Fortaleza 0 x 0 Flamengo
Erramos muito. Não só neste jogo. No campeonato…
Dentro e fora do campo.
Como o Botafogo chegou a 73 pontos e, no máximo, o Flamengo só podendo chegar a 72, nem com ajuda de São Judas.
No empate com o Fortaleza, a escalação surpreendente de Gabigol, obrigou a que Gerson, durante todo primeiro tempo, jogasse muito atrás. De nada adiantou o time ser escalado com quatro atacantes – Michael, Plata, Gabigol e Bruno Henrique – sacrificando Gerson, o jogador mais criativo do time.
Mesmo assim, o Flamengo foi melhor, inclusive, quando estava com dez jogadores.
Ao longo do campeonato, pecamos demais nas finalizações. Contra o Fortaleza não foi diferente.
Fora de campo, nosso dedo tem sido podre na escolha dos treinadores, em que Filipe Luís foi a exceção que chegou tarde. Uma verdadeira bola de neve de escolhas equivocadas e de decisões tardias em mudar o rumo do barco. Jogamos no lixo duas Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros. A Copa do Brasil foi o prêmio de consolação. Muito pouco para um orçamento monstro e elenco que, a meu conceito, é o melhor do futebol sul-americano.
Para nós, 2024 chegou ao fim.
Vitória histórica do Botafogo. Vencer o Palmeiras, por 3 x 1 no “tapetinho” do verdão, foi surpreendente, onde o fator psicológico estava em baixa. Agora, corre atrás de quatro pontos em dois jogos, para não depender de mais ninguém. A pedra na chuteira pode ser o Internacional, que tem um bom time e o jogo será no Beira Rio. Se bem que, não será moleza o Palmeiras passar pelo Cruzeiro.
Quem diria, hein? O Botafogo pode repetir o Flamengo de 2019. Campeão Brasileiro e da Libertadores.
Para nós, que 2025, com caras novas fora das quatro linhas, seja feliz. Amém!
Filipe dessa, vez, errou muito.
Errou ao optar por um 4-2-4 “puro”; errou em -provavelmente- ceder a pressões internas e escalar, absurdamente, o sempre inútil gabriel barbosa.
Errou em colocar, no intervalo, De La Cruz, muito sem ritmo, e não o Alcaraz, e errou ao por o David Luiz e não o Ayrton Lucas, fazendo a linha de três defensores com os dois Leos e com o Alex Sandro. Com o Ayrton em campo, compensaria a saída do Michael pela esquerda e também compensaríamos o homem a menos.
E errou ao não substituir o chileno, no intervalo pois ele já tinha um cartão. Deveria ter tirado, no intervalo, o gabriel barbosa e Pulgar e colocado Alcaraz e Guilherme.
E a direção do clube errou em autorizar essas absurdas camisas brancas que nada têm com a nossa realidade rubro-negra.
Hoje só não perdemos no placar, pois empatamos.
Mas também perdemos muitíssimo, do ponto de vista físico.
Já teríamos dois dias a menos de descanso em relação ao Internacional e, depois desse jogo, além da cansativa viagem de volta de Fortaleza (mais de três horas) tivemos metade de um tempo tendo de nos desdobrar jogando com um jogador a menos
Houve penalty contra nós, não marcado, cometido pelo Leo Pereira.
Depois, acho que não foi mesmo penalty a bola ter resvaldo na mão do jogador do Fortaleza.
Aos 40’ do primeiro tempo escrevi o seguinte:
“Arthur 26/11/2024 às 20:48 Tomara que eu esteja equivocado.
Contudo, creio que, hoje, o grande Filipe errou.
Não dá mais, nos dias de hoje, para entrar em um 4-2-4 puro.
Ainda mais escalando 4 atacantes que não possuem características de recuo e de armação.
Ademais, parece-me que ele cedeu a pressões: não se explica nem se justifica a escalação de gabriel barbosa.
Escalado por qual motivo?
Finalmente -agora acaba de marcar penalty- nós somos rubro-negros e não avirrubros: essa camisa branca não tem nada a ver conosco. Muito inapropriada.
Muitas coisas negativas juntas.
Agora desmarcou -corretamente- o penalty (aliás houve um penalty, felizmente não marcado, do Leo Pereira, anteriormente)”.
Meu caro, o Felipe Luiz é mesmo um camaleão, não é mesmo?
Ora ele emula o JJ, ora o Simeone e tem seus momentos de Tite tbm.
Obviamente jogar com 4 jogadores a frente da linha da bola (como fazia o Tite) é algo incompreensível, sem o menor sentido.
A temporada pífia esta ai, que não nos deixa mentir.
A perda do campeonato fica na conta da diretoria e de todos que apoiaram o Tite. Entre Botafogo e Palmeiras, eu fico com o Botafogo, eu fico com o futebol do Rio de Janeiro.
Querido Kleber:
Escalação equivocada. Quatro atacantes não significa ser ofensivo. Faltou criatividade.
Com relação ao Botafogo uma conclusão : por 20 milhões de dólares contratamos o argentino errado. Como joga o tal do Almada.
Feliz 25? Ainda não. 9 de dezembro tem eleição. Tempo de mudança.
SRN
Melancólico esse empate diante do Fortaleza, pois decreta o fim de qualquer possibilidade do título. Resta-nos a expectativa de 2025, com cara nova no comando. Em tese o jogo refletiu o Mengão de 2024, mesmo sob o comando do Filipe, tendo em vista os desfalques e a perda excessiva de gols.
QUE VENHA 2025!!!
No que se refere ao Bota, vem dando a minha previsão, campeão do brasileirão e da Libertadores. Realmente o melhor time de 2024 dentro das 4 linhas e fora de campo também.
Discordo da escalação equivocada.
Talvez, e assim como eu, Filipe Luiz não esperasse que o Fortaleza viria com o ônibus na porta do gol, mesmo jogando em casa..
Filipe fez a substituição no intervalo, acreditando que o Fortaleza viria pra cima, logo nos primeiros minutos do segundo tempo. E não veio.
E nem com a nossa expulsão, o Fortaleza foi efetivo.
O que nos falta é efetividade dentro da área.
Arbitragem e a falta de um homem gol não deixaram mais uma vez o time muito bem armado do Flamengo vencer.
O gol que Bruno Henrique perdeu de cabeça no início do jogo brincadeira , que Pedro volte bem , desde quando Pedro se machucou, gol de atacante do flamengo é quase um parto.
Cada dia mais melancólica a final da passagem do Gabriel no Flamengo
Daronco tem uma birra crônica contra o Flamengo, o pênalti marcado e desmarcado foi absurdo.
Enfim, perdemos mais um brasileiro, por causa de uma diretoria que jamais optou pelo brasileiro e um trabalho tenebroso no segundo turno do tite
Eu penso que o Flamengo jogou bem, foi bem escalado para o confronto, as substituições foram boas. Faltou o gol. E o time teve muitas situações de gols, mas a já comentada falta de efetividade comprometeu o resultado.
Tenho certeza que com a vitória, estaríamos todos falando que o time jogou bem.
Agora, torcer que o que o Filipe Luiz falou sobre o Brasileiro seja o modo de encarar do novo Flamengo a partir de 2025:
– Enquanto eu estiver aqui, o Brasileiro sempre vai ser prioridade absoluta. Eu levo o Brasileiro como o campeonato mais difícil que existe, é o campeonato onde está a regularidade, onde passa por inúmeros momentos, Data Fifa, viagens… É o campeonato mais difícil de conquistar e é um dos que eu tive mais prazer de conquistar como jogador. Me incluo, sim, nessa culpa de não poder disputar. Sinceramente, não olho muito a tabela, não sei se estamos totalmente fora da briga. Mas acredito que jogos assim, contra Fortaleza, Palmeiras, Botafogo, Inter, são jogos em que é possível perder pontos, principalmente fora de casa. Jogos contra times de rebaixamento, em casa, esses jogos são os que te dão o título no final do ano. É aí que tem que ter a regularidade – alegou o treinador.
https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/11/26/filipe-luis-lamenta-flamengo-fora-da-briga-pelo-titulo-e-diz-enquanto-estiver-aqui-brasileiro-e-prioridade.ghtml
Amigo Thiago, concordo em parte: Botafogo perdeu pontos em casa contra Criciúma Vitória e Cuiabá e está prestes a ganhar o campeonato.
Regularidade e profissionalismo são fatores essenciais para ser campeão.
Tomara q o Filipe tenha tempo para implantar esse duscurso
Saudações
Thiago,
“Jogos contra times de rebaixamento, em casa, esses jogos são os que te dão o título no final do ano”…
É o que sempre escrevi aqui no blog, que campeonato de pontos corridos se ganha ou perde contra times fracos. EM confrontos “diretos” contra times fortes geralmente é um “toma lá da cá”… Podem pegar os campeonatos que o Flamengo ficou “próximo” do líder, sempre tiveram pontos perdidos contra times horrorosos dentro do Maracanã.
Sinceramente, não tinha a menor expectativa de ganhar esse título do Brasileirão. Utopia acreditar nessa possibilidade. Tite deixou muito claro que competições ele disputava e o Brasileirão nunca foi sua prioridade. Até que ainda fomos longe com a chegado FL.
O jogo de ontem só foi mais um atestado de veracidade de que não adianta encher o time de atacantes se não houver um meia criativo para fazer a bola chegar até eles.
Até que o time jogou bem mas continuamos perdendo gols que não se pode perder. É um karma isso no Flamengo.
Precisamos de um centroavante urgente, urgentíssimo.
Pena meu amigo. Erros de avaliação de nossa Diretoria, nos entristeceram muito em 2024, mas, como ressaltou, novos tempos virão, teremos uma nova Diretoria e um futebol totalmente profissionalizado, se Deus quiser. SRN
Bom dia amigo Gd abraço daqui da Arábia Saudita 🇸🇦⚽️🤗
Bom dia, queridíssimo amigo!
Daqui, torcendo sempre por você.
Fortíssimo abraço!
Saudade…
O erro do flamengo foi nao renovar o elenco, Bruno Henrique devia ter saído junto com Gabigol , Everton Ribeiro e outros queridinho ai que não vem rendendo nada , teria abrindo espaço para chegada de novos jogadores, muito contratação errado ( só um milagre salva o alcaras , esse cara não vinga)vamos passar uma vergonha histórica no mundial do ano que vem
O cara tá marcando 2 .
Lá vem Marinho, lá vem Marinho, la vinha Marinho, la vinha Marinho ….
https://youtube.com/shorts/BTOP7b_F_uw?si=9llPPdGH1emhrlvH 🥋 😳
As escalações e alterações do Filipe Luís são sempre impactantes, enigmáticas, fora da casinha. E isso é um elogio.
Quem por aqui não ficou perplexo quando ele tirou o Gabriel no intervalo do jogo do Corinthians com um jogador a menos? Deu muito certo.
Nos jogos contra o Atlético ele surpreendeu de alguma forma e também deu muito certo.
Ontem mais uma vez me espantei com aquele 4-2-4 raiz e com jogadores de frente que não marcam ninguém. Mas o jogo ficou nas nossas mãos apesar disso, dominamos completamente e, não fossem os erros de conclusão e total inoperância de nossos atacantes, poderíamos ter vencido.
Seria surpreendente? Pra mim, sim. Mas o que ele não pode controlar é a péssima fase dos atacantes, que perdem gols debaixo da baliza. Como BH, Gabriel e também o Alcaraz no segundo tempo. E ainda teve a última bola do jogo, do BH, que talvez por absoluta falta de pernas, preferiu cruzar do que fuzilar o goleiro.
Não dá pra controlar também a falta de inteligência do Pulgar que tem de sobra o que faltou no menino Evertton no jogo contra o Vasco: mata a jogada, as vezes desnecessariamente, e toma cartão dia sim, outro também. Deveria ganhar só 66% do salário pois está sempre jogando três jogos e ficando um fora. Alguém tem.que conversar com ele pra mudar esse comportamento pois é bom jogador, mediano, mas bom jogador.
Não vou resgatar a discussão de que entregamos.(mais um) Brasileiro. Mas é fato que jogamos mais bola que Palmeiras e Botafogo, e muito.mais que esse Fortaleza , que chegou até longe demais.
Mas a brincadeira, como dizia o Apolinho, é de colocar a bola dentro da casinha . E nesse particular falhamos sempre nos momentos decisivos.
Aí fica difícil! A torcida agora é pela derrocada tricolor. Ainda acho que não cairão, embora estejam fazendo um esforço danado pra isso.
Outra tarefa inglória é torcer pra esse Atlético MG, que consegue perder pro Juventude em casa, às vésperas da decisão da Libertadores.
Estaria o Galo escondendo o jogo pro Botafogo achar que já ganho? Muito difícil. Mas, num jogo só, tudo é possível, inclusive o Galo levar uma goleada no sábado.
A conferir.
Perfeito comentário sobre Filipe Luiz , amigo Fernando.
Incrível como o jovem treinador já usou 4 ou 5 esquemas diferentes e mostrou domínio completo sobre todos os esquemas.
A falta de variação que sofremos principalmente com Sampagnoli e Tite, hoje vemos um leque muito grande, que ( não sei se blasfemo), até mesmo maior que de Jorge Jesus.
Afinal ele já jogou e bem, no 4.4.2, 3.5.2, 3.4.3, ontem muito bem em 4.2.4 que virava fácil um 4.5.1 quando perdia bola, somente foi mal, no 4.3.3 que devia ser proibido de ser utilizado no Flamengo..
Uma pena não termos o Pedro.
Perfeitas colocações Fernando.
Fim de ano melancólico do Flamengo.
Queda de performance tática da comissão técnica.
Queda de performance técnica e física dos jogadores.
Departamento médico lotado…
Fracasso nas principais competições da temporada! Ganhamos as secundárias, Copa BR e Cariocão.
Devemos agradecer isso a incompetência sistêmica e redundante do Landin e do Brás no gerenciamento esportivo do clube, uma lástima.
Na TV o momento é do Botafogo! Ficamos pensando, como eles trazem o Almada, o Zavarino, Luiz Henrique e o nosso trás o bagre burocrático improdutivo do Alcaraz, Plata?
Fernando Roberto, amigo,
Já levamos seis do Botafogo e demos o troco. Já sofremos com
Jairzinho e cia… Eles já sofreram com Zico e cia…
Já conquistamos um penta-tri em cima deles, com direito a chororô. E ninguém cala este chororô…
E agora estão próximos de igualar a nossa fantástica campanha de 2019, conquistando brasileiro e Libertadores.
Tudo isto aqui colocado, dentro de uma rivalidade saudável,
sacana e, ao mesmo tempo, respeitosa.
Com o Atlético, sempre foi diferente e a animosidade vem desde
1981. Em respeito à nossa própria história, não dá para não torcer pelo Botafogo.
Com todo respeito a quem pense diferente…
O lance do Fluminense é parecido. A queda do tricolor para a segunda divisão, de cara, no que nos diz respeito, é riscar do mapa de 2025 dois “ FlaFlus”…
Como a vida é uma só e ninguém sabe quando termina, na matemática da emoção não é um bom negócio. Com todo carinho e respeito ao Mirasol, prefiro ver um Fla-Flu.
Forte abraço!
Botafogo desde criancinha.
Até o fim do ano, serei Botafogo. Apesar de acreditar que o Botafogo joga contra a CBF.
Kleber, o Futebol é mágico porque provoca reações antagônicas diante de um mesmo tema.
Não posso nem quero comparar a minha experiência de vida de simples torcedor com a sua de dirigente, empresário muitíssimo bem sucedido e ex-presidente da maior instituição do planeta.
Evidente que você enxerga o Futebol de maneira macro, embora eu acredite que, vez por outra, tenha reações irracionais de torcedor-raiz como a minha.
Quero, sim, ir à padaria no domingo zoar meus amigos botafoguenses e poder dizer a eles que só o Flamengo de JJ conquistou Brasileiro Libertadores em 24 horas;
E também, ao final da “procissão”, poder fazer o mesmo com os tricolores, aqueles que acharam ótimo o Diniz ter colocado um time inteirinho reserva no jogo com o Palmeiras(e perder, claro!) para , no jogo seguinte, voltar com os titulares só pra enterrar de vez qualquer chance do Flamengo ainda ser campeão, embora apenas matemática e apesar da campanha pífia do ano passado.
Sem contar aquela patacoada de 2013 quando, com a manobra jurídica capitaneada por esse mesmo senhor que hoje preside o Flu, trouxe o clube de volta à Série A, e ainda nos tirou absurdamente três pontos, colocando uma mancha no campeonato, mancha essa que até hoje respinga em nós em comentários desprovidos de caráter quando o tema é levantado. E, de quebra, aniquilar de vez um clube de grande tradição como a Portuguesa. Ainda devem uma série B desde 1999 e, por justiça, têm que pagar!
Saudações Rubro – Negras!
O Botafogo na verdade pode SUPERAR o Flamengo de 2019, pois pode ganhar o Brasileiro, Libertadores e ainda o MUNDIAL. Para eles ainda está tudo em aberto, as POSSIBILIDADES de conquistas, como também as de DERROTAS.
Só não pode SUPERAR em qualidade de futebol jogado, nisso aí o pareo fica pra Flamengo 1981, Santos da era Pele e mais uns 3, no máximo, em toda a história do futebol brasileiro.
Se aquele time de 2019 tivesse feito um único gol no Liverpoll, teria se SAGRADO CAMPEAO mundial, sobre o mesmo Liverpool da era ZICO, nesse caso realmente aquele time se tornaria uma verdadeira lenda urbana.
Prezados,
Nunca gostei do Tite, treinador que é supervalorizado pela mídia paulista. Então a Diretoria errou na escolha e depois na demora de sua demissão. O Tite pode até ser bom para times que jogam por resultado, mas isso é totalmente divorciado do estilo adotado no Flamengo.
Mas também não podemos ignorar o bizarro azar das lesões em TODOS os atacantes titulares do clube. O Pedro, o Cebolinha e o Luiz Araújo tiveram lesões graves que demandaram procedimento cirúrgico, lesões que fugiram totalmente do controle do clube… Não lembro de ter visto algo parecido na história recente dos clubes brasileiros.
Nas eleições eu tenho o meu preferido, mas também não acho que ganhando X ou Y signifique o clube estará no buraco. Vejo nas três chapas o interesse em manter a boa gestão financeira do clube, embora eu não coloque a minha mão no fogo por nenhum deles.
Na gestão do futebol, de todas as entrevistas NENHUM dos dois candidatos com chances de vencer me animaram.
1) O Dunshe/Landim parece que vai manter o que está por ai, sem profissionalismo, sendo que já foi anunciada a saída do Marcos Braz… Ele não foi claro em dizer quem será e como será a atribuição do novo Diretor de Futebol;
2) Já o BAP evidencia que não entende nada de futebol, se bobear não sabe nem o que é impedimento, escanteio e tiro de meta. Parece que quer delegar por completo a gestão do futebol nas mãos de um “super” Diretor Profissional, que terá poderes supremos para decidir TUDO. Me fez lembrar da autonomia e poderes que ocorreu na patética gestão do Rodrigo Caetano;
Mas confesso que de tudo, o que mais me interessa é a construção do estádio.
Prezados,
Estava aqui lendo que o “super” Diretor Executivo de Futebol do candidato BAP, que terá poderes supremos e autonomia (conforme dito em entrevistas do BAP) pode ser o português JOSÉ BOTO, que atualmente trabalha no grandioso OSIJEK, quarto colocado do campeonato Croata/Croatão, que foi contratado após sair do ainda mais grandioso PAOK, time da Grécia… Antes disso foi “scout” no Benfica e no Shaktar (nome moderno que dão ao antigo cargo de “olheiro”)
Se for real, fico preocupado que a ideia seja trazer um Diretor gringo que não tem a mínima ideia do que é o futebol brasileiro e, pior de tudo, sem qualquer experiência em gerir uma equipe de grande porte.
🏟
Nutella ou raiz ?
Uma ótima pergunta.
Na minha opinião, não deverá ser nem Nutella e nem raiz, eu diria que deve ser um EMERGENTE. Sabe aquele garoto com potencial pra novo rico ?
O estádio do FLAMENGO deveria ser concebido com uma estrutura e formato base, necessário para um bom desempenho, MAS já com toda a estrutura e aspectos estruturais para GRADATIVAMENTE ir sendo APRIMORADO. A razão é simples, a redução dos custos iniciais da obra até sua inauguração, ou seja, isso garantiria sua execução, sem haver riscos de endividamento. A prioridade deve ser ERGUER a estrutura, para depois, fazer com que o PROPRIO ESTADIO gere renda para o seu APERFEICOAMENTO.
Vale ressaltar que o estádio será do FLAMENGO, diferentemente dos ESTADIOS feitos para a Copa de 2014, que precisavam ser entregues já TOTALMENTE ACABADOS, devido a Copa do mundo, esse estádio do Flamengo pode e deve ser erguido por ETAPAS, para evitar sobrecarga nos custos.
https://youtu.be/_jjlW0s5UWs?si=w6znJ7N4APCltVCO
Tá terceirizado tudo.
Seja na terra,
seja no MAR …..
https://youtube.com/shorts/ongGmEI-9PY?si=6qgbNu6znn1bvS3A 🤗 😭
Desde que o então jogador Zagalo, em 1958, intuitivamente percebeu que só com um meia apoiador e um meia armador a meiúca ficava demasiadamente desguarnecida e, por via de consequência, passou a recuar para ajudá-los, que o 4-2-4 puro ficou perempto.
Futebol não muda, as regras persistem sendo, basicamente, as mesmas, onze de cada lado, tamanho das balizas, do campo, etc.
O que muda -“evolui”, se prefirirem- é a preparação física e a qualidade do biotipo dos atletas.
Daí, com a consequência advinda, que é a chamada -e a cada ano mais progressiva- “ocupação” dos espaços, a corrida para a modificação/disposição dos organogramas em campo: 3-5-2, 4-4-2, etc
Dezesseis anos depois que Zagalo o tinha percebido intuitivamente, Linus Michels percebeu-o tanto teórica, como tática e estrategicamente: daí a Laranja Mecânica do gênio Johann Cruijff, mas que não durou muito, praticamente só aquela copa de 74.
É a efemeridade crônica dos projetos de ocupação intensiva e extensiva dos espaços.
Guardadas as devidas proporções -e bota proporções distanciadas nisso!- foi, mais ou menos, o que ocorreu com o nosso Flamengo de 2019, que, na verdade, só durou mesmo magros seis meses.
O Filipe, que é um grandissíssimo treinador, talvez o melhor que viemos tendo desde Armando Renaganeschi e Carlinhos, é , não obstante, apenas humano e, como tal, também erra, como todos nós.
Ontem, por exemplo, foi uma sucessão deles. De erros.
Falei de alguns no primeiro comentário desta postagem, lá em cima, ontem, às 23: 55 e ainda antes, aos 40″ do 1. tempo da partida.
PS: uma questão que pode parecer de somenos, mas não o é.
Nossa primeira camisa é a listrada, rubro-negra.
A segunda camisa, ou a camisa “alternativa” conforme se diz hoje em dia, sempre foi -historicamente foi- a branca com duas listras, preta e vermelha, no peito.
Depois, saíram as listras e entraram meros detalhes, mas sempre em preto e vermelho, nas mangas e, às vezes, também nas golas.
A de ontem era branca e só tinha detalhes vermelhos.
Ora, somos rubro-negros e não alvirrubros.
Não somos nem o Bangu, nem o Náutico, nem o Villa Nova de Minas (é com 2 ‘eles’; o Vila Nova de Goiás é que é com um ‘ele’ só). Somos o Flamengo, somos rubro-negros.
Em uma partida fora, ademais no nordeste, região onde temos uma enorme massa de torcedores, e a ida de nossa equipe é sempre uma verdadeira embaixada sócio-política e econômica, como é que a gente se apresenta em uma anódina malha alvirrubra? Tão longe de nossa marca característica?
Obra da atual e inepta direção de futebol da qual, felizmente, e ao que tudo indica, estaremos livres depois das “eleições” (entre aspas porque uma contenda onde apenas cerca de três mil decidem a felicidade de 40 milhões, não merece ese qualificativo).
Arthur,
Como você escreve bem, amigo. Muito bom ler os seus textos.
Muito obrigado por suas palavras, mestre Diego. SRNs
Desde que o então jogador Zagalo, em 1958, intuitivamente percebeu que só com um meia apoiador e um meia armador a meiúca ficava demasiadamente desguarnecida e, por via de consequência, passou a recuar para ajudá-los, que o 4-2-4 puro ficou perempto.
Futebol não muda, as regras persistem sendo, basicamente, as mesmas, onze de cada lado, tamanho das balizas, do campo, etc.
O que muda -“evolui”, se prefirirem- é a preparação física e a qualidade do biotipo dos atletas.
Daí, com a consequência advinda, que é a chamada -e a cada ano mais progressiva- “ocupação” dos espaços, a corrida para a modificação/disposição dos organogramas em campo: 3-5-2, 4-4-2, etc
Dezesseis anos depois que Zagalo o tinha percebido intuitivamente, Linus Michels percebeu-o tanto teórica, como tática e estrategicamente: daí a Laranja Mecânica do gênio Johann Cruijff, mas que não durou muito, praticamente só aquela copa de 74.
É a efemeridade crônica dos projetos de ocupação intensiva e extensiva dos espaços.
Guardadas as devidas proporções -e bota proporções distanciadas nisso!- foi, mais ou menos, o que ocorreu com o nosso Flamengo de 2019, que, na verdade, só durou mesmo magros seis meses.
O Filipe, que é um grandissíssimo treinador, talvez o melhor que viemos tendo desde Armando Renaganeschi e Carlinhos, é , não obstante, apenas humano e, como tal, também erra, como todos nós.
Ontem, por exemplo, foi uma sucessão deles. De erros.
Falei de alguns no primeiro comentário desta postagem, lá em cima, ontem, às 23: 55 e ainda antes, aos 40″ do 1. tempo da partida.
PS: uma questão que pode parecer de somenos, mas não o é.
Nossa primeira camisa é a listrada, rubro-negra.
A segunda camisa, ou a camisa “alternativa” conforme se diz hoje em dia, sempre foi -historicamente foi- a branca com duas listras, preta e vermelha, no peito.
Depois, saíram as listras e entraram meros detalhes, mas sempre em preto e vermelho, nas mangas e, às vezes, também nas golas.
A de ontem era branca e só tinha detalhes vermelhos.
Ora, somos rubro-negros e não alvirrubros.
Não somos nem o Bangu, nem o Náutico, nem o Villa Nova de Minas (é com 2 ‘eles’; o Vila Nova de Goiás é que é com um ‘ele’ só). Somos o Flamengo, somos rubro-negros.
Em uma partida fora, ademais no nordeste, região onde temos uma enorme massa de torcedores, e a ida de nossa equipe é sempre uma verdadeira embaixada sócio-política e econômica, como é que a gente se apresenta em uma anódina malha alvirrubra? Tão longe de nossa marca característica?
Obra da atual e inepta direção de futebol da qual, felizmente, e ao que tudo indica, estaremos livres depois das “eleições” (entre aspas porque uma contenda onde apenas cerca de três mil decidem a felicidade de 40 milhões, não merece esse qualificativo).
Imagens raras e belíssimas!!
https://www.instagram.com/reel/DCff04RSWMM/?igsh=dm44cnE0ZW9jamVk
1) • Imagens raríssimas e de altíssima qualidade (infelizmente sem som), publicadas pela página @1981antigo, da entrada do time do
Flamengo em campo, para o amistoso contra o time da casa, o IFK Norrköping.
2) No vídeo vemos o capitão Jordan, depois o goleiro Mauro, todo de preto, no meio deles, correndo com a bola nas mãos, o jovem meia Carlinhos Violino, atrás dele vem o cracaço Dida, passam também, Joubert, Luis Carlos, Vanderlei Mancilha, Nelsinho, Espanhol, Paulo “Choco” e Osvaldo. Depois vemos o capitão
Jordan trocando flâmulas com o capitão do IFK
Norrköping.
3) A partida terminou num empate sem gols, e foi realizada na cidade de Norrköping na Suécia, em 12 de maio de 1963.
4) Bem diferente da primeira vez em que o Mais-
Querido havia enfrentado o time sueco, em 10 de junho de 1951, o Flamengo goleou por 6 a 1.
Mauro; 2 Joubert, 4 Vanderlei, 3 Luiz Carlos Freitas e 6 Jordan (C); 5 Carlinhos e 8 Nelsinho; 7 Espanhol, 9 Paulo Chôco, 10 Dida e 11 Osvaldo I ou Osvaldo Monteiro.
O filme -quase inteiro- dessa partida, existe no youtube.
Em 1963 tinhamos 2 ponteiros-esquerdos chamados de Osvaldo. Esse, da formação em tela (aliás num 4-2-4 “quase” puro, dado que o Paulo Chôco, de vez em quando, recuava para buscar a bola no meio-campo, embora, formalmente, não fizesse parte da meia-cancha e sim fosse o companheiro de Dida no centro do ataque, fazendo o 9, centro-avante, enquanto Dida era o 10, ponta-de-lança também chamado de “meia-esquerda”).
Conforme dizia, esse Osvaldo, da formação dessa partida amistosa na Suécia, era um Osvaldo, o Monteiro, que veio do Santos, onde jogou com o REI, e era reserva imediato do Pepe, e que, de antes, era já bem conhecido dos cariocas, pois saíra do Madureira, onde, aliás, jogara junto com o Nelsinho.
No Flamengo passou a ser conhecido como Osvaldo I.
Isso porque, como ele não foi lá bem na Gávea, tivemos de comprar o passe, ao Guarani de Campinas , de um outro ponta-esquerda também chamado Osvaldo.
Era o Osvaldo Taurisano, mais famoso, e que, entre nós, na Gávea, passou a ser conhecido por Osvaldo II e, mais tarde, como Osvaldo Ponte Aérea, devido às viagens, praticamente semanais, “pelas asas da Panair”, constantemente na ponte aérea Rio-SP, com o fito de ir ver a família.
O Osvaldo II tinha uma porrada de respeito na perna esquerda. Era o batedor oficial de penalties da equipe, inclusive do time campeão guanabarino de 1963. Antes dele, o nosso batedor de penalties era o Canhotinha de Ouro, Gérson, que foi nosso jogador -e ídolo (ídolo de verdade, não esses “ídolos” dos torcedores nutellas de hoje em dia que enaltecem um tal de gabriel barbosa)- até agosto de 1963.
Já o Osvaldo Monteiro, o Osvaldo I, tinha um chute bem fraquinho, um verdadeiro peteleco.
Depois que saiu do Flamengo, no começo de 1964, não sei o que foi feito do Osvaldo Monteiro.
Alguém saberia dizê-lo?
😪 Chora craquito !!!!! É internacional, é mundial.
Os alemães também estão sendo terceirizados. Os alemães também descobriram o MENGAO MALVADAO. Hino do Flamengo cantado em Alemão .
https://youtu.be/_KTqpoaxLs4?si=ih-J-oRe7wI_yNaJ
O nível da arbitragem está péssimo ? É sério isso ? Imaginem se melhorar.
Melhor que ver o Dassono apitando. Não sei por que, mas deu uma vontade de ver a,equipe do var.
https://youtube.com/shorts/JmcHJ_lsZUk?si=ZJuQZg5LPDjhzM_d 😎😤
………Aí, Gérson e Wesley podem sair por 153 milhões , cada.
Fabrício Bruno, por 93 milhões.
Ainda tem propostas por Lorran, Guilherme, Matheus Gonçalves e sabe-se lá quem .
Aí os especialista financeiros do apocalipse alardeiam que as finanças do Flamengo andam cambaleando.
Tem SAF, que sonha em ser Flamengo.
===================================
Eu não voto no Landinho.
Jamais votaria no Bap.
Cortaram a cabeça do Wallim.
O Mauricio não é uma opção a mim.
Alô Egon…….Larga esse cachaça e venha assumir esse boteco.
#Tá difíciusssssssssss
O novo ciclo em 25 deve manter os bons jogadores, ter a famosa espinha dorsal, afastar/negociar quem não rende e trazer novos jogadores.
Goleiros, não mexeria.
Laterais direitos, não mexeria.
Zagueiros, apenas não renovaria com o David Luiz, manteria os demais e daria o espaço do David Luiz para o Cleiton.
Laterais esquerdos, não mexeria.
Volante, negociaria o Alan, e buscaria reposição de alguém para ser o titular. Hoje temos Pulgar e Ewerton Araújo, e os outros da base.
Meias, não mexeria. Dar mais sequência para M. Gonçalves, Alcaraz e Lorran.
Atacantes, traria reposição para o Gabigol, pq sem Pedro até meio do ano, não dá para ficar com BH ou Carlinhos de 9.
A matemática do futebol é MUITO DIFERENTE.
A questão é; o Flamengo irá VENDER, isso é uma ENTRADA de capital. Entretanto após a venda ele terá que COMPRAR para repor, isso é saida de capital, a pergunta é VENDEREMOS aqueles que já sabemos que tem qualidade, mas COMPRAREMOS para ver se dá certo. A matemática no futebol não é simplista.
Isso sem contar que para o cálculo ficar correto tem que ser SUBTRAIDO do valor da VENDA o valor que foi pago na COMPRA de cada jogador e somente após isso ver o CUSTO para se repor, somente após isso que se pode falar em LUCRO ou PREJUIZO. Quanto nos custará repor um Gerson? Um Leo Ortiz ?
Eu sou um dos que alertam para o crescimento da dívida, pois ele ainda está controlado, entretanto o ideal seria que o Flamengo entrasse no investimento de seu estádio, desendividado. Construção é PROJEÇÃO, ou seja, um orçamento nos da o valor teórico INICIAL, mas jamais garante que esse valor será o valor final da obra, especialmente no Brasil.
O alerta é para haver CONTROLE, afinal o Flamengo está prestes a entrar em ANOS SEGIIDOS nos quais ter a que equilibrar CUSTOS com a construção do estádio é e investimentos no futebol, ou seja …. haja matemática. A matemática simples não dá conta disso não.
Por todos esses fatores eu vejo que o melhor caminho será o Flamengo privilegiar o erquimento da ESTRUTURA, sem se preocupar com os aspectos mais sofisticados, esses eu deixaria para ir acrescentando, após a inauguração. Faria o PROPRIO caixa das bilheterias financuar e FINALIZAR o estádio.
Isso para garantir 3 fatores primordiais para não seguirmos os passos do Corinthians.
1⁰ Garantir a construção do estadio;
2⁰ Garantir a manutenção de caixa durante a construção do estádio para manter o TIME FORTE e brigando por titulos;
3⁰ Não haver um endividamento que comprometa o desempenho esportivo por décadas.
Leonardo – Diretor Esportivo
Diego – Gerente de Futebol
Mancuso – Coordenador de Futebol
F.Luis – Técnico
Zico – Embaixador Mundial do Flamengo
Se essa turma chegasse em 25, seria bastante interessante…
SRN
Acordou com um galo na cabeça
Literalmente !
kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
É Possível acontecer rs…
Scouting da Seleção Brasileira indica Wesley para Dorival; Flamengo projeta ‘grande venda’
# Porrrraaaaaa……….corre o risco desse moleque pagar o estadio sozinho !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse valor do wesly não vai dar pra pagar nem aquele painel/telão que ficará no teto.
Mudaram a geografia ? SC fica no Nordeste agora ?
https://youtu.be/ixEd6MUSBPE?si=EKZeXJ-QBKk-876G
https://youtube.com/shorts/Ds9CyGFePWI?si=5Y6EyVNLWAAnfBCU
O sonho dos outros era ser Flamengo.
🤪
O Flamengo teria LUCRO se Gerson for vendido por quanto ?
Dizem que o Flamengo tem proposta de 153 milhões por ele.
153 – venda
– 83 – que o Fla pagou para traze-lo
= 70 milhões de Lucro ?
ENTRETANTO para REPOR a saida dele, se o Flamengo gastar 50 milhões na contratação de um NOVO jogador, ficará com um lucro de apenas 20 milhões.
A pergunta é;
Com 50 milhões o Flamengo contratará um jogador do Nível do Vapo-Vapo ?
Vejam a diferença gritante, já na venda do Wesley, por ser da BASE, ou seja, teve um baixo custo, nesse caso sim o lucro será exorbitante.
Ainda tem gente sequelada que jamais entenderá o verdadeiro valor da BASE, para o time e para as finanças.
Terceirizado a EUROPA . Tá tudo dominado. Deve ser isso que chamam de INTERNACIONALIZACAO.
https://youtube.com/shorts/RfJ45jkLrDI?si=qUEy4B4SxfMw2fuc
Chora craquito.
Sócio torcedor e o NOVO estádio.
Quê tal o Flamengo lançar um pacote SOCIO TORCEDOR, específico para a construção do seu estádio, com algumas vantagens por ter contribuído com a construção do estádio. Com o direito a BRINDES ESPECIFICOS para esses SOCIO torcedores do PACOTE ESTADIO, como por exemplo, uma camisa especial SOCIO TORCEDOR ESTADIO, Direito a uma MAQUETE, de edição limitada e numerada do novo estádio, Direito a experiências diferenciadas no estádio; como visitas, eventos, etc …..
Uma espécie de SOCIO TORCEDOR REI.
O Flamengo poderia fazer uma grande CERIMONIA DE INICIO DAS OBRAS DO ESTADIO.
Na qual, mediante uma cobrança de ingressos os Flamenguistas poderiam comparecer e estar presentes ao início das obras do novo estádio. Inclusive com um grande SHOW com FAMOSOS FLAMENGUISTAS, ex- jogadores e atletas.
Uma parte da cerimônia poderia,acontecer no Maracanã e a outra no LOCAL da CONSTRUÇÃO.
O Flamengo poderia ainda criar uma página ESPECIFICA para os torcedores CADASTRADOS, por todo mundo, poderiam acompanhar o dia-a-dia da construção do estádio mediante a contribuição de uma mensalidade, ou contribuições.
O olhar do Urubu Rei.
A estátua do urubu previsto para ser destaque na fachada do novo estádio deveria literalmente ter um olhar assustador. Literalmente um olhar que fizesse a sensação de lazer.
Talvez fosse interessante colocar uma iluminação especial para IRRADIAR una luz VERMELHA dos olhos da estátua. Para ficar verdadeiramente e espetacularmente sinistro.
Já imaginaram se a cabeça do Urubu GIRASSE com um olhar VERMELHO sinistro ?
Foi quase isso ….. https://youtube.com/shorts/3eq8PUzxy8w?si=iEY4b4RLkcxxo-oy
A verdade é;
… em ” 1987 a CBF anúncio que NAO TERIA CONDICOES FINANCEIRAS de realizar o Camp. Brasileiro ” , deixando para os CLUBES essa responsabilidade. Nesse momento os 13 maiores se UNIRAM e criaram o clube dos 13, com o objetivo claro e direto de que houvesse o campeonato Brasileiro de 87. Mas já com o Campeonato Brasileiro em andamento a CBF (se não me engano, patrocinada pela antiga TV Manchete) resolveu que faria um campeonato PARALELO, para poder TRANSMITI-LO, já que o principal, estava sendo realizado pelo clube dos,13 e TRANSMITIDO pela Globo, surgiu então o outro módulo, criado POSTERIORMENTE pela CBF.
Assim surgiu essa infinita confusão.
Não era nada disso não … https://youtube.com/shorts/aO6Ev8xKCJc?si=8T-YLJ1Bp7dIM8_n
O que TODOS diziam, até 2019, era que o futebol carioca estava FALIDO, inclusive e principalmente o Flamengo.
Mas o que os Flamenguistas SEMPRE disseram era que o Flamengo era o trem pagador do futebol CARIOCA e que o REERGUIMENTO de TODO o futebol carioca passava INEVITAVELMENTE pelo crescimento do Flamengo. O que acabou se tornando um fato, 5 anos depois de o Flamengo se sagrar campeão da Libertadores após 31 anos, já tivemos o Fla campeão da Libertadores e agora o Botafogo está na FINAL.
Até aquele ano de 2019 que inaugurou um NOVO MARCO de ASCENCAO do futebol carioca. Até ali, a impressa menosprezava o Flamengo, dizendo INCANSAVELMENTE que o Flamengo é o futebol carioca só passavam vexame na libertadores.
O título de 2019 do Flamengo INAUGUROU um NOVO CICLO de rejuvenescimento do futebol ícone do Brasil.
A previsão apenas está se cumprindo.
O Flamengo cumpriu o seu papel e ao RESSURGIR, trouxe consigo TODO FUTEBOL CARIOCA JUNTO.
Amigo, depende muito do ponto de vista. De lá pra cá um clube verde consolidou hegemonia….
O próprio atlético também teve seu brilho.
É verdade que o Fluminense ganhou, mas ninguém sabe como, num daqueles milagres que acontecem uma vez na vida.
Infelizmente o fato é que o Flamengo já caminha para o quinto ano sem ganhar um Brasileiro.
Literalmente, a vaca foi pro brejo quando Flamengo contratou TITEnic e manteve Braz no comando do futebol….Qualquer um sabia que seria um fiasco!
Mas , apesar nos inúmeros erros e muita incompetência, conseguimos ganhar um carioquinha e a milionária Copa do Brasil…
Campeonato Brasileiro deve ser do Botafogo, que ainda pode ganhar a Libertadores, pois tecnicamente é muito superior ao Galo….e o Botafogo se preparou pra isso , pois investiu mais de 400 milhões na montagem do elenco..
Quanto ao nosso jogo, é nítido que os jogadores e comissao tecnica já abandonaram a temporada e seguem se arrastando em campo , ja de ferias….
Por fim , sugiro uma reflexão:
O técnico campeão brasileiro de 2024 será um técnico estrangeiro..
O técnico campeão da Libertadores 2024 será um estrangeiro…..;
e o Flamengo vai insistir até quando com esses técnicos de 1,99 da Shoppe ???
Leia-se ; …. O que acabou se tornando um fato, 5 anos depois de o Flamengo se sagrar campeão da Libertadores após 31 anos, já tivemos o ” Flu ” campeão da Libertadores e agora o Botafogo está na FINAL.
E aqui estamos apenas assistindo mais uma final de libertadores…
E dessa vez não há favoritismo.
Se de um lado o Botafogo tem a novidade de Luis Henrique, Savarino e Adrielson. . Do outro o Atlético vem com Hulk,Paulinho e Scarpa.
Porém…. Um jogador não pode ser esquecido… Sim, aquele que nos tirou o título em 2021 para o Palmeiras. Ele mesmo… Deyverson.
Olho nele….
Rapaz… Falei que o jogo não tinha favorito, mas agora tem…
Impressionante como tem coisas que só acontecem com o Botafogo…
A partir de agora o favorito é o Atlético de Minas Gerais que tenta sua segunda Libertadores. Futebol mineiro com a faca e o queijo na mão.
Treinador do Botafogo tira Savarino e Alex, difícil entender as estratégias dos treinadores.
E o Atlético com grande número de atacantes para cima do Botafogo
🎆
Mais um PORTUGUES CAMPEAO da Libertadores.
Parabéns ao Botafogo.
MERECIDO. CAMPEAO com méritos.
Botafogo campeão da Libertadores. E não fosse a pipocada inacreditável do ano passado, eles estariam com o Bi do Brasileiro + Libertadores.
Os clubes que ficarem com a mente fechada, ainda presos em estruturas arcaicas de “clube” e seus Diretores amadores lá do século passado, ficarão para trás com o avanço e profissionalismo das SAF’s…
Acontece em todo o futebol europeu. Começa a acontecer aqui. É um caminho sem volta.
Realmente, a SAF é um caminho sem volta.
É uma pena, pois acabará com os clubes, que se tornarão apenas empresas.
Claro que gigantes como Flamengo e Real Madrid serão as últimas trincheiras, pois, devido ao seu tamanho, sentem menos os impactos dessa “atualização necessária”.
Mas é algo irreversível.
O último a entender que entrou em guerra é o primeiro a ser derrotado.
SRN
Parabéns ao Botafogo, legítimo campeão da Libertadores. Parabéns, em especial, ao nosso amigo e companheiro desta longa jornada do blog, Robert Rodrigues, que está em Buenos Aires, como dizia o Velho Apolo, “ mais feliz do que pinto no lixo”
O Rio de Janeiro pela terceira vez consecutiva ganha a mais importante competição do continente, fato jamais ocorrido.
O Futebol Carioca ganhou quatro das últimas cinco Libertadores. Viva o Rio!
Ganhou quatro das últimas seis, né? 19, 22, 23,24. E no ano que vem o Flamengo vai ganhar de novo. Parabéns, Botafogo! Independente da rivalidade, eu prefiro o Botafogo ao Atlético de Minas.