Caro Kleber
O carioca vale sim…..para dá ritmo aos jogadores que voltam de contusões, lançar os garotos da base. E mais nada. Infelizmente, o carioca de hoje não é mais aquele de antigamente. Com o calendário cheio, ficou pra outrora. Mas título é título.
Nesse jogo, mesmo o treinador escalando o time errado, pois havia necessidade de um jogador velocista, pois o indisciplinado BH estava suspenso, eis que o gênio Abel escalou o Diego, ficando o time com três meias lentos e logo ficamos sem contra ataque. Com a entrada do Diego, o Arrascaeta caiu de produção, as vezes acho que o Abel faz isso de propósito para sacanear o Arrascaeta, para poder barrá-lo. E na coletiva, ele já deu indício de que vai barrar o uruguaio, pois ele só tem olhos para o Diego.
Agora, é libertadores e não podemos perder…senão teremos que ganhar do penarol por mais de um gol de diferença.
Viva o campeonato do Rubinho (descendente do Eurico). Viva… Milhões gasto em contratações para priorizar carioquinha. Lamentável.
SRN
Parabéns presidente! Radames e o senhor foram muito felizes nos comentários sobre o Gabigol e Arrascaeta, eles têm que melhorar muito, Gabigol então só que fazer marketing!!! Parabéns pelo blog ficou muito bom o programa direto do Maracanã! SRN
Boa noite, amigos,
Hoje não tem corneta. Vou apenas comemorar mais um título. Sei que alguns não gostam, mas título é título!!!
Hora de tirar onda com a turma do arco-íris.
Mengooooo !!!
Vou, pela 2a vez, repetir um comentário que fiz aqui no blog no dia 5 de março último, quando conclamava a todos para apoiarem o nosso time e, principalmente, deixarem o Abel Braga trabalhar…
Segue o comentário:
“Caro Kleber e companheiros de blog,
Hoje é o início de nossa VITORIOSA campanha na Libertadores 2019, vamos deixar um pouco de lado nossas diferenças em relação ao Abel, aos novos jogadores contratados, e aos que achávamos que deveriam ser contratados e não foram, enfim vamos SER FLAMENGO, acreditar, antes de qualquer coisa, na mística do nosso manto, na força de nossa nação e que a PAIXÃO que sentimos pelo nosso rubro negro supere a dificuldade que a altitude irá nos impor, para com esses 3 pontos darmos, repito, início a caminhada rumo ao BI CAMPEONATO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA !!!
VAMOS MENGÃO, VAMOS PRA CIMA DE TODOS QUE SE ATREVEREM A CRUZAR O NOSSO CAMINHO !!!
SRN”
Repito hoje esse comentário, para enfatizar que ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, tivemos sim um importante tropeço quando perdemos em casa para o Peñarol, não devíamos ou melhor não podíamos ter perdido aquele jogo, se pelo menos tivéssemos empatado, hoje já estaríamos classificados para fase de mata mata da Libertadores, mas perdemos, e agora, mais do que nunca, precisamos considerar esse meu comentário de 05/03, SERMOS FLAMENGO NA PRÓXIMA 4a FEIRA, e a qualquer custo trazermos essa vitória que nos dará a classificação…
Porque estamos no CAMINHO CERTO?
Nesse ano, já disputamos a Flórida Cup e o Carioca, vencemos os dois, precisamos agora fechar esse 1o semestre com a classificação na Libertadores e um bom início no Brasileiro, para aproveitar a intertemporada provocada pela Copa América, quando com certeza faremos algumas contratações, principalmente em relação a zaga e laterais, para dar os retoques finais nesse elenco e partirmos para um 2o semestre com muito boas expectativas de GRANDES CONQUISTAS !!!
Tudo isso passa pelo jogo da próxima 4a feira, é imperioso que consigamos já essa classificação, para mantermos o bom ambiente, que nos levará a um bom início no Brasileiro…
VAMU MENGÃO !!!
35 VEZES CAMPEÃO DO RIO DE JANEIRO !!!
Prezados,
Concordo com os mestres, o Flamengo cumpriu a OBRIGAÇÃO de vencer o campeonato Carioca, composto por clubes de várzea + três ex-grandes + nós, o único GIGANTE.
Como eu havia dito, este Rodrigo Caio é um senhor zagueiro, como há muito não tínhamos!!! A torcida do São Paulo escolheu o melhor que tinha no elenco para culpar pelos fracassos de gestões patéticas do Tricolor Paulista, resultado: Rodrigo Caio é campeão aqui, jogando demais. O São Paulo continua em sua péssima fase e na seca de títulos.
Enquanto o sobredito zagueiro dava entrevista, a câmera corta a imagem e mostra o Gabigol lá no meio da arquibancada… Ele é meio maluco, mas é o tipo de jogador que não só veste o manto, ele SENTE O MANTO. Isso é pra poucos, meus amigos!!!
Ainda que com time extremamente mal treinado, o elenco na parte ofensiva é forte demais… Chegando o Rafinha e o Felipe Luos (L.D. e L.E.), teremos um time muito equilibrado.
O E.Ribeiro, de fato, é a cabeça pensante deste time. Hoje é o craque que tanto precisávamos…
Para quarta não mistério, e colocar o Bruno Henrique no lugar do Diego…
(…) eu fico profundamente triste, quando vejo um comentário que não vale nada(…)
Kleber, chegamos a um patamar que a soma dos orçamentos dos 3 times grandes do Rio, ficam abaixo do orçamento do Flamengo.
O problema não está na Federação. Não está na fórmula de disputa mas sim, nos dirigentes desses 3 times que não pensaram grande como o Flamengo fez, ao se reestruturar financeiramente para chegar ao patamar de hoje.
Ou pensamos de forma diferente do que fizemos e fazem os nossos co-irmãos cariocas, ou viveremos de passado. Ganhamos 4 Brasileiros na década de 80 e passamos mais 32 anos para ganharmos mais 2 brasileiros.
Tá errado querido Kleber.
Nós criamos o passado olhando para o futuro.
Pensar em futuro olhando para o passado é tão somente nostalgia, Kleber.
E o futuro, ao menos no Rio de Janeiro, não passa e nem deve passar pelo Campeonato Estadual. Não nos acrescenta absolutamente nada ganhar o Carioca.
Campeonato deficitário de tudo. Segundo reportagem dessa semana, deficitário até de escrúpulos.
Pensamos em ganhar Libertadores, mas a paz do treinador está atrelada a conquista desse mísero campeonato? Discordo. E muito.
Temos o maior orçamento entre os clubes da América, senão o melhor elenco, estamos bem perto, projeção de alcançarmos ainda esse ano 1 bilhão de receita, e o carioqueta do Rubinho é o termômetro da temporada? Discordo. E muito.
Enquanto o Flamengo estiver preso a essas nostalgias :
1 – Carioca é importante
2 – Maracanã é nosso
3 – sacanear times cariocas por conta de conquistas estaduais
1 – Carioca é importante – É evidente que é muito importante! Além da hegemonia, nada mais glamoroso que ver uma final no maior do mundo. O problema não é campeonato da Ferj e, muito menos do Rubinho. É uma tarde de domingo incomparável.
É a alegria do povo do Estado do Rio de Janeiro…
A importância não está em questionar Copa do Brasil, Sul Americana ou Libertadores.
Essas são conquistas pra lá de relevantes. Mas nós, rubro-negros, queremos tudo e mais alguma coisa.
VIVA O CARIOQUETA…
2 – Maracanã é nosso – Mesmo que seja por dias ou minutos, nada mais espetacular que ser “dono” de um dos maiores símbolos do futebol do universo.
Enquanto não resolvemos nosso problema de um estádio próprio, nosso Flamengo é inquilino de um monumento histórico…
3 – sacanear times cariocas por conta de conquistas estaduais
Sou absolutamente a favor de todos os memes que sacaneiam as torcidas adversárias. Levantar um campeonato contra os três rivais do Estado, não há dinheiro que pague.
Pouco importa se estamos falando em NBB, futebol ou Bocha…
Quero mais é passear pela Praia do Leblon envergando o Manto, e vendo torcedores adversários escondidos atrás dos quiosques…
…. nunca seremos diferentes e maiores que eles.
Nunca seremos… porque já somos! Nascemos maior que eles…
Amigo, Egon, perfeito seu comentário. Penso do mesmo modo. Adoro vestir o manto, desfilar perante os olhares invejosos e, ver os antis bufando. Tem um cara perto da minha casa, que tem uma barraquinha com produtos variados, e é torcedor do Vasco. Nunca falei com ele, mas faço questão de atravessar a rua perto dele com a camisa do Flamengo. Ele fica doido!!! Kkkkkk!!!
Caro Kleber, estou alegre pelo título mas as dificuldades que tivemos enfrentando esse fraco adversário de ontem me deixou preocupado. Concordo com o Michell Assef : nós , até aqui, só enfrentamos baranga. O único adversário melhorzinho, o Penarol , nos derrotou e dentro do Maracanã. O time hoje foi muito lento e previsível. Nós ainda sequer sabemos qual é a nossa equipe titular. Abraços.
Anderson, querido amigo,
Pensou que eu fosse discordar de você? Errou!
A sua forma de ver o Flamengo extrapolando fronteiras e se tornando um gigante mundial, me encanta. E, no fundo, todos os seus argumentos podem ser assim sintetizados.
Claro que, o Campeonato, Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores e, até, a Sul Americana, são mais importantes do que o campeonato carioca. Contudo, os campeonatos estaduais, adequados ao novo mundo em que vivemos, devidamente ajustados e enxutos, podem ser uma bela abertura de temporada. E, não abro mão de sonhar que, um dia, os clubes, unidos, possam ser revolucionários, acabando com está escravidão.
Você defende a tese de um estádio próprio. Sinceramente, não tenho uma opinião definida se devemos partir para este caminho ou, dar sequência ao pézinho que já colocamos no Maracanã e encontrar a fórmula para que, de fato e de direito, possamos dizer que… O MARACA É NOSSO!!!
Este é um belo tema para discussão e, reitero que respeito o seu ponto de vista. A meu conceito, é tão importante que deve ser debatido á exaustão e, de forma imediata.
Um enorme prazer “ bater esta bola” com você. Vou sugerir ao Robert, marcar com você, Egon, Rada, Octávio e, quem mais queira participar, um amplo debate sobre o tema.
Forte abraço.
( …) E, não abro mão de sonhar que, um dia, os clubes, unidos, possam ser revolucionários, acabando com está escravidão.( …)
Você toca no ponto exato e nefrálgico.
Somos escravos da FFerj e do Maracanã, e a pergunta que não quer calar é:
ATÉ QUANDO?
Já escrevi aqui por algumas vezes que sou favorável a ser protagonista, seja tendo um estádio próprio ou até mesmo comprando o Maracanã.
A seguir uma linha de raciocínio matemática.
ESTÁDIO PARA 60.000 PESSOAS – CUSTO 700 MILHÕES
ESTÁDIO PARA 70.000 PESSOAS – CUSTO 800 MILHÕES
ESTÁDIO PARA 80.000 PESSOAS – CUSTO 900 MILHÕES
A matemática que se aplica hoje é bem simples como o modelo acima. A cada 10 mil pessoas, algo bem perto de 100 milhões de reais.
Logo, alguns desavisados, vão achar que por exemplo comprar o Complexo do Maracanã por 2 bilhões de reais, é caro e extravagante.
NÃO O É !
Acontece que há que se colocar em jogo o chamado CUSTO DE OPORTUNIDADE.
Se o Flamengo for a um banco hoje e pedir 2 bilhões de reais a uma taxa de juros de ( TJLP + 4% ) significaria hoje pagar 10,96 ao ano, ou 219 milhões ao ano…ou ainda 18,2 milhões ao mes.
ISSO É LOUCURA!
Mas com a aquisição do Maracanã, há a possibilidade de vender cadeiras cativas e camarotes.
1 – 30.000 mil cadeiras cativas ao custo de 30 mil reais = 900 milhões
Nesse caso a dívida de 2 bilhões diminuiria para 1,1 bilhão e o que antes seria impossível passa a ser palpável.
Agora temos 109,6 milhões ao ano, ou o mesmo que 9,13 ao mês.
2 – Mas se a diretoria acha que esse valor ainda é pouco viável, há ainda dezenas de outros produtos a serem vendidos.
2.1 – Camarotes
2.2 – Espaços de comida.
2.3 – Lojas
2.4 – Placas publicitárias
2.5 – Aluguel para os outros clubes
2.6 – Aluguel p shows e eventos
etc.etc..etc.
Agora caro Kleber, eu pergunto:
Existe alguma maneira da torcida rubro negra não comprar cadeiras cativas, que possam ser pagas em ate 5 anos ??? Ou seja 500 ou 600 reais por mês?
ACREDITO QUE NÃO!
Existe alguma maneira de algum banco particular não querer fazer parte desse projeto e encampar essa missão, uma vez que o Flamengo sozinho e sem Maracanã pode chegar a esse ano a 1 bilhão de receitas?
SÓ SE FOR LOUCO! Ainda assim, corremos o bom risco de acharmos esse dinheiro” mais barato lá fora” e não depender de bancos nacionais ou mesmo o BNDES.
3 – A quem não for possível comprar as cadeiras, há ainda a chance do ST, e nesse caso podemos ser o primeiro clube na América a passar a casa dos 200 mil sócios, já no primeiro ano, o que hoje significaria mais 42 milhões ao ano.
4 – Particularmente, ainda que mais caro, vejo mais vantagens em comprar o Maracanã do que construir um estádio na Barra da Tijuca, onde o acesso será extremamente prejudicado.
5 – Passaremos a ter o complexo do Maracanã como a casa do nosso esporte olímpico.
Nesse caso, também temos a chance de fazer com que todas as modalidades trabalhadas dentro do Flamengo sejam finalmente sustentáveis.
Portanto amigo…………. quando eu digo PROTAGONISMO, estou falando nesses moldes, e acho do fundo do meu coração que o Flamengo está, deixando o cavalo passar, e isso me desespera.
Trabalho do Abel é pra lá de questionavel.
As falhas do lado direito da defesa do Flamengo é uma coisa tenebrosa, não só pela péssima qualidade técnica, tanto de Pará (horrivel) e Léo Duarte, zagueiro muito fraco para os padroes de qualidade que precisamos, mas passa pelas mãos de um treinador que apesar de ter sido zagueiro, não consegue armar seus times bem no setor defensivo. O mesmo Inter que foi campeão da libertadores e mundial, tinha serias dificuldades no setor defensivo e por muito pouco nao perdeu em casa a libertadores para o São Paulo em 2006.
O fluminense 2012 se valeu por seu goleiro em uma fase esplendorosa e seu fabuloso ataque formado por DECo, Thiago Neves, Fred, Welington Nem e Sobis.
Mas foi sinceramente um titulo sem sustos na final.
Porque a caminhada até a final, foi terrível, os jogos contra o Fluminense foram durissimos e quase fomos eliminados na semi final, principalmente pelas falhas da defesa pelo lado direito sempre.
Muito bom ser campeão. Sempre…até de bola de gude.
Porém quarta é o jogo da Libertadores, em caso de derrota, ficaremos em uma situação muito complicada, primeiro porque o jogo contra o Penarol será uma guerra, segundo porque a LDU passará a depender de apenas um vitoria seja o placar que for sobre o San José.
Quarta sim, uma decisao muito complicada.
Caro Kléber e amigos!
Ganhar o Campeonato Carioca é tão importante que ninguém quer perder. Comemorar é melhor que chorar ou lamentar. Se ontem o título não tivesse vindo, junto ao choro viria um metralhadora de críticas e dúvidas.
Obrigação de ganhar será SEMPRE. O Flamengo sempre terá obrigação de ganhar. A questão de mais ou menos investimento se perde um pouco quando se fala de quatro clubes considerados grandes no Rio.
No futebol o sentido final é erguer a TAÇA. Agora, se a fórmula é boa ou não, cabe a sensibilidade de todos em modifica-la. Basta se conversar.
O Flamengo jogou para não perder e ganhou. O Vasco jogou como franco atirador e perdeu. Não tem como ser superior neste momento. O FLAMENGO está muito acima de todos e mostrou isso o tempo todo.
Tivemos algumas trocas de bolas na defesa e isso foi nosso ponto fraco. Achei que corremos perigo a toa.
No mais, nota 10 para Rodrigo Caio. Esse é craque. Esse é diferenciado, assim como também penso do Arrascaeta.
Parabéns ao Flamengo e a nós. São 35 vezes. Alegria, alegria! O campeonato carioca quando se perde doi muito.
SRN
Caríssimo presidente,
Assim penso sobre as atuações:
Diego Alves: Cada vez mais confiante no gol, o que faz com que sua liderança em campo venha se sobressaindo. Ontem fez uma defesa daquela consideradas de cinema.
Léo Duarte: O mais fraco da defesa. É jovem e tem potencial mas precisa aprender com urgência o fundamento da antecipação. Ontem, após a entrada do ex-jogador Maxi Lopez, isso ficou muito evidente pois perdeu quase todas para o argentino, justamente por não não ter tempo de antecipação.
Rodrigo Caio: Maior zagueiro brasileiro na atualidade. Simples assim.
Renê: Ontem foi mais estável. Possui um desarme por baixo que pouco tem. Seu timing é perfeito. Precisa ser mais regular.
Cuellar: A mesma fera de sempre. Fazia tempo não víamos no Flamengo um jogador tão regular. Dá prazer vê-lo jogar.
Arão: O melhor do jogo. Aqueles que já jogaram futebol sabem da importância de ter um segundo volante que, aliás, não existe outro com as mesmas características jogando hoje no Brasil. Excelente nas duas áreas e acabou sendo premiado com um belo gol de cabeça.
Diego: Outro que fez grande partida. É verdadeiramente um grande dilema para o Abel. Que ninguém se surpreenda se acabar sobrando um banco para o Gabigol .
Éverton Ribeiro: Excelente jogador mas ontem abusou do preciosismo.
Arrascaeta: Jogador de toque diferenciado. Ainda dará muitas alegrias ao torcedor rubro-negro. Me faz rir quando os chamados “analistas” profissionais de futebol, aqueles mesmos criados em apartamento, e que cresceram jogando apenas futebol de botão e soltando pipa pela janela, compararem a contratação do Arrascaeta com a do limitado Rodriguinho do Cruzeiro. Ora, faça-me um favor.
Gabigol: Incrível experiência considerando a pouca idade. Parece que foi cria de nossas divisões de base tamanha a identidade com o clube. Se desloca em diagonal como poucos, criando as melhores condições de passe para os armadores.
Vitinho: Vem ganhando confiança e, breve, deverá ser um dos melhores do elenco. Marcou um golaço ontem pelo conjunto da obra.
Ronaldo: Sem nota.
Lincoln: Sem nota.
Abel: Se futebol é resultado, então acho que é hora de colocarmos nossas cornetas no saco, ao menos por enquanto, e apoiarmos o nosso técnico. Fica claro que a equipe está em franca evolução. Pra tristeza do jornalista Mauro Cézar, aquele mesmo que costuma dizer que ninguém, quer jornalista, quer torcedor, analisa os jogos tão profissionalmente como ele, o Abel tem sim conseguido dar um formato tático ao time e ainda fazendo importante mudanças táticas durante uma mesma partida. Gostaria de pedir ao “expert” Mauro Cézar que analisasse e dissesse quais mudanças táticas foram essas no jogo de ontem. Mas sem essa de bravatas e divagações apenas, do tipo “esse técnico não treina”’ou “o time é uma bagunça” etc etc.
Amigo Anderson , vamos lá … vender 1 camarote num estádio na cidade de São Paulo do time mais popular , sendo essa a meca do empresariado da América Latina é muito mais fácil que vender 17 no Rio, uma cidade com vocação turistica!!!! Isso como você mesmo diz é questão básica de oportunidade de negócio . Será que é tão dificil entender a paixão do carioca pelo Maracanã e pelo torneio regional ?Ainda mais um dia depois de um título?
Eu nasci em 1976, portanto eu amo campeonato regional embora tenha idade para ter vistos todos os títulos do Flamengo de 1980 pra ca.
Amar o carioqueta não significa que ele seja relevante….ou que nos acrescente algo, que some ao Flamengo algo de relevante.
Quanto aos camarotes, faço aqui um apelo ao PRESIDENTE DO FLAMENGO.
Me coloque como vendedor, e me de 1% de comissão por camarote vendido, e eu vendo os 107 do Maracanã, e mais quantos camarotes existirem na face da terra.
Tá assinado, amigo Chico!!!
“No futebol o sentido final é erguer a TAÇA. Agora, se a fórmula é boa ou não, cabe a sensibilidade de todos em modifica-la.”
Imagina não valorizar uma finalíssima no Maracanã, contra o nosso maior rival!!!
É o mesmo que ignorar Grêmio x Inter, Corinthians x São Paulo, Cruzeiro x Atlético… e por aí vai…
São estaduais, mas veja o público pagante…
Aliás, lá no passado, quando ainda existia a geral, o recorde de público no Maraca, foi batido por uma final de Carioca. Flamengo x Fluminense (1963), só perdendo para dois jogos do Brasil. Na Copa de 1950 e nas eliminatórias em 1954.
Sinceramente, acho que o título do Flamengo que menos comemorei. Aliás, nem comemorei. A diferença era absurda para os demais.
Vi o 1º tempo na casa da namorada e nem fiquei para o 2º. Vim embora para escapar do trânsito e quando cheguei, lá pelos 20 minutos, preferi ver Corinthians x SP.
De positivo, só a nossa torcida.
Agora realmente começa o ano. Quarta é a primeira decisão e sábado começa a luta pelo título nacional. Acabou a brincadeira.
Henrique!
Ou se comemora ou engolimos o péssimo sabor de uma derrota. Ganhar será sempre muito bom. A nossa mágica é ter a maior torcida do mundo e eu concordo. Foram esses 35 campeonatos cariocas que fizeram a gente chegar a 40 milhões de torcedores. O Flamengo campeão do mundo é cria do futebol carioca, das rivalidades e dessa magia do estadual.
Abraço irmão
Meu amigo Henrique, respeito sua opinião, mas o Flamengo pode jogar contra o time da esquina e onde eu estiver, vou acompanhar o jogo seja como for. Deixar de ver o Fla, para ver outro time….cada um com se cada qual, mas me desculpe Flamengo acima de tudo.
Henrique, Anderson, Egon,Nino, Liliano, Targino, amigos,
O que mais me apaixona neste blog são vocês!!!
Caramba, quantos argumentos, às vezes conflitantes, são extraordinariamente interessantes.
Alguém me disse que o pessoal do Flamengo está sempre ligado no blog. Tomara que tenham a sensibilidade de pescar o que há de melhor em cada pensamento de vocês.
Com vocês aprendi a repensar e, em algumas oportunidades, sem a menor vergonha, mudei de ideia.
Este lance de um amplo debate rubro- negro, virou projeto. Vamos organizar e, informar aqui no blog. Conto com vocês.
Fortíssimo abraço a todos.
Kléber,
Muito Obrigado.
Dizer que somos seus fãs é muito pouco. Acho que somos discípulos de tudo de bom que passa aqui através da sua caneta que encanta e ensina.
Por tudo que leio aqui, considero hoje esse espaço uma CENTRAL DE INTELIGÊNCIA, mas, vamos continuar humildemente chamando de blog.
Grande abraço
Anderson, admito bastante seus comentários, sempre precisos, notadamente com relação aos números do Flamengo que você conhece e explana como poucos.
Com relação à “compra” do Maracanã, tem uma frase que não é do seu tempo mas os meus contemporâneos vão se lembrar bem: “Só precisa combinar com os Russos”. Ela sintetiza bem a dificuldade que teríamos com essa engenharia financeira para a aquisição do Maior do Mundo. A começar pelas cadeiras cativas que você sugere que sejam vendidas.
Você deve ter acompanhado o imbróglio das cadeiras cativas que, na Copa, foram alvo de disputas entre a FIFA e os legítimos proprietários, briga essa que, até onde eu sei, segue até hoje na Justiça.
Vale a pena comprar uma briga dessas? Se esse modelo de gestão que está valendo no momento for rentável, quem sabe não é a melhor solução? Poderíamos construir uma arquibancada popular atrás dos gols, como a avalanche do Grêmio, por exemplo. Trazer o povão de novo para o Maraca. Deixaríamos de ouvir aqueles gritinhos histéricos dos selfie-boys & girls quando o jogo está difícil.
A conferir, o debate está aberto, como bem disse o nosso Presidente.
Quanto ao Estadual, parafraseando o Galvão: ganhar é bom mas, ganhar do Vasco em final e muuuuuito melhor. E, repetindo o nosso Guru Adjunto Egon, dos outros três, só não caiu o técnico do Flu, que causou uma “surpresinha” na Taça Guanabara, mas que depois viu aquela carruagem de atrasar bola pro goleiro virar abóbora. Vida longa ao Estadual, não ajudem a enterrá-lo que é o que muitos querem para poderem alongar ainda mais a “procissão” do Brasileirão. SRN.
Uma vez que você compra o bem público ( nada mais que uma privatização ) o Estado é quem passa a ter o dever de indenizar os ” donos ” das cadeiras cativas.
Sendo assim, há uma briga judicial para reconhecer a que fração( DE FATO ) tem direito os atuais donos das cadeiras.
1 – 3,20% do valor do estádio – referente a 155.250 avos do total de lugares, datado da época da venda em 1940
2 – 6,30% datado de hoje, e com os atuais 78.838 lugares.
Como hoje são menos que 5000 cadeiras cativas “ATIVAS” ( exatamente 4969 ) posso te assegurar com as devidas aspas, que cada dono tem direito de receber algo entre R$ 12.882,45(3,20%) e R$ 25.368,48 (6,30%)
Ou seja: Na pior das hipóteses se o Maracanã hoje for vendido por 2 bilhões de reais, cada uma das cadeiras cativas “ATIVAS” receberia o valor de R$ 25.368,48
Nessa caso, o Estado tem que indenizar o montante de R$ 126.055.962,86 ( 6,30% do valor de venda – NA PIOR DAS HIPÓTESES )
Há ainda uma terceira hipótese criada por mim nesse exato momento:
1 – Paga-se 2 bilhões ao Estado, excluindo-o da obrigação de indenização pelas cadeiras.
2 – Negocia-se com quem quer continuar com seu direito.( Dar posse em cartório legalmente)
Hoje fiquei sabendo que para o jogo contra o Cruzeiro sabado, não teremos de 70 a 80% do time principal. Eu priorizo o brasileiro porque sei se campeão da libertadorees nada vou comemorar porque pega Barcelona, Real e cia e dai vira brincadeira como tem sido. Prefiro aser campeão brasileiro.
Um assunto que me aflige é a tal obrigação de ser campeão. Pode-se argumentar que o orçamento do Flamengo é maior que a soma dos seus três rivais. Sim, é. Mas o que entra em campo? São malotes de dinheiro? São balancetes financeiros? São certidões negativas de débitos? Dentro de campo são onze jogadores contra onze jogadores. Sendo que os onze adversários sempre estarão com o brio extremamente ativado. Primeiro, só por jogar contra o Flamengo. Afinal, o Flamengo é uma grande vitrine. A repercussão é certa. Segundo, porque o discurso, principalmente da mídia, de que o Flamengo é o super favorito, além de tirar o peso dos adversários, atingem a honra destes. E porque o Davi não pode vencer o Golias? Já aconteceu. O que impede de acontecer novamente?
Cada conquista deve ser comemorada! Ah, mas o carioca não é importante… Alguém poderia me dizer porque Carpegiani foi demitido em 2018?
Enfim, o Flamengo está no bom caminho. Com humildade e pés no chão vamos longe!
O Campeonato carioca é importante sim, faz parte da nossa história, jogamos desde de 1912 e o Brasileiro apenas desde 1971. O Campeonato carioca com seus mais de 100 anos é e sempre será importante, é nossa supremacia local, nossa história se confunde com a historia do flamengo e dos rivais , vamos abandonar e cuspir em nossa história ? Eu como carioca sempre amei acompanhar o Flamengo em moça bonita(sou de realengo, zona oeste) em Conselheiro Galvão, italo del cima , na bariri etc… contra bangu, olaria, madureira, alem de jogos dificílimos contra os times do interior como americano, goytacaz, serrano, Itaperuna, friburguense, enfim, times clássicos que quem é Nascido neste Estado entende. Tem “Flamenguista” off -rio que nunca viveu a atmosfera do campeonato carioca e vem criticar. Tem ate quem prefere deixar de assistir uma final de campeonato carioca com flamengo pra ver final de campeonato paulista, perai, de rubro negros assim não precisamos. Saudações aos rubro negros de coração.
Anderson, querido amigo,
Com todo respeito à tecnologia que, graças à ela podemos debater sem sair de casa, como desperdiçar esta oportunidade de estarmos juntos?
O seu jeito, talentoso, criativo, contestador, polêmico e otimista de ver o Flamengo, me encanta. Caramba, por que não estarmos juntos, debatendo a nossa paixão de vida? Portanto, com todo respeito, sem essa de “ comunicação via internet”. O “ olho no olho” e o abraço, são insubstituíveis.
Duvido que os nossos companheiros do blog pensem diferente. Largue o computador e venha para este grande abraço amigo e rubro-negro.
O nosso Robert vai coordenar tudo. Contamos com voce.
Forte abraço.
isso seria sensacional, a primeira `mesa redonda`formada por torcedores de um clube.
Seria algo inédito a nível mundial acredito.
Tudo graças a dois homens que acreditaram na importância que um torcedor tem diante do clube que torce.
Obrigado Presidente Kleber leite, obrigado Robert, por ter nos dados a oportunidade de nos aproximarmos tanto desse clube que amamos.
Foi uma iniciativa impar e sem precedentes, criou-se aqui ambiente extremamente culto e inteligente na maneira de ver nao só o flamengo, mas também , o futebol ao todo.
Mesmo com ideias ou colocações diferentes, mas com um respeito, uma civilidade e um aprendizado unico.
Parabéns a todos.
Isso aqui está cada vez mais fascinante.
Esse Blog vai entrar para a história.
Aqui tem de tudo: originalidade, criatividade, objetividade, integração, participação de famosos e anônimos e isso é algo que está ficando sensacional.
Kleber, você fez um gol de placa com esse blog. Cada vez mais me encanto com vocês, Kleber e Robert. Que dupla incrível. Obrigado por nos permitir estar aqui, juntos. A sua colocação o ““olho no olho” e o abraço, são insubstituíveis” descreve bem seu caráter. Quem sabe um dia, passeando pelo Rio de Janeiro possa lhe dar pelo menos um abraço. Muito obrigado pelo carinho.
Só lamento que sua ideia, sensacional por sinal, não vá permitir que a grande maioria de nós possa participar efetivamente. Muitos, como eu, moram longe do estado do Rio de Janeiro, além da questão data, que teria que ser apta a todos. Mas vai ser legar também ler o que vai acontecer.
Pintou uma pontinha de inveja. Como dizia o antigo comediante Galeâo Cumbica: “Aí eu choro! Au Au!
Srs, vamos comemorar tudo que ganharmos. Na geração bandeira não ganhava nem par ou impar, fracassos pro Fortaleza, na copa do brasil, ate na falida copa que ele inventou perdemos. Fomos saco de pancada do vaxcu por 3 anos.
Vamos comemorar o ressurgimento do Flamengo raiz, que discute com juiz, bandeirinha etc…
Caro Kleber
O carioca vale sim…..para dá ritmo aos jogadores que voltam de contusões, lançar os garotos da base. E mais nada. Infelizmente, o carioca de hoje não é mais aquele de antigamente. Com o calendário cheio, ficou pra outrora. Mas título é título.
Nesse jogo, mesmo o treinador escalando o time errado, pois havia necessidade de um jogador velocista, pois o indisciplinado BH estava suspenso, eis que o gênio Abel escalou o Diego, ficando o time com três meias lentos e logo ficamos sem contra ataque. Com a entrada do Diego, o Arrascaeta caiu de produção, as vezes acho que o Abel faz isso de propósito para sacanear o Arrascaeta, para poder barrá-lo. E na coletiva, ele já deu indício de que vai barrar o uruguaio, pois ele só tem olhos para o Diego.
Agora, é libertadores e não podemos perder…senão teremos que ganhar do penarol por mais de um gol de diferença.
Viva o campeonato do Rubinho (descendente do Eurico). Viva… Milhões gasto em contratações para priorizar carioquinha. Lamentável.
SRN
Parabéns presidente! Radames e o senhor foram muito felizes nos comentários sobre o Gabigol e Arrascaeta, eles têm que melhorar muito, Gabigol então só que fazer marketing!!! Parabéns pelo blog ficou muito bom o programa direto do Maracanã! SRN
Boa noite, amigos,
Hoje não tem corneta. Vou apenas comemorar mais um título. Sei que alguns não gostam, mas título é título!!!
Hora de tirar onda com a turma do arco-íris.
Mengooooo !!!
SRN.
Caro Kleber,
Vou, pela 2a vez, repetir um comentário que fiz aqui no blog no dia 5 de março último, quando conclamava a todos para apoiarem o nosso time e, principalmente, deixarem o Abel Braga trabalhar…
Segue o comentário:
“Caro Kleber e companheiros de blog,
Hoje é o início de nossa VITORIOSA campanha na Libertadores 2019, vamos deixar um pouco de lado nossas diferenças em relação ao Abel, aos novos jogadores contratados, e aos que achávamos que deveriam ser contratados e não foram, enfim vamos SER FLAMENGO, acreditar, antes de qualquer coisa, na mística do nosso manto, na força de nossa nação e que a PAIXÃO que sentimos pelo nosso rubro negro supere a dificuldade que a altitude irá nos impor, para com esses 3 pontos darmos, repito, início a caminhada rumo ao BI CAMPEONATO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA !!!
VAMOS MENGÃO, VAMOS PRA CIMA DE TODOS QUE SE ATREVEREM A CRUZAR O NOSSO CAMINHO !!!
SRN”
Repito hoje esse comentário, para enfatizar que ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, tivemos sim um importante tropeço quando perdemos em casa para o Peñarol, não devíamos ou melhor não podíamos ter perdido aquele jogo, se pelo menos tivéssemos empatado, hoje já estaríamos classificados para fase de mata mata da Libertadores, mas perdemos, e agora, mais do que nunca, precisamos considerar esse meu comentário de 05/03, SERMOS FLAMENGO NA PRÓXIMA 4a FEIRA, e a qualquer custo trazermos essa vitória que nos dará a classificação…
Porque estamos no CAMINHO CERTO?
Nesse ano, já disputamos a Flórida Cup e o Carioca, vencemos os dois, precisamos agora fechar esse 1o semestre com a classificação na Libertadores e um bom início no Brasileiro, para aproveitar a intertemporada provocada pela Copa América, quando com certeza faremos algumas contratações, principalmente em relação a zaga e laterais, para dar os retoques finais nesse elenco e partirmos para um 2o semestre com muito boas expectativas de GRANDES CONQUISTAS !!!
Tudo isso passa pelo jogo da próxima 4a feira, é imperioso que consigamos já essa classificação, para mantermos o bom ambiente, que nos levará a um bom início no Brasileiro…
VAMU MENGÃO !!!
35 VEZES CAMPEÃO DO RIO DE JANEIRO !!!
SRN
Prezados,
Concordo com os mestres, o Flamengo cumpriu a OBRIGAÇÃO de vencer o campeonato Carioca, composto por clubes de várzea + três ex-grandes + nós, o único GIGANTE.
Como eu havia dito, este Rodrigo Caio é um senhor zagueiro, como há muito não tínhamos!!! A torcida do São Paulo escolheu o melhor que tinha no elenco para culpar pelos fracassos de gestões patéticas do Tricolor Paulista, resultado: Rodrigo Caio é campeão aqui, jogando demais. O São Paulo continua em sua péssima fase e na seca de títulos.
Enquanto o sobredito zagueiro dava entrevista, a câmera corta a imagem e mostra o Gabigol lá no meio da arquibancada… Ele é meio maluco, mas é o tipo de jogador que não só veste o manto, ele SENTE O MANTO. Isso é pra poucos, meus amigos!!!
Ainda que com time extremamente mal treinado, o elenco na parte ofensiva é forte demais… Chegando o Rafinha e o Felipe Luos (L.D. e L.E.), teremos um time muito equilibrado.
O E.Ribeiro, de fato, é a cabeça pensante deste time. Hoje é o craque que tanto precisávamos…
Para quarta não mistério, e colocar o Bruno Henrique no lugar do Diego…
EU……MINHAS POLÊMICAS, E MINHAS DISCORDÂNCIAS.
(…) eu fico profundamente triste, quando vejo um comentário que não vale nada(…)
Kleber, chegamos a um patamar que a soma dos orçamentos dos 3 times grandes do Rio, ficam abaixo do orçamento do Flamengo.
O problema não está na Federação. Não está na fórmula de disputa mas sim, nos dirigentes desses 3 times que não pensaram grande como o Flamengo fez, ao se reestruturar financeiramente para chegar ao patamar de hoje.
Ou pensamos de forma diferente do que fizemos e fazem os nossos co-irmãos cariocas, ou viveremos de passado. Ganhamos 4 Brasileiros na década de 80 e passamos mais 32 anos para ganharmos mais 2 brasileiros.
Tá errado querido Kleber.
Nós criamos o passado olhando para o futuro.
Pensar em futuro olhando para o passado é tão somente nostalgia, Kleber.
E o futuro, ao menos no Rio de Janeiro, não passa e nem deve passar pelo Campeonato Estadual. Não nos acrescenta absolutamente nada ganhar o Carioca.
Campeonato deficitário de tudo. Segundo reportagem dessa semana, deficitário até de escrúpulos.
Pensamos em ganhar Libertadores, mas a paz do treinador está atrelada a conquista desse mísero campeonato? Discordo. E muito.
Temos o maior orçamento entre os clubes da América, senão o melhor elenco, estamos bem perto, projeção de alcançarmos ainda esse ano 1 bilhão de receita, e o carioqueta do Rubinho é o termômetro da temporada? Discordo. E muito.
Enquanto o Flamengo estiver preso a essas nostalgias :
1 – Carioca é importante
2 – Maracanã é nosso
3 – sacanear times cariocas por conta de conquistas estaduais
…. nunca seremos diferentes e maiores que eles.
Abçs/SRN
Meu camarada Anderson…
1 – Carioca é importante – É evidente que é muito importante! Além da hegemonia, nada mais glamoroso que ver uma final no maior do mundo. O problema não é campeonato da Ferj e, muito menos do Rubinho. É uma tarde de domingo incomparável.
É a alegria do povo do Estado do Rio de Janeiro…
A importância não está em questionar Copa do Brasil, Sul Americana ou Libertadores.
Essas são conquistas pra lá de relevantes. Mas nós, rubro-negros, queremos tudo e mais alguma coisa.
VIVA O CARIOQUETA…
2 – Maracanã é nosso – Mesmo que seja por dias ou minutos, nada mais espetacular que ser “dono” de um dos maiores símbolos do futebol do universo.
Enquanto não resolvemos nosso problema de um estádio próprio, nosso Flamengo é inquilino de um monumento histórico…
3 – sacanear times cariocas por conta de conquistas estaduais
Sou absolutamente a favor de todos os memes que sacaneiam as torcidas adversárias. Levantar um campeonato contra os três rivais do Estado, não há dinheiro que pague.
Pouco importa se estamos falando em NBB, futebol ou Bocha…
Quero mais é passear pela Praia do Leblon envergando o Manto, e vendo torcedores adversários escondidos atrás dos quiosques…
…. nunca seremos diferentes e maiores que eles.
Nunca seremos… porque já somos! Nascemos maior que eles…
Amigo, Egon, perfeito seu comentário. Penso do mesmo modo. Adoro vestir o manto, desfilar perante os olhares invejosos e, ver os antis bufando. Tem um cara perto da minha casa, que tem uma barraquinha com produtos variados, e é torcedor do Vasco. Nunca falei com ele, mas faço questão de atravessar a rua perto dele com a camisa do Flamengo. Ele fica doido!!! Kkkkkk!!!
Caro Kleber, estou alegre pelo título mas as dificuldades que tivemos enfrentando esse fraco adversário de ontem me deixou preocupado. Concordo com o Michell Assef : nós , até aqui, só enfrentamos baranga. O único adversário melhorzinho, o Penarol , nos derrotou e dentro do Maracanã. O time hoje foi muito lento e previsível. Nós ainda sequer sabemos qual é a nossa equipe titular. Abraços.
Anderson, querido amigo,
Pensou que eu fosse discordar de você? Errou!
A sua forma de ver o Flamengo extrapolando fronteiras e se tornando um gigante mundial, me encanta. E, no fundo, todos os seus argumentos podem ser assim sintetizados.
Claro que, o Campeonato, Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores e, até, a Sul Americana, são mais importantes do que o campeonato carioca. Contudo, os campeonatos estaduais, adequados ao novo mundo em que vivemos, devidamente ajustados e enxutos, podem ser uma bela abertura de temporada. E, não abro mão de sonhar que, um dia, os clubes, unidos, possam ser revolucionários, acabando com está escravidão.
Você defende a tese de um estádio próprio. Sinceramente, não tenho uma opinião definida se devemos partir para este caminho ou, dar sequência ao pézinho que já colocamos no Maracanã e encontrar a fórmula para que, de fato e de direito, possamos dizer que… O MARACA É NOSSO!!!
Este é um belo tema para discussão e, reitero que respeito o seu ponto de vista. A meu conceito, é tão importante que deve ser debatido á exaustão e, de forma imediata.
Um enorme prazer “ bater esta bola” com você. Vou sugerir ao Robert, marcar com você, Egon, Rada, Octávio e, quem mais queira participar, um amplo debate sobre o tema.
Forte abraço.
ENTÃO ERREI……………KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
( …) E, não abro mão de sonhar que, um dia, os clubes, unidos, possam ser revolucionários, acabando com está escravidão.( …)
Você toca no ponto exato e nefrálgico.
Somos escravos da FFerj e do Maracanã, e a pergunta que não quer calar é:
ATÉ QUANDO?
Já escrevi aqui por algumas vezes que sou favorável a ser protagonista, seja tendo um estádio próprio ou até mesmo comprando o Maracanã.
A seguir uma linha de raciocínio matemática.
ESTÁDIO PARA 60.000 PESSOAS – CUSTO 700 MILHÕES
ESTÁDIO PARA 70.000 PESSOAS – CUSTO 800 MILHÕES
ESTÁDIO PARA 80.000 PESSOAS – CUSTO 900 MILHÕES
A matemática que se aplica hoje é bem simples como o modelo acima. A cada 10 mil pessoas, algo bem perto de 100 milhões de reais.
Logo, alguns desavisados, vão achar que por exemplo comprar o Complexo do Maracanã por 2 bilhões de reais, é caro e extravagante.
NÃO O É !
Acontece que há que se colocar em jogo o chamado CUSTO DE OPORTUNIDADE.
Se o Flamengo for a um banco hoje e pedir 2 bilhões de reais a uma taxa de juros de ( TJLP + 4% ) significaria hoje pagar 10,96 ao ano, ou 219 milhões ao ano…ou ainda 18,2 milhões ao mes.
ISSO É LOUCURA!
Mas com a aquisição do Maracanã, há a possibilidade de vender cadeiras cativas e camarotes.
1 – 30.000 mil cadeiras cativas ao custo de 30 mil reais = 900 milhões
Nesse caso a dívida de 2 bilhões diminuiria para 1,1 bilhão e o que antes seria impossível passa a ser palpável.
Agora temos 109,6 milhões ao ano, ou o mesmo que 9,13 ao mês.
2 – Mas se a diretoria acha que esse valor ainda é pouco viável, há ainda dezenas de outros produtos a serem vendidos.
2.1 – Camarotes
2.2 – Espaços de comida.
2.3 – Lojas
2.4 – Placas publicitárias
2.5 – Aluguel para os outros clubes
2.6 – Aluguel p shows e eventos
etc.etc..etc.
Agora caro Kleber, eu pergunto:
Existe alguma maneira da torcida rubro negra não comprar cadeiras cativas, que possam ser pagas em ate 5 anos ??? Ou seja 500 ou 600 reais por mês?
ACREDITO QUE NÃO!
Existe alguma maneira de algum banco particular não querer fazer parte desse projeto e encampar essa missão, uma vez que o Flamengo sozinho e sem Maracanã pode chegar a esse ano a 1 bilhão de receitas?
SÓ SE FOR LOUCO! Ainda assim, corremos o bom risco de acharmos esse dinheiro” mais barato lá fora” e não depender de bancos nacionais ou mesmo o BNDES.
3 – A quem não for possível comprar as cadeiras, há ainda a chance do ST, e nesse caso podemos ser o primeiro clube na América a passar a casa dos 200 mil sócios, já no primeiro ano, o que hoje significaria mais 42 milhões ao ano.
4 – Particularmente, ainda que mais caro, vejo mais vantagens em comprar o Maracanã do que construir um estádio na Barra da Tijuca, onde o acesso será extremamente prejudicado.
5 – Passaremos a ter o complexo do Maracanã como a casa do nosso esporte olímpico.
Nesse caso, também temos a chance de fazer com que todas as modalidades trabalhadas dentro do Flamengo sejam finalmente sustentáveis.
Portanto amigo…………. quando eu digo PROTAGONISMO, estou falando nesses moldes, e acho do fundo do meu coração que o Flamengo está, deixando o cavalo passar, e isso me desespera.
ABÇS/SRN
Só mais um adendo.
O Corinthians vendeu um dos seus camarotes para uma empresa, por 1 milhão a temporada.
Como o maracanã são 107 camarotes, podemos ter em 20 anos, o estádio pago, sem colocar um tostão no bolso.
Mas se for p vender rápido, teríamos hoje 53 milhões ao ano.
SÓ DE PENSAR NO CAVALO PASSANDO E A DIRETORIA NÃO SE MEXENDO, JÁ ME DÁ TAQUICARDIA !!!!!
NOSSA SENHORA DA BICICLETA SEM FREIO.
São esses nossos dirigentes homens de negócio mesmo , ou eu lí errado em algum lugar !?!???!?!!?!??!
Quem gostou bate palmas, quem ficou com a pulga atrás da orelha (que aliás só cresce) levanta a mão!
Dr. Michel foi quem entrou em uma racionalidade, definitivamente!
Tomar calor do time do Vasco, time salário minímo, com três meses de atraso salarial, nivel técnico sofrível, sinceramente meus Srs., complicado.
Dr. Michel tem razão, o único time de respeito que enfrentamos foi o Peñarol do Uruguai, por isso a pulga atrás da orelha com o trabalho do Abel.
Saudações!
Trabalho do Abel é pra lá de questionavel.
As falhas do lado direito da defesa do Flamengo é uma coisa tenebrosa, não só pela péssima qualidade técnica, tanto de Pará (horrivel) e Léo Duarte, zagueiro muito fraco para os padroes de qualidade que precisamos, mas passa pelas mãos de um treinador que apesar de ter sido zagueiro, não consegue armar seus times bem no setor defensivo. O mesmo Inter que foi campeão da libertadores e mundial, tinha serias dificuldades no setor defensivo e por muito pouco nao perdeu em casa a libertadores para o São Paulo em 2006.
O fluminense 2012 se valeu por seu goleiro em uma fase esplendorosa e seu fabuloso ataque formado por DECo, Thiago Neves, Fred, Welington Nem e Sobis.
Mas foi sinceramente um titulo sem sustos na final.
Porque a caminhada até a final, foi terrível, os jogos contra o Fluminense foram durissimos e quase fomos eliminados na semi final, principalmente pelas falhas da defesa pelo lado direito sempre.
Muito bom ser campeão. Sempre…até de bola de gude.
Porém quarta é o jogo da Libertadores, em caso de derrota, ficaremos em uma situação muito complicada, primeiro porque o jogo contra o Penarol será uma guerra, segundo porque a LDU passará a depender de apenas um vitoria seja o placar que for sobre o San José.
Quarta sim, uma decisao muito complicada.
Caro Kléber e amigos!
Ganhar o Campeonato Carioca é tão importante que ninguém quer perder. Comemorar é melhor que chorar ou lamentar. Se ontem o título não tivesse vindo, junto ao choro viria um metralhadora de críticas e dúvidas.
Obrigação de ganhar será SEMPRE. O Flamengo sempre terá obrigação de ganhar. A questão de mais ou menos investimento se perde um pouco quando se fala de quatro clubes considerados grandes no Rio.
No futebol o sentido final é erguer a TAÇA. Agora, se a fórmula é boa ou não, cabe a sensibilidade de todos em modifica-la. Basta se conversar.
O Flamengo jogou para não perder e ganhou. O Vasco jogou como franco atirador e perdeu. Não tem como ser superior neste momento. O FLAMENGO está muito acima de todos e mostrou isso o tempo todo.
Tivemos algumas trocas de bolas na defesa e isso foi nosso ponto fraco. Achei que corremos perigo a toa.
No mais, nota 10 para Rodrigo Caio. Esse é craque. Esse é diferenciado, assim como também penso do Arrascaeta.
Parabéns ao Flamengo e a nós. São 35 vezes. Alegria, alegria! O campeonato carioca quando se perde doi muito.
SRN
Caríssimo presidente,
Assim penso sobre as atuações:
Diego Alves: Cada vez mais confiante no gol, o que faz com que sua liderança em campo venha se sobressaindo. Ontem fez uma defesa daquela consideradas de cinema.
Léo Duarte: O mais fraco da defesa. É jovem e tem potencial mas precisa aprender com urgência o fundamento da antecipação. Ontem, após a entrada do ex-jogador Maxi Lopez, isso ficou muito evidente pois perdeu quase todas para o argentino, justamente por não não ter tempo de antecipação.
Rodrigo Caio: Maior zagueiro brasileiro na atualidade. Simples assim.
Renê: Ontem foi mais estável. Possui um desarme por baixo que pouco tem. Seu timing é perfeito. Precisa ser mais regular.
Cuellar: A mesma fera de sempre. Fazia tempo não víamos no Flamengo um jogador tão regular. Dá prazer vê-lo jogar.
Arão: O melhor do jogo. Aqueles que já jogaram futebol sabem da importância de ter um segundo volante que, aliás, não existe outro com as mesmas características jogando hoje no Brasil. Excelente nas duas áreas e acabou sendo premiado com um belo gol de cabeça.
Diego: Outro que fez grande partida. É verdadeiramente um grande dilema para o Abel. Que ninguém se surpreenda se acabar sobrando um banco para o Gabigol .
Éverton Ribeiro: Excelente jogador mas ontem abusou do preciosismo.
Arrascaeta: Jogador de toque diferenciado. Ainda dará muitas alegrias ao torcedor rubro-negro. Me faz rir quando os chamados “analistas” profissionais de futebol, aqueles mesmos criados em apartamento, e que cresceram jogando apenas futebol de botão e soltando pipa pela janela, compararem a contratação do Arrascaeta com a do limitado Rodriguinho do Cruzeiro. Ora, faça-me um favor.
Gabigol: Incrível experiência considerando a pouca idade. Parece que foi cria de nossas divisões de base tamanha a identidade com o clube. Se desloca em diagonal como poucos, criando as melhores condições de passe para os armadores.
Vitinho: Vem ganhando confiança e, breve, deverá ser um dos melhores do elenco. Marcou um golaço ontem pelo conjunto da obra.
Ronaldo: Sem nota.
Lincoln: Sem nota.
Abel: Se futebol é resultado, então acho que é hora de colocarmos nossas cornetas no saco, ao menos por enquanto, e apoiarmos o nosso técnico. Fica claro que a equipe está em franca evolução. Pra tristeza do jornalista Mauro Cézar, aquele mesmo que costuma dizer que ninguém, quer jornalista, quer torcedor, analisa os jogos tão profissionalmente como ele, o Abel tem sim conseguido dar um formato tático ao time e ainda fazendo importante mudanças táticas durante uma mesma partida. Gostaria de pedir ao “expert” Mauro Cézar que analisasse e dissesse quais mudanças táticas foram essas no jogo de ontem. Mas sem essa de bravatas e divagações apenas, do tipo “esse técnico não treina”’ou “o time é uma bagunça” etc etc.
SRN
Assino tudo embaixo.
Amigo Anderson , vamos lá … vender 1 camarote num estádio na cidade de São Paulo do time mais popular , sendo essa a meca do empresariado da América Latina é muito mais fácil que vender 17 no Rio, uma cidade com vocação turistica!!!! Isso como você mesmo diz é questão básica de oportunidade de negócio . Será que é tão dificil entender a paixão do carioca pelo Maracanã e pelo torneio regional ?Ainda mais um dia depois de um título?
Amigo Pedro, vc não entendeu o x da questão.
Eu nasci em 1976, portanto eu amo campeonato regional embora tenha idade para ter vistos todos os títulos do Flamengo de 1980 pra ca.
Amar o carioqueta não significa que ele seja relevante….ou que nos acrescente algo, que some ao Flamengo algo de relevante.
Quanto aos camarotes, faço aqui um apelo ao PRESIDENTE DO FLAMENGO.
Me coloque como vendedor, e me de 1% de comissão por camarote vendido, e eu vendo os 107 do Maracanã, e mais quantos camarotes existirem na face da terra.
“Amar o carioqueta não significa que ele seja relevante….ou que nos acrescente algo, que some ao Flamengo algo de relevante.”
Nem a “tua” Nossa Senhora da bicicleta sem freio… entende isso… kkkkkkkkkkkkkkkkkk
* Zé Ricardo e Alberto Valentim… caíram nesse Carioca…
Tá assinado, amigo Chico!!!
“No futebol o sentido final é erguer a TAÇA. Agora, se a fórmula é boa ou não, cabe a sensibilidade de todos em modifica-la.”
Imagina não valorizar uma finalíssima no Maracanã, contra o nosso maior rival!!!
É o mesmo que ignorar Grêmio x Inter, Corinthians x São Paulo, Cruzeiro x Atlético… e por aí vai…
São estaduais, mas veja o público pagante…
Aliás, lá no passado, quando ainda existia a geral, o recorde de público no Maraca, foi batido por uma final de Carioca. Flamengo x Fluminense (1963), só perdendo para dois jogos do Brasil. Na Copa de 1950 e nas eliminatórias em 1954.
Obrigado Meu Mestre EGON!
Grande abraço!
Sinceramente, acho que o título do Flamengo que menos comemorei. Aliás, nem comemorei. A diferença era absurda para os demais.
Vi o 1º tempo na casa da namorada e nem fiquei para o 2º. Vim embora para escapar do trânsito e quando cheguei, lá pelos 20 minutos, preferi ver Corinthians x SP.
De positivo, só a nossa torcida.
Agora realmente começa o ano. Quarta é a primeira decisão e sábado começa a luta pelo título nacional. Acabou a brincadeira.
Henrique!
Ou se comemora ou engolimos o péssimo sabor de uma derrota. Ganhar será sempre muito bom. A nossa mágica é ter a maior torcida do mundo e eu concordo. Foram esses 35 campeonatos cariocas que fizeram a gente chegar a 40 milhões de torcedores. O Flamengo campeão do mundo é cria do futebol carioca, das rivalidades e dessa magia do estadual.
Abraço irmão
Não é essa a questão. É que com o crescimento do Flamengo e o apequenamento dos rivais, perdeu a graça comemorar Carioquinha. Virou obrigação.
Meu amigo Henrique, respeito sua opinião, mas o Flamengo pode jogar contra o time da esquina e onde eu estiver, vou acompanhar o jogo seja como for. Deixar de ver o Fla, para ver outro time….cada um com se cada qual, mas me desculpe Flamengo acima de tudo.
Henrique amigo, moro em São Paulo, nem por isso deixei de assistir meu Flamengo para prestigiar o futebol paulista, Flamenfo assina de tudo.
Amigo Chico , to mandando uma procuração aí pra assinar seu texto!!! Perfeito !!!
Grande Pedro!
Eu já assino antecipado o que você escreve!
Abraço irmão!
Henrique, Anderson, Egon,Nino, Liliano, Targino, amigos,
O que mais me apaixona neste blog são vocês!!!
Caramba, quantos argumentos, às vezes conflitantes, são extraordinariamente interessantes.
Alguém me disse que o pessoal do Flamengo está sempre ligado no blog. Tomara que tenham a sensibilidade de pescar o que há de melhor em cada pensamento de vocês.
Com vocês aprendi a repensar e, em algumas oportunidades, sem a menor vergonha, mudei de ideia.
Este lance de um amplo debate rubro- negro, virou projeto. Vamos organizar e, informar aqui no blog. Conto com vocês.
Fortíssimo abraço a todos.
Kléber,
Muito Obrigado.
Dizer que somos seus fãs é muito pouco. Acho que somos discípulos de tudo de bom que passa aqui através da sua caneta que encanta e ensina.
Por tudo que leio aqui, considero hoje esse espaço uma CENTRAL DE INTELIGÊNCIA, mas, vamos continuar humildemente chamando de blog.
Grande abraço
Kleber amigo, já conversei sobre isso com o Amigo Robert, e dá pra fazer isso via Youtube. Não precisa nem sair de casa.
Basta só estar a conexão de cada um.
To dentro………………é só marcar……………abraços !
*testar a conexão de cada um.
Anderson, admito bastante seus comentários, sempre precisos, notadamente com relação aos números do Flamengo que você conhece e explana como poucos.
Com relação à “compra” do Maracanã, tem uma frase que não é do seu tempo mas os meus contemporâneos vão se lembrar bem: “Só precisa combinar com os Russos”. Ela sintetiza bem a dificuldade que teríamos com essa engenharia financeira para a aquisição do Maior do Mundo. A começar pelas cadeiras cativas que você sugere que sejam vendidas.
Você deve ter acompanhado o imbróglio das cadeiras cativas que, na Copa, foram alvo de disputas entre a FIFA e os legítimos proprietários, briga essa que, até onde eu sei, segue até hoje na Justiça.
Vale a pena comprar uma briga dessas? Se esse modelo de gestão que está valendo no momento for rentável, quem sabe não é a melhor solução? Poderíamos construir uma arquibancada popular atrás dos gols, como a avalanche do Grêmio, por exemplo. Trazer o povão de novo para o Maraca. Deixaríamos de ouvir aqueles gritinhos histéricos dos selfie-boys & girls quando o jogo está difícil.
A conferir, o debate está aberto, como bem disse o nosso Presidente.
Quanto ao Estadual, parafraseando o Galvão: ganhar é bom mas, ganhar do Vasco em final e muuuuuito melhor. E, repetindo o nosso Guru Adjunto Egon, dos outros três, só não caiu o técnico do Flu, que causou uma “surpresinha” na Taça Guanabara, mas que depois viu aquela carruagem de atrasar bola pro goleiro virar abóbora. Vida longa ao Estadual, não ajudem a enterrá-lo que é o que muitos querem para poderem alongar ainda mais a “procissão” do Brasileirão. SRN.
( …) Vale a pena comprar uma briga dessas?
Uma vez que você compra o bem público ( nada mais que uma privatização ) o Estado é quem passa a ter o dever de indenizar os ” donos ” das cadeiras cativas.
Sendo assim, há uma briga judicial para reconhecer a que fração( DE FATO ) tem direito os atuais donos das cadeiras.
1 – 3,20% do valor do estádio – referente a 155.250 avos do total de lugares, datado da época da venda em 1940
2 – 6,30% datado de hoje, e com os atuais 78.838 lugares.
Como hoje são menos que 5000 cadeiras cativas “ATIVAS” ( exatamente 4969 ) posso te assegurar com as devidas aspas, que cada dono tem direito de receber algo entre R$ 12.882,45(3,20%) e R$ 25.368,48 (6,30%)
Ou seja: Na pior das hipóteses se o Maracanã hoje for vendido por 2 bilhões de reais, cada uma das cadeiras cativas “ATIVAS” receberia o valor de R$ 25.368,48
Nessa caso, o Estado tem que indenizar o montante de R$ 126.055.962,86 ( 6,30% do valor de venda – NA PIOR DAS HIPÓTESES )
Há ainda uma terceira hipótese criada por mim nesse exato momento:
1 – Paga-se 2 bilhões ao Estado, excluindo-o da obrigação de indenização pelas cadeiras.
2 – Negocia-se com quem quer continuar com seu direito.( Dar posse em cartório legalmente)
3 – Compra de volta a quem quer vender.
FORTE ABRAÇO, FERNANDO
Sr. Kleber,
Concordo com o senhor, nunca vi um título com tanta tranqulidade, nem parece que fomos campeões.
Hoje fiquei sabendo que para o jogo contra o Cruzeiro sabado, não teremos de 70 a 80% do time principal. Eu priorizo o brasileiro porque sei se campeão da libertadorees nada vou comemorar porque pega Barcelona, Real e cia e dai vira brincadeira como tem sido. Prefiro aser campeão brasileiro.
Prezados,
Um assunto que me aflige é a tal obrigação de ser campeão. Pode-se argumentar que o orçamento do Flamengo é maior que a soma dos seus três rivais. Sim, é. Mas o que entra em campo? São malotes de dinheiro? São balancetes financeiros? São certidões negativas de débitos? Dentro de campo são onze jogadores contra onze jogadores. Sendo que os onze adversários sempre estarão com o brio extremamente ativado. Primeiro, só por jogar contra o Flamengo. Afinal, o Flamengo é uma grande vitrine. A repercussão é certa. Segundo, porque o discurso, principalmente da mídia, de que o Flamengo é o super favorito, além de tirar o peso dos adversários, atingem a honra destes. E porque o Davi não pode vencer o Golias? Já aconteceu. O que impede de acontecer novamente?
Cada conquista deve ser comemorada! Ah, mas o carioca não é importante… Alguém poderia me dizer porque Carpegiani foi demitido em 2018?
Enfim, o Flamengo está no bom caminho. Com humildade e pés no chão vamos longe!
Saudações rubro-negras
O Campeonato carioca é importante sim, faz parte da nossa história, jogamos desde de 1912 e o Brasileiro apenas desde 1971. O Campeonato carioca com seus mais de 100 anos é e sempre será importante, é nossa supremacia local, nossa história se confunde com a historia do flamengo e dos rivais , vamos abandonar e cuspir em nossa história ? Eu como carioca sempre amei acompanhar o Flamengo em moça bonita(sou de realengo, zona oeste) em Conselheiro Galvão, italo del cima , na bariri etc… contra bangu, olaria, madureira, alem de jogos dificílimos contra os times do interior como americano, goytacaz, serrano, Itaperuna, friburguense, enfim, times clássicos que quem é Nascido neste Estado entende. Tem “Flamenguista” off -rio que nunca viveu a atmosfera do campeonato carioca e vem criticar. Tem ate quem prefere deixar de assistir uma final de campeonato carioca com flamengo pra ver final de campeonato paulista, perai, de rubro negros assim não precisamos. Saudações aos rubro negros de coração.
Anderson, querido amigo,
Com todo respeito à tecnologia que, graças à ela podemos debater sem sair de casa, como desperdiçar esta oportunidade de estarmos juntos?
O seu jeito, talentoso, criativo, contestador, polêmico e otimista de ver o Flamengo, me encanta. Caramba, por que não estarmos juntos, debatendo a nossa paixão de vida? Portanto, com todo respeito, sem essa de “ comunicação via internet”. O “ olho no olho” e o abraço, são insubstituíveis.
Duvido que os nossos companheiros do blog pensem diferente. Largue o computador e venha para este grande abraço amigo e rubro-negro.
O nosso Robert vai coordenar tudo. Contamos com voce.
Forte abraço.
OK…………… Soldado Anderson, pronto.
isso seria sensacional, a primeira `mesa redonda`formada por torcedores de um clube.
Seria algo inédito a nível mundial acredito.
Tudo graças a dois homens que acreditaram na importância que um torcedor tem diante do clube que torce.
Obrigado Presidente Kleber leite, obrigado Robert, por ter nos dados a oportunidade de nos aproximarmos tanto desse clube que amamos.
Foi uma iniciativa impar e sem precedentes, criou-se aqui ambiente extremamente culto e inteligente na maneira de ver nao só o flamengo, mas também , o futebol ao todo.
Mesmo com ideias ou colocações diferentes, mas com um respeito, uma civilidade e um aprendizado unico.
Parabéns a todos.
Isso aqui está cada vez mais fascinante.
Esse Blog vai entrar para a história.
Aqui tem de tudo: originalidade, criatividade, objetividade, integração, participação de famosos e anônimos e isso é algo que está ficando sensacional.
Kleber, você fez um gol de placa com esse blog. Cada vez mais me encanto com vocês, Kleber e Robert. Que dupla incrível. Obrigado por nos permitir estar aqui, juntos. A sua colocação o ““olho no olho” e o abraço, são insubstituíveis” descreve bem seu caráter. Quem sabe um dia, passeando pelo Rio de Janeiro possa lhe dar pelo menos um abraço. Muito obrigado pelo carinho.
Só lamento que sua ideia, sensacional por sinal, não vá permitir que a grande maioria de nós possa participar efetivamente. Muitos, como eu, moram longe do estado do Rio de Janeiro, além da questão data, que teria que ser apta a todos. Mas vai ser legar também ler o que vai acontecer.
Pintou uma pontinha de inveja. Como dizia o antigo comediante Galeâo Cumbica: “Aí eu choro! Au Au!
Srs, vamos comemorar tudo que ganharmos. Na geração bandeira não ganhava nem par ou impar, fracassos pro Fortaleza, na copa do brasil, ate na falida copa que ele inventou perdemos. Fomos saco de pancada do vaxcu por 3 anos.
Vamos comemorar o ressurgimento do Flamengo raiz, que discute com juiz, bandeirinha etc…
SRN