Há cinco temas que estão fervilhando na Gávea.
1 – O primeiro, o mais preocupante, pois fere de morte a nossa Bíblia, ou seja, o nosso estatuto, que define o tempo de quem assume a presidência do clube em três anos, com direito a reeleição pelo mesmo período, findo o qual, nova eleição com quem esteve no poder durante seis anos não tendo o direito de concorrer. Sábio o estatuto que, desta forma, se adequa à democracia, impedindo perpetuações no poder, “escanteando” o abandono ao processo democrático, evitando possíveis ditadores.
Nada contra o presidente Rodolfo Landim. Apenas, como quem tem compromisso até o fim da vida com a democracia, considero um absurdo a tentativa de modificação estatutária, dando mais um ano ao presidente. Até aí, dá para discutir, embora pessoalmente ache que três anos, com direito a reeleição, já esteja de bom tamanho. O problema é que querem transformar um pleito em golpe, prorrogando por mais um ano o mandato do atual presidente.
Estou inteiramente à vontade para expor o que penso, pois rechacei, quando presidente, ideia semelhante. Há várias testemunhas que estão vivas.
Com certeza, isto que está ocorrendo não é ideia do presidente Rodolfo Landim. Provavelmente, de quem queira estender benefícios e “boquinhas” por mais um ano.
A simples proposta é um profundo desrespeito ao Flamengo, à sua história, aos seus sócios e à sua torcida.
2 – Com o visível intuito de atingir o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, circula a notícia de que haverá proposta a ser encaminhada ao Conselho Deliberativo, no sentido de impedir que quem tenha cargo público seja impedido de se candidatar.
Pergunto: E quem esteja em cargo público pode ser nomeado para ocupar uma vice-presidência ou diretoria?
Afinal, o cargo público só é pernicioso ao presidente do clube?
3 – Impressionante o momento de fúria vingativa e odiosa que vive o nosso clube. Após as perseguições ao ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, a mim, ao benemérito Marco Aurélio Assef, corre a notícia de que mais dois associados estão na alça de mira da turma do ódio, por críticas variadas a atual gestão. Aqui pra nós: será que estas pessoas não têm mais o que fazer?
Ruminam e destilam ódio vinte quatro horas por dia. Até dormindo…
Pergunta final: será que não há alguém entre os que comandam o clube que consiga frear tanta barbaridade?
4 – A ideia da SAF anda rondando o Flamengo. Tomara que os conselheiros do clube não estejam à mercê da bola entrar para uma boiada passar…
Isto é um passo muito sério para não ser discutido à exaustão. E, nada tem a ver com sucesso ou insucesso do futebol.
5 – Infelizmente, errei! Imaginei os três dias de folga dados aos jogadores e comissão técnica como estratégia para que o comando técnico do futebol pudesse ser modificado. Continuará tudo como está.
As possibilidades tricolores, automaticamente, aumentaram.
Infelizmente…
Lamentavel esses diasque vivemos no CRF
Abandono ao processo democrático, ditadores, golpe, turma do ódio = Tudo que o Landim defende. Quem acompanha sabe !!
Belo texto Presidente.
Caro Kleber e amigos!
Lamentável do número 1 ao número 4. Acredito que seis anos já representa um grande mandato para qualquer. É preciso saber sair da cadeira.
Quanto ao item 5, não creio que exista demissão, apesar de entender que o VP parece perdido. Pena que outros estão igualmente sem rumo.
SRN
Querido Kleber,
Excelente publicação!
Comungo com seus pensamentos.
Parabéns
Caro Kleber, infelizmente o Flamengo é um micro cosmo daquilo que acontece no Brasil e no Mundo, que são macros.
A tendência no mundo e no Brasil é de restrição de acesso a opiniões e pensamentos diferentes.
Ao que vemos os principais nomes da oposição estão impedidos de concorrer as próximas eleições, entre eles o ex-presidente EBM. Marco Aurélio Assef foi declarado inelegível para 2024 estes dias, foi punido por 147 votos a 96, o que dá uma boa ideia!
O que se comenta é que esse grupo é hegemônico e abrange através de alianças a maioria de conselheiros e votantes no clube.
Qto a protestos e manifestações populares contra tudo isso, ao que parece esta tudo bem equacionado pela atual direção. Ao que parece o Brás tem ascendência sobre esse setor.
A atual proposta de possibilitar o 3o. mantado do Landin ao que parece veio de algum nome fora desse grupo, convenceram alguém de fora a fazer o papel sujo.
O projeto em questão esta claro, dar mais tempo para o Landin transformar o Flamengo em uma SAF. O Flamengo não precisa ser SAF!
Os clubes brasileiros que são SAF estão onde? Bahia na pior, Cruzeiro eliminado do MG, Vasco aos cacos, Botafogo nem entre os 5 do RJ ficou!
Situação muito séria e preocupante, estão querendo elitizar o Flamengo.
Grande Kléber,
A Distância vejo assim, esse grupo para chegar ao poder, primeiro juntaram uma penca de nomes de destaques em suas áreas para apresentar um “Projeto” de mudanças ao clube, etc, etc… fizeram coisas boas e ruins.
Tá na hora de outro grupo de grandes nomes, destaques, PHDS em suas áreas de mercado se juntarem, montarem um projeto de mais evolução ao Flamengo e buscar com força uma alternância no comando do clube, nomes GRANDES juntos, pra causar impacto de cara logo e com ideias de desenvolvimento bem claras para apresentar…
A Alternância de poder é absolutamente necessária e saudável.
SRN
Caro Kleber, vc sempre lúcido.
Grande abraço !
Acho que todos esses 5 problemas podem ser resolvidos em apenas 2 horas. Basta o Flu dar uma sapatada (que é bem provável) nesse nosso time atual que tudo muda. A torcida pode estar apática, mas aer humilhada no Maracanã vai ser o estopim.
Dr. Leonardo, nossa torcida de verdade não está apática.
Ao final do jogo de domingo deu uma demonstração de força entoando o famoso “Meeeeeennnnngôôô!” que sempre assustou nossos adversários, mesmo quando tínhamos times inferiores tecnicamente.
Nas finais de 1999 e de 2001, para citar exemplos nem tão antigos assim, a torcida literalmente ganhou os campeonatos.
Apesar da “Cazé TV”(saudades do secador Sabe de Quem!) ter passado batida, abafando o som ambiente, quem estava no estádio sentiu a nossa força.
Kleber
Alguém acredita em um grupo político composto por Landim, Bap, Brás e Peruano? Isso me lembra o grupo do ex goleiro Bruno: Macarrão, coixinha e bola, não tem como dar certo. Quanto ao técnico, mandar embora e manter no elenco: ER7, David Luiz, Filipe Luis, Marinho, Rodrigo Caio, Matheuzinho, e outros , é até sacanagem.
SRN
Éverton Ribeiro fora ?kkkkk
Para quem prestou a atenção com quem Landim sempre se deu bem, não é dificil concluir o tipo de gente que ele quer. Ele usou nosso clube para agradar ao ex presidente, expondo no dia da eleição jogadores, trofeus, dirigentes e nossa marca, para agradar ao dirigente de plantão, de quem tinha promessas que nunca foram concluidas. Felizmente venceu a democracia e ele agora está distante de uma “boquinha” na Petrobras ou que pudesse colocar em algum orgão importante. alguém de sua confiança, em razão dele ter impedimentos para assumir cargos na Petrobras.
Hora da oposição do Flamengo se unir com todas as forças. Terceiro mandato seguido.é um crime a democracia . Valim, landim, Bap, cruxificaram Bandeira pela reeleição a qual ele tinha direito, agora vimos uma.atrocidade vindo de um sócio pra lá de polêmico.
Se resta alguma oposição, hora de mostrar força, ou Flamengo corre seríssimo.risco.de se perder totalmente.
E se tornar clube de apenas alguns.
Kleber e demais que tem força dentro clube, quem veem.sendo tão.derrespeitados nesse anos por esses arrogantes que acham que inventaram o Flamengo.
Unam se e mostrem porque o.Fkamengo já.vive a mais.de 100 anos…apoio do.Zico será muito importante.
Terceiro mandato.seguido, seja quem for, é um crime a democracia. Ou landim quer apenas tempo para vender o Flamengo? Mas como.eles vão vender algo que jamais foi deles?
O problema é saber se existe oposição no clube. Se existir, que seja capaz de brigar sem os mesmo nomes viciados de sempre.
E no Flamengo amigo,o ego sempre falou mais alto do que a razão.
Essa é a nossa marca.
Ao que parece Vitor Pereira e Flamengo tem a mesma convicção! Ou seja, ambos são cartas fora dos respectivos baralhos.
A diretoria parece estar convencida disso, tanto que esta levando os questionamentos e requisições de contratações do treinador em banho maria.
Vitor Pereira sai com uma multa de 15mi, porém com a imagem na América do Sul bastante arranhada, e na Europa, descrédito!
Nesse interim eu considero que ambas as partes agiram loucamente:
– Vitor Pereira em aceitar desafios tão próximos, sabendo que o Flamengo não joga e nem tem o elenco para o seu sistema de jogo. Creio que os 15mi serão apenas um consolo dispensável, visto que o próprio Paulo Souza passou um inverno glacial até arrumar uma oportunidade em um timinho do 3o. escalão europeu, depois de qse 1 ano.
– O Flamengo loucamente pelo mesmo motivo, porém ao inverso.
Eu sinceramente estou até preocupado com o tamanho do favoritismo cantado a versos e prosas pelos tricoletes pela cidade, estou até preocupado!
Pq ao meu ver perder o Carioção é lucro, e vencer é prejuízo! Ou alguém consegue imaginar Vitor Pereira iniciando Libertadores e Brasileirão? Impensável.
Se alguns pensam que haverão protestos e muitas reclamações? Landin já tem as soluções:
– Boato de liberação de verba de 390mi pra o ponta pé inicial na construção do estádio. Em toda crise ele diz que vai construir o estádio.
– Notícias de que o Flamengo vai ao mercado contratar.
Bem, só me façam um favor!
Me tragam um técnico minimamente razoável.
Volta Eduardo Bandeira!!!!
Bap nunca Mais!!!
fora Braz… Fora Landim
fora Vitor Pereira!!!!
volta JJ
Quanto a SAF, o Flamengo tem atualmente uma enorme vantagem competitiva aos demais clubes que é a distância para os demais em relação ao que recebe de cotas de TV, todos os clubes se uniram para acabar com isso e pelo que foi comunicado, venceram, com a Libra não existirá mais isso, as cotas de TV serão divididas praticamente de forma igualitária. Para não prejudicar o planejamento de Flamengo e Corinthians, haverá um processo transitório até 2025. O Flamengo então precisa buscar outras vantagens competitivas por ter maior torcida, uma delas seria faturamento com bilheteria, mas o maracanã oq é de conhecimento de todos, não lhe dá essa vantagem pois é um estádio extremamente caro oq torna a margem de lucro muito inferior a outras arenas como MRV, Allianz, Gremio, gambá, etc. Então , para o clube se manter no topo, a SAF penso eu, é peça chave, vai ter q entrar dinheiro de investidores e construir um estádio rentável para descolar novamente a receita do clube dos demais. Caso contrário, veremos um futebol brasileiros completamente igual e o clube que tiver melhor gestão, coisa que o Flamengo passa longe e o Plameiras nada de braçadas, será o clube que terá a hegemonia pois o faturamento dos clubes será muito parelho.
Douglas, a SAF não é para trazer mais dinheiro. Afinal já somos o clube com o maior faturamento na América.
A SAF pode e deve nos trazer novos processos dos quais não dominamos apesar de 10 anos de nova formatação.
Anderson, somos no presente, vc viu como ficará a divisão de receitas de TV a partir de 2025 com a Libra? A grande vantagem que temos hj não teremos mais, no futuro estádio fará diferença e em termos de estádio, match day, o maracanã é um fracasso, digo em termos lucro líquido não receita bruta, temos maior receita bruta mas quando vai pro lucro líquido tiradas todas as despesas despencamos pra 4. O modelo de negócio do Palmeiras e principalmente da arena do Galo que terá lojas e shoppings serão modelos mais competitivos.
Douglas querido….
Estás misturando alhos com bugalhos!
A SAF vai comprar todos os ativos que citastes acima.
Mas isso não significa que esses ativos passarão a valer mais ou menos somente pela conclusão desta operação.
Num clube como o Flamengo, uma única cagada, esses ativos passarão a valer nadica!
O que faz a diferença é desenvolver melhores processos para curto,médio e longo prazo.
Processos melhores do que o Flamengo faz hoje.
Nenhuma SAF estabelecida no Brasil mostrou qualquer força financeira para criar uma alavancagem esportiva.
Se o Cruzeiro amanhã passar a arrecadar 1 bilhão, mesmo não ganhando nada, te garanto que o Ronaldo dará gargalhadas !
SAF’s não fazem clubes crescerem de tamanho. Isso acontece com engajamento.
Engajamento por sua vez não tem nada a ver com tamanho de torcida.
Não adiante ter 50 milhões de torcedores se apenas 1% de fato consome seus produtos e serviços.
Bandeira de Melo quando foi ao Benfica trouxe números que davam conta que ”apenas” 4% de toda a torcida benfiquista consumia o plano de sócio torcedor.
Se aplicarmos esse número ao Flamengo, como temos 40 milhões de torcedores, nosso plano de sócio torcedor teria que ter hoje, algo perto de 1,6 milhão de sócios.
Talvez, nosso plano de sócio torcedor , nunca tenha chegado a 160 mil sócios ativos.
Só para você ter uma ideia:
Se 1,6 milhão de sócios pagassem mensalmente R$ 43,00(plano mais básico) teríamos uma renda de R$ 68.8 milhões.
No ano, seriam R$ 825.6 milhões.
Tirando o cisto da operação, estamos falando de mais de 700 milhões ao ano !
Nos dias de hoje, um plano de sócio torcedor com esse tamanho, talvez fosse terceiro ou quarto maior faturamento no Brasil, comparado a clubes.
ISSO SIM É ALAVANCAGEM FINANCEIRA E, RECORRENTE !
SAF é um assunto hiper complexo. Até porque, dependendo do modelo de negócio, não precisa ser vendida majoritariamente.
Abraçãooooooo
Kleber meu caro, em dúvida estou, e só você pode me ajudar.
És posição ou oposição à atual presidência?
Ótimo repórter, Anderson.
Gostei da pergunta e mais ainda da resposta do nosso presidente, direta , sem rodeios.
Alto nível.
O Kleber é sempre muito polido nas suas declarações.
Eu, como ele diz e concordo, sou mais grosso e pragmático.
Vez ou outra eu demoro a entendê-lo. Mas hoje, foi claro ,cristalino e PRAGMÁTICO!
A Questão da SAF é, quem será o comprador ? Quem serão esses investidores?
Quais as outras opções para o Flamengo captar dinheiro grande no mercado e seguir na frente dos concorrentes?
Abrir o capital e vender ações na Bolsa de Londres ?
Criar empresas diversas ao redor da marca Flamengo e vender partes destas para investidores, usando esse dinheiro no Clube ?
Para seguir na frente, o Flamengo vai precisar sim de dinheiro grande, é um caminho natural no capitalismo, mas tanto acho necessário o investidor financeiro como o investidor estratégico, que abre grandes caminhos de forma Global, parcerias Mundiais que até então esse grupo do Landim não trouxe nada.
Como não ter um Parceiro Grande nos EUA, a Capital Mundial do Marketing, para desenvolver a marca Flamengo nesse mercado por ex, trazendo dinheiro, exposição e posicionamento ?
Como não ter outro Parceiro na Europa estratégico, que abre mercado ?
São apenas exemplos, se vai pela SAF, quem serão os investidores do lado de lá ?
SRN
Quem serão os compradores?
De onde vem o Landin?
De empresas do ramo de petróleo, mas recente Eike Batista com fundo de investimentos árabes.
Irão querer pagar quanto pelo nosso Flamengo? 5bi, 10bi? Um clube que fatura 1.2 anuais. Qual percentual querem vender?
Tem ai conversas tbm com John Dexter…
Ai vc imagina cada um com uma fatia lucrativa do nosso Flamengo? Dois botafoguenses donos do Flamengo?
Na minha cabeça, apesar de serem bons administrares, Bap, Landin são carta fora do baralho, muito obrigado e adeus!
Não sei o que o Wallin pensa da situação, acho difícil surgir um nome de oposição! Rodrigo Dunshee de Abranches deve pensar o mesmo que Bap e Landin.
Anderson, querido,
Jamais serei oposição a pessoas. Posso ser oposição
a ideias, comportamentos e posicionamentos.
Neste momento, como posicionamento, comportamento e ideias passam longe do que seja
bom para o Flamengo, além da ventilada hipótese de agressão ao processo democrático, até por uma questão de coerência, estou
do outro lado do rio.
Você tinha alguma dúvida?
Forte abraço!
Confesso que até esse exato momento tinha enormes dúvidas. Não tinha visto frases tão claras e explícitas.
Não cabe aqui um ” eu te avisei”, porque final, somos todos Flamengo!
INCLUSIVE TODOS!
Embora eu não concorde com o pleito de mais um ano , ou mesmo de mais um mandato, também não posso concordar consigo, caso os conselheiros após votação no CD resolvam o contrário do que eu e você pensamos.
Quebra de democracia é exatamente não enxergar o que a maioria vislumbra como ideal.
Desde que pelo voto, legítimo e honesto, esse e qualquer outro pleito é digno.
O resto, é juntar os verdadeiros pares, fazer a boa política e ganhar o pleito nas urnas.
Não se pode exorcizar fantasmas usando as mesmas armas. E, de onde eu venho, para exorcizar o ódio, somente usando a máxima inteligência!
#Hora de morfar, Presidente!
DA SÉRIE : Estou vivo para ver!
Quem diria que um jogo fadado ao fracasso, daria bons argumentos para uma virada de chave rumo ao futuro.
De um lado a Play9 com Felipe Neto, João Pedro Paes Leme e do outro o Grupo Band.
Um no streaming e outro na tv aberta.
Um com Galvão, Tino Marcos,Zico, Casagrande, Duda Garbi, e mais alguns influencers e do outro lado, Sérgio Maurício om 2 ex craques que não se biam. Neto e Denilson.
Quem diria que nessa jornada, Galvão esteja simbolizando o futuro tecnológico e não clássico ultrapassado.
Brasil x Marrocos virou de fato a briga o público mais novo e mais engajado e, com maior poder de consumo, contra o clássico 40+ aliados à classes C D E
E quando essa briga não tem a Globo envolvida,tudo parece ser mais equalizado.
Em circunstâncias normais, a tv aberta tende a ganhar com certa facilidade do streaming. Mas em se tratando de Band, veremos o quanto isso é verdadeiro.
Por outro lado, pode ser que a audiência em si nem seja o real motivo de tanta expectativa. O”x” da questão é saber de fato quem vai fazer mais ”barulho”.
Depois do sucesso da Tv Casé,com a Live Mode e, agora da imersão de Galvão ao streaming, podemos presenciar uma ”turn point”.
Eu e milhões de pessoas que não tinham nada para fazer no sábado, agora teremos uma boa ”novela” para debater.
Paralelo a isso, desconexo com a realidade, A LIBRA vai contra tudo isso, e aposta todas as suas fixas …….no Grupo Globo.
Se der tempo de correr, talvez seja possível beber das duas fontes.
#Ver para crer
SAF CRF
A ideia inicial dos caras é captar 5bi por 30% do clube.
Isso daria uma renda média em aplicações de cerca de 60mi anuais, que poderiam ser aplicados em contratações de novos reforços.
Em uma conta de papel de pão de padaria rápida nós iremos ver que tal projeto não faz o menor sentido.
Qualquer jogadorzinho promissor esta custando mais do que estes 60mi! Então seria oq? Um Arthur, um Ângelo por ano?
E essa diretoria tem mudado o seu critério de contratações desde 2019, em apostar em jogadores maduros e consagrados para apostar em jogares promessas em formação.
O problema é que esse grupo acha “que esse Flamengo é deles”, que só existe nesse estado de graça administrativa por causa deles, o que obviamente é um ponto difícil de se contestar.
A única chance das coisas serem vistas do ponto de vista do interesse comum é haver um racha nesse grupo hegemônico.
Wallim e EBM são gestores com uma outra cabeça, vindos do setor público (BNDES), uma outra mentalidade sobre o que é um bem comum.
Infelizmente nesse mundo político administrativo do Flamengo não dá pra confiar em ninguém. Absolutamente ninguém.
SRN
Graças a Deus Tite não quer treinar time brasileiro, que vá para bem longe do Flamengo seria a pior coisa que poderia acontecer e que ano que vem ele vá treinar na china
Prezados
1 – Sou contra a reeleição, seja de Presidente de clube, Prefeito, Governador ou Presidente da República… E acho que o indivíduo que já foi eleito por uma vez, NUNCA mais poderia concorrer a qualquer tipo de cargo no executivo que comandou, assim evitaríamos idolatrias. Por outro lado, sou favorável ao aumento do mandato (no Flamengo, para 4 anos / no Executivo do país, para 5 anos);
2 – Sou favorável, inclusive com efeitos aos vice-presidentes.
4 – O problema não é a SAF, mas sim os clubes terem sido “vendidos” a preço de banana e de forma afobada… O Vasco da Gama, por exemplo, foi mais “barato” do que zagueiros que jogam no futebol europeu, sendo qu eo zagueiro “dura” 4 ou 5 anos, já o clube ficará por um período de longo prazo…
5 – A minha esperança é que queiram esperar pelo Jorge Jesus no meio do ano.
o flamengo perde para ele mesmo, seria muito bom se o presidente Landim e principalmente Marcos Bras acompanhassem esse blog, além de tudo que o Kléber colocou, fico pensando será se trocasse o treinador o time iria piorar para decisão? acho quase que impossível, estamos jogando muito mal, três zagueiros com defesa falhando pelo alto a todo momento, um buraco no meio campo, pouca criatividade , oportunidades de gol pouquíssimas, cebolinha reserva do Ayrton Lucas, Everton Ribeiro reserva, Vidal titular tocando só para o lado e dando carrinho a todo momento, Gabigol não jogando nada, Pedro fez os gols , mas bem abaixo de sua categoria, enfim tudo ruim e vai para decisão com esse treinador, que tristeza !
Eu sou de opinião contraria a maioria dos que aqui opinaram e agradeço ao Presidente Kleber Leite pelo espaço que ele destina para que possamos emitir nossas opiniões, é muita generosidade a criação deste blog por parte do Kleber e mais ainda de nos dar livre acesso a comentários.
Sobre a questão do aumento do tempo de mandato e mudança no número de vezes que um dirigente pode ser reeleito confesso que não vejo absolutamente problema nenhum. Se for feito dentro das regras e aprovado pela maioria dos “donos” do clube então qual o problema ? Sabemos que o CRF é um ente privado e seus donos são os associados.
Eu não sou fervoroso defensor da democracia, já faz muito tempo que parei de ir junto ao pensamento dominante , me libertei disso. Alias toda forma de governo tem prós e contras, não existe sistema perfeito ou próximo a perfeição como sempre quiseram nos fazer acreditar os defensores da democracia.
Sobre a SAF, eu acredito que tenha gente dentro do clube interessada nos ganhos financeiros que uma SAF pode proporcionar aos seus donos e associados. Nem todos pensam no beneficio do clube mas os pessoais. Eu sou contrario a SAF mas quem sou eu né ? nem sócio proprietário sou. Mas se a SAF for o caminho que seja feita após todos os outros clubes virarem antes pois ai se terá uma ideia de valor e modelo de negócios que deve ser superior a todos os outros clubes.
Sobre nosso treinador, ele ja esta de aviso prévio. Os celetistas sabem muito bem o que significa.
Amigo Nino,
O Landim já fez as pazes com Eike ? kkkk
Bap como ex Presidente da SKY certamente deve ter mta relação nos EUA, talvez no mundo do entretenimento, o que poderia ser mto interessante no sentido de trazer investidores/parceiros estratégicos em marketing de excelência em entretenimento por ex, como a Disney, sempre imaginei que isso pudesse acontecer, o Flamengo com um pé no mercado Americano captando recursos e expandindo a marca, mas nunca ouvi nada a esse respeito.
É Possível que os Árabes tenham interesse mesmo.
Vender 30% pra aplicar o dinheiro e usar para contratações não vejo sentido, devem ter outros planos…
O Problema não é a SAF por si só, é o quê, como e com quem vão fazer…
Como já mencionei aqui, é preciso surgir um novo grupo de grandes nomes, de peso, com novos projetos de desenvolvimento para o Flamengo, claros e concretos, energia nova, faria mto bem inclusive ao grupo que lá está.
SRN
Adriano meu caro!
Uma instituição como o Flamengo não tem preço mensurável!
O Flamengo não precisa de SAF!
Onde estão os times brasileiros que fizeram SAF? John Dexter comprou 8 jogadores para o Botafogo, 1a depois já vendeu 6x, alguns não ficaram no clube nem 4m e receberam proposta para venda com lucro para a SAF. O melhor jogador ele levou para o Olympic.
SAF é o último recurso para não falir, não é o caso do nosso Flamengo.
Eu não sei de onde vem essa fixação do clube ser SAF? Alguns dizem ser dia mais dia ser inevitável ser SAF? Por que isso?
Será que os dirigentes do clube anseiam tanto assim por serem donos do clube? Tá na cara que SAF é o atual grupo com capital de investidores estrangeiros!
Agora é que vamos ver que tipo de quadro societário e de conselheiros o clube tem. Sim pq Botafogo e Vasco sucumbiram nesse quesito décadas atrás, já o Fluminense e Flamengo mostraram um bom nível neste item.
Meu medo é que eles arrumem um jeito de “convencerem” a todos, e todos ganharem.
Saudações!
Três dias de folga, kkk, alguém duvida que vamos levar gols do Flu com falha da defesa? Piada esse treinador e essa diretoria.
Cleber Machado e Jota Jr deixam a Globo justamente quando a Band pretende ser protagonista da série B
Acho que vai dar caldo !
A era dos INELEGIVEIS ? Democraticamente é claro, ou QUASE isso, ou nem tão claro assim.
Bandeira de Melo no Flamengo e Bolsonaro no Brasil .
O que será que eles tem que os OUTROS NAO TEM ? Os adversários parecem ver neles algo DIFERENTE e que parece fazê-los tentar mudar as regras do jogo para tira-los do jogo. Vivemos em tempos de TAPETÃO.
O futebol reflete a sociedade e esses são exemplos claros disso. A mentalidade estabelecida pela MIDIA é essa de que se NAO PODEMOS VENCE-LOS ENTAO YEMOS QUE CANCELA-LOS. Democraticamente é claro e com MUITO AMOR, ou mais ou menos, mais ou menos, mais ou menos, como diria aquele personagem do Pânico na TV. Por falar em Pânico a coisa tá de dar Pânico, dentro e fora do esporte, nacional e INTERNACIONALMENTE. A conjuntura é assustadora os cenários são catastróficos.
Tá tudo mais ou menos, mais ou menos, mais ou menos.
Bandeira não se compara com quem foi comparado. Bandeira foi presidente 6 anos e não houve deslize ético ou moral. Já o outro é pornográfico em tudo. Bandeira, Marcio Braga e Kleber Leite foram os melhores presidentes que o clube teve em 60 anos disparados. Trabalharam com muito dinheiro e não tomamos conhecimento de desonestidade alguma. A politica no clube é nefasta e sempre foi, sendo que ultimamente colocam a culpa na longevidade dos ex presidentes. É para rir ou para chorar? No Flamengo sempre foi praxe contratar chefes de torcida ou entregar a eles o poder de indicar para alguns conselhos, assim como a senhora Patricia Amorim fez com o presidente do conselho fiscal da época que era funcionário de seu gabinete na Camara Municipal. Estranho não é vice presidente e vereador do Rio Marcos Bras?
Concordo, FlaD+, muito embora, no futebol, o Bandeira de Mello haja sido fraco.
Tudo junto e misturado.
https://youtu.be/POGydwfnU4E
Prezados,
O Zico foi no podcast “Inteligência Ltda.”.
Duas horas de Zico:
https://www.youtube.com/live/1IPetwsAlx4?feature=share
Entendo que aqui não é lugar de discutirmos política partidária. Vamos discutir só sobre o Flamengo.
Flamengo tem nas mãos, umas das maiores joias que já.surgiu nos últimos anos, talvez até melhor que VJ.
Matheus Gonçalves.
A jogada e o gol que ele fez ontem no sub 20 é algo simplesmente fantástico, em uma única.jogada mostrou muita habilidade, força física, velocidade e muita qualidade de finalização
Uma pena, está em mãos tão ruins no profissional.
Fico olhando como VJ desenvolveu seu futebol com Ancelloti .
Um treinador ruim Como VP, pode atrasar completamente o desenvolvimento de Matheus Gonçalves.
Prefere zagueiro ou volante ao invés do talento.
É mesmo! A sequência inicial de dribles no meio de campo me fez lembrar o Ronaldinho…
A BASE do Flamengo é o nosso DESFALQUE.
O Flamengo NÃO tem sabido GERENCIAR a subida dos talentos da base, por isso tem que ir ao mercado gastando caminhões de dinheiro. O PALMEIRAS acaba de contratar um EX- jogador da BASE do Flamengo. Lá provavelmente ele vai ser posto pra jogar e deverá ser em um ano mais uma venda acima de 200 milhões do PALMEIRAS. Enquanto eles VENDEM por 20 milhões o Flamengo COMPRA por 100 milhões.
O Flamengo havia achado o caminho do SUCESSO, aprendido a duras penas durante as DECADAS de endividamento. Mas com os títulos o Fla desaprendeu tudo, jogou fora a fórmula do sucesso, que era GARANTIR a subida PROGRAMADA dos talentos da base SEMPRE MESCLANDO CONTRATACOES e BASE.
VOLTAMOS a cometer o erro de décadas passadas e a NEGLIGENCIAR a NOSSA base e privilegiar as contratacoes BADALADAS.
Talvez se o Vinicios Júnior estivesse em nossa base ele seria apenas mais talento EMPRESTADO sem nem passar pelo profissional. O Flamengo está abrindo mão de GERAR e principalmente de FORMENTAR A EVOLUCAO de novos Vinicius Junior.
Quantos ZAGUEIROS temos ? Qual vem da BASE ? Esse é um erro estratégico. Cada posição deveria ter um ELEITO da BASE a fazer sua PROGRESSAO no PRINCIPAL.
O caminho pra chegar aos 2 BILHOES de faturamento é a BASE.Se o Fla abrir espaço prós GAROTOS DO NINHO o Fla pode atingir os 2 bilhões de faturamento ANUAL. Esse foi o caminho que trilhados para chegar ao 1 Bilhão. Esse também é o caminho pra chegarmos aos 2 bilhoes.
Concordo 200% Fla D+
Até na transição, a troca em demasia de treinadores prejudica.
A má gestão do.futebol , atrapalha em tudo, transição, aproveitamento, escolhas.
Um grande exemplo : João gom4s.
Começou com a ter chances com.Rogerio Ceni, com a chegada de Renato foi totalmente preterido.
Já Ramon, começou a ter chances com Renato e poderia.estar perfeitamente no plantel, com a ch3gado d3 Paulo Souza, foi emprestado e Posteriormente vendido a um valor.irrisorio.
Essa péssima gestão.de futebol,.gera prejuízos de.totas as formas, seja em má contratações, em multas por más escolhas e agora.tem Afetado um dos maiores geradores de lucro do Flamengo, nossa base que tantas alegrias já nos proporcionou.
Flamengo precisa profissionalizar urgentemente Seu departamento de futebol.
Concordo também 200% Fla D+ e Liliano
SRNs
Comando do Flamengo passa por um momento semelhante ao comando nosso pais. com:
Desrespeito as leis, vingança politica barata, ganancia, soberba, falta de planejamento politico, ausencia de um projeto de unificação por um bem estar coletivo melhor e abominação de valores eticos, enfim tempos muito sombrios..
Isso tudo , certamente, se reflete negativamente no departamento de futebol…:
Resultados pifios, falta d comando, amadorismo, desperdicio de dinheiro…etc,