuchu requentado. Aprendi que as grandes corporações começam com um grande e destacado líder, capaz de motivar seus pares. Então se temos um presidente e um técnico sem capacidade de polemizar, como ser foco na mídia ?
O alerta está dado : morei 17 anos em SP sem abdicar da nossa paixão e constatei como eles os paulistas sabem estar em foco, motivar a mídia. Os caras sabem polemizar e infelizmente vivemos num estado atualmente quebrado. Reparem, eles em SP estão quebrados tanto como nós aqui, tem uma prefeitura caótica e rejeitada pela população, e…. vejam a diferença no tratamento da mídia.Amigos, eles estão crescendo, nós encolhendo. Saudações.
O grande exemplo pro flamengo é a seleção brasileira perdeu a identidade com o torcedor e agora vai tentar recuperar com o tite bela sacada. Acho que o fla deveria fazer o mesmo. Traz um grande meio campo e um treinador de ponta volta a sacudir a mídia brasileira e mundial…flamengo precisa de ídolos de verdade. Srn
tenho que concordar com meu presidente Kleber leite , as pessoas falam o que querem do flamengo , inclusive dizendo que o elenco é fraco . se você comparar elenco por elenco , o flamengo estará pelo menos entre os cinco primeiros. o esquema de jogo que estava errado (muricy), e o os dirigente houvem um monte de besteiras e ninguém rebate esses caras . e dentro de campo não tem um jogador que chame a responsabilidade , e fora também nas entrevista . que saudade de Zico ,Junior ,Romário, Adriano ,Pet , Kleber leite , Marcio braga e Michel Assef !!!
Alheio ao tema, que a meu ver não chega a se polêmico, já que quase a totalidade dos amigos (eu incluso) concorda com o Kléber, as imagens postadas me dão tanta saudade…
Coutinho, Márcio Braga… falando em polêmica, segue frase dele em entrevista ano passado:”O Flamengo não é lugar para iniciante. O Flamengo precisa neste momento é do Kleber Leite, que é eleitor desse grupo. O Cara tem 30, 40 anos no futebol e entende as malandragens da federação e confederação.”
Ah, e hoje faz 1 ano que o Violino nos deixou… ê, saudade…
Kleber, hoje o Flamengo é mais um clube na mídia. Tirando a Globo, as demais emissoras são em São Paulo e com jornalistas paulistas.
As coisas mudaram dos anos 80 pra cá.
Não é verdade, bem antes do Muricy o Flamengo já não tinha este espaço todo, os canais a cabo constantemente dão mais preferência aos times paulistas, certamente pela maior quantidade de times e patrocinadores. Aqui no Rio tem sido pior, a rádio Globo está dando mais atenção ao Vasco do que o próprio Flamengo e na Tupi como é um programa mais de de entretenimento dá pouco sobre os clubes e não aprofunda demais nos comentários.
Quanto ao espaço dentro da mídia acredito ser por ter acabado dentro do clube a rotina de existir vazamentos ou informações que sempre tumultuavam o clube.
As ações são péssimas um clube dito popular não tem nenhuma empatia com o povão.Agora vamos ser realistas já fazem algumas décadas que as Direções pararam de se importar de fazer o time ser do povão.Quem reside aqui sabe que é um time de Zona Sul…
Técnico de futebol não tem que ser comunicador de rádio ou de Tv.
Até porque o que se pergunta de bobagem é uma festa.
Ouvi a entrevista dele esta semana e achei ele correto discreto e direto. E na verdade os repórteres e comentaristas dão a interpretação as respostas do técnico o que melhor acharem de acordo com as respostas.
Qto ao ídolo infelizmente nenhum.
Qto ao dirigente com carisma, realmente O Marcio Braga tinha este carisma era um Diplomata e um apaixonado pelo Fla.
P.S.O Timão ficou 25 anos sem ganhar o campeonato paulista e sua torcida não parava de crescer e a imprensa dava toda a atenção.
O GRANDE PROBLEMA DO FLAMENGO É QUE PERDEMOS O STATUS DE CLUBE DEMOCRÁTICO… UM CLUBE QUE TEM UM ELENCO FRACO TRANCA TODOS OS TREINOS E DEIXA OS REPÓRTERES JUNTO AOS ENORMES MOSQUITOS DE V.GRANDE POR MUITO TEMPO E QUANDO DEIXAM ENTRAR NÃO TEM NADA PRA MOSTRAR, E O QUE ADIANTA… NO DIA SEGUINTE A NOTICIA DE MAIS UMA DERROTA OU ALGUM EMPATE SUADO… TEMOS QUE DEIXAR O TORCEDOR A PAR DO QUE SE PASSA NO TIME, HOJE A DUVIDA É SE ENTRA M.CIRINO OU SE ENTRA FERNANDINHO OU SE ENTRA SHEIK ISSO É MOTIVO PRA FECHAR TREINO????? ISSO COM CERTEZA NÃO É COISA DO TREINADOR QUE ESTA MAIS PREOCUPADO EM TREINAR ISSO E COISA DESSA FRACA DIRETORIA DE FUTEBOL DO FLAMENGO CAPITANEADA PELO B.DE MELO QUE CONVENHAMOS FRACO TODA VISA… QUE SAUDADES DO NOSSO MARCIO BRAGA… PENA QUE O TEMPO PASSA…E OUTRO IGUAL AQUELE SR. NUNCA MAIS!!!!
Como os amigos sabem ,moro no interior de São Paulo e pegando o gancho dos amigos Cazé e do Octavio, SEMPRE tenho aqui mostrado minha preocupação com a potencialização da marca Corinthians e nosso empobrecimento no cenário nacional. O pessoal daqui já ensaiou a tomada do nosso posto de maior e mais apaixonada torcida, isso é muito grave já que a 10 anos atrás isso era impensável, inimaginável. Não vou ser leviano e atirar pedras apenas nessa gestão e no presidente Eduardo Bandeira de Mello, seria injusto mas nosso futebol precisa definitivamente ser prioridade , inclusive do departamento de marketing, muito fraco por sinal.Precisamos focar o marketing na paixão da torcida e ai não cabe por exemplo, as bizarrices como os públicos mistos de Brasilia, estão jogando fora nosso maior patrimonia e nossa FORÇA. Vamos acordar, enquanto é tempo.ALOOOOOOO
Concordo com Kleber Leite, é só verem a exposição da mídia pelos clubes paulistas, e o mais ovacionado pela imprensa de São Paulo, é o do Itaquerão(construído com o dinheiro do povo brasileiro) e ajudado pelo molusco “LULA”, prá falar de Flamengo, a imprensa paulista pensa duas vezes, e quando é prá expor o corinthians, enrolam e enrolam, cada matéria que dá nojo, enchem o papo prá falar deles, e porque isso não acontece com o Flamengo, é simples deduzir, não temos mais o ÍDOLO(lembram quando tinhamos ZICO, BEBETO, ROMÁRIO, ADRIANO, PET….NÃO PRECISAMOS REFORÇAR MAIS NADA, com este time sem expressão, cada vez mais, a imprensa paulista vai ignorar os cariocas, eles tem raiva, RAIVA, raiva, de falar dos clubes cariocas, eles se acham os maiorais, é só acompanhar a BAND, ESPN, CULTURA, REDE TV, etc.