Andreas Pereira e Kenedy são as nossas caras novas. Tenho um amigo que é vidrado em números, além de desconfiado – para não dizer sempre pessimista – que, quando se comentava sobre a possibilidade de Andreas ser contratado, enviou mensagem com os números do belgo-brasileiro, pela Lazio, com apenas um gol e duas assistências em 26 jogos e já espinafrando a contratação.
Acho que matemática e futebol não combinam. Definitivamente, não foram feitos um para o outro…
Tudo é muito relativo, pois o fato de um jogador ter feito uma temporada ruim não garante que na próxima será igual. E, a recíproca é verdadeira.
Pet, o nosso Pet, na temporada inteira de 2008 fez apenas um gol e, em 2009 foi importante, decisivo, na conquista do Campeonato Brasileiro.
Há muitos outros exemplos que, puxando pela memória, dão para formar um time e banco de reservas…
Há, porém, argumento ainda mais forte. Que jogador brasileiro que esteja jogando o fino na Europa tem chance de ser repatriado? Resposta: nenhum! Ou melhor, salvo exceção, até porque, é regra, ninguém que esteja arrebentado lá virá para cá.
Como a maioria dos jogadores têm altos e baixos, é na hora em que esteja desacreditado que a transferência se torna possível. Em síntese, é estar em sintonia fina com o momento, fato mais conhecido como “timing”.
No caso de Andreas, que nunca vi jogar, o que me preocupa é ter sido ele anunciado como um segundo volante, quando na realidade precisamos mesmo é de um armador, um camisa 8, com anel no dedo, como era Gerson.
Aguardemos, torcendo para dar certo.
Por outro lado, Kenedy tem características ofensivas, jogando pelas beiradas do campo. Em rápida análise, poderia ser um eventual substituto para Éverton Ribeiro, atuando pelo lado direito. Pode ser uma boa alternativa, pois Michael e Vitinho rendem mais quando atuam pelo lado esquerdo.
Mudando de assunto
A rodada, que poderia ter sido cruel pelos dois pontos que deixamos no Ceará, com o empate do Atlético diante do Fluminense, foi como se não tivesse existido, pois imaginando duas vitórias nos nossos jogos atrasados, continuaríamos distantes quatro pontos do líder do campeonato. Em síntese, o que se imaginava trágico na noite de domingo, teve enorme refresco no dia seguinte…
E, de uma vez por todas, que se coloque na cabeça que, em Campeonato Brasileiro que vale um tri inédito, não pode se poupar ninguém, e que revezamento é muito bom em Olimpíadas…
Para encerrar. O sistema defensivo muito me preocupa. Como não sabemos como retornará, e durante quanto tempo Rodrigo Caio resistirá, urge a contratação de um bom, rápido e confiável zagueiro. Podendo ser dois, melhor…
Caros amigos do blog,
Também estou torcendo muito para que o Kenedy e o Andreas estejam bem!
Noga e Otávio precisam ser testados!
Saudações!
André,
Muito na torcida também, que ambos nos surpreendam!!! Digo até que é necessário que eles deem certo, será a troca de bastão dos nossos “velhinhos” Diego Ribas e Everton Ribeiro – que já marcaram seus nomes na história do clube.
Concordo contigo Kléber, precisamos de zagueiro bom, que jogue e resolva, não entendo essa postura de gastar os tubos com jogadores do meio pra frente, como 90 milhões em um atacante reserva e não investir na defesa.
Kleber, como coloquei no post anterior, penso que TODA contratação é uma incógnita. Seja de um desconhecido para quem torcemos o rosto ao ouvirmos falar e que nos surpreende (ex: Pablo Marí) ou algum craque consagrado que não consegue jogar bem no Flamengo (ex: Edmundo, Alex etc.), passando por nomes, promissores ou não, que só podemos avaliar com desempenho em campo. Da mesma forma, chegam Andreas Pereira e Kenedy. Como incógnitas, que terão que mostrar em campo que valeram a pena.
É bom lembrar, ainda, que grande parte do time de 2019 chegou ao Flamengo sem status de selecionável, apenas de média ou boa contratação. A química do time sob a batuta do Mister Jorge Jesus é que tornou os sonhos realidade em campo.
Ademais, penso que um time que quer ser dominante, como o Flamengo quer, não pode ter apenas os 11 titulares. Precisa, sim, de 22 “titulares”, ou seja, o time-base, com uma mudança aqui, outra ali durante a temporada, seja por suspensão, lesão, convocação, má fase etc. e também um time “reserva” com força cada vez menos discrepante do time-base. Se em 2019 nosso banco era muito distante do time titular, em 2020 já melhorou com Pedro e Thiago Maia. Agora, chegam Kenedy e Andreas Pereira, penso que o nível aumenta sim. E, se não aumentar, serão devolvidos. Mas é isso que eles mesmos querem? São jogadores que estão com fome de se provarem no Brasil, num clube grande e disputando títulos como o Flamengo para pleitearem vaga na Seleção Brasileira ou, eventualmente, contratos em outras grandes equipes pelo mundo. Se vierem com pensamento e desempenho diferente disso, eles serão os próprios prejudicados.
Outra coisa que é importante frisar é o receio que parte da torcida tem da parte financeira do Flamengo. Não estamos em situação de pujança financeira, mas não são esses jogadores que vão inviabilizar nosso caixa, nem de longe. Basta uma análise sobre os balanços, que tantos analistas publicam por aí. É só procurar o Almir Somoggi, entre outros.
Quanto ao Atlético, é um elenco que chama a atenção, mas que ainda está sendo posto à prova. Para mim, mesmo que tivessem ganho do Flu, não tinha essa de “campeonato acabou”. Aqui é Flamengo, não é time pequeno! Somos os atuais vencedores dos 2 últimos brasileiros e, com o elenco que temos, daria tranquilamente para pensar numa reviravolta, ainda mais agora que eles tropeçaram também. Aliás, parece que acham o Atlético imbatível, que nunca mais empatariam ou perderiam. Menos, por favor… é, sim, nosso adversário de momento, junto com o Palmeiras, mas não tem essa de “já ganhou” no meio do campeonato com apenas 4 pontos (virtualmente) para serem tirados. O Flamengo é muito maior do que esse choro de “já perdemos” e “eu avisei”.
Quanto à contratação de zagueiros, é como eu escrevi acima: quanto mais forte os 22, mais fortes os 11 e seus substitutos.
SRN8!
Acho que Andreas será uma excelente contratação e pode brigar por posição com Diego.
Realmente precisamos de um ou dois zagueiros, sendo um deles para o time titular. Além disso, já podemos começar a pensar no planejamento da próxima temporada e pensar em jogadores para os lugares de Everton Ribeiro, Diego Ribas e Diego Alves, que a idade já está pesando.
SRN
Contratação NAO É REFORÇO.
Eu costumo dizer que contratação não é reforço. Reforço é APENAS as contratações que DERAM CERTO. Em 2019 tivemos muitas contratações que se reverterá em REFORCOS. Já no último ano, nem tanto. Leo Pereira, Gustavo Henrique … AINDA não passaram do estágio de CONTRATACOES. Precisam se consolidar para se efetuarem como reforço.
O Flamengo NAO é mais a maior torcida do
Brasil, péssima notícia pro futebol brasileiro.
Sabem qual é ?
É a torcida dos NAO TORCEDORES. O que isso significa ? Significa que a maior torcida do Brasil já é a daqueles que NÃO TORCEM PRA NENHUM TIME.
Estão matando o futuro do futebol no Brasil. As ASSINATURAS de tv, os ingressos exorbitantes, a diminuição dos espaços pra criançada bater PELADA, a violência dentro e fora dos estádios, o afastamento das FAMILIAS dos estádios, os poucos jogos em TV ABERTA, estão ENCOLHENDO o MERCADO ASSISTIDOR, consumidor e o número de torcedores de futebol no Brasil. Além da concorrência de outros e esportes como MMA, Surf, squate, o Facebook, o Instagram, o YouTube o tiktok, o videogames, etc … São muitos CONCORRENTES.
O POVAO SEMPRE foi a mina de ouro do futebol, estão tirando o povão do futebol e estão tirando o futebol do povão.
O povao SEMPRE foi a eterna, fiel e apaixonada namoradinha do futebol. Essa namoradinha agora recebe muitas cantadas sedutoras de outros atrativos, sedutores e MODERNOS esportes.
A namoradinha já não é mais tão fiel assim, tá ficando com OUTROS. Abre o olho futebol. A cerca nunca foi tão baixa.
Tivemos um certo jogador que veio repatriado , exatamente qdo foi considerado o melhor do mundo,: um tal Romario. Tudo em consequência direta da obstinação de um certo presidente: Um tal Kleber Leite
Pedro esta insatisfeito .
O Pedro mesmo jogando na reserva e como PRIMEIRA OPCAO no Flamengo, voltou a sel. Brasileira. VOLTOU a ser considerado um atacante REFERENCIA no Futebol brasileiro, tem conquistado TITULOS CONSTANTEMENTE, que é o que consagra jogador, tem um excelente salário, foi extremamente VALORIZADO e DESEJADO pelo Flamengo vide o VALOR que o Flamengo empenhou para tê-lo. Joga em um dos melhores times e clubes dos continentes americano e de maior visibilidade e prestígio do MUNDO.
Insatisfeito ? Kkkkkkkkk
FlaD+,
Mas é uma cultura ainda existente na mídia esportiva brasileira, que só considera válido os 11 titulares e uma ofensa enorme o cara ser reserva… Se o cara for “bom”, ele não pode aceitar ser reserva de um cara que é ainda melhor, ou seja, por consequência lógica, para esses comentaristas o jogador reserva tem que ser necessariamente um perna de pau.
Se o Flamengo trouxesse o Messi e o Neymar, a mídia tupiniquim jamais aceitaria que eles fossem os reservas naturais do Arrascaeta e do BH (sendo irônico). kkk
SURPRESA GERAL!!!!! EQUILIBRiO é a nova contratação do Mengao. O maior reforço da história do Flamengo.
Nos anos, entre 2016 a 2020 o Flamengo fez a maior contratação de sua história. A contratação sonhada e esperada por GERACOES de Flamenguistas, contratou um desconhecido, até então, chamado EQUILIBRIO FINANCEIRO. Esse reforço garantiu e garantirá dezenas de títulos ao Flamengo nas próximas décadas, nacionais e internacionais. Esse eu espero que jogue pra sempre no MENGAO.
Essa contratação nos trouxe títulos, patrocínios, credibilidade, etc .. JOGA MUITO …
Jogador vai, jogador vem, mas o camisa 10 que nos dá a CERTEZA de TITULOS tem nas costas o nome EQUILIBRIO FINANCEIRO. Esse sim DESEQUILIBRA os jogos a nosso favor do Flamengo em TODOS OS CAMPEONATOS.
Pense numa contratação 10 esse tal de EQUILIBRIO. Esse joga todas.
O Barcelona que o diga, tinha um jogador desses chamado equilíbrio, deixou ele sair, e agora tá vendo outros craques como Messi indo embora junto com ele. Esse craque é assim, quando ele sai de um time NINGUEM mais que jogar lá.
Esse chama a responsabilidade.
FlaD+
Perfeito.
E o responsável pela melhor contratação do Flamengo sofre perseguições mil. Ao passo que deveria ganhar 2 estátuas, 1 no Ninho e outra na Gávea.
Abraços RN
Eu achei as contratações ótimas, com a ressalva quanto ao suposto salário do kenedy, informado em post anterior pelo Anderson.
Como entusiasta da base, defendo a tese de que o Flamengo só deve contratar jogador pronto, de preferência com experiência no futebol europeu.
Mesmo sem terem conseguido se firmar na Europa, kenedy e andreas, a julgar pelas referências de quem conhece o futebol que se pratica no velho mundo, têm totais condições de se destacarem aqui no Brasil.
Faltam zagueiros, é verdade. Que venha David Luiz, mas com salário dentro da realidade do Flamengo.
E o Galo, bem. O Galo é o novo rico que tenta ser bi há 50 anos.
Com mais de 60 pontos em disputa, sou muito mais Flamengo!
SRN!
O que esta me deixando preocupado é que o flamengo esta vendendo vários jogadores da base (saiu uma noticia que João Gomes será negociado também) e só esta contratando novos jogadores por empréstimo, caso esses novos jogadores joguem bem no flamengo o clube terá dinheiro para contrata-los em definitivo no final do contrato?
Jogadores da base também devem representar fonte de receita recorrente para o time. Investimentos são realizados para venda futura e fazer caixa. Nem todos serão craques como Vini e Paquetá .
Natan é reserva no Bragantino.
O Flamengo está próximo de selar a venda do volante João Gomes para o Al-Ain, dos Emirados Árabes. As conversas avançaram e o desfecho está perto.
Os valores ainda estão sob sigilo entre as partes envolvidas.
Transfermarkt fala em valor de mercado de 3,5 mi de euros. Se derem esse valor e o Flamengo ainda mantiver uns 20%, seria uma venda interessante. Será que chegaria nesse valor?
SRN8!
Acho factível , bem factível que possa ser até um pouco mais !
O Al Hilal pagou em 2019, 7,5 milhões de euros por Cuellar, que na época tinha 25 anos!
Gomes tem 20
Caros amigos do blog,
Acho prematuro vender o João Gomes! Ele é um bom jogador! Falta um técnico para definir a sua real posição no time. Ele pode jogar como primeiro, segundo ou terceiro homem de meio-campo.
O Diego Souza começou como primeiro volante no Fluminense e transitou por diversas posições.
Quem sabe o João Gomes não possa evoluir e até ocupar a posição do Éverton Ribeiro no futuro???
O garoto tem saúde para marcar e tem feito os seus gols!
Saudações!
Marcus Hartfelder, segundo o Venê Casagrande, o Al-Ain aceitou pagar 5 milhões de euros, por 50% do jogador
O entrave por enquanto se dá, mediante ao número de parcelas para o pagamento
Nesse caso, por ser mais novo, João Gomes está mais valorizado que o Cuellar quando saiu !
Abraços !
Anderson,
Resta saber se um jogador que vai para Al-Ain aparecerá no mercado para render mais 50% na revenda… A tendência é pela desvalorização, considerando o futebol de baixíssimo nível jogado por lá.
Anderson, eu vi essa notícia, acho excelente venda. Tomara que dê certo.
Abraço!
Na Holanda ……….
Acaba o primeiro tempo entre PSV x Benfica no empate de 0 x 0
Benfica já teve um jogador expulso!
Esse time do PSV é tão fraco que dava pro Benfica ter mais um expulso e ainda jogar tranquilo. É quase acreditar no Vice campeão da série B…
SRN8!
To com raiva até agora !
Caro amigos
Se Andreas vai dar certo eu não sei , mas temos que pelo menos tentar pois com o aposentado Diego Giras não dar mais. Tentar não custa nada, tomara que o sonho seja real. Kennedy pode ser uma boa pois o procrastinador Everton Ribeiro a cada dia pior fica. Já não é mais um jogador decisivo, idem para Filipe Luís que a cada dia mais burocrático fica.
Enfim, temos que tentar.
Pergunta: O Rodrigo Caio ainda pertence ao Flamengo?
SRN
Kleber e amigos, que jogo horroroso !!!
Nossa Senhora da Bicicleta sem freio !
Se o David Luiz está fazendo muita questão para disputar a Champions pelo Benfica, ele deve estar bem ciente que provavelmente vai fazer dois únicos jogos.
O time do JJ é horroroso. O PSV é horroroso ao quadrado.
PSV, jogando em casa, com um a mais desde o primeiro tempo( Lucas Veríssimo fez uma cagada) e não conseguiu meter um golzinho no Benfica!
O Flamengo tinha que comprar meia dúzia de times na Europa, isso sim!
São boas contratações, no mínimo boas apostas…
O Gerson quando veio, também não era essa Coca Cola toda, a mesma coisa com o Pedro e o Thiago Maia. Eu lembro que teve gente torcendo o nariz, assim como fazem agora com o Andreas e o Kenedy.
Se vão dar certo ainda não temos como saber…mas são jogadores jovens com grandes possibilidades de entregarem muito desportivamente e financeiramente para o nosso Mengão.
– – –
Fico triste com a saída do menino João. Acho que poderia ser vendido para um mercado melhor do que o futebol árabe – e acho U$3,5MM bem pouca grana. Dava pra ter esperado a próxima janela. O garoto tem só 20 anos e ainda vai evoluir seu jogo.
– – –
Agora que o Galo empatou com o Fluminense, já dá pra ver que o campeonato não acabou pra gente, né? Tem muito pra disputar!! Eles estão fazendo um bom time, mas não são infalíveis e vão perder mais pontos. Acredito muito mais no nosso Flamengo. Pra variar, nós vamos chegar e atropelar geral. Eu acredito no enea (tri consecutivo).
S.R.N.8
Marcello, por partes, como vc dividiu seu comentário:
– Penso da mesma forma que vc sobre o Andreas e o Kenedy, inclusive comparando com os nomes que vc também citou como incógnitas. Eu diria até que boa parte do time titular mágico de 2019 não chegou com grande empolgação da torcida. Lembro de “aeroFla” para o Diego Ribas e para o Everton Ribeiro, que chegaram bem antes de 2019, mas não para Gabigol, Arrascaeta, Gerson… mesmo o Rafinha, consagrado, chegou como “entregador de Gatorade do Bayern”, mesmo para parte da nossa torcida. Penso que TODA contratação é uma incógnita, ainda mais não se tratando de Messi, CR7, Neymar…
– Sobre o João Gomes, eu até acho que o Flamengo precisa aproveitar melhor a sua base, dar mais espaço para os meninos que sobem, mas o Gomes é, até pela pouca idade, inexperiente e nunca chegou a ser um grande destaque. No máximo, segurou a onda, e até acho que o fez bem, mas duvido que alguém acredite que ele seja “O” substituto do Gerson. Para além de tudo, o Flamengo está buscando rejuvenescer o elenco com jogadores já mais experientes, casos do Andreas e do Kenedy e, por conta da pandemia, precisa fazer caixa. O Flamengo nunca vendeu tanto e, num momento de real muito desvalorizado frente a euros e dólares, uma venda acima do valor de mercado com manutenção de percentual em venda futura é uma boa fonte de renda até que as arquibancadas voltem a encher normalmente e possam manter o caixa sem necessidade de venda. O Flamengo chegará em breve nesse estágio, de não precisar vender os jovens e poderá aproveitá-los com mais calma num time de espinha dorsal estabelecida. E digo mais: eu sempre bato na tecla de que o Flamengo não pode ter só um 11 forte, o Flamengo precisa de um 22 forte, pois desfalques são uma constante. É um erro que não sei como ainda se prolifera de achar que o time vai conseguir jogar sempre com a mesma escalação em todos os jogos. E, aí, quanto mais forte for o 22 do Flamengo, o 11 só terá como ser cada vez mais uma máquina.
– Eu também concordo com o que vc escreve sobre o 50 anos sem título. Não sei quem foi que falou pra parte da nossa torcida que eles são imbatíveis e sequer vão empatar jogos nesse campeonato, que dirá perder. Pois vão, assim como o Flamengo também ainda vai mais. Porém, o que valerá no final será a lei do mais forte, do mais consistente e do mais decisivo, como o Flamengo foi em 2009 e 2020. Contou com incompetentes disputando, casos de Palmeiras em 2009 e SP e Inter em 2020. O patético de MG, como legítimo integrante do grupo dos cavalos-paraguaios de porte, ainda vai ficar pelo caminho assistindo o Flamengo comemorar o título, assim como o SP fez no próprio Morumbi no início de 2021. Aguardemos e confiemos que o TRI vem!
SRN8!
5 mi de euros por 50%. Se pagarem, venda excelente!
SRN8!
Kleber
Com relação ao seu último parágrafo do post, concordo plenamente.
Desde o ano passado venho mostrando que precisamos de uma defesa confiável. O que não tem acontecido.
Temos 4 zagueiros (apesar dos pedidos por Noga, acho que ainda não dá caldo): RC o melhor quase não joga. Bruno Viana fraquíssimo. GH e LP apesar de lentos, têm evoluído.
Portanto temos só GH e LP medianos.
Com a contusão de um deles, temos que ir de BV. O que acontecerá provavelmente amanhã.
É dose para leão.
Tomara que eu esteja totalmente errado e eles façam o melhor jogo de suas carreiras.
São Judas Tadeu rogai por nós.
Abraços RN
Percentual de CONTRATACOES que realmente deram certo o ano passado no Futebol brasileiro.
Tão uma estatística interessante. Se alguém dizer essa estatística provavelmente os percentuais serão assustadores.
Quem contratar ?
Vejamos, falando um pouco de casos de sucesso para termos um parâmetro.
Em 2019 o Flamengo deu início a um processo de CONTRATACOES que muitos chamavam de apostas. Correto ?
Vejamos ;
Rafinha, Gerson, Felipe Luiz, Pablo Mari, Rodrigo Caio, Gabigol, B. H. …
Foram ALGUNAS que DERAM MUITO certo e se reverteram em ESFORÇOS durante a temporada.
Em 2020 o Flamengo deu prosseguimento ao processo, ENTRETANTO o sucesso não foi o mesmo. A pergunta é ; Por que não ?
Uma das razões atende pelo nome de IDENTIFICACAO, vários dos reforços buscados pelo do Flamengo em 2019 tinham uma IDENTIFICACAO com o Flamengo, ou eram Flamenguistas declarados ou demonstravam ter simpatia pelo Flamengo como o Gabigol que apesar de não ser Flamenguista demonstrava admiração pelo Mengao.
Em 2019 o Flamengo não somente scaneou boas oportunidades de contratação, em 2010 o Flamengo scaneou BONS FLAMENGUISTAS que seriam boas oportunidades de contratação, 50 % das CONTRATACOES tinham por trás como pano de fundo o fator IDENTIFICACAO COM O FLAMENGO.
Ou seja, em 2019 o Flamengo buscou CONTRATAR FLAMENGUISTAS ou IDENTIFICADOS com o Flamengo que estivessem precisando se REVALORIZAR, ou seja, contratou quem tinha potencial e QUERIA MUITO jogar no MENGAO.
O PERFIL do jogador enquanto JOGADOR e enquanto TORCEDOR deve ser muito bem avaliado e pesado na hora de contratar.
Eu cheguei a sugerir o Hulk no Flamengo, ano passado; POR QUE ? Por que o Hulk apresentava um DIFERENCIAL interessante, ele JAMAIS HAVIA BRILHADO OU CONQUISTADO ALGO NO BRASIL.
Quando um time mapeia uma contratação ele deve mapear os INTERESSES PESSOAIS da pretensa contratação.
FlaD+, respeitosamente, discordarei do seu comentário. O que aconteceu de diferente entre 2019 e 2020 foi um salto enorme na capacidade de investimento, que fez com que o Flamengo comprasse Arrascaeta, BH, Rodrigo Caio, Gabigol, Marí e Gerson. Ainda chegaram sem custos Rafinha e F. Luís. Ao se comparar esse elenco com o de 2018, não há a menor dúvida na subida de patamar.
Para além disso, é importante lembrar que houve um certo senhor, chamado Jorge Jesus, o Mister, que foi, juntamente com sua comissão técnica, importante “montador” do forte time que ganhou o Brasileiro e a Libertadores de 2019. Ao lembrarmos do futebol jogado nos tempos de Abel, com Arrascaeta no banco(!!!), é crucial dar o devido reconhecimento ao Mister JJ e sua comissão. O conhecimento trazido por esse grupo da Europa representou mais do que um acerto, mas uma revolução no futebol brasileiro que, o mais rápido possível, começou a nos imitar, buscando treinadores portugueses ou, ao menos, estrangeiros na América do Sul.
Quanto à identificação com o Flamengo, NENHUM dos jogadores que chegaram tinha qualquer que fosse. Rodrigo Caio? SP. Gabigol e BH? Santos. F. Luís e Rafinha? Europa. Gerson? Fluminense. Marí? Quem?. Todos passaram a ser identificados APÓS o futebol apresentado em 2019 e hoje são muito mais “do Flamengo” do que dos clubes passados.
Sobre os contratados em 2020, Thiago Maia e Pedro são flamenguistas declarados e quiseram vir para o Flamengo. Isla chegou por conta da saída do Rafinha. Gustavo Henrique, Léo Pereira e Michael foram pedidos do Mister, todos destaques em seus clubes no ano mágico do Flamengo. Acima da ideia de “deu certo” ou “deu errado”, o ano de 2020 foi atípico por um “detalhe”: a pandemia do Covid. Esse foi, na verdade, o diferencial entre 2019 e 2020. A arrecadação caiu, o mercado sentiu, a vida mudou, o Mister JJ resolveu voltar para Portugal após ter feito a pré-temporada, inclusive com os contratados indicados por ele, além de Pedro Rocha, Pedro e Thiago Maia, e com o time de 2019 mantido. O Flamengo treinou no campeonato carioca e nada nem ninguém teria parado o Flamengo em 2020. Mas veio a pandemia e esse adversário ainda não foi derrotado. Não sou fã de analisar o “e se?”, mas imagina só o Flamengo de 2019, com banco reforçado por Pedro, Thiago Maia, GH, Léo Pereira e Michael nas mãos do Mister JJ e sua comissão no lugar do Dome e do Ceni? Para mim, não resta qualquer dúvida que o Flamengo ia conquistar o bi-campeonato Brasileiro sem o sufoco que foi e ainda potencialmente conquistaria a Copa do Brasil e a Libertadores, ambas ridiculamente perdidas pelo time do Ceni.
Vou convergir à sua opinião no último quesito, qual seja, o diferencial, os interesses pessoais, mas já analiso que vejo isso em TODOS os contratados pelo Flamengo a partir de 2019. Todos tinham como objetivo brilhar envergando o Manto e todos puderam atingir objetivos pessoais, recordes, artilharia, convocação para Seleção, números de time europeu, coisa praticamente impensável no futebol brasileiro pré-2019.
A meu ver, o modelo de contratação do Flamengo é interessante no quesito oportunidades de mercado (exceção feita ao Bruno Viana, talvez o grande equívoco da lista, mas já em 2021) x jogadores com objetivos e interesse de voltarem ao Brasil para alavancarem suas carreiras no Flamengo. Para 2021, penso que foi o que fizeram o Kenedy e o Andreas Pereira acertarem com o Flamengo e acho que ambos os jogadores, o Flamengo e nós torcedores só temos a ganhar.
Meu mantra é: quanto mais forte for o nosso time de 22 jogadores, mais forte e nivelado (por cima) será o nosso 11 em campo a cada partida.
Com isso, evita-se que, diante de muitos desfalques, o time fique descaracterizado, como foi contra o Ceará no empate do último fim de semana.
SRN8!
Muito bom , Marcus – concordo inteiramente com a sua posição.
Aproveitando o ensejo…queria comentar sobre as declarações do Mister ontem – depois do jogo do Bangu europeu (Benfica)…
Tem uma parte folclórica – que eu valorizo muito. Adoro essas espinafradas que o Jorge Jesus dá em repórteres, em seus jogadores e em técnicos rivais. Eu já ri muito com isso na época que ele treinava o Flamengo e continuo achando engraçado.
Mas ontem deu um pouco de ranço do nosso doce portuga. Ainda que fique evidente o carinho que ele tem pelo Flamengo, fala mais alto o egocentrismo ao atacar o Renato, falando que o Flamengo deu sorte na Libertadores, que o Renato jamais alcançará o que ELE fez em 2019, que o Flamengo não vai fazer 90 pontos etc. Chegou perto do ridículo, da dor de cotovelo…
Eu sou muito fã do mister e grato demais por tudo que ele entregou, mas ele não é maior que o Flamengo e é sempre bom lembrar três coisinhas:
1- Ele não fez nenhum gol. Era importantíssimo, mas o time era ESPETACULAR.
2- Ele abandonou o barco e nos deixou numa tremenda enrascada.
3- Sim, o Renato PODE ganhar tudo que ele ganhou e mais a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes. Se ganhar o Campeonato Brasileiro com menos de 90 pontos, não fará diferença – e SE ganharmos do Chelsea – o Renato será um dos maiores nomes da história do Flamengo (acima do JJ).
S.R.N.8
Até isso é folclore, Marcello, o Mister sabe se vender… Sem ressentimentos, a não ser pela saída da forma como foi, apesar da pandemia. Com um pouco de esforço, até dá para entendermos…
Abraço!
Da série ……..futurologia
PSG vende Mbappé pro Real Madrid por 180-200M€;
PSG contrata CR7 e monta o ataque dos sonhos com Messi-Neymar;
Nem se o Qatar tivesse contratado um roteirista pra escrever o roteiro perfeito pro sport washing teria saído uma história tão perfeita!
#Tá esperando o q, PSG?!?!?!
Mas o PSG ainda não terá Vitinho e Michael para reger o trio de ataque e nem o Bruno Viana ao lado do Sérgio Ramos pra fechar a casinha…
#levaelesPSG
E podem pagar com esse valor que vão receber pelo Mbappe…
SRN8!
Sobre a venda de João Gomes não dá mais pra ficarmos decepcionados. É a Lei natural do Futebol de hoje em dia no Brasil: vendemos os meninos promissores para contratarmos jogadores mais rodados e reforçar o time.
Já é a segunda temporada dele e não vejo muita evolução. Nem como primeiro nem como segundo volante ele teve grandes atuações. Ainda afoito, leva cartão amarelo em todos os jogos e tem um jeitão de carregar a bola que não me agrada, parece estar sempre tropeçando, lembra muito o Jônatas, campeão da Copa do Brasil de 2006 mas que era muito mais jogador.
Vida que segue, taí o exemplo do Lincoln que todo mundo achava que daria um cracaço e fracassou.
“E, de uma vez por todas, que se coloque na cabeça que, em Campeonato Brasileiro que vale um tri inédito, não pode se poupar ninguém, e que revezamento é muito bom em Olimpíadas…¨”
Verdade, Kleber!
Tem que colocar para jogar até estourar, mesmo sabendo, através de exames, que o atleta corre esse risco….
Cabe aqui uma dúvida minha sobre o tanto que se fala do Renato ter poupado jogadores contra o Ceará. Alguém me diria o nome de UM jogador sequer que tenha sido POUPADO do jogo, que estava em condições e mesmo assim não jogou? Eu não achei nenhum nome…
SRN8!
Marcus, BINGO!
Tá chata demais essa perseguição.
Tanta gente inteligente, que acompanha o Flamengo a tanto tempo, ficar caindo em intrigas que a Globo está plantando? Não dá…
Abraço.
S.R.N.8
Divergências aceitas.
Quando falo de identificação eu falo de gostar do clube e não de já ter jogado nele. São coisas diferentes. Alguns jogadores atuam durante toda a carreira em um clube sem jamais terem identificação com ele.
Rafinha, Gerson, Felipe Luiz … sempre se disseram Flamenguistas e expressaram o desejo de jogar no Flamengo antes mesmo de qualquer sondagem.
O Neymar jamais jogou no Flamengo, mas declara abertamente que se identifica com o Flamengo, embora seja palmeirense e tendo desde a INFANCIA jogado pelo Santos FC.
Vejo a influência do JJ nas contratações de Pablo Mari, Gustavo Henrique, Michael e Leo Pereira, somente essas tiveram a influência dele JJ. As demais foram todas estratégias do próprio Flamengo é do centro de inteligência, traçadas ANTES da chegada do JJ.
O vídeo vazado do Landin no Restaurante no INICIO de 2019 afirmando que traria ARRASCAETA, GABIGOL, B H e muito mais para acabar com o CHEIRINHO são a prova.
O JJ só geriu, treinou e escalou o elenco em 2019, a montagem JAMAIS foi dele ou de sua equipe. JAMAIS isso é fake News.
Ao JJ e sua comissão as vezes são atribuídas fatos que não tiveram relação com eles. Fatos que foram de competência do FLAMENGO.
Esse problema na zaga rubro negra,poderia ter sido amenizado com a chegada de Miranda, que durante o jogo contra o próprio Flamengo, falou se em tom de brincadeira ou não, que a equipe do Rio foi que não quis,e Rafinha que fez de tudo para voltar a antiga equipe, mas acredito eu que a diretoria não ficou satisfeita com sua atitude em ir ão Olimpiacos,da forma que foi…
Andreas e Kennedy chegam para somar, ambos não serão titulares ,exceto contusões,cartões e convocações, mas a longo prazo sim,pois acredito que Diego Ribas não irá renovar, a diretoria vem fazendo certo,Isla por Rafinha reposição a altura, Andreas Pereira por Gerson idem, só a zaga que tá difícil, se Maicon ex Porto e São Paulo acertar ótimo, David Luiz melhor ainda, se vier os dois muito melhor.
Não sei os companheiros daqui mas alguma coisa me preocupa para o jogo de hoje… Acho que Felipão, por possuir um time beeem inferior, irá usar seu famoso subterfúgio de mandar bater em nossos melhores homens (exatamente como fez com Sávio no passado) além de provocar Gabriel ao extremo. Vai ainda forçar o jogo aéreo com Borja e Diego Sousa sobre nossa zaga sem confiança e tentar apenas sair vivo para o jogo da volta.
Mas não é nada disso que me incomoda e sim o fato de Renato parecer que não gosta do jogo “a Flamengo” que criamos desde 2019: posse de bola e domínio territorial a qualquer custo mesmo que tomemos alguns sustos na saída de bola. Se entrarmos nessa de “é mata-mata, guerra, jogo de 180 minutos, etc e tal, clichês pra lá de manjados, só estaremos nos igualando ao nosso fraco adversário, assim como fizemos contra o Defensa (na ida) e Ceará.
Estou com um elefante atrás da orelha para esse jogo de hoje a noite. Tomara que esteja errado e seja somente cisma de torcedor pessimista/realista. Força e fé! SRN
Anderson, eu vi essa notícia, acho excelente venda. Tomara que dê certo.
Abraço!
David Luiz – SIM
Maicon – NÃO
Acompanho!
Pelo pouco que vi de Andreas Pereira e Kenedy são reforços medianos. Não valem o valor pago por eles….
Penso que, hoje, nosso time precisa de um zaguerio , já que o ex jogador Rodrigo Caio foi se hospedar no circo de horrores do Tanure, e um goleiro, uma vez que Diego Alves quando naõ esta machucado , esta em campo falhando ….
Na minha opinião , o Atlético ainda esta longe de ser um time imbátivel, como Flamengo de 2019, porem, sem duvidas, ao lado do Palmeiras , ambos tem melhor elenco que o Flamengo….
O Flamengo IMBATIVEL do SEGUNDO SEMESTRE de 2019.
Vale lembrar que TODOS, inclusive eu e especialmente a imprensa costumamos falar do Flamengo imbativel de 2019, mas isso JAMAIS existiu. O que existiu foi um Flamengo fortíssimo por 1 SEMESTRE, foi um tiro curto de 6 MESES. Que inclusive já havia perdido fôlego no final e no início do ano, inclusive ainda com o JJ.
Não houve um Flamengo fortíssimo por todo o ano, o que tivemos foi um Flamengo fortíssimo nos MOMENTOS FINAIS DOS CAMPEONATOS. Essa foi a diferença. O time atingiu seu auge técnico, físico e tático nos últimos 3 meses da temporada.
Até os 22 minutos de jogo o Arrascaeta não desembarcou em Porto Alegre.
Lá está Bruno Viana mais uma vez.
Essa insistência se mostrará burrice……
Até hoje me pergunto, quem foi o desavisado que entregou Natan para o Bragantino…..
Preocupante perde o Bruno Henrique, os reservas são de baixo nível… Agora dependemos do peladeiro Michael para constuir algo ali pelo lado do campo.
Esse Isla é horroroso!
Realmente Isla vacilou,mas uma coisa eu falo,DR,ER e Arrascaeta,uma tem sobrar,Diego Ribas,hj,não marcam,e a bola estoura na zaga.Tirar ER e Diego,coloca Mateuzinho e Adreas,fecha e sai no contrataque.
Time muito perdido em campo. Tá parecendo um time que nunca treinou junto. A sorte que o time do Grêmio é muitos fraco
Simples Dilermando, a farsa do pseudotreinador sendo desmascarada.
Time não só vive de motivação não, precisa de intensidade e saber o que faz em campo.
Esse cara taticamente falando é pior que Guto Ferreira, sabe nada.
As goleadas foram enganadoras.
A ilusão tá ficando pra trás.
SRN
Grande Paulo, teve gente que disse que Renato era melhor que JJ….
Acho que sou gato escaldado o suficiente para saber que não se avalia trabalho do treinador com apenas 5,6 jogos em início de trabalho. Agora, se aproximando de 15 jogos no comando já da para fazer uma análise.
Sabe aquela história de se empolgar cedo demais? Pois então, isso comigo não acontece. No início não dava para fazer análise positiva ou negativa. Preferi esperar para tentar saber em que medida aquelas goleadas contra times do nível de ABC, Olímpia, Corinthians, Sport, etc, não era reflexo da clássica “chacolhada” inicial no ambiente interno que possuem prazo de validade, ou se era uma revolução tática mesmo, ao citar isso fui crucificado aqui.
Caramba. Pedro no banco e Michael entra de novo. Esse Renato Ceni é um b…
Estamos nos aproximando de 15 jogos de Renato no Flamengo, acho que já posso começar a tirar algumas conclusões após esse período.
O time é uma desordem tática e defensiva, a expulsão de Isla simboliza os problemas defensivos do Flamengo, a descompactação, um time envelhecido que não possui fôlego para acompanhar o ritmo, a pressão na saída de bola adversária já não acontece da mesma forma, com Diego Ribas, de 36 anos, também amarelado, sem conseguir fazer mais o papel de volante. Parece que queremos manter um estilo de jogar avançada, mas sem organização para tal.
Passada as babas de ABC, Olímpia, Sport, etc, a situação tática do Fla é complicadíssima.
Tava na cara que o Isla ia ser expulso, o próximo Diego enceradeira Ribas. Será que nosso treineiro não consegue ver isso. O cara tem uma leitura péssima de jogo. Vamos torcer, mas tá difícil. O negócio é fechar a casinha e sair no contra ataque. Saudações rubro negras.
Goooooool. Bruno Viana. Kkkkkkkkkk
Gol do Flamengo, que ótimo!!!!!
Do Bruno Viana, que drooooga!
Mas tá valendo né? O lado negativo é isso servir de base para continuar insistindo nesse “jogador”.
Pior é a marra do maluco na comemoração, fechando os ouvidos… Ele errou o chute, mas deu sorte de bater no zagueiro.
Só posso dizer que as mudanças até o momento deram certo e podíamos estar vencendo por 2 a 0. Arrasca foi passear em POA, Diego Ribas não dá para ser titular mais.
Gooooooool. Michael. Kkkkkkkkkk. Pode chorar.
Time perdido no primeiro tempo, mas o técnico mexeu certo no intervalo, organizou o time e ganhou o jogo. Muita gente vai dizer que foi sorte. Eu acho que não, é entendimento de jogo. Podia até ter sido de três. Goooooool. Rosinei. Kkkkkkk
Rodinei
Caraca. Que segundo tempo foi esse. Para muitos a desculpa vai ser apenas sorte.
Que partida do GH, FL, Michael, Gabigol e Thiago Maia.
Novamente uma goleada enganosa.
Não me convenço de jeito nenhum.
SRN
4trum !!!!
Freguês fiel.
Amanhã a Renata Fan vai dar cambalhotas no programa. Se o Renato convidar novamente pro vinho periga ela aceitar.
O grêmio não ganha mais nem de 10 cm do Flamengo. Dessa vez o Renato deu certo, dessa vez estava do lado certo.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
No meio de tamanha inconsistência, São Judas resolveu entrar em campo, afinal, o Grêmio conseguiu o feito de levar gol de Bruno Viana, Michael e Rodinei. Isso é a maior prova da peeeeeéssima fase do clube gaúcho, condizente com a posição que ocupa no campeonato brasileiro.
No torneio menos importante entre os 3 que disputamos, a classificação está garantida e o time reserva terá de ser posto na volta. Ou o flamengo vai ficar desgastando seus jogadores desnecessariamente como fez contra o Olimpia?
Esse é um dos piores Grêmios que já vi na vida. Se tem uma coisa que o Flamengo não pode reclamar é a da sorte que teve ao pegar adversários fraquíssimos até aqui, falta a organização tática e defensiva mesmo.
Cornetas do Filipe Luís cadê vocês kkkk
Vitinho tem quer ser titular no lugar di fragk Everton Ribeiro, urgente