Na realidade, são duas leituras. A primeira, de forma objetiva, o ranking das marcas dos clubes mais importantes do Brasil.
Agora, peço a paciência e o sentimento de justiça por parte de todos vocês para o seguinte comentário: O meu querido amigo, verdadeiro irmão de vida, Michel Assef, certo dia, em uma reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo, afirmou que um clube deveria ser o local para fazer amigos e, infelizmente, no Flamengo, acontecia o contrário. E, pior. Os inimigos assim se tornavam, sem sequer conhecer você. Para tal, bastava que algum cargo você ocupasse…
Na hora, confesso, achei meio forte, meio exagerado. Hoje, me rendo e infelizmente, concluo que o meu amigo via, lá atrás, o que somente agora consigo enxergar.
Quem acompanha este blog sabe o quanto admiro, valorizo e reconheço, talento e boas intenções nas pessoas que hoje compõem a diretoria do Flamengo. Todos, “inclusive, todos!!!” Até mesmo, aqueles que não me conhecem e, por mim têm antipatia gratuita. Aliás, a antipatia é por mim e por todos aqueles que um dia tiveram a honra e o privilégio de ocupar um cargo de comando no clube.
A sensação que tenho, é a de que estas pessoas, na sua maioria jovens, acreditam que o Flamengo foi fundado no exato momento em que a chapa azul – com o nosso apoio – foi consagrada nas urnas e, que o fato desta marca ser a mais valiosa do continente sul-americano, e uma das maiores do mundo, num percurso superior a 120 anos, foi obra do Divino Espírito Santo.
Cada dirigente, uns mais e outros menos, contribuiu para a construção deste gigante.
A FAF, do Marcio, do Walter Clark, do João Araújo, do João sem braço, do Magaldi, do Carlinhos Niemeyer, e de tantos outros queridos amigos e companheiros, conseguiu a proeza de unir paixão e modernidade. E, não bastasse criatividade e talento, a sorte ainda junto, pois receberam, como se uma prova de revezamento fosse, um bastão em que nele estava contido a mais extraordinária geração do nosso futebol.
Hélio Mauricio, Ivan Drumond, Radamés Lattari, Eduardo Mota, Ivan Coelho e outros mais, entregaram um bastão e, dentro dele estavam, Zico, Cantareli, Leandro, Junior, Adílio, Andrade, e cia…
Lá atrás, num jogo de basquete, um presidente do Flamengo, Gilberto Cardoso, foi fuzilado pela emoção. Perdeu a vida, mas criou, através da sua enorme paixão, uma legião de apaixonados rubro-negros que, o reverenciaram e o reverenciam, como verdadeiro ídolo.
Até mesmo Edmundo Santos Silva, a quem critico pelo fato de ter tido à época os recursos (ISL) que nenhum presidente tivera e, tivesse jogado no lixo, além do comportamento inexplicável no assunto Consórcio Plaza, também, inegavelmente, contribuiu para o tamanho deste gigante vermelho e preto. Que preço tem aquele momento mágico do Gol de Pet, ao apagar das luzes, ganhando o título em cima do Vasco? Como ignorar o comandante daquela campanha, que também conquistou outros títulos importantes?
Há uma máxima, meio que colocação perfeita e contundente que define a nossa paixão. ISTO É FLAMENGO!!!
E, no fundo é a assinatura perfeita para: o gol de Valido no primeiro tri; o gol de Zico, de falta, contra o Cobreloa, na conquista da Libertadores; o gol de Nunes no primeiro campeonato brasileiro; o gol de Nunes no mundial contra o Liverpool; o gol de Pet, de falta, contra o Vasco; o gol de Paulo César Caju, em cima de Andrada, na conquista de um campeonato tão sonhado; o desfile na chegada de Romário, o maior do mundo, arrancado do Barcelona para o Mengão…
Enfim, isto é Flamengo!!!
Ontem, hoje, amanhã e, SEMPRE!!!
O Flamengo é o somatório de amor, paixão e entrega, ao longo de mais de 120 anos.
O tamanho do Flamengo é o reflexo do tamanho deste amor de tanta gente, ao longo de tanto tempo.
Será tão difícil entender isso?
Kleber, com certeza esse valor da marca Flamengo, vem de varias epocas e conquistas, mas que a partir da eleição do Bandeira, que ela deu uma guinada isso foi. Por exemplo, hoje não ouvimos falar em atraso de salário. Antes, o Flamengo era campeão, mas devia salario aos jogadores.
Kleber,
Lindo texto, digno de um grande rubro negro!!!
Infelizmente não tenho base, conhecimento e vivência interna de clube para poder avaliá-lo, gostaria muito, mas não tenho conhecimento de causa…
Agora, pelo que acompanho, principalmente e quase que exclusivamente através da imprensa, dá para se entender o quanto possa haver de atritos, desconfianças e até inimizades nessa grande comunidade que é o Flamengo, onde muito dinheiro está em jogo e com isso, muito ego aflorado, muitos interesses, repito “muitos interesses” em jogo, enfim mesmo de fora é compreensível esses sentimentos que você diz existir, principalmente nos mais mais jovens, com menos experiência de vida…
Kleber, como seria bom que esse seu texto se aplicasse a todos que tem ou tiveram poder no nosso Flamengo, que bom seria e por conta disso, quanto maior seria o nosso já imenso MENGÃO !!!
SRN
Kleber, não creio que que a matéria esteja se referindo a históriam títulos e pessoas importantes que passaram pelo Flamengo. Acredito que o BDO esteja analisando o valor da marca que inclui jogadores, patrímônio CT, ativos, estádio (pra quem tem) e outros indicativos. A BDO é uma empresa de auditoria e consultória. Esta mesma pesquisa foi feita a alguns anos atrás e o Flamengo estava atrás de outros clubes nesta questão de valor da marca. Se o Flamengo tivesse um estádio, esse valor iria lá pra cima. Bem é assim que eu entendo vendo o tipo de empresa que fez este levantamento.
Concordo com o texto em partes. Da mesma forma que o gol do Pet engrandece o clube, como vamos mensurar o que desvaloriza a marca? O quanto a marca desvalorizou após 5 anos consecutivos lutando pra não cair pra 2ª divisão? Meses de 90 dias alardeados diariamente na imprensa por anos? Ter a fama de clube mais desorganizado do Brasil? Não ter estádio, não ter CT, não ter estrutura? O Quanto desvalorizou um jogador de seleção brasileira dizer “eles fingem que pagam e eu finjo que jogo” ?
Concordo que todos contribuíram, mas teve muito dirigente que desvalorizou. E nisso incluo também a Chapa Azul.
Como assim Daniel? Não basta o pagamento das dívidas que giravam em torno dos 750 Mill em 2013? O pagamento do consórcio Plaza e do Ronaldinho e vc me vem com essa história que a chapa azul tb ajudou a descalorizar?, menos colega! Devemos bater palmas para o que essa gestão vêm fazendo. Da orgulho você olhar para um vice presidente como o Pracownik(me perdoem se errei o nome) e vêr profissionais gabaritados cuidando do clube.
Desvalorizar*
Silas, amigo, Não disse que a gestão azul desvalorizou a marca Flamengo. Eu disse que algumas atitudes deles sim, desvalorizaram. Claro que o Saldo deles é positivo, mas episódios como o Placar do estádio dando bronca em quem não é ST, o caso André Santos, demissão de Jayme de Almeida e o famigerado “Framengo” denigrem sim a imagem de um clube. O que deve-se verificar é o saldo, se uma gestão fez mais coisas boas do que ruins. A gestão azul tem saldo altamente positivo, apesar das mancadas. A gestão Edmundo Santos Silva tem um saldo altamente negativo, apesar de 5 títulos em 3 anos.
A marca flamengo já nasceu grande..como o explicar o fenômeno de um clube ter a maior torcida do rio e posteriormente a maior do Brasil..sem grandes títulos no início?? Sem o poderio de santos.. até mesmo de um Botafogo na época do Garrincha e ser tão grande?? Como explicar o fato de um clube que somente em 1980 conseguiu um brasileiro e somente 20 anos da sua criação conseguir disputar uma taça libertadores e ter a maior torcida do Brasil?? Como explicar que um clube que chegou ao seu ápice futebolístico e depois mesmo sendo o mais popular clube do país ficar 17 anos sem conquistar um brasileiro e ver sua apaixonada torcida aumentar?? Com times catastróficos..com uma situação financeira pra lá de complicada..pra não dizer falido..e ainda assim..ter patrocinadores e ter torcedores tão apaixonados..presentes e crescendo cada vez mais? Presidente. Me lembro bem dos seus mandatos de 95 quando o sr. pegou um time patético..que foi muito mal em 94..fez inúmeras contratações dando qualidade a um elenco fraquíssimo..trazendo o melhor do mundo.. até o último mandato em 98. Deixando legados e lições..e erros..pq não.? Os títulos que vieram em 99/00/01 foram reflexos dos seus dois mandatos..mas a questão não foi essa..e sim o crescimento..da torcida rubro negra. O motivo do flamengo ser tão grande.. é o tamanho e a paixão de sua torcida. Essa é o motivo do tamanho da popularidade dessa marca. E por isso tão cobiçada.. a turma do Bandeira tem ajudado muito a aumentar essa marca..pq souberam administrar uma valiosa marca. A marca Flamengo não se discute..não tem porque..sobrevive por si mesma. Os nomes por trás.. até mesmo de Zico com todo respeito.. são insignificantes..diante do nome Flamengo. Como explicar um clube ter nada menos que 45 milhões de apaixonados?? Então presidente .. o sr. Sempre fará parte dessa historia..sempre..assim como eu e todos os demais rubro negros. Belíssima matéria.
A força da mídia carioca ajudou bastante. Em muitos locais sem futebol forte, a mídia carioca era a mais ouvida/lida/vista. Não é a toa que o Flamengo tem a maior torcida em 95% dos estados do país.
Kleber queridão, vou corrigir uma omissão sua: “O gol do Rondinelli de cabeça na final do Carioção contra o Vasco em 1979”, juntos com os que vc citou, gols históricos.
Não se incomode tanto com os assuntos inter-pessoais da nossa vivência no Flamengo. Lá fiz grandes amigos, mas tbm pessoas que ignoravam a minha existência. Isso nunca me importou, por tinha amigos queridos lá. E olha que o tennis é o esporte com maior índice de babacas por metro quadrado, que a formação de relacionamentos se dá por “castas” (Se vc é jogador avançado, mediano ou iniciante, o ruim mesmo).
Bom, vida que segue, a vida é assim.
Paulo Edson, amigo,
No que me diz respeito – pergunte a qualquer funcionário ou atleta do Flamengo – de 1995 a 1998, todos tiveram seus direitos respeitado e, o pagamento jamais ultrapassou o quinto dia do mês subsequente.
Cumprimos as nossas obrigações básicas. Não foi nenhum favor. Neste período, o Flamengo manteve a dignidade.
Só para registrar.
Forte abraço.
Kleber,
Não fiz nenhum comentário a respeito de atrasos de salários em sua gestão ou qualquer outra…
Ressalto que inclusive elogiei a dignidade do seu texto e não me senti em condições de melhor avaliá-lo por não ter o devido conhecimento de causa para tal.
Só para registrar e solicitar que retifique a quem quis se dirigir.
SRN
Kleber, não creio que o valor da marca Flamengo esteja se referindo a história do clube, títulos ou pessoas importantes que passaram pelo Flamengo. A BDO é uma empresa de auditoria e consultoria e seu levantamento, creio eu, é financeiro e econômico. Patrimônio, ativos, valor de mercado dos jogadores, Centro de treinamento, estádio (pra quem tem), receitas, etc, tudo isoo agrega valor a marca Flamengo. Alguns anos atrás, o valor da marca Flamengo estava bem atrás de outros clubes brasileiros. Quando o CT estiver pronto esse valor sobe. Quando tivermos um estádio ele vai pras alturas. E assim por diante.
Amigo Eliel,
Com todo respeito, se fosse como você coloca, o
Atlético Paranaense seria o primeiro do ranking.
Forte abraço.
Caro Kleber, desculpe-me por discordar. A Gavea tem o metro quadrado mais caro do pais, valor de mercado de um Diego, Guerreiro e do nosso elenco como um todo e muito maior do que o do Atletico Paranaense. As nossas receitas nem tem como comparar. Com a diminuicao da divida e aumento das receitas conforme o planejamento que o Flamengo fez em conjunto com a Ernest Young, o valor da marca so tende a crescer e logo se tornara a marca mais valiosa da America Latina.
Para nos torcedores rubro-negros a marca do Flamengo e a mais valiosa do mundo e ninguem disputa isso. Nossos titulos, jogadores, passado, glorias, historia, pessoas importantes neste mais de 100 anos do clube sao fatores de suma importancia.
Para a BDO Sports Management, empresa de auditoria e consultoria na area financeira, esses fatores nao contam.
Obrigado pela resposta e por abrir o debate. Desculpe que a minha primeira mensagem acabou sendo postada duas vezes.
SRNs!
Kleber sou leitor assíduo do seu blog; mas sobre esse assunto discordo um pouco de voce. Essa gestao atual esta trazendo acima de tudo equilibrio nas finanças e com certeza foi isso que foi avaliado. Gol de Pet e outros mais, foram otimos e essenciais para nossa historia, mas infelizmente nao significou dignidade financeira ao clube. Pelo menos é o que sempre ouvi e li.
Kleber, a pesquisa mostra que de 2012 a 2016, a marca do Flamengo praticamente dobrou. O mérito disso pode ser dividido entre todas as pessoas que citaste, mas o Eduardo Bandeira e sua equipe têm parcela gigante nesse crescimento.
O Flamengo em 2013 tinha a maior dívida do futebol brasileiro, ninguém o levava a sério (vide Vampeta no famoso “finjo que jogo e eles fingem que me pagam), os salários atrasavam, os jogadores eram problemáticos ou “refugos” e assim o clube ia. Vivia das glórias do passado.
Em 2014, participei com alguns amigos da chamada “Transparência Alvinegra”, uma chapa para concorrer às eleições do Figueirense. Como exemplo que gostaríamos de implantar, sugeri o Flamengo. Fomos amplamente ridicularizados porque o Flamengo era uma vergonha, não pagava ninguém, não poderia ser exemplo de nada de bom, etc. Naquela época, o Bandeira já pregava seu estilo e hoje posso bater no peito que minha ideia de me espelhar no Flamengo estava certa.
Tenho 29 anos e moro em Florianópolis. Nesse meu curto período de vida, nunca vi o Flamengo tão forte dentro e principalmente fora de campo.
Caro Kleber , todos nós flamenguistas temos orgulho e gratidão a todos da chapa azul , verde e chapa azul original .Esse pessoal , personificado no presidente Eduardo Bandeira de Mello revolucionou nosso clube e levantou um gigante adormecido , acredito que não exista ninguém em sã consciência que não reconheça os méritos , a honestidade e sobretudo a capacidade administrativa de todos eles !!!! No entanto , eu como torcedor fanático e ST te confesso que já foi mais gostoso torcer pro Flamengo . Hoje se criou um padrão , um mantra ,torcer para nosso clube é exercer isolaria ao presidente Bandeira abominando o passado do clube , é pensar 2 vezes antes de cornetar algo , do jogo mesmo , porque senão algum torcedor te enfiará o dedo na cara falando que você não é rubro negro de verdade .Enfim se criou um exército alienado , em que todos têm que ser ST e estar a todo instante exaltando os méritos e relevando os erros !!!! Te confesso que cansei, até pra postar sugestões , fazer críticas construtivas ou pra simplesmente exercer meu direito de cornetar penso 2 vezes , ainda mais aqui que é público, o exército virtual e essa ditadura , inclusive do ST , que eu acho que não tem nada a ver com o espírito espontâneo da nossa torcida cansa . Grande abraço Kleber ,pode ter certeza que no fundo a maioria sabe que a história de vida do Flamengo é centenária e que este último capítulo , lindo tambem, só está sendo escrito por ser consequencia dessa mágica e louca jornada do maior clube do Brasil. Grande abraço!!!
Ele simplesmente, junto com seu grupo de empresários, tirou o flamengo de um patamar em que não deveria estar para traze-lo ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Você criticar algo dessa gestão é como criticar um ídolo que faz mt pelo clube, sempre vai ter criticas a sua crítica.
Kleber meu caro, texto inapropriado, este.
Permita-me usar uma analogia até certo ponto pobre, mas que diz e reflete bem o que quero me fazer entender.
Outrora, cocaína era vendida em farmácias espelhadas por todo mundo. Hoje, Quem usa, fabrica ou comercializa é literalmente banido da sociedade mundial, insertado em prisões de segurança máxima.
Onde eu quero chegar? OS TEMPOS MUDARAM.
TALVEZ, claro Kleber, tenhamos assistido uma mudança de comportamento tão único e especial no Flamengo, que possa ter passado sem ter tido a devida importância.
O fato a que me refiro é a postura da torcida Rubro Negra ter esperado exatos 40 meses para ver um time competitivo. Me refiro a torcida, e não aos baderneiros de torcida organizada. Isso a mim não conta. Não me representa.
Essa mesma torcida, “se comportou” de forma épica, eu diria, dando confiança e credibilidade a atual diretoria do Flamengo.
A pergunta TALVEZ seja a seguinte:
Porque o Senhor e tantos outros ex presidentes, não tiveram a força moral, administrativa e até certo ponto governamental para implantar essas nova filosofia décadas atras???
Será que se ao invés de ter contratado o melhor ataque do mundo, tivesse o senhor tentado minimizar a dívida que já permeava nossos cofres, hoje o senhor, não teria sua imagem melhor “postada” entre todos os Rubros Negros? TALVEZ. Melhor reconhecida? Certamente.
O senhor optou por uma via. Essa diretoria por outra.
E porque cargas d’água outrora ainda com o melhor ataque do mundo o Flamengo não era visto com referencia financeira por todos os vieses de quem entende do assunto?
TALVEZ o único ponto que concordamos eu e o senhor seja que a atual diretoria, é imbatível no quesito financeiro. E é exatamente nisso que faz toda a diferença.
Ainda que essa diretoria faça algumas M#$%¨¨ em suas contratações, o impacto negativo nos cofres do Flamengo é absorvido sem maiores problemas.
Vou dar ao senhor e aos demais membros do blog,um único exemplo mais que com absoluta certeza pode ser aplicado a vários jogadores do atual elenco ou que já foram dispensado.
Ederson por exemplo: Estando ou não jogando. Em tratamento ou a disposição, esse foi um jogador que agregou muito pouco ao Flamengo. Ainda assim, o prejuízo comercial do Flamengo é muito pouco. Ou, se não for pouco é inteiramente absorvido sem maiores problemas. TALVEZ hoje, nossos cofres sangrem menos.
TALVEZ, parte da torcida já começa a ver que não adianta ter um título por ano, onde a conta a ser paga é cara demais. Vide o Bi-Campeão Cruzeiro.
TALVEZ a torcida hoje queira mais do que outrora, um Clube inteiramente estruturado. E quando esse clube se encontra inteiramente estruturado, pode ter como bancada administrativa profissionais da área financeira que de fato pouco entendem de futebol, mas que até por essa singularidade, conseguem enxergar e minimizar seus erros se pontuando pelo financeiro.
OS TEMPOS MUDARAM, e infeliz é aquele que ainda não percebe isso.
Presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, deu entrevista dizendo entre outras coisas, que a partir de agora vai imitar o que foi feito no Flamengo, nos próximos dois anos de seu mandato.
Não estamos falando do Cascadura Futebol Clube. Estamos falando do Corinthians, clube que é tão grande quanto o Flamengo. E quando um presidente de um clube gigante vem a público e diz que a política adotada pelo Flamengo fará parte de sua realidade, TALVEZ seja esse o ponto onde crescemos mais nos últimos 40 meses. MUDANÇA DE CONCEITOS.
O conceito hoje é : Ser competitivo, mas antes, estar sempre saneado.
Tudo isso para lhe dizer que não creio que uma empresa de auditoria leve em conta o MARAVILHOSO gol do PET, quando o assunto é LUCROS E DIVIDENDOS.
Na minha opinião faltou muito pouco para que Roberto de Andrade virasse gênio. Diria que faltaram exatos 9 meses.
Se a 9 meses atras, portanto, algo perto dos meses de outubro e novembro de 2015,onde o Corinthians foi inteiramente arrasado por conta dos Chineses, Roberto tivesse vislumbrado a saída que pretende seguir hoje, seria um gênio.
Ainda que seja visível que o presidente do Corinthians esteja tomando essa decisão inteiramente por falta de opções, ele hoje já tem o balizamento de que no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, teve um homem que fincou uma “bandeira” da austeridade e da transparência, e que ainda assim trás enorme lucro ao clube.
ABÇ#SRN
Realmente a história do Flamengo é grande todos os presidentes e diretores q trabalharam para o clube tem seus erros e seus acertos, mas temos que referenciar a administração do Bandeira e sua diretoria, pois todo rubro-negro com certeza ficava aborrecido com os comentários dos outros clubes debochando sobre nossas dívidas e atrasos com os pagamentos seja com jogadores, impostos, fornecedores etc. Hoje nos orgulhamos q além de ter formado um ótimo time, estamos orgulhosos pela administração correta, de pessoas corretas q estão conseguindo fazer o clube que todos nós sonhávamos um dia!
Parabéns, Kleber Leite, pela colocação em mostrar que a história é construída por todos! Cada um contribui com o que pode, e até aqueles que contribuem de forma “negativa” são importantes, porque nos erros se aprende para acertar e chegarmos até esse bom momento e de futuro promissor! Não devemos nos empolgar antes do tempo, calma e união de todos!
Caros,
A atual administração do Botafogo faz um trabalho sério tentando recuperar o clube, mas para eles é muito mais difícil pois eles não têm a força do Flamengo
Precisamos parar de comparar períodos e épocas, devemos é elogiar a atual gestão e agradecer a todos que fizeram parte desta bela história do Flamengo que com seus erros e acertos construíram este gigante , o que permite a atual gestão de fazer um belo trabalho.
Amigos em 1972 para comprar o Paulo Cézar Caju, meu pai que era dentista, Dr Hélio Mauricio que era médico assinaram aval bancário, mesmo contrariando suas esposas, posso citar outros que fizeram o mesmo em períodos diferentes como Ivan Drumond, Veiga Brito , Richer, Michel Assef, Plinio Serpa Pinto, Kleber Leite, Hélio Ferraz e tantos outros.
Hj a garantia são os contratos de TV e patrocinadores, naquela época era a paixão destes rubronegros , que acredito eu acertaram bem mais do que erraram, basta ver as conquistas e o tamanho da nossa torcida.
Vamos acabar com cores diferentes, somos todos vermelho e preto no dia seguinte de qualquer eleição
SRN
Perfeito Radames!!!
Anderson Santos, amigo,
O “ataque dos sonhos”, como você denomina, não custou ao Flamengo um único centavo, com excessão de Sávio que estava vendido e foi recomprado. Romário foi contratado ao Barcelona com recursos que vieram de um Pool de empresas. Edmundo, foi contratado com recursos provenientes do Consórcio Plaza.
Em síntese, que fique claro que jamais gastamos além do que poderia ser gasto.
Convido você para uma rápida reflexão. Em 95, quando assumimos o Flamengo, a dívida era enorme e, os salários de funcionários e profissionais atrasados em 4 meses. O único ativo, Sávio, teve que ser recomprado, pois vendido estava a uma empresa, que havia adiantado um dinheiro e, a garantia era o passe de Sávio. Você já imaginou o que é assumir o clube nestas condiçôes? E, bom lembrar que, à partir daí, começou a grande arrancada para um faturamento compatível com o retorno que o Flamengo proporcionava à televisão e aos patrocinadores. À partir daí, as relações começaram a ser mais justas.Não se esqueça, por favor que, um dia isto teve início. Apure quem começou. Você vai encontrar algo histórico: em 96, numa economia de terceiro mundo, o Flamengo fez parte do TOP 10, entre os clubes com maior faturamento do planeta.
Tudo isto evoluiu. Claro que o clube é tratado com seriedade e competência pela pessoas que lá estão. Só que, os problemas de hoje são muito mais facilmente sanáveis do que os de algum tempo atrás.
E, em tempo: o volume que o Flamengo representa como valor, é fruto sim, das suas glórias e conquistas. A maior torcida do Brasil foi conquistada com a espada da vitória. Sem as glórias e conquistas do passado o Flamengo não seria o Flamengo pelo qual você se apaixonou.
Não renegue o passado. Não é justo e longe está de ser coerente. Por favor, reflita…
Kleber, amigo.
Do jeito a que se refere, parece até que, o custo operacional de um jogador profissional é tão somente a compra dos direitos federativos. Não o é. Há salários e encargos e mais um monte de etceteras.
Fosse o senhor o norte dessa nossas discussão deste post, o São Paulo seria então, o detentor da maior marca entre os clubes brasileiros.
Segundo o Itaú/BBA o que conta realmente para essa análise é a relação balanço x torcida.
Ok caro amigo, questão de filosofias, e temos divergências quanto a isso.
Isso nada tem a ver com desprezar as conquistas do passado. Flamengo também o é a soma de suas conquistas.
Não adianta a turma do Botafogo fazer um esforço hercúleo para tirar o clube do buraco, se não tem a força que a torcida do Flamengo propicia, e essa força não surgiu nos últimos cinco ou seis anos, é uma construção que vem de muito longe. É um potencial de mobilização social e financeira gigantesco, criado ao longo de décadas.
Quantos torcedores a vinda do Romário não gerou para o Flamengo? Isso tem preço?
A torcida rubro-negra não surgiu em função da austeridade financeira dos azuis, e sim dos títulos conquistados nos campos, por presidentes que antecederam essa chapa. Daí toda sua força.
Sr kleber, isso e flamengo, um sentimento dificil de explicar, sentir raiva das pessoas sem saber porque, isso e flamengo, que faz a z.norte ,z.sul,z.oeste e leste o mesmo sentimento.
Sempre tive a curiosidade de saber com se mede o valor de um clube.
Obviamente, não pode ser só pelo patrimônio, pois como se mede o valor de uma torcida de 40 milhões de apaixonados? Quanto isso representa em receitas diretas e indiretas? Achei até que o valor do Flamengo em relação ao Corinthians, que hoje tem estádio e se situa no estado mais rico da federação, seria favorável a eles, mas para minha surpresa estamos na frente.
De qualquer forma, estamos a anos luz dos clubes europeus mais ricos como Alemanha, Espanha, França e a Inglaterra. Chega a ser estarrecedor a diferença que nos separa desses mercados.
Eu apreciaria ver alguém destrinchar como se chegaram a esses valores apontados no gráfico acima,
Caro Presidente, tornei-me sócio do Flamengo em 1977 no surgimento da Faf com Marcio Braga presidente e foi um periodo revolucionario. Naquele mo0mento algo que não viamos nos outros clubes, embora no Fluminense tivessemos um Francisco Horta revolucionando. Cada periodo fala por si e todos tem sua importancia. Só não vi merito algum no Edmundo que trouxe problemas em demasia para o clube, mas aqueles que lutaram para elevar o nome do Flamengo e que por qualquer razão teve infelicidade administrativa, são merecedores do respeito e consideração. Não aceito dirigente ladrão. Quando o senhor chegou a presidencia tivemos a alegria de vermos no mesmo time o maior jogador do mundo, Romario, o melhor jogador surgido naquela epoca Edmundo e a maior revelação do Famengo nos ultimos anos Savio. Não deu certo, fazer o que? Temos que ter o dissernimento de não misturar as coisas. Já o Edmundo alem do caso Plaza, da Isl, ainda demitiu o maior idolo pos Zico, Romario. Não tenho como0 engolir o Edmundo, mas muito me honrou ter como dirigente alguns que a atualidade não diz, como Radames Latari(torcia para que fosse presidente), Helal, Ivan Coelho, r e outros. Acho a diretoria atual competente, mas ao mesmo tempoi vejo neles uma arrogancia temeraria.
Acho que é preciso mostrar fatos que mostrem essa arrogância citada… Eu nunca vi, em uma só entrevista, o Eduardo Bandeira desmerecer alguém. As vezes que vi ele se exaltar em entrevista estava completamente certo no meu ponto de vista e em nada teve a ver com arrogância. Fatos, seria interessante fatos para avaliarmos se realmente existiu em alguma citação ou ação arrogância da parte deles. Se for o fato de que a marca do Flamengo está mais forte agora, desculpe, isto é realidade (sem desmerecer o passado).
Lembrando que dizer que está mais forte não significa dizer que foi o responsável por toda a força da marca! Com certeza, quando KL trouxe o maior do mundo na época (Romário) e o maior do Brasil na época (Edmundo), a marca Flamengo se tornou mais forte também!!
Acontece que sempre sofremos com os problemas financeiros: quando falávamos para algum amigo, por exemplo: O Flamengo vai trazer o Diego! A Resposta sempre era: Qual que dinheiro?? O Flamengo deve todo mundo!! Sempre foi dolorido ouvir isso e graças a esta diretoria a coisa está mudando…
Kleber,já q vc tocou no assunto da aquisição do Romario por um pool de empresas sem o Flamengo ter gasto um centavo na transação, eu pergunto qual foi o benefício destas empresas no negócio? somente exploração da imagem do jogador? E aproveitando a oportunidade, a contratação do Edmundo foi realmente boa financeira para o clube? Abraços!
Seria um absurdo total e absoluto se afirmar que o Flamengo nasceu depois da eleição do Bandeira, mas depois de décadas de atrasos e decadências, não é nenhum exagero se afirmar que renasceu…
Olá, Kleber, olá amigos do blog. Li ontem a postagem e na mesma hora fiz questão de ler todos os comentários. Se não é o post mais polêmico do blog, certamente é um dos mais desde que Kleber tomou esta iniciativa fantástica, se expondo humildemente e se abrindo justamente para a maior torcida esportiva do Planeta.
Antes de mais nada, um parênteses: sou colorado. Mas não reconhecer a grandeza do Flamengo é simplesmente burrice. E aos que dizem que times como o Barcelona tem mais mais torcedores, por favor! Um moleque brasileiro que assiste Champions pela TV e nunca vai passar perto do Messi ou mesmo do Neymar, não tem um milésimo da ligação afetiva que qualquer molequinho carioca tem com o Flamengo. Isso não é torcida. É admiração. O quê é algo bem diferente. Fecha parênteses.
Por quê demorei tanto pra comentar? Porque concluí que exporia melhor tudo que penso a respeito do assunto sendo chato e mandando um textão. Quis avaliar calmamente, antes de dar palpites em uma discussão tão polêmica. Pra começar, quero dizer que concordo integralmente com a postura exteriorizada por Kleber.
Dos anos 2000 para cá, o debate público no Brasil vem degringolando. Tudo começou com um rapaz que trombeteou por longos oito anos que “nunca antes na história do Brasil, isto”, “nunca antes na história do Brasil, aquilo”. Isso reflete um aspecto absolutamente negativo da nossa história como povo: somos absurdamente imediatistas, esquecemos hoje o quê defendíamos e fazíamos ontem e amanhã já temos uma nova ideia, completamente diferente da de hoje.
Temos uma dificuldade imensa de reconhecer o que nossos pais fizeram por nós. E isso, lamentavelmente, acaba transbordando para a esfera pública. Não admitimos que um adversário político tenha feito algo de bom antes que nosso grupo tenha tomado o poder. Não admitimos que alguém de quem discordamos possa ter feito algo de bom e plantado as sementes para que nós mesmos possamos colher. Estamos sempre com novas estreias, novas inaugurações, novos começos.
Basta constatar isso para entendermos nossa tara por trocar de técnicos a cada três rodadas ingratas. Não cremos no trabalho a longo prazo. Desaprendemos a sabedoria do Brasil rural: para colher, é preciso preparar o terreno, adubar, plantar, irrigar com cuidado, para só então chegarmos aos frutos.
Li comovido entre os comentários o depoimento do genial Radamés Lattari, patrimônio não só do Flamengo, mas de todo o esporte brasileiro. Radamés lembrou de seu pai e de outros flamenguistas ilustres botando dinheiro do bolso para fazer esta instituição ir à frente. Kleber, no próprio post, foi tão generoso quanto o próprio Radamés: destacou seu desafeto, Edmundo Santos Silva, pelo título com o gol do Pet.
Isso é postura de gente grande, com visão, com maturidade. Postura de Homens, assim mesmo, com H maiúsculo. Uma postura que lamentavelmente beira o impossível encontrar nas redes sociais, nas áreas de comentários e nos blogs Brasil afora.
Abro um parênteses novamente: alguém aqui já parou pra pensar no que significa o simples fato de Kleber Leite topar manter um blog? Estamos falando do Presidente do Flamengo que repatriou Romário direto do Barcelona. E não era um jogador em fim de carreira: era simplesmente o recém eleito melhor do mundo. Estamos falando do empresário de marketing esportivo mais bem sucedido do país. Somente um gigante, com segurança, maturidade e humildade suficientes toparia se expor desta maneira. Fecho mais este parênteses e caminho para concluir.
Quando a Chapa Azul se apresentou para o pleito, o Flamengo vivia de fato uma crise grave. Crise que, talvez, fosse mais de confiança do mercado do que propriamente financeira. Quem é do ramo sabe a diferença. Às vezes uma determinada empresa tem liquidez, tem perspectiva de honrar todas as suas contas, mas os seus dirigentes e o modo como a conduzem não inspiram no mercado a confiança necessária. Por isso, seus ativos se desvalorizam.
Quando ascendeu ao poder, com o apoio do grupo político do Kleber (algo que descobri lendo este blog), esta gestão aproveitou esta crise de confiança para vender uma ideia de Marco-Zero, de recomeço, basicamente de “nunca antes na história deste Flamengo”. Se entendi, é justamente este discurso que incomoda Kleber. E com absoluta razão.
A análise da BDO é estritamente financeira e matemática. Mas Kleber está corretíssimo ao dizer que o gol de Pet, a contratação de Romário, a geração de ouro de Zico e companhia e tudo que veio até mesmo antes disso, foram fundamentais na construção desta marca.
“Ah!, mas antes dos Azuis a marca não tinha este valor”, haverá de bradar o jovem que aprendeu a analisar construção de marcas com os estudos hiper-recentes publicados em blogs sobre o assunto. Querido: não haveria marca para os Azuis gerirem sem Kleber Leite, sem Márcio Braga, sem Michel Assef, sem Radamés Lattari e tantos outros monstros sagrados que dedicaram tempo, dinheiro, paciência e até a própria saúde para construir o Flamengo.
Por fim, qualquer um que entenda de gestão financeira sabe que o comentário de Radamés no post é absolutamente preciso: a gestão do Botafogo, do ponto de vista técnico, é tão boa quanto a do Flamengo. Só há uma “pequena” diferença: o Flamengo gera INFINITAMENTE mais receita do que o Botafogo, pela sua história gloriosa e pelos tantos abnegados que se entregaram a esta paixão.
Encerro me desculpando pelo excesso de tamanho do texto e pela prolixidade, mas achei necessário dado o contexto.
Forte abraço a todos, especialmente ao Kleber por nos propiciar este espaço! É sempre um prazer participar do debate por aqui.
Fantásticas suas palavras, Bisotto, impossível não admirar a clareza de suas colocações e não concordar com argumentos tão bem articulados. Parabéns (de novo)!
Não me canso de repetir, para nós rubro negros esse blog se tornou essencial à nossa paixão. Obrigado Kleber e Robert, por isso!
Amigos, criado no interior de Minas, comecei a acompanhar o Flamengo na década de 60, início de 70. Tínhamos eventualmente bons times, nunca do padrão do Santos, Botafogo ou até mesmo do Cruzeiro e Inter. Mas todos conhecíamos de cor os feitos de Gilberto Cardoso, Fadel Fadel, do treinador paraguaio Fleitas Solich.
Como explicar a gigantesca paixão que se espalhava pelo Brasil, de norte a sul, e fez com que nos tornássemos a maior torcida do mundo?
Essa mística não tem explicação, mas meus créditos vão para os dirigentes e principalmente aos narradores, repórteres e cronistas que disseminaram, principalmente pelo rádio, mas tbém um pouco pela televisão e cinema (Carlinhos Niemmeyer) sua paixão pelo clube.
Na era Zico e Márcio Braga consolidamos nossa liderança.
Tornamo-nos os maiores vencedores do campeonato brasileiro.
Paralelo ao sucesso, às cobranças de nossa imensa torcida tbém se avolumaram. Encontrar culpados pelo fato de termos nos demorado um pouco na modernização do clube (construção de estádio, CT e programa de sócio torcedor) não acredito ser uma boa medida.
O que a diretoria atual tem feito é isso. Está modernizando nosso clube. Inegavelmente nossa imagem tem melhorado e devemos dar crédito a ela.
Minha crítica ao Bandeira é que acho que poderia se tornar protagonista do futebol brasileiro caso não tivesse se rendido à CBF e à FERJ.
Agora, quanto à nossa paixão maior, quando tivermos conquistado todos os títulos que os presidentes antecessores ajudaram a conquistar, aí sim, tiraremos o chapéu para a dita Chapa Azul.
Desculpem-me pela extensão do texto, mas vai uma últimazinha: O Bisotto é rubro-negro!!!!!!!!!!!!
SRN
Só pelo fato de estarem recuperando o clube financeiramente ja é de se tirar o chapéu. Uma vez forte economicamente vai virar uma maquina de Papa-títulos. Não acho que o Bandeira tenha se rendido a Ferj foi obrigado a ceder ano passado por força de contrato da Globo, pode ver que já esse ano não tem nenhum interesse em assinar o contrato do carioca!. Em relação a CBF jà é pedir demais em relação a somente 1 presidente de um dos 20 clubes somados as federações.
Genial! Kleber Leite…a marca flamengo ultrapassa a análise fria de qq número. ..
Seu texto tb….como sempre agradável. ..fluido…minha distração na hora do almoço. ..
Agora…mais uma vez…Não use o mesmo parágrafo para falar de Zico..Zizinho…Carlinhos…etc
Para falar de pet…Romario e q tais. ..
Gd abc…