Os mais jovens, certamente, não estão familiarizados com o tema que, nós mais adiantados no tempo, temos uma noção exata do que seja.
Fato é que, todos nós rubro-negros ainda estamos com todas as imagens do jogo na cabeça e no coração.
As imagens variam. Pelo WhatsApp, conversava com meu querido amigo Michel Assef que, pela TV, viu o que a distância não me permitia no estádio. Ambos entendemos que as substituições foram fatais para o Flamengo. Quando saíram Arrascaeta e Éverton Ribeiro, o Liverpool tomou conta do jogo. Cheguei a afirmar que, sem Éverton Ribeiro o Flamengo perde o motor. Vira um barco a remo.
Quando coloquei que esta substituição pode ter sido por cansaço, Michel me informou que, na TV, ficou flagrante o aborrecimento de Éverton Ribeiro em ter sido sacado.
Tenho muito cuidado com este tipo de crítica, pois, em 1974, na Copa da Alemanha, no nosso último jogo, Ademir da Guia foi substituído e a imprensa de São Paulo desancou cacetadas no Velho Lobo, espinafrando até onde não podia mais. Na coletiva de imprensa, a primeira raivosa pergunta teve resposta surpreendente:
– Repórter: “Zagalo, finalmente, por que você sacou Ademir da Guia?”
– Resposta: “Porque ele pediu para sair. Estava morto…”
Ademir também demonstrou aborrecimento. Só que, era com ele mesmo…
A partir deste momento aprendi que, antes de opinar, é preciso ter total domínio dos fatos. Como ainda não tenho, qualquer tipo de crítica, na largada, soa precipitada, com percentual significativo de ser injusta.
Como olhamos para frente, vale a reflexão: não há no nosso elenco nenhum jogador com as características de Éverton Ribeiro. O nosso barco não tem motor reserva…
No aeroporto, encontrei com dois adoráveis amigos. Júlio César e Bebeto a caminho de Madrid, comungavam do mesmo pensamento. Sem Éverton Ribeiro e Arrascaeta, perdemos dinamismo e criatividade.
Como o que agora importa é o futuro, nesta remontagem de elenco, é absolutamente fundamental encontrar quem não deixe a peteca cair quando estes dois não estiverem em campo.
Pode ser que você lendo este texto esteja imaginando que esqueci de Diego. Não esqueci. Como dizia minha avó Corina, “quem tem um (quanto mais com certa idade), não tem nenhum!!!
Indo na mesma linha, ou seja, pensando adiante, o nosso ataque também precisa de um gás. Desculpem, mas Lincoln não pode ser uma alternativa que venha resolver um problema. Lembro que, durante a Copa América, podemos ficar 12 rodadas do Campeonato Brasileiro, ou seja, quase um terço da competição, sem Bruno Henrique e Gabigol. Contratamos o atacante que jogou no Cruzeiro (Pedro Rocha). Palavra que, em nenhum jogo, me impressionou. Tomara que não tenha visto bem…
De um polo ao outro, na zaga, igual. Claro que vamos ficar sem Rodrigo Caio. Da mesma forma, o zagueiro do Santos (Gustavo Henrique) que foi contratado, nunca me despertou encanto. Tomara que desatento tenha estado…
Repararam que o nosso videotape nos conduz ao futuro? Isto é muito bom. Sinal de que, por mais resignados estejamos, famintos por este título estamos.
Com um bom dever de casa, Doha nos verá de novo.
MENGOOOOOO!!!!!
Kleber, acho q o Nacho Fernández do River poderia ser esse jogador. Ele é um baita jogador e enquanto esteve em campo,o River foi superior naquele jogo. Está sem contrato, oportunidade única para contratar um excelente jogador a preço baixo.
Quanto ao Lincoln, peço que vc, com sua influência, diga aos diretores do Flamengo q o Uber e a mudança do Lincoln, eu pago. Que cara ruim!
No mais, q a diretoria estejailuminada em 2020 e traga bons reforços.
Nacho é um belo nome, tem q ver a idade mas com certeza viria pra agregar além de não amarelar em grandes jogos. Detalhes em janeiro já pode assinar pré contrato
Penso no Nacho como Back up do ER7, caso não tenha ficado claro. Atenção a esse jogador!
Caro Kleber, suas reflexões são iguais as minhas. Ainda triste acabei de acompanhar a conquista de mais um titulo; Supercopa Sub 20. Com um futebol horroroso, ganhamos no saldo de gols. Espero que na Copinha tenhamos outra coisa. No mais, estou convicto de que 2020 será, no mínimo, igual a 2919. Abraços.
Everton Ribeiro e Arrascaeta no meu modo de ver, não entraram no jogo.
No máximo assistiram a partida de dentro do campo.
Então como é que eu vou criticar o JJ, se ambos estavam nulos?
Acabamos de ganhar a SuperCopa do Brasil sub 20 e eu já to pensando na Copinha ( que por sinal o Palmeiras não tem ) e no estadual com essa garotada.
Curtindo o TT com quem possa chegar p reforçar o elenco…….pq com Vitinho eu vou infartar em 2020….ahhuahuauh
Até agora….pelos rumores….
Pedro Rocha,
Gustavo Henrique
Orejuela
Michael ( se o Goias deixar de ser tão guloso)
Fiquei sabendo pelo Tt que o empresário do Dedé ofereceu o jogador para o Flamengo, que disse NÃOOOOOOO
#ADOREI O NÃOOOOOOOOOO
Pede para o Itair arrumar um clube para ganhar 700 mil.
Anderson, Boa tarde!
Seu comentário me fez muito bem. Achei que estava louco e só eu achava que Arrascaeta e Everton Ribeiro não jogaram nada.
Ribeiro aliás, acho um caso à parte. Kleber sempre o elogia e eu procuro, procuro e não vejo nada.
No mais, muito orgulho do nosso time!
Vamos Mengooooo
Vai ser dificil estruturar esse time, Pedro Rocha a não ser q o mister esteja vendo algo de diferença é um Berrio tão caneludo quanto, Gustavo Henrique muito bom mesmo nivel dos titulares mas o problema maior são as laterais, nossos laterais tem 34 anos e muito dificil dentro das nossas possibilidade economicas conseguirmos encontrar jogadores a altura de Rafinha ( monstro) e Felipe Luis e imagino que seja a ultima temporada de ambos. Diego Alves e Diego também tem 34 anos, mas no caso do goleiro pode jogar mais umas 2 temporadas tranquilo
Douglas,
Impossível substituir Rafinha e Gilipe Luís, mas totalmente possível encontrar alguém melhor que o Rodinei (um dos piores que já vi no Flamengo) e o limitado Renê (esse até quebra um galho quando entra)… De todo modo, mais do que a lateral esquerda, a outra grande necessidade é no ataque, pois todos os atacantes reservas são ruins demais!!!
KLEBER , IRMÃO e AMIGOS ,
Meu comentário ontem , acho que ainda sob a tensão do pós jogo ,não foi bem remetido e saiu pelas nuvens .
Concordo com as observações ,mas com alguma diferença , sua e do meu MESTRE e IRMÃO MICHEL ,que se em tese a participação de ÉVERTON é fundamental, também bisbilhotando os tapes da vida lá pelas madrugadas , notei que a energia dele no jogo já não estava tão evidente , como ele exibiu ao longo do ano .
E até porque não é fácil para um atleta superar com energias plenas sua 76o partida da temporada .
Por outro lado , a RAPOSA técnico do LIVERPOOL ,O KLOPP, mandou um marcar o ÉVERTON nos seus deslocamentos e outro para fechar seus caminhos .
Reparem , toda vez que ÉVERTON pegava na bola o ROBERTSON já estava colado nele , e se ele saia para o meio , lá vinha ou KEÏTA, ou o HENDERSON , dificultando ou fechando caminhos pois , assim como nós , a RAPOSA estava atento ao nosso fabuloso ÉVERTON , e isso o esgotou ontem , acima do comum .
O maldito VT também nos mostra verdades porque o vemos com olho atento e coração frio , o que não acontece durante o jogo pois ,para falar verdade ,eu não vejo tudo na hora porque ,ou meu comportamento é mais para paranoia ou por alucinações otimistas exageradas .
Faz parte e com o FLAMENGO nos nossos ❤️🖤corações , é assim mesmo.
Mas o TAPE revela as cavernas escuras , como também apontou um desgaste do nosso ARRASCAETA que estava , por conta do cerco ao ÉVERTON , percorrendo um espaço maior e mais desgastante.
A marcação do LIVERPOOL é qualquer coisa fora de série , e isso junto a especialidade de contra-ataques , com jogadores de altíssimo nível , que os tornam uma PEDREIRA ARDIDA , para ultrapassa-lós e encontrar espaços.
No mais ,tivemos momentos GENIAIS com movimentação inteligente e toque refinado , mas se não houvesse nosso MISTER , corajoso como ele só , partido para ganhar no objetivo das substituições , talvez o resultado fosse o mesmo .
Na vida vale a coragem , e nosso MISTER ganhou inúmeros desafios nesse GLORIOSO ANO DE EXIBIÇÕES INESQUECÍVEIS , justamente o que sempre predominou no seu espírito ousado de atacar e ganhar .
Como tenho afirmado , não gostamos de perder , até porque somos inteiramente desacostumado para tal , mas ao acordar HOJE , tive , em vez de ressaca , mas sim , uma verdadeira explosão de OTIMISMO pois , o FUTURO se apresenta RADIOSO , pelo fato de termos um PLANTEL admirável , uma DIRETORIA muito competente e atenta , com um orçamento consistente e valioso , que nos possibilidade qualificar nosso elenco , e sob a liderança do nosso MISTER com
sua notável equipa para alinhavar nossas próximas conquistas inesquecíveis.
Portanto, LEMBRAR 2019 , nós dá um ÊXTAZE , e diante de nossas realidades do presente , um tremendo TEZÃO para 2020 !!
E com uma NAÇÃO 🦅🔴⚫️🔴⚫️🦅FANTÁSTICA , então , ninguém nos segura !
Se cuida Sr KLOPP .!!!!
Ô DOHA , gostou da NAÇÃO ?
Então ABDALA , nos aguarde , DEZEMBRO de 2020 estaremos de novo por aí , A GRITAR :
DA-LHE DA-LHE MENGOOO ÔÔ
PRA CIMA DELES
FLAMENGOO ÔÔÔÔ
🙏👍👏💪⚽️🦅🇵🇹🏆🏆🏆🇵🇹🦅⚽️💪👏👍🙏
BJS
MENGOOOOOOOO 🔴⚫️🔴⚫️
JOCA
Carlos Goés,
Que bela análise!!! O que me chamou muito a atenção é o fato dos defensores do Liverpool serem fortes e rápidos, todos correm demais, o que facilita a cobertuta e o combate… Muito interessante e bonita a montagem do time inglês, mostra o dedo do técnico. Meu sonho é ver um Flamengo com a cara do JJ, em um trabalho de 3 ou 4 temporadas.
Caro Kléber e amigos!
Não sabemos o que de fato aconteceu, mas, o talento muito fora de combate pode ser melhor que o Lincoln. Acho que falta a esse quem sabe promissor atleta, um pouco mais de sangue. Não perdemos por causa dele. Perdemos porque de fato o adversário é realmente muito bom e tem uma defesa fora do normal. É um time que claramente faz a bola girar com alta velocidade e bons passes.
Fizemos um grande primeiro tempo e no segundo não fomos tão dinâmicos. Tivemos cansaço e falta de banco.
Na prorrogação sofremos um contra ataque e tudo se foi.
Imagino que o melhor seria se fechar mais e esperar um pouco por uma bola vadia, assim como eles fizeram.
Não era o nosso dia. Acreditei muito e hoje amanheci muito feliz por torcer por esse clube.
O ano 2020 talvez seja mais vitorioso ainda.
Sempre achei o Gustavo Henrique muito bom zagueiro. O Pedro Rocha teve uma excelente fase no Grêmio e no Cruzeiro deste ano só a série B é referência.
Uma das coisas que falta ao FLAMENGO é um camisa 9 de porte, altura e forte. Achei o Gabigol perdido no meio daqueles armários ontem.
Vida que segue.
Somos vice de um gigante.
SRN
O grande problema foi o cansaço. 76 partidas na temporasa não é para qualquer um.
Talvez a entrada do lincoln possa ser entitulada de erro, pois duvido que o Reinier erraria aquele chute no final da prorrogação, fora isto, foram usadas as peças disponíveis e possiveis. Fazer a mesma substituição feita contra o al hilal, ao meu ver seria suicidio.
As noticias dão conta de que rodinei e berrio estão de saída, o que por si só já é um reforço, pois o pereba uma hora acaba jogando.
Considerando a manutenção total do time titular e dos principais reservas, a chegada de gustavo henrique eleva em muito o padrão de nosso plantel defensivo. Se o negócio do Guga do atletico der certo, acho que pode fechar este setor.
Para o meio campo, imprescindível mais um volante moderno, acho que tiago maia cairia como uma luva neste time.
Para a criação, alem de melhor preparar reinier, precisamos de mais um nome para compor o elenco em alto nivel, talvez aqui esteja a cereja do bolo, acertando este nome o sarrafo sobe ainda mais para os antis.
Para o ataque, pedro rocha é infinitamente melhor que berrio, só fataria o atacante pedido pelo Portuga, não consigo também encontrar um nome disponivel tão facilmente, mas não seria o Michel.
Diego alves, Neneca e Cezar
Rodrigo caio, pablo mari, gustavo henrique e tuller
Rafinha, guga, felipe luis e rene
Arao, gerson, piris e thiago maia
Everton ribeiro, arrascaeta, diego, reinier e o “zap”
Bruno henrique, gabigol, vitinho, pedro rocha e o “sete copas”
Que JJ é corajoso não há dúvidas mas ontem ele errou feio, pelo menos Arrascaeta deveria ficar em campo e outra coisa, Vitinho não pode entrar nem em final de taça Guanabara, é muito apático, pra colocar um jovem num jogo desse tamanho que fosse o Reinier q por ser muito mais talentoso que o Lincoln não bateria de canela a bola do empate, mas de resto fica o orgulho de ter peitado um gigante mundial, ano que vem será ainda melhor para nós
Caro kleber
A turma do vinho não cessa, é impressionante o poder dessa turma. Será que ninguém percebe que Everton ribeiro só se destaca contra times pequenos? Em jogos decisivos ele simplesmente é uma nulidade. Aliás, nem entra em campo. O que querem é achar um CULPADO e já acharam ou pelo menos tentam: Mister jorge jesus. Ele mesmo, o grande responsável por levar o Flamengo a outro patamar. Infelizmente, essa turma que posa de rubro negros, que na verdade sonham com a queda do Mister e o retorno quem sabe de Joel péssimo santana, Abel nunca mais braga, Renato farofeiro gaúcho, entre outros. O que o Flamengo precisa é de jogadores talentosos e mais jovens para os lugares de Filipe luiz, Everton ribeiro e Pablo mari. E um primeiro volante de mão cheia. Com este tipo de jogo do Mister precisamos está com o preparo fisico na ponta doa cascos. Logo, precisamos de juventude. É fácil depois do jogo crucificar o mistwr. Agora, todo mundo é gênio. Gênio de pau oco.
Ingratos
# volta abel
# joel santana
SRN
Santos contrato técnico português……….
e a gritaria dos técnicos brasileiros começa em 3………..2……….1….
Começou
É o técnico mais idoso da história do campeonato brasileiro, 73a, superando Evaristo de Macedo.
É o mesmo cara que disse que o Jorge Jesus tinha ido para o “último grande centro de futebol mundial” (em termo de escolha).
Saudações!
Avisem a todos os antis……………..que o Sportv vai sim passar ao vivo o desembarque do Gigante no Galeão.
auhuahuahuahua
Há males bem amargos que vem para o bem. A derrota enterra a comparação absurda entre o time de Zico e cia com o atual. Embora feliz com o time atual, não há termo comparativo. Talvez só o Bruno Henrique jogasse no lugar do Lico, mesmo tendo funções diferentes. Sem contar que em 81 tínhamos Zico, Júnior e Leandro juntos. Quanto às substituições, discordo do grande Michel Assef: era nítido o cansaço não só do Everton como do Arrascaeta e não temos motivo algum para duvidar do português mais amado do Brasil. Aliás, o Santos contratou hoje seu português. Presidente mesmo triste pela derrota, satisfeito com nossa equipe. Precisamos sim reforçar com atacante de área, artilheiro, não adianta homem de área que não faz gol como Guerrero e custa absurdo. Precisamos sim de lateral direito, zagueiro e meio campo que se apresente para o jogo. Perderemos na copa América, Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta e Rodrigo Caio.
Sem duvida que ficar sem Arrascaeta, ER7 e depois Gerson transformou nosso time num quase comum… Diego não esta no nível dos titulares , é apenas um bom reserva. Vitinho e Lincom não sabem fazer o que os titulares fazem, são para compor elenco . Portuga não explicou as substituições.
Reforçar é importante , bons nomes não faltam: Alan e Caio Henrique do Flu; Michael do Goias; Cuesta do Inter; Rony do ATL PR;
Esse Pedro Rocha não me empolga também.
“Cansaço”
Kleber, estamos ainda tentando entender o ponto crucial da partida, o divisor de águas que foram as substituições do ER e do Arrascaeta.
Eu vi uma análise muito interessante de um youtuber que de fato as alterações desestruturaram completamente o time:
1o. ponto, o time titular do Flamengo joga em um 4 4 2, e não em um 4 3 3 como a maioria.
2a constatação, nosso 4 4 2 é com 2 volantes que saem para jogar pelo meio e 2 meias abertos, como é o caso do ER e Arrasca.
Na frente Bruno Henrique mais centralizado próximo do Gabriel.
Com as alterações:
1o. Bruno Henrique foi para a ponta esquerda, afastando-se o Gabriel.
2o. Diego centralizado inibiu o trabalho dos volantes na saída de bola.
3o. Vitinho aberto pela ponta direita, ou seja, saímos de um 4 4 2 para um 4 3 3.
O que vimos?
1o. Gabriel isolado
2o. Diego não conseguiu articular as ações no meio
3o. Como já era previsto, Vitinho da ponta direita não funcionou (Até funcionou razoavelmente no lançamento para o Lyncon).
Fonte (Canal do Rica Perrone)
Isso deu para ver com um pouco mais de clareza o que aconteceu com o time. Justifica? Não…Mas explica.
Saudações!
Nino, o que eu não consigo entender foi aquela cabeçada que o Gabigol deu armando o contra ataque do Liverpool que originou o gol.
Paulo, pois é cara!
Eu estava pensando em escrever isso! O Edmundo ex-jogador comentou isso tbm, disse que o Gabriel deveria ter definido a jogada e não dado um passe que pegou o meio e a defesa toda desarrumada.
Enfim, vida que segue…
Saudações!
O que eu não consigo entender, foi o que Lincoln fez no final do jogo…
Bola na perna direita, rasteirinha… e o cara joga lá no Dedo de Deus…
Não entendi a cabeçada do Gabigol, a bola devolvida pelo Felipe Luiz na esquerda, o sumiço do Pablo Mari da defesa, o Arão andando na linha do meio.
Enfim! após vários lançamentos do time deles – e todos perigosos sempre procurando Salah e Mané – finalmente nos pegaram com as calças arriadas…
Nada a reclamar! Só lamentar…
Seria muita injustiça.
Temporadas mais vitoriosas do futebol brasileiro no século 21
Ano Time Vitórias
2003 Cruzeiro 50
2019 Flamengo 49
2007 Santos 47
2009 Internacional 45
2011 Coritiba 45
2012 Grêmio / São Paulo 45
2018 Palmeiras 45
2004 Santos 43
2006 São Paulo / Internacional 43
2014 Cruzeiro 43
2013 Cruzeiro 42
2005 São Paulo 41
2010 Santos 41
2015 Corinthians 41
2017 Flamengo / Grêmio 41
2002 Fluminense 40
2008 Internacional 39
2016 Santos 38
2001 São Paulo / Cruzeiro 35
globo.com
Boa Tarde.
Então eu vi outro jogo , Everton Ribeiro não jogou absolutamente nada.
Abraços.
Assino embaixo, Renato!
E não é de hoje!
SRN
Everton Ribeiro adora brincar de pique esconde, e não é de hoje, joga muito quando deixam.