Jardim ou Carvalhal, eis a questão!
Jardim, que já dirigiu a equipe do Monaco e foi o “inventor” de Mbappé, pelo que me piou um passarinho rubro-negro, é o treinador que deixaria o vice de futebol Marcos Braz ter o sono dos justos, com direito a sonho de final pra lá de feliz. O desejo de que seja Jardim o sucessor de Jorge Jesus é tão grande que novo papo irá rolar.
Há também, entre o núcleo com poder de decisão, quem já tenha se definido por Carvalhal, o ex-técnico do Rio Ave, como a melhor alternativa.
Em síntese, são estes os dois caminhos mais curtos, onde tudo pode acontecer, pois há, internamente, gostos distintos, além da dependência da decisão dos treinadores.
Como sou adepto daquela máxima que diz ser o ideal esperar pelo melhor, porém, preparado para o pior, fica em mim uma enorme dúvida. Se os dois portugas que caíram nas graças dos nossos dirigentes derem pra trás, que caminho iremos percorrer? Fincar o pé em que, obrigatoriamente, seja um treinador estrangeiro, mesmo que de terceiro escalão ou, os olhos dos nossos dirigente retornarão ao mercado tupiniquim?
Paralelo a tudo aqui colocado, apenas como lembrete, domingo, dia 9 de agosto, estreamos no Campeonato Brasileiro.
Eu disse desde o início minha preferência por Marcelo Gallardo. Em caso de não ser viável, prefiro Renato Gaúcho. Se estrangeiro, fora Gallardo um de língua portuguesa . O jeito é tomar cuidado com salário, pois são profissionais que acham que valem muito, mas só quem ganhou mesmo foi Gallardo.
Kleber vc como ninguém sabe dizer dessa paixão pelo nosso Flamengo. Hoje o mundo do futebol sabe o que é o Flamengo. Sabe que estamos iniciando um processo internacional. Hoje estamos no mesmo nível do Liverpool. Eles estão loucos para vir. O Marcos Braz e o Bruno são feras . Em breve estaremos aplaudindo um portuga.
Caro Kleber, O país que mais venceu Copas do Mundo , todas elas tendo como técnico legítimos brazucas, não deve esnobar os nossos técnicos. Gostaria de lembrar que o Flamengo ganhou diversos campeonatos com técnicos feitos em casa, como Carlinhos, Carpegiani, Andrade e Jaime.
Futebol brasileiro está ultrapassado meu bom, só vc q não vê, não vejo nenhum técnico brasileiro com capacidade para ter um esquema tático tão bom quanto o de jj, afirmo que apenas um técnico europeu pode fazer esse time do flamengo campeão
Bom dia!
Onde eu assino, Jefferson?
SRN
O Brasil e pentacampeao sim, porem com titulos marcantes na epoca de Pele. 58/62/70.
94 – uma das piores copas da historia ganha nos penaltys com um nivel baixissimo nos jogos.
2002 – De fato campeao com todos meritos com os melhores em campo.
Ha 20 anos o Brasil nao joga nada de bola. Escola de Felipao, Dunga e agora Tite??? Brasil andou para tras no futebol e a CBF perdeu a chance de mudar esse paradigma.
Concordo plenamente, os tecnicos Brasileiros se garantem nesse papinho de futebol pentacampeao, mas isso nao entra em campo.
SRN
O tecnico Carvallal segundo jornal a bola de Portugal recusou proposta do Flamengo e aceitou proposta do Braga.
https://colunadofla.com/2020/07/na-mira-do-flamengo-carlos-carvalhal-acerta-com-o-braga-de-portugal/
Parece que dessa vez o gelo no sangue não vai surtir o efeito esperado. A tal da pandemia está assustando os técnicos estrangeiros. O espanhol Dominic Torrent (parece ser o único) quer vir por que não tem ainda um trabalho agudo na Europa que o credencie como um técnico promissor. Como você bem disse, caro Kleber, uma coisa é ser auxiliar e outra coisa é ser treinador. Sua indagação em post anterior tem tudo a ver, por que ele ainda não foi contratado por nenhum clube de expressão da Europa tendo trabalhado tanto tempo com Pep Guardiolla? Esse aí sim, se vier, será uma baita de uma aposta. Ele nada tem a perder, nem com pandemia.
Por aqui, vendo alguns jogos após o reinicio dos estaduais, a coisa é desanimadora. Tudo como antes no quartel de abrantes.
E o Brasileirão tá chegando!!!
E o Braga além de contratar o Carvalhal, desistiu de comprar o piris. Eita portugas espertos.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Se em minhas mãos estivesse a decisão, acreditaria no Rafinha. Iria de DOMENÉC.
Afinal, auxiliar Guardiola por 9 anos, não é para qualquer um, não. Técnicos brasileiros, nem pensar. Gostam de passar a mão na cabeça de jogadores indiciplinados e pouco aplicados.
O caminho é aquele que mesmo sendo judeu, entendi, muito bem traçado por JESUS!!!!
Rafinha é monstro cara!
Se falou eu assino!
Torrent ou Miguel Angel.
Acabo de assitir uma live no canal UrubuCam que me preocupou e muito com o nome do Domènec.
Segundo os analistas o esquema de jogo do espanhol é diferte do Mister (ai que saudades…).
Posicionamento do Mister é flutuante nas laterais, meias, pontas e atacantes.
O posicionamento do espenhol é fixo! Vixxi Maria, babou!
Outra o Domènec não exerce a marcação adiantada do JJ, não costuma jogar muito assim.
Aquele conceito de continuação do sistema de jogo fica cada dia mais difícil, inviável como eu imaginava.
Fiquei bastante pessimista em dois pontos. O primeio que JJ é único e não teremos outro igual, e segundo que é improvável (impossível mesmo) que o time continue jogando como jogava com o JJ, é sem dúvida o fim de um ciclo.
Eu estava esperançoso com o Torrent, mas agora mudo de idéia e volto a sonhar com Sampaolli.
Já que é para não ser como antes, não dá para fazer igual? É melhor fazer como o Sampaolli faz.
Saudações!
Nino,
Eu vi vídeos de marcação sob pressão em saída de bola, um time agrupado jogando pra frente. Esse é o New York City – o único time que ele treinou – com todas as suas limitações de elenco.
Antes o cara esteve com o Pep Guardiola por 10 anos. Barcelona, Bayern e Manchester City. Desses três, o City joga um pouquinho diferente. Mas são times que valorizam a posse de bola e jogam de forma vertical.
É claro que pode ter alguma diferença em relação ao JJ. Normal. Penso que é possível haver alguma evolução, mantendo uma base de padrão tático.
Vamos ter pensamento positivo e abraçar o nosso novo técnico para que ele desenvolva o seu trabalho…
Ainda não está fechado com ele. Pode dar Miguel Ángel Ramirez no frigir dos ovos – que não seria uma má idéia, por este conhecer bem as armadilhas da Libertadores e os nossos adversários sulamericanos.
Grande abraço!
SRN 7
Marcello,
Pelo que eu entendi, se Domènec implantar sua cultura de jogo (que é a mesma do Guardiolla), teremos um time mais previsivo (como éramos), com jogadores atuando extritamente em suas áreas de campo..
Alguns jogadores mudarão sua forma de jogar, como Felipe Luis por exemplo (e sabemos que ele não vai ao fundo das laterais).
Outros jogadores terão seus desempenhos dificultados, como é o caso do Arrascaeta e do GabiGol.
É difícil imaginar que o cara venha para o Brasil e se molde ao padrão de jogo atual do time, não obstante eu não veja nenhuma outra solução para o Domènec a curto prazo, por ausência de datas de treinamentos.
Um novo nome surge no cenário, o de Marco Silva, quem substituiu o JJ no Benfica e manteve o seu estilo de jogo com excelentes resultados.
Saudações!
Grande Nino,
Não sei…eu acho que ele vai se adaptar – e trazer uma ou outra visão tática, pra tentar evoluir um pouco. O grupo é muito experiente, com jogadores “europeus” que certamente irão ajuda-lo a chegar no sapatinho.
Sobre o Marco Silva, eu acho difícil de um europeu vir pra cá agora. O Torrent é uma exceção, porque quer ir para um time grande – e o Flamengo é a melhor oportunidade da vida dele.
Eu iria de Miguel Ángel Ramirez. Conhece a America do Sul e os nossos adversários da Libertadores.
SRN 7
Acho que ninguém vem da Europa não. Negócio é garimpar nas Américas mesmo. Não adianta contratar técnico que não venha de corpo e alma, que fique aqui mas esperando proposta de Europa. Nem sempre o produto importado é melhor que o nacional, o Renato gaucho tá deitando e rolando no Coudet, ontem o lisca doido armou uma arapuca pro Sampaoli. Já disse antes e repito, destes treinadores que estão sendo especulados como Leonardo Jardim, Carvalhal, Torrent, Hierro etc nenhum é top e tem técnico brasileiro melhor.
Kléber amigo,Carvalhal já acertou com o Braga de Portugal .
Carlos Carvalhal não “trocou o Flamengo pelo Braga”.
Carlos Carvalhal trocou:
a América do Sul pela Europa,
o Campeonato Brasileiro pelo Campeonato Português
e a Libertadores pela Europa League.
Na minha visão só tem um técnico no Brasil que posso manter o Flamengo forte, somente o Renato. Gaúcho os demais….nao dá
Vai sair mais barato contratar o auxíliar do Renato, dizem as más línguas que é o auxiliar quem passa o bizú pro gaúcho.
Além do fato do Gaúcho estar com filme queimado com a torcida depois dos últimos exageros nas semi-finais da Libertadores.
Técnico brasileiro a considerar seria o Ceni.
Saudações!
É, Presidente… Já deram!
Expectativa: Técnico Europeu
Realidade: Zé Ricardo
Ai é melhor fechar a firma, pedir a conta, concorda?
Iria de Ramírez, apesar de ter treinado somente o del valle, fez um grande trabalho com uma equipe limitada tecnicamente e financeiramente, e nos dois jogos contra o Flamengo deu para ver o bom toque de bola, todos são aposta e eu iria de Ramírez que já conhece o futebol sul americano. SRN.
O esquema de jogo do Ramírez não é semelhante ao nosso, é reativo, uma espécie de Rueda.
Não precisa dizer mais nada….
Saudações!
Levantei essa bola no dia seguinte ao anúncio do patrocínio. Tava na cara que ia dar merda…
“Tribunal de Contas do DF decide investigar parceria entre BRB e Flamengo
Corte acata pedido do Ministério Público de Contas e faz solicitação formal de informações ao banco, que tem como maior acionista o Governo do DF; parceria tem valor de R$ 32 mi por ano”
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/tribunal-de-contas-do-df-decide-investigar-parceria-entre-brb-e-flamengo.ghtml
Quanto ao técnico, iria de RC, sim, Rogério Ceni.
O único gringo que deu certo no Brasil nos últimos anos foi o JJ. Por mais capaz que considere o Marcos Braz, acho difícil um raio cair duas vezes no mesmo lugar.
Eu não tinha a menor dúvida que a escolha seria por eliminação.
Não a elinação dada pelo clube, mas dada pelos técnicos (portugueses).
Carvalhal e Jardim definitivamente não vêm.
Agora é voltar as baterias para o Domènec, que diga-se de passagem, saiu meio chateado da 1a reunião.
Saudações!
Não acho ruim!
Fora Gallardo, sempre fiquei entre Miguel Ángel Ramírez e Domènec.
Portanto, estamos mudando de patamar também na Europa.
É por aí…
Egon, sou teu sócio!!
Abração!!
SRN 7
Sou teu sócio (2 )
Sou teu sócio [3]
Egon! Sou teu sócio 4 🤣🤣
Forte abraço!
SRN
Como bem disse o Kleber, esperando pelo melhor, mas preparado para o pior.
Já que Jardim parece mesmo que não vem, preparemo-nos para o pior.
E o pior tomou de 10 x 2 do Jesus, nos placares agregados…
Que São Judas esteja treinando forte nessa quarentena, pois o final de ano promete fortes emoções.
Antes da comitiva sair daqui qualquer um poderia saber que o técnico do Flamengo será o Torrent, pelo simples fato de querer.
Isso mesmo, querer!
Estamos falando de profissionais realizados financeiramente. Técnicos não são jogadores, que por serem jovens, são aventureiros.
Técnicos , em sua maioria, estão em idade que o desejo vale mais que o dinheiro e a realização e satisfação tem um gosto todo especial.
É claro que dinheiro atrai, mais a proposta é outra.
Em tempo, técnico brasileiro esquece, viveremos um hiato nesta profissão por falta de aperfeiçoamento.
SRN!
Adriano,
Pode parecer romantismo ou até inocência, mas eu também acredito muito nisso.
O cara que QUER vir larga na frente. Isso faz toda diferença, porque é um trabalho duro, de enorme dedicação. Não dá pra vir um cara que a cabeça e o coração não estejam presentes com o nosso Flamengo. Comprometimento é a chave do jogo e 80% do segredo para o sucesso.
Grande abraço,
SRN 7
Exatamente!!!
SRN!
Os portugas não vem mesmo e tem suas razões:. A primeira razão eles falam , que e a Pandemia no Brasil , mas a segunda eles escondem ,mas não estão errados , que e o peso de substituir o JJ no Flamengo ,que o eles q são portugueses e o peso e enorme . Nós vamos mesmo de Domenec !! E estou otimista , pois o Rafinha falou maravilha dele !!
Iria de Ceni, como já disse eu outro post.
Masssssss, tb poderia deixar o Mauricio esperando pelo sampaoli.
Esse galo aí tá me cheirando a decepção.
3 ou 4 jogos sem vencer e já vai sair.
Oremos!
SRN!!!!
Ao ler aqui no blog que alguns acham que Rogério Ceni seria uma boa alternativa para treinador do Flamengo, só consigo presumir que seja em tom de brincadeira sadia, desconhecimento de causa ou falta de atenção ao trabalho do treinador que recentemente deixou o Flamengo. Não há no futebol brasileiro um técnico minimamente promissor que possa competir com um auxiliar técnico de time da segunda divisão de Portugal ou qualquer outro País europeu. Os brasileiros se seguram numa suposta malandragem, amizade com elencos ou, no máximo, em alguns talentos no time. Os companheiros já pararam para se perguntar os motivos pelos quais não há simplesmente NENHUM técnico brasileiro sequer aventado para um mercado intermediário que seja no futebol, mas técnicos de segunda linha europeia estarem sendo cogitados por diversos clubes no Brasil além do Flamengo? Até o Del Valle foi buscar um espanhol. E digo mais: olhem para os técnicos argentinos. Sampaoli bem cotado no Brasil, Simeone bem na Espanha, Pochettino até ontem era treinador na Premier League… só Luxa no Real Madrid e Felipão no Chelsea e na Seleção de Portugal foram trabalhar fora, mas ninguém ouve falar em “Renato Gaúcho ou Rogério Ceni cotados para a Europa”. E não é dizer que o problema é dinheiro ou subdesenvolvimento do destino, já que, especialmente no atual momento, sair do Brasil para trabalhar e com o euro na atual cotação, seria praticamente impossível uma recusa, além de ser muito barato para quem fosse contratar. Logo, é simples e fácil: não há um profissional sequer minimamente bom no Brasil. Ponto.
Quer ver um Flamengo que continue a pensar grande? Deixem o Braz e o Spindel trabalhar.
SRNs!
Marcus,
Complementando seu comentário, curioso também observar que até o milionário mercado chinês já fechou as portas para os treinadores brasileiros… No início foram vários entregadores de camisa daqui do país, mas aos poucos foram sendo substituídos por treinadores europeus.
Até os chinas, iniciantes no futebol, já conseguiram enxergar a incompetência dos técnicos brasileiros e que futebol não é só motivação (gritar e bater palma na beira do campo), mas por aqui ainda há quem veja qualidade nesses caras atrasados…
Boa Marcus!!
Rogerio Ceni é piada de mal gosto. Deus me livre um cara desses no Flamengo!!
É fato que aqui no Brasil não tem ninguém nesse momento pra assumir o nosso projeto.
Mas acho que isso aí o Braz e o Spindel já sabem. Eles só foram vaselina para o caso de não conseguirem êxito na gringolândia. Mas parece que (entre mortos e feridos) vai dar tudo certo…
Grande abraço
SRN 7
(….)terceiro escalão (…)
Terceiro escalão lá, dá de 10 nos tops do Brasil.
Vide, Jorge Jesus.
Apenas um adendo: no Brasil os técnicos para trabalhar na Europa precisam fazer curso e não acredito que algum de nossos técnicos tenha. O próprio Renato fez ou está fazendo o da Cbf. Brasileiros com cursos na Europa são ex jogadores sem experiência que encerraram carreira na europa. Parreira poderia, mas afastou-se. O apolinho falou queJJ nada inventou, pois discordo dele, aliás ultimamente quase tudo que Washington Rodrigues fala, eu discordo, não só no futebol, mas também em política partidária e do clube. JJ devolveu ao futebol brasileiro a alegria, a técnica, a arte, a velocidade e quebrou paradigma de que jogador tem que ser poupado se em duas ou mais competições. Nenhum tecnico no Brasil depois de Telê Santana fez tão bem ao futebol brasileiro.
Eu não sei quem foi que disse a frase…….
Mas foi aqui no blog
Já pensou se os técnicos do Brasil, ficassem 10 anos com o Guardiola?
Sera que Mano Menezes, Muricy, Carille, Roth , aprenderiam por OSMOSE ???
Anderson,
Difícil alguém aprender sem ter HUMILDADE de reconhecer as suas limitações, sem ter vontade de mudar e sede pelo novo. Enquanto é comum na Europa os treinadores elogiarem os colegas TOP’s (Guardiola, Klopp, entre outros) e estudarem novos métodos de jogo e treinamento, aqui no Brasil os treinadores brasileiros receberam a competência do Jorge Jesus como uma ofensa…
HUMILDADE PARA APRENDER, esse é o segredo de qualquer profissão.
Não sei se a Globo anda tão mal das pernas, ou se é filhadaputagem mesmo !
E não é que a Vênus Platinada, ofereceu 22 milhões de reais ao Coritiba, e 30 milhões de reais ao Red Bull Bragantino?
Ano passado a menor cota do brasileiro, era de 36 milhões de reais.
O jogo de xadrez se dá, por conta da Turner está ameaçando o mercado em passar 152 jogos na sua programação.
É realmente complicado arrumar um técnico para substituir JJ. Quem ganhariata tanto em tão pouco tempo como ele ? Quem jogaria um futebol tão eficiente e vistoso como ele? Que conquistaria um elenco de estrelas tão rapidamente como ele ?
No mais, será que nossos dirigentes não sabiam da dificuldades de contratar um técnico europeu com esse verdadeiro genocídio, já conhecido mundialmente que ocorre no Brasil ? Oremos para São Judas Tadeu, Ou ao pé da Goiabeira da Damares.
Vamos aguardar.
Tenemos um técnico?
Casi
opaaaaa…mohammed braz…??
melhora essa dica aí, porque o domènec torrent e o miguel angel ramirez falam espanhol…
dá um abraço no abdullah spindel.
…e solta logo a fumaça branca da chaminé!!
SRN 7
Desculpe-me os amigos desse espaço se estiver fazendo uma leitura equivocada dos comentários que aqui leio com o maior prazer. Venho notando que uma grande parte não aceita mais técnico brasileiro colocando-os numa condição de aprendizes perto dos europeus. Pergunto: E o time que JJ teve nas mãos não conta? Por que Sampaolli, outro tão badalado, não conseguiu fazer o Santos ser campeão de nada que disputou? Nosso eterno presidente sempre diz que sem ovos não se faz omelete. É verdade que JJ conseguiu dar harmonia ao nosso elenco, mas daí a achar que nossos técnicos não sabem mais nada de futebol é ser pessimista demais. A julgar pelos comentários dos amigos fica a impressão que nunca mais ganharemos uma copa do mundo se a nossa seleção não for comandada por um técnico estrangeiro. Calma lá. Portugal com seus “grandes” treinadores nunca ganhou uma copa do mundo e seus times raramente fazem alguma campanha digna de nota nas competições europeias. Cadê os tão bons treinadores?
Numa orquestra quem toca a música são os músicos. O maestro dá o toque final, a harmonia. Mas se o músico não for bom, não a maestro que dê jeito.
Acredito que temos bons nomes aqui. Mas como disse o Joel Santana, virou moda ser dirigido por técnico estrangeiro. Queremos o melhor para nosso Flamengo, claro, mas não é prudente achar que de repente nossos treinadores se acabaram para o futebol.
Não estou aqui defendendo a contratação de um técnico brasileiro, somente colocando minha opinião sobre esses profissionais que também merecem nosso respeito. Com eles ganhamos muitos títulos internacionais, inclusive 5 copas do mundo onde os melhores dos melhores estavam reunidos no mundo inteiro.
Renato Gaucho não é retranqueiro, como Fernando Diniz e Tiago Nunes, só para citar alguns. Se dariam certo no Flamengo nunca saberemos a menos que um dia eles comandem nossa equipe. Mas não adianta trazer bons técnicos se não tivermos um bom time. Mesmo com um bom time podemos perder títulos. Isso aconteceu conosco. O futebol é imprevisível. Nunca me esquecerei da Copa de 82, a copa que achei que ganharíamos de barbada. Um grande time, um grande treinador, mas … o resto vocês sabem.
O doce portuga foi algo raro que acontece no futebol. É muito difícil um time e um treinador se ajustarem tão rapidamente como aconteceu. E quão bom foi enquanto durou. O tão badalado técnico do Liverpool levou 5 anos, sim, 5 anos para fazer aquele time se tornar vencedor. É europeu e dirige um dos melhores times da Europa. Por que demorou tanto?
Companheiros, se não der certo com um técnico europeu, que parece ser mesmo a obsessão de Braz e Spindel, não vejo terra arrasada só por que não será um treinador daquelas bandas. Temos bons técnicos aqui na América do Sul também. Acredito até que, pelo andar da carruagem, seria, nesse momento, a melhor opção a ser buscada. Aqui todos já estão acostumados a lidar com libertadores que sempre será nosso objetivo maior.
O Flamengo 2019 MOSTROU aos tecnicos de TODO O MUNDO o tranpolim que o Flamengo pode ser.
O sucesso meteorico DESFRUTADO pelo JJ aqui no Flamengo e sua ascencao no mercado mundial, sem duvida abriu os olhos de centenas dectecnicos que viam o mercado brasileiro com restricoes. Nao somente pelo fator ESPORTIVO como tambem $$$$ que nao fica a dever pra muitos lugares.
É facil perceber o GIGANTESCA catapulta que foi o Flamengo na carreira de JJ. Vale lembrar que antes de vir para o Flamengo ele era desejado pelo Vasco.
Nem o famoso Cadeado Suíço se equipara.
Os tecnicos brasileiros criaram a RETRANCA mais rigida do MUNDO. Tão eficaz que esta RETRANCANDO o proprio mercado dectecnicos para eles AQUI no Brasil.
Nesse ano a tendencia é a ficha cair FINALMENTE e eles deixarem de lado esse FUTEBOL SEGURA EMPREGO que tem sido adotado por aqui, pois nem os empregos DELES esta mais conseguindo segurar.
Ou muda ou SE MUDA.
Que tristeza furtiva.
Lamentável a perda do Rodrigo Rodrigues. Sempre admirei a forma PARCEIRA que ele PARTICIPAVA as materias com os espectadores como quem participa de uma conversa com os amigos no sofa de casa.
Que pena !
Que doenca furtiva e ENGANOSA.
Espero que os DESENVOLVEDORES das VACINAS tenham a ESTRATEGIA de MESCLAR duas ou mais vacinas em uma UNICA para ACELERAR e POTENCIALIZAR a chegada à POPULACAO. Desenvolver uma UNICA vacina com 100% de eficacia contra o virus é menos eficas e mais LENTO que MESCLAR 2 ou 3 das já DESENVOLVIDAS em uma. A CURA ja esta ai SO esta FALTANDO JUNTA-LAS.
Cada laboratorio ja desenvolveu uma PARTE da SOLUCAO. So precisam ter a humildade de UNI-LAS.
Amigos,
Que tristeza pela notícia do RR.
Uma pena mesmo!
Passei o dia todo triste.
Que descanse em paz!
SRN!