Sempre ouvi de grandes dirigentes do nosso futebol – muitos deles já não estão entre nós – que jamais se deve tomar qualquer tipo de decisão no vestiário. Em síntese, ainda sob os efeitos da emoção, qualquer tipo de conclusão que venha contribuir para decisão a ser tomada, deve ser mais depurada. O vestiário apressa e, como o apressado pode correr o risco de comer cru, melhor concluir e decidir tudo no pacotão pós vinte e quatro horas do jogo.
Sei que algumas coisas que vou aqui colocar passarão longe da concordância de alguns – talvez muitos – amigos do blog.
Tenham apenas a certeza de que é sincero.
1 – Vi na TV, umas trinta vezes, o lance da expulsão de Gabigol. Não tenho nenhuma dúvida de que o nosso craque da cabeça quente agrediu verbalmente o árbitro. Reparem que, quando o árbitro, que caminhava de costas para Gabigol, vira, no mesmo momento um jogador do Bahia faz o mesmo, pedindo com aquele gesto característico o cartão para o nosso jogador que, aqui pra nós, não é santo, tem cabeça quente, já tendo nos deixado na mão algumas vezes. Tipo do jogador marrento que árbitro não tem nenhuma boa vontade.
O argumento de que nenhum árbitro tomaria a mesma atitude não vale. Vale o que a regra determina.
E, por favor, sem essa da teoria da conspiração de que o árbitro, por ser paulista, estava ali para afundar o Flamengo. Não acredito nisso, embora ache que a diretoria de arbitragem da CBF poderia ter mais sensibilidade nas escalações. . Se há tantos árbitros, por que escalar um paulista se o São Paulo tem interesse direto no jogo? É aquele tal negócio: A Rainha da Inglaterra não baste ser honesta. Tem que parecer honesta.
2 – No lance da atitude racista, está claro que:
Pela reação de Gérson, difícil acreditar que o nosso camisa 8 não tivesse sido vítima desta praga que divide a humanidade.
Mano Menezes, ao contrário do que muita gente interpretou como apoiador de atitude racista, quando insinuou que Gérson estivesse sendo malandro, a meu conceito, estava apenas dizendo não acreditar que seu jovem jogador fosse capaz de cometer tamanha atrocidade. Não senti, em nenhum momento, que estivesse ele apoiando ou sendo conivente com a atitude criminosa. Tanto é que, em determinado momento – e o áudio é claro – argumenta que seu jogador é apenas um menino. Isto não é reação de quem apoia o racismo e sim, de quem não acredita que alguém tão jovem, com carinha de garoto, possa ser tão estúpido e cruel.
3 – Correta a atitude do Bahia, informando que, mesmo com seu jogador negando a agressão racista, pela gravidade e repercussão do caso, o estava afastando até que a questão fosse, definitivamente, esclarecida.
4 – E a quem caberá desenvolver e apurar o tema? Será a CBF ou, por se tratar da possibilidade real de um crime ter sido cometido, sair da área esportiva?
5 – Vejam que detalhe interessante. Há dois meses, um clube árabe fez a seguinte proposta ao treinador Mano Menezes: dois anos de contrato, com salário anual de três milhões e meio de dólares, livre de impostos, mais toda aquela monumental mordomia que já conhecemos.
Mano declinou do convite, afirmando ter um compromisso moral com o presidente do Bahia. O clube árabe já contratou um outro treinador e o restante da história todos sabem.
É por essas e por outras que se deve ter muito cuidado ao se criticar treinador que deixa um clube em função de uma melhor proposta. No futebol, não necessariamente, vento que venta lá, venta cá…
6 – Rogério Ceni acertou tudo no jogo. Houve quem reclamasse de que Éverton Ribeiro – que realmente não estava bem – é que deveria ter saído e não, Arrascaeta. O treinador agiu certo. Jogando com dez, abrir mão de um jogador combativo, que corre o campo todo como o nosso camisa sete, seria insano. E, ainda por cima, ficando com Arrascaeta que tem muitas virtudes e um único grande defeito, que é não ser participativo o jogo todo.
Nas alterações então, nem falar. Pedro e Vitinho foram peças decisivas para a virada.
7 – Cometi no post anterior uma falha indesculpável, ao não dar ênfase à estupenda atuação do nosso baita goleiro, Diego Alves. Foi decisivo para a vitória épica.
Peço desculpa.
Enfim, que o espírito do Natal que vem chegando tome conta dos corações não afortunados pelo amor e pela bondade. E que, de uma vez por todas, o ser humano entenda que alma não tem cor.
A galera gosta muito de reclamar. Uma vitória épica dessa e reclamam.
Concordo apenas no erro ao tirar o Arrascaeta.
Agora, criticar o Filipe Luis depois dele dar uma assistência pro Pedro e depois, roubar a bola do Rossi e iniciar a jogada do gol da virada? Não dá.
Não estamos naquela fase mágica mais, mas o time segue competindo.
Diego Alves fez 4 defesas salvadoras.
Islã fez seu primeiro gol
João Gomes jogou sério e quase faz um gol
Gerson jogou muuuuuuito
Arrascaeta deu belos passes
Bruno Henrique fez um golaço e deu um passe. Fora os dribles.
Pedro fez um gol de peito e deu um passe de letra espetacular
Vitinho fez o gol da virada!!!
Ganhamos com um a menos.
Vamos celebrar, corrigir os erros e seguir na luta.
SRN
Mano Menezes reclama demais e nessa discussão acabou ficando com uma imagem pior do que já tenha. Acredito que ele tentou desestabilizar mais ainda o Gerson, mas, naquele contexto, ficou péssimo para sua imagem.
Confesso que eu, no momento, achei que Rogério havia errado com a entrada de Vitinho e Matheuzinho, mas ele acertou e mereceu os parabéns.
O Bahia, diante de uma encruzilhada no caso, agiu de forma justa, na minha opinião.
Feliz Natal a todos! SRN
A regra determina que o árbitro puna quem a infringir. Se é verdade que o Gabigol xingou o juiz, o fato é que voce, Kleber, precisou de 30 visualizações do lance para ter esta certeza. A maioria que legitimamente assim concluiu também provavelmente. Será que o árbitro no calor do jogo, de costas, correndo, a 5,5 m de distancia, teria também tal certeza? Pouco provável e na dúvida não caberia a expulsão, mas sim um cartão amarelo.
O segundo ponto é que se vc, Kleber, está certo e o juiz é tão espada que percebeu corretamente o que fez o Gabigol, qual o motivo dele não ter expulsado o colombiano, quando todos no campo, incluindo jogadores do Bahia e o Mano admitiam o ocorrido (para isso basta ouvir 1 vez os diálogos ocorridos)? Percepção lá, percepção cá. Usou então 2 pesos diferentes ou não?
Sinceramente, eu não acredito na CBF. Tudo o que vem daquela entidade cheira mal. O episódio Edilson de 2005 esta bem claro em minha mente. Alguem acha mesmo que não há armações no futebol, sendo que este é o ambiente em que vivemos diariamente no Brasil? É claro que a diretoria do Flamengo não tem do que reclamar já que agraciou membros desta entidade com distinções no clube. Quem pariu Mateus, que o embale!
Sigo observando atentamente, mas os erros a favor do Palmeiras ano passado e esta tungada ontem, além daquele absurdo em jogo do São Paulo em que o var não concluiu se a bola entrou realmente não me deixam tranquilo. É claro que não é só aqui que isso acontece, pois tenho visto erros de arbitragens absurdos no campeonato ingles, tido como melhor do mundo e também no espanhol, mas todo cuidado é pouco. Mais do que nunca Flamengo deveria reforçar seus bastidores. Já vi muitos campeonatos serem decididos assim, nos bastidores.
Sinceramente, não duvido nada de Gerson ter sido vítima disso, afinal, qual motivo dele inventar algo do tipo? Ninguém tem aquela relação do nada. É revoltante mesmo…
Eu, como branco, nunca vou entender o que é passar por isso, realmente não tem comparação. Antigamente era defensor da tese que não existe racismo no Brasil, até me deparar com um caso explícito de um rapaz comentar atrocidades de cunho racista, que prefiro não dizer, sobre um conhecido nosso que era negro. Inclusive, percebi com o tempo, que o racismo tá longe de se resumir apenas a agressão verbal, pois tem o “racismo estrutural” tão impregnado entre nós, que nem percebemos, e, portanto não vemos mal algum.
Ano passado, o primo mais novo por parte de mãe, homoafetivo, um menino talentoso de 17 anos, de um coração enorme, recebeu cuspe em sua direção de um senhor numa fila em Curitiba, ouvindo um “Não gosto desse teu jeito”, antes disso já tinha sido achincalhado de todas as formas nas mais diversas situações, nossa família que o conhece sabe o menino ímpar que é, e que em hipótese alguma merecia passar pelo que passou.
Minha tia por parte de pai, foi a primeira da família a se relacionar com uma pessoa negra, dessa relação veio minha prima, engenheira mecânica formada, e em uma etapa de seleção de emprego ouviu expressões como “Aquela mulatinha pelo menos é bonita”, pergunto, o que essa frase tem com o ambiente profissional?
Enfim, esses dois casos aconteceram num intervalo de um ano, depois disso passei a compreender a existência do preconceito enraizado, mas entender, nunca vou, pois só quem passa sabe, e cada um absorve de uma maneira, afinal ninguém sabe com exatidão o sofrimento interno do próximo. Conheço os dois, sei como são pessoas de caráter indiscutível, e, jamais poderiam ser achincalhados como foram, sendo julgados por pessoas que não as conhece, e que, se conhecessem jamais fariam o que fizeram.
Depois desses casos, com pessoas que conheço, percebi que não basta não ser preconceituoso, tem de lutar contra isso. Compreendo, mas nunca vou entender ao certo a decepção interna do Gérson ao ouvir um termo de forma tão pejorativa. Há quem ache palhaçada, hoje sei que não é.
Discordo frontalmente de vc Kleber….o juiz se fosse inteligente advertiria o jogador e não interferiria no resultado da partida…..em relação ao mano eh passador de pano pro racista então tb eh que menino eh esse se tem 23 anos,a idade do Gérson….que mano jamais volte ao Flamengo
Respeitado Kleber você diz que viu 30 vêzes o lance com o Gabigol,mas não ouviu 30 vêzes o xingamento… daí uma conclusão definitiva fica complicada.Sabemos,entretanto,que Gabigol é meio descontrolado com a arbitragem …
Abs.
Everton combativo??? Que corre o campo inteiro???
Então vi outro jogo….
Minha reclamação é justamente por ser lento, preguiçoso, sem raça, sem brio algum….. Não consigo admitir que um trabalhador que recebe 1 mi por mês não demonstre ao menos empenho, força de vontade pelo seu trabalho. Pode até estar em um dia ruim, onde o passe não encaixa, o chute vai pra fora, pode errar penalti, mas fazer corpo mole é falta de respeito!!! Kleber, veja o jogo novamente. ER7 é aquele jogador dos anos 90, que deixa a bola passar a dois passos na sua frente e não se move pra cortar a jogada. É aquele jogador que finge que corre, finge que vai bloquear mas deixa o adversário cruzar… Lembra o Vampeta, finge que joga enquanto fingem que nos pagam….
Concordo. O “Miteiro” ta cada dia mais preguiçoso, talvez guardando tudo para o Tite. Hoje ja nao se justifica como titular.
E bom? Sim. Tem qualidade? Sim. Mas nao esta jogando nada ha tempos, bem antes da ida para a seleção. Para mim, banco. Acho que lhe faria bem, mas acho impossivel que alguém faça isso.
Dr. Leonardo,
Queria que meu pai me olhasse, com os olhos que o Kleber olha o Everton Ribeiro.
É um dos jogadores mais preguiçosos e sem sangue que já vi, envergando a camisa
do Flamengo. Dá uns chapéus em jogos fáceis e vira miteiro.
Quando a porca torce o rabo, como se diz aqui em Goiás, ele some. Ninguém o vê em campo.
Às vezes, no calor do jogo, torço pra que alguém dê um soco nele, pra ver se aquela lesma reage.
Kkkkkkkk
SRN
Expulsao do Gabigol foi um absurdo, se expulsarem jogadores toda vez que se fala um palavrao, o futebol acaba. Respeito sua opiniao Kleber, mas sinceramente discorda frontalmente um juiz acabar com o jogo assim. O proprio Roger, seu afilhado falou isso na narracao.
Sobvre a escalacao de arbitro paulista, se nao tem nada de conspiracao, basta entao escalar qualquer outro juiz, porque num pais continental como o Brasil escalar um arbitro de SP?
Lamentavel demais.
SRN
Boa noite !
Vou discordar da análise do Kleber em alguns pontos.
1. Lance de Gabigol, pode assistir mais trinta vezes que não fica claro seu xingamento e pior xingamento direcionado ao árbitro.
2. Não sei se o Mano é a ou não racista, mas acredito que agiu muito mal na conversa com o Gerson.
3. Não entendo o Everton Ribeiro como jogador combativo, entendo-o com um jogador participativo.
No mais, concordo com as demais assertivas.
SRN
Feliz natal a todos !
Acho que vai uma grande diferença entre o jogador que vai em direção do árbitro e o ofende e aquele outro que, como o Gabigol ontem, reclama de uma falta não marcada com um palavrão.
Pra mim, o juiz exagerou e desequilibrou o jogo logo no início.
Se foi má intenção ou não, não tenho como provar.
Sobre o Mano, acho que o histórico de episódios desagradáveis que ele coleciona na carreira fala por si só.
SRN!!!!
Caro Kléber e AMIGOS.
O Kléber Leite escreve tão bem e com tanta profundidade que os textos se misturam entre obra de arte, gol de placa com a mão, genialidade de pensamento e outros ricos detalhes que passaria umas cem linhas para escrever o que sinto. Não a toa é uma honra enorme está por aqui. Aqui não sou somente FELIZ, aqui e por todos que leio diariamente vivo em estado de graça.
Realmente e coberto de razão como diz o texto precisamos das 24 horas ou um pouco menos para refletir. Eu comentei que quem começou a virada foi o Diego Alves. Esplêndido.
O Gabigol foi infeliz e acho que a intenção não foi ofensa e sim um esporro ao vento. Infelizmente pegou na pessoa errada.
Agora admirável Kléber vou pedir licença diplomática para discordar num único detalhe. A gente sabe que o Ramirez é um menino, vamos colocar assim e talvez de cabeça muito quente usou de uma margem de erro imperdoável oara extravasar. Racismo ou discriminação é algo deplorável. Onde vou discordar? Ao lado do jovem jogador baiano tinha um técnico que na cara dura e mole pode ser considerado um dos piores exemplos do futebol brasileiro. Se surgir alguém pior do que ele mais na frente pode mandar prender. E mais, não é de hoje que esse cidadão fica na beira do campo insultando e instruindo. Instruindo táticas de futebol e de malícias.
Todas as notas negativas ao Ramirez e todas as notas negativas ao péssimo Mano.
PARABÉNS presidente do Bahia. Era para demitir o Mano antes do apito final. Passo hoje a admirar muito o Bahia, a Bahia e sua gente, até mesmo porque vivo no nordeste desde o nascimento, um pouco fora por 10 anos no Pará que é bem parecido.
Essa é minha opinião 24 horas depois do jogo e muito calmo, como sempre.
Ramirez até que pode pedir desculpas e se corrigir. O Mano já está enferrujado de mau caratismo e que na Arábia seja FELIZ. Lá ninguém vai entender o que ele fala.
PARABÉNS Kléber pelo texto. PARABÉNS mais uma vez exemplar presidente do Bahia.
SRN
Francisco Canindé Targino, querido amigo,
Um prefeito que após dirigir uma cidade por quatro anos e não é reeleito, tendo estado com a máquina
á disposição, não tem outra alternativa senão parar para refletir e procurar entender onde errou. O mesmo ocorre com o treinador de futebol. Confesso
que até me surpreende como desandou a imagem do treinador Mano Menezes. Pode ser que eu esteja errado, mas tenho a sensação clara de que ele saiu da seleção brasileira, mas a seleção não saiu dele.
A forma
injusta como foi demitido, quando atravessava seu melhor momento na seleção, o desestabilizou. A hora é de profunda reflexão, localizar os equívocos e, com humildade, dar uma nova largada.
O que posso garantir aqui aos amigos e companheiros do blog é que estamos falando sobre um ser humano digno, correto, que já demonstrou ser competente, mas que hoje me parece
amargurado. Que o Mano se inspire no seu talento, leveza e doçura, querido amigo Francisco.
Fortíssimo abraço e obrigado pelo carinho de sempre.
Querido Kléber Leite,
OBRIGADO digo eu pelo carinho do retorno e de me permitir ser FELIZ aqui.
Desejamos que ele se modifique. Não desejamos o pior para nenhum ser humano, mas, pelo menos um pouco de humildade o fará bem. Num ano como esse em que a vida fucou mais valorizada ainda, nada melhor do que repensar e recomeçar. Por hora, continua sendo péssimo exemplo. Não sou eu que falo sozinho. São milhões que percebem a mesma coisa e ao vivo. Gerson que o diga….
GRANDE e fraterno abraço presidente!
Um merda que está a favor do racismo, não pode ser digno e correto.
#Não Há concessões!
A questão não é se Gabigol xingou ou não xingou. A questão é dar um VERMELHO por um PRIMEIRO XINGAMENTO.
Será que esse foi o único palavrão do jogo ?
Por falar nisso, hoje eu almocei tomando um delicioso e bem gelado suco, adivinhem de que ? ADVINHOES . Acertaram, tomando
” SUCO DE CAJU” EM HOMENAGEM AO JUIZ. Bem geladinho é uma delícia eu recomendo ao árbitro tomar de vez em quando.
Além disso está na safra. É tempo mesmo de tomar SJCO DE CAJU.
Esse negócio vai virar meme. Se eu fosse dono de uma fábrica de suco engarrafado eu chamaria o Gabigol pra fazer o comercial mandando todo mundo TOMAR SUCO DE CAJU.
Imaginem o COMEECIAL.
O Gabigol grita para o juiz VAI TOMAR SUCO DE CAJU SEU JUIZ. E o juiz vira pra ele com uma garrafinha de SUCO DE CAJU e toma. É sucesso garantido.
Como o Kléber, não acredito em teorias da conspiração. O juiz tem pavio curto e não admite xingamentos contra ele. O jogador do Bahia foi expulso por um xingamento menor ao final do jogo e no ano passado ele também expulsou um jogador do Bahia por razão semelhante. É fácil perceber que ele fala para o Gabi levantar, momento em que o jogador xinga ele. Vacilou o Gabi, ao contar com a benevolência do juiz. Um dia a casa cai! Muitos juízes dariam um amarelo ou deixariam de lado, mas não podemos culpar o juiz por aplicar a regra. Além disso, Gabi tem um péssimo histórico de reclamações. Quem deve melhorar é o Gabi no seu comportamento irritadiço e destemperado. Lembrando que o jogo sem torcida torna todos esses xingamentos dentro de campo facilmente perceptíveis pelos árbitros. O próprio Jorge Jesus chamava a atenção para o comportamento inadequado de Gabi, que deveria evoluir nesse aspecto.
Devemos elogiar o Gérson por ter ficado somente na discussão com o jogador do Bahia, pois é preciso muito sangue frio para não partir para a agressão nesse caso. O saudoso baixinho Romário não pensaria duas vezes num momento desse. Com Felipe Melo a coisa ia ficar feia também.
SRN
Bem!
Entendo perfeitamente TODAS as opiniões dos amigos.
Divergindo ou não, nada mais democrático que conviver bem com o amarelinho, mesmo torcendo pelo vermelhinho…
Leio volta e meia que Everton se esconde quando em jogos decisivos.
Será que estamos falando do meia que foi por anos o jogador mais genial daquele time fabuloso do Cruzeiro?
Mais decisivo e participativo, impossível…
Tudo começava com ele, jogando na mesma posição.
Hoje, colocam Arrascaeta num patamar acima dele.
Se estamos falando em passes açucarados e geniais, pode até ser. Mas Everton não tem essa característica.
Diferentemente de Arrascaeta, é genial em dribles curtos e muito perigoso quando troca passes em espaços pequenos.
Tirar a bola do cara, é um parto.
Por outro lado, marca e volta marcando, fundamento que o uruguaio desconhece. No máximo cerca…
Acho AMBOS brilhantes! Mas na pelada, escolheria Everton pro meu time.
Ambos craques…
Hoje, acima de ambos, coloco Gérson como protagonista. O Flamengo anda com ele.
O colombiano não imaginava, que agredindo Gérson de forma desumana, teria um meia com 220 wolts ligado no rabo.
O cara simplesmente fez um estrago! Mandou Mano Idiota pra casa e, se o Bahia for uma instituição séria, embala o colombiano e remete pra terra dele…
Ahhhh! Quanto ao nosso canhotinho que joga pela direita, é craque. Muito craque…
Quem já chegou em segundo no Brasileiro, com Gabriel Peteleco por ali, tem que colocar as mãos pro céu.
A referência é forte. Mas foi vaga cativa por muito tempo no nosso Mengão e nos nossos pesadelos…
Me alongando mais um centavo!
Não tenho menor dúvida que o Flamengo tem um dos melhores meio-campo do universo.
Arão, Gérson, Arrascaeta e Everton Ribeiro, são simplesmente geniais.
Falta pouco para esses mágicos tirar o coelho da cartola, como ano passado.
O momento é muito pontual…
Exatamente Egon,replicou nossa conversa hoje….mas eles não estão preparados para essa conversa….a saudade do fierro e do sambueza devem estar alta…
Egonzito……Lorde supremo da praia do Frade, concordo com quase tudo que escrevestes.
Contudo, ER7 hoje, não vive o seu melhor momento.
Ainda que ele tenha característica únicas dentro e fora do Flamengo, o atual momento merece críticas.
Disse críticas, não digo que tenhamos que mandá-lo embora.
Exceto Pedro, todos demoraram muito para entrar na melhor forma física nesse ano que foi tão atípico. Será esse o motivo? Não sei!
Mas Isla e Felipe Luiz também não andam na melhor forma. Não há uma única vez em que os laterias façam o apoio ao ataque, que não abra duas avenidas nas laterias. Amos perdem e feio nas corridas com os atacantes.
Rogério precisa olhar para isso com atenção.
“Contudo, ER7 hoje, não vive o seu melhor momento.”
Amigo Anderson!
Observação absolutamente verdadeira….
Tanto ele quanto Arrascaeta, não estão rendendo o que sabem.
Contudo, sendo craques, JAMAIS colocaria no banco, nenhum dos dois.
Mais facil esperar um lampejo de ambos, e decidir um jogo, que Lincoln 500 minutos em campo…
Amigo! Valma que vão entrar no jogo…
Vamos por o Éverton Ribeiro no banco!que sacanagem ele tá fazendo deixando Guilherme Bala,richard rios e Michael no banco……ou então contrataram o Debruyne e não estou sabendo ?
Caro Presidente,
Por partes…
O Gabigol pagou pela fama, por encrencas antigas. Ele não xingou o juiz de forma acintosa. O cartão vermelho foi PREMEDITADO, por um juiz que foi para o Maracanã com clara intenção de intimidar os jogadores do Flamengo. Ouça novamente a entrevista do Bruno Henrique no intervalo do jogo (ele fala exatamente isso). Ontem mesmo, eu cheguei a mandar um video para o Robert que mostra o Gabriel no chão, sem cortar para a sequência do lance. Ele nem olhou para o árbitro – e fiquei com a clara impressão que ele não falou nada.
Por tudo isso, o juiz foi o grande responsável pelo nervosismo extremo que tomou conta da partida.
Sobre o fato dele ser da Federação Paulista, concordo com você que estamos especulando – e que faltou bom senso da comissão de arbitragem, da CBF. Mas justamente por isso, abre-se margem para achar “pelo em ovo”. No mínimo parece que o Gaciba tem um emprego pra lá de confortável…
Sobre o Mano Menezes, eu não o conheço pessoalmente. Mas a imagem que ele construiu ao longo de toda sua carreira é de uma arrogância atroz. O seu padrão de ação na beira do campo é detestável, manipulando a arbitragem, criando sistematicamente situações desagradáveis com os adversários (jogadores e comissão). Não dá para “passar pano” para esse cara. Ontem, mais uma vez, foi isso que ele fez. O futebol fica melhor sem ele ali causando na beira do campo.
Sobre o ato racista, eu tenho certeza que o Gerson jamais reagiria dessa forma, se não tivesse sido realmente ofendido. O menino colombiano pode até ter falado de cabeça quente, mas ele falou. Hoje o Indio Ramirez deu uma entrevista falando que é inocente, que chegou no Brasil há um mês e que não sabe falar português, por isso foi mal compreendido. Bullshit. Deveria ter pedido desculpas sinceras e assumido a responsabilidade.
De cabeça mais fria e tendo revisto boa parte do jogo novamente – eu sou obrigado a concordar que o Rogerio teve alguma participação no resultado. Ainda que ele tenha demorado a mexer – e feito escolhas um pouco heterodoxas, os gols da virada foram feito pelos jogadores que ele escolheu – e com a função tática correta que inclusive também ajustaram o nosso lado esquerdo que estava entregando a rapadura…
Seguimos em frente. Sábado é contra o Fortaleza – que o nosso técnico conhece tão bem. Precisamos dos 3 pontos.
Abraço.
S.R.N.7
Saudoso Kleber,
Você teve que ver e rever várias vezes o lance até ser convencido que o Gabriel deveria ser expulso. O Juiz nem pensou no caso e mandou embora.
Eu me lembro desde sempre que quando a arbitragem é o ponto mais falado num jogo, é por que ela não foi bem. Eu assisti o jogo no Premiere e passaram o jogo INTEIRO falando sobre arbitragem. Tentando justificar a expulsão.
Concordo que se está lá na regra, deve-se a mesma ser cumprida com rigor. Mas não apenas nos jogos do Flamengo e nem apenas para Gabriel. Que façam em todos as partidas.
Muito do que houve no jogo é sim culpa da arbitragem, pois um jogo que se desenvolveria fácil, tornou-se nervoso por uma expulsão mal administrada.
Também não acredito em complô para o SP ser campeão. Vamos também reconhecer o mérito do time deles que andam fazendo bons jogos.
Sobre Mano Menezes, entendo que ele não foi um incentivador as racismo, mas vamos lembrar que ele também falou algumas bobagens como, “…tem que tomar bicuda do Daniel Alves mesmo que é mais malandro que você…”. Quando Gerson falou pra ele sobre seu jogador ter sido racista, como um ex-treinador de seleção, deveria no mínimo ter ficado calado pra raciocinar direito sobre o que estava ocorrendo. A postura do Mano é bem simples de ser interpretada, pra vencer o jogo, vale tudo e dane-se os efeitos colaterais. Temos um punhado assim por aí a fora. E agora ele vai acabar pagando o pato junto com o seu ex-comandado.
Sobre ER e Arrascaeta concordo com você. ER está numa fase ruim novamente, perdendo bolas bobas, mas voltando pra tentar tomar ela de volta. Coisa que não dá de exigir do Arrasca, que precisa do seu gás para poder arquitetar melhor a trama ofensiva do time. Como já mencionei, é uma questão de como o jogo se desenha pra poder saber qual deixar em campo e acredito que com um homem a menos, seria melhor poder contar com o ER.
Sobre RC, acredito que ainda é cedo pra poder fazer uma avaliação completa. Ainda mais que o jogo estava transcorrendo para um vareio, até que veio a expulsão, e mudou completamente o jogo.
De positivo a vontade de vencer, inclusive arriscando e colocando o time todo pra cima.
De negativo o fato que ele ainda não acertou o posicionamento do ER e do Arrascaeta. Ambos sob o comando do RC não conseguem desempenhar seu melhor papel e isso deve ser algo que ele mesmo precisa ficar mais atento.
SRN
Kleber meu querido!
O dito popular europeu se refere a “mulher de Cezar” e não a rainha da Inglaterra! Na Inglaterra teve-se Elizabeth I “A Rainha Virgem”, virgem oficialmente porque a história consta que teve vários amantes, portanto meu caro o dito não se refere a rainha da Inglaterra.
O mesmo não pode ser dito ao rei inglês Henrique VIII que matou nada menos do 5 esposas, estas sim, além de serem honestas deveriam parecer serem honestas, assim como as mulheres dos “Cesares” romanos.
Assinale qual das alternativas abaixo poderiam ser enquadradas como racismo:
– Cala a boca seu preto! Ou cala a boca seu negro!
– Cala a boca seu branco!
– Cala a boca seu amarelo!
– Cala a boca seu vermelho!
Como vemos o assunto esta circunscrito a referencia de cor de uma certa etnia humana.
Tem-se que ver na Constituição se configura crime se referir a outrem pela cor de sua pele, sinceramente eu não sei. Em minha opinião crime de racismo se configuraria pela referencia a cor da pele seguida de algum adjetivo pejorativo, o que não ocorreu! Exemplo: “Cara a boca seu preto imundo”, ai sim!
Em minha opinião não há dúvida que a referência a cor de pele negra como “preto” se configura algum tipo de agressão sim, tipifica socialmente racismo, mas não tecnicamente, criminalmente falando não.
Por isso sou contra “O politicamente correto”, porque proíbe a pessoa de se expressar exatamente como ela se sente por dentro, mesmo de forma errada. No caso do Ramirez ele se expressou fonologicamente e teve o seu ato devidamente repudiado pela sociedade, mas para mim acaba o assunto ai! Essa história de criminalizar o jogador acho exagero.
Qto ao Ceni meu caro Kleber, “acertou em quase tudo” é uma irrealidade meu caro, muito, mas muito longe da realidade. Ele ficou de braços cruzados por boa parte do 1o. tempo enquanto Mano Menezes alterava o andamento da partida. No segundo tempo assistiu passivamente o time do Bahia massacrar literalmente a nossa defesa tomando 3 gols, 3 gols em 15 minutos. Ou seja, vai dormir assim no jogo lá no inferno!
Saudações!
Presidente,
Gostaria de sugerir um tema para análise no blog. Trata-se desses sites que se propõem a calcular possibilidades de resultados de competições. Exemplo do site Chancedegol:
Probabilidade de título no Brasileirão 2020 após a 26ª rodada: 1º São Paulo (77,3%)
2º Flamengo (11,5%)…
Não sei a origem desses gajos, mas parece que a paulistada parece meio megalomaníaca (outro exemplo: Milton Neves diz que o SP já levou). Perece bem exagerado, já que tem o site estrangeiro (Fivethirtyeight) que acha que a disputa está parelha. SRN.
O PODER DA IMAGEM. Uma rápida reflexão.
Durante décadas queiramos ou não houve um processo de FRITURA da IMAGEM do Flamengo. JOGADORES que eram mais notícias pelas baladas e confusões que por seus desempenhos. Altíssimos salários e BAIXISSIMOS DESEMPENHOS. A fama de devedor e mau pagador. A fama de clube DESESTRUTURADOe a fama de clube que só era grande do portão pra FORA, como diziam alguns jogadores, A fama de clube FALIDO, etc …
Então veio a gestão Bandeira de Melo e com ela um árduo e penoso processo de ANOS DE AUTERIDADE de pagamento de dívidas e impostos, atuais e atrasados, de clube que só contratava quem podia pagar e assim paulatinamente o Flamengo foi retomando o status de clube cidadão que respeitava as leis, os profissionais, a TUDO e a todos. O time que voltará a ter uma ESTRUTURA FINANCEIRA, ESPORTIVA de gigante . O Flamengo havia voltado a ser o BOM MOCINHO do futebol brasileiro. O CLUBE MODELO, espelhado e invejado
De cabelo penteado, bombadinho, perfumadinho, de roupa nova e com dindin o CONQUISTADOR estava pronto para novas conquistas. O Flamengo voltara a ter o cheirinho das vitórias e dos troféus.
Coincidentemente no bagageiro de tudo isso o Flamengo viu RESSURGIR o Flamengo avassalador e conquistador de títulos e notoriedade CONTINENTAL.
Desafortunadamente uma sucessão de eventos, alguns quase fatidicamente cruéis e inesperados, passaram a arranhar a imagem arduamente reconstruída na última década. Curiosamente com os recentes arranhões a sua IMAGEM o Flamengo viu concomitantemente os títulos e seu poder de conquistas minguar no ano de 2020.
Coincidência ?
Flamengo, um título de capitalização e as vítimas da tragédia no ninho.
Recentemente quando abordado aqui no blog o assunto APOSTAS. Sugeri que um TITULO DE CAPITALIZACAO poderia ser o caminho mais viável, no momento, para o Flamengo conseguir capitalizar no segmento de apostas.
Pois bem, os TITULOS de Capitalização permitem que PARTE do valor apostado na compra do título de capitalização seja DESTINADO a uma determinada ENTIDADE ou CAUSA.
Então por que o Flamengo não cria um título de capitalização e prevê um PERCENTUAL da arrecadacao com as apostas destinados às FAMILIAS DAS VITIMAS DO NINHO DO URUBU ?
Prezados,
Notícia no G1 destaca que antes de ofender o Gerson, o jogador do Bahia já havia falado a mesma coisa para o Bruno Henrique, mas o BH não escutou a ofensa.
“O ge consultou três especialistas em leitura labial. Segundo Luis Felipe Ramos Barroso, Felipe Oliver e Mikel Vidal – os dois últimos também tradutores do Ines -, Ramirez diz a Bruno Henrique o seguinte (veja a partir dos 13 segundos do vídeo acima):
– Está falando muito, seu negro.”
Uma pessoa racista e odiosa dessa é um risco para a sociedade e uma péssima imagem para o esporte! Fez o ato pornduas vezes… Deveria ser banido do futebol!!!
Quanto ao Mano Menezes, continuo o achando um MERDA e protetor de racista. Como bem disse o Anderson: “Um merda que está a favor do racismo, não pode ser digno e correto.”.
RACISNO NÃO É MALANDRAGEM, sr. Mano Menezes!
“Adestramento ideológico”
Diego meu caro, proponho que recorramos a filosofia, política, geo-política e história para começarmos a entender esse tipo de assunto especificamente.
Em um cenário onde um obscuro jogador sul americano jogando no Brasil, em um clube da 2a prateleira do futebol nacional ofende um dos principais jogadores do maior clube nacional, sim meu caro, nesse cenário temo que a reação seja desproporcionalmente pior do que a própria injúria.
Em toda a América do Sul que se fala o espanhol não existe a palavra “preto”, o que eles dizem é “negro”, 1o. ponto.
2o. ponto, qualquer descrição do cidadão Gérson estará obrigatoriamente descrito sua etnia, cor da pele. Seja isso para identidade, passaporte etc…E lá esta escrita caustico, pardo, no caso do Gérson “negra”.
Em minha opinião se referir a uma pessoa pela cor da sua pele é um ato de profundo desrespeito, agressivo e extremamente antipático, mas não configura crime de racismo!
Racismo é se referir a pessoa pela cor de sua pele e associá-la a algum adjetivo pejorativo como escrevi recentemente. Exemplo, o que ocorre na Europa, onde jogam bananas para os jogadores negros, o que é repugnante, pois comparam um ser humano a um primata pela simples cor da sua pele.
No caso do Ramirez, ficou sim sub-entendido que a intenção tbm era uma ofensa moral, uma diminuição do nível de igualdade humana. Esta caracterizado racismo? É um bom tema para os juristas.
Outro dia um ilustre companheiro do blog se referiu a mim como “morador de Caxias”, com clara intenção de agressão moral pelo fator sócio econômico. Não moro em caxias, tenho três imóveis, nenhum deles em Caxias, infelizmente digo, até pq ser morador de Caxias não é demérito a ninguém!
Então a ofensa “sócio econômica é tolerável” e sequer a moderação do blog me permitiu a resposta. A referencia verbal pejorativa de ricos a pobres tbm não é racismo? A referência pejorativa a asiáticos tbm não é racismo? A referencia a pessoas menos cultas tbm não é racismo?
Nesse pais racismo é somente aquilo que o “Politicamente Correto” definiu, a saber, os cidadãos brasileiros afro-descendentes com pele negra! Esse é o único racismo que conta nessa sociedade adestradamente hipócrita.
Os formuladores das políticas de Hegemonia Sociais nesse pais sabiam perfeitamente o que estavam formulando, com claro objetivo de criar grupos de lutas minoritárias, a velha estratégia de dividir para governar! A estes chamamos de ideologicamente conscientes, mas aos que atendem a um simples comando de programação de hegemonia social chamamos de adestramento!
Ramirez já teve a recriminação de todos sociedade e meio esportivo que merecia, não acho sinceramente que o assunto deva ser levado a esfera judicial, seria uma exacerbação das políticas sociais errôneas implantadas nesse pais.
Digo que as pessoas devam falar abertamente tudo que pensam, não devem ser tolhidas disso, para que ao dizerem sejam conhecidos seus pensamentos e recriminados caso necessário.
O Politicamente Correto calam as pessoas de suas opiniões públicas, mas não as educa, não as corrigem e não tiram os maus conceitos delas, ao contrário, elas se reúnem em pequenos grupos para falarem abertamente aquilo que não podem falar livremente.
A história humana já mostrou fartamente no século XX que tipo de coisa isso levou, tendo o nazismo, fascismo e comunismo exemplos mais notórios de grupos que se desenvolvem as ocultas.
Saudações!
Caro Nino,
Concordo perfeitamente com você nas suas colocações abaixo. Acertou na mosca.
“Ramirez já teve a recriminação de todos sociedade e meio esportivo que merecia, não acho sinceramente que o assunto deva ser levado a esfera judicial, seria uma exacerbação das políticas sociais errôneas implantadas nesse pais.”
“Digo que as pessoas devam falar abertamente tudo que pensam, não devem ser tolhidas disso, para que ao dizerem sejam conhecidos seus pensamentos e recriminados caso necessário.”
“O Politicamente Correto calam as pessoas de suas opiniões públicas, mas não as educa, não as corrigem e não tiram os maus conceitos delas, ao contrário, elas se reúnem em pequenos grupos para falarem abertamente aquilo que não podem falar livremente.”
Chance de título no Brasileirão 2020 após a 26ª rodada:
77,3% – São Paulo
11,5% – Flamengo
4,8% – Atlético MG
2,2% – Palmeiras
2,2% – Grêmio
1,9% – Internacional
0,1% Fluminense
Quase 0% – outros
0% – Coritiba, Goiás e Botafogo
Segue a previsão do site “fivethirtyeight”, quanto às chances de título brasileiro.:
São Paulo 53 pts 44%
Flamengo 48 pts 43%
Bem diferente do cálculo do “chancedegol” e da sentença do abominável Milton da Neves … SRN
Caro Nino, faço minhas as suas palavras em seu comentário sobre o politicamente correto. Sou negro, tendo pais, filhos e netos negros e não concordo com esta maneira de pensar.
Black lives matter(não) – Todas as vidas importam!
Saudações rubro-negras!
Feliz Natal a todos!
Negro com muito orgulho.
Se eu fosse negro e alguém me chama-se assim tentando me ofender ou diminuir eu provavelmente olhará dentro dos olhos dele/a e diria IMPERATIVAMENTE ;
” SOU SIM E COM MUITO ORGULHO “.
Talvez se mostrar ofendido seja ainda pior que a ofensa. Se colocar na pele dos outros é difícil, mas acredito que com QUALQUER tipo de PRECONCEITO a atitude AUTO-CONFIANTE me parece mais FORTALECEDOR e IMPACTANTE.
Quando se tem um filho pequeno e ele cai no chão existe 2 tipos de atitudes paternas;
Alguns pais correm agarram o filho e dizem ” MEU DEUS FILHO TA DOENDO MUITO ” .
Outros
Olham para o filho e dizem ” LEVANTA FILHO NAO FOI NADA. VAI SE DIVERTIR FILHO ” .
São formas diferentes de encarar a mesma situação. Eu particularmente prefiro a segunda.
Fla D+,
Concordo com suas colocações e assino embaixo
SRN e Feliz Natal a todos os colegas do blog
Caro Nino, concordo amplamente em suas colocacoes. Infelizmente o “politicamente correto” tem ganhado um palco que difilcilmente sera afastado. Isso se deve principalmente pela divisao social aplicada pela esquerda mundial como forma de “salvadores da patria” e dessa forma a retomada do poder. Vejo com pessimo olhar o cenario brasileiro e mundial quanto a esse tema. Tenho visto essa nova geracao quase que de forma totalitaria cega por um socialismo travestido de unificacao e paz mundial mas enfim todos nos sabemos o fim e as intencoes.
Perfeita colocacao, para que se configure crime de racismo na legislacao juridica brasileira tem que se imputar a raça de uma pessoa a uma atitude inferiorizada ou pejorativa, enfim tem se que desqualificar a raça de uma pessoa seja ela negra, branca, parda, amarela etc. Endendo como racismo a crenca de que uma raca inerentemente se considere superior a outro, embora ainda se pode estender a cultura como superior. Entendi perfeitamente que existem outras formas de desqualificao da identidade humana, porem nao racismo pois esta ultima esta categoricamente atrelada a raça mas seja ela social, financeira,politica, sexista acredito que exista uma desqualificacao moral da pessoa Humana que precisa ser introduzida em nosso codigo penal ou mesmo punida moralmente, pois tem sido um ato corriqueiro em nossa sociedade.
Nao achei que se configurou crime de racismo dentro do codigo penal que a define, porem achei a situacao um tanto quanto desagradavel e intencionalmente desqualificando a raca do Gerson, concordo que a intencao ainda que subconciente foi extamente a desqualificacao moral/racial. Caso a ser analisado especificamente.
Tambem concordo que a punicao moral ja é suficiente neste caso. Duvido que ele ira se atrever a cometer tal injuria novamente. Porem dentro da esfera criminal tambem acho que deve se averiguar, e pessoalmente acho que nao vai dar em nada,mas enfim nao existe crime sem lei anterior que a define.
Para finalizar pois ja me estendi muito, concordo com o amigo Fla D+ Acontece que a nossa sociedade foi criada com base nas necessidades humanas e no topo da hieraquia das necessidades humanas mais conhecida como “piramide de maslow” ser bem sucedido em nossa sociedade é ter dinheiro influencia ” poder” e ser branco. Quanto mais vc tem para trocar maior é a sua qualificacao hieraquica na piramide. Resumindo todos nos temos nossa identidade em amor que esta fora desta piramide, e querer brigar para entrar nessa piramide é rebaixar ao nivel deles. Enfim acho que o Negro reverenciando e qualificando sua raca define muito mais sua identidade do que se ofender e subconcientemente dizer que é inferior.
Mas para uma sociedade que ainda nao aprendeu a amar a lei é extremamente necessario e errar mais ainda pois é atraves do erro que evoluimos como pessoa.